You are on page 1of 11

DOENAS OCUPACIONAIS DORT NAS INSTITUIES FINANCEIRAS: um problema de gesto

MARCELA GAMA BARBOSA

Artigo Cientfico apresentado ao Curso de Ps-Graduao em Gesto Estratgica em Organizaes Pblicas, como parte das exigncias para obteno do ttulo de Especialista.

BRASLIA DF

2010

DOENAS OCUPACIONAIS DORT NAS INSTITUIES FINANCEIRAS: um problema de gesto MARCELA GAMA BARBOSA1

RESUMO: O presente artigo trata sobre as doenas ocupacionais nas instituies financeiras. Entende-se que essa problemtica de competncia do gestor. Como metodologia, a pesquisa tem como objetivo ser exploratria, com uma abordagem qualitativa e como procedimento, bibliogrfica. Para a realizao da pesquisa, fez-se um levantamento dos dados de afastamento por acidente do trabalho e aposentadoria por invalidez entre os anos de 2000 e 2005, utilizando o Anurio Estatstico da Previdncia Social, relacionando as licenas segundo a Lei n 8.213, de 24 de julho de 1991, e a gesto adotada pelos bancos. Concluiu-se que o estilo de liderana autocrtico exerce um papel significativo no surgimento de doenas ocupacionais DORT nas instituies financeiras. Palavras-chave: doenas ocupacionais, DORT, instituies financeiras, estilo de liderana.

1.

INTRODUO Atualmente, as doenas ocupacionais DORT so as responsveis pela maioria dos

afastamentos e aposentadorias por invalidez dos funcionrios de instituies financeiras. Segundo o Ministrio da Previdncia e Assistncia Social, citado por Sindicato dos Bancrios de Braslia (www.bancariosdf.com.br), entre 2000 e 2005, 25 mil bancrios receberam auxlio-doena devido a molstias causadas por esforo repetitivo. Entretanto, a gesto nos bancos continua sendo voltada para resultados com a imposio de metas muitas vezes inalcanveis, ritmo excessivo de trabalho, hora-extra e ambiente competitivo, no havendo uma preocupao em tornar o ambiente saudvel.
1

Bacharel em Administrao pela UPIS Professora Orientadora MSM Roberta Guedes

A questo proposta : Qual a responsabilidade do gestor em relao s doenas do trabalho nos bancos? A responsabilidade do gestor deve ser tornar os bancos um ambiente saudvel para seus funcionrios, mudando a forma de atuao, alm de atender aos interesses da organizao para a qual trabalha. A mudana deve ser feita no estilo de liderana adotada pela instituio. A liderana autocrtica voltada para resultados e metas, em que o autoritarismo manifestado pelas relaes de poder, explorao do trabalho e represso psicolgica. As doenas ocupacionais esto obrigando jovens bancrios a se afastar do emprego em plena fase produtiva. Muitas desses trabalhadores ficam anos afastados, e quando voltam a trabalhar, voltam com limitaes ou acabam sendo aposentados por invalidez parcial ou total. Este artigo conceitua e discute os riscos de uma gesto focada apenas em resultados. Com isso, torna-se importante tanto para estudantes e gestores da rea pblica, quanto para os cidados. A ausncia dessa mo-de-obra afeta o crescimento e desenvolvimento econmico da sociedade, que tem sua base econmica e material sustentada pela capacidade de trabalho da populao economicamente ativa. Com isso, questiona-se uma possvel mudana no estilo de liderana e se essa mudana traria uma diminuio no nmero de bancrios afetados por distrbios osteomusculares relacionados ao trabalho.

2. DOENAS OCUPACIONAIS De acordo com a Lei n 8.213, o conceito de acidente de trabalho :


(...) o que ocorre pelo exerccio do trabalho a servio da empresa (...), provocando leso corporal ou perturbao funcional que cause a morte ou a perda ou a reduo, permanente ou temporria, da capacidade para o trabalho. (portal.dataprev.gov.br.)

