You are on page 1of 18

Interpretao e compreenso: da hermenutica metodolgica experincia hermenutica como crtica e fundamento do saber filosfico

Marcos Alexandre Alves *

Resumo: O presente artigo analisa a passagem da hermenutica metodolgica experincia hermenutica como crtica e fundamento do saber filosfico. Inicialmente, apresenta a crtica da hermenutica absolutizao da lgica matemtica como estrutura da pesquisa e produo de sentido na filosofia. A lgica matemtica sedimenta a dinmica da vida do homem por no estar aberta s contingncias da existncia, porm a vida do homem no se compreende sob a forma da lgica matemtica. Posteriormente, demonstra que compreender a dinmica da vida do sujeito pressupe uma hermenutica filosfica, que interprete o verdadeiro sentido do humano. Essa compreenso hermenutico-filosfica se estabelece mediante uma inter-relao entre o sujeito e o algo a ser interpretado. Por fim, defende que a condio de possibilidade dessa inter-relao a experincia hermenutica, o que implica uma abertura ao que esse algo tem a dizer ao sujeito, tornando-se, assim, o ponto de partida da compreenso e fundamentao do saber crtico-reflexivo. Palavras-chaves: compreenso; experincia; hermenutica; filosofia. Abstract: This article analyzes the shift from methodological hermeneutics to experience hermeneutics as critical and ground of philosophical knowledge. Beginning with a critique of hermeneutics to absolutism of mathematical logic as a framework of research and production of meaning in philosophy. Mathematical logic sediment dynamics of human life by not being open to the contingencies of existence, but human life is not understood in the form of mathematical logic. Later, it shows that understanding the dynamics of the subject's life presupposes a philosophical hermeneutics, interpreting the true meaning of humanity. This hermeneutical-philosophical comprehension is established through an inter-relationship between the subject and something to be interpreted. Finally, it argues that the condition of possibility of this relationship is the hermeneutical experience, which implies an openness to something that has to say to the subject, becoming thus the starting point for understanding and explaining critical knowledge reflexive. Keywords: comprehension; experience; hermeneutics, philosophy.

Doutor em Educao pela UFPEL. Professor Adjunto no Centro Universitrio Franciscano, RS UNIFRA. E-mail: maralexalves@gmail.com. Artigo recebido em 06.12.2010, aprovado em 30.08.2011.

Natal, v.18, n.30, jul./dez. 2011, p.181-198

182

Marcos Alexandre Alves

Introduo No decorrer da histria o homem desenvolveu vrias formas de se voltar para o mundo. Estabeleceu cincias com mtodos prprios, cada qual com um objeto determinado. As diversas formas de racionalidade do homem lhe proporcionaram uma compreenso da dinmica da existncia e at lhe permitiu intervir na natureza, como o que ocorre em algumas cincias da natureza. A Filosofia constitui-se como uma atividade teortica na qual o homem busca compreender o mundo. Seu objeto a prpria existncia humana com seus correlatos, ou seja, a totalidade. A Filosofia trata sobre o mundo especificamente sobre como o homem se volta e aprende o mundo. Portanto, a Filosofia a atividade racional mais ampla e abrangente possvel ao homem, e torna-se condio de possibilidade para o xito autntico das demais racionalidades. No entanto, com o advento da modernidade a Filosofia passou por uma crise quanto ao seu mtodo e seu objeto. Assumiu como princpio a lgica matemtica no intuito de produzir conhecimentos absolutos. Com isso, adotou um mtodo cabvel s cincias positivas, mas que reduziu o papel da Filosofia tornando-a meramente instrumento de anlise lgica. Contudo, a hermenutica filosfica constitui-se como um empreendimento teortico cujo objetivo reestruturar a argumentao filosfica para aquilo que lhe prprio. Trata-se de compreender o mundo e interpret-lo, de averiguar como o mundo afeta o homem e como o homem reage em relao ao mundo. Assim, essa racionalidade busca explicitar o sentido das coisas para o homem. Assim, a hermenutica filosfica rompe com o mtodo da lgica formal matemtica alegando que a compreenso do mundo ultrapassa as regras lgicas. A existncia humana no pode ser restringida lgica formal. Nessa perspectiva, a hermenutica filosfica reformula a concepo de experincia e a toma como ponto de partida para suas pesquisas. Experimentar passa a ser compreendido como abertura para mundo. Portanto, o presente artigo tem o objetivo de analisar a concepo de experincia hermenutica como fundamento do saber filosfico. Para levar a termo essa meta seguem-se os seguintes passos: inicialmente, apresenta a crtica da hermenutica absolutizao da lgica matemtica como estrutura da pesquisa e produo de sentido na filosofia. A lgica

