You are on page 1of 18

Apresentao

Como Organizar Feiras de Economia Solidria fruto de Oficina de Avaliao de Programa Nacional de Fomento s Feiras de Economia Solidria , realizada no ms de maro de 2006 em Braslia/DF. A experincia acumulada dos interlocutores estaduais do referido Programa, que foi lanado no ano de 2005 pelo Ministrio do Trabalho e Emprego, por meio da Secretaria Nacional de Economia Solidria - SENAES/MTE em parceria com o Instituto Marista de Solidariedade - IMS, o Frum Brasileiro de Economia Solidria - FBES e a Fundao Banco do Brasil - FBB, como uma das estratgias para fomentar a economia solidria em todo territrio brasileiro e como sendo uma proposta mais ampla de promoo da Poltica Nacional de Comrcio tico Solidrio e do Consumo Responsvel, resultou na elaborao deste material de apoio para organizaes de feiras de economia solidria. Compreendemos que para realizao de uma feira de economia solidria so necessrios alguns passos norteadores para execuo das diversas atividades que um evento desse tipo requer. Nesse sentido, pretendemos apresentar, de forma simples e didtica, alguns cuidados imprescindveis no processo de planejamento de feiras baseados nos princpios da economia solidria. Este material, no entanto, apenas uma base para nortear a implantao de uma feira, mas a criatividade e adaptao s realidades locais devero ser consideradas neste processo de construo coletiva.

No ano de 2005, com o apoio deste Programa, foram realizadas dezoito feiras de Economia Solidria em todo o Brasil. Os Estados participantes foram: Rondnia, Par, Tocantins, Acre, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Cear, Piau, Rio de Janeiro, Esprito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paran, Gois, Distrito Federal e entorno.

FEIRAS DE ECONOMIA SOLIDRIA


As Feiras de Economia Solidria se constituem no apenas como um espao de exposio e comercializao direta dos produtos dos empreendimentos econmicos solidrios, mas um espao de trocas solidrias, de rodada de negcios, de apresentaes culturais e artsticas, de informao e formao poltica em economia solidria, articulao de cadeias produtivas, bem como divulgao e estmulo do consumo tico, justo e solidrio. Para viabilizar as atividades previstas para realizao de uma feira de economia solidria, o ideal realizar um bom planejamento e contar com uma equipe de trabalho que dialogue e construa coletivamente o evento. A seguir, apresentaremos algumas comisses que consideramos importantes para implantao de uma feira de economia solidria.
Organograma - Equipes para Organizao de Feiras

Comrcio tico e Justo Trocas Solidrias Secretaria Cadeias Produtivas Rodada de Negcios

Comisso de Infra-Estrutura Comisso de Cultura

Comisso de Organizao

Coordenao da Feira

Comisso de Comunicao Comisso de Captao de Recursos

Comisso de Formao

Fonte: Elaborao Prpria

O organograma acima mostra a organizao das comisses de trabalho para a gesto da feira. Essas comisses devem manter dilogos para um bom desempenho do trabalho em equipe. Vejamos algumas atribuies de cada comisso.
Apresentamos ANEXO um roteiro de como elaborar um projeto de feira estadual de economia solidria. No entanto, o roteiro apresentado pode ser adequado para elaborao de outros tipos de feiras.

