You are on page 1of 8

Antnio Csar Pinheiro Cotrim Direito Aplicado Engenharia Civil PERCIAS JUDICIAIS

As percias judiciais esto previstas como meios de prova pelo Cdigo Civil (art...) e pelo Cdigo de Processo civil ( artigos 420 e 439) sendo admitidas sempre que a comprovao do fato depender do conhecimento tcnico ou cientfico (Cdigo de Processo Civil, art. 145). Por prova, entende-se o instrumento atravs do qual se forma a convico do juiz a respeito da ocorrncia ou no de fatos controvertidos no processo.
CDIGO CIVIL TTULO V Da Prova Art. 212. Salvo o negcio a que se impe forma especial, o fato jurdico pode ser provado mediante: I - confisso; II - documento; III - testemunha; IV - presuno; V - percia. ************ CDIGO DE PROCESSO CIVIL Seo II Do Perito Art. 145. Quando a prova do fato depender de conhecimento tcnico ou cientfico, o juiz ser assistido por perito, segundo o disposto no art. 421. ......... Art. 421. O juiz nomear o perito, fixando de imediato o prazo para a entrega do laudo. (Redao dada pela Lei n 8.455, de 24.8.1992) 1o Incumbe s partes, dentro em 5 (cinco) dias, contados da intimao do despacho de nomeao do perito:

Antnio Csar Pinheiro Cotrim Direito Aplicado Engenharia Civil


I - indicar o assistente tcnico; II - apresentar quesitos. 2o Quando a natureza do fato o permitir, a percia poder consistir apenas na inquirio pelo juiz do perito e dos assistentes, por ocasio da audincia de instruo e julgamento a respeito das coisas que houverem informalmente examinado ou avaliado. (Redao dada pela Lei n
8.455, de 24.8.1992)

Definio :

PERCIA JUDICIAL toda a verificao de fato ou fixao de valor, realizada em juzo e expressa em laudo, por pessoa compromissada no processo, e se apresenta sob trs espcies : Exame, Vistoria e Avaliao.

Objetivo :

O objetivo da percia judicial a obteno de um juzo especializado sobre questes de fato, de interesse para a deciso da causa, ou a apurao do valor de coisas, direitos ou obrigaes, determinada pelo juiz, de ofcio ou a requerimento das partes.

As partes litigantes , o Ministrio Pblico e o Juiz podem formular quesitos sobre a matria objeto da apurao pericial, no prazo comum de 5 (cinco) dias seguintes nomeao do perito. QUESITOS so as indagaes escritas e articuladas, feitas ao perito, buscando os pontos a serem esclarecidos no laudo. O PERITO ser sempre de nomeao do juiz, cabendo a cada uma das partes indicar o seu assistente tcnico ( CPC, art. 421) e dever
2

Antnio Csar Pinheiro Cotrim Direito Aplicado Engenharia Civil


apresentar o laudo, em prazo fixado, respondendo a todos os quesitos deferidos e acrescentando as informaes que considerar convenientes elucidao da matria periciada.

O LAUDO o resultado da percia, expresso em concluses escritas, fundamentadas e assinadas pelo perito.

Os assistentes tcnicos devero oferecer os seus pareceres no prazo comum de 10 (dez) dias aps a intimao da apresentao do laudo. A finalidade do laudo o aclaramento das questes tcnicas que surgem no processo e que forem submetidas percia. Dever ser fundamentado, com base em elementos objetivos analisados e interpretados por mtodos adequados, que conduzam a concluses tcnicas irrefutveis. Dever ser objetivo e conclusivo, afirmando ou negando o que foi indagado nos quesitos, sem omisses, evasivas ou consideraes impertinentes. A misso do laudo ser meramente tcnico e absolutamente neutro.

Virtudes do Laudo :

- CLAREZA na exposio dos fatos periciados: - OBJETIVIDADE na metodologia da pesquisa, e - FUNDAMENTAO para abonar as concluses e respostas aos quesitos.

Antnio Csar Pinheiro Cotrim Direito Aplicado Engenharia Civil


* O laudo assim elaborado pea fundamental para a deciso da causa, mas o juiz no fica adstrito s concluses do perito e nem s dos assistentes tcnicos.
CPC. Art. 436. O juiz no est adstrito ao laudo pericial, podendo formar a sua convico com outros elementos ou fatos provados nos autos.

