You are on page 1of 83

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE

Ol pessoal, Animados para o curso? At acho que animados vocs no devem estar, mas temos que estudar. Vamos comear nosso curso sem maiores delongas. As crticas ou sugestes podero ser enviadas para: cesar.frade@pontodosconcursos.com.br. Prof. Csar Frade OUTUBRO/2012

Prof. Csar de Oliveira Frade

www.pontodosconcursos.com.br

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE

3. Curva de Oferta
A curva de oferta informa a quantidade a ser produzida de um produto a cada nvel de preo. Se quando estudamos a curva de demanda estvamos raciocinando como se fossemos um consumidor, neste momento deveremos passar a raciocinar como um empresrio uma vez que estamos estudando a curva de oferta. De uma forma geral, sabemos que quanto maior for o preo de um bem mais os produtores querem vender daquele bem. Veja que estou falando de uma forma geral, claro que existem excees. Dessa forma, a curva de oferta ser uma curva positivamente inclinada que se situa no espao preo x quantidade, como demonstrado abaixo:

Observe que quando o preo do bem era P1, havia uma quantidade ofertada igual a Q1. medida que o preo do bem aumentou, o empresrio passou a ter um estmulo maior a aumentar a quantidade ofertada. Dessa forma, quando o preo passa para P2, o empresrio aumenta a sua produo e passa a ofertar a quantidade Q2.

Prof. Csar de Oliveira Frade

www.pontodosconcursos.com.br

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE Diferentemente de quando estvamos estudando a curva de demanda, na curva de oferta no temos as classificaes dos bens em vrios tipos, mas h uma exceo tambm. Exceo essa que faz com que a curva de oferta possa ser negativamente inclinada. Em geral sabemos que quanto maior o preo, maior a quantidade ofertada. No entanto, imagine uma situao em que h a criao de um site para concursos pblico, imaginemos a situao do Ponto dos Concursos. H a necessidade de se fazer uma instalao inicial, contratar servidores que consigam armazenar as aulas, alugar sala, funcionrios e por a vai. Em determinado momento o site entra em contato com um professor de Microeconomia com o intuito de ministrar um curso da matria. O professor ir dispor de uma quantidade x de horas para poder elaborar o curso e, para valer a pena, quer uma determinada remunerao. Para que essa remunerao seja conseguida, haver uma cobrana do curso. No entanto, quanto maior for o nmero de alunos, menor poder ser o preo do curso. O curso pode ser ofertado em uma quantidade muito grande e uma reduo de preo pode aumentar a quantidade a ser ofertada pelo curso (pense que existe servidor em nmero suficiente). mais fcil pensar neste ponto, se analisarmos a curva de oferta e de demanda juntas, pelo menos intuitivamente isso que faremos. Imagine que sejam 50 alunos interessados no curso, assim o preo dever ser um para cobrir os custos. No entanto, se o preo for reduzido isso induzir a um aumento do nmero de alunos, mas no haver um acrscimo to grande no trabalho do professor ou no custo do site. Basicamente, ter um incremento nas respostas do frum. Dessa forma, a oferta poder ser aumentada para 100 e o preo cobrado ser mais baixo. Se o preo cair pode ser que a demanda aumente novamente e a oferta volte a aumentar com preo ainda mais baixo. Observe que para que haja uma curva de oferta negativamente inclinada, h a necessidade de ganhos de escala, fato que ocorre em cursos via internet ou tele-presenciais.

Prof. Csar de Oliveira Frade

www.pontodosconcursos.com.br

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE

3.1. Fatores que alteram a quantidade ofertada


So quatro1 os fatores que podem modificar a quantidade ofertada. So eles: Preo; Preo dos Insumos; Tecnologia; e Expectativas

a) Preo Esse princpio j foi anunciado. Em geral, uma variao no preo do produto provoca uma alterao na quantidade ofertada do mesmo. Importante ressaltar que so poucas as questes que versam sobre curva de oferta negativamente inclinada. Isso muito raro. Se examinador fizer uma pergunta e nela afirmar que a curva de oferta positivamente inclinada, a tendncia que voc marque que o item est correto, pois no foi utilizado nenhum chavo (sempre, nunca, etc). Logo, a pergunta fala de uma forma geral sobre a curva de oferta e, em geral, ela positivamente inclinada. Observe que a curva de oferta uma funo que exprime a quantidade ofertada pelos produtores em funo do preo do bem. Matematicamente, temos: QO = a + bP Sendo a e b constantes positivas. E o sinal positivo mostra que a curva de oferta positivamente inclinada. Sendo assim, quando aumentamos o preo do bem, haver uma variao na quantidade ofertada do mesmo e, portanto, um deslocamento SOBRE a curva de oferta. Veja a figura abaixo.

Alguns autores podem colocar vrios outros fatores. Entretanto, esses quatro fatores so os apresentados pelos mais renomados. Em geral, os outros podem ser encaixados no item expectativas.

Prof. Csar de Oliveira Frade

www.pontodosconcursos.com.br

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE

b) Preo dos Insumos Uma mudana no preo dos insumos2 provoca uma alterao na quantidade ofertada do bem. Se o preo do insumo subir, haver um aumento no custo de produo que provocar uma reduo no lucro. Essa reduo no lucro faz com que o empresrio tenha interesse em reduzir a quantidade ofertada do bem. J sei. Voc deve estar pensando assim: se h uma reduo no lucro, seria mais interessante que o empresrio aumentasse a quantidade ofertada com o objetivo de ter o mesmo nvel de lucro. No assim que voc deve raciocinar. Pense no lucro por unidade produzida, mas como um percentual. Se o lucro por unidade cair em termos percentuais, pode ser que seja mais interessante para alguns empresrios vender a empresa e aplicar no mercado financeiro.

Segundo o Mini-dicionrio Aurlio, insumo o elemento que entra no processo de produo de mercadorias ou servios (mquinas e equipamentos, trabalho humano, etc.); fator de produo.

Prof. Csar de Oliveira Frade

www.pontodosconcursos.com.br

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE Entendido? Grave ento, se o preo de um insumo subir haver uma reduo na quantidade ofertada. Observe que haver uma mudana apenas no preo do insumo, sendo que o preo do bem ser mantido constante. Como a curva de oferta mede a relao em um plano preo do bem x quantidade ofertada do bem, para que mudemos a quantidade ofertada sem que seja feita qualquer mudana no preo do bem ser necessrio DESLOCAR A CURVA DE OFERTA. Portanto, um aumento no preo do insumo provoca uma reduo na quantidade ofertada, deslocando a curva de oferta para cima e para a esquerda, conforme mostrado abaixo:

Por outro lado, se o preo de um insumo ficar mais barato, isso provocar uma reduo no custo do empresrio e mantendo o preo do produto constante, aumentar o lucro. Dessa forma, o empresrio ter um incentivo a aumentar a quantidade ofertada do bem.

Prof. Csar de Oliveira Frade

www.pontodosconcursos.com.br

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE Ao aumentar a quantidade ofertada do bem, como o preo do bem est mantido constante, o empresrio estar provocando um deslocamento da curva de oferta para baixo e para a direita.

J sabemos que se uma alterao no preo de um bem modificar a sua quantidade ofertada haver um deslocamento sobre a curva de oferta. No entanto, importante destacar que qualquer outra varivel que modificar a quantidade ofertada, tendo em vista o fato de que o preo mantido constante, provocar um deslocamento da curva de oferta. Observe que para fazer qualquer tipo de anlise em economia precisamos alterar uma varivel e manter todas as outras variveis constantes. Assim, podemos entender o que aquela varivel sozinha pode provocar. Portanto, a nossa anlise sempre ser ceteris paribus3. Segundo Mankiw: Os economistas usam a expresso ceteris paribus para dizer que todas as variveis relevantes, exceto a que estiver sendo estudada na
3

Alguns autores escrevem coeteris paribus.

Prof. Csar de Oliveira Frade

www.pontodosconcursos.com.br

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE ocasio, so mantidas constantes. A expresso latina significa, literalmente, outras coisas sendo iguais. A curva de demanda se inclina para baixo porque, ceteris paribus, preos menores indicam uma maior quantidade demandada. Embora a expresso ceteris paribus se refira a uma situao hipottica na qual algumas variveis so mantidas constantes, no mundo real muitas coisas se alteram simultaneamente. Por isso, quando usarmos ferramentas de oferta e de demanda para analisar fatos ou polticas, importante ter em mente o que est sendo mantido constante e o que est mudando.

c) Tecnologia Sabemos que, normalmente, h um ganho tecnolgico com o passar do tempo. Esse ganho tecnolgico contribui para aumentar a quantidade ofertada dos bens. Esse o senso comum e deve ser assim que voc est pensando, certo? Ento me explique. Voc concorda que uma TV LED mais desenvolvida tecnologicamente que uma TV de Plasma, certo? Ento, porque que a quantidade ofertada de TV LED menor que a quantidade ofertada de TV de Plasma? Talvez voc deva estar pensando: isto ocorre porque a TV LED muito cara. No, no por causa disso. Se pensar assim, entraremos no problema do ovo e da galinha...rsrs Na verdade, a curva de oferta da TV de LED uma e a curva de oferta da TV de Plasma outra, completamente diferente. Isto porque estamos falando de produtos diferentes. Logo, possuem curvas diferentes. Observe que no estamos falando de tecnologia de produto e o exemplo que coloquei para vocs diz respeito tecnologia do produto. Quando falamos de tecnologia provocando um aumento na quantidade ofertada, estamos nos referindo TECNOLOGIA DE PRODUO.4

fundamental que voc consiga fazer essa diferenciao. Faz toda a diferena na anlise da questo.

Prof. Csar de Oliveira Frade

www.pontodosconcursos.com.br

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE E isso faz todo sentido, pois se passamos a ter uma mquina mais produtiva, mais eficiente, ela poder contribuir para aumentar a quantidade a ser ofertada pelos empresrios. claro que, em princpio, estamos tratando o preo do bem como constante e esse aumento da tecnologia de produo provocar um deslocamento da curva de oferta para baixo e para a direita. Guarde duas coisas muito importantes aqui. A primeira que o examinador vai querer te enrolar e falar de tecnologia do produto, mas voc no pode, em hiptese alguma, errar uma questo desse tipo. O que altera a quantidade ofertada a TECNOLOGIA DE PRODUO. A segunda que a tecnologia de produo provoca um DESLOCAMENTO da curva de oferta.

d) Expectativas Expectativas... Quem adora questo com expectativas o CESPE, pois assim ele pode inventar qualquer histria e fazer a pergunta. Cai em todas as bancas, mas o CESPE campeo nesse item. As expectativas modificam a quantidade ofertada. Imagine que o Ministrio da Fazenda fez uma previso de que o Brasil ir crescer 6%, em mdia, nos prximos quatro anos. Isso uma indicao de que a renda da populao deve aumentar e assim altera a nossa expectativa a respeito do Pas. Dessa forma, com a mudana da expectativa em relao renda das pessoas, o empresrio acaba aumentando a quantidade ofertada do bem. Por outro lado, se um empresrio do setor hoteleiro est pensando em construir um complexo hoteleiro no nordeste com o intuito de competir com a Crocia e Emirados rabes como destino dos europeus nas frias e escuta falar que h uma tendncia de valorizao da moeda nacional em relao ao Euro e ao dlar, imediatamente ele passa a ter uma expectativa pessimista em relao ao seu empreendimento. Isto ocorre porque boa parte do seu custo ser em moeda nacional e est sendo criada uma expectativa de que ela fique cada vez mais forte e, portanto, o destino pode estar ficando caro para os
Prof. Csar de Oliveira Frade www.pontodosconcursos.com.br

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE europeus. Essa expectativa pode acabar fazendo com que haja uma reduo da quantidade ofertada. Enfim, assim como esse exemplo que coloquei para vocs, vrios outros podem ser colocados e inventados pelo examinador. O importante tentar notar qual dos itens est alterando a oferta. Se for a expectativa a curva de oferta tambm ser DESLOCADA. Esse deslocamento pode ser tanto na direo do aumento quanto da reduo da quantidade ofertada.

DICA: A primeira coisa que devemos fazer quando pegamos uma questo de oferta e demanda tentar saber qual fator est alterando a curva. Em geral, o erro da questo est no deslocamento SOBRE a curva ou no deslocamento DA curva.

