You are on page 1of 42

Sistema Digestivo dos Peixes

Seminrio Histologia SISTEMA DIGESTIVO DOS PEIXES

Camila Bedulli Do Carmo Gabriel Cohen Guilherme G. Da Silva Miranda Izabela Franca Marcela C. Biondo Patricia Mayumi Bellete Rafaela A. Sanso Prof. Maeli Ciencias Biologicas Int.

Aparelho Digestivo dos Peixes FUNO:

Recebimento de alimento e armazenamento por um pequeno perodo. Reduo fsica e reduo qumica. Absoro dos produtos gerados. Eliminao dos dejetos no absorvidos.

RGOS:

Boca e Cavidade Oral. Esfago. Estmago. Intestino e Cecos. Fgado, Vescula Biliar e Pncreas.

Peixes Cartilaginosos

Dentio dos Peixes Cartilaginosos


A boca ventral. Fileira de dentes pontiagudos. Revestidos de esmalte (desenvolvidos de escamas placides). Os dentes esto implantados na carne e no na mandbula. So substitudos continuamente a partir da parte traseira da boca, medida que so perdidos. A forma dos dentes revela os hbitos alimentares dos animais.

Fortes mandbulas (nas espcies que possuem, como por exemplo tubaro). Estmago. Intestino com vlvula espiral. Pncreas e fgado. - FLUTUABILIDADE (chega a compor 20% do peso do corpo). Cloaca.

PEIXES OSSEOS (Classe Osteichthyes)

Aparelho Digestivo - Peixes sseos


Boca em posio terminal, rodeada de maxilas e mandbulas distintas. Dentes cnicos e finos. Pequena lngua ligada ao cho da cavidade e que ajuda nos movimentos respiratrios. nus e orifcio urogenital.

Hbitos Alimentares
Os peixes apresentam mltiplas variaes da estrutura bsica do trato gastrointestinal (TGI) dos vertebrados, as quais esto geralmente correlacionadas ao tipo de alimento consumido e ao ambiente. A maioria dos peixes generalista, explorando uma grande diversidade de itens alimentares disponveis. Mesmo quando ingerem um nico tipo de alimento, os peixes podem substitu-lo por outro totalmente diferente quando o primeiro se torna indisponvel, ou podem mudar de hbito alimentar ao longo da vida (mais eficiente em peixes onvoros do que em carnvoros).

Hbito alimentar inicialmente planctnico, alimentandose primeiramente de fitoplncton, depois de zooplncton e, posteriormente, se especializando na ingesto de organismos animais ou vegetais. Se tornar muito especializado quanto ao hbito alimentar, podendo ser uma estratgia arriscada sobrevivncia de determinada espcie.

ANATOMIA do Aparelho Digestivo


O trato digestivo o tubo que vai da boca ao nus pelo qual passam os alimentos. Subdividido em: - Cavidade oro - branquial - Intestino anterior (esfago e estmago) - Intestino mdio (intestino propriamente dito) - Intestino posterior (reto) Os vrios tecidos e rgos relacionados ao intestino esto envolvidos com a apreenso, mastigao e deglutio, seguidas da digesto, absoro dosnutrientes e excreo.

A organizao do aparelho digestivo nos peixes se relaciona com sua nutrio e habitat, provocando variaes morfolgicas de carter permanente evoluo filogentica - ou carter temporrio (modificaes no ciclo ontogentico).

Boca

Corresponde abertura anterior da cavidade oro branquial. Sua posio, formato e tamanho esto relacionados aos hbitos alimentares e forma de apreenso do alimento.

Cavidade Oro- Branquial

Funes: reteno e manipulao de alimento. Nas paredes da cavidade: -terminaes nervosas da gustao; -glndulas secretoras de muco.

Encontramos os rastros (formaes cartilaginosas ou sseas com a finalidade de reter alimentos pequenos que poderiam escapar) e diversos tipos de dentes: -nas maxilas (maxilar inferior, superior e remaxilar). -no vmer, nos palatinos, lngua, faringe e nos lbios. -Funo dos dentes maxilares: segurar o alimento. -Tambm podem apresentar dentes especializados para triturar, raspar e cortar.

Esfago
um rgo tubular que serve de passagem entre a cavidade oro-branquial e o estmago. Geralmente curto (pode ser longo dependendo do comprimento do corpo do peixe e da posio do estmago) e as vezes fundido ao estmago. - Apresentam pregas ou papilas dirigidas para o estmago. Revestimento: est muito dobrado e altamente distendivel. - Epitlio: vascularizado, clulas colunares estratifica das. - Musculatura externa: fibras estriadas.

