You are on page 1of 4

ISOLADA COMEANDO DO ZERO Direito do Trabalho Renato Saraiva

AULA 02 JORNADA DE TRABALHO

1 - ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 4 REGIO (RS) - Analista Judicirio - rea Judiciria / Direito do Trabalho / Horas extras; ) Gabrielle labora para a empresa H desde o ano de 2006. Em Janeiro de 2007 comeou a realizar horas extras habituais, consubstanciada em uma hora extra por dia. Em Janeiro de 2010 a empresa H suprimiu as horas extras que Gabrielle prestava habitualmente. Neste caso, a empregada a) no tem direito a indenizao tendo em vista que estas horas extras j esto incorporadas na sua remunerao. b) tem direito a uma indenizao correspondente a um ms de horas extras suprimidas multiplicada por 3. c) tem direito a uma indenizao correspondente a um ms de horas extras suprimidas multiplicada por 12. d) tem direito a uma indenizao correspondente a doze meses de horas extras suprimidas multiplicada por 3. e) tem direito a uma indenizao correspondente a doze meses de horas extras suprimidas multiplicada por 4. 2 - ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 4 REGIO (RS) - Tcnico Judicirio - rea Administrativa / Direito do Trabalho / Horas extras; ) Nerva, empregada da empresa A, celebrou acordo de compensao de horas com sua empregadora, amparada pela Conveno Coletiva de Trabalho da Categoria. Trs meses aps, Nerva foi dispensada sem justa causa, sem que tenha ocorrido a compensao integral da jornada extraordinria que laborou. Neste caso, Nerva: a) ter direito ao pagamento das horas extras no compensadas que ser calculado sobre a remunerao na data da resciso. b) no ter direito ao pagamento das horas extras no compensadas em razo da resciso do contrato de trabalho.

c) ter direito a uma indenizao pr-fixada na Consolidao das Leis do Trabalho em 5 salrios mnimos. d) ter direito a uma indenizao pr-fixada na Consolidao das Leis do Trabalho em 5 salrios a serem recebidos na data da resciso. e) ter direito a uma indenizao pr-fixada na Consolidao das Leis do Trabalho em 12 salrios mnimos a serem recebidos na data da resciso. 3 - ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 4 REGIO (RS) - Tcnico Judicirio - rea Administrativa / Direito do Trabalho / Trabalho noturno) Gislene empregada da empresa V. Ontem, ela laborou das 22:00hs s 06:00hs. Neste caso, em regra, de acordo com a Consolidao das Leis do Trabalho a) ser devido o adicional noturno de 30% tambm quanto s horas extras feitas por Gislene, aps s 04:00hs, em razo da prorrogao de sua jornada. b) ser devido o adicional noturno de 30% tambm quanto hora extra feita por Gislene, aps s 05:00hs em razo da prorrogao de sua jornada. c) ser devido o adicional noturno de 20%, tambm quanto hora extra feita por Gislene, aps s 05:00hs, em razo da prorrogao de sua jornada. d) no ser devido o adicional noturno quanto s horas extras feitas por Gislene aps s 05:00hs, tendo em vista o trmino do horrio noturno legalmente previsto. e) no ser devido o adicional noturno quanto s horas extras feitas por Gislene aps s 04:00hs tendo em vista o trmino do horrio noturno legalmente previsto. 4 - ( Prova: FCC - 2012 - TRT - 11 Regio (AM) - Tcnico Judicirio - rea Administrativa / Direito do Trabalho / Jornada de trabalho) De acordo com previso da Constituio Federal brasileira e da CLT, em relao durao do trabalho correto afirmar que a) a durao do trabalho normal no poder ser superior a 8 horas dirias e 40 horas semanais, no sendo facultada a compensao de horrios.