4. Equilbrio
J estudamos tanto a curva de demanda quanto a curva de oferta separadamente. Agora, vamos juntar as duas curvas no mesmo espao e verificar o que ocorre. isso que chamamos de equilbrio de mercado. Cuidado com uma coisa. Aqui estamos falando de equilbrio parcial e no de equilbrio geral. Lembre-se que apesar de tanto a curva de oferta quanto a curva de demanda poderem ser tanto positivamente quanto negativamente inclinadas, sempre que ouvirmos falar em curva de demanda pensaremos em uma curva negativamente inclinada (descendente da esquerda para a direita). Quando ouvirmos falar na curva de oferta, devemos pensar em uma curva positivamente inclinada (ascendente da esquerda para a direita). Portanto, em geral, no se deve utilizar a curva de demanda positivamente inclinada (bem de Giffen) e a curva de oferta negativamente inclinada (ganhos de escala). Isso somente deve ocorrer quando estivermos tratando de excees. Ou seja, se o examinador falar de uma curva de oferta ou de uma

Prof. Csar de Oliveira Frade

www.pontodosconcursos.com.br

10

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE curva de demanda, devemos fazer um desenho de curvas positivamente e negativamente inclinadas, respectivamente. Veja abaixo como proceder:

O ponto em que as curvas de oferta e demanda se cruzam se chama EQUILBRIO. Esse ponto indica o nvel de preo e a quantidade que est sendo negociada de forma que no h sobra de estoque ou falta de produto. Ou seja, se o preo do bem em questo estiver cotado em P1, tudo que for produzido pelo empresrio ser vendido e no haver formao de estoques nem falta de produtos. Mais frente veremos o que ocorre se o preo cobrado estiver acima ou abaixo de P1. Existem tipos diversos de questes que podem ser formuladas com o equilbrio. A primeira delas ocorre quando o examinador determina uma equao matemtica que represente a demanda e uma equao que represente a oferta. Com o objetivo de encontrar o equilbrio, basta igualarmos as equaes que determinam as curvas. Observe que o equilbrio ocorre no ponto de encontro entre as duas curvas. Assim, quando igualamos a equao da curva oferta com a equao da curva demanda estamos supondo que a quantidade ofertada iguala a quantidade
Prof. Csar de Oliveira Frade www.pontodosconcursos.com.br

11

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE demandada. Dessa forma, iremos encontrar o ponto em cada uma das retas (das curvas de oferta e demanda) que equilibra o mercado. J sei que voc deve estar se perguntando o motivo pelo qual voc deve igualar as curvas, certo? Vou te explicar. Observe que a equao que determina a demanda informa a quantidade que est sendo demandada a cada nvel de preo. Por outro lado, a equao que determina a oferta informa a quantidade que est sendo ofertada a cada nvel de preo. No equilbrio, a quantidade que est sendo demandada a mesma da que est sendo ofertada. Portanto, ao igualarmos as duas curvas, estamos dizendo que a quantidade ofertada se iguala quantidade demandada. Dessa forma, formaremos uma equao que depende do preo, uma vez que o preo que est na equao da demanda igual ao preo da equao da oferta. Se resolvermos a equao formada, encontraremos o preo de equilbrio e se esse preo for o praticado no mercado, isso significa que toda a produo est sendo vendida e no sobra nem falta nenhuma unidade do produto. Vamos a um exemplo, para que vocs compreendam o procedimento a ser utilizado. Imagine que as curva de demanda e oferta sejam designadas pelas seguintes equaes, respectivamente: QD = 90 - 6P QO = -10 + 4P Se estivermos interessados em encontrar o preo de equilbrio, devemos assumir que este preo ocorrer quando a quantidade ofertada for igual quantidade demandada, ou seja, QO = QD. Matematicamente, temos:

Prof. Csar de Oliveira Frade

www.pontodosconcursos.com.br

12

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE

QO = QD 10 + 4P = 90 6P 4P + 6P = 90 + 10 10P = 100 P = 10,00


Observe que ao igualarmos as equaes e resolvermos para P, encontraremos que o preo de equilbrio ser igual a R$10,00. Se substituirmos esse valor em qualquer uma das duas equaes (oferta ou demanda), a quantidade encontrada dever ser a mesma. Afinal de contas, samos exatamente desse pressuposto para encontrar o preo. Vamos verificar qual a quantidade demandada se o preo for igual a R$10,00: QD = 90 - 6P QD = 90 6x10 QD = 90 60 QD = 30 unidades Vamos, agora, verificar qual a quantidade ofertada se o preo for igual a R$10,00: QO = -10 + 4P QO = -10 + 4x10 QO = -10 + 40 QO = 30 unidades Observe que o resultado encontrado foi exatamente o que estvamos prevendo, ou seja, que ao preo de R$10,00 a quantidade ofertada igual quantidade demandada. Isso significa que se o preo do bem estiver cotado a R$10,00, o empresrio dever optar por produzir 30 unidades do bem. De forma anloga, se o preo estiver cotado a R$10,00, o consumidor ir demandar 30 unidades do bem. E, dessa forma, tudo que est sendo produzido pelo empresrio est sendo adquirido pelo consumidor e, com isso, estamos com o mercado em equilbrio. Graficamente, podemos representar da seguinte forma:
Prof. Csar de Oliveira Frade www.pontodosconcursos.com.br

13

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE

Imagine a situao em que o preo do mercado esteja abaixo do preo de equilbrio. Porque motivo? Que tal pelo fato de o Governo ter congelado os preos em um patamar inferior quele que seria o de equilbrio 5. Se o preo da mercadoria estiver cotado a R$8,00, haver um aumento da quantidade demandada do bem uma vez que ele est custando menos e, ao mesmo tempo, uma reduo da quantidade ofertada, pois o bem est com um preo mais baixo. Veja que se colocarmos esse preo na equao de demanda, teremos: QD = 90 - 6P QD = 90 6x8 QD = 90 48 QD = 42 unidades De forma anloga, com o preo de R$8,00, a quantidade ofertada seria de: QO = -10 + 4P QO = -10 + 4x8 QO = -10 + 32
5

Tal pressuposto nos faz relembrar o congelamento imposto pelo Plano Cruzado em 1986.

Prof. Csar de Oliveira Frade

www.pontodosconcursos.com.br

14

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE QO = 22 unidades Portanto, vemos que quando o preo estiver abaixo do preo de equilbrio, a quantidade demandada supera a quantidade ofertada e, com isso, faltar produto no mercado. A diferena entre as quantidades, nesse caso, ser chamada de excesso de demanda ou escassez de produtos. Graficamente, temos:

Por outro lado, imaginemos uma situao em que o preo de mercado se situa acima do preo de equilbrio. Isso pode ocorrer em uma economia com livre comrcio e na qual o preo de equilbrio internacional encontra-se em nvel superior ao preo de equilbrio. Logo, este fato induzir a um aumento no preo interno do produto, reduo da quantidade demanda internamente e aumento na quantidade produzida pelo empresrio. Outra opo ocorre quando o Governo opta por estabelecer um preo mnimo para um produto com o intuito de induzir a produo e no provocar o desabastecimento. Veja o que ocorrer se colocarmos o preo de R$13,00 na curva de demanda:
Prof. Csar de Oliveira Frade www.pontodosconcursos.com.br

15

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE QD = 90 6P QD = 90 6x13 QD = 90 78 QD = 12 unidades De forma anloga, com o preo de R$13,00, a quantidade ofertada seria de: QO = -10 + 4P QO = -10 + 4x13 QO = -10 + 52 QO = 42 unidades Observe que quando o preo est acima do preo de equilbrio, a quantidade ofertada supera a quantidade demandada e, com isso, sobrar produto no mercado. A diferena entre as quantidades, nesse caso, ser chamada de excesso de oferta ou excedente de produtos. Graficamente, temos:

Prof. Csar de Oliveira Frade

www.pontodosconcursos.com.br

16

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE Vamos passar a mais uma etapa do estudo do equilbrio, a ltima. Vou te fazer uma pergunta e vamos ver se voc consegue me responder corretamente. O que ocorre com a quantidade demandada da cerveja Antarctica se o preo da cerveja Skol aumentar? No vale responder que voc no gosta de Antarctica e s toma Skol, est combinado? A ideia a seguinte: se o preo da cerveja Skol aumentar, haver uma reduo na quantidade demandada por Skol e, consequentemente, um aumento na demanda por Antarctica. Afinal de contas, os dois bens so substitutos. Veja:
SKOL ANTARCTICA PSKOL QD QD

Esse aumento no preo da Skol provoca um deslocamento na curva de demanda6 de D1 para D2, uma vez que essa mudana foi provocada por uma alterao no preo de produto relacionado. Veja o grfico:

J sei que voc deve estar querendo saber se a curva de demanda da Skol ou da Antarctica. Como o preo majorado foi o da cerveja Skol, s podemos deslocar a curva de demanda da Antarctica. Se estivssemos com o grfico da cerveja Skol, o deslocamento ocorreria sobre a curva de demanda, uma vez que a alterao ocorreu no preo do bem.

Prof. Csar de Oliveira Frade

www.pontodosconcursos.com.br

17

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE

Observe que para um dado preo P1 da cerveja Antarctica, tendo em vista o fato de o preo da Skol ter sido majorado, haver um aumento na demanda por Antarctica para Q2. Dessa forma, o mercado sair do equilbrio, pois a quantidade ofertada de Antarctica ser Q1 (representado pelo ponto 1 do grfico) e a quantidade demandada ser Q2 (representado pelo ponto 2 do grfico). Observe ainda que o preo da cerveja Antarctica no sofreu qualquer alterao at o momento e continua sendo P1. Com o mercado em desequilbrio e a quantidade demandada sendo maior que a quantidade ofertada, haver formao de filas para a aquisio do bem e, portanto, um aumento do mesmo. Quando aumentamos o preo da cerveja Antarctica, haver um deslocamento sobre a curva de oferta (do ponto 1 para o ponto 3) e um deslocamento simultneo sobre a curva de demanda (do ponto 2 para o ponto 3), at que o equilbrio seja reestabelecido. Veja o grfico abaixo:

Prof. Csar de Oliveira Frade

www.pontodosconcursos.com.br

18

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE

Dessa forma, no final, haver um aumento no preo e na quantidade de equilbrio da cerveja Antarctica. (representado pelo ponto 3). Nesse momento, chegamos a um equilbrio parcial. No vou ficar repetindo esse procedimento diversas vezes. Se houver um deslocamento, seja da curva de demanda ou da curva de oferta, haver um desequilbrio inicial. Em seguida, as foras de mercado iro estabelecer um novo equilbrio para o mercado.

5. Elasticidades
A elasticidade tem como objetivo medir a reao ocorrida em uma varivel quando uma segunda varivel for modificada. Sabemos que, em geral, quando o preo de um bem aumenta, a quantidade demandada do mesmo cai. Ser que um empresrio, antes mesmo de aumentar o preo do seu produto, gostaria de saber como as pessoas iriam reagir a esse aumento de preos? Ser que ele se interessaria em saber qual
Prof. Csar de Oliveira Frade www.pontodosconcursos.com.br

19

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE seria a reduo percentual no consumo para cada 1% de aumento no preo? Essa medida dada pela elasticidade. Existem inmeras elasticidades, mas todas nos informam a relao entre duas variveis quaisquer. Podemos conceituar a elasticidade como sendo um nmero que informa a variao percentual em uma varivel em decorrncia de uma mudana de 1% em outra varivel. Segundo Pindyck: J vimos que a demanda por uma mercadoria depende de seu preo, bem como da renda do consumidor e dos preos de outras mercadorias. De modo semelhante, a oferta depende do preo, bem como de outras variveis que afetam o custo de produo. Por exemplo, se o preo do caf aumenta, sua quantidade demandada cair e sua quantidade ofertada aumentar. Frequentemente, contudo, desejamos saber quanto ir aumentar ou cair a oferta ou a demanda. Quo sensvel ser a demanda de caf em relao a seu preo? Se o preo aumentar 10%, qual dever ser a variao da demanda? Quanto seria a variao da demanda se o nvel de renda aumentasse em 5%? Utilizamos elasticidades para responder a perguntas como essas. A elasticidade uma medida da sensibilidade de uma varivel em relao a outra. Mais especificamente, trata-se de um nmero que nos informa a variao percentual que ocorrer em uma varivel como reao a uma variao de 1% em outra varivel. Apresentamos, acima, uma definio generalizada acerca do conceito

elasticidade. No entanto, em microeconomia, estudaremos, em princpio, quatro importantes elasticidades7, quais sejam:
7 8

Elasticidade-preo da demanda8;

A elasticidade um importante informao a ser considerada quando estamos pensando em mercados regulados. Tambm pode ser chamada de elasticidade-preo da procura. Em todas as elasticidades, o termo demanda pode ser substitudo pelo termo procura sem que o significado seja alterado.

Prof. Csar de Oliveira Frade

www.pontodosconcursos.com.br

20

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE Elasticidade-renda da demanda; Elasticidade cruzada da demanda9; e Elasticidade-preo da oferta.

5.1. Elasticidade-preo da demanda


A elasticidade-preo da demanda informa a variao percentual que ocorrer na quantidade demandada de determinado bem quando o preo deste bem for modificado em 1%10. A elasticidade-preo da demanda representada pela seguinte equao11:
Q Q P Q P Q = = = P P Q Q P P

Vamos, em primeiro lugar, discutir o que significa, por exemplo, mesmo que

Q . o Q

S S 2 S1 = , sendo que S o salrio recebido por voc. S S1

Esses anos de sala de aula me ensinaram que se os alunos no entenderem alguma coisa, mexa no bolso deles que iro entender rapidamente... E isso que farei com vocs. Imagine, ento que voc perceba um salrio mensal de R$3.000,00. Seu chefe acaba de te informar que voc ter um aumento de 10% no salrio pelos bons servios prestados. Sabemos que, dessa forma, seu salrio passar a ser de R$3.300,00, concorda? Logo, seu salrio inicial (S1) era de R$3.000,00 e o seu salrio final (S2) passou a R$3.300,00. Com isso, temos:

Tambm conhecida como elasticidade-preo cruzado da demanda. Essa alterao pode ser tanto com aumento ou reduo no preo. 11 Importante ressaltar que mais frente explicarei o que uma derivada. No h necessidade de se preocupar com isto
10

nesse momento. Entretanto, aquelas pessoas que sabem, j podem ir utilizando o conceito.

