You are on page 1of 11

A Problemtica do Acesso Feminino Educao no Romance So Bernardo de Graciliano Ramos Allan Cruz Mesquita allanreuel@yahoo.com.

.br Resumo: Pretendemos colocar em discusso o acesso feminino educao na primeira metade do
sculo XX a partir das representaes literrias do escritor brasileiro Graciliano Ramos (1982-1953), utilizando o romance So Bernardo (1934), como fonte de pesquisa e registro de sua realidade histrica.

Palavras-Chave: Histria e Literatura; Gnero; Educao; Graciliano Ramos; So Bernardo;

Introduo Seguindo os passos das renovaes terico-metodolgicas que marcou os fazeres historiogrficos ao longo do sculo XX, nossa discusso voltou seus olhos para a utilizao da literatura como fonte de pesquisa histrica; pois, nesse contexto de renovao, iniciado ainda nos anos 1930 com os historiadores ligados ao movimento dos Annales, o conceito de fonte histrica, antes restrito aos documentos oficiais, foi extremamente ampliado, o que resultou num alargamento do horizonte de pesquisa do historiador e no surgimento de novos temas e objetos de estudo. Como nos diz Reis (Apud SAVIANNI):

Se antes a documentao era relativa ao evento e seu produtor, o grande personagem histrico em suas lutas histricas, agora ela relativa ao campo econmico-social-mental: ela se torna massiva, serial, revelando o duradouro, a permanncia, as estruturas sociais. Os documentos se referem vida cotidiana das massas annimas, sua vida produtiva, sua vida comercial, ao seu consumo, s suas crenas coletivas, s suas diversas formas de organizao da vida social. [...] Todos os meios so tentados para se vencer as lacunas e silncios das fontes, mesmo, e no sem risco, os considerados anti-objetivos. (Reis, 1994, p.18-9).

Nesse sentido, se torna cada vez mais comum a utilizao de outros tipos de registros humanos como fontes histricas, como a fotografia e os depoimentos orais, por exemplo; sendo possvel ao historiador problematizar inmeros aspectos da vida e do cotidiano histrico e diversos sujeitos histricos, sobretudo ao abordar aqueles situados nas margens da histria, como o trabalhador, o negro, a criana e a mulher.

Desse modo, nossa discusso visa colocar em evidncia a problemtica do acesso ao ensino e a educao pelo gnero feminino, esperando contribuir tanto para os campos de estudo da histria de gnero, quanto para a histria da educao. Como nos lembra Ricoeur, o mundo das experincias temporais no qual

concorrem vrios signos e smbolos e , partindo dessa compresso, que a intriga ampara sua contextura; na ao, na densidade complexa da vivncia humana em seus aspectos e riqueza. o mundo no qual o autor busca referncias para sua obra. De certo modo, a utilizao de obras literrias como fonte de pesquisa pode ser considerado uma prtica oriunda do campo de estudos da histria cultural. Todavia, como afirma Bakthin (1988), existe uma zona de contato, de convergncia entre o romance e a realidade, pois as distines entre o real e o fictcio tornam-se por demais tnues: as fronteiras entre o artstico e o extraliterrio, entre literatura e no literatura, etc., no so mais estabelecidas pelos deuses (BAKTHIN, 1988, p.422). Mesmo que haja pontos de convergncia entre o discurso do literato e o do historiador, o que, pela abrangncia da discusso no nos aprofundaremos aqui, para Morais (1966, p.15), ainda que se considere o estatuto prprio do texto literrio, ele uma produo social vlida porque revela, de outra forma, o que a anlise social revela atravs de outro processo de investigao. O desvelamento de certos elementos e prticas sociais o que buscamos colocar em evidncia na abordagem nos romances de Graciliano Ramos, pois deduzimos que o literato, mesmo recorrendo fico, parte de algo que ele considera como sendo o real. Em face disto, cabe ressaltar que:

