You are on page 1of 15

Questo 1 O Tribunal de tica e Disciplina, alm de julgar os processos disciplinares, detm competncia para mediar e conciliar nas questes

que envolvam controvrsias surgidas quando da dissoluo de sociedade de advogados, assim como, em caso de dvidas e pendncias entre os profissionais. Nesse sentido, consoante s regras do Cdigo de tica, o Regimento Interno do Tribunal: A) Deve ser organizado pelo Tribunal de tica e Disciplina e submetido ao Conselho Seccional e, aps, ao Conselho Federal. B) Deve ser organizado pelo Conselho Federal e encaminhado a cada um dos Conselhos Seccionais. C) Deve ser organizado de forma uniforme pelo Conselho Federal, tendo em vista ser o rgo de representao nacional dos advogados. D) Deve ser organizado pelo Tribunal de tica e Disciplina e submetido Conselho Federal. Questo 2 O advogado Orestes, reconhecido por sua ampla experincia na rea trabalhista, foi convidado e passou a prestar servios de assessoria jurdica aos clientes da sociedade XYZ advocacia. Decorridos seis meses como advogado na referida sociedade, verificou que um de seus scios no possua inscrio na OAB como advogado e, por este motivo, a sociedade tambm no havia sido devidamente registrada. Observado tal relato, consoante s normas do Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB, assinale a afirmativa correta. A) permitido ao advogado prestar consultoria jurdica para terceiros, em sociedades que no possam ser registradas na OAB, sendo, no entanto, vedada a postulao em juzo. B) A prtica de atos privativos de advocacia por profissional e sociedade no inscritos na OAB no constitui requisito suficiente para caracterizar o exerccio ilegal da profisso. C) A funo de diretoria e gerncia jurdicas privativa de advogado sendo admitida, ao no inscrito na OAB, a prtica de consultoria jurdica no habitual. D) defeso ao advogado prestar servios de assessoria jurdica para terceiros, em sociedades que no possam ser registradas na OAB. Questo 3 Francisco, Julia e Gustavo, advogados, reuniram-se em sociedade para prestao de servios de advocacia na qual todos ingressaram como scios. Julia e Gustavo residem em So Paulo e Francisco no Rio de Janeiro, de forma que, a fim de prestarem assessoria a um nmero maior de clientes, resolveram estabelecer a sede da sociedade em So Paulo e uma filial no Rio de Janeiro. Nos termos das regras estatutrias, assinale a afirmativa correta. A) O licenciamento de qualquer um dos scios para o exerccio de atividade incompatvel com a advocacia em carter temporrio implica na alterao da constituio da sociedade pelo perodo do licenciamento. B) O cancelamento da inscrio na OAB de um dos scios, em decorrncia de excluso, permite a sua manuteno na razo social desde que prevista tal possibilidade no ato constitutivo da sociedade.

C) O licenciamento de qualquer um dos scios para o exerccio de atividade incompatvel com a advocacia em carter temporrio deve ser averbado no registro da sociedade, no alterando a sua constituio. D) Diante de eventual dano causado a cliente por ao no exerccio da advocacia, alm da sociedade, os scios respondem de forma limitada, at o limite de sua participao na sociedade. Questo 4 O advogado Joo, aps cinco anos de atuao como autnomo, passou a exercer a advocacia na qualidade de empregado em um renomado escritrio de advocacia. Nesse sentido, de acordo com as normas previstas no Estatuto da Advocacia, assinale a alternativa incorreta: A) A relao de emprego, na qualidade de advogado, no retira a iseno tcnica nem reduz a independncia profissional, inerentes advocacia. B) As horas trabalhadas que excederem a jornada normal so remuneradas por um adicional no inferior a cem por cento sobre o valor da hora normal, mesmo havendo contrato escrito. C) Salvo acordo, conveno coletiva ou em caso de dedicao exclusiva, a jornada de trabalho do advogado empregado no poder exceder a durao diria de quatro horas contnuas e de vinte horas semanais. D) As horas trabalhadas no perodo das vinte horas de um dia at s cinco horas do dia seguinte so remuneradas como noturnas, acrescidas do adicional de vinte por cento. Questo 5 Gustavo, aps ter sido dispensado sem justa causa da empresa Limpa Tudo S/A na qual trabalhou durante vinte cinco anos como porteiro, contratou o advogado Julio para pleitear os seus direitos. Decorridos trs anos, e aps inmeras tentativas de contato com o advogado, entrou em contato direto com a empresa que o informou que o valor que lhe era devido j havia sido quitado por seu advogado em acordo realizado h aproximadamente um ano. Considerando que Julio no procurou o seu cliente para qualquer prestao de contas, Gustavo compareceu junto a OAB a fim de ingressar com representao disciplinar em face do advogado. A partir da situao hipottica apresentada, assinale a afirmativa correta. A) A pretenso punibilidade no presente caso prescreve em trs anos, contados da constatao oficial dos fatos. B) Se o representado no for encontrado, ou for revel, o Presidente do Conselho ou da Subseo deve designar-lhe defensor dativo. C) Salvo disposio em contrrio, aplicam-se subsidiariamente ao processo disciplinar as regras da legislao processual trabalhista. D) Se o representado no for encontrado, ou for revel, todos os fatos alegados pelo representante devem ser presumidos verdadeiros.

SIMULADO XI EXAME DE ORDEM UNIFICADO AGOSTO DE 2013 TIPO 1 Unidades Damsio

Questo 6 A advogada Maria, empregada na sociedade Ticio & Mvio advogados associados, aps anos de atuao em causa cvel, obteve sentena favorvel com a incluso na condenao da parte adversa de honorrios de sucumbncia correspondente a 10% do valor da causa. Considerando que a prestao de servios profissionais assegura ao advogado o direito aos honorrios, luz das normas do Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB, assinale a afirmativa correta. A) Os honorrios de sucumbncia, por decorrerem precipuamente do exerccio da advocacia e s acidentalmente da relao de emprego, no integram o salrio ou a remunerao. B) A ao de cobrana dos honorrios de sucumbncia prescreve em trs anos, contados do transito em julgado da deciso que os fixar. C) nula qualquer clusula, regulamento ou conveno individual ou coletiva que retire do advogado o direito ao recebimento dos honorrios de sucumbncia. D) Os honorrios de sucumbncia, por constituir direito assegurado aos advogados empregados, no integram o salrio, mas so considerados para efeitos trabalhistas ou previdencirios. Questo 7 Assinale a afirmativa que indica competncia privativa do Conselho Seccional da OAB, de acordo com as normas do Estatuto da Advocacia. A) Elaborar as listas constitucionalmente previstas, para o preenchimento dos cargos nos tribunais judicirios de mbito nacional ou interestadual, com advogados que estejam em pleno exerccio da profisso. B) Julgar, em grau de recurso, as questes decididas pelos Conselhos Seccionais, pela diretoria da Subseo e da Caixa de Assistncia dos Advogados. C) Determinar, com exclusividade, critrios para o traje dos advogados, no exerccio profissional. D) Editar e alterar os Provimentos que julgar necessrios e o Cdigo de tica e Disciplina. Questo 8 Lucio, membro da Diretoria do Conselho Federal da OAB na qualidade de Tesoureiro, por atuar habitualmente como advogado em cinco estados da federao, possui um nmero elevado de causas sob o seu comando e, por conta disso, mantm, alm da sua inscrio principal, quatro suplementares. Considerando a situao hipottica descrita, de acordo com as normas do Cdigo de tica e Disciplina, a competncia para julgamento de eventual processo disciplinar em relao ao advogado cabe ao A) Conselho Nacional de Justia devido atuao nacional do advogado. B) Conselho Seccional em que o advogado possui inscrio principal, caso a infrao praticada possibilite a aplicao de sano de suspenso. C) Conselho Seccional correspondente ao local da infrao, se a infrao possibilitar a aplicao de advertncia. D) Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, independente da sano a ser aplicada a infrao.