O acidente de trabalho classificado em trs tipos: 1) Acidente tpico: ocorre na execuo do trabalho; 2) Acidente de trajeto: acontece no percurso da residncia para o trabalho ou do trabalho para a residncia; 3) Doena ocupacional: so denominados por vrias doenas que esto diretamente relacionadas s atividades laborais e s condies de trabalho s quais ele est sujeito. As mais comuns so as Leses por Esforo Repetitivo (LER) e Distrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). Segundo Instruo Normativa INSS/DC n 98, entende-se LER/DORT como
(...) uma sndrome relacionada ao trabalho, caracterizada pela ocorrncia de vrios sintomas concomitantes ou no, tais como: dor, parestesia, sensao de peso, fadiga, de aparecimento insidioso, geralmente nos membros superiores, mas podem ocorrer em membros inferiores. (...) Frequentemente so causa da incapacidade laboral temporria ou permanente. (portal.dataprev.gov.br.)

2.1. DORT Os Distrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho se referem a um conjunto de doenas como a tenossinovite, tendinite, bursite, dedo em gatilho, entre outros que decorrem da sobrecarga imposta ao sistema msculo-esqueltico sem um tempo adequado para sua recuperao (Instruo normativa INSS/DC n 98). favorecer o surgimento das patologias, entre elas: Ritmo intenso de trabalho; Presso explcita; Metas estabelecidas sem a participao dos empregados colaboradores; Patamares de metas de produo crescente sem adequao das condies para atingi-las; Algumas situaes podem

Incentivo por maior produtividade por meio de diferenciao salarial e prmio, induzindo as pessoas a passarem dos seus limites;

Jornada de trabalho prolongada; No realizao de pequenas pausas espontneas quando necessrio; Manuteno de postura fixa por tempo prolongado; Execuo de elevado nmero de movimentos repetitivos por um longo tempo; Monotonia e fragmentao de tarefas; Mobilirio ergonomicamente mal projetado; Ambiente de trabalho desconfortvel. (www.mp.to.gov.br) O DORT relatado desde 1700, quando foi descrito como doena dos escribas e

notrios. Em 1920 apareceu como doenas das tecels; e em 1965, como doenas das lavadeiras. O problema cresceu a partir de 1980, quando atingiu vrias profisses em vrios lugares do mundo, devido s grandes mudanas ocorridas no mundo do trabalho (www.ergonomia.com.br). Para que se consiga diminuir a quantidade de funcionrios afastada por doenas ocupacionais, importante que as organizaes adotem uma campanha de preveno, que continua sendo o meio mais eficaz para o combate a essas patologias.

2.2.

Preveno Sabendo que o aparecimento das doenas ocupacionais DORT se d por fatores de

risco multicausal, como postura inadequada, fora, stress fsico, emocional e psquico, entre outros, um programa de preveno no se d por medidas isoladas, como a postura adequada na frente do computador ou a troca de moblia.

Um programa de preveno acontece com um conjunto de aes, tais como melhoria no local do trabalho, conscientizao dos trabalhadores, mudana da organizao do trabalho, pausas e micropausas, revezamento e ginstica laboral

(www.nneventos.com.br). Esse conjunto de aes denominado ergonomia. A ergonomia, tambm chamada de Engenharia dos Fatores Humanos, uma cincia interdisciplinar que usa conhecimento de vrias outras reas com o objetivo da adaptao das condies de trabalho s caractersticas psicofisiolgicas dos trabalhadores. (http://www.guiatrabalhistas.com.br)

2.3.

Epidemiologia Os casos de distrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT)

aumenatm a cada ano, colocando os profissionais da rea de sade e organizaes ligadas aos trabalhadores em alerta. Como exemplo dessa preocupao citamos a Norma Regularizadora 17, que visa a estabelecer parmetros que permitam a adaptao das condies de trabalho s caractersticas psicofisiolgicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um mximo de conforto, segurana e desempenho eficiente (www.guiatrabalhistas.com.br). Conforme Anurio Estatstico da Previdncia Social (www.previdencia.gov.br) , em 2005 aproximadamente 492 mil trabalhadores foram registrados no INSS por acidente de trabalho. Nas doenas de trabalho, um dos setores mais representativos foi o dos intermedirios financeiros, com 10,8%. Em 2008, foram registrados cerca de 747,7 mil acidentes de trabalho, dentre os quais as atividades financeiras tiveram uma participao de quase 13%. Isso significa um aumento de mais de 200 mil nos registros no INSS por acidente de trabalho.

