You are on page 1of 98

CIEDE

CICLO INTRODUTRIO DE ESTUDO DA DOUTRINA ESPRITA

Ciclo Introdutrio de Estudo da Doutrina Esprita


1. Informaes
Considerando que o Centro Esprita deve desempenhar papel relevante na divulgao da Doutrina Esprita, mantendo o clima de entendimento, harmonia e fraternidade, foram unidos os esforos no sentido de atingir tal objetivo. Assim que, para atender as pessoas que chegam ao Centro Esprita, querendo conhecer a Doutrina, procuramos atend-las dentro de suas reais necessidades, proporcionando-lhe o CIEDE - Ciclo Introdutrio de Estudo da Doutrina Esprita. O Ciclo Introdutrio de Estudo da Doutrina Esprita - CIEDE - objetiva proporcionar ao participante que deseja conhecer a Doutrina Esprita o incio de um estudo metdico da Doutrina, com programao previamente elaborada.

2. O Ciclo Introdutrio da Doutrina Esprita


2.1 - Apresentao: Composto de 27 temas ou roteiros, tem por objetivo iniciar o participante no Estudo Metdico da Doutrina Esprita e integr-lo nas atividades da Casa. Por formar um conjunto orgnico assegura o progresso sistemtico do participante no domnio do conhecimento e desperta o interesse pela continuidade do estudo. um processo gradativo de apropriao do conhecimento que assume papel fundamental, pois ao transmitir o contedo bsico cria condies para a apreenso de conceitos mais complexos. Para tanto deve ser compreendido no pelo nmero de reunies que o participante assista, mas pelo acesso a todos os temas que fazem parte do contedo programtico. Constitui-se, assim, numa escalada segura para a participao no programa de Estudo Sistematizado da Doutrina Esprita - ESDE.

DEDO

EQUIPE ESDE
-2-

2005

2.2 - Encaminhamento metodolgico: ... O Centro Esprita deve ser compreendido como a casa de grande famlia, onde as crianas, jovens, adultos e os mais idosos tenham oportunidade de conviver, estudar e trabalhar... (Orientao ao Centro Esprita) A posse de novos conhecimentos proporciona outras formas de ver e compreender o mundo. A Casa Esprita recebe inmeras pessoas vidas desse conhecimento, e este o momento propcio em que se encontra o participante para o acesso a este novo saber. Como cada indivduo tem o seu momento prprio para dar incio a esse processo que se adotou a sistemtica de ciclo permanente. Assim fica com o participante a opo e deciso de quando comear, uma vez que ele poder faz-lo independente do tema do programa que esteja sendo abordado. Uma das alternativas mais ricas com que os adultos contam para estudar o trabalho em grupo, onde diferentes indivduos interagem em busca de um objetivo comum, dividindo e compartilhando esforos. A forma de desenvolver os contedos privilegiar a participao de todos os elementos do grupo. importante que o facilitador conhea os conceitos que os membros do grupo trazem sobre o assunto, que relacione com a prtica do dia-a-dia, e que apresente os conceitos luz da Doutrina Esprita, a fim de proporcionar aos participantes do grupo a elaborao de um novo enfoque mais racional. No desejvel que o membro do grupo simplesmente saiba novas coisas, mas, sim, que pense sobre as mesmas. O objetivo, assim, no fornecer verdades prontas e acabadas antes, capacitar o indivduo a ir em busca do conhecimento que se espera seja alcanado. Participando ativamente, os elementos do grupo tem diferentes oportunidades de, ao interagir com o facilitador e companheiros, construir essa aprendizagem. Neste processo, facilitador e participante se respeitam como individualidades, pessoas que possuem experincias diversas dentro de uma realidade e objetivos. Partindo desse pressuposto, um estudo pautado exclusivamente em aulas, onde o facilitador apenas expe o contedo sem dialogar, sem usar tcnicas, vivncias, jogos, est fadado ao fracasso. preciso que todos participem ativamente. O facilitador no meramente um transmissor de conhecimentos, como o participante no receptor passivo dos mesmos. O facilitador um mediador entre o elemento do grupo e o conhecimento, algum que deve criar situaes para a aprendizagem. Seu papel o de interlocutor, que assinala, salienta, orienta e coordena.

DEDO

EQUIPE ESDE
-3-

2005

fundamental incentivar os participantes a relacionarem o que foi estudado no grupo com outras experincias fora dele. Com isso, passam a compreender o valor dos novos conhecimentos, atingindo sempre que possvel, pontos comuns de opinies e, superando o individualismo autoritrio, chegam a vivncia dos conhecimentos adquiridos. 2.3 - Procedimento de Estudo: No incio, o estudo poder se desenvolver atravs de exposies dialogadas, podendo o facilitador enriquec-lo com recursos audiovisuais e, gradativamente, introduzir algumas tcnicas simples de estudo em grupo. Ao longo do processo, as tcnicas de estudo em grupo podero ser utilizadas com maior freqncia e variedade, porm, a exposio dialogada continuar sendo bastante utilizada. Qualquer que seja a tcnica utilizada pelo facilitador, este dever considerar as diferenas existentes no grupo, respeitando o ritmo pessoal de cada um, mas sem perder de vista a metodologia e os princpios filosficos doutrinrios que norteiam as atividades da Casa Esprita. 2.4 - Avaliao: Refletir avaliar e avaliar , tambm, planejar, estabelecer objetivos. Os critrios de avaliao devem, por isso, estar subordinados s finalidades e objetivos, previamente, estabelecidos. A avaliao, no contexto do Centro Esprita, no poder se restringir a termos de rendimento, mas num processo contnuo e permanente, verificar se, atravs da aquisio de novos conhecimentos, os participantes do grupo esto se integrando nas atividades nele desenvolvidas. 2.5 - Participao: A pessoa que desejar ser encaminhada para o estudo, podendo iniciar em qualquer um dos roteiros que esteja sendo desenvolvido. O acompanhamento ser atravs de fichas individuais, onde sero registradas as datas em que o elemento do grupo participou de determinado assunto. Ao cumprir os roteiros do CIEDE, ser convidado a dar continuidade ao estudo no grupo que desenvolve o ESDE, Estudo Sistematizado da Doutrina Esprita. importante que se observe que o acompanhamento das presenas se faz em relao ao assunto estudado e no ao nmero de vezes que o participante venha Casa Esprita.

DEDO

EQUIPE ESDE
-4-

2005

O acesso ao conhecimento o que lhe proporcionar condies para a continuidade do estudo e principalmente a sua integrao na tarefa esprita. 2.6 - Contedos: O contedo a ser desenvolvido no programa, refere-se ao estudo das obras bsicas da Doutrina Esprita. A perspectiva de realizar um trabalho de estudo doutrinrio abrangente e capaz de minimizar as diferenas de conhecimento entre os iniciantes desse processo no permitiria apresentar os contedos de forma fragmentada. No h como separar em pedaos o Conhecimento Esprita, ao contrrio, ele se d numa perspectiva de continuidade e num grau crescente de complexidade. No entanto, para efeitos puramente didticos, foram organizados os contedos a serem enfatizados na etapa do programa. 2.6.1 - Objetivos: Estudar aspectos dos princpios bsicos da Doutrina Esprita, bem como as implicaes destes na vida; Compreender o carter da revelao esprita, as leis morais e as implicaes desse conhecimento no processo evolutivo do Esprito.

DEDO

EQUIPE ESDE
-5-

2005

ROTEIROS
1. Carter da Revelao Esprita 2. O Espiritismo como Consolador Prometido 3. A Doutrina Esprita - Aspectos Filosfico e Cientfico 4. A Doutrina Esprita - Aspecto Religioso 5. Deus 6. Atributos de Deus 7. Lei Divina ou Natural - Lei de Adorao 8. Lei do Trabalho - Lei de Reproduo 9. Lei de Destruio - Lei de Conservao 10. Lei do Progresso - Lei de Sociedade 11. Lei de Igualdade - Lei de Liberdade 12. Lei de Justia, de Amor e de Caridade 13. Justia Divina 14. Das Penas e Gozos Terrestres 15. Os Espritos 16. Esprito, Perisprito e Corpo 17. Reencarnao - 1 Parte 18. Reencarnao - 2 Parte 19. Desencarnao 20. Pluralidade dos Mundos Habitados 21. Mediunidade 22. Educao Medinica 23. Influncia dos Espritos 24. Influncia dos Espritos nos atos e pensamentos 25. O Espiritismo e os Rituais 26. Perturbaes obsessivas 27. Evoluo Espiritual

DEDO

EQUIPE ESDE
-6-

2005

Roteiro n 1 CARTER DA REVELAO ESPRITA As Obras Bsicas


Objetivos: Analisar os caracteres da Revelao Esprita, sua significao e alcance. Ressaltar a necessidade do estudo das obras da codificao. Idias Principais: 1. A caracterstica essencial de qualquer revelao tem que ser a verdade. 2. A Revelao Esprita tem duplo carter: participa ao mesmo tempo da Revelao Divina e da Revelao Cientfica. 3. O que caracteriza a Revelao Esprita ser divina a sua origem e de iniciativa dos Espritos, sendo sua elaborao fruto do trabalho do homem. 4. As Obras Bsicas: O Livro dos Espritos - 18 de abril de 1857; O Livro dos Mdiuns - Janeiro de 1861; O Evangelho Segundo o Espiritismo - Abril de 1864; O Cu e o Inferno - 1865; A Gnese - Janeiro de 1869.

Fontes Complementares: Obras Pstumas. Allan Kardec - Carter e conseqncias religiosas das manifestaes dos Espritos. A Gnese. Allan Kardec - Captulo 1. Obras Bsicas - O Livro dos Espritos, O Livro dos Mdiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Cu e o Inferno e a Gnese.

DEDO

EQUIPE ESDE
-7-

2005

SNTESE DO ASSUNTO
O CARTER DA REVELAO ESPRITA

ROTEIRO N 1

Definamos primeiro o sentido da palavra revelao. Revelar, do latim revelare, cuja raiz, velum, vu, significa literalmente sair de sob o vu - e, figuradamente, descobrir, dar a conhecer uma coisa secreta ou desconhecida. Segundo Lon Denis, revelao significa simplesmente ao de levantar um vu e descobrir coisas ocultas. Nenhuma cincia existe que haja sado prontinha do crebro de um homem. Todas, sem exceo nenhuma, so fruto de observaes sucessivas, apoiadas em observaes precedentes, como em um ponto conhecido, para chegar ao desconhecido. Foi assim que os Espritos procederam, com relao ao Espiritismo. Da ser gradativo o ensino que ministram. A caracterstica essencial de qualquer revelao tem que ser a verdade. Revelar um segredo tornar conhecido um fato; se falso, j no um fato e, por conseqncia, no existe revelao. O carter essencial da Revelao Divina o da eterna verdade. Alm disso, convm notar que em parte alguma o ensino esprita foi dado integralmente; ele diz respeito a to grande nmero de observaes, a assuntos to diferentes, exigindo conhecimentos e aptides medinicas especiais, que impossvel era acharem-se reunidas num mesmo ponto todas as condies necessrias. Tendo o ensino que ser coletivo e no individual, os Espritos dividiram o trabalho, disseminando os assuntos de estudo e observao como, em algumas fbricas, a confeco de cada parte de um mesmo objeto repartida por diversos operrios.

DEDO

EQUIPE ESDE
-8-

2005

Por sua natureza a revelao esprita tem duplo carter: participa ao mesmo tempo da revelao divina e da revelao cientfica. Numa palavra, o que caracteriza a revelao esprita o ser divina a sua origem e da iniciativa dos Espritos, sendo a sua elaborao fruto do trabalho do homem. Por isso, o moderno espiritualismo no dogmatiza nem se imobiliza. No alimenta pretenso alguma infalibilidade. Posto que superior aos que o precederam, o ensino esprita progressivo como os prprios Espritos. Ele se desenvolve e completa medida que, com a experincia, se efetua o progresso nas duas humanidades, a da Terra e a do espao - humanidades que se penetram mutuamente e das quais cada um de vs deve, alternativamente, fazer parte.

OBRAS BSICAS
1. O Livro dos Espritos Publicado em 18 de abril de 1857. Este o livro bsico da Doutrina Esprita. Nele esto contidos os princpios fundamentais do Espiritismo, tal como foram transmitidos pelos Espritos Superiores a Allan Kardec, atravs do concurso de diversos mdiuns. Seu contedo apresentado em quatro partes: das Causas Primrias; do Mundo Esprita ou dos Espritos; das Leis Morais; e das Esperanas e Consolaes. 2. O Livro dos Mdiuns Publicado em janeiro de 1861. Neste livro, Espritos Superiores explicam todos os gneros de manifestaes, os meios de comunicao com os Espritos, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os tropeos que eventualmente possam surgir na prtica medinica. constitudo de duas partes: Noes Preliminares e das Manifestaes Espritas. DEDO EQUIPE ESDE
-9-

2005

3. O Evangelho Segundo o Espiritismo Publicado em abril de 1864. Enquanto o Livro dos Espritos apresenta a Filosofia Esprita, O Livro dos Mdiuns a Cincia Esprita, O Evangelho Segundo o Espiritismo oferece a base e o roteiro da Religio Esprita. Logo na introduo deste livro, o leitor encontrar as explicaes de Kardec sobre o objetivo da obra, esclarecimentos sobre a autoridade da Doutrina Esprita, a significao de muitas palavras freqentemente empregada nos textos evanglicos, a fim de facilitar a compreenso do leitor para o verdadeiro sentido de certas mximas do Cristo, que a primeira vista podem parecer estranhas. Ainda na introduo, refere-se a Scrates e a Plato como precursores da Doutrina Crist e do Espiritismo. O Evangelho Segundo o Espiritismo compe-se de 28 captulos, 27 dos quais dedicados explicao das mximas de Jesus, sua concordncia com o Espiritismo e sua aplicao s diversas situaes da vida. 4. O Cu e o Inferno Publicado em agosto de 1865. Denominado tambm A Justia Divina Segundo o Espiritismo, este livro oferece o exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal vida espiritual. O Cu o Inferno coloca ao alcance de todos o conhecimento do mecanismo pelo qual se processa a Justia Divina, em concordncia com o princpio evanglico: A cada um, segundo suas obras. 5. A Gnese Publicada em janeiro de 1868. Destacam-se os temas: existncia de Deus, origem do bem e do mal, destruio dos seres vivos uns pelos outros, explicaes sobre as leis naturais, a criao e a vida no Universo, a formao da Terra, a formao primria dos seres vivos, o homem corpreo e a unio do princpio espiritual matria. DEDO EQUIPE ESDE
- 10 -

2005

Roteiro n 2
A TERCEIRA REVELAO DE DEUS AOS HOMENS O ESPIRITISMO COMO CONSOLADOR PROMETIDO KARDEC E AS OBRAS DA CODIFICAO Objetivos: Explicar que o que caracteriza a Revelao Esprita a sua origem espiritual. Tecer comentrios sobre o Espiritismo como Consolador prometido por Jesus. Citar Kardec e apresentar as obras da Codificao. Idias Principais: 1. O Espiritismo a nova cincia que vem revelar aos homens, por provas irrecusveis, a existncia e a natureza do mundo espiritual e suas relaes com o mundo corporal. 2. O Espiritismo realiza o que Jesus disse do Consolador prometido. O homem passa a saber de onde vem, para onde vai e porqu est na Terra.

3. O Espiritismo dirigindo-se no s ao corao, mas igualmente ao raciocnio, faz sentir mais claramente a grandeza dos seus ensinamentos, partindo das prprias palavras do Cristo, sendo portanto conseqncia direta da sua Doutrina. 4. Hippolyte Leon Denizard Rivail (Allan Kardec), foi o Codificador da Doutrina Esprita (03 de outubro de 1804 a 31 de maro de 1869).

DEDO

EQUIPE ESDE
- 11 -

2005

Fontes Complementares: O Evangelho Segundo o Espiritismo. Allan Kardec - cap. 1, itens 5 a 7 e 10, cap. 6, itens 3 e 4. A Gnese. Allan Kardec - captulo 1, itens 5 a 7 e 10, captulo 6, itens 3 e 4. Roteiro. Francisco Cndido Xavier/Emmanuel - captulo 25 e 33. As Leis Morais. Rodolfo Calligaris - A progressividade da revelao divina. O Esprito da Verdade. Francisco Cndido Xavier/Autores Diversos - cap. 8, 52, 81 e 92. Nas Pegadas do Mestre. Vincius - captulo: O destino da criao.

