You are on page 1of 7

HIDROSTTICA

1- INTRODUO Na Hidrosttica estudaremos as propriedades associadas aos fluidos (gases ou lquidos) em equilbrio. O estudo da hidrosttica est apoiado em trs leis que veremos a seguir: Lei de Stevin; Lei de Pascal; Lei de Arquimedes. 2- Densidade absoluta de um corpo (m) Densidade absoluta de um corpo definida como sendo a relao entre a massa do corpo e o seu volume. J a densidade ou massa especfica do material que constitui o corpo dada pela relao entre a massa do material que constitui o corpo e o volume deste material. Para entender melhor este conceito, imagine uma esfera oca como a da figura. A densidade da esfera dada pela relao a seguir:

esfera oca

Densidade do corpo

m=

m , V o volume da esfera. V

A densidade do material dada pela relao a seguir: Densidade do material

m material =

mcorpo Vmaterial

mmaterial =

mesfer Vesfera - V

3- UNIDADES E RELAES IMPORTANTES

unidades no S.I.

unid(m) =

unidade no C.G.S.

kg m3 g unid(m) = cm3

Im por tan te : kg 103 g g 3 kg 1 3 = da : 1 = 10 m 106 cm3 cm3 m3


4- PESO ESPECFICO (g) Peso especfico a relao entre o peso de um corpo e o seu volume.

g =

P V

Sendo o peso dado pelo produto da massa pela acelerao da gravidade,e a massa especifica como sendo a relao entre a massa e o volume, temos:

g=

P mg = V V

g = m.g

unidade no S.I. unid( g) =

N m3

5- PRESSO (p) A presso definida como sendo a relao entre a fora exercida em uma superfcie e a rea desta superfcie.

p=

F A

Note que para foras iguais e reas diferentes teremos presses diferentes. Nas figuras abaixo temos o mesmo corpo apoiado numa superfcie horizontal com reas de apoio diferentes. Na figura I, a rea de contato maior que na figura II e, portanto, a presso p I < p II .

pI =

P AI

e pII =

P A II

p I < p II


fig.(I) fig.(II)

N = Pa(Pascal) m2 N Unidade prtica unid(p) = 2 = Pa(Pascal) m Unidade no S.I. unid(p) =

Re lao importante. 1 atm @ 1,01.105 Pa


6- PRESSO EXERCIDA POR UMA COLUNA LQUIDA (PRESSO HIDROSTTICA) Vamos tomar um recipiente contendo uma certa coluna lquida de altura h. A fora que esta coluna lquida exerce na base do recipiente o seu prprio peso. Da definimos a presso exercida por esta coluna lquida como sendo a relao entre o peso do lquido pela rea da base do recipiente.

ph =

P mg = A A m como m = , temos m = m.V V

ph =

como V = A.h, temos : ph

mVg A

= m.h.g

7- PARADOXO HIDROSTTICO Vamos considerar alguns recipientes com formatos diferentes e com bases de reas iguais. Colocaremos nestes recipientes o mesmo lquido at atingir uma altura h em relao base.

r F1

r F2

r F3

A1

A2

A3

Como o lquido o mesmo e as alturas so iguais, as presses exercidas nos fundos dos recipientes so iguais. Da, temos:

se A 1 = A 2 = A 3 e p1 = p 2 = p 3 ento F1 = F2 = F3
O paradoxo hidrosttico o fato de a presso e a fora no dependerem do formato do recipiente e nem do volume do lquido. 8- LEI DE ESTEVIN A lei de Stevin determina que a diferena de presso entre dois pontos dentro de um fluido em equilbrio depende exclusivamente da densidade do fluido, da gravidade local e do desnvel entre os pontos considerados.

patm

p1 = patm
h1 h2

1 2
3

p2 = patm + m.g.h1 p3 = patm + m.g.(h1 + h2 ) p3 - p2 = m.g.h2

9- SUPERFCIES ISOBRICAS So chamadas superfcies isobricas, aquelas superfcies que tm a mesma presso atuando. Veja um exemplo na figura abaixo.

patm patm
1 2
h1

p1 = p2 = p atm p3 = p 4 = p atm + m.g . h1 p5 = p6 = p atm + m.g .(h

3 5

4
6
h2

10-

EXPERIENCIA DE TORRICELLI

A experincia de Torricelli prope medir a presso, equilibrando uma coluna de mercrio. Para isto, Torricelli usou uma cuba onde colocou um certo volume de mercrio, e um tubo de vidro da ordem de um metro de comprimento, tambm preenchido com mercrio. O tubo ento emborcado na cuba, e a coluna de mercrio se acomoda quando a presso que ela exerce no ponto 2 se iguala a presso exercida no ponto 1, como mostra a figura abaixo.

p atm

h
1
2

p2 = p1 = patm

como p2 = mM.g.h

patm = mM.g.h

Como se pode ver no exemplo acima, a presso atmosfrica igual a presso exercida pela coluna de mercrio em equilbrio. 11MANMETRO

Manmetro todo aparelho usado para medir presso em fluidos. Um dos mais simples o representado na figura abaixo. atm

note que a presso nos pontos 1 e 2 so e po isso, pGs = p1 = p2

Gs

Como p2 = mL .g.h

\p

Gs

= mL .g.h

Lquido
12EQUILBRIO DE LQUIDOS NO MISCVEIS

Considere dois lquidos no miscveis em equilbrio sob ao da gravidade. As presses nos pontos 1 pe 2p so iguais e com esta 1 = 2 igualdade conclumos que:

patm

patm

patm + m A .g.h1 = patm + mB.g.h2

m A .g.h1 = mB.g.h2
Lq.B

h1

2
Lq.A

h2

\m

.h1 = mB.h2

13-

LEI DE PASCAL

A lei de pascal estabelece que um lquido homogneo, em equilbrio e sob ao da gravidade, transmite integralmente qualquer acrscimo de presso que ele venha receber. Observe que, no exemplo a seguir, houve um acrscimo de fora sobre o mbolo da segunda figura, aumentando com isto a presso sobre o ponto 1. Este acrscimo de presso ser transmitido a todos os pontos do lquido.

como p2 - p1 =

a nova presso

1
2

Liq.

' p'2 - p1 = m L .g.h

Liq.

' p'2 = p1 + m L .g.h

p'2 = p1 + Dp +

p'2 = p2 + Dp

14-

PRENSA HIDRULICA

Uma aplicao prtica da lei de Pascal a prensa hidrulica. Veja que na prensa hidrulica a diferena de presso sofrida pelo lquido homogneo logo abaixo do mbolo 1 transmitida para a camada lquida encostada no mbolo 2. Ento podemos afirmar que sendo iguais as diferenas de presso ,aplicadas aos mbolos, as foras sero diferentes, pois as reas so diferentes.

F1
A1 h1 A2 h2

Dp1 = Dp2 F1 F = 2 A1 A 2

F2

F1 A = 1 F2 A2

Vantagem mecnica

Conservao do trabalho
DV1 = DV2 A1.h1 = A 2.h2 F1.h1 = F2.h2 t1 = t2

You might also like