Q P Q P = P Q P Q
21

Prof. Csar de Oliveira Frade

www.pontodosconcursos.com.br

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE

300 S S 2 S1 3300 3000 = = = = 0,10 = 10% S S1 3000 3000


Observe que o resultado encontrado foi idntico ao valor percentual do aumento dado. Ento, quando estamos falando de

Q , estamos verificando Q
P P

qual a variao percentual na quantidade demandada. De forma anloga,


a variao percentual no preo.

Portanto, a elasticidade-preo da demanda ir informar quantos por cento variou a quantidade demandada para cada variao percentual do preo do bem.

Sabemos que, em geral, um aumento nos preos provoca uma reduo na quantidade demandada e, analogamente, uma reduo nos preos provoca um aumento na quantidade demandada. Dessa forma, vemos que: Q Q + Q Q = = < 0 ou D = = <0 P P + P P

Portanto, a elasticidade-preo da demanda , em geral, um nmero

negativo e isso representado pelo fato de as grandezas preo e quantidade


serem inversamente proporcionais. Entretanto, h uma exceo e so os bens de Giffen.

Os bens de Giffen possuem uma elasticidade-preo da demanda positiva.


A partir de agora, no mais falaremos dos bens de Giffen e nem pensaremos neles para podermos desenvolver nossa matria. Eles sero retomados apenas quando falarmos de excees. Ou seja, se estivermos discutindo a

Prof. Csar de Oliveira Frade

www.pontodosconcursos.com.br

22

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE
elasticidade-preo da demanda estar implcito que o resultado um nmero negativo, a menos que falemos se tratar de um bem de Giffen 12. Fechado? Imagine que um aumento de 10% no preo de um bem faa com que o consumidor reduza a demanda em 50%. Isso significa que se 10%, o consumidor ir reagir reduzindo o consumo, P for igual a P

Q , em 50%. Observe Q

que a reao do consumidor, nesse caso, foi muito forte quando o preo foi majorado. Neste caso, a elasticidade-preo da demanda igual a: Q 50% Q = = = 5 D = 5 P + 10% P

Se o mdulo da elasticidade-preo da demanda for maior do que 1, a demanda considerada elstica.


Ou seja, h uma reao por parte do consumidor reduzindo a quantidade demandada em um nvel superior variao no preo do bem. Tal fato pode ocorrer por alguns motivos. Primeiro, o produto possui bons substitutos na viso desse consumidor e quando o preo aumenta, ele desloca o seu consumo para o outro bem, para o bem substituto e, portanto, reage fortemente, reduzindo a demanda. Outra opo possvel que o bem seria considerado suprfluo pelo consumidor em questo. Quando o preo aumenta, ele passa a considerar que esse bem deve ter o seu consumo restringido uma vez que no seria um bem fundamental para ele. Observe que, nos dois casos, isso depende do consumidor em questo. Pois um bem que eu posso considerar suprfluo, voc pode acreditar que seja fundamental para voc, concorda? E vice-versa, claro. Voc, por exemplo, pode achar que o frango um timo substituto para a carne de boi, mas eu,
Essa definio, apesar de importante para a Microeconomia, quando falamos de bens regulados perde um pouco da sua importncia.
12

Prof. Csar de Oliveira Frade

www.pontodosconcursos.com.br

23

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE
traumatizado com isso, no acredito. Ento, quando o preo da carne de boi subir, no substituirei o produto por frango. No entanto, posso tambm ser elstico para a carne de boi, mas a substituirei por algum outro produto. Portanto, o fato de um produto ser elstico ou no depende dos costumes, gostos, etc dos consumidores que esto sendo analisados. Imagine, agora, que um aumento de 10% no preo de um bem faa com que o consumidor reduza a demanda em 3%. Isso significa que se 10%, o consumidor ir reagir reduzindo o consumo, P for igual a P

Q , em 3%. Observe que Q

a reao do consumidor, nesse caso, foi muito fraca quando o preo foi majorado. Neste caso, a elasticidade-preo da demanda igual a: Q 3% Q = = = 0,3 D = 0,3 P + 10% P

Se o mdulo da elasticidade-preo da demanda for menor do que 1, a demanda considerada inelstica13.


Ou seja, h uma reao por parte do consumidor reduzindo a quantidade demandada em magnitude inferior variao no preo do bem. Isto pode ocorrer por alguns motivos. Interessante que todas as vezes que solicito aos alunos para me dar um exemplo de um bem inelstico, elas me falam: sal. Eu, particularmente, no acho esse um bom exemplo, mas vamos discutir isso. O primeiro motivo para uma reao to pequena por parte do consumidor devido ao fato de o produto ser essencial para a sua sobrevivncia. Estamos falando de um remdio, remdio esse que sem ele o consumidor morreria. Se o laboratrio aumentar o preo do remdio, o que faria o consumidor? Compraria o remdio e continuaria tomando a mesma atitude enquanto tivesse

Os bens regulados, geralmente, so aqueles que possuem uma demanda inelstica para a mdia dos consumidores. O padro que exista uma regulao maior (controle mais prximo por parte do Governo) quando a inelasticidade do consumidor for alta, dada a grande dependncia do consumidor pelo produto e, assim, o grande poder de mercado da empresa. Inelasticidade alta significa que o valor da elasticidade-preo da demanda, em mdulo, bem prxima de zero e isso mostra a dependncia do consumidor em relao ao bem consumido.

13

Prof. Csar de Oliveira Frade

www.pontodosconcursos.com.br

24

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE
recurso suficiente. Nesse caso, o aumento de preo pouco altera ou nada altera a quantidade demandada do bem. Um segundo caso e aqui se inclui o sal, ocorre quando o bem possui um valor muito baixo se comparado ao oramento do consumidor. Por exemplo, suponha em na sua casa seja gasto um quilo de sal por ms. Se o preo do sal aumentar em 10%, voc continuar comprando 1 quilo de sal por ms. Isso se deve muito mais ao fato de o sal custar R$1,00 do que voc achar que o sal essencial. No concorda? Ento pense que o quilo de sal est sendo negociado a R$1.000,00 e ainda foi majorado em 10%. Quanto de sal voc gastaria por ms. Ah, no gosta mais sal.. Est vendo, essa seria a sua resposta. Isso nos mostra que as pessoas so inelsticas em relao aos bens que elas gostam e que pouco representam em seu oramento. Um terceiro e ltimo caso se refere aos bens que provocam vcio. Por exemplo, o cigarro. Uma pessoa que fuma reduzir muito pouco o consumo do cigarro se o preo do mesmo aumentar. Isso ocorre porque ela viciada no bem, independente deste bem ter muita ou pouca representatividade em seu oramento. Lembre-se que sempre escutamos que pessoas roubam para fumar crack, pessoas que possuem dinheiro acabam com seus recursos utilizando essa droga. Na verdade, depois que a pessoa se droga, se vicia, aumenta e muito o seu nvel de inelasticidade em relao ao bem. Entretanto, interessante notarmos que se pegarmos uma pessoa como exemplo, seu nvel de elasticidade ou de inelasticidade em relao a um determinado bem vai sendo alterado medida que o preo do bem vai sendo modificado. Vamos retornar ao exemplo do sal. Enquanto o sal custava R$1,00 o quilo, voc tinha a clara noo de que voc era muito inelstico em relao ao preo do bem e que um aumento de 10% nele no provocaria mudana alguma na sua quantidade demandada. Entretanto, se o sal passasse a custar R$10,00, o mesmo aumento de 10% induziria a grande maioria a comear a pensar sobre a utilizao do sal, e, talvez, a desculpa estaria no fato de que o sal no faz bem sade, aumenta a presso, apesar de a pessoa ainda ser inelstica, mas menos do que quando o preo era R$1,00. Se pensarmos no sal custando R$100,00 o quilo, um aumento de 10% em seu preo faria com que houvesse uma reduo ainda maior na quantidade demandada do mesmo.
Prof. Csar de Oliveira Frade www.pontodosconcursos.com.br

25

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE
Observe que um aumento de mesma magnitude no preo do bem, mas incidindo sobre diferentes valores provoca reaes completamente diferentes nos consumidores. Em princpio, quanto maior for o preo do bem menor tende a ser a inelasticidade do consumidor e, portanto, mais elstico ele tende a ser. Se o sal estiver cotado em R$10.000,00 o quilo muito provvel que quase todos ns j estejamos convencidos de que o sal no um bem interessante, que faz muito mal sade e que no deve ser consumido. Talvez uma pessoa que ganhe mais de R$1 milho por ms, talvez um bom jogador de futebol (ou ex-jogador em exerccio) continue comprando o sal. Portanto, quando o preo de um bem vai aumentando continuamente, um consumidor que inelstico em relao a esse bem, vai, gradativamente, aumentando sua reao e se tornando cada vez menos inelstico (mais elstico). At que em determinado momento, a partir de certo preo, ele passa a ser elstico. Observe que essa mudana passou por um ponto em que a elasticidade igual a -1. Quando isso ocorrer, e isto apenas uma coincidncia matemtica, dizemos que temos a elasticidade unitria da demanda. Com isto, podemos sintetizar da seguinte forma:

Se D < 1 Demanda Inelstica Se D = 1 Elasticidade Unitria da Demanda Se D > 1 Demanda Elstica

Temos dois casos especiais, quais sejam: Demanda infinitamente elstica; Demanda infinitamente inelstica.
www.pontodosconcursos.com.br

Prof. Csar de Oliveira Frade

26

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE
Quando a demanda for infinitamente elstica, a curva de demanda ser uma reta horizontal e a elasticidade-preo da demanda ser igual a infinito. Casos como esses ocorrem em mercados competitivos e todos os produtores devem vender seus produtos ao mesmo preo. Se algum produtor optar por vender por um preo ligeiramente superior, ele no conseguir alienar uma unidade sequer. O grfico de uma curva de demanda infinitamente elstica o seguinte:

Quando a demanda for infinitamente inelstica, a curva de demanda ser uma reta vertical e a elasticidade-preo da demanda ser igual a zero. Nesses casos, os consumidores necessitam muito dos bens e um aumento de preo no induziria a qualquer reduo da quantidade demandada. O grfico de uma curva de demanda infinitamente inelstica o seguinte:

Prof. Csar de Oliveira Frade

www.pontodosconcursos.com.br

27

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE
Vou mostrar algo errado para vocs, mas que ajudar a entender o conceito.

Observem as duas curvas de demanda acima. Veja que para uma mesma variao no preo do bem, h uma variao muito maior na quantidade demandada no segundo grfico. Ou seja, a quantidade varia bem mais se a curva de demanda for mais deitada, no mesmo? Portanto, sempre que voc tiver que desenhar uma curva de demanda inelstica, faa o desenho de uma curva mais vertical. Por outro lado, sempre que necessitar desenhar uma curva de demanda mais elstica faa uma curva mais horizontal. Ento, mesmo estando errado isto que estou dizendo, pense que se a curva de demanda for mais em p, a demanda ser inelstica e se a curva de demanda for mais deitada, a demanda ser mais elstica.

Guardem uma dica: O que est escrito no pargrafo anterior pode ser usado
sempre, desde que a questo no fale em curva de demanda linear. Vamos agora, passar para o estudo de uma curva de demanda linear. Apesar de termos representado todas as curvas de demanda, at ento, como retas, em geral elas so parecidas com uma hiprbole. No entanto, para no complicar, podemos represent-las como retas14. Mas, sempre que o examinador falar em curva de demanda linear, ele estar afirmando que a curva de demanda uma equao de primeiro grau, uma reta, dever ser

14

exatamente assim que todos os autores renomados fazem.

Prof. Csar de Oliveira Frade

www.pontodosconcursos.com.br

28

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE
representada por uma equao da reta (QD = ax + b)15 e, para calcularmos a elasticidade dessas funes devemos proceder da seguinte forma: Utilizemos a seguinte curva de demanda: Q = 8 2P. Vamos sair de um determinado ponto, apontando o par P,Q. Variando em 1% o valor de P, devemos determinar o novo valor de Q e verificar qual foi a mudana percentual nessa quantidade. Vamos escolher como ponto de partida o local em que a curva de demanda toca o eixo dos preos, o eixo y. Nesse ponto, a quantidade demandada igual a zero. Colocando isso na equao temos:
Q0 = 0 0 = 8 2 P0 2 P0 = 8 P0 = 4

Portanto, partiremos de um par (P,Q) igual a (4,0) para determinarmos a elasticidade-preo da demanda neste ponto.

Vamos

reduzir
16

preo

em

1%

calcular

quantidade

demandada

correspondente .

Observe que essa equao idntica quela que na primeira aula foi dito que seria a funo de demanda. Tudo bem, assim mesmo. Mas o que vai ser desenvolvido agora s deve ser utilizado se o examinador falar em DEMANDA LINEAR. 16 Optei por reduzir o preo, neste caso, porque se aumentasse a quantidade resultante seria negativa. Alm disso, esclareo que devemos variar em 1% o preo, aumentando ou diminuindo.