DEDO

EQUIPE ESDE
- 12 -

2005

SNTESE DO ASSUNTO

ROTEIRO N 2

O ESPIRITISMO
O Espiritismo a cincia nova que vem revelar aos homens, por meio de provas irrecusveis, a existncia e a natureza do mundo espiritual e as suas relaes com o mundo corpreo. Ele no-lo mostra, no mais como coisa sobrenatural, porm, ao contrrio, como uma das foras vivas da Natureza, como a fonte de uma imensidade de fenmenos at hoje incompreendidos e, por isso, relegados para o domnio do fantstico e do maravilhoso. O Espiritismo a chave com o auxlio da qual tudo se explica de modo fcil. O Espiritismo a terceira revelao da Lei de Deus, mas no tem a personific-la nenhuma individualidade, porque fruto do ensino dado, no por um homem, sim pelos Espritos que so as vozes do Cu, em todos os pontos da Terra, com o concurso de uma multido inumervel de intermedirios. Assim como o Cristo disse: No vim destruir a lei, porm cumpri-la, tambm o Espiritismo diz: No venho destruir a lei crist, mas dar-lhe execuo. Nada ensina em contrrio ao que ensinou o Cristo; mas, desenvolve, completa, explica, em termos claros e para toda gente, o que foi dito apenas sob a forma alegrica. O Espiritismo vem, no tempo marcado, cumprir a promessa do Cristo: o Esprito de Verdade preside a sua instituio, chama os homens observncia da Lei e ensina todas as coisas fazendo compreender melhor o que o Cristo disse. O Espiritismo vem abrir os olhos e os ouvidos, porque fala sem figuras e sem alegoria.

DEDO

EQUIPE ESDE
- 13 -

2005

OBRAS BSICAS O Livro dos Espritos - 1857 Nele esto contidos os princpios fundamentais do Espiritismo. O Livro dos Mdiuns - 1861 Rene o ensino dos Espritos Superiores com a explicao de todos os gneros de manifestaes, os meios de comunicao com os Espritos, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os tropeos que eventualmente possam surgir na sua prtica. O Evangelho Segundo o Espiritismo - 1864 Explicao das mximas de Jesus, de acordo com o Espiritismo e sua aplicao s diversas situaes da vida. O Cu e o Inferno - 1865 Tambm denominado A Justia Divina Segundo o Espiritismo, oferece o exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal vida espiritual. Coloca ao alcance de todos o conhecimento da forma pela qual se processa a justia divina. A Gnese - 1868 Destacam-se os temas: Existncia de Deus, origem do bem e do mal, explicaes sobre as leis naturais, a criao e a vida no Universo, a formao da Terra, a formao dos seres vivos, o homem corpreo e a unio do princpio espiritual matria.

DEDO

EQUIPE ESDE
- 14 -

2005

Roteiro n 3 A DOUTRINA ESPRITA Aspectos Filosfico e Cientfico


Objetivos: Conceituar a Doutrina Esprita em seu trplice aspecto. Abordar os aspectos cientfico e filosfico do Espiritismo. Idias Principais: 1. Espiritismo ao mesmo tempo uma cincia de observao e uma doutrina filosfica. Como cincia prtica ele consiste nas relaes que se estabelecem entre ns e os Espritos. Como filosofia, compreende todas as conseqncias morais que dimanam dessas mesmas relaes. 2. No aspecto cientfico, demonstra experimentalmente a existncia da alma e sua imortalidade, principalmente atravs do intercmbio medinico entre os encarnados e os desencarnados. 3. No aspecto filosfico do Espiritismo, enquadra-se o estudo dos problemas da origem e da destinao do homem, bem como o da existncia de uma inteligncia suprema, causa primria de todas as coisas.

Fontes Complementares: O Evangelho Segundo o Espiritismo. Allan Kardec - cap. 1, item 5. O que o Espiritismo. Allan Kardec - Prembulo O Livro dos Espritos. Allan Kardec - Introduo O Consolador. Francisco Cndido Xavier/Emmanuel

DEDO

EQUIPE ESDE
- 15 -

2005

SNTESE DO ASSUNTO

ROTEIRO N 3

A DOUTRINA ESPRITA - Aspectos Filosfico e Cientfico


O Espiritismo , ao mesmo tempo, uma cincia de observao e uma doutrina filosfica. Como cincia prtica ele consiste nas relaes que se estabelecem entre ns e os Espritos; como filosofia, compreende todas as conseqncias morais que dimana dessas mesmas relaes. Podemos defini-lo assim: O Espiritismo uma cincia que trata da natureza, origem e destino dos Espritos, bem como de suas relaes com o mundo corporal. Em vista disto, a Doutrina Esprita apresenta trs aspectos: o filosfico, o cientfico e o religioso. Quando o homem pergunta, interroga, cogita e quer saber o como e o porqu das coisas, dos fatos, dos acontecimentos, nasce a FILOSOFIA. O carter filosfico do Espiritismo est portanto, no estudo que faz do Homem: de seu Esprito, seus problemas, sua origem e destinao. Esse estudo leva ao conhecimento do mecanismo das relaes dos homens que vivem na Terra, com aqueles que j se despediram dela, temporariamente, pela morte. Estabelece as bases desse permanente relacionamento, demonstrando a existncia inquestionvel de algo que tudo cria e tudo comanda inteligentemente - DEUS. Definindo as responsabilidades do Esprito - quando encarnado (Alma) e tambm quando desencarnado, o Espiritismo Filosofia, regra moral que visa o comportamento dos seres da Criao, dotados de sentimento, razo e conscincia. O Espiritismo passa de Filosofia Cincia, quando confirma, pela experimentao, os conhecimentos filosficos, que prega e dissemina.

DEDO

EQUIPE ESDE
- 16 -

2005

Como Filosofia, trata do conhecimento frente razo; indaga dos princpios e das causas; perscruta o Esprito e interpreta os fenmenos. Como Cincia, prova-os. Os fatos ou fenmenos espritas, isto , produzidos por Espritos desencarnados, so a substncia da Cincia Esprita e seu objetivo o estudo e o conhecimento desses fenmenos, para a fixao das leis que os regem. No seu aspecto Cientfico e Filosfico, a Doutrina ser sempre um campo nobre de investigaes humanas, como outros movimentos coletivos de natureza intelectual, que visam o aperfeioamento da Humanidade.

DEDO

EQUIPE ESDE
- 17 -

2005

Roteiro n 4 A DOUTRINA ESPRITA Aspecto Religioso


Objetivos: Esclarecer que a Religio aliada Cincia adquirir fora inabalvel, porque estar de acordo com a razo. Explicar que Religio um sentimento divino que clarifica o caminho das almas e cada Esprito aprender na pauta do seu nvel evolutivo. Idias Principais: 1. O objetivo da Religio conduzir o homem a Deus, e toda religio que no torna o homem melhor, no atinge seu objetivo. 2. A Religio o sentimento divino que prende o homem ao Criador; as religies so organizaes dos homens, falveis e imperfeitas como eles prprios. 3. No o Espiritismo uma religio constituda, isto porque no tem culto, nem rito, nem cerimoniais e entre seus adeptos nenhum tomou ou recebeu o ttulo de sacerdote. Todavia, o Espiritismo nitidamente religioso quando estabelece um lao moral entre os homens e os une como conseqncia da comunho de vistas e sentimentos, fraternidade e solidariedade, indulgncia e benevolncia mtuas.

Fontes Complementares: O Evangelho Segundo o Espiritismo. Allan Kardec - Cap. 1. O que o Espiritismo. Allan Kardec - Prembulo Palavras de Emmanuel. Francisco Cndido Xavier/Emmanuel - Cap. Religies. O Consolador. Francisco Cndido Xavier/Emmanuel - 3 parte

DEDO

EQUIPE ESDE
- 18 -

2005

SNTESE DO ASSUNTO
A DOUTRINA ESPRITA - Aspecto Religioso

ROTEIRO N 4

O homem primitivo, no conseguindo a explicao para os vrios fenmenos naturais, entre os quais a chuva, o relmpago, o trovo, a germinao da semente, o nascimento e a morte, atribua-os a uma ou vrias potncias superiores, s quais reverenciavam, quer pelo temor que inspiravam, quer pelo carter maravilhoso ou sobrenatural de que eram revestidas. Nasciam assim as primeiras formas de adorao, atravs dos mais diferentes cultos, que deram origem a muitas religies do passado. Nesses cultos, sobressaiam-se determinados indivduos, alguns, quem sabe, portadores de certos dons. Desde tempos imemoriais, h registros de fenmenos medinicos que ganharam notoriedade. Eram os sacerdotes, que receberam os mais variados nomes, entre os diferentes povos. As religies sofreram modificaes no decorrer do tempo, para se adequarem s necessidades das diversas sociedades. Cultuavam divindades diferentes, com ritos diversificados, assim como as mais variadas concepes de Deus. Com o advento da era da razo, houve necessidade do aparecimento de uma nova forma de ligao: homem - Deus. O homem mais maduro e racional j se encontrava em condies de compreender Deus de um modo mais imaterial e ador-lo sem a necessidade de cultos meramente exteriores. Foi em funo desta evoluo humana, que nos meados do sculo passado, surge a Doutrina Esprita. O Espiritismo no tendo formas exteriores de adorao, nem sacerdotes, nem liturgias, nem dogmas, no entendidos por muitos como Religio. Todavia, tendo como exemplo o Cristianismo o seu nascedouro, reconhecemos que, para uma doutrina ter o carter religioso, no necessria nenhuma estrutura complicada, seno um conjunto de princpios capazes de transformar o homem para melhor. DEDO EQUIPE ESDE
- 19 -

2005

A Doutrina Esprita, como Cincia e como Filosofia, d ao homem o conhecimento dos grandes enigmas da vida, dentro de princpios lgicos. Atravs dela, ficamos sabendo o que somos, de onde viemos e para onde iremos aps a morte do corpo fsico e ainda, como responderemos pelo comportamento bom ou mau que aqui tivermos. Foi reconhecendo essa gama de conseqncias morais, que afetariam por certo os seguidores do Espiritismo e, por inspirao de Entidades Superiores, que Allan Kardec fez publicar, em 1864, o Evangelho Segundo o Espiritismo, admitindo que a moral esprita a moral do Evangelho, entendido este no seu sentido lgico e no desfigurado, quer pela letra, quer pelo dogma, aceitando-o nos pontos no controversos e que pudessem atender edificao humana. Emmanuel, nos diz que Religio o sentimento Divino, cujas exteriorizaes so sempre o amor, nas expresses mais sublimes. Enquanto a Cincia e a Filosofia operam o trabalho da experimentao e do raciocnio, a Religio edifica e ilumina os sentimentos. As primeiras se irmanam na Sabedoria, a Segunda personifica o Amor, as duas asas divinas com que a alma penetrar, um dia, nos prticos sagrados da espiritualidade. Atravs dos ensinamentos espritas pode-se fazer uma diferena entre Religio, propriamente dita, e religies no sentido de seitas humanas. Religio, para todos os homens, deveria compreender-se como sentimento divino que clarifica o caminho das almas e que cada Esprito aprender na pauta do seu nvel evolutivo. Neste sentido, a Religio sempre a face augusta e soberana da Verdade, porm, na inquietao que lhes caracteriza a existncia na Terra, os homens se dividiram em numerosas religiosas como se a f tambm pudesse ter fronteiras. A Religio o sentimento divino que prende o homem ao Criador. As religies so organizaes dos homens, falveis e imperfeitas como eles prprios; dignas de todo o acatamento, misturados com os elementos da Terra em que caram. DEDO EQUIPE ESDE
- 20 -

2005

Roteiro n 5 DEUS Conceito Provas da sua Existncia


Objetivos: Tecer consideraes a respeito do axioma: Todo efeito inteligente tem que decorrer de uma causa inteligente. Explicar a necessidade da idia de Deus para o homem. Idias Principais: 1. Deus a inteligncia suprema; causa primria de todas as coisas. 2. Pela obra se reconhece o autor... 3. Deus no se mostra, mas afirma-se mediante suas obras. 4. O poder de uma inteligncia se julga pelas suas obras. No podendo nenhum ser humano criar o que a natureza produz, a causa primria , conseqentemente, uma inteligncia superior humanidade.

Fontes Complementares: O Livro dos Espritos. Allan Kardec - questes 1 a 9. A Gnese. Allan Kardec - cap. 2, itens 1 a 7. Obras Pstumas. Allan Kardec - 1 parte. O Esprito da Verdade. Francisco Cndido Xavier/Waldo Vieira - cap. 10 e 44. Nas Pegadas do Mestre. Vincius - cap. Criaturas ou Filhos de Deus - A Justia Humana e a Justia Divina. Lampadrio Esprita. Divaldo Pereira Franco/Joanna de Angelis - cap. 2.

DEDO

EQUIPE ESDE
- 21 -

2005

SNTESE DO ASSUNTO
DEUS

ROTEIRO N 5

H um Deus, inteligncia suprema, causa primria de todas as coisas. No estado de inferioridade em que ainda se encontram, s muito dificilmente podem os homens compreender que Deus seja infinito. Vendo-se limitados e circunscritos, eles o imaginam tambm circunscrito, figuram-no quais eles so, imagem e semelhana deles. Os quadros em que o vemos com traos humanos contribuem para entreter esse erro no esprito das massas, que nele adoram mais a forma que o pensamento. Para a maioria, Ele um soberano poderoso, sentado num trono inacessvel e perdido na imensidade dos cus. No compreendem que Deus possa e se digne de intervir diretamente nas pequeninas coisas. A prova da existncia de Deus temo-la neste axioma: No h efeito sem causa. Vemos constantemente uma imensidade de efeitos, cuja causa no est na Humanidade, pois que a humanidade imponente para produzi-los, ou, sequer, para explicar. A causa est acima da Humanidade. a essa causa que se chama Deus, Jeov, Al, Brama, Fo-Hi, Grande Esprito, etc. Tais efeitos absolutamente no se produzem ao acaso, fortuitamente e em desordem. Desde a organizao do mais pequenino inseto, e da mais insignificante semente, at a Lei que rege os mundos que circulam no Espao, tudo atesta uma idia diretora, uma combinao, uma providncia, uma solicitude que ultrapassam todas as combinaes humanas. A causa , pois, soberanamente inteligente. Lanando o olhar em torno de si, sobre as obras da Natureza, notando a providncia, a sabedoria, a harmonia que presidem a essas obras, reconhece o observador no haver nenhuma que no ultrapasse os limites da mais portentosa inteligncia humana. Ora, desde que o homem no as pode produzir, que elas so produto de uma inteligncia superior Humanidade, a menos se sustente que h efeito sem causa. DEDO EQUIPE ESDE
- 22 -

2005

A existncia do relgio atesta a existncia do relojoeiro; a engenhosidade do mecanismo lhe atesta a inteligncia e o saber. Outro tanto ocorre com o mecanismo do Universo: Deus no se mostra, mas se revela pelas suas obras. A existncia de Deus , pois, uma realidade comprovada no s pela revelao, como pela evidncia material dos fatos. Os povos selvagens nenhuma revelao tiveram; entretanto, crem instintivamente na existncia de um poder sobrehumano. Eles vem coisas que esto acima das possibilidades do homem e deduzem que essas provm de um ente superior Humanidade. No demonstram raciocinar com mais lgica do que os que pretendem que tais coisas se fizeram a si mesmas? O conhecimento da verdade sobre Deus, sobre o mundo e a vida o que h de essencial pois Ele que nos inspira, nos sustenta e nos dirige, mesmo nossa revelia.

DEDO

EQUIPE ESDE
- 23 -

2005

Roteiro n 6 ATRIBUTOS DE DEUS


Objetivos: Enumerar alguns atributos de Deus. Esclarecer o significado desses atributos. Idias Principais: 1. No dado ao homem sondar a natureza ntima de Deus. 2. Sem o conhecimento dos atributos de Deus, impossvel seria compreender-se a obra da criao. 3. Na impotncia que se encontra o homem de compreender a prpria essncia da Divindade, no pode fazer dela seno uma idia aproximada. 4. A sabedoria providencial das leis divinas se revela em todas as coisas, o que nos permite no duvidar da Justia nem da Bondade de Deus.

Fontes Complementares: O Livro dos Espritos. Allan Kardec - questes 10 a 13. A Gnese. Allan Kardec - cap. 2, itens 8 a 19. Caminho, Verdade e Vida. Francisco Cndido Xavier/Emmanuel - cap. 74. Justia Divina. Francisco Cndido Xavier/Emmanuel - cap. Infinito Amor, Sabes Disso, Lei do Mrito. Nas Pegadas do Mestre. Vincius - cap. Pai perdoa-lhes, Pai Nosso, O nosso Deus, Justia e Misericrdia. Lampadrio Esprita. Divaldo Pereira Franco/Joanna de Angelis - cap. 2.