Interpretao e compreenso

183

matemtica sedimenta a dinmica da vida do homem por no estar aberta s contingncias da existncia, porm a vida do homem no se compreende sob a forma da lgica matemtica; posteriormente, demonstra que compreender a dinmica da vida do sujeito pressupe uma hermenutica filosfica, que interprete o verdadeiro sentido do humano. Essa a compreenso hermenutico-filosfica, se estabelece mediante uma interrelao (dilogo) entre o sujeito e o algo a ser interpretado; e, por fim, defende que a condio de possibilidade dessa inter-relao a experincia hermenutica, o que implica uma abertura ao que esse algo tem a dizer ao sujeito, tornando-se, assim, o ponto de partida da compreenso e fundamentao do saber crtico-reflexivo. 1 Crtica filosofia baseada no mtodo lgico-matemtico A filosofia moderna dedicou-se a investigao do aparato cognitivo do sujeito. Tornou-se problema o ponto basilar sob o qual se estrutura uma filosofia apodtica. Assim, constatando que a condio de possibilidade de todo e qualquer conhecimento verdadeiro est ao alcance da subjetividade transcendental, estabeleceu-se a primazia da razo. Nessa perspectiva, tem valor apodtico o conhecimento a priori, constitudo pelo sujeito cognoscente e livre das contingncias do emprico. Para fundamentar essa tese, os filsofos que a estruturaram estabeleceram como modelo estrutural da argumentao filosfica, a lgica formal matemtica. Essa estrutura lgica a condicionante dos conhecimentos a priori. Descartes, com suas Meditaes, na modernidade, desencadeou o fascnio pela razo que sintetiza os conceitos. Para esse filsofo as verdades apodticas so inatas razo e possuem carter de evidncias claras e distintas, ou seja, livres de qualquer refutao. Descartes alm de estabelecer que todo conhecimento verdadeiro encaixa-se num molde matemtico geomtrico, limita o humano ao conceb-lo estritamente como uma coisa que pensa: nada sou, pois, falando precisamente, seno uma coisa que pensa, isto , um esprito, um entendimento ou uma razo (Descartes, 1988, p, 26). Na contemporaneidade a filosofia do primeiro Wittgenstein trouxe consigo uma matematizao radical do pensamento filosfico. Em sua obra intitulada Tratactus Lgico-Philosophicus, Wittgenstein estabelece uma filosofia a partir de uma linguagem simblica composta por um rigor

184

Marcos Alexandre Alves

estrutural formal. Wittgenstein, com sua teoria da figurao do mundo pela linguagem, pensa que a verdade da proposio est para o fato de se remeter a um estado de coisa no mundo. A coisa no tem valor em si mesma, mas um valor proposicional estabelecido pela linguagem (Wittgenstein, 1968) . Por isso a linguagem necessita de uma estrutura formal que possibilite que essa figurao seja fidedigna. Para Wittgenstein h uma correspondncia entre a linguagem e o mundo.
A semntica do TLP (Tractatus logico-philosophicus) se distingue, em alguns pontos, da tradicional. Nela Wittgenstein concebeu predicados e sentenas no como objetos, mas como relaes. Desse modo, a funo da linguagem se manifesta como designao e expresso, e tambm como correspondncia da estrutura categorial das expresses com relao estrutura categorial da realidade (Rohden, 2002, p, 36).

As cincias naturais tambm adotaram a lgica matemtica para estruturar suas asseres. Essas cincias precisavam estabelecer conceitos claros e que evitassem as contingncias. Fundamentaram-se na verificabilidade e a repetio de resultados tornou-se o ponto seguro para atestar a verdade do conhecimento. A racionalidade humana ficou reduzida sua capacidade de representao lgica formal do mundo e a filosofia 1 ao sistema de anlise e estruturao da linguagem cientfica, tal perspectiva tomou destaque com o crculo de Viena 2 . A hermenutica constitui-se como um contraponto a essa estruturao da filosofia. Para a hermenutica a Filosofia no pode estar

A teorizao filosfica mais abrangente do que a teorizao da lgica formal, por isso reduzir o saber filosfico mera estruturao lgica um contra-senso com a gnese da Filosofia. Stein afirma que: A filosofia um discurso que no se atm exclusivamente lgica, ao calculo lgico, ao aspecto do pensamento formal. Entretanto, quando trata dos contedos e das formas do discurso, ela tem que manter, de alguma maneira, o estilo argumentativo, portanto, ela tem que poder dar as razes que a levam a fazer tais afirmaes do ponto de vista do discurso, da linguagem (Stein, 2008, p, 13-14). Na viso de Stein: A cincia aborda a partir de um momento determinado um objeto e o explicita cada vez mais atravs de um discurso determinado. A filosofia aborda o mundo e o explicita progressivamente a partir de um determinado discurso, isto , ela aborda a linguagem e a explicita a partir de uma perspectiva determinada. Mas ela no esgota a questo do mundo. na filosofia h um pressuposto de inesgotabilidade de seu objeto (Stein, 2008, p, 15)

Interpretao e compreenso

185

submetida a uma forma de racionalidade. Ela no sucumbe ao mtodo da lgica matemtica, mas apresenta outras formas de se ter conhecimentos verdadeiros, embora no sejam testveis. Tomar como fundamento a matemtica reduzir a capacidade cognitiva do ser humano.
O ser humano no pode ser reduzido a uma mquina ou a um simples animal comandado por seus genes, instintos, carncias, condicionamentos, foras culturais. Na concepo de filosofia que se reduz a um conjunto de smbolos matemticos no h espao para a liberdade, a criatividade, a tica, a poltica, a metafsica. Uma concepo de filosofia que no leva a srio esses aspectos antropolgicos deveria ser revista e ampliada (Rohden, 2002, p, 44).