COMISSO DE ORGANIZAO: a comisso de organizao deve ser dividida em: Secretaria: com pessoal responsvel para inscrio, mobilizao e rotinas administrativas do evento. Para esta equipe necessrio disponibilizar telefone, computador e material de expediente para desenvolvimento das atividades previstas. Organizao de Rodada de Negcios: essa equipe dever planejar e articular rodadas de negcios da Economia Solidria. Para isso necessrio uma listagem dos empreendimentos participantes e dos produtos e servios que sero ofertados na feira para organizao da rodada de negcios, alm de convidar parceiros e lojistas da regio para que conheam os produtos da economia solidria e sejam realizados negcios entre empreendimentos e potenciais compradores. Os participantes da rodada so colocados frente a frente, com horrios previamente agendados em espao onde possvel conhecerem os seus produtos/servios, negociando preos, condies de pagamento, prazo de entrega dos produtos/servios, qualidade, etc. Organizao de Trocas Solidrias: Clube de Trocas: deve-se garantir um espao onde as pessoas se renam para trocarem entre si produtos, servios e saberes, de forma solidria, utilizando ou no moeda social. Para viabilizar essa atividade, o ideal elaborar coletivamente normas de funcionamento do grupo e realizar reunies: ACOLHIDA - uma dinmica ou mstica - apresentao dos participantes e seus produtos; TROCAS - as pessoas participantes fazem trocas entre si e AVALIAO DO ENCONTRO. Para que ocorra o processo democrtico e autogestionrio necessrio compor equipes rotativas de trabalho e coordenao (eleitas pelo grupo). Organizao de Cadeias Produtivas: a equipe ir mapear os empreendimentos participantes da feira observando-os para organizao dos mesmos em cadeias produtivas. O espao na feira de organizao de cadeias produtivas pode contribuir para a criao de redes de produo, comercializao, consumo e crdito para os empreendimentos econmicos solidrios participantes, possibilitando um avano para os mesmos. Organizao de Comrcio tico, Justo e Solidrio: algum responsvel, para ter o devido cuidado com a seleo dos empreendimentos que participaro da feira. Verificar se os expositores so empreendimentos econmicos solidrios e garantir a representatividade de diferentes segmentos produtivos e/ou atividades econmicas na feira.

COMISSO DE INFRA-ESTRUTURA: essa equipe de fundamental importncia para que sejam minimizados alguns transtornos durante a feira. Fica sob a responsabilidade dessa comisso a implantao dos espaos para assegurar o funcionamento e propiciar o diferencial das realizaes das feiras de economia solidria, respeitando seus princpios bsicos. Vejamos a seguir algumas dicas sobre infra-estrutura de feiras de economia solidria: 1) Espao para a realizao da feira - aps a definio, pela equipe, de um bom local para implantao da feira, dever ser encaminhada uma solicitao de autorizao por escrito, para o rgo responsvel no municpio, para garantir tal espao; 2) Servio de iluminao/energia: - dever encaminhar uma solicitao para a companhia energtica local, para implantao das instalaes eltricas antes e durante a realizao do evento. Para instalao da infra-estrutura, deve-se procurar utilizar e aproveitar a ventilao e iluminao natural da melhor forma, garantindo o uso racional de energia eltrica; 3) Servio hidrulico - dever encaminhar uma solicitao para a companhia de gua e esgoto do municpio, para a instalao de bebedouros para consumo de gua potvel e alguns pontos hidrulicos, se houver necessidade, para outras finalidades no local da feira. Deve-se ter o cuidado para evitar o desperdcio de gua e para um bom aproveitamento da mesma; 4) Servio Sanitrio - garantir ponto de apoio sanitrio e/ou viabilizar a instalao de banheiros ecolgicos - qumicos; 5) Programa ambiental - Verificar se no municpio onde ser realizada a feira existe programa de coleta seletiva e convidar os responsveis para participar do evento. Caso no exista, deve-se pensar em implantar um sistema seletivo de materiais reciclveis para destinao adequada dos resduos slidos gerados durante o evento. Devemos tambm ter o cuidado de no usar descartveis; 6) Barracas, estandes, tendas, auditrios, etc - Os espaos da feira a serem utilizados devem ser pr-estabalecidos pela comisso de infra-estrutura. Para isso, interessante providenciar um termo de compromisso com as normas internas do evento.Alguns espaos devem ser garantidos, tais como: Espao para os empreendimentos - podem ser estandes ou barracas para exposio dos produtos dos empreendimentos econmicos solidrios participantes; Espao para secretaria - local de apoio para coordenao viabilizar algumas atividades durante o evento; Espao institucional - estandes ou barracas destinadas aos parceiros do evento para divulgao; Espao para realizao de atividades formativas:
4