Questo 9 O advogado Jos, por estar vinculado ao seu cliente mediante contrato de prestao permanente de servios, foi informado por este que a partir de determinada data o seu trabalho seria acompanhado por outro profissional, que tambm deveria assinar as peties e os documentos relativos ao cliente. A partir da hiptese apresentada, nos termos do Cdigo de tica e Disciplina, assinale a afirmativa correta. A) O advogado, por estar vinculado ao cliente mediante contrato de prestao permanente de servios, tem o dever de aceitar a indicao de outro profissional para com ele trabalhar no processo. B) O advogado vinculado ao cliente, desde que preserve sua liberdade e independncia, deve aceitar a indicao de outro profissional. C) legtima a recusa do advogado, vinculado ao seu cliente mediante contrato de prestao permanente de servios, somente quando o profissional indicado por este no possuir inscrio na OAB. D) O advogado, mesmo que vinculado ao cliente mediante contrato de prestao de servios, no obrigado a aceitar a indicao de outro profissional para com ele atuar no processo. Questo 10 O advogado Hugo aceitou convite de Clio e Aroldo, bacharis em Direito, para assinar peties destinadas a processos judiciais e documentos para fins extrajudiciais que eram elaborados por estes. Em troca passou a receber uma porcentagem do valor que era cobrado pelos trabalhos realizados. A respeito da hiptese, assinale a afirmativa correta. A) Hugo cometeu infrao disciplinar punvel com sano de suspenso, nos termos do EAOAB, por assinar escrito destinado a processo judicial ou para fim extrajudicial que no tenha feito. B) Hugo no cometeu infrao disciplinar, pois todos os trabalhos eram realizados por Clio e Aroldo, apenas assinava os documentos quando solicitado. C) Hugo cometeu infrao ao explorar Clio e Aroldo, hiptese passvel de sano disciplinar de excluso por caracterizar enriquecimento ilcito. D) Hugo cometeu infrao disciplinar punvel com sano de censura, nos termos do EAOAB, por assinar escrito destinado a processo judicial ou para fim extrajudicial que no tenha feito. Questo 11
Hans Kelsen, em sua Teoria pura do direito, indaga e afirma: (...) em que consiste a justia? Todas as experincias semelhantes, at hoje, s levaram a frmulas completamente vazias (...). Rizzato Nunes verifica que a justia pode ser descrita como uma qualidade subjetiva do indivduo, uma virtude (...). Aristteles afirmou A justia uma igualdade, e a injustia, uma desigualdade. Nesse sentido so espcies de justia, de acordo com a doutrina aristotlica, exceto:

A) Comutativa B) Legal C) Homrica D) Distributiva

SIMULADO XI EXAME DE ORDEM UNIFICADO AGOSTO DE 2013 TIPO 1 Unidades Damsio

Questo 12 Na Filosofia do direito, Miguel Reale observa que a coao sobrevm quando falha o cumprimento espontneo; o recurso da fora uma segunda instncia (...). Esse posicionamento nos permite estudar o direito de acordo com a teoria da: A) Coercitividade B) Equidade C) Juridicidade D) Coercibilidade Questo 13 Sobre a alterao da Constituio brasileira pode-se afirmar: A) Pode ser modificada na implantao do estado de emergncia e durante a interveno da Unio nos Estados. B) Um cidado pode impetrar uma ao popular e propor uma proposta de emenda constitucional. C) De acordo com a atual diviso geopoltica brasileira a Unio pode intervir diretamente nos Municpios. D) So clusulas ptreas explcitas aquelas previstas no 4 do art. 60 da CRFB. Questo 14 Sobre o tema direitos polticos, assinale a afirmativa correta. A) Os partidos polticos podem receber recursos financeiros de governo estrangeiro. B) Os analfabetos e os conscritos podem votar. C) Os partidos polticos tm acesso gratuito ao rdio e televiso nos limites legais. D) A inelegibilidade reflexa atinge os parentes dos titulares dos poderes legislativo e executivo. Questo 15 Sobre os remdios constitucionais, assinale a afirmativa correta. A) O habeas data pode ser impetrado ainda que no haja negativa administrativa em relao ao acesso a informaes pessoais. B) O mandado de segurana coletivo pode ser impetrado por qualquer partido poltico C) O habeas corpus pode ser impetrado por estrangeiro residente no pas. D) No mandado de segurana no h limite para o pedido de liminar. Questo 16 Para diminuir as insatisfaes que ocorrem nas ruas fala-se em plebiscito. Sobre tal tema tratado na CRFB correto afirmar: A) A Presidente da Repblica pode determinar ao TSE a realizao do plebiscito. B) Cabe ao Congresso Nacional convocar plebiscito. C) Cabe ao STF autorizar o plebiscito para a convocao do TSE. D) Qualquer um da populao brasileira pode participar do plebiscito.

Questo 17 Sobre os temas imunidade formal e a imunidade material previstas na Constituio Federal vigente, correto afirmar que: A) A imunidade material no se aplica aos Vereadores e Senadores. B) Os Governadores gozam de imunidade formal e de imunidade material na mesma extenso que os Senadores. C) Os Vereadores possuem a imunidade formal desde que seja na circunscrio de seu Municpio. D) Os Senadores, Deputados e Vereadores gozam de imunidade material relativa s suas opinies, palavras e votos, desde que seja no exerccio da atividade parlamentar. Questo 18 Assinale a alternativa correta com relao aos temas introduzidos pela EC 45/2004 A) O enunciado de uma smula vinculante deve versar sobre normas determinadas, quando exista, com relao a elas, controvrsia atual, entre rgos judicirios ou entre esses e a administrao pblica, que acarrete grave insegurana jurdica e relevante multiplicao de processos. B) O Conselho Federal da OAB no legitimado a propor a edio de enunciado de smula vinculante. C) Os atos do Conselho Nacional de Justia sujeitam -se ao controle do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justia. D) Na composio do Conselho Nacional de Justia devem ser admitidos apenas componentes da Magistratura, do Ministrio Pblico e Advogados. Questo 19 Compete ao STF processar e julgar originariamente os litgios listados a seguir, exceo de um. Assinale-o. A) Entre Estado estrangeiro e Estado membro da federao. B) Entre organismo internacional e Estado membro da federao. C) Entre organismo internacional e a Unio. D) Governador que comete crime comum.

SIMULADO XI EXAME DE ORDEM UNIFICADO AGOSTO DE 2013 TIPO 1 Unidades Damsio

Questo 20 A Resoluo 96 (I), de 11 de dezembro de 1946, da Assembleia Geral da Organizao das Naes Unidas declarou que o genocdio um crime contra o Direito Internacional. Nesse passo, a Conveno para a Preveno e Represso do Crime de Genocdio afirmou que A) as partes contratantes da Conveno confirmam que o genocdio configura crime contra o Direito Internacional, exceto se cometido em tempo de guerra. B) o genocdio entendido como o assassinato de membros de um grupo nacional, tnico, racial ou religioso, com a inteno de destru-lo no todo, no se entendendo como tal, dano grave sade do grupo. C) os atos tentados ou consumados, bem como a cumplicidade para cometer genocdio, sero punidos, mas a incitao ao cometimento de genocdio, ainda que direta e pblica, no ser punida. D) a transferncia forada de menores de um grupo religioso para outro grupo religioso, cometida com a inteno de destruir aquele, considera-se genocdio. Questo 21 O Pacto de So Jos da Costa Rica prev que os Estados signatrios devem cumprir com as decises emanadas pela Corte Interamericana de Direitos Humanos. Uma das hipteses de condenao consiste no pagamento, pelo Estado, de indenizao compensatria vtima da violao de direitos humanos. Assinale a afirmativa que indica o procedimento a ser adotado, caso o Estado brasileiro no cumpra espontaneamente a sentena internacional que o obriga a pagar a indenizao. A) Como considerada ttulo executivo judicial, poder ser executada perante o Superior Tribunal de Justia, uma vez que goza de status internacional. B) Como considerada ttulo executivo judicial, poder ser executada perante a Vara Federal competente territorialmente. C) A Corte Interamericana, em razo do princpio da soberania, obrigar o Estado brasileiro a cumprir a sentena, sendo necessria a propositura de processo de execuo, autnomo, pela parte interessada na Corte. D) A Corte Interamericana, em razo do princpio da soberania, no poder obrigar o Brasil a cumprir a sentena, mas o descumprimento poder fundamentar uma advertncia da Assembleia Geral da Organizao das Naes Unidas, pelo descumprimento da Conveno Americana de Direitos Humanos.