15

Prof. Csar de Oliveira Frade

www.pontodosconcursos.com.br

29

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE
P 1 1% ) 1 = P 0 ( P 1 = 4 0,99 = 3,96 Q1 = 8 2 P 1 Q1 = 8 2 3,96 Q1 = 0,08

Q D (Q 2 Q1 ) (0,08 0 ) 0,08 Q1 Q 0 D = D = = = 0 (P2 P1 ) (3,96 4) 0,04 P 4 P 4 P1


0,08 no existe. Mas no 0

J sei que vocs devem estar pensando que

verdade. Imagine um nmero positivo dividido por um nmero muito prximo de zero, como por exemplo, 0,0000000000000000000000001. Voc concorda que quando comparamos esse nmero com zero, a diferena insignificante. Logo, temos:
0,08 0,08 0 0,0000000000000000000000001

Sendo assim, a elasticidade-preo da demanda fica:

0,08 D = 0 = = 0,04 1% 4
Dessa forma, vemos que no ponto em que a curva de demanda toca o eixo Y, ou seja, o eixo dos preos, a elasticidade-preo da demanda nesse ponto igual a -. J sei que voc no est entendendo a teoria, apesar de ter engolido a matemtica, certo? Ento vou dar um exemplo que dou em sala de aula que ilustra bem esse ponto. Imagine que voc trabalha em um determinado local e seu salrio zero. Isso mesmo, zero. No leva sequer um centavo no final do ms. Seu chefe chega para voc e diz que est muito satisfeito com o seu desempenho e que vai te
Prof. Csar de Oliveira Frade www.pontodosconcursos.com.br

30

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE
dar um aumento de 100%. Se ele te der um aumento de 100%, qual o seu novo salrio? Seu novo salrio ser de R$ 0,00. A pergunta : Se o seu salrio subir para R$ 0,01, qual ter sido o seu aumento percentual? A resposta que voc ter tido um aumento muito grande, um aumento de infinito por cento. Concordam? Aqui , exatamente, a mesma coisa. A partir do momento em que voc no consumia nada e passa a consumir uma quantia, por menor que seja essa quantidade, o aumento percentual dela foi gigantesco, foi infinito. Vamos fazer o clculo da elasticidade-preo no ponto mdio da curva de demanda em questo. No ponto mdio, o preo valer R$ 2,00 e teremos uma quantidade igual a 4. Veja:
P0 = 2 Q) = 8 2 2 Q0 = 8 4 Q0 = 4

Agora, para mostrar que no faz a menor diferena se optarmos por aumentar ou reduzir o preo, iremos subi-lo de 1%. Temos:
P 1 + 1%) 1 = P 0 ( P 1 = 2 1,01 = 2,02 Q1 = 8 2 P 1 Q1 = 8 2 2,02 Q1 = 3,96

Utilizando esses dados, podemos substituir na equao da elasticidade-preo da demanda e calcul-la:

Q D (Q 2 Q1 ) (3,96 4) 0,04 Q1 Q 1% 4 D = D = = = 4 = = 1 (P2 P1 ) (2,02 2,00) + 0,02 + 1% P 2 2 P P1

Prof. Csar de Oliveira Frade

www.pontodosconcursos.com.br

31

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE
Com isso vemos que a elasticidade-preo da demanda no ponto mdio de uma curva de demanda linear igual a -1. Se repetirmos os clculos para o ponto em que P igual a zero17, teremos:
P0 = 0,01 Q) = 8 2 0,01 Q0 = 8 0,02 Q0 = 7,98

Ao aumentarmos o preo em 1%, temos:


P 1 + 1% ) 1 = P 0 ( P 1 = 0,01 1,01 = 0,0101 Q1 = 8 2 P 1 Q1 = 8 2 0,0101 Q1 = 7,9798

Passemos agora ao clculo da elasticidade-preo da demanda em um ponto muito prximo do ponto em que o preo igual a zero.

Q D (Q 2 Q1 ) (7,9798 7,98) 0,002 Q1 Q 0,000025 7,98 7,98 D = D = = = = = 0,0025 (P2 P1 ) (0,0101 0,01) + 0,0001 P + 1% 0,01 0,01 P P1
Observe que a elasticidade-preo da demanda nesse ponto est muito prximo de zero e ser IGUAL A ZERO no ponto em que o preo for zero. Portanto, vemos o seguinte:

Faremos o clculo para um ponto muito prximo do ponto em que P for igual a zero. Isto ocorre porque se P for zero, ao alterarmos em 1% esse valor, o preo do bem no ser alterado.

17

Prof. Csar de Oliveira Frade

www.pontodosconcursos.com.br

32

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE

Portanto, em uma curva de demanda linear, temos:

No ponto em Q for zero, a demanda infinitamente elstica; No ponto em P for zero, a demanda infinitamente inelstica; No ponto mdio temos a elasticidade unitria da demanda; Entre Q igual a zero e o ponto mdio, a demanda elstica; e Entre P igual a zero e o ponto mdio, a demanda inelstica.

5.2. Elasticidade-renda da demanda


A elasticidade-renda da demanda informa a variao na quantidade demandada do bem como reao a uma mudana de 1% na renda do consumidor. A elasticidade-renda da demanda representada pela seguinte equao:
Prof. Csar de Oliveira Frade www.pontodosconcursos.com.br

33

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE
R Q Q R Q R Q = = = R R Q Q R R

Sabemos que quando a nossa renda aumenta, temos a tendncia de modificar a demanda de alguns produtos. Sabemos ainda que alguns do produtos tero seu consumo majorado quando aumentarmos a renda e outros tero seu consumo reduzido.

a) Bens Normais
Nos casos em que um aumento de renda induzir a um aumento no consumo ou que uma reduo de renda levar a uma reduo no consumo, teremos uma elasticidade-renda da demanda positiva e o bem ser considerado normal. Matematicamente, temos:

Q + Q = = >0 R + R

ou

Q Q = = >0 R R

b) Bens Inferiores
Nos casos em que um aumento de renda induzir a uma reduo no consumo ou que uma reduo de renda leve a um aumento no consumo, teremos uma elasticidade-renda da demanda negativa e o bem ser considerado inferior. Matematicamente, temos:

Q + Q = = <0 R R

ou

Q Q = = <0 R + R

c) Bens de Luxo

Prof. Csar de Oliveira Frade

www.pontodosconcursos.com.br

34

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE
Se a elasticidade-renda da demanda for positiva e superior unidade, isso significa que quando houver uma variao na renda isso provocar uma variao da quantidade em proporo maior que a variao da renda. Em geral, isso ocorre em bens que o consumidor ainda acredita que o seu nvel de consumo atual est bem aqum daquele desejvel. Um bom exemplo seria viagens. Voc concorda que se voc tiver um aumento do nvel de renda dever haver um aumento considervel nos gastos com viagens? Ento, se isso for verdade, provvel que viagem seja um bem de luxo. Matematicamente, temos:

Q + Q = = >1 R + R

ou

Q Q = = >1 R R

d) Bens Necessrios
Se a elasticidade-renda da demanda for positiva mas inferior unidade, isso significa que a variao na renda provocar uma variao positiva na quantidade demandada mas em uma proporo menor que a variao na renda. Intuitivamente, isso significa que o consumidor gosta do bem e est interessado em consumir mais daquele bem caso tenha uma melhora nas suas condies financeiras. No entanto, a quantidade consumida por ela na atualidade j considerada razovel. Logo, esse aumento de renda provocar um aumento no consumo, mas um aumento muito pequeno. Um bom exemplo para pessoas como ns comida. Pode at ser que quando nossa renda aumentar venhamos a comer mais filet mignon, mais picanha, mais carne de uma forma geral, mas j consumimos mais ou menos aquilo que desejamos. Matematicamente, temos:

Prof. Csar de Oliveira Frade

www.pontodosconcursos.com.br

35

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE

Q + Q = = <1 R + R Q Q = = <1 R R

e 0 R 1

e 0 R 1

Em geral, os bens que necessitam de regulao por parte do Governo so os bens necessrios. Caso contrrio, o prprio mercado seria capaz de efetuar essa regulao, geralmente.

5.3. Elasticidade cruzada da demanda


A elasticidade cruzada da demanda mede a variao na quantidade demandada do bem X como reao a uma mudana de 1% no preo do bem Y. Sabemos que a alterao no preo de um bem pode provocar a mudana na demanda de outro bem. Essa elasticidade ir medir o quanto que uma pessoa modifica o consumo de um bem pelo fato de o outro bem ter tido seu preo alterado. Matematicamente, temos:

X, Y

Q X QX Q X PY Q X PY = = = PY Q X PY PY Q X PY

a) Bens Substitutos
Se a variao positiva no preo de um bem provocar uma mudana positiva na demanda do outro bem, esses bens so considerados substitutos. Ou seja, se
Prof. Csar de Oliveira Frade www.pontodosconcursos.com.br

36

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE
a elasticidade cruzada da demanda for positiva, os bens so considerados substitutos. Observe o caso da manteiga e margarina. Se o preo da manteiga (bem Y) subir, haver uma reduo na quantidade demandada de manteiga e, consequentemente, um aumento na demanda de margarina (bem X). Observe que:

PMANTEIGA QMANTEIGA QMARGARINA D D


Q MARGARINA Q X D MARGARINA QX QD + = = = >0 PY PMANTEIGA + PY PMANTEIGA

X,Y

Vamos analisar agora a magnitude da elasticidade cruzada da demanda. Se a elasticidade cruzada da demanda for alta, isso significa que quando o preo de um bem aumenta as pessoas correm para o outro bem. Isto quer dizer que esse outro bem que no teve seu preo majorado um bom substituto ao primeiro. Com isso, podemos concluir que quanto maior for a elasticidade cruzada da demanda melhor a substituio entre os bens para um dado consumidor.

b) Bens Complementares
Se a variao positiva no preo de um bem provocar uma reduo na quantidade demandada de outro bem, esses bens so considerados complementares. Vamos a um exemplo. Seria o caso do combustvel e do leo de motor. Se o preo do combustvel sobe, as pessoas reduzem a demanda por combustvel, andam menos de carro e isso provoca, ceteris paribus, uma reduo na quantidade demandada de leo de motor.
COMBUSTIVEL OLEO PCOMBUSTIVEL QD QD DE MOTOR

Prof. Csar de Oliveira Frade

www.pontodosconcursos.com.br

37

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE
OLEO DE MOTOR Q D Q X OLEO DE MOTOR QD QX + = = = <0 PY PCOMBUSTVEL PY PCOMBUSTVEL

X, Y

Portanto, se a elasticidade cruzada da demanda for negativa temos que os bens so complementares.

5.4. Elasticidade-preo da Oferta


A elasticidade-preo da oferta informa a variao na quantidade ofertada como reao a uma mudana de 1% no preo do bem. Matematicamente, temos:

Q O QO Q O P Q O P = = = P Q O P P Q O P

Na verdade, queremos ver agora, como o empresrio ir reagir a uma mudana no preo. Se quando o preo mudar, a sua reao for forte e proporcionalmente maior que a mudana de preo, dizemos que ele elstico em relao preo. Em geral, isso ocorre quando ele possui uma capacidade produtiva ociosa que o permite fazer isso. Uma oferta considerada elstica se a elasticidade for superior unidade. Se uma mudana de preo gerar uma reao pequena por parte do produtor, a oferta ser inelstica. Em geral, isto ocorre quando o produtor possui a capacidade produtiva praticamente toda tomada e essa mudana de preos o pega com as calas na mo e ele no tem muito que fazer, dado que a construo de uma nova planta demoraria algum tempo. Outra opo seria o fato de que o produtor pode no dispor de fornecimento de insumos suficientes para aumentar a sua produo de forma significativa. Uma oferta considerada inelstica se a elasticidade for inferior unidade.

Prof. Csar de Oliveira Frade

www.pontodosconcursos.com.br

38

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE
Em muitos mercados regulados, o produtor no tem muita condio de aumentar a sua oferta de um instante para outro. Logo, em geral, o Governo negocia melhorias de longo prazo para que seja possvel essa resposta na parte da oferta. Imagine uma mudana drstica na oferta de telefonia celular para daqui uma semana. Por mais que o preo tenha se tornado atrativo impossvel majorar a oferta em grande magnitude, a menos que a capacidade esteja ociosa. Assim como na demanda, a curva de oferta tambm possui duas excees, so elas:

Oferta infinitamente elstica; Oferta infinitamente inelstica.