Oficinas prticas - espao para aprendizagem de novas tcnicas produtivas, como por exemplo: oficina com materiais reciclveis, pintura, bijuterias, etc. Seminrios, palestras e oficinas de formao - eventos que possibilitem a informao e formao em economia solidria. Esse espao pode ser utilizado tambm para troca de experincias e canto de leitura durante o evento. Espao para realizao de eventos culturais - o ideal garantir um palco com som e iluminao e um espao aberto para manifestaes culturais, dando nfase aos artistas locais; Espao para Rodada de Negcios e Trocas Solidrias - deve-se reservar um espao adequado para possibilitar os momentos de trocas solidrias, com ou sem moeda social, como tambm promover a rodada de negcios entre empreendimentos econmicos solidrios participantes do evento e convidados; Espao para Comunicao - rdios comunitrias, TV experimental para divulgao das atividades durante o evento; Espao para armazenamento dos produtos - os empreendimentos participantes necessitam de espaos para guardar seus produtos durante os dias de realizao da feira. Portanto, necessrio garantir um local adequado para armazenagem dos produtos. Deve-se verificar junto a secretaria de organizao do evento se existem empreendimentos que iro expor produtos perecveis e como ser garantida a refrigerao dos mesmos. 7) Segurana - deve-se articular seguranas junto Secretaria de Segurana Pblica para circular no evento durante os dias de realizao da feira; Outros itens que devem ser pensados, dependendo do nvel de abrangncia da feira, so: 8) Hospedagem e transporte - importante garantir a hospedagem e transporte para as pessoas que esto representando os empreendimentos se estes representantes no residirem na cidade onde est acontecendo o evento. Como, por exemplo: as feiras intermunicipais, estaduais, regionais e nacionais de economia solidria; 9) Alimentao - a alimentao durante a feira deve ser articulada com os empreendimentos que trabalham com alimentao no intuito de potencializ-los. O ideal no utilizar materiais descartveis, mas providenciar kit para utilizao no evento. 10) Kit de material - caso seja possvel, interessante providenciar materiais para utilizao durante a feira, tais como: blusas, bolsas, blocos de notas, canetas, material didtico, copos, etc.

COMISSO DE CULTURA: uma feira de economia solidria requer atividades culturais para animar o evento. Defendemos que as atividades culturais programadas sejam feitas com grupos ou entidades que tenham algum tipo de envolvimento com o movimento da economia solidria e que haja valorizao da cultura local. Portanto, para pensar essa programao cultural necessrio uma equipe que se responsabilize pela seleo e mobilizao de grupos e apresentaes culturais e artsticas durante a feira.

COMISSO DE FORMAO: essa equipe responsvel por pensar coletivamente sobre as atividades formativas e de capacitao em Economia Solidria durante o evento. Algumas atividades para serem realizadas, e precisam de articulao e preparao de material e requerem custos que devem ser previstos, tais como: 1) Oficinas temticas - podem ser oficinas prticas para aperfeioamento de alguma tcnica. Por exemplo: repassar tcnicas de reciclagem de papel; oficina de designer de artesanato; etc; 2) Seminrios e/ou palestras - essas atividades so consideradas importantes ferramentas de difuso conceitual e filosfica da economia solidria. A seguir, apresentaremos algumas sugestes de temas para realizao dessas atividades: Economia Solidria; Comrcio tico, Justo e Solidrio; Moeda Social e Trocas Solidrias; Desenvolvimento Sustentvel Solidrio; Microcrdito - Finanas Solidrio; Rodadas de Negcios; Empreendedorismo Coletivo; Entendo de Custos, Despesas e Preo de Vendas.

interessante tambm garantir um espao para leitura e troca de experincias entre os empreendimentos participantes e o pblico em geral.
6

COMISSO DE CAPTAO DE RECURSOS: essa equipe deve ficar responsvel pela articulao de parcerias e apoio institucional para o evento.

COMISSO DE COMUNICAO: pensar a identidade visual e produo de material de divulgao para o evento e articular a produo de faixas, cartazes, flderes, panfletos, notas em jornais, bem como chamadas em rdios, Tvs, etc. Essa equipe deve ficar responsvel tambm pela articulao, mobilizao e divulgao de modo geral na mdia alternativa e convencional.

COORDENAO DA FEIRA: deve ser constituda por um representante de cada uma das comisses formadas , para garantir uma gesto coletiva da feira. Vale a pena ressaltar que as pistas e dicas aqui representadas so resultado da troca de experincia dos dezoitos interlocutores estaduais e da equipe do Instituto Marista de Solidariedade no Programa Nacional de Fomento s Feiras de Economia Solidria do ano de 2005. E que o nosso esforo foi no intuito de dar uma contribuio para que empreendimentos, Fruns, entidades e instituies que buscam realizar feiras de economia solidria tenham alguns cuidados bsicos no planejamento de um evento desta natureza. Temos convico de que muitas dicas no podem ser generalizadas, pois as particularidades de cada regio, Estado, municpio e comunidade, bem como do movimento de economia solidria, de modo geral, no permitem generalizaes.