DEDO

EQUIPE ESDE
- 24 -

2005

SNTESE DO ASSUNTO
ATRIBUTOS DE DEUS

ROTEIRO N 6

No dado ao homem sondar a natureza ntima de Deus. Para compreendLo, ainda nos falta o sentido prprio, que s se adquire por meio da completa depurao do Esprito, mas, se no pode penetrar na essncia de Deus, o homem, desde que aceite como premissa a sua existncia, pode, pelo raciocnio, chegar a conhecer-lhe os atributos necessrios, porquanto, vendo o que ele absolutamente no pode ser, sem deixar de ser Deus, deduz da o que ele deve ser. Sem o conhecimento dos atributos de Deus, impossvel seria compreender-se a obra da criao. Esse o ponto de partida de todas as crenas religiosas e por no se terem reportado a isso, que a maioria das religies errou em seus dogmas. As que no atriburam a Deus a onipotncia imaginaram muitos deuses; as que no lhe atriburam soberana bondade fizeram Dele cioso, colrico, parcial e vingativo. Deus a suprema inteligncia - limitada a inteligncia do homem, pois que no se pode nem compreender tudo o que existe. A de Deus, abrangendo o infinito, tem que ser infinita e ilimitada. Deus eterno - No teve comeo e no ter fim. Se tivesse tido princpio, teria sado do nada ou teria sido criado por outro ser anterior. Neste caso este ser que seria Deus. Deus imutvel - Se tivesse sujeito a mudanas nenhuma estabilidade teriam as leis que regem o Universo. Deus imaterial - Isto , a sua natureza difere de tudo o que chamamos matria.

DEDO

EQUIPE ESDE
- 25 -

2005

Deus nico - Se muitos deuses houvesse, no haveria unidade de vistas, nem unidade de poder na ordenao do Universo. Deus onipotente - Se no possusse o poder supremo, sempre se poderia conceber algo mais poderoso ou to poderoso quanto Ele. Deus soberanamente justo e bom - A sabedoria providencial das leis divinas se revela nas menores coisas, assim como nas maiores. Em resumo: Deus no pode ser Deus se no com a condio de no ser ultrapassado em nada por outro ente; pois, ento, o verdadeiro Deus seria aquele que o ultrapassasse em qualquer assunto. Para que tal no se d, preciso que Ele seja infinito em todas as coisas.

DEDO

EQUIPE ESDE
- 26 -

2005

Roteiro n 7 LEI DIVINA OU NATURAL LEI DE ADORAO


Objetivos: Definir Lei Divina ou Natural citando as lei gerais que dela decorrem. Esclarecer aos participantes, as qualidades da prece, enfatizando qual deve ser o nosso comportamento ao orarmos, a fim de que nossa prece chegue efetivamente a Deus. Idias Principais: 1. A Lei Natural a Lei de Deus. a nica verdadeira para a felicidade do homem. Indica-lhe o que deve fazer ou deixar de fazer e ele s infeliz quando dela se afasta. 2. A Lei de Deus eterna e imutvel como o prprio Deus. 3. No pela multiplicidade de nossas palavras que seremos atendidos, mas pela qualidade e sinceridade delas. 4. Toda orao chega a Deus, desde que feito com sinceridade e humildade., e desde que parta de um corao predisposto ao perdo, no importando o local que seja feita.

Fontes Complementares: O Livro dos Espritos. Allan Kardec - questes 622, 627, 647 e 656. As Leis Morais. Rodolfo Calligaris. Lampadrio Esprita. Divaldo Pereira Franco/Joanna de Angelis - pg. 35 e 49. Roteiro. Francisco Cndido Xavier - cap. 11, 12, 20 e 24. Leis Morais da Vida. Divaldo Pereira Franco/Joanna de ngelis Cap. II pg.17

DEDO

EQUIPE ESDE
- 27 -

2005

SNTESE DO ASSUNTO
LEI NATURAL

ROTEIRO N 7

A Lei Natural Lei de Deus. a nica verdadeira para a felicidade do homem. Indica-lhe o que deve fazer ou deixar de fazer e ele s infeliz quando dela se afasta. Todas as Leis na Natureza so Leis Divinas, pois que Deus o autor de tudo. Para que o homem possa aprofundar-se nas Leis de Deus preciso muitas existncias. Entre as Leis Divinas, umas regulam o movimento e as relaes da matria bruta: as leis fsicas, cujo estudo pertence ao domnio da Cincia. As outras, dizem respeito especialmente ao homem considerado em si mesmo e nas suas relaes com Deus e com seus semelhantes. Contm as regras da vida do corpo, bem como as da vida da alma: so as Leis Morais. Todos podem conhecer a Lei de Deus, mas nem todos a compreendem. Os homens de bem e os que se decidem a investig-la so os que melhor a compreendem. Todos, entretanto, a compreendero um dia, porquanto foroso que o progresso se efetue. A alma compreende a Lei de Deus de acordo com o grau de perfeio que tenha atingido e dela guarda a intuio quando unida ao corpo. Essa lei est escrita na conscincia do homem. Como ele a esquece e despreza, Deus a lembra atravs de seus missionrios, que so Espritos Superiores que se encarnam na Terra, com a misso de fazer progredir a humanidade. A moral a regra do bem proceder, isto , de distinguir o bem do mal. O bem tudo o que conforme Lei de Deus; o mal, tudo o que lhe contrrio. Deus deu inteligncia ao homem para distinguir por si mesmo o que bem do que mal. A Lei de Deus a mesma para todos: porm, o mal depende, principalmente, da vontade que se tenha de o praticar. Tanto mais culpado o homem, quanto melhor sabe o que faz. No basta que o homem deixe de praticar o mal: cumpre-se faDEDO EQUIPE ESDE
- 28 -

2005

zer o bem no limite de suas foras, porquanto responder por todo mal que haja resultado de no haver praticado o bem. A diviso da Lei Natural em dez partes, compreende as Leis de Adorao, Trabalho, Reproduo, Conservao, Destruio, Sociedade, Progresso, Igualdade, Liberdade e por fim a de Justia, Amor e Caridade.

LEI DE ADORAO
A adorao consiste na elevao do pensamento a Deus. um sentimento inato no homem, como o da existncia de Deus. A conscincia da sua fraqueza leva o homem a curvar-se diante daquele que o pode proteger. Nunca houve povos destitudos de todo sentimento de adorao. Todos compreendem que acima de tudo h um ente supremo. A adorao verdadeira no precisa de manifestaes exteriores, pois ela parte do corao. A adorao exterior se no constituir num vo simulacro, tem seu valor relativo. Deus prefere os que o adoram do fundo do corao, com sinceridade, fazendo o bem e evitando o mal, aos que julgam honr-Lo com cerimnias que os no tornam melhores para com os seus semelhantes. A adorao em comum, d mais fora aos homens para atrair a si os bons Espritos. Entretanto, no devemos crer que menos valiosa seja a adorao particular, pois que cada um pode adorar a Deus pensando Nele. Perante Deus no tem mrito a vida contemplativa, porquanto se certo que no fazem o mal tambm o que no fazem o bem e so inteis. Demais, no fazer o bem j um mal. Quem passa todo o tempo na meditao e na contemplao nada faz de meritrio aos olhos de Deus, porque vive uma vida toda pessoal e intil Humanidade.

DEDO

EQUIPE ESDE
- 29 -

2005

A prece sempre agradvel a Deus, quando ditada do corao, pois, para Ele, a inteno tudo. Assim, prefervel lhe a prece do ntimo prece lida. Orar a Deus pensar Nele; aproximar-se Dele; por-se em comunho com Ele. A trs coisas podemos propor-nos por meio da prece: louvar, pedir, agradecer. O pensamento e a vontade representam em ns um poder de ao que alcana muito alm dos limites da nossa esfera corporal. A prece que faamos por outrem um ato dessa vontade. As nossas provas esto nas mos de Deus e algumas h que tem que ser suportadas at o fim; mas, sempre Deus leva em conta a resignao. A prece traz para junto de ns os bons Espritos e, dando-nos estes a fora de suport-las, corajosamente, menos rudes elas nos parecem.

DEDO

EQUIPE ESDE
- 30 -

2005

Roteiro n 8 LEI DO TRABALHO LEI DE REPRODUO


Objetivos: Identificar no trabalho uma Lei Divina e explicar porque o trabalho um meio de progresso humano. Tecer comentrios sobre o limite do trabalho e a necessidade de repouso. Esclarecer a importncia da reproduo e os fins a que ela se designa. Identificar no casamento um dos meios do progresso humano. Idias Principais: 1. O trabalho lei da Natureza, por isso mesmo que constitui uma necessidade. 2. O trabalho no homem visa duplo fim: a conservao do corpo e o desenvolvimento intelectual e moral. 3. O limite do trabalho o das foras. 4. Quis Deus que os seres se unissem no s pelos laos da carne, mas tambm pelos laos da alma. 5. Casamento compromisso e compromisso gera responsabilidade. 6. No se deve confundir o celibato voluntrio com aquele que feito como sacrifcio a servio da humanidade.

Fontes Complementares: O Livro dos Espritos. Allan Kardec, questes 686 a 701 e 674 a 685. Leis Morais da Vida. Divaldo Pereira Franco/Joanna de Angelis. No Mundo Maior. Francisco Cndido Xavier/Andr Luiz - cap. 11 A Gnese. Allan Kardec - cap. 10, itens 1 a 15. Leis Morais da Vida. Divaldo Franco/Joanna de ngelis Cap.III-IV, pg43- 63.

DEDO

EQUIPE ESDE
- 31 -

2005

SNTESE DO ASSUNTO

ROTEIRO N 8

LEI DO TRABALHO
O trabalho lei da Natureza, por isso que constitui uma necessidade, e a civilizao obriga o homem a trabalhar mais, porque lhe aumenta as necessidades e os gozos. O Esprito trabalha, assim como o corpo. Toda ocupao til trabalho.

O trabalho se impe ao homem por ser uma conseqncia da sua natureza corprea. um meio de aperfeioamento da sua inteligncia. Em mundos mais adiantados tambm existe o trabalho, porm a sua natureza est em relao com a natureza das necessidades. Quanto menos materiais so estas, menos material o trabalho. Mesmo neste mundo, o homem que possua bens suficientes para lhe assegurarem a existncia, no est isento do trabalho. Deve ser til aos semelhantes conforme os meios de que disponha. Os filhos devem trabalhar para seus pais, do mesmo modo que os pais tem de trabalhar para seus filhos, pois os membros de uma famlia devem ajudar-se mutuamente.

O repouso uma lei da Natureza, pois serve para a reparao das foras do corpo e, tambm, necessrio para dar um pouco mais de liberdade inteligncia, a fim de que se eleve acima da matria. O limite do trabalho o das foras e, a esse respeito, Deus deixa inteiramente livre o homem, porm, todo aquele que tem o poder de mandar responsvel pelo excesso de trabalho que imponha a seus inferiores, porquanto, assim fazendo, transgride a lei de Deus. O homem tem o direito de repousar na velhice. No tendo este famlia, a sociedade deve fazer as vezes desta. a Lei de Caridade.

DEDO

EQUIPE ESDE
- 32 -

2005

LEI DE REPRODUO
lei da Natureza a reproduo dos seres vivos, sem o que o mundo corporal pereceria. Mesmo com a progresso crescente que vemos, a populao no chegar a ser excessiva, pois Deus a isso prov e mantm sempre o equilbrio. Ele, coisa alguma intil faz. O homem, que apenas v um canto do quadro da Natureza, no pode julgar da harmonia do conjunto.

Os homens atuais no formam uma criao nova, pois so os mesmos Espritos que voltaram, para se aperfeioar em novos corpos, mas que ainda esto longe da perfeio.

Tudo o que embaraa a Natureza em sua marcha contrrio lei geral. Deus concedeu ao homem, sobre todos os seres vivos, um poder de que ele deve usar, sem abusar. Pode, pois, regular a reproduo, de acordo com as necessidades. No deve opor-se-lhe sem necessidade. A ao inteligente do homem um contrapeso que Deus disps para restabelecer o equilbrio entre as foras da Natureza e , ainda isso, o que o distingue dos animais, porque ele obra com conhecimento de causa.

Mas, os mesmos animais tambm concorrem para a existncia desse equilbrio, porquanto o instinto de destruio que lhes foi dado faz com que, provendo prpria conservao, obstm ao desenvolvimento excessivo, qui perigoso, das espcies animais e vegetais de que se alimentam. Quanto, porm, aos usos cujo efeito consiste em obstar reproduo, para satisfao da sensualidade, trata-se da predominncia do corpo sobre a alma, o que demonstra quanto o homem material.

DEDO

EQUIPE ESDE
- 33 -

2005

O casamento representa uma medida para a marcha e progresso da humanidade. Sua abolio seria uma regresso vida dos animais. A indissolubilidade absoluta do casamento uma lei humana. Mas os homens podem modificar suas leis: s as da Natureza so imutveis. O celibato voluntrio, entretanto, representa egosmo e desagrada a Deus e engana o mundo. No se deve confundir com celibato voluntrio com aquele que feito, como sacrifcio, a servio da Humanidade, porque todo sacrifcio pessoal meritrio, quando feito para o bem. Quanto maior o sacrifcio, tanto maior o mrito. A poligamia lei humana cuja abolio marcou um progresso social. O casamento, segundo as vistas de Deus, tem que se fundar na afeio dos seres que se unem. Na poligamia no h afeio real: h apenas sensualidade.

DEDO

EQUIPE ESDE
- 34 -

2005

Roteiro n 9 LEI DE CONSERVAO LEI DE DESTRUIO

Objetivos: Definir o que destruio e estabelecer a diferena entre destruio necessria e destruio abusiva. Analisar quais so as conseqncias morais das guerras, assassinatos, pena de morte, etc. Explicar o que instinto de conservao e qual a sua finalidade. Estabelecer uma comparao entre o necessrio e o suprfluo para o homem. Idias Principais: 1. preciso que tudo se destrua para renascer e se regenerar. 2. Toda destruio que excede os limites da necessidade uma violao da lei de Deus. 3. O homem impelido guerra pela predominncia da natureza animal sobre a natureza espiritual. 4. A pena de morte um crime. 5. da lei da Natureza o instinto de conservao. 6. O instinto de conservao necessrio porque todos tem que concorrer para o cumprimento dos desgnios da Providncia. Por isso foi que Deus lhes deu a necessidade de viver. 7. A Terra produz de modo a proporcionar o necessrio aos que a habitam, visto que s o necessrio til. O suprfluo nunca .

DEDO

EQUIPE ESDE
- 35 -

2005

Fontes Complementares: O Livro dos Espritos. Allan Kardec - questes 702 a 741. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Allan Kardec - cap. 25 e 12 Nas Pegadas do Mestre. Vincius - Flagelos da Humanidade. As Leis Morais. Rodolfo Calligaris - A Lei de Conservao. Leis Morais da Vida. Divaldo Franco/Joanna de ngelis-Cap. V-VI pg 87-113.

DEDO

EQUIPE ESDE
- 36 -

2005

SNTESE DO ASSUNTO
LEI DE CONSERVAO

ROTEIRO N 9

Todos os seres vivos possuem o instinto de conservao, seja qual for o grau de sua inteligncia. Em uns, puramente maquinal, raciocinado em outros. Todos os seres tem que concorrer para o cumprimento dos desgnios da Providncia, da porque Deus lhes outorgou o instinto de conservao. Acresce que a vida necessria ao aperfeioamento dos seres. Eles o sentem instintivamente, sem disso se aperceberem. Tendo dado ao homem a necessidade de viver, Deus lhe facultou, em todos os tempos, os meios de o conseguir. Essa a razo por que faz que a Terra produza de modo a proporcionar o necessrio aos que a habitam, visto que s o necessrio til. A Terra produziria sempre o necessrio, se com o necessrio soubesse o homem contentar-se. Se a uns falta os meios de subsistncia, ainda quando os cerca a abundncia, deve-se atribuir isso ao egosmo dos homens, que nem sempre fazem o que lhes cumpre. O uso dos bens terrenos um direito de todos os homens. Deus no imporia um dever sem dar ao homem o meio de cumpri-lo. Ps atrativos no gozo dos bens materiais, objetivando, assim, desenvolver-lhe a razo, que deve preserv-lo dos excessos. O homem que procura nos excessos de todo o gnero o requinte do gozo, coloca-se abaixo do bruto, pois que este sabe deter-se, quando satisfeita a sua necessidade. Aquele que ponderado conhece o limite do necessrio por intuio. Muitos s chegam a conhec-lo por experincia e sua prpria custa. Por meio da organizao que lhe deu, a Natureza traou ao homem o limite das necessidades; porm, os vcios lhe alteraram a constituio e lhe criaram necessidades que no so reais.