A dinmica da vida do ser humano no pode ser figurada pela matemtica. H outras formas de racionalidade que tambm apresentam algo de verdadeiro sobre o homem. Ora, a hermenutica, como a arte da interpretao, prope uma investigao sobre o humano numa outra tica: a de estruturao do sentido. A hermenutica uma nova forma de voltar-se ao humano, fundamentada numa nova compreenso de experincia (Alves, 2011a). No mtodo lgico matemtico h um saber a priori que atribudo experincia, na hermenutica a experincia que possibilita um conhecimento sobre algo. 2 A hermenutica filosfica A hermenutica, inicialmente, abrangeu trs campos: o teolgico, o jurdico e o filosfico. No incio de sua elaborao a hermenutica destaca-se no campo da interpretao bblica 3 . Devido linguagem da Bblia e as dificuldades da fundamentao da f crist, fez-se necessrio desenvolver tcnicas de interpretao das alegorias bblicas para fundamentar a catequese.
Em sentido teolgico, a hermenutica significa a arte de interpretar corretamente a Sagrada Escritura, que sendo de tempos muito remotos despertava, j nos tempos da patrstica, uma conscincia metodolgica, sobretudo no livro De doctrina

Palmer escreve que o significado mais antigo e talvez o mais difundido da palavra hermenutica se refere aos princpios da interpretao bblica e que h uma justificao histrica para esta definio, visto que a palavra encontrou o seu uso atual precisamente quando surgiu a necessidade de regras para uma exegese adequada das Escrituras (Palmer, 1999, p, 44).

186

Marcos Alexandre Alves


christiana de Agostinho. A tarefa de uma dogmtica crist viu-se determinada pela tenso entre a histria especfica do povo judeu, interpretada no Antigo Testamento como histria da salvao, e o anncio universal de Jesus no Novo Testamento. Aqui a reflexo metodolgica deveria ajudar a criar solues (Gadamer, 2004, p, 113-114).

A princpio, a hermenutica concebida como um mtodo de interpretao de alegorias. Contudo, no se tratava de meramente interpretar as alegorias tal qual elas se apresentam, mas de interpret-las em funo de uma nova perspectiva dogmtica. O seu objetivo era moldar a interpretao a uma nova concepo. Porm, a hermenutica desenvolveuse e tornou-se uma metodologia comum a vrios ramos do conhecimento, inclusive o filosfico. Schleiermacher sistematizou uma hermenutica metodolgica que tinha por objetivo a interpretao do sentido dos textos, cuja inteno era compreender a tradio e elucidar possveis equvocos de interpretao. Schleiermacher prope uma separao entre a arte hermenutica e a dogmatizao religiosa (Ruedell, 2000). Para ele, era preciso elaborar a hermenutica sob um prisma de generalidade que a tornasse passvel de tramitar em vrios campos. Segundo Gadamer, foi Schleiermacher que:
incitado por F. Schlegel, desvencilhou a hermenutica, enquanto teoria universal da compreenso e do interpretar de todos os momentos dogmticos e ocasionais. Para ele, esses momentos s se justificam secundariamente, numa verso bblica especifica [...]. Mas por detrs dessa concepo de Schleiermacher sobre a hermenutica geral no havia um interesse teolgico, cientfico e poltico, mas uma motivao filosfica (Gadamer, 2004, p, 118).

Na concepo de Schleiermacher a compreenso e interpretao ocorrem mediante o dilogo. preciso uma interao entre o que interpreta e o interpretado. Isso ocorre mediante dois conceitos: o estranho e o comum (familiar). A princpio h algo que instiga o interprete a interpretar, algo diferente dele que de certa maneira estivesse em consonncia como ele; e, tambm, algo em comum que seja o ponto de partida para a interpretao, no caso a linguagem.
Eu estou inteiramente de acordo em encerrar a tarefa da hermenutica entre esses dois pontos, porm, confesso tambm que quero reivindicar para ela este domnio em sua totalidade e dizer que, em todo lugar onde houver qualquer coisa de

Interpretao e compreenso

187

estranho, na expresso do pensamento pelo discurso, para um ouvinte, h ali um problema que apenas pode se resolver com a ajuda de nossa teoria, se bem que, sem dvida, sempre apenas na medida em que houver j algo de comum entre ele e aquele que fala (Schleiermacher, 2000, p, 31).

Na perspectiva de Schleiermacher a hermenutica tomada como um mtodo rigoroso de interpretao textual. Atravs do procedimento divinatrio, que est para o carter psicolgico, o interprete tem uma compreenso prvia do texto que confirmada e ampliada na progressiva atividade da interpretao. A esse procedimento soma-se a gramtica, cuja funo aproximar, mediante um ato comparativo, o j compreendido e semelhante ao ainda no compreendido, fazendo com que os equvocos diminuam. Dessa forma possvel estruturar uma compreenso aproximada do intentado com o texto. Alm do mais:
a fundamentao da compreenso feita por Schleiermacher sobre a base do dilogo e do entendimento inter-humano significou no seu conjunto um aprofundamento dos fundamentos da hermenutica, que, no entanto, acabou permitindo a edificao de um sistema cientifico com base hermenutica. A hermenutica tornou-se a base de todas as cincias histricas do esprito e no s da teologia (Gadamer, 2004, p, 119-120).