ANEXO I Documento-Modelo para o Plano de Trabalho das Feiras Estaduais 2006 1. DADOS CADASTRAIS 1.1 Projeto
Ttulo: Perodo de Realizao: Valor Total do Projeto: Recursos da FUNDAO:

PROPOSTA DATA

Local de desenvolvimento do trabalho/municpio/UF:

Recursos Prprios:.................... Recursos de Terceiros:

1.2 Dados no Estado proponente


Nome das pessoas de referncia no Estado: DDD/Telefone: DDD/Celular: DDD/Fax: Correio Eletrnico:

2. INTRODUO
(Histrico e situao socioeconmica do municpio e da comunidade a ser assistida)

3. APRESENTAO DO FRUM ESTADUAL E PARCEIRO PARA REALIZAO DA FEIRA


(Tecer comentrios sobre o Frum, tais como: finalidade, local de funcionamento, suas principais atividades, projetos realizados, histrico e outras informaes apropriadas sobre parceiros na realizao da feira)

4. INFORMAES DA FEIRA 4.1 Geral


(Descrever de forma geral como ser a feira, nmero de dias, local, estratgias previstas)

4.2 Atividades
(Quais atividades sero realizadas? De que natureza? (oficina, seminrio, evento cultural, estandes especiais, etc. Para cada atividade, descrever como, para quem e especificar a metodologia, estratgias, responsabilidade e parceiros na sua execuo). Atividade 1: Atividade 2: Atividade 3: etc.

5. PROCESSO
(Como ser construda a feira? Quem so os parceiros e como cada parceiro participar?)

6. PROTAGONISMO, PARTICIPAO E REPRESENTAO


(Como se pretende garantir o efeito protagonismo e participao dos empreendimentos solidrios, e como se espera conseguir a representao dos segmentos existentes no Estado?)

7. PBLICO E EMPREENDIMENTOS ESTIMADOS


(Quantos visitantes so esperados? Quantos empreendimentos? Quantos estandes esto previstos?)

8. COMUNICAO E IDENTIDADE VISUAL


(O que est previsto em termos de divulgao da feira e de articulao com a campanha; Economia Solidria: outra economia acontece?)

9. OUTROS
(Espao para descrio de outros aspectos e elementos da feira que sejam pertinentes, como aspectos ambientais, entre outros)

10. METAS ( O qu?, Quando?, Quanto? Onde?)


(Quantificar as metas a serem atingidas na feira)

11. RESULTADOS ESPERADOS (O que se espera?)


(Consignar os resultados previstos na feira e quais os efeitos e reflexos esperados sobre o cotidiano da comunidade)

12. PRAZO DE EXECUO (Perodo)


13. OPERACIONALIZAO (Como funcionar? Quem implementar? Quem custear? Quem administrar?)
(Como funcionar a execuo da feira, como sero custeadas as despesas de funcionamento e de que forma e por quem ser administrado?)

Local e data de concretizao deste plano de trabalho: _________________________________________

ANEXO II - CRONOGRAMA FSICO - FINANCEIRO


Ttulo do projeto: Beneficiria: I -Descrio dos Itens
01- Tendas 02- Stands 03- Locao de banheiros qumicos (ecolgicos) 04- Locao de bebedouros 05- Locao de balanas 06- Locao de balco refrigerador 07- Locao de computador com impressora 08- Servio de som, microfone, logstica 09- Faixas de divulgao 10- Banner de divulgao

Tipo 12- Locao de mesas e cadeiras 13- Organizao da estrutura geral 14- Segurana 15- Transporte 16- Alimentao 17- Rede eltrica 18- Hospedagem 19- Assessoria de imprensa para divulgao da feira 20- Assessoria s oficinas e seminrios

Tipo

II - Cronograma/Demostrativo
ITENS 0102030405060708091011121314151617181920TOTAL

MTE 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00

TOTAL BEN 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00

OUT 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00

MTE

MS 01 BEN

OUT

MTE

MS 02 BEN

OUT

MTE

MS 03 BEN

OUT

LEGENDA MTE: Recursos do Ministrio do Trabalho e Emprego BEN: Recursos da Beneficiria OUT: Recursos de outras fontes TOT: Recursos Totais