Quando a oferta for infinitamente elstica, a curva de oferta ser representada por uma reta horizontal e a elasticidade igual a infinito. Isto significa que o produtor responde plenamente a um aumento de preos. Graficamente, a oferta infinitamente elstica representada da seguinte forma:

Quando

a oferta

for

infinitamente

inelstica, a curva de

oferta ser

representada por uma reta vertical e a elasticidade ser igual a zero. Isso significa que o produtor no responde a um aumento de preo. Graficamente, representamos a situao da seguinte forma:
Prof. Csar de Oliveira Frade www.pontodosconcursos.com.br

39

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE

Essas so as quatro modalidades de elasticidade que necessitamos nessa fase da matria. Assim como na demanda, a curva de oferta, quando linear tem as suas particularidades. Observem que mesmo apresentando a curva de oferta sendo uma reta e afirmando que se ela for mais deitada ela seria elstica e quando for mais em p seria mais inelstica, h um equivoco nessa afirmativa. Entretanto, se a questo for terica e voc desenhar dessa forma, estar acertando o item. Vamos tratar agora da Oferta Linear. Imagine trs situaes distintas que sero representadas pelas curvas O1, O2 ou O3 no desenho abaixo:

Prof. Csar de Oliveira Frade

www.pontodosconcursos.com.br

40

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE

Vamos comear nossos clculos para curva de oferta O1. A equao pode ser a seguinte: QO = -20 + 2P No ponto em que a curva de oferta O1 toca o eixo dos preos, temos que a quantidade ofertada ser igual a zero. Dessa forma:

Q O = 20 + 2P Se Q O = 0 0 = 20 + 2P 2P = 20 P = 10
Se utilizarmos o conceito de elasticidade, devemos modificar o preo em 1% e verificar qual foi a variao percentual na quantidade ofertada.

Prof. Csar de Oliveira Frade

www.pontodosconcursos.com.br

41

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE

Com isso, temos:

P2 = P1 (1 + 1%) P2 = 10 1,01

Q1 = 0 e P1 = 10

P2 = 10,10 Q 2 = 20 + 2 10,10 Q 2 = 0,20


A elasticidade no ponto ser determinada da seguinte forma:

Q O Q 2 Q1 QO Q1 = = P2 P1 P P P1 0,20 0 0,20 0 = 0 = = = 10,10 10 0,10 1% 10 10

Faamos agora a anlise da curva O2 de oferta. Imaginemos que a equao que representa esta curva seja:

Prof. Csar de Oliveira Frade

www.pontodosconcursos.com.br

42

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE
QO = 2P

Com isso, temos:

P2 = P1 (1 + 1%) P2 = 100 1,01

Q1 = 200 e P1 = 100

P2 = 101,00 Q 2 = +2 101,00 Q 2 = 202


A elasticidade na reta como um todo ser determinada da seguinte forma:

Q O Q 2 Q1 QO Q1 = = P P2 P1 P P1
2 202 200 1% 200 = = 200 = =1 1,00 101,00 100,00 1% 100,00 100,00

Portanto, em todos os pontos da curva de oferta O2 a elasticidade-preo da oferta igual a 1.


Prof. Csar de Oliveira Frade www.pontodosconcursos.com.br

43

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE
De forma anloga, podemos determinar a elasticidade da curva de oferta O3. Essa curva pode ser representada pela seguinte equao: QO = 20 + 2P Portanto, teremos:

P2 = P1 (1 + 1%) P2 = 0,10 1,01

Q1 = 20,20 e P1 = 0,10

P2 = 0,101 Q 2 = 20 + 2 0,101 Q 2 = 20,202


Dessa forma, a elasticidade-preo da oferta ficaria assim:

Q O Q 2 Q1 QO Q1 = = P P2 P1 P P1 20,202 20,20 0,002 20,20 20,20 0,0001 = = = = 0,01 0,101 0,10 0,001 0,01 0,10 0,10

Portanto, com isso podemos ver que no ponto em que P for igual a zero, a elasticidade-preo da oferta igual a zero.

6. Elasticidade Constante
Para compreendermos a elasticidade constante devemos, primeiro, entender como se deriva. Entretanto, acredito que ainda est muito cedo para se fazer isso na aula de micro. Logo, vou mostrar algumas operaes aqui e depois o resultado final.

Sugesto: Aqueles que sabem derivar podem acompanhar o breve raciocnio.


Aqueles que no sabem, no precisam se preocupar com isso agora, preocupeProf. Csar de Oliveira Frade www.pontodosconcursos.com.br 44

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE
se em saber a resposta que est timo. Pois no fim, at quem sabe derivada estar decorando a resposta dada a facilidade da mesma. Combinado? Mais frente do curso mostrarei como se deriva e quando voc deve fazer isso. No quero assust-los. Imagine uma equao de demanda como a seguinte:
x 3 QD = 15 p X p1 Y

Para calcular a elasticidade-preo da demanda18, temos:

D = Q D P D =

Q D QD Q D P Q D P = = P Q D P P Q D P Q D 31 = ( 3) 15 p X p1 = Y P PX 31 ( 3) 15 p X p1 Y 3 15 p X p1 Y

Simplifica ndo : D = 3 Portanto, observe que uma equao de demanda com esse formato ter uma elasticidade-preo da demanda constante. Vamos supor uma equao mais completa e que a demanda do bem X dependa tanto do preo do bem X, quanto de Y e da renda do consumidor. Imagine a seguinte equao:
x QD = A p X pY R

Nesse caso, A deve ser uma constante positiva. E as elasticidades so:

- Elasticidade - preo da demanda; - Elasticidade cruzada da demanda; e - Elasticidade - renda da demanda


18

Essa prxima frmula que as pessoas que no entendem derivada no precisam se preocupar, ok?

Prof. Csar de Oliveira Frade

www.pontodosconcursos.com.br

45

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE

Prof. Csar de Oliveira Frade

www.pontodosconcursos.com.br

46

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE

QUESTES PROPOSTAS
Questo 3
(CESPE Especialista em Regulao ANATEL 2009) A essencialidade do produto um fator determinante de sua elasticidade preo-demanda, ou seja, quanto menos essencial um bem, maior ser sua elasticidade preodemanda.

Questo 4
(CESGRANRIO Empresa de Pesquisa Energtica 2006) Dada uma curva de demanda de um bem X, tudo o mais constante, correto afirmar que, quando aumenta o(a): a) preo do bem X, a curva de demanda do bem X desloca-se para a esquerda. b) preo de um bem complementar ao bem X, a curva de demanda do bem X desloca-se para a esquerda. c) preo de um bem substituto do bem X, a curva de demanda do bem X desloca-se para a esquerda. d) preo do bem X, a curva de demanda do bem X desloca-se para a direita. e) renda do consumidor, a curva de demanda do bem X desloca-se para a direita, se este bem for inferior.

Questo 5
(CESGRANRIO SFE Economista Junior 2009) O grfico abaixo mostra a curva de demanda inicial D dos consumidores do bem x.

Prof. Csar de Oliveira Frade

www.pontodosconcursos.com.br

47

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE

O preo do bem y aumentou, e nenhuma outra varivel determinante da demanda por x se alterou. Em consequncia, a curva de demanda por x se deslocou para D, tracejada no grfico. Supondo que x seja um bem normal, pode-se afirmar, corretamente, que a) x e y so complementares. b) x e y so substitutos. c) x e y so bens inferiores. d) y um bem inferior. e) a demanda por x no depende do preo de y.

Enunciado para as questes 6 e 7


Considerando a equao de demanda
X QD = QD (PX , PY , R )
X , em que QD seja a

quantidade demandada do bem X; PX , o preo do bem X; PY , o preo do bem relacionado Y; e R, a renda do consumidor, julgue os itens subsequentes.

Questo 6
(CESPE MPU - Economista 2010) O bem Y um bem complementar ao bem X, caso
X Q D > 0. PY

Prof. Csar de Oliveira Frade

www.pontodosconcursos.com.br

48

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE Questo 7
X Q D (CESPE MPU - Economista 2010) Se < 0 , ento, o bem considerado PX

normal.

Enunciado para as questes 8 e 9


Utilizando os conceitos bsicos da teoria microeconmica, julgue os itens seguintes.

Questo 8
(CESPE Polcia Federal Agente 2000) Supondo-se que a expanso do efetivo policial conduza a um aumento da necessidade de melhor equip-lo, por exemplo, com armamentos e viaturas, ento as exigncias em termos de pessoal e equipamentos so bens substitutos no que diz respeito proviso dos servios de segurana pblica.

Questo 9
(CESPE Polcia Federal Agente 2000) Anlise da demanda de farinha de mandioca, no Brasil, indicam que uma expanso da renda dos consumidores reduz a demanda por esse produto. Caso essas anlises estejam corretas, ento a farinha de mandioca um bem inferior.

Questo 10
(FUNIVERSA CEB Economista 2010) Segundo o estudo da Teoria da Oferta e com relao s curvas de Oferta, assinale a alternativa correta. a) As variveis consideradas mais relevantes e gerais teoria da oferta so: Preo do bem i (Pi); Preo de outros bens (Pn); Preo dos fatores de produo (m) e a Tecnologia (T), em um dado perodo de tempo. b) A curva de oferta (So) desloca-se para a esquerda formando a curva de oferta (S1), quando ocorrer uma reduo no preo da matria-prima.
Prof. Csar de Oliveira Frade www.pontodosconcursos.com.br

49

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE
c) As variveis consideradas mais relevantes e gerais teoria da oferta so: Preo do bem i (Pi); Preo dos bens substitutos (Ps); Preo dos bens complementares (Pc): Renda (R) e o Gosto do consumidor (G), em um dado perodo de tempo. d) A curva de oferta (So) representada graficamente por meio de uma reta ou curva descendente da esquerda para a direita. e) A curva de oferta (So) desloca-se para a direita formando a curva de oferta (S1), quando ocorrer um aumento no preo da matria-prima.

Questo 11
(CESGRANRIO BNDES 2008) O grfico abaixo mostra, em linhas cheias, as curvas da demanda e da oferta no mercado de mas.

Considere que mas e pras so bens substitutos para os consumidores. Se o preo da pra aumentar e nenhum outro determinante da demanda e da oferta de mas se alterar, pode-se afirmar que a) a curva de demanda por mas se deslocar para uma posio como AB. b) a curva de oferta de mas se deslocar para uma posio como CD. c) as duas curvas, de demanda e de oferta de mas, se deslocaro para posies como AB e CD. d) o preo da ma tender a diminuir. e) no haver alterao no mercado de mas.

Prof. Csar de Oliveira Frade

www.pontodosconcursos.com.br

50

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE Questo 12
(CESGRANRIO Petrobrs Economista Junior 2008) A figura abaixo mostra a demanda (D) e a oferta (S) de mas, bem como o preo e a quantidade de equilbrio do mercado (p* e q*, respectivamente).

Suponha que os consumidores considerem a pra um bem substituto da ma. Um aumento do preo da pra altera a) o preo de equilbrio no mercado de pras, apenas. b) o preo de equilbrio no mercado de mas para um valor maior que p*. c) a quantidade de equilbrio no mercado de mas, para um valor menor que q*. d) a curva de oferta de mas, apenas. e) a curva de demanda por mas para uma posio como AB na figura.

Questo 13
(CESGRANRIO Empresa de Pesquisa Energtica 2007) A curva de demanda por determinado bem mais elstica (em relao a seu preo) se houver: a) muitos bens complementares ao bem em questo. b) maior prazo para o consumidor se adaptar ao novo preo. c) custo fixo elevado na produo do bem. d) expanso da poltica monetria. e) poucos bens substitutos para o bem em questo.
Prof. Csar de Oliveira Frade www.pontodosconcursos.com.br

51

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE Questo 14
(CESGRANRIO Empresa de Pesquisa Energtica 2006) Ms 1: Pb = 50 e Qa = 400 Ms 2: Pb = 45 e Qa = 420 Baseada nos dados acima, a elasticidade-preo cruzada da demanda dos bens a e b : a) 1.50 b) 1.25 c) 1.00 d) 0.50 e) 0.00

Questo 15
(CESGRANRIO Ministrio Pblico Rondnia Economista 2005) A elasticidade-preo da demanda a relao preo-quantidade multiplicada pela(o): a) inclinao da curva de demanda. b) inclinao da curva de oferta. c) unidade. d) quadrado da quantidade demandada. e) quadrado dos preos.

Questo 16
(CESGRANRIO Petrobrs Economista Junior 2008) Quando a elasticidade-renda da demanda por determinado bem igual a 0,5, o bem considerado a) inferior. b) normal.
Prof. Csar de Oliveira Frade www.pontodosconcursos.com.br

52

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE
c) inelstico. d) superior. e) de luxo.

Questo 17
(CESGRANRIO Refap Economista Junior 2007) A elasticidade renda da demanda por certo bem menor que 1. Isso significa, necessariamente, que: a) aumentos na renda diminuem a quantidade demandada do bem. b) aumentos da renda aumentam a quantidade demandada do bem. c) a variao percentual da quantidade demandada do bem menor que o aumento percentual da renda. d) o bem superior. e) o bem inferior.

Enunciado para as questes 18 a 21 Tarifa de nibus pode ir para R$ 1,90


A proposta de aumento das passagens de nibus de Belm e Ananindeua sai segunda-feira, 1. de fevereiro. Segundo o DIEESE, uma planilha de custos mostra que h defasagem na atual tarifa, j que, segundo justificativas das empresas, houve aumento do salrio mnimo, de peas e de combustvel. No dia seguinte, a companhia chegou a divulgar uma planilha tcnica com a proposta do aumento da passagem de R$ 1,70 para R$ 1,90, com reajuste de 11,76%.
O Liberal, 29/1/2010 (com adaptaes).

