You are on page 1of 16

A SOCIEDADE E O ESTADO 1.

Conceito de Sociedade

O vocbulo SOCIEDADE tem sido empregado como a palavra mais genrica que existe para referir TODO O COMPLEXO DE RELAES DO HOMEM COM SEUS SEMELHANTES. O MECANICISMO e o ORGANICISMO so as duas formulaes histricas mais importantes sobre os fundamentos da sociedade. TOENNIES (MECANICISTA): A SOCIEDADE o grupo derivado de um acordo de vontades, de membros que buscam, mediante o vnculo associativo, um interesse comum impossvel de obter-se pelos esforos isolados dos indivduos. DEL VECCHIO (organicista): SOCIEDADE o conjunto de relaes mediante as quais vrios indivduos vivem e atuam solidariamente em ordem a formar uma entidade nova e superior. 2. A interpretao organicista da Sociedade Os organicistas procedem da filosofia grega (ARISTTELES, PLATO). A doutrina aristotlica assinala o carter social do homem. HOMEM como SER POLTICO. No pode viver fora da sociedade.

Para viver margem da sociabilidade precisaria o homem ser um Deus ou um bruto, algo mais ou algo menos do que um homem. O instinto de preservao da espcie faz que o homem seja eminentemente social. GROTIUS acompanhou o pensamento de Aristteles e falou de um APPETITUS SOCIETATIS, como vocao inata do homem para a vida social. COMO SE DEFINE SE UMA POSIO ORGANICISTA OU MECANICISTA? Esta posio s se define quando o pensador inquire da maneira porque se deve organizar ou governar a sociedade. Se a sociedade o valor primrio ou fundamental, se a sua existncia importa em numa realidade nova e superior, subsistente por si mesma, temos o ORGANICISMO. ORGANICISMO (DEL VECCHIO): Reunio de vrias partes, que preenchem funes distintas e que, por sua ao combinada, concorrem para manter a vida do todo. MECANICISTA: Se, ao contrrio, o indivduo a unidade embriognica, o sujeito da ordem social, a unidade que no criou nenhuma realidade que lhe seja superior, o ponto primrio e bsico que vale por si mesmo e do qual TODOS OS ORDENAMENTOS SOCIAIS emanam como derivaes secundrias, variaes que reconduzem-se ao ponto de partida, a ele, indivduo.

3. A SOCIEDADE E O ESTADO Os conceitos de Sociedade e Estado tm sido empregados ora indistintamente ora em contraste. A sociedade seria vista como um crculo mais amplo. O Estado como um crculo mais restrito. A sociedade vem primeiro, o Estado, depois. Com o declnio e dissoluo do corporativismo medieval e conseqente advento da burguesia, instaura-se no pensamento poltico do ocidente, o dualismo Sociedade-Estado. A burguesia abraa esse conceito que faz do Estado a ordem jurdica, o corpo normativo, a mquina do poder poltico. A sociedade algo interposto entre o indivduo e o Estado. a realidade intermediria, mais larga e externa, superior ao Estado, mas inferior ao indivduo enquanto medida de valor. A expresso sociedade, depois de haver sido usada pela primeira vez por FERGUSON com o nome de SOCIEDADE CIVIL (civil society), se firma no isso poltico graas ao aparecimento da burguesia. De todos os filsofos, foi ROSSEAU que distinguiu com mais acuidade a SOCIEDADE DO ESTADO. Por SOCIEDADE, entendeu ele o conjunto daqueles grupos fragmentrios, daquelas SOCIEDADES PARCIAIS onde, do conflito de interesses reinantes s se pode recolher a vontade de todos.

O ESTADO VALE COMO ALGO QUE SE EXPRIME NUMA VONTADE GERAL, a nica autntica, captada diretamente da relao indivduo-Estado, sem nenhuma interposio por partes dos interesses representados nos grupos sociais interpostos. O conceito de SOCIEDADE tomou trs coloraes no curso de sua caminhada histrica. Foi primeiro JURDICO (privatista e publicstico) com ROSSEAU. Depois, ECONMICO, com FERGUSON, SMITH, SAINT-SIMON e MARX. Enfim, SOCIOLGICO, com COMTE, SPENDER e TOENNIES. NO SOCIALISMO UTPICO (Saint-Simon), a Sociedade se define pelo seu teor econmico, pela existncia de classes. PROUDHON v no Estado a opresso organizada e, na SOCIEDADE, a liberdade difusa. MARX e ENGELS conservam a distino conceitual entre ESTADO e SOCIEDADE, deixando de tomar o Estado como algo separado da Sociedade, que tivesse existncia autnoma. Segundo os MARXISTAS, o Estado produto da sociedade, instrumento das contradies sociais e s se explica luz do desenvolvimento da Sociedade. O ESTADO NO EST FORA DA SOCIEDADE, MAS DENTRO. A SOCIOLOGIA (Comte, Spencer) FORCEJA POR APAGAR A ANTINOMIA ESTADO E SOCIEDADE.