Schleiermacher estabeleceu a hermenutica como um mtodo e possibilitou sua abrangncia a outros campos distintos do teolgico. No entanto, com Heidegger a hermenutica sofre uma mudana em seu procedimento. No se trata mais de se interpretar o texto, mas o prprio sujeito que busca a interpretao do sentido do ser (Ruedell, 2000). Com Heidegger, tem-se uma hermenutica da facticidade do ser-no-mundo.
O problema hermenutico alcanou sua radicalizao filosfica quando as idias de Dilthey e Kierkegaard passaram a fundamentar a filosofia existencial. Foi quando Heidegger formulou o conceito de uma hermenutica da facticidade, impondo em contraposio ontologia fenomenolgica da essncia de Husserl a tarefa paradoxal de interpretar a dimenso imemorial (Schelling) da existncia e inclusive a prpria existncia como compreenso e interpretao, ou seja, como um projetar-se para a possibilidade de si prprio (Gadamer, 2004, p, 125).

A interpretao do sentido do ser ocorre mediante um crculo. Isso ocorre porque a prpria dinmica do ser circular, de velamento e desvelamento. Assim, no h uma interpretao estanque do sentido do ser,

188

Marcos Alexandre Alves

seno que um processo permanente de busca por essa interpretao. No se trata de elaborar o sentido do ser, se no que identificar o sentido que dado pelo prprio ser. O existente humano se constitui como abertura, ou seja, se constitui como via de acesso para a manifestao do ser. Isto por que o desvelamento e o velamento so propriedades do ser e no dependem do existente humano. Assim, a problemtica do sentido do ser passa de um carter epistemolgico para um carter hermenutico. Em outras palavras, no se trata de dizer o que o ser, mas qual o seu sentido mediante a interpretao de suas manifestaes. Dito de outro modo, o existente humano que busca o sentido de seu prprio ser voltando-se para si a fim de interrogar o ser enquanto ser (Grondin, 1999). Por conseguinte, na perspectiva heideggeriana, a hermenutica no se restringe mais a interpretao de textos, mas prpria dinmica de estar no mundo. Com isso, a hermenutica se apresenta como uma ferramenta que o Ser-a utiliza para desvelar o sentido do ser e assim dispor de uma vida autntica. Em suma, a hermenutica da facticidade constitui-se como um modo de ser-no-mundo, em que o existente humano interpretar o ser enquanto ser. A dinmica da atividade hermenutica do Ser-a se fundamenta na prpria dinmica do ser de velamento e desvelamento.
A virada ontolgica realizada por Heidegger o hermeneutic turn tematizado e explicitado pela hermenutica da facticidade consiste no fato de cada Dasein compreender-se a partir de seu mundo circundante (Umwelt) e sua vida diria, e articula-se na forma lingstica na qual se move. Nisso sempre h encobrimento (verdeckung) e em toda parte e sempre tambm destruio de encobrimento (Rohden, 2002, p, 72).

Numa palavra, Heidegger possibilita novos horizontes para a hermenutica. A partir do giro ontolgico promovido por Heidegger 4 , Gadamer elabora sua concepo de hermenutica: a hermenutica
4

Palmer comenta que, Heidegger trouxe um contributo importante para filosofia ao possibilitar hermenutica a noo de compreenso como temporal, intencional e histrica. Neste sentido, Palmer enfatiza que Heidegger ultrapassou concepes anteriores ao encarar a compreenso, no como um processo mental, mas como um processo ontolgico, no como um estudo de processos conscientes e inconscientes, mas como uma revelao daquilo que real no homem (Palmer, 1999, p, 145).

Interpretao e compreenso

189

ontolgica, ou propriamente filosfica. Gadamer, assim como Heidegger, concebe a linguagem como a forma de vida do humano, onde ela se mostra e se torna compreensvel 5 . No entanto, essa vida na linguagem se apresenta em meio obscuridade da sistematizao do pensamento e a enunciao lingustica, assim, se faz necessrio uma interpretao. Ora, a linguagem no concebida mais como um mero instrumento, mas como a possibilidade da realizao do humano. Ou seja, para Gadamer o compreender constitui uma inter-relao entre as particularidades do interprete e os horizontes do texto. A hermenutica filosfica no descarta os preconceitos do interprete, mas os coloca em jogo (Alves, 2011a). Atravs da atividade reflexiva os condicionamentos que atuam sobre o interprete, que constituem sua concepo prvia, so colocados em dilogo com o algo a ser interpretado. Assim, o sujeito est inserido na atividade da interpretao com aquilo que lhe peculiar. H, portanto, uma interao entre sujeito que interpreta e o fato a ser interpretado. O algo que se compreende mantm-se como fundamento da validade da interpretao, mas o sujeito estabelece-se como integrante dessa interpretao.
A contribuio produtiva do intrprete parte inalienvel do prprio sentido do compreender. Isso no legitima o carter privado e arbitrrio das pressuposies subjetivas, visto que a coisa que est em questo cada vez o texto que se quer compreender o nico critrio dotado de validade (Gadamer, 2004, p, 132).