Estmago
uma dilatao do tubo digestivo onde os alimentos so mantidos o tempo necessrio para realizar a digesto cida. Os estmagos podem ser retos, ou ter forma de "U" ou"Y". Pores: - anterior (esofgica) - de paredes finas. - mdia (fndica) - revestimento espessado e com uma camada densade glndulas gstricas tubulares retas. Secretas ossucos para a digesto. - posterior (pilrica) - de paredes grossas (triturar) com muitas glndulas.

Epitlio de revestimento da mucosa: espesso e cheio de glndulas e lamina prpria com TC frouxo. Camada muscular externa: fibras musculares em varias direes para fortificar oestomago. Algumas espcies apresentam a abertura do ducto pneumtico no estmago, funcionando tambm como passagem de ar vescula gasosa.

Espcies sem estmago: todo o tubo digestivo com a aparncia do intestino (pode ocorrer um pseudo-estmagobulbo intestinal). - Ingerem alimentos com altos teores de substncias alcalinas, indigerveis ou de fcil digesto (areia,lodo, celulose, coral), porque seriam difceis de serem transportados atravs de umestmago, alm de inviabilizarem a digesto cida.

Intestino
Local onde a digesto completada e os nutrientes so absorvidos. todo enrolado, com pregas no revestimento mucoso e vilosidades digitiformes e microvilos. Epitlio: clulas colunares com ncleo basal, presena de vilosidades, dobramentos da parede da musoca. Lamina prpria: camada sub mucosa formada por TC frouxo que preenche internamente as vilosidades. -Camada muscular externa: tecido muscular liso dividido em duas camadas. -Camada mais interna circunda o orgo.

-Camada mais externa as fibras ficam longitudinalmente. Geralmente tubular. As secrees do fgado e pncreas caem no duodeno (primeira poro). Poro final pode ser uma cloaca (cmara comum entre aparelho digestivo e rgos urinrios). Vlvula espiral: essa parte tem maior dimetro. -A mucosa se projeta para dentro como uma nica prega, lembrando uma espiral dentro de um tubo, a vantagem o aumento da superfcie de absoro sem a necessidade de aumentar o comprimento do trato.

-O curto reto se liga cloaca. -Glndula retal: apndice dorsal do reto - para a ex creo de sais. -Peixes sseos: poucos possuem cloaca, no apresentam glndula retal, seu intestino forma curvas em S e possui tamanho maior. -Peixes cartilaginosos: forma retilnea, (poucos dobramentos).

Cecos Intestinais
So formaes tubulares com fundo cego e com abertura geralmente situada na regio pilrica do intestino (cecos pilricos). Esto situados principalmente no incio do intestino. A estrutura histolgica semelhante do intestino e supe-se que tm por funo aumentar a rea de absoro do intestino. Funes: aumentar o pH do bolo alimentar e possvel armazenamento de alimento. Peixes sem estmago no tm cecos.

Fgado e Vesicula Biliar


Fgado o maior rgo do corpo, deposito de carboidratos e gordura. Funo: estocar gordura (til para diminuir o peso especfico do peixe),transforma protena em carboidrato e gordura com liberao de restos nitrogenados que vo para as brnquias onde sero liberados. O fgado e vescula se desenvolvem a partir de divertculos hepticos no tubo digestrio. O divertculo caudal forma a vescula e o cranial se expande e ramifica-se para formar o fgado.

Glndulas Anexas
No possuem glndulas salivares. Possuem glndulas de muco na cavidade oro-branquial. O pncreas geralmente difuso e h ausncia de ducto pancretico - as secrees so depositadas no fgado e encaminhadas ao intestino junto com a bile.

BIBLIOGRAFIA Anatomia e Histologia dos peixes. http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/peixes/anatomia-do-peixe.php Atlas of histology of fishes. Franck Genten, Eddy Terwinghe and Andr Danguy Department of Histology and Biopathology of Fish Fauna, Universit Libre de Bruxelles (U.L.B.), Brussels ISBN 978-1-57808-544-6/ 2009/ 223 pages incl. 440 color plates, Anatomy and histology of Tilapias. http://lib.bioinfo.pl/ Trabalho Cientifico. ftp://ftp.sp.gov.br/ftppesca/Silva31_1.pdf Analise das estruturas dos Vertebrados, 2 Edio; Milton Hildebrand/George Goslow

Fim!!!!

You might also like