You are on page 1of 5

A representao anatmica do corao humano.

O sistema circulatrio ou cardiovascular responsvel pelo transporte de substncias como, por exemplo, gases, nutrientes, hormnios e excretas nitrogenadas. Nos animais vertebrados esse sistema possui um rgo central (o corao), situado na poro ventral do organismo. Nos seres humanos esse rgo encontra-se alojado no interior da cavidade torcica, atrs do osso esterno, entre os pulmes e superior ao diafragma. Associado ao corao, tambm integrando esse sistema, existe uma difusa rede de vasos sanguneos que transportam o sangue (sistema vascular sanguneo) e a linfa (sistema vascular linftico), sendo formada pelas artrias, as veias, as arterolas e os capilares. Portanto, um sistema fechado no qual o fluido circula dentro de vasos. - As artrias, conduzindo sangue do corao em direo aos demais rgos e tecidos do corpo; - As veias, efetuando o transporte inverso, reconduzindo o sangue captado dos tecidos e rgos at o corao; - As arterolas, pequenos vasos que se ramificam das artrias, irradiando-se pelo organismo; - E os capilares (ductos de pequeno calibre), so ramificaes que partem tanto das arterolas quanto das veias com dimetro delgado. Contudo, a circulao dos vertebrados possui algumas diferenas que correspondem a aspectos evolutivos de natureza estrutural, molecular ou anatmica, de acordo com o grupo taxonmico, sendo, por exemplo: - A presena de hemcias anucleadas (nos mamferos) e nucleadas (nas aves); - E a disposio e a conformao das cavidades que formam o corao, visto que o sistema circulatrio pode ser: Simples quando o sangue passa apenas uma vez pelo corao (um ciclo); Dupla quando o sangue passa duas vezes pelo corao (dois ciclos / um arterial e o outro venoso); Completo quando o sangue arterial no se mistura com o venoso; Incompleto quando o sangue arterial se mistura com o venoso.

Exemplo: Peixes a circulao simples e completa, o corao dividido em duas cavidades (um trio e um ventrculo); Anfbios e rpteis (exceto os crocodilianos) a circulao dupla e incompleta, o corao subdividido em trs cavidades (dois trios e um ventrculo), contudo, em alguns rpteis o ventrculo apresenta uma parcial separao denominada Septo de Sabatier; Rpteis crocodilianos a circulao dupla e completa, o corao possui quatro cavidades (dois trios e dois ventrculos), podendo ainda existir uma comunicao entre os ventrculos atravs de um orifcio chamado forame de Panizza; Nas aves e mamferos a circulao dupla e completa, o corao apresenta quatro cavidades (dois trios e dois ventrculos que no se comunicam). O Corao e a circulao Humana O trio direito recebe as veias cavas (superior e inferior), por onde o sangue venoso chega ao corao, passando pela vlvula tricspide (contrao / sstole atrial) em direo ao ventrculo direito, o qual encaminha o sangue pobre em oxignio para o pulmo (sstole ventricular) atravs das artrias pulmonares. No pulmo, o sangue oxigenado (hematose), retornando ao corao por meio das veias pulmonares, as quais se comunicam com o trio esquerdo, passando o sangue pela vlvula bicspide ou mitral (sstole atrial), chegando ao ventrculo esquerdo e deste sendo distribudo (sstole ventricular) para os tecidos e rgos atravs da artria aorta http://www.brasilescola.com/biologia/sistema-circulatorio.htm

O que De forma geral, podemos dizer que o sistema circulatrio composto por sangue, corao e vasos sanguneos. Funes As funes realizadas pela circulao do sangue so indispensveis para o equilbrio de nosso corpo e vitais para a manuteno da vida. atravs do sistema circulatrio que ocorre a distribuio de nutrientes e oxignio para todas as clulas de nosso corpo, a remoo de toxinas dos tecidos, o transporte de hormnios e a defesa imunolgica de nosso organismo. Sabendo que a circulao sangunea remove as toxinas dos tecidos, leva oxignio e nutrientes para as clulas, transporta hormnios e realiza a defesa de nosso corpo, fica mais fcil entender o papel do corao e dos vasos sanguneos.