A linguagem a possibilidade da inter-relao entre sujeitos, com suas pr-compreenses, e o texto e seu contedo estrito. Gadamer buscou em Wittgenstein, especificamente na obra Investigaes Filosficas (Wittgenstein, 1975), a compreenso de jogos de linguagem, a qual possibilitou a fuga do subjetivismo. Em suma, a linguagem se constitui como um jogo dialtico no qual h uma dinmica de perguntas e respostas. Tais perguntas e respostas no so elaboradas ao acaso, mas partem das noes particulares do sujeito e da expresso prpria do algo que se apresenta.
5

Stein enfatiza que: preciso pensar que a filosofia trata da linguagem como objeto privilegiado, no trata a linguagem como um objeto entre outros, mas analisa a linguagem como forma em tudo que se d. O acesso aos objetos se d atravs do significado, atravs da linguagem (Stein, 2008, p, 27).

190

Marcos Alexandre Alves

Nessa perspectiva, a hermenutica no se encaixa nos padres de uma racionalidade estruturada sobre o prisma de uma lgica matemtica. Isso porque est aberta dinmica prpria do sujeito e sua relao com o mundo. A linguagem d existncia ao sujeito, e por ser abertura no pode ser enrijecida objetividade apodtica da lgica matemtica. Tal afirmao no significa que a hermenutica no se desenvolve numa estrutura lgica formal. Na composio de suas asseres ela dispe de uma coerncia argumentativa prpria, embasada na atividade retrica herdada de Aristteles e reformulada por Gadamer. Essa atividade retrica constitui-se como dilogo, no qual o outro tem algo a dizer ao sujeito. No dilogo no h superioridade, mas conversa, ou seja, ambos os sujeito se colocam numa postura de abertura ao outro (Alves, 2011b). Na hermenutica filosfica 6 o intrprete interpreta dialogando consigo e com o que deseja interpretar. nessa correlao que ele compe o sentido, produto da atividade hermenutica. Claro que, no se trata de um sentido absoluto, mas aberto a possibilidades de reestruturao. A cada pergunta h a exigncia de uma resposta mais aprimorada.
Nesse sentido, enquanto teoria da compreenso e do entendimento, a hermenutica congrega a mxima generalidade. Compreende todo o enunciado no apenas em sua validade lgica, mas como resposta a uma pergunta. Isso significa, porm, que aquele que compreende, precisa compreender a pergunta, e uma vez que a compreenso precisa alcanar seu sentido a partir de sua histria motivacional, precisa ir necessariamente alm do contedo do enunciado concebido pela lgica (Gadamer, 2004, p, 134).

A hermenutica filosfica rompe com a estruturao da linguagem lgica formal e se estrutura mediante o dilogo. Essa mudana foi possibilitada atravs da passagem da concepo de experincia emprica para a de experincia do mundo da vida. No se trata mais de uma figurao matemtica do mundo, mas da prpria dinmica da vida do homem, ou

Para Stein: Estabelecer a racionalidade de uma verdade e de um discurso que no pode ser provado empiricamente, nem atravs de um fundamento ltimo essa a tarefa da hermenutica. a tarefa que est embutida dentro da concepo de uma hermenutica filosfica. Podemos ver que a hermenutica filosfica se coloca ali onde no temos nem o emprico como fundamento nem o puramente lgico-tautolgico como fundamento (Stein, 2008, p, 48).

Interpretao e compreenso

191

seja, da forma como o homem se volta para as suas vivncias que reflete na forma como ele as comunica. Nessa nova estruturao hermenutica, a linguagem concebida como princpio da especulao filosfica, e no mais como mero fato 7 . Com isso, Gadamer defende a tese de que a hermenutica no se restringe a interpretao exegtica nem a interpretao textual. A hermenutica filosfica a prpria interpretao do homem de sua existncia, pois tudo que est para o humano possui sentido. No se trata mais somente do que as coisas dizem em si mesmas, mas tambm do como isso representado e compreendido pelo homem. Ou seja, para Gadamer no podemos, contudo, evitar a considerao de que no s no discurso e na escrita, mas em todas as aes humanas encontra-se um sentido, e que a tarefa da hermenutica descobrir esse sentido (2004, p, 135). O homem compreende a si mesmo e o mundo que o circunda na linguagem. A prpria forma do homem ser no mundo e todas as suas orientaes se constituem na linguagem. Dessa maneira, a hermenutica se torna a condio de possibilidade do entendimento humano na estruturao do sentido. Assim, a experincia do mundo, princpio e fundamento da hermenutica, se d mediante a linguagem. A compreenso do homem de si mesmo e do mundo evidencia-se e torna-se conhecimento atravs da linguagem. H experincia de mundo quando o estranhamento superado mediante a apropriao do fato vivido. Algo se torna conhecido quando o saber de algo o saber do prprio indivduo, ou seja, quando esse saber significa algo para algum. Ora, em Gadamer s pode ser chamada de experincia a integrao de todo conhecimento da cincia ao saber pessoal do indivduo (2004, p, 137). 3 A experincia na via hermenutica A hermenutica filosfica constitui-se como uma teoria geral do saber humano. No se restringe a um campo especfico do conhecimento, se no que transita pelas diversas formas de racionalidade. Vale dizer, a hermenutica filosfica apresenta-se como uma nova metafsica. No
7

Na opinio de Palmer, a linguagem to primordial quanto a compreenso, pois a compreenso lingstica; por meio da linguagem que pode surgir-nos algo como um mundo; este mundo um mundo partilhado; o domnio da abertura criada por uma linguagem, tem, tal como foi notado, uma certa delimitao (Palmer, 1999, p, 230).