Questo 22 Com relao Conveno Interamericana para Prevenir e Punir a Tortura, ratificada pelo Brasil em 20 de julho de 1989, assinale a afirmativa correta. A) Os funcionrios pblicos que ordenem a execuo da tortura ou a cometam diretamente so responsveis pelo delito de tortura, exceto se houverem agido por ordens superiores, o que eximir o agente da responsabilidade penal correspondente. B) O Estado Parte somente tomar as medidas necessrias para conceder a extradio, em conformidade com sua legislao e suas obrigaes internacionais, de pessoa condenada pela prtica de delito de tortura, no bastando a acusao pela prtica do delito. C) As declaraes obtidas por meio de tortura no podem ser admitidas como prova em processo, salvo em processo instaurado contra a pessoa acusada de hav-las obtido mediante atos de tortura e unicamente como prova de que, por esse meio, o acusado obteve tal declarao. D) Esgotado o procedimento jurdico interno do Estado e os recursos que este prev para a investigao sobre caso de tortura, o processo dever ser submetido a instncias internacionais, mesmo que o Estado no tenha aceitado tal competncia. Questo 23 A respeito da incorporao do direito internacional ao direito brasileiro, assinale a opo correta. A) da competncia exclusiva do Senado Federal resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimnio nacional. B) A ratificao de tratado pelo presidente da Repblica um ato discricionrio. C) Tratados de direitos humanos ratificados aps o advento da EC 45/2004 devem, obrigatoriamente, ser incorporados ao direito ptrio com fora de emenda constitucional. D) proibido ao Congresso Nacional aprovar os tratados com ressalvas. Questo 24 Conforme estabelece as regras do Direito Internacional Privado vigentes no Brasil, um contrato entre uma empresa brasileira e um investidor holands, assinado em Tquio, com previso de cumprimento no Brasil e clusula de foro indicando So Paulo como foro exclusivo do contrato, ser regido pela lei: A) brasileira, uma vez que o Brasil ser local de cumprimento da obrigao principal. B) brasileira, pois o Brasil o foro exclusivo do contrato. C) brasileira ou japonesa, por serem as leis de nacionalidade dos contratantes. D) japonesa, porque o pas do local de assinatura do contrato.

SIMULADO XI EXAME DE ORDEM UNIFICADO AGOSTO DE 2013 TIPO 1 Unidades Damsio

Questo 25 Por competncia tributria residual entende-se A) a faculdade de os Estados, o Distrito Federal e os Municpios tambm institurem taxas e contribuies de melhoria. B) a faculdade da Unio de instituir, mediante lei complementar, emprstimos compulsrios e, mediante lei ordinria, impostos extraordinrios. C) a faculdade de os Estados, o Distrito Federal e os Municpios tambm institurem taxas e contribuies sociais, cobradas de seus servidores para o custeio, em benefcio destes, de sistema de previdncia e de assistncia social. D) a faculdade da Unio de instituir, mediante lei complementar, impostos no expressamente previstos em sua competncia tributria, desde que no-cumulativos e que tenham base de clculo e fatos geradores diversos daqueles j discriminados pela Constituio Federal. Questo 26 Com relao ao exato significado (inclusive em funo do julgamento pelo Supremo Tribunal Federal) do termo iseno, constante do art. 195, 7.o, da Constituio Federal, que dispe: So isentas de contribuio para a seguridade social as entidades beneficentes de assistncia social que atendam as exigncias estabelecidas em lei, pode-se afirmar que A) se trata efetivamente do instituto da Iseno. B) se refere hiptese de no incidncia. C) se trata de Imunidade Constitucional. D) se refere iseno condicionada. Questo 27 Assinale a alternativa correta. A) Em casos excepcionais, os Estados, mediante lei ordinria, podero instituir tributos, desde que ainda no previstos na Constituio Federal. B) Somente a Unio, mediante lei complementar, poder instituir impostos no previstos na Constituio Federal, desde que sejam no-cumulativos e no tenham fato gerador ou base de clculo prprios dos discriminados na Constituio Federal. C) A Unio, mediante lei complementar, poder determinar que parcela do ICMS (de competncia constitucional dos Estados) seja recolhida a ela, para fazer frente a programas de erradicao da fome no pas. D) Os Municpios, mediante lei ordinria, podero dispor que, do valor do I.T.R. - Imposto Federal sobre a Propriedade Territorial Rural - devido sobre imveis rurais existentes nos respectivos municpios, 80% (oitenta por cento) sejam a eles recolhidos.

Questo 28 Segundo o Cdigo Tributrio Nacional (CTN), so normas complementares das leis, dos tratados e das convenes internacionais e dos decretos A) os atos normativos expedidos pelas autoridades administrativas. B) todas as decises dos rgos coletivos de jurisdio administrativa. C) as prticas acidentalmente observadas pelas autoridades administrativas. D) os ajustes firmados entre os entes tributantes e pessoas jurdicas de direito privado. Questo 29 Suponha que, na iminncia de guerra externa, a Unio institua um imposto extraordinrio cujo fato gerador seja a propriedade predial e territorial urbana. Considerando essa hiptese e as normas relativas competncia tributria, assinale a opo correta. A) lcito que o imposto extraordinrio seja institudo por lei ordinria. B) A instituio desse imposto caracterizaria bitributao. C) A cobrana do imposto extraordinrio deve obedincia ao princpio da anterioridade. D) A iminncia de guerra externa somente d ensejo instituio de emprstimo compulsrio. Questo 30 Entre as alternativas abaixo relacionadas, aponte aquela que representa a nica modalidade de licitao a ser utilizada para a celebrao de uma Parceria Publico Privada: A) Concorrncia B) Tomada de Preos C) Convite D) Prego Questo 31 Em matria de Responsabilidade do Estado, o sistema jurdico brasileiro acolheu a seguinte teoria: A) Responsabilidade objetiva, na variante do risco integral. B) Responsabilidade subjetiva, na variante do risco administrativo. C) Responsabilidade objetiva, na variante do risco administrativo. D) Responsabilidade subjetiva, na variante do risco integral. Questo 32 Entre os integrantes da Administrao indireta, destacam-se as Agncias Reguladoras, que se apresentam como: A) Pessoas jurdicas de direito privado, de capital misto. B) Pessoas jurdicas de direito publico, de natureza fundacional. C) Pessoas jurdicas de direito privado, com capital exclusivamente publico. D) Pessoas jurdicas de direito publico, de natureza autrquica.