A ideia que se tem do real no a mesma para o historiador e para o ficcionista ou memorialista, pois enquanto um trabalha para a produo de um sentido nico, em cuja esfera o leitor dever permanecer, o outro trabalha baralhando pistas e fazendo de seu texto a base de uma leitura infinitamente mltipla e multiplicada. (MIRANDA, 1992, p.145-146)

Acreditando que as obras de Graciliano Ramos, produzida na primeira metade do sculo XX, possui um grande potencial como registro histrico, no apenas por referir-se a uma determinada poca, ou por abordar acontecimentos de relevncia na histria brasileira,

mas, por traar, aos nossos olhos, sob o manto da fico, a leitura da sociedade, de homens, mulheres, crianas, ricos e pobres, letrados e eruditos. No prosseguimento de nossa discusso, colocaremos em questo os perfis femininos, e as categorias de classe e escolaridade, tencionando um cruzamento entre esses aspectos e suas relaes de interdependncia.

Na primeira seo discutiremos A Problemtica do Acesso Feminino Educao nas Pginas do Romance So Bernardo, esboo uma anlise inicial das representaes literrias do renomado escritor brasileiro Graciliano Ramos (1892-1953) no que diz respeito a uma de suas personagens, que, sendo professora normalista, detm certo conhecimento, maior at do que o personagem Paulo Honrio, fazendeiro com quem se casa o que gera tenses entre ambos e que, em nossa interpretao, sintoma de modificaes pelas quais passava o gnero feminino nas primeiras dcadas do sculo XX no Brasil. Acreditamos no potencial da discusso, ainda que a mesma se encontre em fase inicial, o que no nos impede de formular indagaes em conformidade com nossas inquietaes enquanto historiadores e de explorar as relaes de interdependncia; entre a histria e a literatura, campo de estudos histricos atravs do qual podemos entrar em contato com diversas dimenses da historicidade humana. Fica o anseio de contribuir, de alguma forma, no debate em questo. J na segunda seo a discusso ser, A Condio Feminina e o Acesso ao Ensino e Educao no Incio do Sculo XX: Uma Abordagem Inicial, apresentamos uma viso panormica em relao questo do acesso ao ensino por parte do gnero feminino, evidenciando as tenses e paradoxos que marcavam a sociedade brasileira no incio do sculo XX, no sentido de ampliar o acesso ao ensino, de certo modo por influncia do positivismo comtiano, sem, no entanto, ver com bons olhos o acesso feminino educao, pois isso poderia fomentar nas mulheres o desejo de romper com os papeis sociais estabelecidos e atribudos ao seu gnero.

1. A Problemtica do Acesso Feminino Educao nas Pginas do Romance So Bernardo O romance So Bernardo apresenta como protagonista o personagem Paulo Honrio, construdo por Graciliano Ramos como sendo um capitalista ferrenho que procura obter

vantagem em todas as situaes, e apresenta opinies contraditrias a respeito da escolarizao da mulher. Em certos momentos da narrativa, h descries nas quais enaltece as qualidades da personagem Madalena por esta ser uma mulher instruda, vinda da escola normal, diferente das mulheres sem instruo com as quais estava acostumado a lidar sem nenhum cuidado. Nas pginas do romance, vemos:
E embuchei, afobado. At ento os meus sentimentos tinham sido simples, rudimentares, no havia razo para ocult-los a criaturas como a Germana e a Rosa. A essas a zunia-se a cantada sem rodeios, e elas no se admiravam, mas uma senhora que vem da escola normal diferente. (Ramos, 1992, p.81).