192

Marcos Alexandre Alves

entendida como algo que est alm da experincia, mas que experimentado alm do emprico. Isso significa, experimentado na vida do indivduo que compreende.
O que caracteriza a autntica teoria filosfica o tomar parte sempre no ato de conhecer. E tomar parte consiste em realizar uma experincia que afeta nossas vidas numa perspectiva de totalidade, prpria do autntico filosofar, superando a relao estanque sujeito-objeto na filosofia (Rohden, 2002, p, 76).

Essa experincia meta-emprica e constitui-se como a prpria atividade do pensamento. O pensar algo fazer a experincia deste algo. E, a partir dessa experincia possvel descobrir o sentido que algo tem para aquele que o experimenta. Trata-se de uma relao permanente Gadamer distancia-se da concepo de experincia das cincias positivas 8 . Para as cincias positivas a experincia deve excluir a historicidade na medida em que se torna passvel de repetio com produto idntico. A validade do conhecimento das cincias da natureza depende da capacidade que elas tm de repetir suas experincias e manterem os seus resultados, dado que a alterao do resultado resulta na invalidade do mtodo (Alves, 2011a). Atravs de vrios experimentos em determinadas circunstncias com resultados idnticos torna-se possvel realizar uma previso de resultados da experincia.
De fato, a deficincia da teoria da experincia, que constatamos at hoje, e que afeta tambm a Dilthey, consiste em que ela est integralmente orientada para a cincia e, por conseguinte, no percebe a historicidade interna da experincia. O escopo da cincia objetivar a experincia at que fique livre de qualquer momento histrico. No experimento natural-cientfico consegue-se isso atravs do modo de seu aparato metodolgico (Gadamer, 2004, p, 512).

Segundo Stein, o conceito central de Verdade e Mtodo a expresso experincia. O problema da experincia desenvolvido de vrias maneiras, mas sempre dando ao conceito de experincia uma amplitude que substitui de certo modo aquilo que no universo lgicosemntico se chamaria o processo dedutivo. A experincia justamente a expresso com que Gadamer procura nos sugerir que temos uma possibilidade de representao ou de descrio de uma totalidade e essa totalidade experincia de mundo. h, portanto, um universo fundamental do ser humano que pode ser descrito por essa experincia (Stein, 2008, p, 74).

Interpretao e compreenso

193

A hermenutica filosfica no trabalha com previses e nem com conceitos acabados. Ao contrrio, constitui-se como histrica, ou seja, no pode ser objetivada, pois se constitui como ambgua e sempre aberta a novas possibilidades (Rohden, 2002, p, 93). Numa palavra, o homem estando no mundo est submetido ao drama de sua existncia. Esse drama deve-se ao fato de que embora inteligente e dominador, ele caminha para o seu fim, a morte. A noo de finitude instiga o homem a conhecer, mas ele alcana sempre um conhecimento limitado. Neste sentido, Rohden afirma que o homem aprende no padecer e percebe seus limites compreendendo-se como ser finito e, portanto, histrico (2002, p, 93). A finitude coloca o homem no seu lugar na existncia e apresenta a ele sua maior limitao: a mortalidade. Assim, toda experincia tambm finita (Stein, 2001). No possvel fazer uma experincia total e geral dos objetos do mundo, ou seja, h um limite na experincia que independente do homem. No entanto, no perceber-se limitado que o homem sente a necessidade de conhecer, so seus limites que o incomoda e o lana na atividade do filosofar.
A nfase na finitude, antes que entificao dela, uma constante convocao conscincia da docta ignorantia e a necessidade de reconhecer que ela o ponto de partida, com o seu idola, do saber humano. Os limites no apenas condicionam nosso saber, como so a condio de possibilidade dele (Rohden, 2002, p, 93).

A finitude humana, automaticamente torna o homem um ser histrico. Da mesma forma, Gadamer afirma a historicidade da experincia e pensa que no h possibilidade de repetio de uma mesma experincia. Cada experincia nica e seu produto tambm o . Trata-se de pensar que no h uma universalidade no campo da hermenutica filosfica, seno que uma sequncia de fatos correlacionados que compem a cotidianidade do sujeito. Alm do mais, a experincia no um objeto. Se cada experincia nica, e no pode ser um objeto, pois escapa a instrumentalizao do sujeito.
A verdadeira experincia aquela na qual o homem se torna consciente de sua finitude. Nela, o poder fazer e a auto-conscincia de uma razo planificadora encontra seu limite. Mostra-se como pura fico a idia de que se pode dar marcha-r a tudo, de que sempre h tempo para tudo e de que, de um modo ou de outro, tudo retorna (Gadamer, 2004, p, 527).