DEDO

EQUIPE ESDE
- 37 -

2005

Meritrio resistir tentao que arrasta ao excesso ou ao gozo das coisas inteis: e o homem poder tirar do que lhe necessrio para dar aos que carecem do bastante. Privar-se a si mesmo e trabalhar para os outros, tal a verdadeira mortificao, segundo a caridade crist. No racional a absteno de certos alimentos, pois, permitido ao homem alimentar-se de tudo o que no lhe prejudique a sade. Os sofrimentos naturais so os nicos que elevam o homem, porque vem de Deus. Os sofrimentos voluntrios de nada servem, quando no concorrem para o bem de outrem.

LEI DE DESTRUIO
Preciso que tudo se destrua para renascer e se regenerar. O que chamamos de destruio no passa de uma transformao, que tem por fim a renovao e melhoria dos seres vivos. Para se alimentarem, os seres vivos reciprocamente se destrem, destruio esta que obedece a um duplo fim: manuteno do equilbrio na reproduo, que poderia tornar-se excessiva, e utilizao dos despojos do invlucro exterior que sofre a destruio e que no parte essencial do ser pensante. A Natureza cerca os seres de meios de preservao e conservao a fim de que a destruio no se d antes do tempo. Toda destruio que excede os limites da necessidade uma violao da lei de Deus. Os animais s destrem para satisfao de suas necessidades, enquanto que o homem, dotado de livre-arbtrio, o faz sem necessidade. Ter que prestar contas do abuso da liberdade que lhe foi concedida, pois isso significa que cede aos maus instintos. A vida terrena pouco representa com relao vida espiritual; - por isso, pouca importncia tem para o Esprito os flagelos destruidores, sob o ponto de vista do sofrimento. Por ocasio das grandes calamidades que dizimam os homens, o espeDEDO EQUIPE ESDE
- 38 -

2005

tculo semelhante ao de um exrcito, cujos soldados, durante a guerra, ficassem com os seus uniformes estragados, rotos, ou perdidos. O que impele o homem guerra a predominncia da natureza animal sobre a natureza espiritual e transbordamento das paixes. medida que ele progride, menos freqente se torna a guerra. Quando os homens compreenderem a justia e praticarem a lei de Deus, a guerra desaparecer da face da Terra. Grande culpado aquele que suscita a guerra. A crueldade o instinto de destruio no que tem de pior, porquanto, se, algumas vezes, a destruio constitui uma necessidade, com a crueldade jamais se d o mesmo. Ela resulta sempre de uma natureza m. A crueldade forma o carter predominante dos povos primitivos, porquanto nestes a matria prepondera sobre o Esprito. A crueldade se encontra tambm no seio da mais avanada civilizao, do mesmo modo que numa rvore carregada de bons frutos se encontram verdadeiros abortos, pois Espritos de ordem inferior podem encarnar entre homens adiantados, na esperana de tambm se adiantarem. O que se chama ponto de honra, em matria de duelo no passa de orgulho e vaidade. Um dia, quando os homens estiverem mais esclarecidos, desaparecer da face da Terra a pena de morte. H outros meios de se preservar do perigo, que no matando. Demais, preciso abrir e no fechar ao criminoso a porta do arrependimento.

DEDO

EQUIPE ESDE
- 39 -

2005

Roteiro n 10 LEI DE SOCIEDADE LEI DO PROGRESSO


Objetivos: Explicar qual a finalidade da lei do progresso e os meios empregados para atingila. Justificar porque nem sempre o progresso moral acompanha o intelectual. Explicar porque necessrio ao homem viver em sociedade. Identificar, no intercmbio social, um meio de progresso humano. Idias Principais: 1. A marcha dos Espritos progressiva, jamais retrgrada. 2. Os maiores obstculos ao progresso moral so o orgulho e o egosmo. 3. O Espiritismo ao contribuir para o progresso, destruindo o materialismo, que uma das chagas da sociedade, faz com que os homens compreendam onde se encontram seus verdadeiros interesses. 4. Deus fez o homem para viver em sociedade. 5. A vivncia crist se caracteriza pelo clima de convivncia social em regime de fraternidade, no qual todos se ajudam e se socorrem, dirimindo dificuldades e consertando problemas.

Fontes Complementares: O Livro dos Espritos. Allan Kardec - questes 798 a 802, 779 a 785, 114 a 127. O Livro dos Mdiuns. Allan Kardec - 2 parte, cap. 26, item 296, cap. 29, itens 348 a 350, cap. 31, itens 22 a 25. Encontro Marcado. Francisco Cndido Xavier - cap. 5 e cap. 43. As Leis Morais. Rodolfo Calligaris - Sociabilidade, Direito e Justia. Leis Morais da Vida. Divaldo Franco/Joanna de ngelis-Cap.VII-VIIIpg139-163.

DEDO

EQUIPE ESDE
- 40 -

2005

SNTESE DO ASSUNTO
LEI DE SOCIEDADE

ROTEIRO N 10

Deus fez o homem para viver em sociedade. O isolamento absoluto contrrio lei da Natureza, pois que, por instinto, os homens buscam a sociedade e todos devem concorrer para o progresso, auxiliando-se mutuamente. O homem tem que progredir, insulado, no possvel. Isolamento absoluto uma satisfao egosta. No pode agradar a Deus uma vida pela qual o homem se condena a no ser til a ningum. Entre os animais, os pais e os filhos deixam-se de reconhecer-se, desde que estes no mais precisem de cuidados, porquanto vivem vida material e no vida moral. A ternura da me pelos filhos tem por princpio o instinto de conservao dos seres que ela deu luz. Logo que esses seres possam cuidar de si mesmos, est ela com a tarefa concluda. No homem h alguma coisa a mais, alm das necessidades fsicas: h a necessidade de progredir. Os laos de famlia solidificam os laos sociais que so necessrios ao progresso.

LEI DO PROGRESSO
O homem no pode retrogradar para o estado de natureza, pois ele tem que progredir incessantemente. Pensar que possa retrogradar sua primitiva condio, fora negar a Lei do Progresso. O homem se desenvolve por si mesmo, naturalmente. Mas, nem todos progridem simultaneamente e do mesmo modo. D-se ento que os mais adiantados auxiliam o progresso dos outros por meio do contato social. O progresso moral decorre do intelectual, mas nem sempre o segue imediatamente. O progresso intelectual faz

DEDO

EQUIPE ESDE
- 41 -

2005

compreensvel o bem e o mal, e o homem, assim, pode escolher. A moral e a inteligncia so duas foras que s com o tempo chegam a equilibrar-se. O maior obstculo ao progresso moral, o orgulho e o egosmo, porquanto o intelectual se efetua sempre. Os povos, que apenas vivem a vida do corpo, nascem, crescem e morrem, porque a fora de um povo se exaure, como a de um homem. Mas, aqueles, cujas leis se harmonizam com as leis eternas do Criador, vivero e serviro de farol aos outros povos. A civilizao um progresso incompleto, porque o homem no passa subitamente da infncia madureza. Quando a moral estiver desenvolvida quanto inteligncia, a civilizao alcanar condio para fazer com que desapaream os males que haja produzido. medida que a civilizao se aperfeioa, faz cessar alguns dos males que gerou, males que desaparecero todos com o progresso moral. Se todos compreendessem as Leis Naturais, no seriam necessrias s leis especiais. Uma sociedade depravada certamente precisa de leis severas. Infelizmente, essas leis mais se destinam a punir o mal depois de feito, do que a lhe secar a fonte. S a educao poder reformar os homens que, ento, no mais precisaro de leis to rigorosas. O Espiritismo contribui para o progresso destruindo o materialismo, que uma das chagas da sociedade. Os Espritos no ensinaram em todos os tempos o que ensinam hoje, porquanto, cada coisa vem ao seu tempo. Eles ensinaram muitas coisas que os homens no compreenderam ou adulteraram, mas que podem compreender agora.

DEDO

EQUIPE ESDE
- 42 -

2005

Roteiro n 11 LEI DE IGUALDADE LEI DE LIBERDADE


Objetivos: Explicar o que representa liberdade. Esclarecer porque os homens so iguais perante Deus. Idias Principais: 1. Todos os homens so iguais perante as leis de Deus, estando pois submetidos s mesmas leis que regem e orientam a evoluo dos homens em todo o universo infinito. 2. As desigualdades sociais, tanto quanto as vicissitudes da vida promanam de duas fontes bem diferentes, que importa distinguir: umas tm causa na vida presente, outras fora desta vida. 3. Liberdade saber respeitar os direitos alheios. Desde que juntos estejam dois homens, h entre eles direitos recprocos. 4. Pois que tem a liberdade de pensar, tem igualmente a de obrar. Sem o livrearbtrio o homem seria mquina.

Fontes Complementares: O Livro dos Espritos. Allan Kardec - questes 803 a 850. Obras Pstumas. Allan Kardec - 1 parte. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Allan Kardec - cap. 18, itens 10 a 12, cap. 5, item 20. As Leis Morais. Rodolfo Calligaris - A Lei de Liberdade. Leis Morais da Vida. Divaldo Franco/Joanna de ngelis-Cap. IX-XI pg 187-205.

DEDO

EQUIPE ESDE
- 43 -

2005

SNTESE DO ASSUNTO

ROTEIRO N 11

LEI DE IGUALDADE
Todos os homens so iguais perante Deus e esto submetidos s mesmas leis da Natureza. Deus a nenhum homem concedeu superioridade natural, nem pelo nascimento, nem pela morte: todos, aos seus olhos, so iguais. Deus criou iguais todos os Espritos, mas cada um viveu maior ou menor soma de aquisies. A diferena entre eles est na diversidade dos graus de experincia alcanada e da vontade com que obram, vontade que o livre-arbtrio. Da aperfeioarem-se uns mais rapidamente do que outros, o que lhes d aptides diversas. Assim que cada qual tem seu papel til a desempenhar.

A desigualdade social no lei da Natureza. obra do homem, e no de Deus. Um dia desaparecer quando o egosmo e o orgulho deixarem de predominar. Restar apenas a desigualdade do merecimento. Dia vir em que os membros da grande famlia dos filhos de Deus deixaro de considerar-se como de sangue mais ou menos puro. Os que abusaram da superioridade de suas posies sociais, para, em proveito prprio, oprimir os fracos sero, a seu turno, oprimidos: renascero numa existncia em que tero de sofrer o que tiverem feito sofrer aos outros.

A desigualdade das riquezas origina-se, quase sempre da injustia entre os homens. Muitas vezes, a riqueza vem a ter s mos de um homem, para lhe proporcionar ensejo de reparar uma injustia. A igualdade de riqueza no pode existir pois, a isso, se ope a diversidade das faculdades e dos caracteres. Aqueles que julgam ser esse o remdio aos males da sociedade, no compreendem que a igualdade com que sonham seria a curto prazo desfeita pela fora das coisas.

DEDO

EQUIPE ESDE
- 44 -

2005

Com o bem-estar no se d a mesma coisa, mas relativo e todos poderiam dele gozar, se se entendessem convenientemente, porque o verdadeiro bem-estar consiste em cada um empregar o seu tempo como lhe apraza e no na execuo de trabalhos pelos quais nenhum gosto existe. Como cada um tem aptides diferentes, nenhum trabalho til ficaria por fazer. Em tudo existe o equilbrio: o homem quem o perturba. Deus concede a uns as riquezas e o poder, e a outros a misria, para experiment-los de modo diferente. Alm disso, como sabemos, essas provas foram escolhidas pelos prprios Espritos, que nelas, entretanto, sucumbem com freqncia. As misrias provocam queixas contra a Providncia e a riqueza incita a todos os excessos. Com a riqueza, as necessidades do homem aumentam e ele nunca julga possuir o bastante para si unicamente. Deus outorgou, tanto ao homem como mulher, inteligncia do bem e do mal e a faculdade de progredir. A inferioridade da mulher em certos pases provm do predomnio injusto e cruel que sobre ela assumiu o homem. A mulher mais fraca, fisicamente, e, por isso, os seus trabalhos so mais leves. Ao homem, por ser mais forte, cabe-lhe os trabalhos mais rudes, mas ambos devem ajudar-se mutuamente a suportar as provas.

LEI DE LIBERDADE
No h no mundo posies em que o homem possa jactar-se de liberdade absoluta, porquanto todos precisam uns dos outros, assim os pequenos como os grandes. S na posio do eremita do deserto que o homem poderia gozar de absoluta liberdade, mas, desde que juntos estejam dois homens, h entre eles direitos recprocos que lhes cumprem respeitar.

DEDO

EQUIPE ESDE
- 45 -

2005

A escravido contrria a lei de Deus, porque um abuso da fora. Desaparece com o progresso, como gradativamente desaparecero todos os abusos. A desigualdade natural das aptides coloca certas raas humanas sob a dependncia das raas mais inteligentes, para que estas se elevem, no para embrutec-las ainda mais pela escravido. A conscincia um pensamento ntimo, que pertence ao homem, como todos os outros pensamentos. A liberdade de conscincia um dos caracteres da verdadeira civilizao e do progresso. Com referncia crena, toda ela respeitvel, quando sincera e conducente prtica do bem. O homem tem o livre-arbtrio de seus atos, pois que tem a liberdade de pensar, tem igualmente a de obrar. Sem o livre-arbtrio, o homem seria mquina. J no senhor do seu pensamento aquele cuja inteligncia se ache turbada por uma causa qualquer e, desde ento, j no tem liberdade. Essa aberrao constitui, muitas vezes, uma punio para o Esprito que, porventura, tenha sido, noutra existncia, ftil e orgulhoso, ou tenha feito mau uso de suas faculdades. O Esprito, porm, sofre por efeito desse constrangimento, de que tem perfeita conscincia. Est a a ao da matria. A fatalidade existe unicamente pela escolha que o Esprito fez, ao encarnar, desta ou daquela prova para sofrer. Escolhendo-a, institui para si uma espcie de destino, que a conseqncia mesma da posio em que vem a achar-se colocado. No que se refere s provas morais e s tentaes, o Esprito, conservando o livrearbtrio quanto ao bem e ao mal, sempre senhor de ceder ou de resistir. No se deve acreditar que tudo o que nos acontece, estava escrito. Um acontecimento qualquer pode ser a conseqncia de ato praticado por livre vontade. Aquele que delibera sobre uma coisa sempre livre de faz-la ou no. Se soubesse previamente que, como homem, teria que cometer um crime, o Esprito estaria a isso predestinado. Ningum h predestinado ao crime e, todo crime como qualquer outro ato, resulta sempre da vontade e do livre-arbtrio. O que chamamos fatalidade, decorre do gnero da existncia escolhida, portanto no h fatalidade absoluta.

DEDO

EQUIPE ESDE
- 46 -

2005

Em princpio, o futuro oculto ao homem e s em casos raros e excepcionais permite Deus que seja revelado. Se o homem conhecesse o futuro, negligenciaria do presente e no obraria com a liberdade com que o faz, porque o dominaria a idia de que, se uma coisa tem que acontecer, intil ser ocupar-se com ela, ou ento procuraria obstar a que acontecesse.

DEDO

EQUIPE ESDE
- 47 -

2005

Roteiro n 12 LEI DE JUSTIA, DE AMOR E DE CARIDADE PERFEIO MORAL


Objetivos: Esclarecer que a Lei de Justia, de Amor e de Caridade a base fundamental para a prtica de todos as outras leis. Idias Principais: 1. Toda a moral de Jesus se resume na caridade e na humildade, isto , nas duas virtudes contrrias ao egosmo e ao orgulho. 2. Devemos nos colocar no lugar do nosso prximo e procurar dispensar-lhe as mesmas atenes que gostaramos de receber, se nos encontrssemos em igual situao. 3. Estamos na Terra para nos aperfeioar, por isso, fundamental que conheamos os meios para este aperfeioamento. 4. As religies tem funo meramente esclarecedora, mas no asseguram a prtica das virtudes que nos conduzem a Deus: isto depende do nosso esforo individual.

Fontes Complementares: O Livro dos Espritos. Allan Kardec - cap. 9 e 10. Obras Pstumas. Allan Kardec - 1 parte, As Cinco Alternativas da Humanidade. As Leis Morais. Rodolfo Calligaris. Leis Morais da Vida. Divaldo Franco/Joanna de ngelis-Cap. XI pg 227.

