You are on page 1of 4

Deuteronmio Aspecto geral Moiss, alm de ser o grande legislador de Israel, tambm considerado o fundador da religio judaica.

. No incio relutou bastante, mas, acabou tronando-se o maior lder que a nao de Israel j teve. Foi seu primeiro profeta e o exemplo que serviu de parmetro para todos os outros profetas que vieram depois dele. Moiss conheceu a Deus intimamente e falou com ele face a face. Mais importante que isso ainda o fato de que Deus conhecia Moiss e confiou-lhe autoridade. Depois de vaguear durante quarenta anos a nao de Israel estava posicionada na entrada sudeste de Cana, pronta para entrar e ocupar a terra que havia sido prometida a eles (Dt 1.8). Moiss sabia que havia ele mesmo nunca entraria l com Israel e que sua morte era iminente (Dt 3: 23-29); portanto, Moiss repetiu a aliana com a nao e usou a ocasio para insistir na importncia da obedincia ao Senhor. A estrutura de Deuteronmio tem muita semelhana com os tratados tpicos da poca no Oriente Prximo. Estes contratos, normalmente, tinham os seguintes elementos: um prembulo (Dt 1.1-5), um prlogo histrico (Dt 1.6, 4.49), instrues gerais (Dt 5a 11), instrues particulares (Dt 12 a 26), maldies e bnos (Dt 27a 28) e testemunhas divinas (Dt 30.19, 31.19). Todos esses elementos aparecem na estrutura de Deuteronmio. Era frequente um governador fazer um tratado com o soberano conquistado e permitir-lhe que continuasse governando seu prprio povo num sistema subserviente. Em troca, o povo subordinado reverenciava o conquistador, pagava impostos e rendia submisso a ele. Enfim, entende-se Deuteronmio com um

documento oficial de renovao da aliana de obedincia ao Senhor. Israel era um povo subordinado, mas no a um reino, sua submisso era prestada somente a Deus. Seu nome em hebraico Devarim (Palavras). Sempre que o Tanach menciona a palavra Devarim (palavras) e suas variaes, imediatamente aps encontramos Tochech (admoestao, correo, repreenso). Esta expresso nunca aparece no sentido REPROVATIVO, mas CORRETIVO, no sentido de elevar ao bem, do mal para o bem. A Tochech se expressa em uma Mitsv (preceito) especial: Hochach Tochach Et Amitcha (repreenders o teu companheiro). Faz meno aos principais erros de Israel em branda referncia aos lugares onde cometeram seus maiores erros rumo terra prometida:

Deserto e defronte o MAR VERMELHO Vontade de voltar ao Egito; Plancie Pecado do povo com as midianitas; Parn - Informe nefasto dos exploradores; Tfel e Laban associados ao Man; Chatsert Rebeldia de Crach; Di Zahab Bezerro de ouro

Data e autoria A autoria mosaica de Deuteronmio, sustentada tanto pelo Cristianismo como pelo Judasmo, no tinha sido contestada at o final do sculo XVIII e comeo do sculo XIX. H evidncias internas no livro sobre a autoria de Moiss (Dt 1.5, 31.9), e outras passagens do |Antigo Testamento a confirmam. E ainda h referncias no Novo Testamento (At 3.22, 7.37-38, Rm 10.19).A atribuio da autoria a Moiss coloca o livro no sculo V a. C.

Contedo O contedo do livro de Deuteronmio, faz uma visita a histria do povo de Israel desde que saram do Egito, andando quarenta pelo deserto a fim de que Moiss apresentasse aos filhos do povo que saiu do Egito orientaes de como deveriam ser obedientes ao Senhor. Ao longo do livro, todo o contedo tem um nico objetivo, renovar a aliana de obedincia a Deus.

Objetivo geral Renovar a aliana de obedincia a Deus. Enfatizava a segurana da Palavra de Deus e suas promessas contidas na aliana com os patriarcas, procurando lembr-los do dever de serem fiis para que as promessas se cumpram. Preparar a nova gerao de Israel para viver em Cana mediante uma reafirmao da Lei do Sinai. Propsito

Deuteronmio no apenas uma reviso da Lei. a explicao que ia esclarecer as exigncias de Deus para o povo (Dt 1.5). Moiss estava chamando a nao para relembrar sua aliana com Deus para renovar sua entrega a ele, de forma que tivessem sucesso na conquista de Cana. Deuteronmio enfatiza que a Lei dada a uma gerao especfica deve ser passada como um compromisso s geraes subsequentes. Dessa maneira, toda a mensagem de Deuteronmio se destinava aos descendentes da gerao de Israel que saiu do Egito com Moiss e morreu por causa da sua descrena em Deus. Ento, seus filhos ficaram diante de Moiss para receber a mensagem de obedincia ao Senhor.

SEMINRIO TEOLGICO BATISTA DE TERESINA STBT DISCIPLINA ANTIGO TESTAMENTO I PROFESSOR Pr. ISAAS BENTO

ESBOO GERAL DO LIVRO DE DEUTERONMIO

ALUNOS: AURILENE JOCKTANIA JOO SILVESTRE LEVI LUCAS PATRCIA RAMON REGIS RAFAEL YURI VALDINAR VALDENOR TERESINA 2012

You might also like