You are on page 1of 3

O Fluxo de Caixa nas Micro e Pequenas Empresas

rea de Atuao: Gesto Financeira O que realmente o Fluxo de Caixa nas Micro e Pequenas Empresas? O Fluxo de Caixa uma reserva de dinheiro, que oscila (e como) com entradas (vendas, emprstimos, venda de aes, entre outros) e sadas (pagamentos, compras, despesas em geral), um saldo com um histrico, realizado e planejado para determinado perodo. O Fluxo de Caixa uma ferramenta para o gerenciamento financeiro e tem o objetivo de tornar mais slidas as decises a serem tomadas. O controle pode ser feito a curto prazo, para serem definidas as despesas que a empresa ter ou no mnimo poder ter para o prximo perodo, a fim de evitar usar o limite do cheque especial oferecido pelo banco, ou decises paralelas, como, por exemplo, factoring, emprstimos, entre outros. No caso das micro e pequenas empresas, os empresrios muitas vezes no se programam para o prximo perodo, ou seja, quando h dinheiro no caixa, comentem o erro de gast-lo sem se atentar para a duplicata prestes a vencer nos prximos dias. O objetivo do Fluxo de Caixa evitar esse problema. Com a implantao do Fluxo de Caixa com regime de competncia, h a projeo do capital de giro, tornando possvel determinar, no exatamente, porm prximo da realidade, o quanto de dinheiro estar disponvel no dia do pagamento, por isso os dados e nmeros devem ser reais e as projees devem ser as mais precisas possveis. Como em todos os tipos de empresa, os fluxos de entradas e sadas so divididos em trs partes: 1. Fluxos Operacionais: pagamentos (sadas) de ganhos acumulados (salrios a pagar, mo de obra, produtos em processo, produtos acabados, despesas

operacionais, entre outros), pagamentos de compras a crdito (duplicatas a pagar, matria-prima, entre outros) e despesas indiretas.

2. Fluxos de Investimento: significam as sadas, que podem ser, por exemplo, a compra de ativos imobilizados, e as entradas, que so a venda desses ativos. Geralmente esto relacionados ao aumento e diminuio de ativos a longo prazo.

3. Fluxos de Financiamento: so as entradas, que podem ser emprstimos ou vendas de aes, e as sadas, quitaes de emprstimos ou recompra de aes. Esto relacionados a emprstimos de credores e investidores da entidade. Para que no haja nenhum problema de desenvolvimento de projetos, todas as reas da empresa devem estar interligadas e ter um bom regime de competncia. Por exemplo, se o marketing no fizer seu planejamento com dados prximos aos reais, a empresa se basear em algo irreal, acarretando assim um enorme prejuzo. Portanto, o administrador financeiro da empresa (ou o proprietrio mais comum em MPEs) dever levar em conta alguns dos fatores internos citados anteriormente. de extrema importncia o planejamento do Fluxo de Caixa da empresa, pois, a partir de seu capital disponvel, possvel saber se h ou no necessidade de fazer emprstimos de curto ou longo prazo, se precisar usar o limite do cheque especial, ou recorrer a alguma outra forma de recurso financeiro. No caso de supervits, ser possvel determinar o que far com o dinheiro: aplicar, comprar novos equipamentos ou investir. A partir do Fluxo de Caixa, pode ser analisada a sazonalidade da empresa, qual ser a melhor data para pagamento de fornecedores, pagamentos de funcionrios sem atraso, entre outras despesas. O Fluxo de Caixa deve ser utilizado como forma de planejamento e controle nas MPEs. a forma mais eficaz de ver as movimentaes financeiras, pois pode acontecer de a empresa ter lucro, mas contrair dvidas.

importante utilizar o livro-caixa, pois nele esto registradas de maneira histrica e cronolgica as informaes financeiras da empresa. Muitas MPEs no controlam seu fluxo de dinheiro e, como consequncia, precisam recorrer a bancos para fazer antecipaes de crditos como soluo para repor seu capital de giro, pagando, por isso, juros mensais exorbitantes. O problema encontrado nesse tipo de empresa que as ferramentas e recursos gerenciais so muito escassos, ento no procuram ferramentas para otimizar seus negcios. muito difcil e complicado adotar o Fluxo de Caixa nas MPEs, mas no impossvel. O regime de competncia algo que, em empresas pequenas ou at mesmo familiares, se torna um caos para ser realizado, porm, para a empresa ter controle sobre suas entradas e sadas, deve implantar essa ferramenta essencial, que no tem custo, embora exija um pouco de trabalho, trabalho este que ser muito bem utilizado nas projees e planejamentos do prximo perodo. Antes de implantar o Fluxo de Caixa, preciso ter em mente suas vantagens e desvantagens: Vantagens do Fluxo de Caixa Facilita a elaborao de projetos e planejamentos para os prximos perodos; Os resultados financeiros so mais visveis; possvel visualizar possveis futuros problemas com o capital de giro futuro. Desvantagens do Fluxo de Caixa Baixa quantidade de informaes; Basta um erro no fluxo e todo o planejamento estar comprometido; No existe um mtodo especfico para o seu fluxo, alguns pases consideram os bancos, enquanto outros, os ttulos; logo, no h uma forma especfica de faz-lo.

Disponvel em: <http://www.ecrconsultoria.com.br/biblioteca/artigos/gestao-financeira/ofluxo-de-caixa-nas-micros-e-pequenas-empresas>. Acesso em: 22 out. 2012. (Adaptado).

You might also like