ISOLADA COMEANDO DO ZERO Direito do Trabalho Renato Saraiva

b) a durao do trabalho normal no poder ser superior a 8 horas dirias e 48 horas semanais, sendo facultada a compensao de horrios. c) ser considerado trabalho noturno para o trabalhador urbano aquele executado entre s 22 horas de um dia e s 5 horas do dia seguinte. d) ser considerado horrio noturno para o trabalhador urbano aquele executado entre s 21 horas de um dia e s 4 horas do dia seguinte. e) para a jornada diria de trabalho contnuo superior a 4 horas e no excedente a 6 horas o intervalo obrigatrio ser de, no mnimo, uma hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrrio, no poder exceder de duas horas. 05 - (FCC/TRT-9/Execuo de mandados/2010) 40. Joo trabalha na empresa X das 22:00 s 5:00 horas, sendo que, s vezes, estende a sua jornada de trabalho at s 8 horas; no possui qualquer acordo de compensao de horas laboradas. Tendo em vista que Joo cumpre jornada de trabalho noturna, tem diversos direitos trabalhistas, dentre eles A) o pagamento de adicional noturno no inferior a 20% sobre a hora diurna, sendo que este adicional integra a base de clculo das horas extras prestadas no perodo noturno. B) a hora do trabalho noturno reduzida e computada como de 50 minutos e 30 segundos. C) o pagamento de adicional noturno no inferior a 30% obre a hora diurna, sendo que este adicional integra a base de clculo das horas extras prestadas no perodo noturno. D) a hora do trabalho noturno reduzida e computada como de 55 minutos e 15 segundos. E) o pagamento de adicional noturno no inferior a 30% sobre a hora diurna, sendo que este adicional no integrar a base de clculo das horas extras prestadas no perodo noturno. 06 - (FCC/TRT-09/Tcnico/2010) 36. De acordo com a Consolidao das Leis do Trabalho, havendo concordncia da autoridade administrativa do trabalho, quando ocorrer interrupo do trabalho resultante de causas acidentais, ou de fora maior, que determinem a impossibilidade de sua realizao, a durao do trabalho poder ser prorrogada pelo tempo necessrio at o mximo de

a) 2 horas, durante o nmero de dias indispensveis recuperao do tempo perdido, desde que no exceda de 10 horas dirias, em perodo no superior a 60 dias por ano. b) 2 horas, durante o nmero de dias indispensveis recuperao do tempo perdido, desde que no exceda de 10 horas dirias, em perodo no superior a c) 30 dias por ano. d) 2 horas, durante o nmero de dias indispensveis recuperao do tempo perdido, desde que no exceda de 10 horas dirias, em perodo no superior a 45 dias por ano. e) 4 horas, durante o nmero de dias indispensveis recuperao do tempo perdido, desde que no exceda de 12 horas dirias, em perodo no superior a 30 dias por ano. f) 4 horas, durante o nmero de dias indispensveis recuperao do tempo perdido, desde que no exceda de 12 horas dirias, em perodo no superior a g) 60 dias por ano. 07 (FCC TRT 15 REGIO/2009) Joana labora para a empresa X e presta habitualmente horas extras a um ano e oito meses. A empresa X pretende suprimir tais horas. Neste caso a empregadora: A No poder suprimir as horas extras habitualmente prestadas, uma vez que vedada a reduo unilateral do salrio; B Poder suprimir as horas-extras habitualmente prestadas, mas dever pagar a Joana o valor de um ms das horas extras suprimidas multiplicadas por dois; C Poder suprimir as horas-extras habitualmente prestadas, mas dever pagar a Joana o valor de um ms das horas extras suprimidas multiplicadas por doze; D Poder suprimir as horas-extras habitualmente prestadas, mas dever pagar a Joana o valor de um ms das horas extras; E Poder suprimir as horas-extras habitualmente prestadas, e no h qualquer valor a ttulo de indenizao. 08 Considere as seguintes assertivas a respeito da jornada de trabalho:

