You are on page 1of 2

01. Quais as explicaes para a origem de Roma? 02. Quais as razes para os conflitos entre patrcios e plebeus?

03. Cite os povos que formaram Roma: R - Os primeiros habitantes de Roma, os latinos e os sabinos, pertenciam ao grupo de populaes indo-europeias originrias da Europa Central. 04. Durante o perodo da Monarquia, o primeiro da histria de Roma, a diviso social se dava entre trs camadas da populao. Sobre este perodo, responda: a) Quais eram as trs camadas sociais?
Patrcios, grandes proprietrios de terra e detentores de privilgios sociais e polticos; Plebeus, homens livres, sem direitos polticos; e os Escravos, pessoas endividadas ou derrotadas em guerras, consideradas como instrumentos de trabalho.

b) Quem eram os clientes?


Os clientes eram plebeus que prestavam servios aos patrcios, sendo ainda dependentes ou agregados desses.

05. Roma foi influenciada em sua formao por uma variedade de povos que habitavam a Pennsula Itlica. Dentre as alternativas que seguem, quais dos povos listados abaixo no influenciaram a formao de Roma. a) Etruscos. d) Persas. b) Gregos. e) Latinos. c) Sabinos.
06. Cite os perodos da histria Romana: R - Monarquia, Repblica e Imprio.

07. As lutas por riquezas e territrios sempre estiveram presentes na Histria. Na Antiguidade, o Mediterrneo foi disputado nas Guerras Pnicas por: A - romanos e cartagineses. B - gregos e persas. C - macednicos e romanos. D - romanos e germnicos. E - gregos e romanos. 08. Por que os romanos durante a Repblica se dedicaram expanso Territorial? R - Durante o perodo republicano de Roma a expanso territorial provocou profundas transformaes na vida econmica, social e poltica. Roma transformou-se de simples Cidadeestado em um grande imprio, voltando-se inicialmente para a conquista da pennsula Itlica e mais tarde para todo o mundo da orla do Mar Mediterrneo.
09. Explique de que modo a monarquia foi extinta em Roma e qual a participao que os patrcios tiveram nesse processo. R - A monarquia foi extinta pela ao dos patrcios, que comearam a se demonstrar descontentes com um tipo de governo em que uma nica figura tinha amplos poderes. Desse modo, visando superar tal problema, decidiram distribuir as atribuies polticas entre vrios cargos conhecidos como magistraturas. 10. Por qual motivo podemos afirmar que a Repblica se destaca como momento de formao do Imprio Romano?

R Por que a Repblica justamente o perodo em que o exrcito romano passou a ganhar uma organizao capaz de realizar a conquista de diferentes territrios e ao mesmo tempo, vemos que nessa poca a economia romana cresceu com a explorao das terras conquistadas, a articulao do comrcio em diferentes regies e a explorao do trabalho escravo.

You might also like