OBSERVAES 1. Os meses so contados a partir do incio do projeto 2. Instrues para preenchimento no verso

Cronograma Fsico-Financeiro/Demonstrativo de Usos e Fontes - Instrues para preenchimento Beneficiria: Informar a razo social completa da beneficiria, acrescida da sigla, se for o caso; Dever figurar como beneficiria a Instituio com poderes para firmar o instrumento contratual e que disponha de personalidade jurdica prpria.A beneficiria dever ser a mesma identificada na Folha de Rosto que capeia os termos de Referncia. Cronograma/Demostrativo: Expressar os valores em moeda corrente nacional; distribuir os valores mensalmente, de acordo com as necessidades apontadas na descrio dos itens e com a fonte de recursos; As colunas de TOTAL devero coincidir com o somatrio dos desembolsos mensais de cada uma das fontes de recursos envolvidas.

10

POSSVEIS PARCEIROS EAPOIADORES PARA REALIZAO DE UMAFEIRADE ECONOMIASOLIDRIA Governo Federal, Governo Estadual, Prefeituras Municipais, Universidades, Faculdades, Colgios e Escolas Petrobras, Chesf, Banco do Brasil, Caixa Econmica Federal, Banco do Nordeste do Brasil, Bancos Privados SEBRAE, ONGs locais, Igrejas, Fundaes e Institutos, Sindicatos.

GLOSSRIO:
AUTOGESTO: conjunto de prticas sociais que se caracteriza pela natureza democrtica das tomadas de decises, que propicia a autonomia de um coletivo. um exerccio de poder compartilhado , que significa as relaes sociais de cooperao entre pessoas e/ou grupos, independente do tipo das estruturas organizativas ou das atividades, por expressarem intencionalmente relaes sociais mais horizontais. Engloba a carter social, econmico, poltico e tcnico (ALBUQUERQUE, 2003, p. 20). CADEIAS PRODUTIVAS SOLIDRIAS: compem todas as etapas realizadas para elaborar, distribuir e comercializar um bem ou servio at o seu consumo final. Algumas concepes tambm integram o financiamento, desenvolvimento e publicidade do produto, considerando que tais custos compem o custo final e lhe incorporam valor a ser recuperado graas venda do produto. Em outras palavras, uma cadeia produtiva pode ser mapeada, levantando-se os itens que foram consumidos ou realizados para a produo de um bem ou servio. Quando consideramos as cadeias produtivas em economia de rede, partimos sempre do consumo final e produtivo, para ento compreendermos as conexes e fluxos de matrias, informaes e valores que circulam nas diversas etapas produtivas em seus processos de realizao. A reorganizao solidria das cadeias produtivas, sob a lgica da abundncia, amplia os benefcios sociais dos empreendimentos em funo da distribuio de riqueza que operam, visando sustentar o consumo nas prprias redes (MANCE, 2003, p.26). COMRCIO JUSTO: entendemos por comrcio justo a rede comercial de produo-distribuio-consumo orientadas para um desenvolvimento solidrio e sustentvel, que beneficie principalmente os produtores excludos ou em situao de desvantagem, impulsionando melhores condies econmicas, sociais, polticas, culturais, ambientais e ticas neste processo (preo justo para os produtores, educao para os consumidores, desenvolvimento humano para todos). O comrcio justo est orientado para o reconhecimento e a valorizao do trabalho e as expectativas dos produtores e consumidores, permitindo melhorar as condies de vida. Prope-se estabelecer relao entre produtores e consumidores, baseados na eqidade, na associao, na confiana, na solidariedade e no interesse compartilhado. Prope-se obter condies mais justas para os produtores, especialmente os mais marginalizados, e fazer evoluir as prticas e regras do comrcio internacional para critrios de justia e eqidade com o apoio dos consumidores (FRETELL e ROCA, 2003, p. 36)
11