Entretanto, em outra passagem da narrativa, vemos que o mesmo personagem Paulo Honrio vai criticar a vaidade de Madalena, pois esta se sente mais envaidecida e valorizada, tendo em vista os conhecimentos que carrega adquiridos durante sua passagem na escola normal. Ou seja, ao mnimo sinal de que essa personagem feminina sentia-se, de certo modo, superior, Paulo Honrio vem, rapidamente, censur-la: - [...] J viu os marrecos de Pequim, d. Madalena? - Ainda no. - Est a! Resmunguei. Estudam a vida inteira nem sei para qu (RAMOS, 1992, p. 82). Como vestgio dos costumes da poca, as relaes amorosas eram marcadas por acertos e convenes. Nessa situao, entrava em jogo, tambm, a insegurana do pretendente em relao mulher com quem estabeleceria compromisso. Numa sociedade patriarcal, qualquer sintoma de emancipao feminina era interpretado como insubordinao ou desrespeito s tradies. No romance, isso fica indicado quando o pretendente de Madalena v com maus olhos suas atividades profissionais, por serem vistas como intelectuais, ou seja, como uma atividade que, por princpio, no dizia respeito a uma mulher: - Ah! Faz artigos! Sim, muito instruda. Que negcio o senhor tem com ela? Eu sei l! Tinha um projeto, mas a colaborao no Cruzeiro esfriou. Julguei que fosse uma criatura sensata. (RAMOS, 1992, p.96). Paulo Honrio acreditava que o casamento far com que Madalena esquea as ideias de estudo, esquea sua profisso. Isto porque, o acesso ao ensino e educao deveria apenas instruir a mulher, de forma que a fizesse desempenhar da melhor maneira possvel

suas atividades domsticas, haja vista que no era de bom tom uma mulher que assumisse o papel de chefe de famlia. A princpio fica at entusiasmado com o interesse de Madalena pelos negcios e atividades da fazenda, mas sempre delimitando fronteiras para esse interesse, pois esperava que ela se envolvesse principalmente, seno exclusivamente, com os afazeres estritamente domsticos. No romance, vemos: Imaginei-a uma boneca de escola normal. Engano. [...] Meteu-se no escritrio, folheou os livros, examinou documentos, [...] largou-se para o campo [...] Ora, muito bem. Isto mulher. (RAMOS, 1992, p.96) A viso negativa com a qual passa a encarar Madalena ir se radicalizar quando fica flagrante a influncia dessa personagem pelos ideais socialistas. Se uma mulher instruda j seria algo considerado perigoso, imagine ento algum que, no contente com o papel natural de ser mulher, ainda se deixasse influenciar por ideais de vis to radical quanto o natural e que poderiam atrapalhar os ideais capitalistas de Honrio:

Mas aconselhei-a a no expor-se: esses caboclos so uns brutos. Quer Trabalhar? Combino. Trabalhe com Maria das Dores. A gente da lavoura s comigo. A ocupao de Maria das Dores no me agrada. E eu no vim aqui para dormir. So entusiasmos do princpio. (RAMOS, 1992, p.95-96)

Na continuao dessa conversa, Madalena fala das necessidades dos empregados, e consegue do marido algum benefcio para um dos trabalhadores que estavam passando por necessidade, no sem que ele diga que dinheiro perdido. Pela vontade de Paulo Honrio, Madalena iria cuidar da casa. Ao no aceitar o conselho do marido, por no ter afinidades com os trabalhos domsticos e preferir andar pela fazenda, conversando com as pessoas, identificando os problemas, Madalena rompe com os padres da poca que aconselhavam a mulher a no se expor. Pinheiro (1997) constata essa quebra no modelo de comportamento determinado para a mulher, ao analisar o comportamento de Maria Carolina Wanderley Caldas, conhecida por Dona Sinhazinha, da cidade de Assu-Rn (1876-1954):
A cultura do tempo de D. Sinhazinha valorizava a mulher casada, voltada para as atividades do lar, com atitude e comportamentos discretos e que usasse as palavras de forma reservada, apenas falando o suficiente para comunicar-se. D. Sinhazinha era celibatria, falava e escrevia bastante, tinha seus escritos publicados nos jornais e revistas e circulava entre os intelectuais. (PINHEIRO, 1997, p. 31).