Segundo NORBERTO BOBBIO, a Sociedade tanto pode aparecer em oposio ao Estado como debaixo de sua gide. Conceito de SOCIEDADE, segundo BOBBIO: Conjunto de relaes humanas intersubjetivas, anteriores, exteriores e contrrias ao Estado ou sujeitas a este. 4. Conceito de ESTADO O Estado, como ordem poltica da Sociedade conhecido desde a antiguidade aos nossos dias. A polis dos gregos ou a civitas e a respublica dos romanos eram vozes que traduziam a idia de Estado, principalmente pelo aspecto de personificao do vnculo comunitrio, de aderncia imediata ordem poltica e de cidadania. No Imprio Romano, durante o apogeu da expanso e mais tarde entre os germnicos invasores, os vocbulos IMPERIUM e REGNUM passaram a exprimir a idia de Estado, como organizao de domnio e poder. O emprego moderno do nome Estado remonta a Maquiavel, quando este inaugurou O PRNCIPE com a frase clebre: Todos os Estados, todos os domnios que tm tido ou tm imprio sobre os homens so Estados, e so repblicas ou principados. H pensadores que conceituam o Estado segundo uma concepo filosfica, outros, segundo uma acepo jurdica e, por fim, outros levam em conta uma concepo sociolgica.

4.1. Acepo Filosfica HEGEL definiu o Estado como a realidade da idia moral. O valor social mais alto, que concilia a contradio Famlia e Sociedade, como instituio acima da qual sobre-paira to somente o absoluto. 4.2. Acepo jurdica. KANT conceituou o Estado, sob o ngulo jurdico, como a reunio de uma multido de homens vivendo sob as leis do Direito. DEL VECCHIO no poupou a definio de KANT. Disse que tanto pode se aplicar a um municpio, a uma provncia, e at mesmo a uma PENITENCIRIA. Porm DEL VECCHIO no vai mais alm. Ele define o Estado como o sujeito da ordem jurdica na qual se realiza a comunidade de vida de um povo ou como a expresso potestativa da sociedade. Posto que ressalte a distino entre Sociedade e Estado, despreza elementos concretos da realidade estatal, partes constitutivas do Estado. Vale a pena referir sua noo de que a SOCIEDADE O GNERO e o ESTADO, A ESPCIE. Ainda segundo DEL VECCHIO, a organizao estatal representa uma forma de sociedade em concorrncia ou em contraste com outras, como as religies e as nacionalidades, cujos laos abrangem, por vezes, efetivos humanos mais numerosos, mas carecem da solidez do lao poltico.

De igual teor jurdico o CONCEITO DE ESTADO DE BURDEAU, que assinala o aspecto institucional do poder. Diz esse Autor: O Estado se forma quando o poder assenta numa instituio e no num homem. Chega-se a esse resultado mediante uma operao jurdica que chama a INSTITUCIONALIZAO DO PODER. 4.3. Acepo sociolgica. Com SPENGLER, OPPENHEIMER, DUGUIT e outros o conceito de Estado toma colorao sociolgica. Segundo OPPENHEIMER, o Estado no passa daquela instituio social que um grupo vitorioso imps ao vencido, com o nico fim de organizar o domnio do primeiro sobre o segundo e resguardar-se contra rebelies intestinas e agresses estrangeiras. A posio de DUGUIT no difere da de OPPENHEIMER. DUGUIT considera o Estado como coletividade que se caracteriza pela diferenciao entre fortes e fracos, onde os fortes monopolizam a fora, de modo concentrado e organizado. Grupo humano fixado em determinado territrio, onde os mais fortes impem sua vontade aos mais fracos. JHERING diz que o Estado A ORGANIZAO SOCIAL DO PODER DE COERO.

5. Elementos constitutivos do Estado. So esses elementos de ordem foram e de ordem material. De ordem formal, h o PODER POLTICO na sociedade, que, segundo DUGUIT surge do domnio dos mais fortes sobre os mais fracos. De ordem material, o elemento humano, que se qualifica em graus distintos, como POPULAO, POVO e NAO, em termos demogrficos, jurdicos e culturais. E o ELEMENTO TERRITRIO. JELLINEK formulou o seguinte conceito de ESTADO: a corporao de um povo, assentada num determinado territrio e dotada de um poder originrio de mando. 6. POPULAO E POVO 6.1. Conceito de populao. Todas as pessoas presentes no territrio do Estado, num determinado momento, inclusive estrangeiros, fazem parte da populao. , pois, a populao, um dado essencialmente quantitativo, que independe de qualquer lao jurdico de sujeio ao poder estatal.