CONSUMO SOLIDRIO: significa consumir bens ou servios que atendam s necessidades e desejos do consumidor, visando: (a) realizar o seu livre bemviver pessoal; (b) promover o bem-viver dos trabalhadores que elaboram, distribuem e comercializam aquele produto ou servio; ( c ) manter o equilbrio dos ecossistemas; (d) contribuir para a construo de sociedades justas e solidrias (MANCE, 2003, p. 44). DESENVOLVIMENTO LOCAL: entendido como um processo que mobiliza pessoas a instituies buscando a transformao da economia e da sociedade locais, criando oportunidades de trabalho e de renda, superando dificuldades para favorecer a melhoria das condies de vida da populao local. Assim, trata-se de um esforo localizado e concertado, isto , so lideranas, instituies, empresas e habitantes de um determinado lugar que se articulam com vistas a encontrar atividades que favoream mudanas nas condies de produo e comercializao de bens e servios de forma a proporcionar melhores condies de vida aos cidados e cidads, partindo da valorizao e ativao das potencialidades e efetivos recursos locais (JESUS, 2003, p.72). O desenvolvimento local pode ser entendido como um plano de ao coordenado, descentralizado e focalizado, destinado a ativar e melhorar - de maneira sustentvel - as condies de vida dos habitantes de uma localidade, e no qual o desenvolvimento estimula a ampla participao de todos os atores relevantes (COELHO, 1996, p.11). DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL: significa uma nova forma de ver o desenvolvimento da sociedade, ciente dos prejuzos causados ao meio ambiente pelo desenvolvimento econmico atual, busca conciliar a continuao do processo de desenvolvimento de nossa sociedade com a manuteno do equilbrio ambiental planetrio. De um lado, o desenvolvimento das sociedades visa satisfazer as necessidades e as aspiraes humanas, de outro, visa proteger a qualidade da vida do meio ambiente (...) tanto os desequilbrios ambientais causados pelas atividades humanas (como envenenamento das guas, poluio do ar, extines de espcies, aumento das pragas agrcolas e das doenas degenerativas humanas) quanto o desenvolvimento da cincia ecolgica levaram a humanidade a discutir sua forma de desenvolvimento e a buscar solues para esses problemas (MILANEZ, 2003, p.76). ECONOMIA SOLIDRIA: o conceito de economia solidria se refere organizao de produtores, consumidores, poupadores, etc., que se distinguem por duas especificidades: (a) estimulam a solidariedade entre os membros mediante a prtica da autogesto e (b) praticam a solidariedade para a com a populao trabalhadora em geral, com nfase na ajuda aos mais desfavorecidos (SINGER, 2003, p.116). A Economia Solidria fruto da organizao de trabalhadores e trabalhadoras na construo de novas relaes econmicas e sociais que, de imediato, propiciam a sobrevivncia e a melhoria da qualidade de vida de milhes de pessoas em diferentes partes do mundo. So prticas fundadas em relaes de colaborao solidria, inspiradas por valores culturais que colocam o ser humano como sujeito e finalidade da atividade econmica, em vez da acumulao privada de riqueza em geral e de capital em particular. Esta nova prtica de produo e consumo privilegia o trabalho coletivo, a autogesto, a justia social, o cuidado com o meio ambiente e a responsabilidade com as geraes futuras (Programa Nacional de Fomento s Feiras de Economia Solidria - 2005).