194

Marcos Alexandre Alves

Concomitante a esses preceitos tem-se que a experincia expressa na negatividade. A experincia mostra que aquilo que o sujeito pensa previamente do objeto no tal qual o objeto se mostra na experincia. Vale dizer, h sempre h algo no objeto que ainda no foi percebido. A negatividade da experincia no pode ser entendida como mero engano. Mas sim, como a possibilidade de compreender mais o objeto, numa sequncia de experincias, isso porque uma experincia no esgota todo o sentido do objeto.
Esta, a verdadeira experincia, sempre negativa. Quando fazemos uma experincia com um objeto, isso quer dizer que at agora no havamos visto corretamente as coisas e que agora que nos damos conta de como so. A negatividade da experincia possui, por conseguinte, um particular sentido produtivo (Gadamer, 2004, p, 511).

A noo de negatividade implica que o sentido extrado da experincia ambguo. Ou seja, que foi composto de tal forma, sobre tais circunstncias e que no esgota todas as possibilidades de compreenso do objeto. Com isso, a experincia hermenutica, para Rohden, na esteira gadameriana, constitui-se como abertura: o movimento de compreender no se consuma numa sntese definitiva, mas permanece aberto a novas possibilidades de compreender por outras pessoas em outros tempos e lugares (2002, p, 102). A partir desses constitutivos da experincia hermenutica que se formula uma hermenutica filosfica, que por sua vez, ultrapassa a razo instrumentalizada e se estabelece como uma nova metafsica. Na perspectiva da hermenutica filosfica, a experincia entendida como uma situao relacional entre sujeito e objeto situada historicamente. A experincia algo dentro de um contexto especfico que condiciona a prpria experincia e o que dela pode ser entendido. A partir desses pressupostos, tem-se que essa experincia hermenutica ontolgica 9 .
9

Na concepo de Palmer: A experincia hermenutica ontolgica. Isto no se torna evidente enquanto no atendermos funo ontolgica da compreenso e da linguagem; tanto compreenso quanto linguagem so o ontolgicas, pois revela o ser das coisas. Mas, no revelam o ser como se ele fosse um objeto face a uma subjetividade; antes iluminam o ser em que nos situamos. Nem o ser que se revela meramente o ser de um objeto, mas sim o nosso prprio ser, isto , o que ele pretende ser (1999, p, 243).

Interpretao e compreenso

195

Para Gadamer, a experincia na via hermenutica no pode ser determinada e nem generalizada. Isso significa que a experincia no possui um tlos objetivo e tambm no universal. Ou seja, a experincia na via hermenutica particular de cada sujeito. A cada nova experincia ocorre uma espcie de mudana naquilo que antes ento era entendido, o objeto no mais entendido como era antes, seu sentido sempre pode ser reestruturado ou ampliado (Coreth, 1973). Deste modo, Gadamer reformula a questo da relao sujeito e objeto. Ele entende a experincia hermenutica como correlacionada tradio. Contudo, em Gadamer a tradio no simplesmente um acontecer que se pode conhecer e dominar pela experincia, mas linguagem, fala por si mesma, como faz um tu (2004, p, 528). Nesse contexto, o outro no propriamente um objeto, mas est em relao com o sujeito. O outro tem seu significado prprio e na relao com o sujeito lhe comunica algo que na interao com aquilo que o sujeito traz consigo (pr-conceitos) compe-se o sentido. Isso significa que a tradio comunica algo ao sujeito, isto , na histria h um significado anterior ao sujeito e que se apresenta a ele e implica uma resposta dele. Esta relao entre o eu e o outro se estrutura como dialtica. O sujeito, na hermenutica filosfica, faz uma experincia do outro na medida em que se abre para acolher o que o outro tem a lhe dizer (Alves, 2011b). Em outras, a abertura ao outro se constitui num ouvir suspendendo os pr-conceitos, dado que toda a previso infundada no que tange a hermenutica. A comunicao do outro afeta o sujeito, e implica a interpretao para entender o seu sentido. Isso posteriormente tratado por Gadamer como ponto de partida para o dilogo. Esse outro o que antes era entendido como um mero objeto, que pode ser um texto, outra pessoa ou a tradio. O objeto passa a ter uma identidade, passa a ser um outro.
Eis aqui o correlato da experincia hermenutica. Eu tenho que deixar valer a tradio em suas prprias pretenses, e no no sentido de um mero reconhecimento da alteridade do passado, mas na forma que ela tem algo a me dizer. Tambm isto requer uma forma fundamental de abertura (Gadamer, 2004, p, 533).

Por fim, a experincia hermenutica constitui-se num primeiro momento na percepo de si e do mundo, posteriormente essa