No se confunde com a noo de povo, porquanto nesta o fundamental o vnculo do indivduo ao Estado atravs da nacionalidade ou da cidadania. A populao conceito puramente demogrfico e estatstico. Seu estudo cientfico tem sido feito pela DEMOGRAFIA, disciplina auxiliar da Cincia Poltica e que se ocupa tanto dos aspectos quantitativos como qualitativos do elemento populacional. 6.2. Conceito poltico de POVO O conceito de povo pode ser estabelecido do ponto de vista poltico, jurdico e sociolgico. Segundo CCERO, POVO a reunio da multido associada pelo consenso do direito e pela comunho da utilidade. A nova teoria do Estado que comea com a implantao da sociedade liberal-burguesa, na segunda metade do sculo XVIII, parte do povo. Teve incio esse princpio com o ESTADO LIBERAL, constitucional e representativo. A histria que vai do sufrgio restrito ao sufrgio universal a prpria histria da implantao do princpio democrtico e da formao poltica do conceito de povo. Embora restrito, o sufrgio inaugura a participao dos governados, sua presena oficial no poder mediante o sistema representativo, elegendo representantes que interviro na elaborao das leis e que exprimiro pela primeira vez na sociedade moderna uma vontade poltica nova distinta da vontade dos reis absolutos. POVO O CORPO ELEITORAL.

Nossa Constituio diz que TODO PODER EMANDA DO POVO E EM SEU NOME SER EXERCIDO. O que povo? Povo aquela parte da populao capaz de participar, atravs de eleies, do processo democrtico, dentro de um sistema varivel de limitaes, que depende de cada pas e de cada poca. 6.3. Conceito jurdico O povo exprime o conjunto de pessoas vinculadas de forma institucional e estvel a um determinado ordenamento jurdico. Conjunto de pessoas que pertencem ao Estado pela relao de CIDADANIA. Fazem parte do povo tanto os que se acham no territrio como fora deste, no estrangeiro, mas presos a um determinado sistema de poder ou ordenamento normativo pelo vnculo de cidadania. A CIDADANIA a prova de identidade que mostra a relao ou vnculo do indivduo com o Estado. mediante essa relao que uma pessoa constitui frao ou parte de um povo. O status de cidadania implica numa situao jurdica subjetiva, consistente num complexo de direitos e deveres de carter pblico. O STATUS CIVITATIS ou estado de cidadania define a capacidade pblica do indivduo, a soma dos direitos polticos e deveres que ele tem perante o Estado.

DA CIDADANIA derivam direitos: o direito de votar e ser votado, ou deveres, como os de fidelidade ptria, prestao de servio militar, e observncia das leis do Estado. A matria se acha regulada no artigo 12 da Constituio Federal, que define quem brasileiro e quem constitui o nosso povo. 7. DO TERRITRIO DO ESTADO. 7.1. Conceito de Territrio Constitui a base geogrfica do PODER. A parte do globo terrestre na qual se acha efetivamente fixado o elemento populacional, com excluso da soberania de qualquer outro. O TERRITRIO o espao dentro do qual o Estado exercita seu poder de imprio SOBERANIA. So partes do territrio a terra firme, com as guas ali compreendidas, o mar territorial, o subsolo e a plataforma continental, bem como o espao areo. 7.2. Mar territorial Compreende-se por mar territorial aquela faixa varivel de guas que banham a costa de um Estado e sobre as quais exerce ele direitos de soberania. Zona adjacente ou contgua ao territrio continental do Estado, alcana uma certa distncia da costa.

BRASIL: 200 milhas 7.3. Subsolo e a plataforma continental A concepo poltica e jurdica do territrio j o apresenta como um espao concebido em trs dimenses. 8. O PODER DO ESTADO 8.1. Do conceito de PODER O poder representa aquela energia bsica que anima a existncia de uma comunidade humana num determinado territrio, conservando-a unida, coesa e solidria. Faculdade de tomar decises em nome da coletividade. Com o poder se entrelaam a fora e a competncia, compreendida esta ltima como a legitimidade oriunda do consentimento. TRAOS CARACTERSTICOS DO PODER DO ESTADO: a imperatividade, a capacidade de auto-organizao, a unidade e indivisibilidade do poder, o princpio de legalidade, e a soberania. 8.2. Imperatividade e natureza integrativa do poder estatal. A Sociedade, termo genrico, abrange formas especficas de organizao social, cuja distino se faz pelos objetivos, pela extenso e pelo grau de intensidade dos laos que prendem os indivduos aos diversos tipos de associao conhecidos.