ISOLADA COMEANDO DO ZERO Direito do Trabalho Renato Saraiva

I lcito o ajuste individual escrito de compensao de jornada de trabalho, no sendo obrigatrio o ajuste atravs de norma coletiva; II A compensao de jornada de trabalho poder ser ajustada pelo perodo mximo de dois anos; III O regime de compensao de horas poder ser usado por empresas que tm acrscimo de produo sazonal ou ciclos conjunturais; IV Se o contrato de trabalho for rescindido antes da compensao de jornada de trabalho, far jus o trabalhador ao pagamento das horas extras no compensadas, calculadas sobre o valor da remunerao na data da resciso. Est correto o que se afirma SOMENTE em: A I e III B I, II e III C I e II D I, III e IV E III e IV 09 - (TRT 2 Regio Tcnico Judicirio rea Administrativa Nov/2008 FCC). No que concerne jornada suplementar de trabalho, considere: A limitao legal da jornada suplementar a duas horas dirias exime o empregador de pagar as horas trabalhadas. A remunerao do servio suplementar composta do valor da hora normal, integrado por parcelas de natureza salarial e acrescido do adicional previsto em lei, contrato, acordo, conveno coletiva ou sentena normativa. O empregado, sujeito a controle de horrio, remunerado base de comisses, tem direito ao adicional de, no mnimo, 30% pelo trabalho em horas extras, calculado sobre o valor-hora das comisses recebidas no ms. A prestao de horas extras habituais descaracteriza o acordo de compensao de

jornada, sendo que, para as horas destinadas compensao, dever ser pago a mais apenas o adicional por trabalho extraordinrio. Est correto o que consta APENAS em A) B) C) D) E) II, III e IV. II e IV. I, II e III. I, II e IV. I e III.

10 .(TRT 2 Regio Tcnico Judicirio rea Administrativa Nov/2008 FCC). Considere: I. Ana Clara labora no perodo noturno na empresa privada S, sendo que sua empregadora, no considerando a hora noturna reduzida, paga o adicional noturno com acrscimo de 50% sobre a hora diurna. II. Douglas empregado rural e labora na agricultura das 21:00 de um dia s 5:00 horas do outro, recebendo o adicional noturno em razo desse labor. III. Daniela laborava no perodo noturno de trabalho na empresa privada Z, tendo sido transferida para o perodo diurno de trabalho, o que implicou perda do direito ao adicional noturno. IV. Joana, empregada urbana, labora em horrio misto, abrangendo perodo diurno e noturno, recebendo o adicional noturno por todo o perodo laborado. Est correto o que consta APENAS em: a) b) c) d) e) II, III e IV. I, II e III. II e III. III e IV. I e II.

11 - (Prova: ESAF - 2010 - MTE - Auditor Fiscal do Trabalho - Prova 2 / Direito do Trabalho / Jornada de trabalho; Horas extras) Certo empregado celebrou, com o respectivo

ISOLADA COMEANDO DO ZERO Direito do Trabalho Renato Saraiva

empregador, acordo escrito de compensao de jornada. Entretanto, aps a pactuao, o acordo foi reiteradamente descumprido, diante da prestao habitual de horas extras, inclusive acima do limite previsto no acordo, sem que houvesse qualquer compensao de horrio. Considerando as normas relativas jornada de trabalho, a situao hipottica descrita e a jurisprudncia do Tribunal Superior do Trabalho, assinale a opo correta. a) O acordo de compensao de jornada poderia ter sido firmado tacitamente entre empregado e empregador, o que no afetaria sua validade. b) A prestao habitual de horas extras descaracteriza o acordo de compensao de horrio, tendo o empregado direito ao pagamento como horas extraordinrias das que ultrapassarem a durao semanal normal. c) requisito de validade do acordo de compensao de jornada a previso de que, em caso de no-compensao das horas excedentes, o empregado ter direito a perceblas com o adicional de no mnimo 75% (setenta e cinco por cento) do valor da hora normal de trabalho. d) O acordo individual de compensao de horrio invlido, exigindo a legislao pertinente a celebrao via conveno ou acordo coletivo de trabalho. e) Em caso de fora maior para atender realizao ou concluso de servios inadiveis, poder o empregador exigir horas extras do empregado, alm do limite legal, contratual ou convencional, desde que haja previso nesse sentido em conveno ou acordo coletivo de trabalho.

Gabarito! 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 B A C C A C B D B C B

You might also like