De acordo com o Art. 420 do Cdigo de Processo Civil, a prova pericial consiste em exame, vistoria ou avaliao :

EXAME JUDICIAL: a inspeo feita em pessoas, animais ou coisas mveis por perito nomeado pelo juiz para a verificao de fatos ou circunstncias que interessem soluo da causa.

VISTORIA JUDICIAL : a inspeo feita em imvel, por perito compromissado nos autos, para a verificao de seu estado ou de circunstncias a ele concernentes (localizao do imvel, condies estruturais, constatao de atributos, defeitos ou danos do prdio e suas servides.

AVALIAO JUDICIAL : a fixao do valor pecunirio de coisas, direitos ou obrigaes, feitas por perito nomeado ou avaliador do juzo. Valor a estimativa pecuniria que se atribui a um bem para determinada finalidade ( valor venal, valor de mercado, valor de venda, valor de uso etc...).

Os mtodos para avaliao de imveis so : 1. MTODO COMPARATIVO, 2. MTODO DE CUSTO e 3. MTODO DE RENDA ou CAPITALIZAO .

Antnio Csar Pinheiro Cotrim Direito Aplicado Engenharia Civil ...........


Legislao Cdigo de Processo Civil
Seo II Do Perito Art. 145. Quando a prova do fato depender de conhecimento tcnico ou cientfico, o juiz ser assistido por perito, segundo o disposto no art. 421. 1o Os peritos sero escolhidos entre profissionais de nvel universitrio, devidamente inscritos no rgo de classe competente, respeitado o disposto no Captulo Vl, seo Vll, deste Cdigo. 2o Os peritos comprovaro sua especialidade na matria sobre que devero opinar, mediante certido do rgo profissional em que estiverem inscritos. 3o Nas localidades onde no houver profissionais qualificados que preencham os requisitos dos pargrafos anteriores, a indicao dos peritos ser de livre escolha do juiz. Art. 146. O perito tem o dever de cumprir o ofcio, no prazo que Ihe assina a lei, empregando toda a sua diligncia; pode, todavia, escusar-se do encargo alegando motivo legtimo. Pargrafo nico. A escusa ser apresentada dentro de 5 (cinco) dias, contados da intimao ou do impedimento superveniente, sob pena de se reputar renunciado o direito a aleg-la (art. 423). Art. 147. O perito que, por dolo ou culpa, prestar informaes inverdicas, responder pelos prejuzos que causar parte, ficar inabilitado, por 2 (dois) anos, a funcionar em outras percias e incorrer na sano que a lei penal estabelecer.

Seo VII Da Prova Pericial Art. 420. A prova pericial consiste em exame, vistoria ou avaliao. Pargrafo nico. O juiz indeferir a percia quando: I - a prova do fato no depender do conhecimento especial de tcnico; II - for desnecessria em vista de outras provas produzidas; III - a verificao for impraticvel.

Antnio Csar Pinheiro Cotrim Direito Aplicado Engenharia Civil


Art. 421. O juiz nomear o perito, fixando de imediato o prazo para a entrega do laudo. 1o Incumbe s partes, dentro em 5 (cinco) dias, contados da intimao do despacho de nomeao do perito: I - indicar o assistente tcnico; II - apresentar quesitos. 2o Quando a natureza do fato o permitir, a percia poder consistir apenas na inquirio pelo juiz do perito e dos assistentes, por ocasio da audincia de instruo e julgamento a respeito das coisas que houverem informalmente examinado ou avaliado. Art. 422. O perito cumprir escrupulosamente o encargo que Ihe foi cometido, independentemente de termo de compromisso. Os assistentes tcnicos so de confiana da parte, no sujeitos a impedimento ou suspeio. Art. 423. O perito pode escusar-se (art. 146), ou ser recusado por impedimento ou suspeio (art. 138, III); ao aceitar a escusa ou julgar procedente a impugnao, o juiz nomear novo perito. Art. 424. O perito pode ser substitudo quando: I - carecer de conhecimento tcnico ou cientfico; II - sem motivo legtimo, deixar de cumprir o encargo no prazo que Ihe foi assinado. Pargrafo nico. No caso previsto no inciso II, o juiz comunicar a ocorrncia corporao profissional respectiva, podendo, ainda, impor multa ao perito, fixada tendo em vista o valor da causa e o possvel prejuzo decorrente do atraso no processo. Art. 425. Podero as partes apresentar, durante a diligncia, quesitos suplementares. Da juntada dos quesitos aos autos dar o escrivo cincia parte contrria. Art. 426. Compete ao juiz: I - indeferir quesitos impertinentes; II - formular os que entender necessrios ao esclarecimento da causa. Art. 427. O juiz poder dispensar prova pericial quando as partes, na inicial e na contestao, apresentarem sobre as questes de fato pareceres tcnicos ou documentos elucidativos que considerar suficientes. Art. 428. Quando a prova tiver de realizar-se por carta, poder proceder-se nomeao de perito e indicao de assistentes tcnicos no juzo, ao qual se requisitar a percia.