DEDO

EQUIPE ESDE
- 48 -

2005

SNTESE DO ASSUNTO
LEI DE JUSTIA, DE AMOR E DE CARIDADE

ROTEIRO N 12

O sentimento de justia est na natureza, porm, fora de dvida que o progresso moral desenvolve esse sentimento, mas no o d, pois Deus o ps no corao do homem. Da vem que, freqentemente, em homens simples e incultos se deparam noes mais exatas da justia do naqueles que possuem grande cabedal de saber. Os homens entendem a justia de modo diferente, porque a esse sentimento se misturam paixes que o alteram, fazendo que vejam as coisas por um prisma falso. A Justia consiste em cada um respeitar os direitos dos demais. Esses direitos so regulados por duas leis: a humana e a natural. Tendo os homens formulados leis apropriadas a seus costumes e caracteres, elas estabeleceram direitos imutveis com o progresso das luzes. As leis naturais so reguladas pelas leis Divinas, resumidas nesta sentena: Queira cada um para os outros o que quereria para si mesmo. Os direitos naturais so os mesmos para todos, desde os de condies mais humildes at os de posies mais elevadas. O carter do homem que pratica a justia em toda a sua pureza, o do verdadeiro justo, a exemplo de Jesus, porquanto pratica tambm o amor ao prximo e a caridade, sem os quais no h verdadeira justia. O verdadeiro sentido da palavra caridade benevolncia para com todos, indulgncia para as imperfeies dos outros, perdo das ofensas. O amor e a caridade so o complemento da lei de justia, pois amar o prximo fazer-lhe todo o bem que nos seja possvel e que desejramos nos fosse feito. Tal o sentido destas palavras de Jesus: Amai-vos uns aos outros como irmos. Amar os inimigos perdoar-lhes e retribuir o mal com o bem. O que assim procede, se torna superior aos seus inimigos.

DEDO

EQUIPE ESDE
- 49 -

2005

PERFEIO MORAL
A virtude mais meritria a que assenta na mais desinteressada caridade. Toda virtude, entretanto, tem seu mrito prprio, porque todas indicam progresso na senda do bem. O interesse pessoal o sinal mais caracterstico da imperfeio do homem. O bem deve ser feito caritativamente, isto , com desinteresse, e aquele que o faz sem idia preconcebida, pelo s prazer de ser agradvel a Deus e ao prximo que sofre, j se acha num certo grau de progresso, que lhe permitir alcanar a felicidade muito mais depressa. O homem que se pe a estudar os defeitos alheios incorre em grande culpa, porque ser faltar com a caridade, principalmente se o fizer para criticar e divulgar. Antes de censurarmos as imperfeies dos outros, vejamos se de ns no podero dizer o mesmo. Tratemos, pois, de possuir qualidades opostas aos defeitos que criticamos no nosso semelhante. A paixo est no excesso de que acresce vontade, visto que o princpio que lhe d origem foi posto no homem para o bem, tanto que as paixes podem lev-lo realizao de grandes coisas. O abuso que delas se faz que causa o mal. Uma paixo se torna perigosa a partir do momento em que deixamos de poder govern-la e que d em resultado um prejuzo qualquer para ns mesmos, ou para outrem. O homem, pelo seus esforos, pode vencer as ms inclinaes. O que lhe falta a vontade, mas, se pedir a Deus, com sinceridade, os bons Espritos lhe viro certamente em auxlio, porquanto essa a misso deles. Dentre todos os vcios, o mais radical o egosmo. Dele deriva todo o mal. Quem quiser, desde esta vida, ir-se aproximando da perfeio moral, deve expurgar o seu corao de todo o sentimento de egosmo, visto ser ele incompatvel com a justia, o amor e a caridade. Ele neutraliza todas as outras qualidades. DEDO EQUIPE ESDE
- 50 -

2005

Verdadeiramente, o homem de bem o que pratica a Lei de Justia, de Amor e de Caridade, na sua maior pureza. Possudo do sentimento de caridade e de amor ao prximo, faz o bem pelo bem, sem contar com qualquer retribuio, e sacrifica os seus interesses justia. bondoso, humanitrio e benevolente para com todos, porque v irmos em todos os homens, sem distino de raa, nem de crenas. Respeita, enfim, em seus semelhantes, todos os direitos que as leis da Natureza lhes concedem, como quer que os mesmos direitos lhe sejam respeitados. O meio mais prtico e mais eficaz para o homem se melhorar nesta vida e resistir da atrao do mal, o que indicou um sbio na antigidade, quando disse: Conhece-te a ti mesmo. O conhecimento de si mesmo, portanto, a chave do progresso individual. Muitas falhas que cometemos nos passam despercebidas. Se, efetivamente, interrogssemos mais amide a nossa conscincia, veramos quantas vezes falimos sem que o suspeitemos, unicamente por no perscrutarmos a natureza e o mvel dos nossos atos.

DEDO

EQUIPE ESDE
- 51 -

2005

Roteiro n 13 JUSTIA DIVINA Arrependimento e Perdo


Objetivos: Compreender a importncia do arrependimento para o progresso do Esprito. Esclarecer que o verdadeiro perdo se reconhece mais pelos atos do que pelas palavras. Estabelecer a diferena entre o perdo dos lbios e o perdo do corao. Idias Principais: 1. Cedo ou tarde, o Esprito faltoso reconhecer o caminho que est trilhando e arrepender-se-. 2. O perdo cristo, aquele que lana um vu sobre o passado. 3. Feliz daquele que pode todas as noites adormecer dizendo: Nada tenho contra o meu prximo.

Fontes Complementares: O Livro dos Espritos. Allan Kardec - cap. 14 e 15, cap. 12. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Allan Kardec - cap. 10. Justia Divina. Francisco Cndido Xavier/Emmanuel - cap. Melhorar. O Esprito de Verdade. Francisco Cndido Xavier - cap. 24, 27, 30 e 77. Celeiro de Bno. Divaldo Pereira Franco/Joanna de Angelis - cap. 36, 28, 15 e 25.

DEDO

EQUIPE ESDE
- 52 -

2005

SNTESE DO ASSUNTO
O ARREPENDIMENTO

ROTEIRO N 13

Arrependimento o reconhecimento do erro praticado. a sensao desagradvel e dolorosa que assalta o Esprito, em determinadas ocasies, quando a conscincia o censura de algo. Quando arrependido, compreende que suas imperfeies o privam de ser feliz. Se desencarnado, aspira nova existncia, em que possa expiar suas faltas, podendo comear este trabalho imediatamente. Se no reconheceu suas faltas durante a vida corporal, as reconhecer na vida espiritual. o arrependimento que chega. H Espritos que, sem serem maus, no se ocupam com nada til. Tem o desejo de abreviar suas dores, mas no dispe de energia suficiente, para modificar seu modo de proceder. Outros Espritos h que se arrependem, porm em seguida, deixam-se arrastar no caminho do mal, por Espritos ainda mais atrasados. No se deve perder de vista que o Esprito, depois da morte, no se transforma subitamente. Ele pode persistir em seus erros, em suas falsas opinies, em seus preconceitos, at que seja esclarecido pelo estudo, pela reflexo e pelo sofrimento. O arrependimento sincero no basta para apagar as faltas, mas ajuda no progresso do Esprito, apressando sua reabilitao.

DEDO

EQUIPE ESDE
- 53 -

2005

O PERDO
Quantas vezes perdoarei a meu irmo? Perdoar-lhe-eis, no sete vezes, mas setenta vezes sete vezes. A tendes um dos ensinos de Jesus que mais vos devem percutir inteligncia e mais alto falar ao corao. Confrontai essas palavras de misericrdia com a orao to simples, to resumida e to grande em suas aspiraes, que ensinou a seus discpulos, e o mesmo pensamento se vos deparar sempre. Ele, o Justo por excelncia, responde a Pedro: perdoars ilimitadamente, perdoars cada ofensa tantas vezes quantas ela te for feita; ensinars a teus irmos esse esquecimento de si mesmo, que torna uma criatura invulnervel ao ataque, aos maus procedimentos e s injrias; sers brando e humilde de corao, sem medir a tua mansuetude; fars, enfim, o que desejas que o Pai Celestial por ti faa. No est ele a te perdoar freqentemente? Prestai, pois, ouvidos a essa resposta de Jesus e, como Pedro, aplicai-a a vs mesmos. Perdoai, usai de indulgncia, sede caridosos, generosos, prdigos at do vosso amor. Dai, que o Senhor vos restituir; perdoai, que o Senhor vos perdoar; abaixai-vos, que o Senhor vos elevar; humilhai-vos, que o Senhor far vos assenteis sua direita. Mas, h duas maneiras bem diferentes de perdoar: h o perdo dos lbios e o perdo do corao. Muitas pessoas dizem, com referncia ao seu adversrio: Eu lhe perdo, mas interiormente, alegram-se com o mal que lhe advm, comentando que ele tem o que merece. Quantos no dizem: Perdo e acrescentam: mas no me reconciliarei nunca; no quero tornar a v-lo em toda a minha vida. Ser esse o perdo, segundo o Evangelho? No; o perdo cristo aquele que lana um vu sobre o passado; esse o nico que vos ser levado em conta, visto que Deus no se satisfaz com aparncias. Ele sonda o recesso do corao e os mais secretos pensamentos. Ningum se lhe impe por meio de vs palavras e de simulacros.

DEDO

EQUIPE ESDE
- 54 -

2005

O esquecimento completo e absoluto das ofensas peculiar s grandes almas; o rancor sempre sinal de baixeza e de inferioridade. No olvides que o verdadeiro perdo se reconhece muito mais pelos atos do que pelas palavras. Espritas, jamais vos esqueais que, tanto por palavras, como por atos, o perdo das injrias no deve ser um termo vo. Pois que vos dizeis espritas, sede-o. Olvidai o mal que vos hajam feito e no penseis seno numa coisa: no bem que podeis fazer. Aquele que enveredou por esse caminho no tem que se afastar da, ainda que por pensamento, uma vez que sois responsveis pelos vossos pensamentos, os quais todos, Deus conhece. Cuidai, portanto, de os expungir de todo sentimento de rancor. Deus sabe o que mora no fundo do corao de cada um de seus filhos. Feliz, pois, daquele que pode todas as noites adormecer, dizendo: Nada tenho contra o meu prximo.

DEDO

EQUIPE ESDE
- 55 -

2005

Roteiro n 14 DAS PENAS E GOZOS TERRESTRES


Objetivos: Esclarecer que a felicidade dependo do estado de conscincia em que nos encontramos. Dizer que se temos f em Deus e compreendemos suas leis jamais seremos infelizes. Idias Principais: 1. A felicidade para o homem com relao vida material a posse do necessrio. Com relao vida moral, a conscincia tranqila e a f no futuro. 2. Quando a Terra se transformar em morada do bem e de Espritos bons, o homem deixar de ser infeliz. 3. Duas espcies de afeies: a do corpo e a da alma.

Fontes Complementares: O Livro dos Espritos. Allan Kardec - 4 parte. O Cu e o Inferno. Allan Kardec.

DEDO

EQUIPE ESDE
- 56 -

2005

SNTESE DO ASSUNTO

ROTEIRO N 14

FELICIDADE E INFELICIDADE RELATIVAS


O homem, na Terra, no pode gozar de completa felicidade, pois a vida aqui lhe foi dada como prova ou expiao. Dele, porm, depende a suavizao de seus males e o ser to feliz quanto possvel. Praticando a lei de Deus, a muitos males se forrar e proporcionar a si mesmo felicidade to grande quanto o comporta a sua existncia grosseira. A felicidade do homem, com relao vida material, a posse do necessrio. Com relao vida moral, a conscincia tranqila e a f no futuro. O homem criterioso, a fim de ser feliz, olha sempre para baixo e no para cima, a no ser para elevar sua alma ao infinito. Deve resignar-se e sofrer todos os males sem murmurar, se quer progredir. Se alguns so favorecidos com os dons da riqueza, isto significa um favor aos olhos dos que apenas vem o presente, mas a riqueza , de ordinria, prova mais perigosa do que a misria. Verdadeiramente infeliz o homem s o quando sofre da falta do necessrio vida e sade do corpo. Todavia, pode acontecer que essa privao seja de sua culpa. Ento s tem que se queixar de si mesmo. Se for ocasionada por outrem, a responsabilidade recair sobre aquele que lhe houver dado causa. Deus indica a nossa vocao neste mundo, mas, muitas vezes, os pais, por orgulho ou avareza, desviam seus filhos da senda que a Natureza lhes traou, comprometendo-lhes a felicidade, por efeito desse desvio. Por outro lado, numa sociedade organizada segundo a lei do Cristo, ningum deve morrer de fome. Com uma organizao social criteriosa e previdente, ao homem s por culpa sua pode faltar o necessrio. Porm, suas prprias faltas so freqentemente resultado do meio onde se acha colocado. No mundo, to amide, a influncia dos maus sobrepuja a dos bons, por fraqueza destes. Os maus so intrigantes e audaciosos, os bons so tmidos.

DEDO

EQUIPE ESDE
- 57 -

2005

PERDAS DE ENTES QUERIDOS


Esta causa de dor atinge assim o rico, como o pobre: representa uma prova, ou expiao. Tem, porm, o homem uma consolao em poder comunicar-se com os seus amigos pelos meios que esto ao seus alcance, enquanto no dispuser de outros mais diretos e mais acessveis aos seus sentidos. No h profanao nas comunicaes com o alm-tmulo, desde que haja recolhimento e quando a evocao seja praticada respeitosa e convenientemente. O Esprito sensvel lembrana e s saudades dos que lhe eram caros na Terra; mas, uma dor incessante e desarrazoada lhe toca o pensamento, porque, nessa dor expressiva, ele v a falta de f no futuro e de confiana em Deus e, por conseguinte, um obstculo ao adiantamento dos que o choram e talvez sua reunio com estes.

UNIES ANTIPTICAS
Os Espritos simpticos so induzidos a unir-se, mas entre os encarnados vemos, freqentemente, que s de um lado h afeio e que o mais sincero amor se v acolhido com indiferena e, at, com repulso. Isto constitui uma punio, se bem que passageira. Depois, quantos no so os que acreditam amar perdidamente, porque apenas julgam pelas aparncias, e que, obrigados a viver com as pessoas amadas, no tardam a reconhecer que s experimentaram um encanto material. Duas espcies h de afeio: a do corpo e a da alma, acontecendo com freqncia tomar-se uma pela outra. Quando pura e simptica, a afeio da alma duradoura; efmera a do corpo. Da vem que, muitas vezes, os que julgavam amar-se com eterno amor passam a odiar-se, desde que a iluso se desfaa. A falta de simpatia constitui fonte de dissabores entre os seres destinados a viver juntos. Essa, porm, uma das infelicidades de que somos, as mais das vezes, a causa principal, e sofremos, ento, a conseqncia das nossas aes.

DEDO

EQUIPE ESDE
- 58 -

2005

Roteiro n 15 OS ESPRITOS:
ORIGEM E NATUREZA MUNDO NORMAL MUNDO PRIMITIVO FORMA E UBIQIDADE DOS ESPRITOS

Objetivos: Definir Esprito. Falar sobre sua origem, natureza e UBIQIDADE. Tecer comentrios sobre o mundo normal e o mundo primitivo. Idias Principais: 1. Os Espritos so seres inteligentes, criados por Deus. 2. O Mundo Espiritual preexiste a tudo, o Mundo Real, de onde viemos e para onde retornaremos. 3. Quanto mais evoludo o Esprito, maior o seu poder de irradiao e mais potente o seu dom de UBIQIDADE.

Fontes Complementares: O Livro dos Espritos. Allan Kardec - questes 76 a 92. A Gnese. Allan Kardec - cap. 11, itens 1 a 9 e 15. O Cu e o Inferno. Allan Kardec - cap. 3. Po Nosso. Francisco Cndido Xavier/Emmanuel - cap. 82 e 76. Roteiro. Francisco Cndido Xavier/Emmanuel - cap. 2. Nas Pegadas do Mestre. Vincius - cap. A Vida Verdadeira.

DEDO

EQUIPE ESDE
- 59 -

2005

SNTESE DO ASSUNTO

ROTEIRO N 15

OS ESPRITOS ORIGEM E NATUREZA DOS ESPRITOS


Os Espritos so seres inteligentes da criao; povoam o Universo. Foram criados por Deus, porm quando e como ningum sabe. So eles individualizao do princpio inteligente, como os corpos so do princpio material. Sua Criao permanente, isto , Deus jamais deixou de os criar, mas sua origem ainda constitui mistrio. O que sabemos que a existncia dos Espritos no tem fim.