196

Marcos Alexandre Alves

autoconscincia e a representao do mundo se mostram como algo no instrumental carente de interpretao, o que ocorre numa explicao a nvel dialtico. Por ltimo, a experincia hermenutica um abrir-se a outro que se apresenta e comunica algo; o estabelecimento de uma modalidade de relao com o outro enquanto outro, suspendendo os pr-conceitos. Portanto, a experincia hermenutica torna-se o ponto de partida da hermenutica filosfica, pois implica na obteno do contedo a ser interpretado. Contedo esse que pressupe a prpria constituio do sujeito como existente, ou seja, a prpria constituio do sentido da vida, totalmente aberto s possibilidades. Consideraes finais Defendeu-se ao longo deste artigo, que a hermenutica uma modalidade existencial, a partir da qual o existente humano se constitui enquanto tal e se torna capaz de produzir sentido a cerca da sua vida no mundo. Ou seja, a hermenutica, porta uma estrutura essencialmente interpretativa, e que no pode ser entendida, apenas, como um esquema metodolgico-lgico-formal para se chegar ou determinar um dado objeto. Mas, uma modalidade existencial que permite a aquisio do sentido dos objetos e do mundo. A hermenutica surgiu como mtodo de interpretao textual. Depois, passou a ser entendida como meio para o desvelamento do ser na facticidade do ser-no-mundo. Por ltimo, foi entendida como explicitao do sentido da vida do homem. Na hermenutica filosfica, trata-se no mais de figurar e representar o mundo, mas de compreender e interpretar o seu sentido. O homem como ser histrico, se depara com o drama de sua finitude e isso lhe coloca num movimento de compreenso de sua circunstancialidade existencial. Com Gadamer a hermenutica chegou ao patamar de ontologia. Isso porque Gadamer insere o prprio sujeito como parte integrante do processo dialtico que tomado como dialgico. Ou seja, o conhecimento hermenutico se constitui a partir da relao dialgica entre sujeitos, onde cada um tem um comunicado a fazer. O ponto de partida para a elaborao de uma hermenutica filosfica a experincia. Os sujeitos na relao hermenutica se apresentam como portadores de linguagem, desse modo fazer uma experincia hermenutica do outro suspender os preconceitos e estar aberto ao que o

Interpretao e compreenso

197

outro comunica. Na experincia, na via hermenutica, no h sedimentao ou desfragmentao do objeto. O que h a disposio de estabelecer o dilogo. Por fim, tem-se que a hermenutica filosfica abre a possibilidade para que a Filosofia volte a tratar daquilo que lhe peculiar: o homem e seus correlatos, isto a condio crtica do saber. A hermenutica filosfica ao romper com o mtodo lgico-formal- matemtico devolve ao humano a sua possibilidade de conhecimento verdadeiro nas diversas formas de racionalidade. O saber hermenutico recoloca a Filosofia no campo que lhe prprio, na medida em que abre ao conhecimento humano as suas possibilidades e o faz assumir sua finitude e compreender seu estado e suas relaes. Com isso a experincia hermenutica se constitui como uma atividade genuinamente filosfica, portanto, fundamento do saber filosfico. Referncias: ALVES, Marcos A. O modelo estrutural do jogo hermenutico como fundamento filosfico da educao. Cincia e educao. Bauru, 2011a, vol. 17, n.1, p. 235-248. _______ Da hermenutica filosfica hermenutica da educao. Acta Scientiarum. Education. Maring, 2011b, v. 33, n. 1, p. 17-28. ALMEIDA, Custdio; FLICKINGER. Hans-Georg; ROHDEN, Luiz. Hermenutica filosfica. Nas trilhas de Hans-Georg Gadamer. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000. CORETH, Emerich. Questes fundamentais de hermenutica. So Paulo: EPU, 1973. DESCARTES, Ren. Meditaes. Traduo de J. Guinsburg e Bento Prado Jnior. So Paulo: Nova Cultural, 1988. GADAMER, Hans-Georg. La educacin es educarse. Barcelona: Ediciones Paids, 2000. _______ Verdade e Mtodo I. Traos fundamentais de uma hermenutica filosfica. Trad. Flvio P. Meurer, 8 ed. Petropolis: Vozes, 2007. _______ Verdade e Mtodo II. Complementos e ndice. Trad. Enio P. Giachini, 2 ed. Petropolis: Vozes, 2004. _______ A razo na poca da cincia. Trad. ngela Dias. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1983.

198

Marcos Alexandre Alves

GRONDIN, Jean. Introduo hermenutica filosfica. So Leopoldo: EDITORA UNISINOS, 1999. HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo I. Trad. Mrcia de S Cavalcante, 3 ed. Petrpolis, RJ: Vozes, 1989. _______ Ser e Tempo II. Trad. Mrcia de S Cavalcante. Petrpolis: Vozes, 1989. PALMER. Richard. Hermenutica. Trad. Maria L. Ribeiro Ferreira. Lisboa: Edies 70, 1989. ROHDEN, Luiz. Hermenutica filosfica: Entre a linguagem da experincia e a experincia da linguagem. So Leopoldo: Editora UNISINOS, 2002. RUEDELL, Alosio Da representao ao sentido: atravs de Schleiermacher hermenutica atual. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000. SCHLEIERMACHER, Friedrich D. E. Hermenutica: Arte e tcnica da interpretao. Trad. Celso R. Braida, 2 ed. Petrpolis: Vozes, 2000. STEIN, Ernildo. Aproximaes sobre hermenutica. 2 ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. _______ Compreenso e finitude. Iju: Editora UNIJU, 2001. _______ A questo do mtodo em filosofia. Porto Alegre: Movimento, 1998. WITTGENSTEIN, Ludwig. Tractatus logico-philosophicus. So Paulo: Nacional, 1968. _______ Investigaes filosficas. So Paulo: Abril Cultural, 1975.

You might also like