Antnio Csar Pinheiro Cotrim Direito Aplicado Engenharia Civil


Art. 429. Para o desempenho de sua funo, podem o perito e os assistentes tcnicos utilizar-se de todos os meios necessrios, ouvindo testemunhas, obtendo informaes, solicitando documentos que estejam em poder de parte ou em reparties pblicas, bem como instruir o laudo com plantas, desenhos, fotografias e outras quaisquer peas. Art. 430. Revogado pela Lei n 8.455, de 24.8.1992: Texto original: O perito e os assistentes tcnicos, depois de averiguao individual ou em conjunto, conferenciaro reservadamente e, havendo acordo, lavraro laudo unnime. Pargrafo nico. O laudo ser escrito pelo perito e assinado por ele e pelos assistentes tcnicos. Art. 431. Revogado pela Lei n 8.455, de 24.8.1992: Texto original: Se houver divergncia entre o perito e os assistentes tcnicos, cada qual escrever o laudo em separado, dando as razes em que se fundar. Art. 431-A. As partes tero cincia da data e local designados pelo juiz ou indicados pelo perito para ter incio a produo da prova. Art. 431-B. Tratando-se de percia complexa, que abranja mais de uma rea de conhecimento especializado, o juiz poder nomear mais de um perito e a parte indicar mais de um assistente tcnico. Art. 432. Se o perito, por motivo justificado, no puder apresentar o laudo dentro do prazo, o juiz conceder-lhe-, por uma vez, prorrogao, segundo o seu prudente arbtrio. Pargrafo nico. Revogado pela Lei n 8.455, de 24.8.1992: Texto original: O prazo para os assistentes tcnicos ser o mesmo do perito. Art. 433. O perito apresentar o laudo em cartrio, no prazo fixado pelo juiz, pelo menos 20 (vinte) dias antes da audincia de instruo e julgamento. Pargrafo nico. Os assistentes tcnicos oferecero seus pareceres no prazo comum de 10 (dez) dias, aps intimadas as partes da apresentao do laudo. Art. 434. Quando o exame tiver por objeto a autenticidade ou a falsidade de documento, ou for de natureza mdico-legal, o perito ser escolhido, de preferncia, entre os tcnicos dos estabelecimentos oficiais especializados. O juiz autorizar a remessa dos autos, bem como do material sujeito a exame, ao diretor do estabelecimento. Pargrafo nico. Quando o exame tiver por objeto a autenticidade da letra e firma, o perito poder requisitar, para efeito de comparao, documentos existentes em reparties pblicas; na falta destes, poder requerer ao juiz que a pessoa, a quem se atribuir a autoria do documento, lance em folha de papel, por cpia, ou sob ditado, dizeres diferentes, para fins de comparao.

Antnio Csar Pinheiro Cotrim Direito Aplicado Engenharia Civil


Art. 435. A parte, que desejar esclarecimento do perito e do assistente tcnico, requerer ao juiz que mande intim-lo a comparecer audincia, formulando desde logo as perguntas, sob forma de quesitos. Pargrafo nico. O perito e o assistente tcnico s estaro obrigados a prestar os esclarecimentos a que se refere este artigo, quando intimados 5 (cinco) dias antes da audincia. Art. 436. O juiz no est adstrito ao laudo pericial, podendo formar a sua convico com outros elementos ou fatos provados nos autos. Art. 437. O juiz poder determinar, de ofcio ou a requerimento da parte, a realizao de nova percia, quando a matria no Ihe parecer suficientemente esclarecida. Art. 438. A segunda percia tem por objeto os mesmos fatos sobre que recaiu a primeira e destina-se a corrigir eventual omisso ou inexatido dos resultados a que esta conduziu. Art. 439. A segunda percia rege-se pelas disposies estabelecidas para a primeira. Pargrafo nico. A segunda percia no substitui a primeira, cabendo ao juiz apreciar livremente o valor de uma e outra.

You might also like