Com referncia ao assunto abordado no texto acima, julgue os itens que se seguem.

Questo 18
(CESPE BASA Economista 2010) Transporte pblico de nibus tem caracterstica de servio com demanda inelstica. Portanto, com o reajuste
Prof. Csar de Oliveira Frade www.pontodosconcursos.com.br

53

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE
anunciado espera-se uma reduo inferior a 11,76% na quantidade de passageiros transportados.

Questo 19
(CESPE BASA Economista 2010) Considere que uma greve dos motoristas e cobradores de nibus por aumento de salrios acarrete um aumento no preo das passagens superior aos 11,76% anunciados. Nesse caso, se o transporte pblico de nibus tiver caracterstica de servio com demanda inelstica e se as demais variveis envolvidas no setor forem mantidas constantes, ento esse aumento de preos ocasionar reduo no lucro dos empresrios.

Questo 20
(CESPE BASA Economista 2010) Caso o coeficiente de elasticidade da demanda por transporte pblico de nibus em Belm e Ananindeua seja igual a 0,5, ento haver uma reduo, entre 8% e 10%, na quantidade demandada por transporte pblico.

Questo 21
(CESPE BASA Economista 2010) Com demanda inelstica, o aumento da oferta de transporte com a colocao de mais nibus nas ruas aumenta a receita dos empresrios.

Prof. Csar de Oliveira Frade

www.pontodosconcursos.com.br

54

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE

QUESTES RESOLVIDAS
Questo 3
(CESPE Especialista em Regulao ANATEL 2009) A essencialidade do produto um fator determinante de sua elasticidade preo-demanda, ou seja, quanto menos essencial um bem, maior ser sua elasticidade preodemanda.

Resoluo:
A elasticidade-preo da demanda mede a variao na demanda por um bem quando o seu preo alterado. sempre mais simples raciocinar aumentando o preo dos bens e tentando achar explicao para a reao das pessoas. Imagine o peixe. Voc adora peixe e adora carne de boi e porco. Se o preo do peixe aumentar, voc substituiu o bem por outro. Portanto, haver uma reduo considervel na demanda pelo peixe. Esse tipo de bem que, para o seu gosto, possui bons substitutos considerado elstico. Imaginemos o que ocorrer com a demanda por gua se o seu preo for majorado. Como o produto no tem bom substituto e um produto essencial, as pessoas acabaro no reduzindo ou reduzindo muito pouco o consumo de gua e tendendo a consumir menos de outro produto para que haja uma transferncia de recursos para gastar com a gua. Com isso vemos que quanto menor a essencialidade do bem, mais elstico ele tende a ser. Observe que se um bem mais elstico, o valor da elasticidadepreo da demanda menor do que aquele mais inelstico 2 0,5. Mas se considerarmos o mdulo da elasticidade, quanto mais elstico for o bem maior ser a elasticidade-preo da demanda |2| |0,5|.

ATENO: Essa uma questo que cabe recurso, pois o examinador apesar
de no ter falado em mdulo, o considerou na resoluo da questo. Cuidado com esse tipo de questo na prova de vocs.
Prof. Csar de Oliveira Frade www.pontodosconcursos.com.br

55

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE
Segundo Varian: O sinal da elasticidade da demanda em geral negativo, uma v que as curvas de demanda tm, invariavelmente, inclinao negativa. No entanto, muito cansativo nos referirmos sempre a uma elasticidade de menos isso ou aquilo, o que faz com que, na discusso verbal, seja mais comum falar em elasticidades de 2 ou 3, em vez de -2 ou 3. Tentaremos manter no texto os sinais corretos, mas voc deve atentar para o fato de que o tratamento verbal tende a ignorar o sinal negativo. Outro problema com os nmeros negativos ocorre ao comparar grandezas. Uma elasticidade de -3 maior ou menor do que uma elasticidade de -2? Do ponto de vista algbrico, -3 menor do que 2, mas os economistas tendem a dizer que demanda com elasticidade de -3 mais elstica do que a demanda com elasticidade de -2. Neste livro, faremos comparaes em termos de valor absoluto para evitar esse tipo de ambiquidade. Comentrio parecido feito pelo Pindyck. Observem que o examinador deveria ter dito que est falando em valores absolutos. O problema que s vezes ele fala, s vezes no fala. Em questes do CESPE comum ele no falar e nessa considerou que era valor absoluto. E no podia ter feito isso. O gabarito da questo foi CERTO, mas cabe recurso. Eu no concordo com o gabarito.

Gabarito: C

Questo 4
(CESGRANRIO Empresa de Pesquisa Energtica 2006) Dada uma curva de demanda de um bem X, tudo o mais constante, correto afirmar que, quando aumenta o(a): a) preo do bem X, a curva de demanda do bem X desloca-se para a esquerda.
Prof. Csar de Oliveira Frade www.pontodosconcursos.com.br

56

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE
b) preo de um bem complementar ao bem X, a curva de demanda do bem X desloca-se para a esquerda. c) preo de um bem substituto do bem X, a curva de demanda do bem X desloca-se para a esquerda. d) preo do bem X, a curva de demanda do bem X desloca-se para a direita. e) renda do consumidor, a curva de demanda do bem X desloca-se para a direita, se este bem for inferior.

Resoluo:
Observe que o examinador est interessado em saber o que acontece com a curva de demanda de um bem nas mais variadas situaes. Lembro que, se houver alterao no preo do bem X, essa mudana de preo provocar um deslocamento sobre a curva de demanda, alterando a quantidade demandada. Se houver uma alterao na renda do consumidor, no preo de um produto relacionado ao bem X, no gosto do consumidor ou em suas expectativas, isso provocar um deslocamento da curva de demanda do bem X. Se houver um aumento no preo de um bem substituto ao bem X ou se houver um aumento na renda do consumidor sendo esse bem normal, haver um deslocamento da curva de demanda para cima e para a direita. Ceteris paribus, haver um aumento da quantidade demandada.

Prof. Csar de Oliveira Frade

www.pontodosconcursos.com.br

57

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE
Se houver um aumento no preo de um bem complementar ao bem X ou se houver um aumento na renda do consumidor sendo esse bem inferior, haver um deslocamento da curva de demanda para baixo e para a esquerda. Ceteris paribus, haver uma reduo da quantidade demandada.

Sendo assim, o gabarito a letra B.

Gabarito: B

Questo 5
(CESGRANRIO SFE Economista Junior 2009) O grfico abaixo mostra a curva de demanda inicial D dos consumidores do bem x.

Prof. Csar de Oliveira Frade

www.pontodosconcursos.com.br

58

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE
O preo do bem y aumentou, e nenhuma outra varivel determinante da demanda por x se alterou. Em consequncia, a curva de demanda por x se deslocou para D, tracejada no grfico. Supondo que x seja um bem normal, pode-se afirmar, corretamente, que a) x e y so complementares. b) x e y so substitutos. c) x e y so bens inferiores. d) y um bem inferior. e) a demanda por x no depende do preo de y.

Resoluo:
Observe que o examinador est informando que houve uma mudana no preo do bem Y. Essa mudana foi um aumento no preo. Esse aumento no preo de Y provocou uma reduo na quantidade demandada de Y e, pela questo, deslocou a curva de demanda de X cima e para a direita, aumentando a demanda pelo bem. Portanto, tendo em vista o fato de que a curva foi deslocada para a direita, isso indica que haveria um aumento da quantidade demandada caso o preo tenha sido mantido constante. Esse fato ocorre apenas se os bens forem substitutos. Sendo assim, o gabarito a letra B.

Gabarito: B

Enunciado para as questes 6 e 7


Considerando a equao de demanda
X QD = QD (PX , PY , R )
X , em que QD seja a

quantidade demandada do bem X; PX , o preo do bem X; PY , o preo do bem relacionado Y; e R, a renda do consumidor, julgue os itens subsequentes.

Prof. Csar de Oliveira Frade

www.pontodosconcursos.com.br

59

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE Questo 6
(CESPE MPU - Economista 2010) O bem Y um bem complementar ao bem X, caso
X Q D > 0. PY

Resoluo:
H uma segunda classificao que diz respeito relao existente entre os bens. Imagine dois bens, por exemplo, manteiga e margarina. Suponha ainda que voc uma pessoa indiferente entre o consumo desses bens. Logo, se o preo da manteiga sobe, voc ir reduzir o consumo da manteiga e substitu-la pela margarina. Sendo que esta ltima ter seu consumo majorado. Pois bem, se dois bens tiverem essa caracterstica eles so denominados de bens substitutos. Ou seja, se a mudana no preo de um dos bens provocar uma mudana na demanda do outro bem eles podem ser substitutos. Sero considerados substitutos se o aumento no preo de um bem provocar aumento da demanda do outro bem. De forma anloga, dois bens so substitutos se a reduo no preo de um dos bens provocar reduo na demanda do outro bem. Com isso conclumos que:
X Q D >0 PY

Bens Substitutos

importante esclarecer que o smbolo ( ) significa se e somente se. A concluso acima deve ser lida da seguinte forma:
X X Q D Q D > 0 for verdadeiro e se > 0 , os bens so PY PY

Os bens so substitutos se substitutos.

Agora imaginemos a gasolina e o leo de motor. Se o preo da gasolina aumentar, as pessoas tendem a andar menos de carro e, portanto, reduzem a
Prof. Csar de Oliveira Frade www.pontodosconcursos.com.br

60

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE
demanda por gasolina. Se as pessoas andarem menos de carro passaro mais tempo sem efetuar a troca de leo e, assim, a demanda por leo de motor ser reduzida. Recapitulando, um aumento no preo da gasolina reduz a demanda por gasolina e, conseqentemente, reduz a demanda por leo de motor. Esses dois bens so considerados bens complementares. Com isso conclumos que:
X Q D <0 PY

Bens Complementares

Com isso, os bens so complementares se os bens so complementares. A questo est errada.

X X Q D Q D < 0 for verdadeiro e se <0, PY PY

Gabarito: E

Questo 7
X Q D < 0 , ento, o bem considerado PX

(CESPE MPU - Economista 2010) Se normal.

Resoluo:
Explicamos anteriormente que um bem considerado normal se uma variao positiva na renda provocar um aumento na quantidade demandada do bem.
X Q D 0 R

Bem Normal

De forma anloga, se houver uma reduo na renda e isso provocar um aumento na demanda pelo bem, esse bem considerado inferior.

Prof. Csar de Oliveira Frade

www.pontodosconcursos.com.br

61

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE
Bem Inferior
X Q D <0 R

A relao entre preo e quantidade classifica o bem em comuns ou de Giffen. Entende-se como bens comuns aqueles bens em que as pessoas reduzem o seu consumo quando ocorre um aumento no preo ou quando as pessoas aumentam o seu consumo quando os preos so reduzidos. O livro do Varian define o bem comum exatamente como expus acima. O Mas-Collel define bem de Giffen da seguinte forma: Although it may be natural to think that a fall in a goods price will lead the consumer to purchase more of it, reverse situation is not an economic impossibility. Good L is said to be a Giffen good at (p,w) if

x L ( p, w) > 0 . p L
Com isso, podemos deduzir:
X Q D >0 Bem de Giffen p X

O gabarito da questo est errado.

Gabarito: E

Enunciado para as questes 8 e 9


Utilizando os conceitos bsicos da teoria microeconmica, julgue os itens seguintes.

Questo 8
(CESPE Polcia Federal Agente 2000) Supondo-se que a expanso do efetivo policial conduza a um aumento da necessidade de melhor equip-lo, por exemplo, com armamentos e viaturas, ento as exigncias em termos de

Prof. Csar de Oliveira Frade

www.pontodosconcursos.com.br

62

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE
pessoal e equipamentos so bens substitutos no que diz respeito proviso dos servios de segurana pblica.

Resoluo:
A questo afirma que equipamentos e pessoal para a policia so bens substitutos. Ou seja, voc no precisa ao mesmo tempo contratar pessoas e comprar equipamentos, pois um substituiu o outro. Na verdade, a questo est claramente errada, pois pessoal e equipamentos so bens complementares. No adianta comprar armamento se no tiver ningum para manuse-lo e no adianta contratar policiais se no tiver armamentos para eles.

Gabarito: E

Questo 9
(CESPE Polcia Federal Agente 2000) Anlise da demanda de farinha de mandioca, no Brasil, indicam que uma expanso da renda dos consumidores reduz a demanda por esse produto. Caso essas anlises estejam corretas, ento a farinha de mandioca um bem inferior.

Resoluo:
Ns nunca podemos afirmar que um bem inferior ou normal. Temos que pesquisar a caracterstica daquele bem para uma determinada pessoa, um grupo de pessoas, um pais, etc. A questo informa que pesquisas foram realizadas e que o aumento da renda indicou uma reduo no consumo da farinha de mandioca. Como sabemos que:
X Q D <0 R

Bem Inferior

Prof. Csar de Oliveira Frade

www.pontodosconcursos.com.br

63

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE
possvel concluir que a farinha de mandioca, nesse caso em especfico, um bem inferior e a resposta est correta.