MUNDO NORMAL PRIMITIVO


Os Espritos so inteligncias incorpreas que formam um mundo parte - O Mundo dos Espritos. Embora seja o mundo dos Espritos independente do mundo corporal, existe perfeita correlao entre ambos, portanto reagem um sobre o outro. Da porque os Espritos esto por toda a parte servindo de instrumento de que Deus se utiliza para a execuo de seus desgnios.

FORMA E UBIQIDADE DOS ESPRITOS


Os Espritos no tem forma determinada, a no ser para eles prprios. Uma chama, um claro ou uma centelha podem definir o Esprito. Essa chama ou claro, que vai do colorido escuro e opaco a uma cor brilhante, qual a do rubi , inerente ao seu grau de adiantamento. Os Espritos percorrem o espao com a rapidez do pensamento e podem, se o quiserem, inteirar-se da distncia percorrida. A matria no lhes ope obstculo: passam atravs de tudo. DEDO EQUIPE ESDE
- 60 -

2005

Quanto ao chamado dom da ubiqidade, o Esprito no pode dividir-se, ou existir em muitos pontos ao mesmo tempo. Ocorre, entretanto, que cada um um centro de irradiao para diversos lugares diferentes, como o Sol irradia para todos os recantos da Terra sem dividir-se. A fora de irradiao de cada Esprito depende do grau de sua pureza.

DIFERENTES ORDENS DE ESPRITOS


Os Espritos pertencem a diferentes ordens, conforme o grau de perfeio a que alcanaram. So trs as principais ordens: primeira, pertencem os Espritos puros, isto , os que j atingiram a perfeio mxima; segunda os que chegaram ao meio da escala, nos quais j predomina o desejo do bem, e terceira, pertencem os Espritos imperfeitos. Nestes, predominam a ignorncia, o desejo do mal e todas as paixes ms.

DEDO

EQUIPE ESDE
- 61 -

2005

Roteiro n 16 ESPRITO PERISPRITO CORPO


Objetivos: Esclarecer que h dois elementos gerais no Universo: a matria e o Esprito e acima de tudo Deus. Idias Principais: 1. homem formado de trs elementos essenciais: a) Corpo, ou ser material, semelhante ao dos animais e animado pelo mesmo princpio vital. b) A Alma, Esprito encarnado, do qual o corpo a habitao. c) O Perisprito, princpio intermedirio, substncia semimaterial, que serve de primeiro envoltrio ao Esprito e une a alma ao corpo.

Fontes Complementares: O Livro dos Espritos. Allan Kardec - questes 60, 67, 76 a 95. A Gnese. Allan Kardec - cap. 10, itens 26 a 30, cap. 11, itens 10 a 34, cap. 14, itens 7 a 12. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Allan Kardec - cap. 17, item 11. Roteiro. Francisco Cndido Xavier/Emmanuel - cap. 2, 3 e 6. Estudos Espritas. Divaldo Pereira Franco/Joanna de Angelis - cap. 3. Enfoques Espritas. Divaldo Pereira Franco - cap. 27. O Pensamento de Emmanuel. Martins Peralva - cap. 3.

DEDO

EQUIPE ESDE
- 62 -

2005

SNTESE DO ASSUNTO
ESPRITO - PERISPRITO - CORPO ESPRITO

ROTEIRO N 16

Os Espritos so seres inteligentes criados por Deus sendo que desconhecemos a poca e a maneira de sua criao. A criao dos Espritos permanente, quer dizer que Deus jamais cessou de criar. O Esprito, em sua essncia espiritual um ser indefinido, abstrato, que no pode ter uma ao direta sobre a matria, sem um intermedirio.

PERISPRITO
O perisprito, ou corpo fludico dos Espritos, um dos produtos mais importantes do fludo csmico; uma condensao desse fludo em torno de um foco de inteligncia ou alma. O corpo perispiritual e o corpo carnal, tem sua fonte, no mesmo elemento primitivo (Fluido Csmico Universal) - um e outro so matrias, embora sob dois estados diversos. Os Espritos extraem seu perisprito do ambiente onde se encontram, o que quer dizer, que esse envoltrio formado dos fluidos ambientais. Da resulta que os elementos constitutivos do perisprito devem variar segundo os mundos. Ao deixar a Terra, o Esprito a deixa seu envoltrio fludico, e reveste um outro apropriado ao mundo onde deve ir. A natureza do envoltrio fludico est sempre em relao com o grau de adiantamento moral do Esprito. Muitos tem o perisprito bastante grosseiro, que se confundem com o corpo carnal, depois de desencarnado, permanecendo na superfcie da Terra. O envoltrio perispiritual do mesmo Esprito se modifica com o progresso moral dele, em cada encarnao. O perisprito a matriz espiritual do corpo fsico (forma). Ele retrata o nosso estado mental. DEDO EQUIPE ESDE
- 63 -

2005

CORPO
Tem seu princpio no Fludo Csmico Universal condensado em matria tangvel. Tem a mesma composio qumica que os animais, os mesmos rgos, as mesmas funes e os mesmos modos de nutrio, de respirao, de excreo e de reproduo; nasce, vive, morre nas mesmas condies, e com a morte, seu corpo se decompe, como o de tudo quanto vive. No h em seu sangue, sua carne, seus ossos um tomo diferente dos que se encontram nos corpos dos animais. O corpo , pois, ao mesmo tempo o envoltrio e o instrumento do Esprito, e a medida que este adquire novas aptides, reveste um invlucro apropriado ao novo gnero de trabalho que deve realizar.

DEDO

EQUIPE ESDE
- 64 -

2005

Roteiro n 17 REENCARNAO (1 PARTE) - CONCEITO - OBJETIVO - JUSTIA


Objetivos: Comentar sobre passagens de Jesus que cita a reencarnao. Explicar que somente com a reencarnao poderemos esclarecer as desigualdades. Idias Principais: 1. Deus nos impe a reencarnao com a finalidade de nos levar perfeio. 2. A Justia Divina permite que realizemos em novas existncias, aquilo que no conseguimos nas anteriores. 3. Todos os Espritos tendem perfeio e Deus lhes proporciona os meios de consegui-la, com as provas da vida corprea.

Fontes Complementares: O Livro dos Espritos. Allan Kardec - questes 132 a 146 e 166 a 171. A Gnese. Allan Kardec - cap. 11, itens 3 a 34. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Allan Kardec - cap. 4. Roteiro. Francisco Cndido Xavier/Emmanuel - cap. 7. Reencarnao. Gabriel Delanne - cap. 1, 2 e 7. As Leis Morais. Rodolfo Calligaris - cap. 7.

DEDO

EQUIPE ESDE
- 65 -

2005

SNTESE DO ASSUNTO
REENCARNAO - 1 PARTE

ROTEIRO N 17

A reencarnao significa o retorno do Esprito ao corpo tantas vezes quantas forem necessrias para o seu autoburilamento. Ela, liberta-nos das imperfeies, nos proporciona experincias superiores, sublimando nossos instintos ao mesmo tempo que desenvolve nossa inteligncia. A reencarnao fazia parte dos dogmas judaicos, sob o nome de ressurreio. S no acreditavam nela, os saduceus que pensavam que tudo se acabava com a morte. Jesus sancionou-a com a sua autoridade, estabelecendo-a como condio imprescindvel quando disse: Ningum pode ver o reino de Deus se no nascer de novo; e insiste acrescentando: no vos admireis de que vos diga que preciso nascer de novo. A alma, ao se depurar, sofre sem dvida uma transformao. Mas, para isso, necessita da prova da vida corprea, em muitas existncias. A finalidade da Reencarnao a expiao e o melhoramento progressivo da Humanidade. A cada nova existncia, o Esprito d um passo na senda do progresso. Quando se despojar de todas as suas impurezas, no precisa das provas da vida corprea. As encarnaes so sempre muito numerosas porque o progresso quase infinito.

DEDO

EQUIPE ESDE
- 66 -

2005

A Doutrina da Reencarnao consiste em admitir para o homem, muitas existncias sucessivas. a nica que corresponde idia que fazemos da justia de Deus, com respeito aos homens que se encontram numa condio moral inferior. a nica que pode explicar o nosso futuro e fundamentar as nossas esperanas. Ela nos oferece o meio de resgatarmos os nossos erros atravs de novas provas. A Razo assim nos diz. Os laos da famlia so fortalecidos pela Reencarnao. A unio e o afeto observados entre parentes, corresponde a simpatias adquiridas das vidas anteriores. Os Espritos formam no espao, grupos ou famlias, unidos pela afeio. A encarnao apenas os separa momentaneamente.

DEDO

EQUIPE ESDE
- 67 -

2005

Roteiro n 18 REENCARNAO (2 PARTE): - LEI DE CAUSA E EFEITO - LIVRE ARBTRIO


Objetivos: Esclarecer que a Lei de Causa e Efeito atua conforme o grau de conscincia de cada um. Explicar que o Livre Arbtrio a faculdade de uma pessoa fazer ou deixar de fazer, por livre e expontnea vontade. Idias Principais: 1. Nossas possibilidades de hoje nos vinculam s sombras de ontem, exigindo-nos trabalho infatigvel no bem, para a construo do amanh. 2. O homem tem a liberdade de pensar e agir. Quanto mais consciente de seus atos, maior a responsabilidade sobre eles. 3. As vicissitudes da vida tm duas fontes bem diferentes que importa distinguir: umas tem uma causa na vida presente, outras fora dela. 4. Remontando fonte dos males terrestres, se reconhecer que muitos so a conseqncia natural do carter e da conduta daqueles que os suportam.

Fontes Complementares: O Livro dos Espritos. Allan Kardec - questes 833 a 850. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Allan Kardec - cap. 5, itens 4 e 5. O Cu e o Inferno. Allan Kardec - 2 parte. Roteiro. Francisco Cndido Xavier/Emmanuel - cap. 5 e 29. As Leis Morais. Rodolfo Calligaris - cap. O Livre-arbtrio. O Esprito de Verdade. Francisco Cndido Xavier/Emmanuel - cap. 20 e 187.

DEDO

EQUIPE ESDE
- 68 -

2005

SNTESE DO ASSUNTO

ROTEIRO N 18

REENCARNAO - 2 PARTE LEI DE CAUSA E EFEITO


A Lei de Causa e Efeito que permite encadear as aes de uma vida para outra. Estabelece as relaes entre os homens e ensina como atuar e progredir, educando o seu livre-arbtrio. A questo do livre-arbtrio pode ser resumida assim: o homem no fatalmente conduzido ao mal; os atos que ele realiza no esto antecipadamente escritos, os crimes que ele comete no resultam de uma sentena do destino. Ele pode, como prova e como expiao, escolher uma existncia em que ter os arrastamentos do crime, seja pelo meio em que est colocado, seja pelas circunstncias que sobreviro, mas est sempre livre para agir ou no agir. Assim, no estado de Esprito o livre-arbtrio existe na escolha das provas, e no estado corporal, na faculdade de ceder, ou de resistir, aos arrastamentos aos quais estamos voluntariamente submetidos. Cabe educao combater essas ms tendncias e o far utilmente quando estiver baseado no estudo profundo da natureza moral do homem. Pelo conhecimento das leis que regem essa natureza moral, chegar-se- a modific-la, como se modifica a inteligncia pela instruo, e o temperamento pela higiene. Ao pensar e agir, o homem liberta foras e fica sujeito ao retorno delas, nesta ou noutra vida. O homem constrangido a viver no centro de suas criaes boas ou ms.

DEDO

EQUIPE ESDE
- 69 -

2005

Jesus faz vrias referncias Lei de Causa e Efeito no cdigo evanglico, acentuando a importncia dela para a redeno do esprito humano. Afirma o Mestre: Cada um ser julgado segundo as suas obras; Com o juzo com que julgares, sereis julgados; e com a medida com que medirdes, vos mediro tambm a vs; Todo o que comete pecado escravo do pecado; Todos os que tomaram a espada, morrero espada; Se perdoarmos as ofensas, Deus igualmente perdoar nossos pecados. Em suma: E o que quereis que vos faam os homens, isso mesmo fazei vs a eles.

LIVRE-ARBTRIO
Quando um Esprito, antes de reencarnar, escolhe a famlia, o meio social e as provas, de natureza moral ou fsica, por que tenha de passar, est usando a faculdade do livre-arbtrio, em concordncia, no entanto, com situaes e problemas do pretrito. Segundo a maneira como se comporta junto famlia, no meio social e ante as provas em referncia, cria o Esprito um quadro de resgates para o futuro. Esse quadro pode sofrer alteraes, no essenciais, em funo da misericrdia Divina e dos prprios mritos do Esprito, e ainda, dentro do preceito evanglico de que o amor cobre a multido de pecados. A responsabilidade, no entanto, no tem a mesma dimenso para todos os homens, nem para todos os atos. A Justia Divina faz as necessrias e sbias diferenciaes, em consonncia, ainda, com o preceito de Jesus: ao que mais recebeu, mais ser exigido.

DEDO

EQUIPE ESDE
- 70 -

2005

Roteiro n 19 DESENCARNAO: - A ALMA APS A MORTE - SEPARAO DA ALMA E DO CORPO - PERTURBAO


Objetivos: Esclarecer que a morte no mais do que o regresso verdadeira vida. Idias Principais: 1. Para libertar-se do temor da morte, mister poder encar-la sob o seu verdadeiro aspecto; isto , ter penetrado pelo pensamento, no mundo espiritual, fazendo dela uma idia exata quanto possvel. 2. Cada homem tem a vida que precisa na Terra, para crescer e ser feliz. Cada qual tem a morte a que faz jus, em razo dos atos praticados. 3. A perturbao que segue a morte, nada tem de penosa para um homem de bem.

Fontes Complementares: O Livro dos Espritos. Allan Kardec - questes 149 a 165. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Allan Kardec - cap. 5, item 21. O Cu e o Inferno. Allan Kardec - cap. 1, item 10. Justia Divina. Francisco Cndido Xavier/Emmanuel - cap. Viajantes. Encontro Marcado. Francisco Cndido Xavier/Emmanuel - cap. 24. Nas Pegadas do Mestre. Vincius - cap. O dia dos mortos.

DEDO

EQUIPE ESDE
- 71 -

2005

SNTESE DO ASSUNTO
DESENCARNAO

ROTEIRO N 19

A Doutrina Esprita transforma completamente a perspectiva do futuro. A vida futura deixa de ser uma hiptese para ser realidade. O estado das almas depois da morte no mais um sistema, porm o resultado da observao. Ergueu-se o vu: o mundo espiritual aparece-nos na plenitude de sua realidade prtica; no foram os homens que o descobriram pelo esforo de uma concepo engenhosa, so os prprios habitantes desse mundo que nos vm descrever a sua situao; a os vemos em todos os graus da escala espiritual, em todas as fases da felicidade e da desgraa, assistindo, enfim, a todas as peripcias da vida de alm-tmulo. Eis a por que os espritas encaram a morte calmamente e se revestem de serenidade nos seus ltimos momentos sobre a Terra. J no s a esperana, mas a certeza que os conforta. O temor morte, um efeito da Sabedoria da Providncia e uma conseqncia do instinto de conservao comum a todos os viventes. Ele necessrio, enquanto no se est suficientemente esclarecido acerca das condies da vida futura. Sem esse freio seramos levados a deixar prematuramente a vida e a negligenciar o trabalho terreno, que deve servir ao nosso prprio adiantamento. Com a morte, a alma retorna ao mundo dos Espritos, com a sua individualidade. A alma leva consigo uma lembrana cheia de doura ou de amargor, segundo o emprego que tenha dado vida. A separao da alma e do corpo no dolorosa. O sofrimento que s vezes sente no momento da morte, um prazer para o Esprito, pois v chegar ao fim o seu exlio. Na morte natural, que se verifica pelo esgotamento da vitalidade orgnica, em conseqncia da idade, o homem deixa a vida sem o perceber. Os liames que a retinham se desprendem, gradualmente, com lentido varivel, segundo os indivduos: para uns o desprendimento se d rapidamente e para outros, leva dias ou meses; so aqueles que levaram uma vida material e sensual. A alma ao deixar o corpo, passa por um perodo de perturbao, que pode levar algumas horas, muitos meses ou anos. DEDO EQUIPE ESDE
- 72 -

2005

A perturbao que se segue a morte nada tem de penosa para o homem de bem; calma, em tudo semelhante que acompanha um despertar tranqilo. Todos recebem o amparo do mundo espiritual, ao desencarnar. Porm, muitos no o percebem, devido as suas mentes estarem vinculadas a desequilbrios criados por si mesmos. O suicdio a mais trgica de todas as circunstncias que envolvem a morte. de conseqncia devastadora para o desencarnante que, julgando libertar-se de seus males, precipita-se em situao muito pior. Aprende a bem viver e bem sabers morrer. Somente nos livramos dos temores da morte em definitivo, quando nos ajustamos s realidades espirituais.