2.4.

Liderana
6

Liderana consiste em saber lidar com pessoas, tratando cada funcionrio como um indivduo, respeitando suas limitaes e caractersticas. Segundo Fredman e Rosenman (http://www.pessoasdagestao.blogspot.com), liderana o processo de dirigir o

comportamento das pessoas rumo ao alcance de alguns objetivos. Dirigir, nesse caso, significa levar as pessoas a agir de certa maneira ou seguir um curso particular. O gestor que possui essas habilidades consegue em troca desempenho e resultados, sua equipe tem satisfao em auxili-lo e lhe presta favores; caso contrrio, h resultado de insubordinao e desordem, o caos (CARVALHO, 2002). O estilo de liderana a relao entre o comportamento do lder e seus subordinados. No estilo de liderana autocrtica, o gestor centraliza as decises e fixa diretrizes sem qualquer participao do grupo. A liderana totalmente focada nas tarefas e resultados, alm de ser rgida (CHIAVENATO, 1995). Esse estilo de liderana pode representar um risco para as instituies, uma vez que o lder autocrtico trabalha impondo suas ordens ao grupo que tende a ficar frustrado e agressivo. Essa frustrao pode se manifestar de vrias maneiras, como baixo grau de qualidade no desempenho de suas tarefas, desmotivao, ou at mesmo em doenas ocupacionais como a depresso e a LER/DORT.

3. METODOLOGIA O presente trabalho realizou uma pesquisa bsica sobre doenas ocupacionais dos bancrios, com a finalidade de propiciar ao leitor informaes sobre as posies doutrinrias sobre o tema. A pesquisa bsica, segundo Gil (1991, p. 2), objetiva gerar conhecimentos novos, teis para o avano da cincia sem aplicao prtica prevista. Envolve verdades e interesses universais (www.fag.edu.br).

Utilizou a pesquisa exploratria para alcanar os objetivos especficos propostos no item quatro. A pesquisa exploratria, segundo Gil (1991, p. 21), visa a proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torn-lo explcito ou a construir hipteses (projetos.inf.ufsc.br). A abordagem utilizada neste trabalho qualitativa. Gil (1991, p. 20) considera que h uma relao dinmica entre o mundo real e o subjetivo, isto , um vnculo indissocivel entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que no pode ser traduzido em nmeros (projetos.inf.ufsc.br).

4.

CONSIDERAES FINAIS Considerando o tema abordado, o problema estudado, os objetivos propostos, a

metodologia utilizada e a fundamentao terica, pode-se concluir que o estilo adotado pelo gestor contribui para o desenvolvimento das doenas do trabalho nas instituies financeiras. Podemos inferir que muitos gestores ainda no tiveram a percepo da epidemiologia em que se tornaram as doenas ocupacionais DORT nos bancos. Por esse motivo, cada vez mais as instituies financeiras esto enxugando os seus quadros de pessoal, e em contrapartida esto aumentando as metas, a carga horria e o foco na produtividade. Isso ocorre graas ao estilo de liderana autocrtico adotado pelos bancos. O lder autocrtico pressupe que os liderados s faro as suas tarefas se ordenados. Isso impe certo medo ao funcionrio e, consequentemente, causa desmotivao, insatisfao com o trabalho, agressividade e indisciplina. No atual momento de automatizao, terceirizao e explorao nas organizaes, inevitvel que a gesto praticada seja revista e atualizada. O gestor precisa criar um equilbrio entre as metas desejadas pelas instituies financeiras e as metas realmente possveis de ser realizadas pelos funcionrios, para que possa haver uma melhoria no
8

ambiente de trabalho, diminuindo assim a quantidade de funcionrios afetados por doenas ocupacionais DORT. Os reflexos da gesto na sade dos funcionrios um fato. Pode- se observar que uma m gesto pode causar danos irreversveis na sade do bancrio. Esses danos no afetam apenas o funcionrio e a empresa, mas a sociedade como um todo, que deixar de ter mo-deobra qualificada e produtiva e ter gastos para manter esses bancrios afastados pelo INSS.