12

EMPREENDIMENTOS ECONMICOS SOLIDRIOS: compreendem as diversas modalidades de organizao econmica, originadas da livre associao dos trabalhadores, com base em princpios de autogesto, cooperao, eficincia e viabilidade. Aglutinando indivduos excludos do mercado de trabalho, ou movidos pela fora de suas convices, procura de alternativas coletivas de sobrevivncia, os empreendimentos econmicos solidrios desenvolvem atividades nos setores da produo ou da prestao de servios, da comercializao e do crdito. Apresentam-se sob forma de grupos de produo, associaes, cooperativas e empresas de autogesto e combinam suas atividades econmicas com aes de cunho educativo e cultural , valorizando o sentido da comunidade de trabalho e o compromisso com a coletividade social em que se inserem (GAIGER, 2003, p 135). MOEDA SOCIAL: um instrumento de confiana utilizado por uma ou mais pessoas e/ou grupo(s) que exerce as funes de unidade valorativa, que pode circular livremente em uma comunidade e aceita como forma de pagamento; seu valor nominal no igual ao valor intrnseco, depende da confiana daqueles que a recebem ou a repassam, por isso no pode ser usada como instrumento de entesouramento das riquezas produzidas pelos indivduos ou comunidade. Nesse sentido, moeda social se apresenta como um conjunto de prticas sociais datadas e localizadas historicamente, que se prope a experimentar novas formas de ao coletiva cujo carter sociopoltico possibilita entender que a dinmica monetria pode cumprir outras funes sociais, culturais e econmicas, no deriva de determinismos abstratos e, por isso mesmo, pode ser alterada intencionalmente pela coletividade (ALBUQUERQUE, 2003, p.199). RODADA DE NEGCIOS: um instrumento de mercado, que pode ser muito eficaz para a promoo de negcios na economia solidria, uma vez que fortalece as cadeias produtivas, criando oportunidades de negcios e troca de informaes, saberes e experincia. um espao para conhecimento de mercados potenciais e intercmbios comerciais e tecnolgicos, bem como realizao de parcerias do nvel local, nacional e internacional. As rodadas de negcio na economia solidria proporcionaram articulao da produo, comercializao e consumo, como tambm uma ao poltica, econmica e cultural entre os empreendimentos econmicos solidrios participantes (SCHNORR, Giselle Moura (IFIL), SILVA, Shirlei Aparecida A.(IMS) AMORIM, Rizoneide Souza, 2006, Josi (CAPINA)). TROCAS SOLIDRIAS - CLUBES DE TROCAS: os clubes de trocas se constituem como organizao de grupos de pessoas que juntam a necessidade de consumir de umas como capacidades de produzir de outras, ou seja, pessoas que tm algo para oferecer e pessoas que tm algo para consumir fazem troca desses produtos e servios, sem que a presena do dinheiro seja determinante. Para fazer o papel do dinheiro cria-se um bnus que serve como informao sobre as operaes, mas so produzidas e controladas pelo prprio grupo, de modo que sempre existir a quantidade necessria para as trocas possveis, nem mais nem menos (Primavera (2003, p.60).

13

importante ressaltar que os clubes de trocas no so apenas espaos de intercmbio comerciais, mas tambm so espaos de trocas sociais, culturais, trocas de saberes. No dizer de Singer (2002), eles contribuem para a integrao das pessoas a grupos, possibilitando novas amizades, afetos, favores e gentilezas. Os clubes de trocas tm como objetivo principal criar alternativas de consumo, valorizando o trabalho de cada um, atravs da construo coletiva de um mundo de paz, justia e solidariedade. EQUIPE DE INTERLOCUTORES - 2005 Amlia Vrginia Lucena Lima - Alagoas Denise Barbiere Biscotto - Esprito Santo Franklin Plesmann - Bahia Ilene T. Ferreira - Rondnia Jefferson Lucas Marques - Sergipe Jos Incio Konzen - Rio Grande do Sul Lourdes Marchi - Paran Luiz Antunes da Penha - Rio de Janeiro Marcos Eudnio de Souza - Cear Maria do Socorro Ribeiro Martins - Par Maria Odlia R. da Silva - Gois Martone Vieira - Tocantins Patrcia P. Freitas - Santa Catarina Paulo Henrique Morais - Distrito Federal e Entorno Rizoneide Souza Amorim - Rio Grande do Norte Rosana O. Pontes de Souza - Pernambuco Samirame Carvalho da Silva - Acre Tnia Mendes - Piau EQUIPE INSTITUTO MARISTA DE SOLIDARIEDADE - IMS - 2005 Jos Manuel Pires Alves - Diretor Presidente da Unio Brasileira de Educao e Ensino - UBEE Vicente Falqueto - Diretor Executivo Dilma Rodrigues Alves - Gerente de Assistncia Social Afonso Tadeu Murad - Diretor do IMS
14