SIMULADO XI EXAME DE ORDEM UNIFICADO AGOSTO DE 2013 TIPO 1 Unidades Damsio

Questo 33 Em vista do significativo aumento do fluxo de turistas aguardado para a Copa do Mundo da Fifa, bem como para as Olimpadas, a Administrao celebra inmeros contratos para a transferncia do uso de espaos para a iniciativa privada, dentro dos aeroportos. A descrio feita no enunciado corresponde a qual das figuras abaixo relacionadas: A) Autorizao de uso. B) Concesso de uso. C) Permisso de uso. D) Locao de uso. Questo 34 Em relao s formas de controle dos atos administrativos, destaca-se a realizada pelos Tribunais de Contas, que se apresentam como: A) rgos auxiliares do Poder Judicirio, dotados de capacidade processual. B) Pessoas jurdicas de direito publico, dotadas de capacidade processual. C) rgos auxiliares do Poder Legislativo, excepcionalmente dotados de capacidade processual. D) Pessoas jurdicas de direito privado, dotadas de capacidade processual. Questo 35 Assinale a alternativa incorreta: A) a propriedade rural cumpre sua funo social quando, dentre outros requisitos, h a utilizao adequada dos recursos naturais disponveis e preservao do meio ambiente. B) a propriedade urbana cumpre sua funo social quando atende s exigncias fundamentais de ordenao da cidade expressas no plano diretor. C) ficam tombados todos os documentos e os stios detentores de reminiscncias histricas dos antigos quilombos. D) qualquer pessoa parte legtima para propor ao popular que vise a anular ato lesivo ao meio ambiente e ao patrimnio histrico e cultural. Questo 36 Assinale a alternativa incorreta: A) os rgos licenciadores devem observar os prazos estabelecimentos para tramitao dos processos de licenciamento ambiental; o decurso desses prazos, se superior a 06 meses, sem a emisso de licena ambiental, implica emisso tcita da licena respectiva e autoriza a prtica de ato que dela decorra ou dependa. B) compete Unio promover o licenciamento de empreendimentos e atividades localizados ou desenvolvidos no mar territorial, na plataforma continental e em terras indgena. C) o plano diretor obrigatrio para cidades com mais de 500.000 habitantes, as quais devero, ainda, elaborar plano de transporte urbano integrado compatvel com o plano diretor ou nele inserido. D) todos os municpios sujeitos, na forma da lei, a elaborar plano diretor, dever tambm elaborar o Plano de

Mobilidade Urbana, integrado e compatvel com os respectivos planos diretores ou neles inserido. Questo 37 De acordo com a Lei de Introduo s Normas do Direito Brasileiro, assinale a afirmativa correta: A) A lei comea a vigorar em todo o pas quarenta e cinco dias aps a sua sano. B) No se consideram lei nova as correes a texto de lei j em vigor. C) Quando a lei for omissa, o juiz decidir o caso de acordo com a equidade, a analogia, os costumes e os princpios gerais de direito. D) A lei nova, que estabelea disposies gerais ou especiais a par das j existentes, no revoga nem modifica a lei anterior. Questo 38 Eugnio se obrigou perante Jlio por dois dbitos da mesma natureza. Sendo ambas as dvidas lquidas e vencidas, Eugnio pretende oferecer quitao a uma delas, apenas. O direito de indicar a qual delas oferece pagamento, forma de extino das obrigaes conhecida por A) dao em pagamento. B) imputao do pagamento. C) transao. D) remisso de dvida. Questo 39 Acerca da aceitao e renncia da herana, assinale a afirmativa incorreta: A) A renncia da herana deve constar expressamente de instrumento pblico ou termo judicial. B) No se pode aceitar ou renunciar a herana em parte, sob condio ou a termo. C) A aceitao da herana deve constar expressamente de instrumento pblico. D) So irrevogveis os atos de aceitao ou de renncia da herana. Questo 40 A respeito da filiao, correto afirmar: A) A prova da impotncia do cnjuge para gerar, poca do nascimento, ilide a presuno da paternidade na constncia do casamento. B) O adultrio confessado pela mulher, ilide a presuno de paternidade na constncia do casamento. C) O reconhecimento pode preceder o nascimento do filho ou ser posterior ao seu falecimento, exceto se ele deixar descendentes. D) O filho maior pode ser reconhecido mesmo sem o seu consentimento, cabendo-lhe to-somente o direito de contestar a paternidade via ao denegatria.

SIMULADO XI EXAME DE ORDEM UNIFICADO AGOSTO DE 2013 TIPO 1 Unidades Damsio

Questo 41 Jos foi locatrio de um imvel de propriedade de Arnaldo. Antes do trmino da locao, Jos props a Arnaldo adquirir por compra e venda o imvel. Considerando que a compra e venda foi formalizada entre as partes, assinale a alternativa correta: A) Deu-se o denominado constituo possessrio, pelo qual o possuidor do imvel em nome prprio passou a possu-lo em nome alheio. B) Deu-se o denominado constituo possessrio, pelo qual o possuidor do imvel em nome alheio passou a possu-lo em nome prprio. C) Deu-se a denominada traditio brevi manu, pelo qual o possuidor do imvel em nome prprio passou a possu-lo em nome alheio. D) Deu-se a denominada traditio brevi manu, pelo qual o possuidor do imvel em nome alheio passou a possu-lo em nome prprio. Questo 42 Jeferson devedor de Luiz, recentemente falecido. O nico herdeiro conhecido de Luiz o sobrinho Rodrigo, a quem Jeferson entregou o pagamento. Posteriormente, apurou-se que Luiz nomeou, por testamento, outra pessoa como sendo seu herdeiro testamentrio. De acordo com o Cdigo Civil brasileiro, o pagamento feito de boa-f ao credor putativo : A) invlido, desde que seja arguida a nulidade no prazo decadencial de dois anos contados do pagamento. B) vlido, exceto se provado depois que no era credor. C) invlido em qualquer hiptese podendo ser arguida a qualquer momento. D) vlido, ainda provado depois que no era credor. Questo 43 O Estatuto da Criana e do Adolescente (Lei 8.069/90) dispe sobre a proteo integral criana e ao adolescente. Sobre os direitos do adolescente infrator, assinale a alternativa incorreta: A) Nenhum adolescente ser privado de sua liberdade seno em flagrante de ato infracional ou por ordem escrita e fundamentada da autoridade judiciria competente. B) A apreenso de qualquer adolescente e o local onde se encontra recolhido sero incontinenti comunicados autoridade judiciria competente e famlia do apreendido ou pessoa por ele indicada. C) A internao, antes da sentena, pode ser determinada pelo prazo mximo de quarenta e cinco dias. D) O adolescente civilmente identificado nunca poder ser submetido a identificao compulsria pelos rgos policiais, de proteo e judiciais

Questo 44 Sobre o instituto da remisso, previsto no artigo 126 e seguintes do Estatuto da Criana e do Adolescente (Lei 8.068/90), assinale a alternativa correta: A) Antes de iniciado o procedimento judicial para apurao de ato infracional, o representante do Ministrio Pblico poder conceder a remisso, como forma de excluso do processo, atendendo s circunstncias e conseqncias do fato, ao contexto social, bem como personalidade do adolescente e sua maior ou menor participao no ato infracional. B) Iniciado o procedimento, a concesso da remisso pela autoridade judiciria impor a suspenso do processo, mas nunca a extino deste. C) A remisso aplicada pelo Ministrio Pblico poder ser cumulada com medida scio-educativa, exceto a internao e a semiliberdade. D) A medida aplicada por fora da remisso poder ser revista judicialmente, a qualquer tempo, mediante pedido expresso do adolescente ou de seu representante legal, mas no mediante requerimento do Ministrio Pblico. Questo 45 Tcio foi notificado pelo Banco de Crdito Internacional BCI para quitar dbito originrio de contrato de cesso de crdito por cheque especial, no valor atualizado de R$ 133.000,00. A notificao, enviada pelo correio para seu endereo residencial, concedia prazo de 5 (cinco) dias para a regularizao do dbito no valor de R$ 350.000,00, sob pena de negativao de nome e CPF no cadastro de consumidores inadimplentes e no Sistema de Proteo ao Crdito. Tcio no tem condies de quitar o dbito vista e estuda a possibilidade de obter crdito junto a outra instituio financeira para quitar a dvida, razo pela qual a negativao de seu nome poder lhe causar graves prejuzos de ordem financeira e moral. Considerando a situao hipottica, assinale a alternativa que se releva incorreta de acordo com o Cdigo de Defesa do Consumidor e a orientao jurisprudencial: A) segundo entendimento do STJ, no necessrio que a carta de comunicao ao consumidor sobre a negativao de seu nome seja encaminhada com aviso de recebimento (AR). B) se Tcio j estivesse inscrito no cadastro de consumidores inadimplentes, por outro dbito, e a anotao do Banco de Crdito Internacional fosse irregular, fundada em dvida inexistente, no poderia pleitear indenizao por dano moral contra a referida instituio financeira, se a inscrio preexistente for legtima, ressalvado o direito de solicitar o cancelamento da inscrio. C) o consumidor, sempre que encontrar inexatido nos seus dados e cadastros, poder exigir sua imediata correo, devendo o arquivista, no prazo de quinze dias, comunicar a alterao aos eventuais destinatrios das informaes incorretas. D) os bancos de dados e cadastros relativos a consumidores, os servios de proteo ao crdito e congneres so considerados entidades de carter pblico, inclusive para fins de habeas data.