Gabarito: C

Questo 10
(FUNIVERSA CEB Economista 2010) Segundo o estudo da Teoria da Oferta e com relao s curvas de Oferta, assinale a alternativa correta. a) As variveis consideradas mais relevantes e gerais teoria da oferta so: Preo do bem i (Pi); Preo de outros bens (Pn); Preo dos fatores de produo (m) e a Tecnologia (T), em um dado perodo de tempo. b) A curva de oferta (So) desloca-se para a esquerda formando a curva de oferta (S1), quando ocorrer uma reduo no preo da matria-prima. c) As variveis consideradas mais relevantes e gerais teoria da oferta so: Preo do bem i (Pi); Preo dos bens substitutos (Ps); Preo dos bens complementares (Pc): Renda (R) e o Gosto do consumidor (G), em um dado perodo de tempo. d) A curva de oferta (So) representada graficamente por meio de uma reta ou curva descendente da esquerda para a direita. e) A curva de oferta (So) desloca-se para a direita formando a curva de oferta (S1), quando ocorrer um aumento no preo da matria-prima.

Resoluo:
So quatro os fatores que podem modificar a quantidade ofertada. So eles: Preo do bem; Preo dos Insumos; Tecnologia; e Expectativas

Cabem duas orientaes bsicas nesse caso. A primeira e muito importante que a tecnologia de PRODUO que modifica a quantidade produzida. No deixe o examinador te enrolar. A tecnologia do PRODUTO NO MODIFICA a quantidade ofertada.
Prof. Csar de Oliveira Frade www.pontodosconcursos.com.br

64

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE
Como o nosso grfico mostra uma relao preo x quantidade, mudanas no preo provocam alterao na quantidade demandada via deslocamento

sobre a curva de oferta, conforme mostrado abaixo:

No entanto, alteraes na Tecnologia de Produo, Preos dos Insumos e Expectativas provocam deslocamentos na curva de oferta, pois o preo do produto no poder ser alterado. Caso haja a necessidade de se aumentar a quantidade ofertada, e isso ocorre quando h um aumento da tecnologia de produo, reduo do preo do insumo ou ocorrncia de alguma expectativa que trar benefcios para o produtor, a curva de oferta ser deslocada para baixo e para a direita. Se, por outro lado, ocorrer uma reduo da quantidade ofertada por uma reduo da tecnologia de produo, aumento do preo dos insumos ou expectativa ruim gerada ao produtor, haver um deslocamento da curva de oferta para cima e para a esquerda, conforme mostrado no grfico19 abaixo:

19

Tratamos no desenho de O1 a curva denominada de S1 pelo examinador e de O2 a que foi denominada de S2.

Prof. Csar de Oliveira Frade

www.pontodosconcursos.com.br

65

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE

No comum, mas nesse caso, o examinador colocou que os preos de outros bens tambm afetam a quantidade ofertada. razovel voc pensar que isso ocorre, pois, por exemplo, se houver uma mudana no preo de um bem concorrente isso poder alterar a quantidade ofertada do produto. Entretanto, esse item pode ser explicado pela mudana de uma expectativa. Ou seja, quando alterado o preo de outro bem, o produtor acaba mudando suas expectativas e alterando a quantidade ofertada. Dessa forma, podemos continuar nos quatro itens que alteram a quantidade ofertada, mas desde que faamos uma anlise minuciosa de tudo aquilo que pode gerar expectativas no produtor e, portanto, fazer com que ele modifique a quantidade a ser ofertada de seu produto. Sendo assim, o gabarito a letra A.

Gabarito: A

Questo 11
(CESGRANRIO BNDES 2008) O grfico abaixo mostra, em linhas cheias, as curvas da demanda e da oferta no mercado de mas.
Prof. Csar de Oliveira Frade www.pontodosconcursos.com.br

66

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE

Considere que mas e pras so bens substitutos para os consumidores. Se o preo da pra aumentar e nenhum outro determinante da demanda e da oferta de mas se alterar, pode-se afirmar que a) a curva de demanda por mas se deslocar para uma posio como AB. b) a curva de oferta de mas se deslocar para uma posio como CD. c) as duas curvas, de demanda e de oferta de mas, se deslocaro para posies como AB e CD. d) o preo da ma tender a diminuir. e) no haver alterao no mercado de mas.

Resoluo:
A questo informa que peras e mas so bens substitutos para os consumidores. Portanto, quando o preo da pra aumentar, haver uma reduo na quantidade demandada.
PPRA Q PRA D

Essa reduo na demanda por pra faz com que os consumidores migrem para o consumo de ma e acabam provocando um deslocamento da curva de demanda de ma para cima e para a direita (linha tracejada AB).
PPRA Q PRA Q MA D D

Prof. Csar de Oliveira Frade

www.pontodosconcursos.com.br

67

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE
Observe que, pelo grfico, parece que h uma resposta por parte dos produtores de ma, que desloca a curva de oferta do bem, mas isso j est fora do que necessrio para responder questo. Sendo assim, o gabarito a letra A.

Gabarito: A

Questo 12
(CESGRANRIO Petrobrs Economista Junior 2008) A figura abaixo mostra a demanda (D) e a oferta (S) de mas, bem como o preo e a quantidade de equilbrio do mercado (p* e q*, respectivamente).

Suponha que os consumidores considerem a pra um bem substituto da ma. Um aumento do preo da pra altera a) o preo de equilbrio no mercado de pras, apenas. b) o preo de equilbrio no mercado de mas para um valor maior que p*. c) a quantidade de equilbrio no mercado de mas, para um valor menor que q*. d) a curva de oferta de mas, apenas. e) a curva de demanda por mas para uma posio como AB na figura.

Resoluo:
impressionante como a CESGRANRIO gosta de mas e peras. No mesmo? Risos...
Prof. Csar de Oliveira Frade www.pontodosconcursos.com.br

68

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE
O aumento no preo da pra, dado que ela considerada substituta ma, reduz a quantidade demandada de pra e, consequetemente, aumenta a demanda de ma. Esse aumento na demanda por ma mostrado com um deslocamento da curva de demanda para cima e para a direita. Se nada mais for alterado, haver um aumento no preo de equilbrio do mercado de ma que passar a ser negociada por um valor superior a p*. Sendo assim, o gabarito a letra B.

Gabarito: B

Questo 13
(CESGRANRIO Empresa de Pesquisa Energtica 2007) A curva de demanda por determinado bem mais elstica (em relao a seu preo) se houver: a) muitos bens complementares ao bem em questo. b) maior prazo para o consumidor se adaptar ao novo preo. c) custo fixo elevado na produo do bem. d) expanso da poltica monetria. e) poucos bens substitutos para o bem em questo.

Resoluo:
Em geral, quando um preo de um bem aumenta, voc est preso quele bem. Se o preo do bem aumentar muito e voc no tiver condio de modificar o seu consumo, voc continuar comprando o bem mas comear a procurar uma alternativa de consumo. Portanto, a elasticidade da grande maioria dos bens maior no longo prazo do que no curto prazo. Ou melhor, vamos escrever isso de forma mais correta apesar de o examinador usar com muita freqncia essa linguagem que utilizei acima.
Prof. Csar de Oliveira Frade www.pontodosconcursos.com.br

69

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE
As pessoas, em geral, so mais elsticas no longo prazo do que no curto prazo. Isto porque quanto maior o prazo maior a facilidade de se encontrar bens substitutos queles que tiveram seus preos majorados. Sendo assim, o gabarito a letra B.

Gabarito: B

Questo 14
(CESGRANRIO Empresa de Pesquisa Energtica 2006) Ms 1: Pb = 50 e Qa = 400 Ms 2: Pb = 45 e Qa = 420 Baseada nos dados acima, a elasticidade-preo cruzada da demanda dos bens a e b : a) 1.50 b) 1.25 c) 1.00 d) 0.50 e) 0.00

Resoluo:
A equao da elasticidade-preo cruzada :
1 Q2 Q A A QA QA Q1 = = 2 A 1 PB PB PB 1 PB PB

A ,B

A ,B

420 400 20 0,05 400 = = 400 = = 0,50 5 45 50 0,10 50 50

Prof. Csar de Oliveira Frade

www.pontodosconcursos.com.br

70

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE
A elasticidade cruzada da demanda negativa e isso mostra que os bens so complementares. Observe que quando o preo do B cai, h um aumento na quantidade demandada de B e, consequentemente, um aumento na demanda de A. Isso condiz com os nmeros, mas infelizmente no h uma resposta correta. Imagine-se no meio da prova. O que voc faria? Eu faria a questo novamente, conferindo as contas e vendo que no h nenhum erro, marcaria D. Se o gabarito oficial viesse diferente disso, recurso na certa. Sendo assim, o gabarito (apesar de equivocado) a letra D.

Gabarito: D

Questo 15
(CESGRANRIO Ministrio Pblico Rondnia Economista 2005) A elasticidade-preo da demanda a relao preo-quantidade multiplicada pela(o): a) inclinao da curva de demanda. b) inclinao da curva de oferta. c) unidade. d) quadrado da quantidade demandada. e) quadrado dos preos.

Resoluo:
A equao da elasticidade-preo da demanda a determinada abaixo:
Q Q P Q = = = P Q P P

Q P {
INCLINAO DA DEMANDA

P Q

Sendo assim, o gabarito a letra A.


Prof. Csar de Oliveira Frade www.pontodosconcursos.com.br

71

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE Gabarito: A

Questo 16
(CESGRANRIO Petrobrs Economista Junior 2008) Quando a elasticidade-renda da demanda por determinado bem igual a 0,5, o bem considerado a) inferior. b) normal. c) inelstico. d) superior. e) de luxo.

Resoluo:
Se a elasticidade-renda da demanda for negativa indica que um aumento na renda provoca uma reduo na quantidade demandada ou uma reduo na renda induz a um aumento na demanda. Quando isso ocorre, dizemos que o bem inferior. Sendo assim, o gabarito a letra A.

Gabarito: A

Questo 17
(CESGRANRIO Refap Economista Junior 2007) A elasticidade renda da demanda por certo bem menor que 1. Isso significa, necessariamente, que: a) aumentos na renda diminuem a quantidade demandada do bem. b) aumentos da renda aumentam a quantidade demandada do bem. c) a variao percentual da quantidade demandada do bem menor que o aumento percentual da renda. d) o bem superior.
Prof. Csar de Oliveira Frade www.pontodosconcursos.com.br

72

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE
e) o bem inferior.

Resoluo:
Vejam, se a elasticidade-renda da demanda for menor do que 1, ela pode ser negativa ou estar situada no intervalo entre zero e um. Observem que o examinador deixou aberta uma possibilidade de recurso, at porque quando ela indica como gabarito o fato de que a variao percentual da quantidade demandada menor que o aumento percentual da renda, ele est afirmando que a elasticidade-renda est entre o intervalo de -1 a 1. Com base em nossa anlise inicial, parece que ele queria se referir aos bens necessrios, mas no o fez da forma mais correta. Por falta de uma alternativa melhor, devamos marcar a letra C.

Gabarito: C

Enunciado para as questes 18 a 21 Tarifa de nibus pode ir para R$ 1,90


A proposta de aumento das passagens de nibus de Belm e Ananindeua sai segunda-feira, 1. de fevereiro. Segundo o DIEESE, uma planilha de custos mostra que h defasagem na atual tarifa, j que, segundo justificativas das empresas, houve aumento do salrio mnimo, de peas e de combustvel. No dia seguinte, a companhia chegou a divulgar uma planilha tcnica com a proposta do aumento da passagem de R$ 1,70 para R$ 1,90, com reajuste de 11,76%.
O Liberal, 29/1/2010 (com adaptaes).

Com referncia ao assunto abordado no texto acima, julgue os itens que se seguem.

Prof. Csar de Oliveira Frade

www.pontodosconcursos.com.br

73

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE Questo 18
(CESPE BASA Economista 2010) Transporte pblico de nibus tem caracterstica de servio com demanda inelstica. Portanto, com o reajuste anunciado espera-se uma reduo inferior a 11,76% na quantidade de passageiros transportados.

Resoluo:
A elasticidade mostra a variao de uma grandeza quando h uma mudana em outra grandeza. Ns falamos que quando h um aumento de preos, em geral, espera-se uma reduo na quantidade demandada. Seria interessante tanto para o consumidor quanto para o empresrio, mesmo antes de aumentar o preo, saber o quanto que haveria de reduo de demanda caso esse preo fosse majorado em 1%. Ou seja, qual a reduo de demanda por cada unidade de aumento de preo. Esse conceito o de elasticidade-preo da demanda. Segundo Pindyck: A elasticidade uma medida da sensibilidade de uma varivel em

relao a outra. Mais especificamente, trata-se de um nmero que


nos informa a variao percentual que ocorrer em uma varivel

como reao a uma variao de 1% em outra varivel.


Apesar de o conceito de elasticidade ser genrico, ao relacionarmos duas grandezas, especificamos esse conceito em relao a elas. Ao falarmos da elasticidade-preo da demanda20 estaremos mensurando a variao na quantidade demandada como reao a uma variao de 1% no preo do bem. Matematicamente, temos:

A derivada de Q em relao a P, informar a variao da quantidade quando o preo alterar em uma unidade. Voc deve estar pensando que a elasticidade a prpria derivada, mas no verdade, pois aqui tratamos de valores absolutos enquanto que a elasticidade mensura valores relativos.