O Estado, posto que seja uma forma de sociedade, no a nica nem a mais vasta, pois coexiste com outras que lhe so anteriores, como a Famlia, ou o ultrapassam na dimenso geogrfica, , como o cristianismo. Que trao essencial resta para separar o Estado, como organizao do poder, das demais sociedades que exercem influncia e ao sobre o comportamento de seus membros? Esse trao a necessria e obrigatria participao do indivduo numa sociedade estatal. Nascemos no Estado e inconcebvel a vida fora do Estado. Ao passo que as demais associaes so de participao voluntria, conservando sempre livre aos seus membros a porta de entrada e sada, o Estado, que possui o monoplio da coao organizada, no somente emite regras de comportamento seno que dispe dos meios imprescindveis para impor a observncia do que foi estatudo. Atua o Estado no ambiente coletivo com a mxima imperativa e firmeza, formando aquele vasto crculo de segurana e ao no qual se movem outros crculos menores, que so os grupos e indivduos. Verifica-se que todo Estado, comunidade territorial, implica uma diferenciao entre governantes e governados, entre homens que mandam e homens que obedecem, entre os que detm o poder e os que a ele se sujeitam. 8.3. A capacidade de auto-organizao. O carter estatal de uma organizao social, decorre da circunstncia de proceder de um direito prprio, de uma faculdade autodeterminativa, de uma autonomia constitucional o poder que essa organizao exerce sobre seus componentes.

H Estado desde que o poder social esteja em condies de elaborar ou modificar por direito prprio e originrio uma ordem constitucional. Existindo instrumento autnomo de poder financeiro, policial e militar com capacidade organizadora e regulativa a existir o Estado. 8.4. A unidade e indivisibilidade do poder Significa que somente pode haver um nico titular desse poder, que ser sempre o Estado como pessoa jurdica. O princpio da unidade ou indivisibilidade do poder do Estado resulta historicamente da superao do dualismo medievo que repartia o poder entre o prncipe e as corporaes, dotadas estas, por vezes, de um poder de polcia e jurisdio. Desprende-se o poder do Estado da pessoa do governante e permite-se compreender a comunidade regida fora das concepes civilistas do direito de propriedade, dominantes no medievo. Cumpre distinguir a titularidade do poder estatal do exerccio desse mesmo poder. Titulares do poder so aquelas pessoas cuja vontade se toma como vontade estatal. Essa vontade, expressando o poder do Estado, se manifesta atravs de rgos estatais, que determinam em seus atos e decises o carter e fins do ordenamento poltico. No Estado Democrtico a titularidade do poder estatal pertence ao povo.

O seu exerccio, porm, cabe aos rgos atravs dos quais o poder se concretiza, quais sejam o corpo eleitoral, o Parlamento, o Ministrio, o chefe de Estado. A distino enunciada faculta compreender a contradio aparente que resultaria do postulado essencial da unidade do poder contraposto ao PRINCPIO DA SEPARAO DOS PODERES consagrado por Montesquieu em Do Esprito e das Leis. O poder do Estado na pessoa de seu titular indivisvel: a diviso s se faz quanto ao exerccio do poder, quanto s formas bsicas de atividade estatal. Distribuem-se atravs de trs tipos fundamentais: a funo legislativa, a funo judiciria e a funo executiva, que so cometidas a rgos ou pessoas distintas, com o propsito de evitar a concentrao de seu exerccio numa nica pessoa. 8.5. O princpio da legalidade. A legalidade nos sistemas polticos exprime basicamente a observncia das leis, o procedimento da autoridade em consonncia estrita com o direito estabelecido. Todo o poder estatal deve atuar sempre de conformidade com as regras jurdicas vigentes. A acomodao do poder que se exerce ao direito que o regula. O funcionamento do regime e a autoridade investida nos governantes devem reger-se segundo as linhas traadas pela Constituio.

8.6. A SOBERANIA da essncia do ordenamento estatal uma superioridade e supremacia. A noo de soberania faz que o poder do Estado se sobreponha aos demais poderes sociais, que lhes ficam subordinados. A soberania entendida como soberania interna fixa a noo de predomnio que o ordenamento estatal exerce num certo territrio e numa determinada populao sobre os demais ordenamentos sociais. Aparece o Estado como portador de uma vontade suprema e soberana SUPREMA POTESTAS que deflui de seu papel privilegiado de ordenamento poltico monopolizador da coao incondicionada na sociedade. Estado ou poder estatal e soberania coincidem amplamente. Onde houver Estado haver soberania. A soberania uma e indivisvel, no se delega a soberania, a soberania irrevogvel, a soberania perptua, a soberania um poder supremo. FINS DO ESTADO...prembulo da Constituio.

You might also like