DEDO

EQUIPE ESDE
- 73 -

2005

Roteiro n 20 PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADOS


Objetivos: Tecer comentrios sobre as diferentes moradas que existem no Universo. Idias Principais: 1. Que vosso corao no se turbe. Crede em Deus, crede tambm em mim. H muitas moradas na casa de meu Pai...(Jesus). 2. O progresso dos seres somente ocorre mediante conquistas intransferveis, atravs do trabalho e do amor, mtodos seguros para a aquisio da plenitude. 3. Temos no Universo: a) Mundos Primitivos; b) Mundos de Provas e Expiaes; c) Mundos de Regenerao; d) Mundos Felizes; e) Mundos Celestes.

Fontes Complementares: O Livro dos Espritos. Allan Kardec - questes 55 a 95. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Allan Kardec - cap. 3. Roteiro. Francisco Cndido Xavier/Emmanuel - cap. 1 e 8. O Pensamento de Emmanuel. Martins Peralva - cap. 1. Lampadrio Esprita. Divaldo Pereira Franco/Joana de Angelis - cap. 22.

DEDO

EQUIPE ESDE
- 74 -

2005

SNTESE DO ASSUNTO
PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADOS

ROTEIRO N 20

Todos os globos que circulam no espao so habitados. A Humanidade apenas uma pequena frao do Universo. A constituio fsica dos mundos no se assemelham. As condies de existncia dos seres que habitam os diferentes mundos devem ser apropriados ao meio em que tm de viver. Esses mundos podem, portanto, conter em si mesmos, as fontes de luz e calor necessrios aos seus habitantes. Do ensinamento dado pelos Espritos, resulta que os diversos mundos esto em condies muito diferentes uns dos outros, quanto ao grau de adiantamento ou de inferioridade de seus habitantes. Entre eles, h os que so ainda inferiores aos da Terra, fsica e moralmente. medida que esta se desenvolve, a influncia da matria diminui, de tal sorte que, nos mundos mais avanados, a vida, por assim dizer, toda espiritual. Todos os Espritos encarnados sobre a Terra no so para a enviados em expiao. As raas que chamamos selvagens, so Espritos apenas sados da infncia, esto em processo educativo e se desenvolve ao contato com Espritos mais avanados. Os Espritos em expiao so estrangeiros; eles j viveram sobre outros mundos de onde foram excludos, em razo da sua obstinao no mal e porque eram causa de perturbao para os bons. A Terra um dos tipos de mundo expiatrio, cujas variedades so infinitas e tem por carter comum, servir de lugar de exlio aos Espritos rebeldes Lei de Deus. Esses Espritos tm que lutar ao mesmo tempo, contra a perversidade dos homens e a inclemncia da Natureza; duplo e penoso trabalho, que desenvolvem de uma s vez.

DEDO

EQUIPE ESDE
- 75 -

2005

O progresso uma das leis da Natureza. Todos os seres da Criao, animados e inanimados, a ele esto submetidos pela bondade de Deus. Ao mesmo tempo que os seres vivos progridem moralmente, os mundos que eles habitam progridem materialmente. A Terra, seguindo essa lei, esteve material e moralmente num estado inferior ao que est hoje e atingir sobre esse duplo aspecto, um grau mais avanado. Ela atingiu um dos seus perodos de transformao, em que de mundo expiatrio, tornar-se- mundo regenerador. Ento, os homens sero felizes, porque a lei de Deus nela reinar.

DEDO

EQUIPE ESDE
- 76 -

2005

Roteiro n 21 MEDIUNIDADE:
DEFINIO E OBJETIVOS TIPOS MAIS SIMPLES FATOS MEDINICOS NARRADOS NO EVANGELHO

Objetivos: Esclarecer o que Mediunidade. Idias Principais: 1. O mdium aquele que serve de instrumento entre os dois planos da vida fsica e espiritual. 2. A mediunidade um poderoso instrumento que pode converter-se em lamentvel fator de perturbao, tendo em vista o nvel espiritual e moral daquele que se encontra investido de tal recurso. 3. A misso medinica, se tem os seus percalos e as suas lutas dolorosas, uma das mais belas oportunidades de progresso e redeno, concedida por Deus aos seus filhos.

Fontes Complementares: O Livro dos Mdiuns. Allan Kardec - cap. 14, itens 159 a 175 e cap. 15, itens 178 a 181. Obras Pstumas. Allan Kardec - 1 parte, Manifestaes dos Espritos. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Allan Kardec - cap. 26, itens 7 a 10. Roteiro. Francisco Cndido Xavier/Emmanuel - cap. 27. O Esprito da Verdade. Francisco Cndido Xavier/Autores Diversos - cap. 5, 11 e 67. Mecanismos da Mediunidade. Francisco Cndido Xavier/Andr Luiz - cap. 17 e 27. Encontro Marcado. Francisco Cndido Xavier/Emmanuel - cap. 28. Lampadrio Esprita. Divaldo Pereira Franco/Joana de Angelis - cap. 26 e 32. EQUIPE ESDE
- 77 -

DEDO

2005

SNTESE DO ASSUNTO
MEDIUNIDADE

ROTEIRO N 21

Mdium a pessoa que sente a influncia dos Espritos e lhe transmite os pensamentos. Quem quer que sinta aquela influncia em qualquer grau , por isso mesmo, mdium. Essa faculdade inerente ao homem, e por conseguinte no constitui privilgio exclusivo; tambm poucos so os que a no possuem, ainda que seja em rudimento. Pode pois dizer-se que todas as pessoas so mdiuns em maior ou menor grau; esta qualificao, porm, no se aplica usualmente seno queles, em que a faculdade medinica se manifesta por efeitos ostensivos de certa intensidade. A predisposio medinica no depende de sexos, idades, ou temperamentos; encontram-se mdiuns em todas as categorias de indivduos, desde a mais tenra idade at a mais avanada. As relaes entre mdiuns e Espritos estabelecem-se por meio dos seus perispritos. A facilidade dessas relaes depende do grau de afinidade existente entre os dois fludos. H uns que facilmente se assimilam e outros que se repelem; da se conclui que nem todo mdium pode comunicar-se com todo Esprito. Os Espritos podem manifestar-se de maneiras infinitamente diversas, mas no o fazem seno com a condio de terem uma pessoa apta para receber e transmitir esse ou aquele gnero de impresses, segundo a aptido. Como no h uma pessoa que possua todas as aptides no mesmo grau, segue-se que umas recebem impresses impossveis, para outras. Desta diversidade de condies individuais procede a variedade de mdiuns.

DEDO

EQUIPE ESDE
- 78 -

2005

MEDIUNIDADE COM JESUS


Em sua luminosa passagem, o fenmeno medinico, por toda a parte, intimado redeno da conscincia. assim que surpreendemos o Divino Mestre afirmando-se em atitudes claras e decisivas, no somente induz Maria de Magdala a que se liberte dos perseguidores invisveis que a subjugam, mas tambm a criar, em si prpria, as qualidades condignas com que se far, mais tarde, a mensageira da ressurreio. Socorre, generoso, os alienados mentais do caminho, desalgemandoos das entidades infelizes que os perturbavam; contudo, entretm-se ele mesmo, com Espritos glorificados, no cimo do Tabor. Honorificando a humildade de Estevo, que suporta sereno as frias que apedrejam, aciona-lhe os mecanismos da clarividncia, e o mrtir percebe-lhe a presena sublime, antes de se render imposio da morte. Compadece-se de Saulo de Tarso, obsidiado por Espritos cruis que o transformam em desalmado verdugo, e aparece-lhe, em Esprito, na senda de Damasco, para ensin-lo atravs de longos anos de renunciao e martrio e converte-se em padro vivo de bondade e entendimento.

DEDO

EQUIPE ESDE
- 79 -

2005

Roteiro n 22 EDUCAO MEDINICA


Objetivos: Esclarecer a importncia da evangelizao do mdium. Explicar a necessidade do estudo para a educao medinica. Idias Principais: 1. A primeira necessidade do mdium evangelizar-se e somente depois, entregarse s tarefas doutrinrias. 2. Estudo e Trabalho formam a base de uma mediunidade eficaz. 3. As comunicaes espritas se do de perisprito a perisprito.

Fontes Complementares: O Livro dos Mdiuns. Allan Kardec - cap. 20 e 21. Caminho, Verdade e Vida. Francisco Cndido Xavier/Emmanuel - cap. 10.

DEDO

EQUIPE ESDE
- 80 -

2005

SNTESE DO ASSUNTO
EDUCAO MEDINICA

ROTEIRO N 22

A faculdade medinica um instrumento de alto valor na conquista de novos conhecimentos, na prestao de servio ao prximo, no desenvolvimento de virtudes e no resgate de dbitos pessoais. No depende de sexo, idade, condio social, etc..., podendo surgir na infncia, adolescncia, juventude, idade madura ou na velhice. Pode revelar-se na Casa Esprita, em casas particulares, em igrejas, no materialista, no religioso, etc. Sua ecloso pode apresentar vrios sintomas, tais como: reaes emocionais inslitas, sensaes de enfermidade, calafrios, mal estar, irritaes estranhas ou sem razo aparente. A primeira necessidade do mdium evangelizar-se. As qualidades que atraem os bons Espritos so: bondade, benevolncia, simplicidade de corao, amor ao prximo, desprendimento das coisas materiais. Os defeitos que os afastam so: orgulho, inveja, cime, dio, cupidez, sensualidade, etc. O bom mdium, sob o ponto de vista espiritual, ser aquele trabalhador que melhor se harmonizar com a vontade de Deus. Deve ser frugal na alimentao, abster-se de vcios, evitar o baixo palavreado e dominar os sentimentos passionais. Dispor ento de bons elementos fludicos, que podero ser transmitidos aos necessitados. Nada verdadeiramente importante se adquire sem trabalho. O mdium tem a obrigao de trabalhar em todos os instantes, pela sua prpria iluminao. Aqueles que procuram trabalhar no campo da mediunidade, devem ter o propsito de desenvolver um trabalho de interesse coletivo e no exclusivamente pessoal.

DEDO

EQUIPE ESDE
- 81 -

2005

Por certo, o mdium ser tambm beneficiado, mas este no deve ser o seu objetivo. Para isso deve procurar a sintonia com os Espritos Superiores, em busca da inspirao e do fortalecimento de seus bons propsitos. A educao da mediunidade se consegue pelo estudo consciente da Doutrina Esprita, perseverana no compromisso, evitando impor-se, exigindo sucesso e aplauso. O ser humano constitudo de Corpo, Esprito e Perisprito. O Perisprito, termo criado por Allan Kardec, o lao que une o corpo ao Esprito. Ele semimaterial. o envoltrio do Esprito e tem a forma do corpo. Quando um Esprito quer comunicar-se, o faz ligando-se ao Perisprito do mdium. Portanto, as comunicaes espirituais se do de Perisprito a Perisprito. inteiramente falsa a idia de que o desencarnado, para se comunicar, entra no corpo do mdium.

DEDO

EQUIPE ESDE
- 82 -

2005

Roteiro n 23 INFLUNCIA DOS ESPRITOS:


AO DOS ESPRITOS PACTOS, PODER OCULTO, TALISMS, ETC. OCUPAO E MISSO DOS ESPRITOS

Objetivos: Esclarecer que os Espritos influem em nossa vida mas no ferem a Lei Natural. Idias Principais: 1. O Pensamento o lao que nos une aos Espritos. Pelo pensamento atramos os que simpatizam com as nossas idias e inclinaes. 2. Quando algum se afirma responsvel absoluto pelos seus pensamentos e atos, ingenuamente no passa de um presunoso. Da mesma forma quando se esconde na posio de vtima dos Espritos que lhe comandam a existncia, afligindo-se e levando-a a desacertos, tomba de igual modo, na irresponsabilidade. 3. A dependncia, em que o homem se encontra algumas vezes, dos Espritos inferiores, provm do seu abandono aos maus pensamentos. 4. Elevar-se moralmente, atravs dos pensamentos nobres, do estudo libertador e da ao que promove o progresso, deve constituir um roteiro para quem deseja estar em sintonia com os Mensageiros da Luz.

Fontes Complementares: O Livro dos Espritos. Allan Kardec - questes 525 a 535 e 549 a 584. Encontro Marcado. Francisco Cndido Xavier/Emmanuel - cap. 13 e 36. Boa Nova. Francisco Cndido Xavier - cap. 21. O Pensamento de Emmanuel. Martins Peralva - cap. 19 e 39. Celeiro de Bnos. Divaldo Pereira Franco - cap. 24.

DEDO

EQUIPE ESDE
- 83 -

2005

SNTESE DO ASSUNTO

ROTEIRO N 23

INFLUNCIA DOS ESPRITOS AO DOS ESPRITOS


A influncia dos Espritos sobre os nossos pensamentos e atos maior do que supomos, porque muito freqentemente so eles que nos dirigem. Eles podero ter ao direta sobre a realizao das nossas atividades, mas no agem jamais fora das leis naturais. Ex.: Um homem deve morrer de raio, esconde-se embaixo de uma rvore, o raio estala e ele morre. O raio explodiu sobre aquela rvore, e naquele momento, porque o fato estava nas leis naturais, a rvore seria atingida de qualquer forma, o homem que a procurou, pois teria que morrer daquela forma. Os Espritos levianos e brincalhes, se comprazem em traquinices, provocam discrdias, com o fim de testar a nossa pacincia. Quando no encontram receptividade, vo-se embora. s vezes trata-se de inimigos que fizemos nesta ou em existncias anteriores. Para por fim a esse assdio, devemos orar por eles, retribuir o mal com o bem e os mesmos acabaro por compreender seus erros, retomando sua caminhada evolutiva. Os bons Espritos nos auxiliam a minorar nossas dores, dando-nos pacincia e resignao. Porm, no podem nos isentar das leis de Causa e Efeito, pelas quais estamos compromissados. Ns sim, podemos atenu-las, com a inteligncia que Deus nos deu e as inspiraes dos bons Espritos. Buscai e achareis. Batei e abrirse-vos-. O amor cobre a multido de pecados. Todos ns temos um Esprito Protetor. Ele nos auxilia e nos inspira para que possamos crescer moralmente.

DEDO

EQUIPE ESDE
- 84 -

2005

PACTO, PODER OCULTO E TALISM


Aquele que deseja cometer uma ao m, pelo simples fato de o querer, chama em seu auxlio os maus Espritos. Fica ento obrigado a retribuir o auxlio prestado. nisso somente que consiste o pacto. Uma natureza m que sintoniza com os maus Espritos. O Espiritismo e o magnetismo nos esclarecem uma infinidade de fenmenos sobre os quais a ignorncia teceu suas fbulas. A maldio e a bno no podem jamais desviar a Providncia da senda da justia.

OCUPAO E MISSO DOS ESPRITOS


Os Espritos concorrem para a harmonia do Universo, executando a vontade de Deus. Todos tem deveres a cumprir. A vida do Esprito uma ocupao contnua, que nada tem de penosa. No existe a fadiga corprea, angstias e necessidades. Seu pensamento est sempre em atividade, ele vive feliz pela conscincia que tem de ser til.

DEDO

EQUIPE ESDE
- 85 -

2005

Roteiro n 24 INFLUNCIA DOS ESPRITOS EM NOSSOS PENSAMENTOS E ATOS


Objetivos: Esclarecer a permanente e intensa interferncia dos Espritos na vida dos Encarnados. Idias Principais: 1. A influncia dos Espritos sobre os encarnados de tal ordem, que quase sempre somos por eles dirigidos. 2. A neutralizao das influncias negativas, d-se atravs da prtica do bem, da orao, da vigilncia e confiana em Deus e no Mestre Jesus. 3. Os Espritos somente agem sobre a matria, para que as leis da Natureza sejam cumpridas.

Fontes Complementares: O Evangelho Segundo o Espiritismo. Allan Kardec - cap. 10, itens 5 e 6, cap. 21, item 10, cap. 28, item 81. O Livro dos Espritos. Allan Kardec - questes 469, 473 e 480. Lampadrio Esprita. Divaldo Pereira Franco - cap. 29 As Obsesses. No Limiar do Infinito. Divaldo Pereira Franco - cap. 17 Dvidas e Resgates.