O corao funciona como uma bomba, dando presso ao sangue para que este circule por todo nosso corpo atravs dos vasos sanguneos. Quanto mais prximo do corao, mais presso tem o sangue, contudo; medida que os vasos sanguneos vo se ramificando, sua presso vai diminuindo. Aps circular por todo o corpo e realizar as trocas necessrias ao equilbrio do organismo, o sangue retorna ao corao e aos pulmes, onde far novas trocas (desta vez de gs carbnico por oxignio) para, ento, refazer seu percurso. http://www.todabiologia.com/anatomia/sistema_circulatorio.htm O sistema circulatrio dividido em sistema cardiovascular e sistema linftico. O sistema cardiovascular formado pelo corao e pelos vasos sanguneos. O corao a bomba propulsora do sangue e os vasos sanguneos so as vias de transporte. O sistema linftico composto de rgos e vasos que participam da defesa do organismo contra doenas. O sistema cardiovascular transporta elementos essenciais para o funcionamento dos tecidos, como gs oxignio e gs carbnico, hormnios, excretas metablicas, clulas de defesa, etc. Tipos de sistema circulatrio Muitos seres vivos no apresentam um sistema circulatrio, como o caso dos protistas, porferos, celenterados,platelmintos e nematelmintos. Outros no possuem um sistema circulatrio verdadeiro, como o caso dos celenterados e dos equinodermos. Os celenterados possuem um sistema gastrovascular e os equinodermos possuem um sistema ambulacrrio, e neste no h liquido sanguneo. Sistema circulatrio aberto ou lacunar o tipo de sistema circulatrio dos moluscos e artrpodes. O corao pouco musculoso e composto por cmaras que bombeiam a hemolinfa, que um tipo de sangue sem pigmentos. Esta hemolinfa bombeada por um vaso dorsal e cai em cavidades do corpo do animal onde realiza trocas gasosas e depois coletado pelos vasos e lacunas, voltando ao corao. Em artrpodes o corao um tubo muscular longo. Esta circulao chamada de aberta, pois o sangue no circula totalmente dentro dos vasos. Circulao fechada Neste tipo de circulao todo o percurso do sangue realizado dentro dos vasos sanguneos. mais evoluda que a circulao simples, o corao mais musculoso, h capilares, a presso sangunea e velocidade do fluxo so maiores e a quantidade de alimento que pode ser transportado por unidade de tempo tambm maior. Encontramos este tipo de circulao nos aneldeos e nos vertebrados, e nestes ltimos, ela pode ser simples ou dupla. Circulao fechada simples

S existe um tipo de sangue, o venoso. Ocorre em vertebrados de respirao branquial os peixes. O sangue realiza trocas gasosas nas brnquias e retorna ao corao. Circulao fechada dupla Neste tipo de circulao h dois tipos de sangue: o sangue venoso e o sangue arterial, pois h circulao pulmonar e circulao sistmica. Esses dois tipos de sangue nuca saem da rede de vasos sanguneos. Pode ser dividida em completa e incompleta. Quando h mistura dos dois tipos de sangue porque o corao possui menos de quatro cmaras ou a separao destas incompleta, a circulao dita incompleta. Se no h mistura dos dois tipos de sangue, ela dita completa. Sistema cardiovascular em humanos Corao O corao uma bomba em forma de cone e se localiza no mediastino, entre os pulmes. Est envolvido em uma dupla membrana chamada pericrdio. Esta membrana pode inflamar e causar pericardite. O corao formado por msculos e necessita de gs oxignio para seu funcionamento. Esse suprimento de gs atravs do sangue pelas artrias. Cmaras do corao O corao humano composto de quatro cmaras: 2 trios e 2 ventrculos. Os trios esto na regio superior do corao e so menores que os ventrculos. Os trios possuem um septo que os separam, chamado septo interatrial, e os ventrculos so separados pelo septo interventricular. Vasos do corao O sangue venoso entra no trio direito pela veia cava inferior e veia cava superior. As quatro veias pulmonares trazem sangue da circulao pulmonar pelo trio esquerdo. O sangue que sai do corao em direo ao corpo sai pela artria aorta e o sangue que vai para os pulmes sai pelas artrias pulmonares.

Valvas do corao (vlvulas) As valvas servem para direcionar o fluxo sanguneo pelas cmaras do corao.

Entre os trios e ventrculos encontramos as valvas atrioventriculares, tambm chamadas de bicspide ou mitral. Estas valvas impedem que o sangue que foi para o ventrculo retorne para o trio quando h contrao. As valvas que impedem que o sangue que sai do corao retorne para o ventrculo so chamadas valvas semilunares. Tipos de circulao Circulao pulmonar a circulao no qual o sangue que sai do corao e est rico em gs carbnico levado at o pulmo, onde oxigenado e retorna ao corao. Circulao sistmica o tipo de circulao na qual o sangue oxigenado sai do corao em direo ao corpo, irriga os tecidos onde ocorrem as trocas gasosas e ele volta para o corao rico em gs carbnico. Circulao pelo corao O sangue rico em gs carbnico do corpo chega ao corao pelas veias cavas superior e inferior, entrando no trio direito, que se contrai e envia o sangue para o ventrculo direito, que tambm se contrai, bombeando este sangue para o pulmo atravs da artria pulmonar at a rede de capilares do pulmo onde ocorrer a troca gasosa. O pulmo recebe o gs carbnico e fornece oxignio ao sangue, que retorna ao corao pelas veias pulmonares, que entram no trio esquerdo. O trio esquerdo bombeia o sangue para o ventrculo esquerdo, que bombeia este sangue rico em oxignio pela artria aorta para o corpo, onde vai chegar ate uma rede de capilares que irrigam os tecidos, onde o oxignio fornecido s clulas e recebe gs carbnico, retornando ao corao pelas veias cavas.

http://www.infoescola.com/biologia/sistema-circulatorio/

You might also like