Milda Lourdes Pala Morais - Analista Social Shirley Aparecida Almeida Silva - Analista Social Antnio Baptista Ribeiro - Assistente Administrativo Jackson Willians S. Santos - Tcnico Administrativo Financeiro EQUIPE SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDRIA - SENAES/MTE - 2005 Luiz Marinho - Ministro do Trabalho e Emprego - MTE Paul Singer - Secretrio Nacional de Economia Solidria - SENAES Fbio Jos Bechara Sanchez - Secretrio Adjunto Dione Manetti - Diretor de Fomento a Economia Solidria Valmor Schiochet - Diretor do Departamento de Estudos e Divulgaes Antnio Haroldo Pinheiro Mendona - Coordenador Geral de Comrcio Justo e Crdito Cludio Roberto Marinho Alves da Silva - Coordenador Geral de Estudos Cludio Arajo Nascimento - Coordenador Geral de Promoo e Divulgao Jorge Luiz da Silva Nascimento - Coordenador Geral de Fomento EQUIPE FRUM BRASILEIRO DE ECONOMIA SOLIDRIA - FBES - 2005 Daniel Tygel - Secretaria Executiva Rosana Kirsch - Secretaria Executiva Sabrina Fadel - Secretaria Executiva Joana Palheta - Coordenao Nacional - GT de Produo, Comercializao e Consumo Idalina Maria Boni - Coordenao Nacional Sebastiana Almire de Jesus - Coordenao Nacional EQUIPE FUNDAO BANCO DO BRASIL - FBB - 2005 Silvio Perfeito - Gerente de Recursos de Terceiro Jorge Streit - Diretor da rea Trabalho e Renda Jamil Sales - Assessor Pleno Carmem dos Santos Arajo - Assessora Plena
15

PROGRAMA NACIONAL DE FOMENTO AS FEIRAS DE ECONOMIA SOLIDRIA INDICATIVOS DA AVALIAO DAS FEIRAS ESTADUAIS Ao longo do 2 semestre de 2005, 18 feiras estaduais de economia solidria foram realizadas, superando a meta inicial que previa a realizao de 16 feiras. O conjunto de informaes reunidas por meio da aplicao dos instrumentais do Programa de Avaliao estabelecido, fornece indicativos para a compreenso do sentido e relevncia das feiras como mecanismos de fortalecimento da economia solidria, assim como dos desafios a superar e dos avanos a comemorar. Em meio riqueza da enorme quantidade de informao gerada neste processo, cabe neste espao destacar sumariamente os elementos principais de caracterizao dos empreendimentos e feiras. Metade dos empreendimentos formou-se a partir de 2002 e entre 2000 e 2002, quando surgiram 25%. Predominam nas feiras grupos informais (30%) e associaes (30%). Cooperativas representam pouco mais de 10%. O artesanato atividade de 1/3 dos grupos, alimentao de 15% deles e decorao, confeco, bijuteria e reciclagem variam entre 9% e 11%. 25% declaram integrar redes de produo/comercializao/troca e 35% afirmam no integrar redes, ainda que 50% afirmem receber apoio de assessorias. A presena de no scio irrelevante. Em relao a avaliao das feiras como espaos de exposio do empreendimento e de comercializao da produo, 40% consideraram razovel o volume de pblico visitante, 20% consideraram bom e outros 20% ruim. A avaliao da disposio de compra dos visitantes dividiu-se com pouca variao entre ruim/muito ruim e razovel/bom/muito.bom, em torno de 40%. Questes relacionadas inadequao de poca/data de realizao das feiras parecem estar bastante relacionadas a estes indicadores. 25% dos empreendimentos declaram ter participado de rodadas de negcio. Ainda que a grande maioria no tenha experimentado esta atividade, 65% afirmaram que foram criadas possibilidades para negcios e parcerias futuras, confirmando a indicao de um dos aspectos positivos importantes das feiras mencionados pelo empreendimentos: a integrao e troca de experincias. Nesse sentido, 70% concordam que a feira contribuiu para a formao social e poltica e tambm para a melhor compreenso da economia solidria. Aqui importante tambm considerar que 70% afirmaram ter participado de oficinas e/ou seminrios. Os dados acima confirmam o sentido dos elementos que aparecem com mais destaque entre os aspectos positivos das feiras, ou seja, sua capacidade de promover integrao, articulao e fortalecimento dos EES. Divulgao, estrutura, organizao e formao,de modo geral, se apresentam como os principais desafios.

Os dados aqui apresentados devem ser lidos como a expresso de aproximaes. Os nmeros foram obtidos considerando um universo de cerca de 950 fichas, para as quais havia resposta anotada em mdia, em 65% a 70% das questes. Os percentuais acima fazem referncia a esta parcela mdia de respondentes.

16

Ministrio do Ministrio do Desenvolvimento Agrrio Trabalho e Emprego


Secretaria de Desenvolvimento Territorial Secretaria de Agricultura Familiar

Secretaria Nacional de Economia Solidria

You might also like