Solteiras ou casadas, fictcias ou reais, so exemplos de mulheres rompendo com os papis determinados para elas, no comeo do sculo XX. Madalena no tem o perfil da dona de casa, que satisfazia os padres daquela poca. Ela quer mais do que administrar uma casa; quer expor-se, ser til publicamente, utilizar seus conhecimentos em benefcio das pessoas. Toma parte nas conversas entre homens, porque capaz de falar em p de igualdade ou de superioridade. Preocupa-se com a escola que existe na fazenda; critica a metodologia utilizada pelo professor, sugere a aquisio de material didtico. A viso que os dois personagens tm da escola no combina: enquanto Madalena pensava na escola como um lugar de aprendizagem, Paulo Honrio calculava que vantagem poderia tirar com a reforma da escola, diante do governador. A inteligncia de Madalena, sua escolaridade, se por um lado desperta admirao das pessoas de fora, por outro causa desconfiana no marido. As recordaes da mulher do tempo em que frequentara a escola normal despertavam-lhe cimes. Alm disso, havia os comentrios maliciosos sobre comportamento das normalistas, o que estimulava a reprovao. Nas pginas do romance, vemos que:
Madalena comentava fatos da escola normal. [...] A escola normal! Na opinio de Silveira, as normalistas pintam o bode, e o Silveira conhece instruo pblica nas pontas dos dedos, at compe regulamentos. As moas aprendem muito na escola normal. No gosto de mulheres sabidas. Chamam-se intelectuais e so horrveis. Tenho visto algumas que recitam versos no teatro, fazem conferncias e conduzem o marido ou coisa que o valha. Falam bonito no palco, mas intimamente, com as cortinas cerradas, dizem: Me auxilia meu bem. (...) Mulher de escola normal! O Silveira me tinha prevenido, indiretamente. Agora era aguentar as consequncias da topada, para no ser besta. (RAMOS, 1992, p. 133-4/137).

Considerando o perfil intelectual de Madalena vemos que ela gostava de ler, inclusive em outras lnguas, de escrever para jornais, de participar das conversas sobre poltica, de ter ideias socialistas, no demonstrava interesse por religio; nem pelas atividades domsticas, causavam em Paulo Honrio desconfiana e, de certo modo, esse complexo de inferioridade. As diferenas intelectuais cavavam um abismo infinito entre eles e o casamento ficava impossvel. Madalena no suportando as acusaes do marido e suicida-se, no sem antes escrever uma carta de despedida, que ele, por no compreender o contedo da mesma, pensa que era para um amante.

Esse foi o motivo da maior e ltima briga que eles tiveram, acompanhado de um dos momentos mais pungentes do romance, onde conversam com uma intimidade nunca havida antes. E, mesmo Madalena fazendo recomendaes, dando conselhos, sugerindo mais humanidade dele no tratamento com as pessoas, Paulo Honrio no conseguiu perceber que era uma despedida. Paulo Honrio teme pela sua prpria honra, diante do comportamento da Madalena, considerado imprprio para uma mulher daquela poca, casada. Madalena rompe com o modelo de mulher ideal. O grau de escolarizao diferente dos dois impossibilita a comunicao. No presente trabalho privilegia-se a figura de uma mulher, protagonista de um romance gracilinico, que retrata com propriedade a condio das mulheres da poca que constituam, junto com homens e crianas, a sociedade brasileira da primeira metade do sculo XX. Ressalta-se, que, ao lado desta personagem abordada, existem outros figurantes no romance, retrato verossmil da vida real: velhas, solteironas, prostitutas, benzedeiras, lavadeiras, parteiras, entre tantas colocadas margem da sociedade. Como esta pesquisa est apenas iniciando, as concluses ainda so escassas: as perguntas que so muitas. E, para respond-las que se pretende dar continuidade ao trabalho, levantando hipteses, testandoas, confirmando-as ou no.