SIMULADO XI EXAME DE ORDEM UNIFICADO AGOSTO DE 2013 TIPO 1 Unidades Damsio

Questo 46 So legitimados para exercer a defesa do consumidor em juzo, sem prejuzo de outros: A) o Ministrio Pblico e as entidades e rgos da administrao pblica direta com personalidade jurdica, quaisquer que sejam os seus objetivos sociais. B) a Unio e as entidades e rgos da administrao pblica direta e indireta com personalidade jurdica, quaisquer que sejam os seus objetivos sociais. C) o Ministrio Pblico e as associaes destinadas defesa dos interesses encerrados no CDC. D) os Estados-membros e as associaes destinadas defesa dos interesses encerrados no CDC, legalmente constitudas h pelo menos um ano, salvo quando o juiz dispensar, nas hipteses da lei. Questo 47 No so abrangidos pelos efeitos da recuperao extrajudicial os crditos: A) com garantia real, at o limite do bem gravado. B) em moeda estrangeira. C) quirografrios e subordinados. D) derivados da legislao do trabalho e tributrios. Questo 48 Em relao aos ttulos de crdito, correto afirmar que: A) a omisso de qualquer requisito legal, que tire ao escrito a sua validade como ttulo de crdito, no implica a invalidade do negcio jurdico que lhe deu origem. B) o emitente do cheque garante seu pagamento, salvo se declarar-se isento dessa garantia no prprio ttulo. C) a duplicata ttulo autnomo, sendo irrelevante informar sobre o negcio subjacente que lhe deu origem. D) a letra de cmbio pode ser objeto de aceite e de endosso, mas no de aval, que restrito ao cheque. Questo 49 A respeito do administrador de uma SA, correto afirmar: A) sempre responde subsidiariamente pelas obrigaes que contraiu em nome da sociedade em virtude de atos de gesto, independentemente de culpa ou dolo. B) somente ser responsvel pelas obrigaes que contrair em nome da sociedade, em virtude de ato regular de gesto, se agiu com violao de lei ou do estatuto. C) solidariamente responsvel pelos atos ilcitos cometidos por outros administradores, mesmo que dissidente, eximindo-se, apenas, se convocar assemblia geral para informar sua divergncia D) no pessoalmente responsvel pelas obrigaes que contrair em nome da sociedade e em virtude de ato regular de gesto.

Questo 50 A respeito da capacidade para exercer atividade de empresrio individual e das sociedades que envolvam scio incapaz, assinale a alternativa correta: A) a pessoa legalmente impedida de exercer atividade prpria de empresrio, se a exercer, no responde pelas obrigaes contradas, pois o impedimento acarreta a nulidade dos atos praticados. B) a incapacidade superveniente de pessoa que antes exercia normalmente atividade prpria de empresrio acarreta a extino da empresa. C) o Registro Pblico de Empresas Mercantis a cargo das Juntas Comerciais no poder registrar o contrato ou alteraes contratuais das sociedades que envolvam scio incapaz se, ainda que presentes todos os demais pressupostos legais, o capital social no estiver totalmente integralizado. D) o scio incapaz pode exercer a administrao da sociedade Questo 51 Em relao s sociedades empresrias, indique a alternativa correta: A) So sociedades empresrias no personificadas a sociedade em comum, a sociedade em conta de participao e a sociedade simples. B) Os cnjuges podem contratar sociedade, entre si ou com terceiros, desde que tenham casado no regime da comunho universal de bens, ou no da separao obrigatria. C) A sociedade limitada s pode ser administrada pelos respectivos scios com poderes de administrao, sendo sua responsabilidade, em regra, restrita ao valor das suas quotas. D) Nas sociedades por aes o acionista responder pelo valor de emisso de sua ao Questo 52 O instituto da assistncia tem cabimento todas as vezes que o terceiro tiver interesse jurdico em que a sentena seja favorvel a uma das partes de uma causa. J a oposio ser cabvel a quem pretender o direito sobre o qual se controvertem autor e ru. Acerca dos institutos mencionados correto afirmar que: A) Sendo revel o assistido, o assistente assume a condio de parte no processo. B) A assistncia e a oposio podem ser apresentadas a qualquer momento do processo, porm o assistente/opoente o receber no estado em que se encontrar. C) Caso o juiz decida oposio e ao principal na mesma sentena, julgar primeiro a oposio. D) Se um dos opostos reconhecer a procedncia do pedido, o processo ser extinto.

SIMULADO XI EXAME DE ORDEM UNIFICADO AGOSTO DE 2013 TIPO 1 Unidades Damsio

Questo 53 Mrcia props demanda indenizatria pelo rito ordinrio em face de Joo, pleiteando danos materiais e morais em razo de seguidas agresses sofridas durante o tempo de relacionamento amoroso entre os dois. Em contestao, o advogado de Joo defendeu seu cliente somente em relao aos danos materiais. Em rplica, a autora desistiu do pedido de danos morais, com a concordncia de Joo, extinguindo-se o processo quanto a este tema antes do final da demanda. Ao final, a demanda foi julgada improcedente por no existir prova do efetivo dano material experimentado pela autora. Diante do presente caso, correto afirmar que: A) Mrcia no pode propor nova ao pedindo danos morais, uma vez que desistiu de faz-lo na ao proposta. B) Mrcia pode propor nova ao quanto aos danos morais, vez que a sentena quanto a este pedido foi terminativa, sem julgamento do mrito, nos termos do art. 267 do CPC. C) Mrcia dever interpor o recurso de embargos de declarao uma vez que o juiz omitiu o julgamento do pedido de danos morais na sentena final. D) Mrcia poder propor nova ao pedindo danos morais somente se trouxer fatos novos aos autos. Questo 54 Reexame necessrio o instituto previsto no art. 475 do CPC que condiciona a eficcia da sentena: A) contra a Fazenda Pblica, salvo nas causas em que o direito controvertido no for excedente a 60 salrios mnimos. B) contra a Fazenda Pblica, desde que esta interponha recurso no prazo legal. C) contra a Fazenda Pblica, incluindo empresas pblicas e sociedades de economia mista, independentemente do valor. D) que julgar improcedentes, no todo ou em parte os embargos execuo de dvida ativa da Fazenda Pblica. Questo 55 O Cdigo de Processo Civil prev, no Livro III, o Processo Cautelar, que visa a assegurar o resultado de outros processos, podendo ser instaurado antes ou no curso destes. Ao final, ser decidido por sentena, e sobre a qual se pode afirmar que: A) Da sentena ser cabvel apelao, que ser sempre recebida nos efeitos devolutivo e suspensivo. B) O indeferimento da medida cautelar impede a propositura da ao principal. C) O indeferimento da medida cautelar no impede a propositura da ao principal, salvo se acolher a prescrio ou decadncia. D) O deferimento da medida cautelar, antes da ao principal, dispensa a propositura da ao principal.