20

Prof. Csar de Oliveira Frade

www.pontodosconcursos.com.br

74

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE
QD QD P QD P Q = D = D = P QD P P QD { Derivada de Q P em relao a P

Quando definimos a elasticidade-renda da demanda, estamos buscando a variao percentual na quantidade demandada como reao a uma mudana de 1% na renda. Matematicamente, temos:
QD QD R QD R QD R = = = R QD R R QD 1 2 3 Derivada de Q R em relao a R

Se falarmos da elasticidade-preo cruzado da demanda (ou elasticidade cruzada da demanda) estamos procurando saber qual seria a variao percentual na demanda do bem Y quando ocorrer uma mudana de 1% no preo do bem X. Matematicamente, temos:
QY QY PX QY P Q = X = Y = PX QY PX PX QY { Derivada de Q Y PX
em relao a PX

X ,Y

Por fim, tratando da elasticidade-preo da oferta estaremos informando qual seria a variao percentual na oferta quando ocorrer uma mudana de 1% no preo do bem. Observe que enquanto o aumento de preo afasta os consumidores e, portanto, reduz a demanda, esse mesmo aumento encoraja os produtores a aumentar a produo. Logo, a relao preo x quantidade ofertada direta. Matematicamente, temos:
QO QO P QO P Q = O = O = P QO P P QO { Derivada de Q O P em relao a P

Em geral, a elasticidade-preo da demanda negativa. A exceo ocorre com os bens de Giffen, cuja elasticidade positiva.

Prof. Csar de Oliveira Frade

www.pontodosconcursos.com.br

75

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE
Importante ainda alguns conceitos atrelados a essa elasticidade. Observe que, se a equao der um resultado maior do que a unidade, isso significa que quando houver uma variao no preo a variao da quantidade ser ainda maior que esse montante. Ou seja, um aumento no preo seguido de uma reduo mais que proporcional da quantidade.
QD < X Q D = D = < 1 ou D > 1 P X P

A equao acima mostra que se o preo aumentar em X, a demanda cair mais que X e, assim, a elasticidade ser menor do que 1. Podemos ainda dizer que o mdulo da elasticidade ser maior que 1. Nestes casos, dizemos que o bem tem demanda elstica, ou seja, menor que 1 (em mdulo, maior que 1). Bens com demanda elstica so aqueles dos quais os consumidores possuem condies de reduzir bem o seu consumo quando houver um aumento de preo. Em geral, isso ocorre quando o bem possui bons substitutos ou um bem suprfluo. Nesses dois casos, o consumidor pode reduzir o consumo quando o preo for majorado sem que perca muito de seu bem-estar. Se o aumento de preo provocar uma pequena reduo na quantidade demandada, dizemos que esse bem inelstico. Isso ocorrer somente se a variao percentual na demanda for menor, em mdulo, que a variao percentual no preo.
QD > X Q D = D = > 1 ou D < 1 P X P

Se o preo do bem aumentar em X e houver uma reduo da demanda menor do que X, logo, a elasticidade ser maior que 1. E o mdulo da elasticidade-preo da demanda ser menor que 1. Isso significa que o consumidor no pode ou no est interessado em reagir a um aumento de preo. E isto se deve ao fato de que o consumidor precisa do bem em questo ou esse bem tem um preo muito baixo se comparado renda ou patrimnio do consumidor.
Prof. Csar de Oliveira Frade www.pontodosconcursos.com.br

76

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE
Imagine que voc foi a uma boa churrascaria, por exemplo, Porco. Ao pagar a conta viu que o rodzio saiu por R$ 80,00. Voc acha caro, mas pagou e voltar poucas vezes no ano. O que ocorrer com a sua demanda por rodzios no Porco se o preo por pessoa passar para R$ 150,00. Com certeza, sua demanda que j era reduzida, ir se reduzir ainda mais. Vamos agora pensar em um excelente e consagrado jogador de futebol. Pense em algum que joga ou j jogou na Europa por pelo menos 5 anos, em time de ponta, j disputou, no mnimo, duas Copas do Mundo. Imagine que essa pessoa adora, assim como voc, o rodzio do Porco. Quando o preo subir de R$ 80,00 para R$ 150,00, o que vai ocorrer com a demanda de rodzio por essa pessoa? Praticamente no sofrer alterao porque esse rodzio mesmo que seja consumido diariamente pouco impactar na receita mensal desse jogador ou em seu patrimnio. Logo, esse jogador acaba sendo inelstico em relao a esse bem. Como as pessoas que utilizam o transporte pblico, em geral, o fazem por necessidade e no por luxo, quando houver um aumento no preo do mesmo, essas pessoas no podero alterar muito o seu consumo. Elas no alteram porque necessitam manter sua rotina e no possuem uma alternativa razovel no curto prazo. Com isso, podemos concluir que o transporte pblico um bem inelstico, bem este que reduz a demanda em uma quantidade menor do que o aumento do preo. Sendo assim, se o preo subiu 11,76%, a demanda ir reduzir menos que 11,76% e o gabarito CERTO. Observe que a questo no te obriga a saber que o transporte pblico inelstico. Este fato AFIRMADO na questo. Em geral, as questes devero fazer isso pois o que inelstico para mim pode ser elstico para voc e viceversa.

Gabarito: C

Questo 19
(CESPE BASA Economista 2010) Considere que uma greve dos motoristas e cobradores de nibus por aumento de salrios acarrete um
Prof. Csar de Oliveira Frade www.pontodosconcursos.com.br

77

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE
aumento no preo das passagens superior aos 11,76% anunciados. Nesse caso, se o transporte pblico de nibus tiver caracterstica de servio com demanda inelstica e se as demais variveis envolvidas no setor forem mantidas constantes, ento esse aumento de preos ocasionar reduo no lucro dos empresrios.

Resoluo:
O entendimento dessa questo muito importante. Se a demanda pelo bem inelstica, isso significa que a resposta na reduo da quantidade demandada ser menor do que o aumento no preo. Vamos para um exemplo numrico que isso ficar mais claro. Suponha que uma empresa tenha um bem sendo comercializado ao preo de R$ 1,00 e que ela consegue vender 100 unidades desse produto. Dessa forma, a receita total da empresa igual a R$ 100,00. Se os consumidores forem inelsticos em relao a esse bem, um aumento de 10% no preo provocar uma reduo na demanda inferior a 10%. Para facilitar nossas contas, suponhamos que medida que o preo aumento para R$ 1,10 a demanda caia para 95 unidades. Dessa forma, a demanda inelstica, conforme calculado abaixo e a receita ser de R$ 104,50.
QD (Q2 Q1 ) (95 100) ( 5) 5% Q1 QD 100 D = = = = 100 = (P2 P1 ) (1,10 1,00) 0,10 10% = 0,5 P P P 1,00 1,00 1

Observe que o aumento no preo levou a um aumento da receita. Dessa forma, vemos que o lucro da empresa aumentou. O lucro de uma empresa a receita total menos o custo total. Observe que a receita total aumentou e o custo caiu, pois agora sero produzidos apenas 95 unidades e no mais 100 unidades.
Lucro ( ) = Receita Total - Custo Total = RT- CT

Se o bem for elstico, a demanda se reduzir mais do que o aumento do preo. Imagine o mesmo aumento de 10% no preo e uma reduo de 20% na
Prof. Csar de Oliveira Frade www.pontodosconcursos.com.br

78

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE
quantidade demandada. Dessa forma, o preo passaria para R$ 1,10 mas a demanda cairia para 80 unidades.
QD (Q2 Q1 ) (80 100) ( 20) 20% Q1 QD 100 D = = = = 100 = (P2 P1 ) (1,10 1,00) 0,10 10% = 2,0 P P P 1,00 1,00 1

Se por um lado o custo da empresa ir se reduzir pois houve uma reduo na quantidade produzida, por outro a receita tambm ser reduzida. Se o lucro vai aumentar ou diminuir, depende de qual dos dois movimentos ir prevalecer.
Lucro ( ) = Receita Total - Custo Total = RT- CT

Portanto, tendo em vista o fato de que a questo afirma que o transporte pblico inelstico, um aumento no preo provocar aumento no lucro. Se o bem fosse elstico, o aumento no preo poderia provocaria aumento no lucro at determinado momento e depois passaria a provocar reduo. Sendo assim, a questo est ERRADA, pois o aumento de preos AUMENTAR o lucro dos empresrios, dada a inelasticidade do bem.

Gabarito: E

Questo 20
(CESPE BASA Economista 2010) Caso o coeficiente de elasticidade da demanda por transporte pblico de nibus em Belm e Ananindeua seja igual a 0,5, ento haver uma reduo, entre 8% e 10%, na quantidade demandada por transporte pblico.

Resoluo:
Se houve um aumento de 10,76% no preo do transporte pblico e sabendo que a elasticidade igual a 0,5 (observe que foi informado o mdulo da elasticidade ou ento o examinador comeu mosca. Entretanto, isso no
Prof. Csar de Oliveira Frade www.pontodosconcursos.com.br

79

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE
mudar o gabarito, mas abriu uma grande chance para recurso se fosse certo), podemos calcular a variao na demanda nesses dois municpios.
QD (Q2 Q1 ) Q Q1 D = D = (P2 P1 ) P P P 1

D = 0,5 =

X 11,76% X = 0,5 11,76% X = 5,88%

Observe que apesar de eu ter feito os clculos sem considerar os sinais, na verdade o valor de X deveria ser -5,88%. Assim sendo, o gabarito est ERRADO.

Gabarito: E

Questo 21
(CESPE BASA Economista 2010) Com demanda inelstica, o aumento da oferta de transporte com a colocao de mais nibus nas ruas aumenta a receita dos empresrios.

Resoluo:
Se a demanda inelstica, uma variao nos preos provoca uma variao na demanda de proporo menor do que aquela obtida nos preos. Isso vale tanto para aumento quanto para reduo de preos. Por exemplo, em geral, caf um bem inelstico para muitas pessoas. Imagine que um consumidor goste muito de caf. Voc acredita que uma queda no preo do caf poder aumentar muito o consumo deste bem? Provavelmente, no. Pois, caf um bem que voc suporta tomar at um determinado limite e se esse consumidor gosta tanto de caf, ele deve estar prximo desse limite e no a queda no preo que ir alterar seu consumo.

Prof. Csar de Oliveira Frade

www.pontodosconcursos.com.br

80

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE
Podemos pensar de forma anloga sobre o servio de transporte pblico. Imagine um trabalhador que necessita de transporte pblico pelo fato de no possuir um carro. Ser que quando houver mais nibus na rua, ele utilizar mais transporte pblico? A resposta no. Primeiro porque estamos falando da elasticidade-preo da demanda e isso informa como que a demanda altera em relao ao preo. Se o preo no mudou, no haver alterao da demanda e, portanto, a receita do produtor continua a mesma. Em segundo lugar, porque esse consumidor j consome, em geral, a quantidade de transporte pblico que lhe agrada e um aumento da oferta lhe trar mais conforto mas no far com que ele o utilize mais. Sendo assim, a questo est ERRADA.

Gabarito: E

Prof. Csar de Oliveira Frade

www.pontodosconcursos.com.br

81

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE

Bibliografia
Eaton & Eaton Microeconomia, Editora Saraiva 3 Edio, 1999. Ferguson, C.E. Microeconomia, Editora Forense Universitria 8 Edio, 1985. Kupfer & Hasenclever Economia Industrial, Editora Campus 1 Edio, 2002. Laffont & Martimort The Theory of Incentives The Principal-Agent Model, Princeton University Press 1 Edio, 2002. Mankiw, N. Gregory Introduo Economia Princpios de Micro e Macroeconomia, Editora Campus, 1999. Mas-Colell, Whinston & Green Microeconomic Theory, Oxford University Press, 1995. Notas de Aula Organizao Industrial Doutorado em Economia Universidade de Braslia. Notas de Aula Economia da Regulao Doutorado em Economia Universidade de Braslia. Notas de Aula Organizao Industrial Doutorado na New York University. Pindyck & Rubinfeld Microeconomia, Editora MakronBooks 4a Edio, 1999. Tirole, Jean The Theory of Industrial Organization 1988 MIT PRESS. Varian, Hal R. Microeconomia Princpios Bsicos, Editora Campus 5 Edio, 2000. Vasconcellos, M.A. Sandoval Economia Micro e Macro, Editora Atlas 2 Edio, 2001.
Prof. Csar de Oliveira Frade www.pontodosconcursos.com.br

82

AULA 01 FUNDAMENTOS ECONMICOS BNDES 2012 ENGENHARIA PROFESSOR: CSAR DE OLIVEIRA FRADE

GABARITO
3- C 8- E 13- B 18- C 4- B 9- C 14- D 19- E 5- B 10- A 15- A 20- E 6- E 11- A 16- A 21- E 7- E 12- B 17- C

Puxa...At que enfim a aula acabou. Espero que vocs tenham gostado da aula e fico aguardando crtica, sugestes e elogios tambm....Uma opinio de vocs para que eu possa ir adequando a aula. Grande abrao a vocs e at a prxima aula.

Prof. Csar de Oliveira Frade

www.pontodosconcursos.com.br

83

You might also like