2. A Condio Feminina e o Acesso ao Ensino e Educao no Incio do Sculo XX: Uma Abordagem Inicial Entre o fim do sculo XIX e as primeiras dcadas do sculo XX, o Brasil marcado por um intenso fluxo de mudanas, influenciando todos os nveis da experincia social. No rol dessas transformaes, destacam-se as mudanas que atingiram e modificaram o comportamento feminino e que vo figurar nos debates nas alas mais progressistas da sociedade. Com a influncia dos ideais positivistas no Brasil, a partir das ltimas dcadas do sculo XIX, verifica-se uma preocupao com a educao feminina, uma vez que a corrente de pensamento positivista enfatizava a superioridade moral e afetiva da mulher, como um elemento de poder regenerador do mundo. Mesmo levando em considerao que o pensamento de Auguste Comte (17981857), terico principal da corrente positivista, no pretenda de forma alguma alterar os papis sociais atribudos ao gnero masculino e feminino, uma vez que para ele a mulher no

tem aptido para o exerccio do governo, por seu estado contnuo de infantilidade (Perrot, 1981, p.178), o que vai abrir certo espao para a mulher a importncia que essa teoria atribui educao como direito de todos e racionalidade como fator preponderante para que cada um desempenhe bem o papel que lhe cabe: o homem, o governo pblico; a mulher, o governo privado, sob controle masculino. Nesse mesmo momento, algumas mudanas vinham se processando no imaginrio da mulher: os papis a ela atribudos j no lhe satisfaziam mais, a falta de direitos, a luta por espao, a necessidade de ser reconhecida como sujeito da histria, a posio de subalternidade, inclusive na relao marital, e a negao de sua cidadania eram algumas questes que habitavam a cabea feminina. Desde o princpio, constata-se que as reivindicaes femininas passam pelo direito educao, seja quando luta para ocupar o espao social ou poltico, seja para exercer melhor o papel de me ou at em prol do engrandecimento espiritual. A luta pelo voto, empreendida pela advogada Bertha Lutz e pela professora Leolinda Daltro, culminando na fundao do Partido Republicano Feminino em 1910; traz em seu cerne o direito educao para as mulheres, uma vez que a emancipao feminina s aconteceria se fossem dadas condies de amadurecimento, de iniciativa, de capacidade para o trabalho, de desenvolvimento intelectual. Bertha Lutz figura fundamental nesse cenrio, porque conhecedora dos discursos vigentes sobre as diferenas dos papis femininos e masculino, opta por um discurso moderado como ttica, utilizando argumento, muitas vezes, elementos do prprio texto oficial; sem, no entanto, deixar de ressaltar a importncia da emancipao da mulher, o exerccio do trabalho como elemento decisivo no seu amadurecimento, destacando a educao como meio de alcanar esse objetivo. No dizer de Certeau (1994, p.104), a ttica constitui-se de gestos hbeis do fraco, na ordem estabelecida pelo forte, arte de dar golpes no campo do outro; astcia de caadores, mobilidade nas manobras, operaes polimrficas, achados alegres, poticos e blicos e, por vezes, a nica margem de ao efetiva da mulher em busca de sua emancipao ; justamente, uma ao marginal, nas frestas que surgem no sistema de dominao masculino.