Questo 56 A execuo pode ser instaurada todas as vezes que o devedor deixar de satisfazer uma obrigao lquida, certa e exigvel descrita num ttulo executivo, seja ele judicial ou extrajudicial. sabido que, a depender do ttulo haver um procedimento utilizado, a fim de que a obrigao seja totalmente satisfeita. Tratando-se de execuo ttulo extrajudicial, assinale a afirmativa correta: A) Na petio inicial, ser necessria a juntada somente do demonstrativo atualizado do dbito at a propositura da ao. B) Ser o procedimento correto para a satisfao do cheque, letra de cambio, contrato assinado pelo devedor e duas testemunhas e sentena estrangeira homologada pelo STJ. C) Caso o ttulo no seja lquido, haver necessidade de liquidao anterior ao incio da execuo. D) Tratando-se de obrigao de pagar quantia certa contra devedor solvente, os honorrios sero fixados logo no despacho da inicial. Questo 57 Sero cabveis embargos de terceiro para fazer cessar a constrio judicial que indevidamente recaiu sobre bens de possuidor ou proprietrio que no fez parte da relao processual inicial. Sobre tal ao de procedimento especial, assinale a alternativa que se aplica segundo o ordenamento jurdico vigente. A) Podero ser opostos a qualquer tempo no processo de conhecimento. B) Podero ser opostos a qualquer tempo no processo de execuo. C) Quando versarem sobre alguns os bens do processo, o juiz determinar a suspenso do processo principal. D) Da deciso final dos embargos, ser cabvel o recurso de agravo de instrumento, tendo em vista ser um incidente dentro do processo principal. Questo 58 Gustavo desferiu cinco facadas contra o trax de Otaviano, com inteno de mat-lo, executando, assim, o plano que havia elaborado. No entanto, ao sair do local, mudou de idia e resolveu socorrer Otaviano, levando-o ao hospital e evitando que ele falecesse. Nessa situao, a ao de Gustavo caracteriza A) Arrependimento eficaz pois j tendo ultimado o processo de execuo do crime, desenvolveu voluntariamente nova atividade, impedindo a produo do resultado, razo por que responder por leso corporal. B) desistncia voluntria, pois, j tendo ultimado o processo de execuo do crime, desenvolveu voluntariamente nova atividade, impedindo a produo do resultado, razo por que responder por leso corporal. C) crime impossvel , configurando fato atpico por absoluta ausncia de lesividade D) arrependimento posterior pois j tendo ultimado o processo de execuo do crime, desenvolveu voluntariamente nova atividade, impedindo a produo do resultado, razo por que responder por leso corporal.

SIMULADO XI EXAME DE ORDEM UNIFICADO AGOSTO DE 2013 TIPO 1 Unidades Damsio

Questo 59 Paulo, depois de provocado por ato injusto de Henrique, retira-se e vai para sua casa, mas, decorridos cerca de trinta minutos, ainda influenciado por violenta emoo, resolve armar-se e voltar ao local do fato, onde reencontra Henrique, no qual desfere um tiro, provocando-lhe a morte. Nesta hiptese, Paulo pode invocar em seu favor a A) excludente da legtima defesa real. B) excludente da legtima defesa putativa. C) existncia de causa de diminuio de pena (art. 121, 1., do Cdigo Penal). D) existncia de circunstncia atenuante (art. 65, III, c, do Cdigo Penal). Questo 60 Considere que Patrcia, penalmente imputvel, tenha determinado a Denis, tambm imputvel, que desse uma surra em Maria e que Denis, por questes pessoais, tenha matado Maria. Nessa situao, Denis e Patrcia devero responder A) Ambos pela prtica do delito de homicdio, podendo Patrcia beneficiar-se de causa de diminuio de pena. B) Pela prtica do delito de leso corporal seguida de morte. C) Denis pelo delito de homicdio doloso e Patrcia pelo delito de homicdio culposo. D) Denis pelo delito de homicdio doloso e Patrcia pelo delito de leses corporais. Questo 61 Flvio, primrio e de bons antecedentes, com 19 anos de idade praticou, no dia 12 de Fevereiro de 2013, durante a madrugada, quatro roubos consumados, com emprego de arma de fogo, contra estabelecimentos comerciais do tipo Posto de Gasolina, situados em bairros diversos na cidade de So Paulo. Flvio foi denunciado pelo Ministrio Pblico pelos quatro crimes cometidos naquela data e o Magistrado imps ao ru a pena de 05 anos e 04 meses de recluso para cada um dos crimes cometidos. Neste caso, o Magistrado dever reconhecer o A) concurso material e aplicar as penas dos crimes cometidos cumulativamente, totalizando 21 anos e 4 meses de recluso. B) concurso formal e aplicar a pena de um s dos crimes cabveis, aumentada de um sexto at metade. C) crime continuado e aplicar a pena de um s dos crimes, aumentada de um sexto a dois teros. D) crime continuado e aplicar a pena de um s dos crimes, aumentada at o triplo.

Questo 62 Guilherme, servidor pblico que, na qualidade de agente fiscal, exige vantagem indevida para deixar de emitir auto de infrao por dbito tributrio e de cobrar a consequente multa. Nessa situao Guilherme responder: A) independentemente do recebimento da vantagem, pela prtica do crime de concusso consumada, B) independentemente do recebimento da vantagem, pela prtica do crime de excesso de exao consumada. A) C)apenas se houver o recebimento da vantagem pelo crime de peculato consumado. C) independentemente do recebimento da vantagem, pela prtica do crime contra a ordem tributria previsto na Lei 8137/90 Questo 63 Leia o relato a seguir: Clark K., juiz de direito, durante uma audincia foi ofendido por uma das partes em sua honra. A parte Bruce W. chamou o juiz de bobo. Considerando-se os dados apresentados, correto afirmar que a ao penal no caso relatado dever correr A) perante o TJ, pois o juiz tem prerrogativa de funo. B) perante o STJ, pois o juiz tem prerrogativa de funo. C) no Juizado Especial Criminal Estadual. D) no Juizado Especial Criminal Federal. Questo 64 Sobre a prova no processo penal, INCORRETO afirmar: A) a gravao da conversa telefnica por um dos interlocutores no poder ser utilizada como prova para condenao do ru, apenas para sua absolvio. B) o exame de corpo de delito obrigatrio nas infraes que deixam vestgio no podendo ser substitudo pela confisso do acusado. C) o interrogatrio por videoconferncia medida excepcional tomada quando o acusado encontra-se preso. D) em regra o juiz ser o ltimo a perguntar para a testemunha, mas no Plenrio do Jri ele ser o primeiro a perguntar. Questo 65 As medidas cautelares pessoais sofreram profunda alterao em 2011. Sobre esse sistema, assinale a alternativa correta. A) A autoridade policial poder arbitrar fiana para os crimes com pena mxima menor ou igual a 4 anos. B) A total ausncia de testemunhas do crime no impede a lavratura do auto de priso em flagrante, mas neste caso dever haver ao menos uma testemunha que presencie a apresentao do preso autoridade policial pelo condutor. C) A priso preventiva poder ser decretada para os crimes que tenham pena mxima maior ou igual a 4 anos. D) A priso domiciliar poder ser decretada quando no for cabvel a priso preventiva, mas o acusado precise ficar acautelado por motivo de doena grave por exemplo.