DEDO

EQUIPE ESDE
- 86 -

2005

SNTESE DO ASSUNTO
INFLUNCIA DOS ESPRITOS EM NOSSOS ATOS

ROTEIRO N 24

Os Espritos podem ver tudo aquilo que fazemos. Muitas vezes chegam a conhecer o que desejamos ocultar de ns mesmos. Comumente, temos ao nosso lado, uma multido de Espritos que nos observam. Os que so levianos, zombam de nossas impacincias e problemas, ao passo que os srios, procuram sempre ajudar-nos. Nossos pensamentos sofrem influncia dos Espritos a tal ponto, que quase sempre somos por eles dirigidos, embora disso no tenhamos conscincia. claro que pensamos por ns mesmos, pois somos Espritos inteligentes. Porm, se prestarmos ateno, veremos muitas vezes que, sobre o mesmo assunto, chegam-nos pensamentos vrios, ao mesmo tempo e alguns contraditrios. Acontece a, a mistura dos nossos pensamentos, com os dos Espritos que nos rodeiam. Geralmente so nossos, os pensamentos que nos chegam em primeiro lugar. E, nem sempre, so os mais coerentes. Se fosse porm, absolutamente necessrio distingui-los uns dos outros, Deus nos teria dado essa condio, assim como distinguimos naturalmente, a noite do dia. No correto dizer-se que sempre o primeiro impulso bom, o mais correto. Se um Esprito bom, nos d boas inspiraes. Se ainda um Esprito imperfeito, pode tentar nos induzir ao mal.

DEDO

EQUIPE ESDE
- 87 -

2005

Quando desejamos o mal, atramos influncias ms e somos portanto, ajudados pelos maus, a praticar o mal. Ao resistirmos ao mal, os Espritos inferiores retiram-se de campo, ficando de tocaia. Para neutralizar a influncia dos maus Espritos, devemos orar, praticar o bem, vigiar nossos pensamentos e aes, colocando em Deus e no Mestre Jesus, nossa total confiana.

EM NOSSAS AES
Os Espritos exercem influncia nos acontecimentos da nossa vida, nos aconselhando, intuindo, etc. eles porm, somente podem agir sobre a matria, para que as leis da Natureza sejam cumpridas. Tomemos como exemplo, uma pessoa que atira em algum que no deve desencarnar com violncia. Um Esprito bondoso poder ofuscar a pessoa que empunha a arma, e o projtil seguir a linha que ter que percorrer. O que Deus quer, se executa. Se houver demora na execuo, ou lhe surjam obstculos, porque Ele assim quis. Os Espritos levianos e zombeteiros, podem nos criar dificuldades em nossos desejos de algo realizar. Eles assim agem porque algumas vezes so inimigos que fizemos nesta ou numa vida anterior. Doutras vezes, nenhum motivo os impulsiona, a no ser a sua inferioridade. Depois de desencarnados, continuamos os mesmos. A experincia demonstra que nem todos reconhecem o mal que praticaram ou esto praticando. Podem continuar a perseguir seus desafetos. O nico meio de acabar com o crculo vicioso das perseguies e vinganas, a prece em favor dos Espritos ainda em desequilbrio, e a retribuio do mal com o bem. Quebra-se ento a cadeia do dio, que s magoa e retarda o progresso, a que todos ns estamos destinados. Os bons Espritos ajudam-nos, incentivando-nos pacincia e a resignao, quando estamos em dificuldades. Muitas vezes andamos de maneira errada, na elaDEDO EQUIPE ESDE
- 88 -

2005

borao e execuo dos nossos projetos. Se nos obstinamos por uma caminho que no devemos seguir, os Espritos nada tm a ver com nossos insucessos. Quando algo de venturoso nos acontece, devemos agradecer primeiramente a Deus, sem cuja permisso nada se faz, a Jesus nosso Mestre e depois aos bons Espritos, que so os agentes de Sua vontade.

DEDO

EQUIPE ESDE
- 89 -

2005

Roteiro n 25 O ESPIRITISMO E OS RITUAIS


Objetivos: Esclarecer que a Doutrina Esprita ou Espiritismo, no adota rituais de nenhuma espcie. Idias Principais: 1. O ritual apenas jogo de cores, cheiros, imagens, vestes, colares, gestos, etc. e, portanto, desnecessrio. 2. A Doutrina Esprita, no tem dogmas, liturgia, smbolos ou sacerdcio organizado. 3. O Espiritismo nos ensina a raciocinar com a verdade.

Fontes Complementares: O Livro dos Espritos. Allan Kardec - questes 551 a 557.

DEDO

EQUIPE ESDE
- 90 -

2005

SNTESE DO ASSUNTO
O ESPIRITISMO E OS RITUAIS

ROTEIRO N 25

Cristianizar, na Doutrina Esprita, esclarecer de forma racional, contribuindo para que no venhamos a ter sobre a Terra, mais um sistema de fanatismo e de negao. Precisamos da luz do esclarecimento da Doutrina, que recomenda ao homem procurar esforar-se, estudar e se reformar, para que agindo de acordo com a Lei de Deus e com os ensinamentos de Jesus, conquiste progresso espiritual cada vez maior. A Doutrina Esprita ou o Espiritismo luz e bssola, que veio para o progresso da Humanidade. No um conjunto de prticas ritualsticas que deslumbra, nem oferece rituais para a soluo de problemas. O Espiritismo difere de todas as religies conhecidas, por demonstrar a lgica dos seus ensinos atravs de experincias cientficas, e por apresentar uma filosofia tambm baseada em experimentos e observaes. As tentativas para fundamentar a introduo de rituais, incensos, imagens e outros objetos de culto material no meio esprita, invocam sempre um pressuposto espiritualista como generalidade, ou fazer apelo tolerncia. No h entretanto, razo alguma para tais pretextos, uma vez que o Espiritismo, pelas suas disposies doutrinrias, dispensa completamente, qualquer forma de ritual ou peas litrgicas. Afirma Allan Kardec com referncia a essas prticas: muitas pessoas prefeririam certamente outra receita mais fcil para repelirem os maus Espritos: por exemplo, algumas palavras que se proferissem, ou alguns sinais que se fizessem, o que seria mais simples do que corrigir-se algum de seus defeitos. Sentimos muito, porm, nenhum meio eficaz conhecemos de vencer-se, um inimigo, seno o fazer-se mais forte que ele. Temos, pois, que nos persuadir de que no h, para alcanarmos aquele resultado, nem palavras sacramentais, nem frmulas, nem sinais materiais quaisquer... DEDO EQUIPE ESDE
- 91 -

2005

No tendo estudado e compreendido bem a Doutrina Esprita, muitas pessoas aderem ao Espiritismo, porm ainda tem laos espirituais com a religio de origem e continuam presas a certas tradies do culto antigo. Devemos compreender claramente todas as predilees religiosas, mas, o Espiritismo em si nada tem a ver com as tendncias pessoais. uma questo de coerncia com a Doutrina. Apesar de se haver fundamentado no fenmeno de ordem medinica, vulgarmente chamado de alm-tmulo, o Espiritismo ou a doutrina Esprita, tem como base experimental ou cientfica, os fatos ou provas j confirmadas. O fenmeno, por si s, no o Espiritismo; a demonstrao da sobrevivncia da alma ou da comunicao entre vivos e mortos, em qualquer parte, dentro e fora da Seara Esprita. O Espiritismo define o fenmeno, adota o mtodo experimental, separa o que animismo e o que comunicao ou manifestao de Esprito desencarnado, metodiza o exerccio da mediunidade e, por fim, estabelece concluses lgicas. Se, apesar da generalidade dos fenmenos, o Espiritismo a Doutrina Esprita, e quem diz Allan Kardec, lgico afirmar, forosamente, que o fenmeno sem a Doutrina Esprita, seja na Umbanda, seja onde for, no Espiritismo. Os Espritos Superiores afirmam que todos os rituais, s tornam ridculas as pessoas que as usam. No h palavra sacramental, sinal cabalstico, talisms, nenhuma prtica exterior, capaz de exercer ao sobre os Espritos, porquanto estes, s so atrados pelo pensamento e no pelas coisas materiais.

DEDO

EQUIPE ESDE
- 92 -

2005

Roteiro n 26 PERTURBAES OBSESSIVAS


Objetivos: Dar o significado da palavra obsesso e estabelecer a diferena entre as trs variedades: 1) Obsesso Simples; 2) Fascinao e 3) Subjugao. Idias Principais: 1. Na Obsesso Simples - O Esprito inferior, com tenacidade, intromete-se na vida do obsediado. Este, identificando estar sob influncia negativa, dever agir de modo cristo, a fim de libertar-se da triste situao. 2. Na Fascinao - H o trabalho inteligente de um Esprito inferior sobre o obsediado, que insinua-se, instalando-se como se fosse uma entidade superior. O obsediado neste caso, acha que no est sob a influncia negativa e afasta-se de qualquer pessoa que queira alert-la sobre o fato. 3. Na Subjugao - Um Esprito inferior, deliberadamente, maldosamente, domina completamente o obsidiado. a variedade mais dolorosa, pois o obsediado parece um rob nas mos do obsessor.

Fontes Complementares: O Livro dos Espritos. Allan Kardec - questes 464, 466, 472 a 483, 549 a 557. O Livro dos Mdiuns. Allan Kardec - itens 238 a 241. Encontro Marcado. Francisco Cndido Xavier/Emmanuel - cap. 27, 33 e 36. O Pensamento de Emmanuel. Martins Peralva - cap. 39.

DEDO

EQUIPE ESDE
- 93 -

2005

SNTESE DO ASSUNTO

ROTEIRO N 26

PERTURBAES OBSESSIVAS
Partindo do conceito que obsesso o constrangimento exercido pelos Espritos inferiores sobre o vontade dos encarnados, influenciando-os maleficamente podemos figurar o fenmeno obsessivo em inmeras situaes. Algumas to sutis que somente depois de muito tempo que so evidenciadas. Para facilidade do aprendizado, a obsesso pode ser estudada sob trs variedades, que apresentam caractersticas prprias.

OBSESSO SIMPLES
O Esprito inferior procura, atravs da sua tenacidade, da sua persistncia, intrometer-se na vida do obsediado, dando-lhes as mais estranhas sugestes, que no mais das vezes contrariam a forma habitual de proceder e pensar da vtima. Esta, com um pouco de critrio e auto-anlise, facilmente identifica que est sob a influncia de um Esprito inferior, e, cuidando-se devidamente, comportando-se cristmente, no lhe oferecer campo mental favorvel para a sua ao. Procurando viver em clima de elevao, boas leituras, preces, convvio com pessoas honestas e srias, dedicadas ao semelhante, estar pautando a sua vida de acordo com os ditames de Cristo, livrando-se da ao do obsessor.

DEDO

EQUIPE ESDE
- 94 -

2005

FASCINAO
a forma mais difcil de ser tratada. O obsediado se nega a receber orientao e tratamento, pois julga no estar sob influncia obsessiva, e at, s vezes, acredita que todos os demais que se encontram obsediados, enquanto ele se julga o nico certo. Nesta variedade, nota-se que o obsessor se insinua, a princpio discretamente. Vai ento, ganhando terreno, enraizando-se pouco a pouco at se instalar definitivamente, formando um verdadeiro fenmeno de simbiose psquica. Geralmente o mdium acredita estar sendo guiado por uma entidade espiritual de alto gabarito, que usa nome de personagens famosas ou de Espritos de escol. No usando o critrio da auto-anlise, que no caso inexiste, a pessoa se torna extremamente crdula em tudo o que vem por seu intermdio, acreditando-se missionria. A qualquer objeo ou crtica construtiva que se faa sobre o teor das comunicaes, suscetibiliza-se, magoa-se e afasta-se das pessoas que a podem esclarecer.

SUBJUGAO
o fenmeno de uma criatura encarnada estar sob domnio completo e total de uma entidade desencarnada. de fcil diagnstico. Porm, para a cura desse tipo de obsesso, h necessidade da melhora moral do mdium. O Esprito obsessor, dever arrepender-se do mal que est praticando, atravs de doutrinaes feitas por quem tenha superioridade moral. A subjugao s ocorre em funo da sintonia mental que existe entre o mdium e o Esprito obsessor, via de regra originria de comprometimento anterior. No se julgue que nesta variedade, o Esprito obsessor tome lugar no corpo do obsediado. H sim, uma supremacia da sua vontade, dominando completamente o mdium. A pessoa neste estado realiza coisas que no estado normal no realizaria, diz e faz aquilo que no lhe habitual.

DEDO

EQUIPE ESDE
- 95 -

2005

Roteiro n 27 EVOLUO ESPIRITUAL - ETAPAS DO PROCESSO EVOLUTIVO


Objetivos: Destacar o livre-arbtrio, dado ao homem por Deus, como condio essencial para a sua felicidade. Idias Principais: 1. Deus criou os Espritos simples e ignorantes; dotou-os de inteligncia e livre arbtrio, para que atravs da superao das provas encontradas nas sucessivas reencarnaes, possam finalmente ser felizes. 2. A marcha dos Espritos progressiva, jamais retrograda. 3. assim que Deus confia a nossa conscincia a escolha do caminho que devamos seguir e a liberdade de ceder a uma ou outra das influncias contrrias que se exercem sobre ns. (Allan Kardec) 4. Nosso xito ou fracasso depende da persistncia ou da f com que nos consagramos mentalmente aos objetivos que nos propomos alcanar.

Fontes Complementares: O Livro dos Espritos. Allan Kardec - questes 115 a 127. O Pensamento de Emmanuel. Martins Peralva - Sintonia. Nos Domnios da Mediunidade. Francisco Cndido Xavier/Andr Luiz - cap. 19.

DEDO

EQUIPE ESDE
- 96 -

2005

SNTESE DO ASSUNTO
EVOLUO ESPIRITUAL

ROTEIRO N 27

Deus criou todos os Espritos simples e ignorantes. Eles so, em sua origem, como crianas: ignorantes e inexperientes. Adquirindo pouco a pouco o conhecimento da verdade, podero chegar perfeio, e esta os levar felicidade. Porm, para conquistar a felicidade, os Espritos passam por provas. Uns as aceitam submissos, enquanto que outros, s as suportam murmurando, permanecendo por mais tempo afastado da felicidade. Todos porm se tornaram perfeitos, pois foram criados por Deus, para serem felizes. Se Deus j houvesse criado os Espritos perfeitos, onde estaria o merecimento, sem a luta? Seriam robs e no seres dotados de livre-arbtrio. Ele os criou simples e ignorantes, podendo os mesmos escolher entre o bem e o mal, e os que so maus, assim se tornaro pela sua vontade prpria. O livre-arbtrio se desenvolve medida que o Esprito toma conscincia de si mesmo. Na sua sabedoria, Deus d ao homem liberdade de escolha para que o mesmo tenha o mrito de seu progresso. Os Espritos que desde o princpio seguem o caminho do bem, nem por isso so Espritos perfeitos. No tem, certo, maus pendores, mas precisam adquirir a experincia e os conhecimentos indispensveis para alcanarem a perfeio. Podemos compar-los criana que, seja qual for a bondade de seus instintos naturais, necessitam se desenvolver, se esclarecer e que no passam, sem transio, da infncia maturidade, sem antes passar pela adolescncia.

DEDO

EQUIPE ESDE
- 97 -

2005

Em sua origem, a vida do Esprito apenas instintiva. Mal tem conscincia de si mesmo e de seus atos. A inteligncia s pouco a pouco se desenvolve e ento a alma ensaia para a vida. Para tornar-se puro, o Esprito passa pelos graus intermedirios. Quando se julga pois, perfeito, longe ainda est da perfeio. Poder ser to perfeito quanto comporte a sua natureza terrena, mas isso no a perfeio absoluta. Essa caminhada evolutiva gradual e progressiva. Os Espritos jamais retrogradam. Podem descer como homens, no como Espritos. Ex.: Herodes era rei e Jesus, carpinteiro.

ETAPAS DO PROCESSO EVOLUTIVO


O processo evolutivo do ser humano, no plano fsico e no plano espiritual, obedece, em tese, a quatro fatores essenciais, a saber: 1.) Compreenso da necessidade de mudar. 2.) Conjugao da boa-vontade, do esforo e da perseverana. 3.) Firme deliberao de estabilizar a mudana. 4.) Propsito de no retroceder, na atitude mental superior, a fim de que se verticalize, em definitivo, o processo de renovao. Eis alguns dos bices que surgem no caminho evolutivo, depois da quarta etapa, quando o homem, ingenuamente, se julga realizado, pelo Esprito: a) Reao dos antigos companheiros, encarnados ou desencarnados, que se convertem, via de regra, em ferrenhos adversrios. b) Dificuldade em libertar-se de hbitos secularmente cultivados, ao longo de sucessivas reencarnaes. c) Irresistvel saudade da fantasia e da iluso, que lhe foram clima natural em diversas ocasies.

DEDO

EQUIPE ESDE
- 98 -

2005

You might also like