Nesse momento, a educao de modo geral, era vista como o elemento fundamental para o progresso humano, em consequncia disso, saber ler e escrever era marcas de instruo e agentes da socializao. Nas primeiras dcadas do sculo XX, embora com alteraes sutis, a educao continua sendo oferecida de forma diferente para os dois sexos, no s pela ascendncia que a Igreja Catlica, com sua moral rgida, ainda mantinha nessa rea, como tambm pelo prprio discurso cientfico que assinalava aptides diferenciadas a homens e mulheres. Sendo assim, os homens eram encaminhados ao ensino secundrio, que propiciava acesso aos cursos superiores. As mulheres iam para as escolas normais buscando uma profissionalizao ou se preparando para melhor executar suas tarefas dentro do lar. Em sua origem a escola normal no estava voltada apenas profissionalizao, pois para ela se dirigia tanto as moas que estavam em busca de uma profisso, quantas aquelas cujo desejo maior era o casamento. Enquanto frequentada pela classe mdia, a escola normal gozou de prestgio considervel. medida que foi se revelando como uma escola feminina, propiciando mulher a oportunidade de ocupar um lugar na sociedade, exercendo uma profisso, sendo remunerada por isso, ocupando um cargo que antes fora privilgio masculino, comea a despertar sentimentos nem sempre positivos. A normalista torna-se objeto de discriminao e preconceito por parte dos homens que no viam com bons olhos a mulher ocupando um posto no mercado de trabalho, uma vez que isto implicava uma alterao na hierarquia familiar tradicional, abalando a posio do provedor da famlia. A literatura da poca no fica alheia a essas transformaes e refletem essas duas situaes. Graciliano Ramos, cidado de seu tempo, consciente dos valores que circulavam no perodo, faz uma leitura de seu lugar e coloca na boca de suas personagens os pensamentos e as falas das pessoas de carne e osso. Pois conforme o escritor gostava de afirmar: preciso ser coerente com o meio em que se vive. (Ramos, 1984, p. 77 e 213).

Consideraes Finais Finalizando nossa discusso, podemos ver que a literatura, a narrativa literria, se configura como registro das aes dos homens no tempo, ainda que seja pela estratgia da refigurao fictcia e verossmil de uma realidade. Ressaltamos que, mais do que uma mera

imitao ou reflexo de uma dada realidade, o olhar, o discurso do literato, manifesta em suas obras, uma imitao criadora, como nos dir Paul Ricouer. Considerando nosso trabalho como uma aproximao inicial com o campo de debates que gira em torno das relaes entre histria e literatura, podemos perceber que a trama em si do romance de Graciliano se apresenta como um campo mais do que frtil em problematizaes histricas. Ao perceber as angstias e aspiraes atribudas personagem Madalena e as censuras, por parte de Paulo Honrio, que a tomavam como alvo; enxergou no texto analisado indcios das transformaes que se verificavam na sociedade brasileira e nos setores do gnero feminino, j sendo perceptvel a luta de algumas mulheres em busca de ir alm dos papeis tradicionais atribudos ao gnero feminino. Portanto, conclumos nossa discusso ciente de que um romance, enquanto representao de um universo verossmil, e, por isso mesmo, complexo, capaz de fornece testemunho histrico, ainda que pela linguagem da fico, podendo, assim, ser explorado pelo historiador enquanto fonte histrica. Nossas releituras da obra, por fim, j indicam no horizonte outras questes, que sero abordadas em outros trabalhos e esperamos ter contribudo de alguma forma no debate em comento. Bibliografia BAKHTIN, Mikhail. Questes de literatura e de esttica a teoria do romance. Trad. Aurora Fornoni Bernardini et al. So Paulo: UNESP, HUCITEC, 1988. MIRANDA, Wander Melo. Corpos escritos: Graciliano Ramos e Silviano Santiago. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1992. MORAIS, Maria Arisnete Cmara. Leituras femininas no sculo XIX (1850-1900). Campinas: Faculdade de Educao da Universidade Estadual de Campinas. Tese (Doutorado em Educao), 1996. PERROT, Michelle. Os excludos da histria: operrios, mulheres e prisioneiros. Trad. Denise Bottmann. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988. PINHEIRO, Rosanlia de S Leito. Sinhazinha Wanderley: o cotidiano de Assu em prosa e verso (1876-1954). Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tese (Doutorado em Educao), 1997. RAMOS, Graciliano. So Bernardo. 58 ed. Rio de janeiro: Record, 1992. ________. Cartas. Rio de Janeiro: Record, 1984.

REIS, Jos Carlos. Os Annales: a renovao terico-metodolgica e utpica da histria pela reconstruo do tempo histrico. In: SAVIANI, Dermeval et al. Histria e histria da educao. 2 ed. Campinas, SP: Autores Associados HISTEDBR, 2000. RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa. Tomo I, So Paulo: Papirus Editora, 1997.

You might also like