5. REFERNCIAS Leis, Decretos e Doutrinas: BRASIL. Ministrio Pblico do Estado de Tocantins. Aes Preventivas Para Preveno de LER/ DORT. 2005, p 40. Disponvel em:

<http://www.mp.to.gov.br/portal/sites/default/files/Aes%20Coletivas%20para %20Preveno%20de%20LER-DORT.pdf>. ltimo acesso 05/05/2010 s 21h30min BRASIL. Norma regulamentadora 17. Ergonomia. Disponvel em:

http://www.guiatrabalhista.com.br/legislao/nr/nr17.htm. ltimo acesso 27/04/2010 s 15h17min. BRASIL. Ministrio do Trabalho e Emprego. Memorando Circular n 45 Braslia . 2001 que formaliza a Comisso Nacional de Ergonomia CNE. Bibliografia: CHIAVENATO, Idalberto. Administrao de Empresa Comportamento- Uma abordagem Contingencial. 3 ed. So Paulo: Makron Books do Brasil Editora LTDA, 1995, p.531-534. CHIAVENATO, Idalberto. Administrao Geral e Pblica. 2. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. 514p. CHIAVENATO, Idalberto. Introduo Teoria Geral da Administrao. 4ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999.494 p
9

Sites Consultados: ANVISA. Disponvel em <http://www.anvisa.gov.br/institucional/anvisa/rh/qv/ler_dort.pdf> . ltimo acesso 05/05/2010 s 21h52min CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento organizacional: A dinmica do sucesso das organizaes. So Paulo: Pioneira Thomson, 2004. Disponvel em

<http://www.pessoasdagestao.blogspot.com./2009/08/conceitos-de-lideranachiavenato.htm>. ltimo acesso 27/04/2010 s 14h05min. GIL, Antnio Carlos, 1991, citado por Classificao de Pesquisa: treinamento desportivo e personalizado, Faculdade de Assis Gurgacz. Disponvel em: <

www.fag.edu.br/professores/anderson/Treinamento%20Desportivo/Classifica%E7%E3o %20de%20Pesquisas.ppt pesquisa bsica antonio Gil>. ltimo acesso 11/05/2010 s 16h16min. GIL, Antnio Carlos, 1991, citado por Metodologia de pesquisa e elaborao de dissertao, Universidade Federal de Santa Catarina. Disponvel em: <

http://projetos.inf.ufsc.br/arquivos/Metodologia%20da%20Pesquisa%203a%20edicao.pdf>. ltimo acesso 11/05/2010 s 16h25min. DATAPREV. Disponvel em

<http://www.010.dataprev.gov.br/sislex/paginas/42/1991/8213.htm#T3_CP2_S1_ART20_I>. ltimo acesso 26/04/2010 s 22h52min. DATAPREV. Disponvel em <http://www.81.dataprev.gov.br/sislex/imagens/paginas/38/inssdc/2003/ anexos/IN-DC-98-ANEXO.htm>. ltimo acesso 27/04/2010 s 11h21min. ERGONOMIA.COM.BR. Disponvel em <http://ergonomia.com.br/htm/ler.htm>. ltimo acesso 05/05/2010

10

MINISTRIO

DA

PRIVIDNCIA

SOCIAL,

AEPS

Disponvel

em

<

http://www.previdencia.gov.br/conteudoDinamico.php?id=423 >. ltimo acesso 11/05/2010 s 19:00h. PRETTO, Czar Maurcio. LERT/DORComo prevenir. Disponvel em

<http://www.nneventos.com.br/downloud/pdf/Curso_22_.pdf>. ltimo acesso 27/04/2010 s 14h74min. CARVALHO, Lus Carlos Rogrio Freire de. A Influncia do estilo de liderana na gnese dos DORT em uma fbrica de calados, 2002, p. 21-30. Disponvel ltimo em

<http://www.saudeetrabalho.com.br/download_2/estilo-lideranca.pdf>. 6/05/2010 s 08h13min. SINDICATO DOS BANCRIOS DE BRASLIA.

acesso

Disponvel

em

<http://www.bancariosdf.com.br/bancariosdf/index.php? option=com_content&task=view&id=1412&Itemid=81>. ltimo acesso 25/04/2010 s 23h09min. ERGONOMIA.COM.BR. Disponvel em <http://ergonomia.com.br/htm/ler.htm>. ltimo acesso 05/05/2010

11

You might also like