SIMULADO XI EXAME DE ORDEM UNIFICADO AGOSTO DE 2013 TIPO 1 Unidades Damsio

Questo 66 Logan, ru preso, pronunciado pela prtica do crime do art. 121, 2o, I do Cdigo Penal. Durante o Plenrio correto dizer que: A) O julgamento de Logan no poder ser realizado sem a sua presena, esteja ele preso ou solto. B) Sempre haver a trplica, independentemente de ter havido rplica. C) No h regra obrigatria a ser seguida para os quesitos segundo o CPP. D) No poder ser lido documento em Plenrio que no tenha sido juntado com trs dias teis de antecedncia. Questo 67 Sobre recursos no processo penal, assinale a alternativa correta. A) Possuem efeito regressivo o recurso em sentido estrito, o agravo em execuo e os embargos infringentes. B) Os embargos de declarao tem prazo de 5 dias e possuem efeito interruptivo do prazo dos demais recursos segundo o CPP. C) Na apelao sempre haver efeito suspensivo. D) Caber Recurso Ordinrio Constitucional da deciso que negar o Hebeas Corpus pelo Tribunal. Questo 68 De acordo com as disposies do Cdigo de Processo Penal e as Smulas do STF analise as afirmaes abaixo. A) Se houver a decretao da incomunicabilidade do indiciado, o advogado no poder se entrevistar com aquele, a fim de assegurar a continuidade das investigaes. B) O inqurito policial obrigatrio, indispensvel e inquisitivo, entre outras caractersticas. C) O inqurito policial do indiciado, solto ou preso, no poder ser prorrogado. D) Poder ser desarquivado o inqurito policial se houver novas provas e no estiver extinta a punibilidade. Questo 69 Segundo a melhor doutrina, terceirizao o fenmeno pelo qual se dissocia a relao econmica de trabalho da relao justrabalhista que lhe seria correspondente. Por tal fenmeno insere-se o trabalhador no processo produtivo do tomador de servios sem que se estendam a este os laos justrabalhistas, que se preservam fixados com uma entidade interveniente. Sobre o instituto da terceirizao, pode-se afirmar: A) O STF, ao julgar a ADC 16, em 24/11/2010, declarando constitucional o artigo 71 da Lei 8666/93, considerou incabvel fixar-se a automtica responsabilidade das entidades estatais em face do simples inadimplemento trabalhista da empresa prestadora de servios terceirizados. A Administrao Pblica somente ser responsabilizada, solidariamente, quando evidenciada a conduta culposa no cumprimento das obrigaes de fiscalizao do cumprimento das obrigaes contratuais e legais da prestadora.

B) A contratao irregular de trabalhador, mediante empresa interposta, gera vnculo de emprego com os rgos da Administrao Pblica direta, indireta ou fundacional. C) Forma vnculo de emprego com o tomador de servios a contratao de servios de vigilncia e de conservao e limpeza, bem como a de servios especializados ligados atividade-meio do tomador. D) Os entes integrantes da Administrao Pblica direta e indireta respondem subsidiariamente, nas mesmas condies das empresas da iniciativa privada, quando evidenciada a sua conduta culposa no cumprimento das obrigaes de fiscalizao do cumprimento das obrigaes contratuais e legais da prestadora de servio como empregadora. No decorrendo do mero inadimplemento das obrigaes trabalhistas assumidas pela empresa regularmente contratada. Questo 70 O instituto do aviso-prvio pode ser conceituado, no Direito do Trabalho, como de natureza multidimensional, que cumpre as funes de declarar parte contratual adversa a vontade unilateral de um dos sujeitos contratuais no sentido de romper, sem justa causa, o pacto, fixando, ainda, prazo tipificado para a respectiva extino, com o correspondente pagamento do perodo do aviso.Quanto ao aviso-prvio e o atual posicionamento do Tribunal Superior do Trabalho correto afirmar: A) Ao aviso prvio sero acrescidos 3 dias por ano de servio aps dois anos de servio prestado na mesma empresa, at o mximo de 60 dias, perfazendo um total de at 60 dias. B) Segundo entendimento sumulado do TST, o direito ao aviso prvio proporcional ao tempo de servio somente assegurado nas rescises de contrato de trabalho ocorridas a partir da publicao da Lei n 12.506/2011. C) O aviso prvio proporcional no esta previsto, expressamente, na Constituio Federal. D) A confirmao do estado de gravidez advindo no curso do aviso prvio no garante empregada gestante a estabilidade provisria prevista na alnea b do inciso II do art. 10 do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias. Questo 71 O empregado domstico a pessoa fsica que presta, com pessoalidade, onerosidade e subordinadamente, servios de natureza contnua e de finalidade no lucrativa pessoa ou famlia, em funo do mbito residencial destas. Quanto s consideraes jurdicas a respeito do trabalho domstico correto afirmar: A) O Fundo de Garantia por Tempo de Servio continua sendo facultativo para os empregados domsticos. B) Os empregados domsticos no tm direto licenapaternidade. C) Os empregados domsticos no tm direito ao aviso prvio proporcional, previsto na Lei 12.506/2011. D) So garantidos aos empregados domsticos o descanso semanal remunerado e o direito a no trabalhar em feriados.

SIMULADO XI EXAME DE ORDEM UNIFICADO AGOSTO DE 2013 TIPO 1 Unidades Damsio

Questo 72 Turno ininterrupto de revezamento o que pressupe trabalho em horrios com sucessivas modificaes, em atividade empresarial contnua. A reduo de jornada, nesse caso, se impe, porque a alternncia de horrio prejudica o metabolismo humano. Sobre os turnos ininterruptos de revezamento correto afirmar: A) vlido o instrumento normativo que, regularizando situaes pretritas, estabelece jornada de oito horas para o trabalho em turnos ininterruptos de revezamento. B) Estabelecida jornada superior a seis horas e limitada a oito horas por meio de regular negociao coletiva, os empregados submetidos a turnos ininterruptos de revezamento no tem direito ao pagamento da 7 e 8 horas como extras. C) O trabalho em regime de turnos ininterruptos de revezamento retira o direito hora noturna reduzida. D) Para o clculo do salrio hora do empregado horista, submetido a turnos ininterruptos de revezamento, considerando a alterao da jornada de 8 para 6 horas dirias, aplica-se o divisor 200, em observncia ao disposto no art. 7, VI, da Constituio Federal, que assegura a irredutibilidade salarial. Questo 73 A Constituio Cidad de 1988 proibiu a discriminao em qualquer contexto da sociedade e do Estado brasileiros. Discriminao conceitua-se como a diferenciao em vista de fator injustamente desqualificante, consubstanciando afronta direta dignidade da pessoa humana. So fatores injustamente desqualificantes na ordem constitucional e legal brasileiras, por exemplo, o sexo (ou gnero), a etnia, raa ou cor, a origem, a idade, o estado civil, a situao familiar, a opo sexual, a nacionalidade e outros. Sobre condutas discriminatrias no ambiente de trabalho correto afirmar: A) Presume-se discriminatria a despedida de empregado portador de outra doena de qualquer tipo. B) Presume-se discriminatria a despedida de empregado portador do vrus HIV. C) A despedida de empregado portador de doena grave possui presuno absoluta de discriminao, no se admitindo prova em contrrio. D) Presume-se discriminatria a despedida de empregado portador do vrus HIV ou de outra doena grave que suscite estigma ou preconceito, no se admitindo, nesses casos, reintegrao no emprego, sendo obrigatria a converso em indenizao. Questo 74 Sobre o tema alterao contratual no Direito do Trabalho, correto afirmar: A) Percebida a gratificao de funo por oito ou mais anos pelo empregado, se o empregador, sem justo motivo, revert-lo a seu cargo efetivo, no poder retirar-lhe a gratificao. B) A transferncia para o perodo diurno de trabalho no implica a perda do direito ao adicional noturno, se decorridos mais de oito anos na situao de trabalho

