You are on page 1of 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPRITO SANTO CENTRO DE EDUCAO FSICA E DESPORTOS DEPARTAMENTO DE DESPORTOS Competio Escolar Prof. Dr.

Anselmo Jos Perez Discente: Claucdia de Sousa Tobias 2012.2 Anlise do artigo:

A Competio na Educao Fsica Escolar - Marcos Santos Ferreira UFRJ a) Aspectos positivos e negativos da competio escolar/jogos escolares? 1. Pontos negativos - Supervalorizar a vitria; - Maior ateno aos alunos talentosos e vencedores; - Muitas vezes no ensino do esporte na escola segue-se a regra oficial dos desportos, a estrutura, assim como a organizao dos grandes eventos; - Olimpadas escolares, restrita aos melhores desempenhos; - As instalaes e implementos esportivos com medidas e padres oficiais que dificultam a implementao para o segmento de 1 a 4 srie por exemplo; - os fundamentos tcnicos, tticos e fsicos so predominantes na EF, em detrimento de outros contedos; 2. Pontos Positivos - Substituir a nfase na vitria pela excelncia, ou seja, a busca em atingir os objetivos pessoais em referncia ao desempenho de outros; - no supervalorizar os que tiverem os melhores desempenhos, a fim de no desestimular o restante; - substituir a nfase no produto (vitria) pela nfase no processo (atividade); - resgatar o papel educativo que a competio pode ter na escola, minimizando os negativos e maximizando os positivos, explorando como meio de incentivo a cooperao e a solidariedade entre os alunos; -igualdade de valor.

b) A competio escolar boa ou ruim? Exemplifique.

A competio escolar tanto pode ser boa quanto ruim, ou seja, ela ser ruim quando a competio for aplicada dando-se nfase na vitria o que acentuaria o individualismo, o preconceito, no entanto, tornar-se- boa quando a nfase na vitria der lugar a excelncia, como condio na qual o esforo do indivduo est voltado para o alcance de padres ou objetivos pessoais sem qualquer referncia ao desempenho de outros Exemplo: ruim corrida de rua em que se premiam os 03 (trs) primeiros Boa corrida em que todos so premiados e a barreira e superar os seus prprios limites; c) possvel apontar uma proposta pedaggica para a competio? Se sim, qual seria? Sim desde que se minimizem a ideia de competio, o autor prope substituir a nfase no produto (vitria) pela nfase no processo (atividade), ou seja, ao final de jogo, por exemplo, o professor estaria mais interessado em discutir com seus alunos os fatores que contriburam para o resultado final (tticas utilizadas pelas equipes, falhas, acertos) do que bradar aos sete ventos o nome do vencedor ou da equipe vencedora. Sendo assim, o papel educativo que a competio pode ter na escola, devem estimular os aspectos positivos, assim como minimizarem os aspetos negativos.

d) Nas aulas de Educao Fsica, o esporte deve estar necessariamente ligado a competio? No, pois o autor enfatiza a utilizao da excelncia nos processos, a fim de destacar o aperfeioamento pessoal perante desafios propostos, em que cada colaborador desenvolver atributos como cooperao, lealdade e perseverana,

e) E a competio escolar deve ser praticada necessariamente por meio de esporte? No, o autor orienta a aplicao de jogos tradicionais e populares como pular corda, elstico, o queimado, a amarelinha, o jogo de taco, corrida de saco, dana da cadeira, corrida em dupla a fantasia.

Claucdia de Sousa Tobias Matricula 2011100001 Educao Fsica Licenciatura

You might also like