noturno, em ateno ao princpio da estabilidade financeira. C) As clusulas regulamentares, que revoguem ou alterem vantagens deferidas anteriormente, s atingiro os trabalhadores admitidos aps a revogao ou alterao do regulamento. D) Havendo a coexistncia de dois regulamentos da empresa, a opo do empregado por um deles no implicar renncia s regras do sistema do outro, uma vez que os direitos trabalhistas so irrenunciveis. Questo 75 Segundo a melhor doutrina, a audincia trabalhista um ato formal, solene, que conta com o comparecimento das partes, advogados, funcionrios da Justia e do juiz do trabalho. Com efeito, so realizadas as tentativas de conciliao, o reclamado poder apresentar sua defesa (contestao, exceo e reconveno), o magistrado ouve as partes, faz a oitivas das testemunhas e, ao final, profere a sua deciso, aplicando o direito ao caso concreto resolvendo a lide, que o conflito de interesses qualificado por uma pretenso resistida. Sobre a dinmica da audincia trabalhista, correto afirmar: A) Diante da ausncia de indicao do valor atribudo causa, deve o juiz adiar a audincia, conferindo prazo para que o reclamante indique o valor, sob pena de indeferimento, visto que o valor da causa um dos requisitos da petio inicial. B) As audincias dos rgos da Justia do Trabalho sero pblicas e realizar-se-o na sede do Juzo ou Tribunal em dias teis previamente fixados, entre 8 e 19 horas, no podendo ultrapassar 5 horas seguidas, salvo quando houver matria urgente. C) Diante da mera informao da reclamada, apresentada no incio da audincia em processo de rito sumarssimo, quanto ausncia de sua testemunha, deve o juiz adiar a audincia, no permitindo, naquela oportunidade, a juntada da defesa e dos documentos. D) Caracterizada a hiptese jurisprudencialmente aceita para a configurao da confisso ficta pertinente ao depoimento pessoal, no h cerceamento de defesa na postura do juiz de indeferir a produo de prova testemunhal requerida pelo advogado da parte ausente audincia. Questo 76 So caractersticas exclusivas dos processos submetidos ao rito sumarssimo, exceto: A) A interposio de recurso de revista s vivel por contrariedade a smula de jurisprudncia uniforme do TST e violao direta Constituio Federal, no se admitindo, portanto, tal recurso no caso de interpretao divergente, entre dois Tribunais, de lei federal. B) As partes sero intimadas a se manifestar sobre o laudo pericial, no prazo comum de oito dias. C) No admite a citao por edital e o nmero de testemunhas limitados a 2 por parte; D) No provado o convite testemunha faltosa, o juiz indeferir da audincia.

SIMULADO XI EXAME DE ORDEM UNIFICADO AGOSTO DE 2013 TIPO 1 Unidades Damsio

Questo 77 Sobre a aplicao subsidiria do Cdigo de Processo Civil no Processo do Trabalho, segundo a jurisprudncia consolidada, correto afirmar: A) O recolhimento do valor da multa imposta por litigncia de m-f, nos termos do art. 18 do CPC, pressuposto objetivo para interposio dos recursos de natureza trabalhista. Assim, aplicvel o art. 35 do CPC como fonte subsidiria na Justia do Trabalho. B) A regra contida no art. 191 do CPC (Litisconsrcio. Procuradores distintos. Prazo em dobro) aplicvel ao Processo do Trabalho, em face da sua compatibilidade com o princpio da celeridade inerente ao processo trabalhista. C) O artigo 8, pargrafo nico, da CLT, autoriza a aplicao do Cdigo de Processo Civil no Processo Trabalhista, desde que exista lacuna na CLT e compatibilidade de princpios e regras. D) O relator poder negar seguimento ao recurso manifestamente inadmissvel, improcedente, prejudicado ou em confronto com smula ou com jurisprudncia dominante do Tribunal, assim aplica-se subsidiariamente ao processo do trabalho o art. 557 do Cdigo de Processo Civil. Questo 78 Sobre a condenao em honorrios advocatcios na Justia do Trabalho, correto afirmar: A) A condenao em honorrios advocatcios nos autos de ao de indenizao por danos morais e materiais decorrentes de acidente de trabalho ou de doena profissional, remetida Justia do Trabalho aps ajuizamento na Justia comum, antes da vigncia da Emenda Constitucional n 45/2004, decorre da mera sucumbncia, nos termos do art. 20 do CPC. B) Na Justia do Trabalho, a condenao ao pagamento de honorrios advocatcios, nunca superiores a 15% (quinze por cento), decorre pura e simplesmente da sucumbncia. C) A condenao ao pagamento de honorrios advocatcios s ser devida quando a parte estiver assistida por sindicato da categoria profissional, independentemente de situao econmica que se encontrar. D) No cabvel a condenao ao pagamento de honorrios advocatcios em ao rescisria no processo trabalhista.

Questo 79 Recurso o meio processual que a lei coloca disposio das partes, do Ministrio Pblico e de um terceiro, a viabilizar, dentro da mesma relao jurdica processual, a anulao, a reforma, a integrao ou o aclaramento da deciso judicial impugnada. Sobre os recursos trabalhistas, assinale a alternativa correta: A) Em geral, os recursos trabalhistas tm prazo de 8 (oito) dias para interposio, so dotados apenas de efeito devolutivo e exigem o depsito recursal para serem conhecidos, excetuando-se dessas regras, entre outros, os embargos de declarao, cujo prazo de cinco dias e o agravo de instrumento, que no exige depsito recursal. B) O efeito devolutivo em profundidade do recurso ordinrio transfere ao Tribunal a apreciao de todos os fundamentos da inicial ou da defesa, ainda que no tenham sido examinados em sentena e mesmo que no renovados em contrarrazes, mas no autoriza, em qualquer hiptese, o julgamento de pedido no apreciado na sentena. C) A contagem do quinqudio para apresentao dos originais de recurso interposto por intermdio de fac-smile comea a fluir do dia subsequente ao trmino do prazo recursal, nos termos do art. 2 da Lei n. 9.800, de 26.05.1999, e no do dia seguinte interposio do recurso, se esta se deu antes do termo final do prazo, mas, no caso de coincidir com sbado, domingo ou feriado, aplica-se a regra do art. 184 do CPC, prorrogandose-o para o primeiro dia til seguinte. D) Nos dissdios individuais, o depsito recursal ser efetivado mediante a utilizao da Guia de Recolhimento do FGTS e Informaes Previdncia Social-GFIP, admitido o depsito judicial, realizado na sede do juzo e disposio deste, na hiptese de relao de trabalho no submetida ao regime do FGTS. Questo 80 A deciso de mrito, transitada em julgado, pode ser rescindida quando: A) Violar literal disposio de lei baseada em texto legal infraconstitucional de interpretao controversa nos tribunais. B) Houver fundamento para invalidar confisso, desistncia ou transao, em que se baseou a sentena. C) Proferida por juiz impedido, suspeito ou absolutamente incompetente. D) No conhecer de recurso de revista, com base em divergncia jurisprudencial.

SIMULADO XI EXAME DE ORDEM UNIFICADO AGOSTO DE 2013 TIPO 1 Unidades Damsio

CURSOS ONLINE DAMSIO


Assista no site www.damasio.com.br/onlinea uma aula GRATUITA de demonstrao dos cursos preparatrios para o Exame de Ordem 100% Online do Damsio. A inscrio para os cursos ONLINE Damsio poder ocorrer: Em uma Unidade Damsio (com desconto) Diretamente no site www.damasio.com.br/online

CRONOGRAMA
04/08/13 04/08/13 06/08/13 06/08 a 09/08 10/08/13 16/08 e 17/08 18/08 21/08/2013 Recursos
Os recursos devero ser encaminhados para oab@damasio.com.br com o assunto Recurso e com apontamento das razes para a mudana do gabarito ou anulao da questo.

Simulado (unidades Damsio) GABARITO PRELIMINAR (rea do aluno) Publicao dos VDEOS DE CORREO Prazo para RECURSOS GABARITO DEFINITIVO DIA Damsio Prova de 1 fase Incio 2 Fase Damsio

Acesso a REA DO ALUNO


Todos os participantes do Simulado so inscritos para o evento e, consequentemente, passam a ser alunos Damsio, com acesso ao ambiente restrito REA DO ALUNO Acesso: http://portal.damasio.com.br Usurio = CPF do aluno Senha = RA (registro acadmico) solicite esse nmero em sua Unidade.

Prof. Darlan Barroso Diretor Pedaggio OAB darlan.barroso@damasio.com.br notwitter@darlanbarroso Prof. Marco Antonio Araujo Junior Vice-presidente Acadmico

SIMULADO XI EXAME DE ORDEM UNIFICADO AGOSTO DE 2013 TIPO 1 Unidades Damsio

notwitter@profmarcoant

SIMULADO XI EXAME DE ORDEM UNIFICADO AGOSTO DE 2013 TIPO 1 Unidades Damsio

You might also like