You are on page 1of 12

Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 13 Regio

117

DOUTRINA
DANO MORAL TRABALHISTA NA FASE PS-CONTRATUAL: RESPONSABILIDADE TRABALHISTA
ROMULO NEI BARBOSA DE FREITAS FILHO1.

1 INTRODUO Hoje em dia, se o caro leitor for agredido injustamente em sua incolumidade moral certamente no ficar inerte admitindo placidamente o sentimento de impunidade mas sentir facilidade em irresignar-se em virtude do advento dos juizados especiais e de sua forma prtica e simples de reivindicar do Estado suas pretenses. Contudo, quando transportamos este conflito para a relao de emprego, tudo muda de figura. O empregado desmoralizado v-se diante de duas escolhas: o emprego ou a busca da reparao de seu bom nome. Sendo assim, apesar da Justia do Trabalho no dever ser considerada como a justia dos desempregados, o trabalhador invariavelmente aguarda a extino de seu contrato de trabalho para pugnar por reparaes de cunho moral havidas na constncia do contrato de trabalho embora compreenda que o poderia fazer mesmo no seu vigor. O fato acima emblemtico na demonstrao da hipossuficincia do empregado que por diversas vezes no cumprimento de seu contrato reflete se os danos a ele causados so tolerveis ou no, vindo a segunda constatao a representar a ruptura do contrato de trabalho, se no por seu ato, por ato de seu empregador. Este desnivelamento de foras deve ser bem compreendido pelo julgador o que torna o Juiz do Trabalho o agente judicante mais adequado e capacitado para promover a devida reparao porquanto dispe de instrumentos de direito material e processual para tanto. Pois bem, o presente estudo vem discutir se h possibilidade de sujeitos de uma relao pretrita de emprego provocarem danos recprocos que, embora no produzidos exatamente na constncia do contrato de trabalho, deveriam ser submetidos ao exame do julgador especializado justrabalhista pois estaro presentes, do ponto de vista teleolgico, os motivos justificadores da prpria existncia destes rgos.
O autor advogado com escritrio na capital pernambucana e atuao no mbito nacional nas reas de Direito do Trabalho, Sindical e Direito da Empresa.
1

118

Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 13 Regio

Na perquirio deste dano moral de natureza trabalhista sero desenvolvidas discusses sobre a possibilidade da ocorrncia de dano moral por ocasio do contrato de trabalho, contudo, aps seu trmino, na fase ps-contratual. Para tanto, o dano moral trabalhista ser observado desde de seus elementos at a sua formulao e caracterizao. O objeto de pesquisa ser enfrentado, logo aps estas consideraes preliminares atravs da anlise do dano moral trabalhista ocorrido na fase ps-contratual do contrato individual de trabalho utilizando para isso, sobretudo, duas hipteses emblemticas, da ocorrncia deste dano aps extinto o contrato de trabalho. preciso ressaltar que ser focalizado o dano causado pelo empregador, em virtude da pouca fora lesiva alm do fato de que o ex-empregador afligido certamente preferir a Justia Comum Trabalhista cujo intuito nivelador de foras o prejudicar. Para esta batalha se forja esta espada, entregue envolvida na prefacial advertncia s limitaes do esforado forjador. 2 DANO MORAL TRABALHISTA: No ano de 1988 faleceram as discusses sobre a possibilidade de reparao de danos causados honra sendo de uma vez por todas consagrado, no ordenamento jurisdicional brasileiro, o direito subjetivo incolumidade moral que uma vez injustamente vergastada poder ser reparada. Contudo, o dano moral de natureza trabalhista havido por ocasio da relao de emprego cuja competncia judicial para sua apreciao pertence Justia do Trabalho somente foi admitido aps reiterada produo jurisprudencial passando pela sempre citada deciso do Exmo. Ministro Seplveda Pertence no Conflito de Jurisdio n. 6.959-62 at finalmente encontrar guas pacficas na Orientao Jurisprudencial n 327 recentemente acolhida pelo Tribunal Superior do Trabalho em 09.12.20033. O dano moral o dano que agride a incolumidade psquica do lesionado, lhe promovendo constrangimento e dor moral e sentimental.
2 Ac. STF Pleno MV Conflito de Jurisdio n. 6.959-6 Suscte. Juiz de Direito da 1 Vara Cvel de Braslia; Suscdo. Tribunal Superior do Trabalho DJU 22.2.91, ,pg. 1259. 3 OJ 327 - Dano moral. Competncia da Justia do Trabalho. Nos termos do art. 114 da CF/1988, a Justia do Trabalho competente para dirimir controvrsias referentes indenizao por dano moral, quando decorrente da relao de trabalho. (DJ 09.12.2003 Pargrafo nico do art. 168 do RITST).

Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 13 Regio

119

O dano moral trabalhista, em ilao analgica, a infrao da obrigao de no praticar ato lesivo da honra e da boa fama por ato das partes opostas da relao de trabalho subordinado em sua vigncia ou, embora aps seu trmino, quando o ato lesivo fizer correspondncia a fatos ocorridos no tempo de seu vigor. O dano moral ter natureza trabalhista quando o empregador possuir o dever solidrio de reparar o dano provocado por seus empregados, prepostos ou serviais, quando houver agresso a outro empregado subordinado s suas ordens. O objetivo portanto da aferio do dano moral trabalhista fornecer condies de verificar a diferena entre o dano de natureza trabalhista (executado pelo empregador atravs de seus funcionrios e prepostos e gerador da obrigao de indenizar por ato de terceiro) e dano de natureza civil praticado pelos mesmos em nome prprio, pelo qual no se responsabilizar o empregador. A obrigao de indenizar ato de empregado gerada pelo inc. III do art. 932 do Cdigo Civil. Rui Stoco4 em abrangente obra destaca trs requisitos para que o dano provocado pelo empregado ou servial seja reparado pelo empregador, quais sejam: a) que o autor do dano seja comprovadamente subordinado do empregador ou comitente (empregado, servial ou preposto); b) que o ato tenha sido praticado pelo subordinado no exerccio da atribuio que lhe foi conferida pelo empregador ou em razo dela. c) que esta pessoa subordinada tenha agido culposamente (dolo ou culpa). Neste diapaso, estando presentes os trs requisitos acima elencados e tendo sido o dano moral afligido contra empregado, estar configurado o dano moral trabalhista, possuindo portanto natureza trabalhista e devendo ser processado perante a Justia especializada do Trabalho. 3 FASES DO CONTRATO DE TRABALHO. A fim de chegar ao ncleo do estudo, isto , responsabilidade e competncia do dano moral gerado na fase ps-contratual da reclamao empregatcia, faz-se necessrio distinguir as fases do contrato de trabalho. A doutrina nacional divide a relao de trabalho em perodo pr-contratual, contratual e ps-contratual. O perodo pr-contratual diz respeito ao perodo anterior efetiva contratao do empregado, fase na qual este submetido seleo atravs de exames
STOCO, Rui. Tratado de Responsabilidade Civil. 6. ed. ver. atual. e ampl. - So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2004, p. 925.
4

120

Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 13 Regio

de perfil e capacidade laborativa. O perodo contratual aquele havido entre a contratao verbal ou escrita do empregado at a sua demisso, correspondendo ao perodo em que lhe so devidas parcelas de natureza empregatcia como frias, 13 salrio, FGTS, repouso semanal remunerado e o prprio salrio strictu sensu. A Fase Pericontratual5 portanto, uma fase de transio, na qual a doutrina e a jurisprudncia admitem a existncia do dano moral trabalhista embora, legalmente, no exista contrato individual de trabalho. Costuma fixar duas fases, prximas temporalmente do perodo contratual que so a fase de puntuao, anterior formao do contrato e o exato momento da resciso contratual. Por fim, a fase ps-contratual, objeto deste artigo, inicia-se logo aps a fase pericontratual, ou seja, aps o ato rescisrio, momento a partir do qual, a possibilidade de uma das partes do contrato de trabalho infligir danos imateriais na outra ainda possvel.
4 O DANO MORAL NA FASE PS-CONTRATUAL DO CONTRATO DE EMPREGO

Como visto, um dos maiores conflitos sociais existentes na histria o embate entre Capital e o Trabalho. A parcela de indivduos que representa o Capital detm os meios de produo e representa uma frao insignificante da massa populacional mundial; os indivduos que correspondem ao Trabalho necessitam dos meios de produo para transformar sua fora de trabalho em algo pecuniariamente perceptvel, sendo esta segunda categoria preenchida pela absoluta maioria da populao. Assim, do ponto de vista scio-econmico manifesto o conflito entre duas foras que, na verdade, deveriam caminhar juntas com vistas de proporcionar o maior e mais efetivo desenvolvimento da empresa e o bem estar patrimonial do empregado. Neste combate, h a visvel e evidente desvantagem do empregado, porque hipossuficiente econmico, social, intelectual, guardando evidentemente, as escassas excees de empregados que detm maiores poderes de negociao e combate jurdico que o prprio empregador.
5 O vocbulo construdo atravs da adio do prefixo grego per que significa posio em torno ao substantivo contrato, devendo corresponder aos perodos posicionados em torno do contrato de trabalho, contudo a ele estranhos, mas reiteradamente considerados pela jurisprudncia e doutrina como objeto de submisso competncia da Justia do Trabalho.

Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 13 Regio

121

Utilizando-se desse ardil, uma parcela no pequena de empregadores utilizam artifcios para punir o empregado que se comportou inconvenientemente durante a vigncia ou aps a extino do contrato de emprego. Assim, o Direito interfere, a fim de promover a igualdade jurdica das partes aplicando uma srie de mecanismos de ajustes refletidos por exemplo no princpio especfico da proteo. Esta introduo tem o objetivo de manter sempre a vista (i) o conflito Capital X Trabalho que explica vrias infraes s normas laborais e previdencirias, bem como (ii) a caracterstica peculiar do direito do Trabalho de apresentar um contedo repleto de mecanismos vocacionados a igualar no plano jurdico as partes desiguais no plano ftico. 5 HIPTESES EXEMPLIFICADORAS: 5.1. Divulgao de listas negras. Cada lado do conflito Capital X Trabalho possui suas estratgias e armas, muitas vezes ilcitas e merecedoras da interveno repressora do Estado. Um desses artifcios manejados pelos empregadores a criao de cadastros, chamados de listas negras, nos quais figuram empregados supostamente desidiosos aos quais a admisso ser vedada. Denuncia o prof. Rodolfo Pamplona Filho que: Embora muitas vezes possa soar como uma parania conspiratria, o fato que comum se falar, em determinados setores da atividade econmica, na existncia de listas negras, em que supostamente constariam nomes de empregados indesejveis, de tal modo a obstar suas contrataes ou a simplesmente criar empecilhos para que isto ocorra. 6: Assim, o empregado que adquire estabilidade sindical demonstrando forte esprito de luta pela bem estar da categoria, o obreiro que foi demitido por justa causa, ou o que ajuizou Reclamao Trabalhista contra o empregador, entre outras hipteses, podem ser includos em listas, normalmente arquivadas em associaes ou sindicatos patronais alm de empresas do ramo, sendo submetidos a uma condio mais difcil, ainda, que a do desempregado, a do inempregvel.
PAMPLONA FILHO, Rodolfo. O dano moral na relao de emprego. 2. ed. rev., ampl. e atual. So Paulo : LTr, 1999, p. 100..
6

122

Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 13 Regio

No se fala Inempregvel no sentido da falta de qualificao mnima para o trabalho digno, como caracterizada pelos doutos, mas faz-se referncia dificuldade de emprego e at ao banimento do mercado de trabalho de profissionais especializados em reas, como administrao hospitalar, telecomunicaes, laboratrios farmacuticos, publicidade e propaganda, jornalismo, e muitas outras. A atitude de dificultar o acesso do empregado recolocao profissional ilcita porquanto agride o direito social ao trabalho assegurado pela Constituio Federal no caput de seu art. 6 gerando um injustificado dano material, ocasionado pela intencional provocao de impedimento, bice ou demora de acesso ao emprego cuja remunerao sustentar sua famlia e dano moral no que diz respeito ao sentimento de improdutividade e incapacidade apesar do tempo e dinheiro gastos na sua qualificao profissional. Constatada a resistncia de grupo de empregadores em empregar o candidato face existncia do rol de empregados indesejveis cabe a perquirio da compensao do dano moral sofrido, conforme leciona Rodolfo Pamplona, ao asseverar que conseguindo-se a prova efetiva da ocorrncia de tal fato, inquestionavelmente estar caracterizada a leso ao trabalhador, tanto na sua esfera patrimonial, quanto moral, vez que foi expurgado do mercado de trabalho, sem ter direito sequer defesa do que lhe foi imputado.7 Aspecto interessante a se observar se o sujeito ativo deste tipo de dano moral ser (1) o ex-empregador que forneceu o nome do obreiro, (2) o rgo representativo da categoria econmica que armazenar a dita lista, ou (3) a empresa contratante que se valeu das informaes ali contidas para discriminar o postulante. Nesta anlise, ressalta-se que devem estar presentes a (i) ao ou omisso, (ii) a culpa ou dolo do empregado, servial ou preposto, (iii) o nexo causal, e o (iv) dano trabalhista a fim de que seja configurada a Responsabilidade Trabalhista. O ex-empregador pratica o ato de oferecer o nome de seu ex-empregado com o firme e expresso objetivo de que outros empregadores no lhe concedam a oportunidade da admisso. Aps essa ao, o dano moral sofrido pelo empregado ser imediato, mesmo que no venha a tomar conhecimento deste expediente. Isso decorre da agresso que sofrer seu prestgio profissional, quando os outros empregadores avistarem seu nome numa eventual solicitao de emprego, vindo injustificadamente, o mercado de trabalho a considera-lo uma pessoa inapropriada ao labor e indesejada na empresa.
7

Ibid. p. 100.

Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 13 Regio

123

Assim o dano instantneo similar incluso indevida de nome de clientes no cadastro de maus pagadores, a respeito da qual Antnio Jeov Santos8 esclarece que no que tange prova do abalo de crdito, comum a verificao de que o autor procura demonstrar em Juzo que, em decorrncia de ter seu nome no rol destinado aos maus pagadores, foi impedido de conseguir financiamento ou que passou por humilhao em uma determinada loja, quando teve seu cheque recusado depois da constatao de que o nome estar inserido no index. Nada disso necessrio, porque o dano exsurge vistosamente pelo fato de o nome constar erroneamente do cadastro. Nada mais necessrio provar. Houve o lanamento irregular, ilcito e injusto, o dano ocorre in re ipsa. O jurista Caio Mrio Pereira9 comentando o mecanismo da analogia jris explica que vale-se o operador de um processo mais complexo, e extrai o pensamento dominante em um conjunto de normas, ou em um instituto, ou em um acervo de diplomas legislativos, transpondo-o ao caso controvertido, sob a inspirao do mesmo pressuposto. Em vista disso, bebe-se na fonte do Direito do Consumidor para lhe transplantar a responsabilidade pela mera incluso do nome do devedor no cadastro de maus pagadores, para analisar o fato concreto sub examine pois o pressuposto de ter promover o descrdito de um conjunto de pessoas por terem praticado condutas danosas idntico, nas duas situaes fticas. Desse modo, no h porque advogar a impossibilidade de analogia entre os fatos lesivos, vez que o consumidor tambm tido como hipossuficiente nas relaes de consumo, do mesmo modo que o empregado. Com efeito, muito mais lesivo a este no proibida a existncia de cadastro de maus pagadores, mas a incluso indevida do nome do cliente uma prtica ilcita, de modo que a mera formao da lista negra de empregados j considerada prtica ilegal. E por ltimo, valendo-se do princpio constitucional de que no haver pena perptua, a manuteno no nome do devedor no cadastro de maus pagadores s poder permanecer at 3 (trs) anos, ao passo que a lista negra poder perseguir o trabalhador pelo resto de sua vida. Conclusivamente, o dano moral nasce no momento da incluso do nome do obreiro na lista negra pois ser documento confeccionado para o desprestgio e excluso da vida profissional
8 SANTOS, Antnio Jeov da Silva. Do Dano Moral. 3. ed. So Paulo : Editora Mtodo, 2001. pg. 116. 9 PEREIRA, Caio Mrio da Silva. Instituies de Direito Civil. Vol. I, 5 ed./2 tir., Rio de Janeiro: Forense, 1978, p. 77.

124

Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 13 Regio

O nexo causal se explica pois o dano moral somente foi gerado face ao animus do empregador de manter desempregado seu ex-funcionrio. Somente a ttulo de esclarecimento, para no fugir ao tema, a empresa contratante que se nega a admitir o empregado, baseada exclusivamente na lista negra tambm deve ser responsabilizada pelo ato discriminatrio por transgredir a boa-f necessria formao das relaes sociais e a confiana frustrada pois excede os limites do fim social do direito de no contratar incorrendo em conduta ilcita caracterizada pelo art. 187 do Cdigo Civil. O sindicato ou empresa que somente armazena a lista negra no pode ser responsabilizado por este ato em si. No h previso legal e multas, para que a Procuradoria Regional do Trabalho e os auditores da Delegacia Regional do Trabalho e Emprego, inibam este ato de expresso atentado organizao do trabalho. Por falar nisso tambm no h tipo legal condenando tal conduta no captulo referente aos Crimes Contra a Organizao do Trabalho, constantes no Ttulo IV do Cdigo Penal Brasileiro. Contudo, apesar de no se constituir crime nem possibilidade de ser lavrado auto de infrao, o uso da lista para os fins que possui constitui conduta ilcita. Isto dito pois o dano que o responsvel pela divulgao inflige no obreiro que est inscrito na lista inegvel. A empresa ou sindicato deliberadamente apresenta, atualiza, distribui cpias e fornece informaes dos ex-empregados como se interessado fosse na no contratao dos listados. Assim, dever ser responsabilizada a empresa ou sindicato que mantiver cadastro de no-recomendao de empregados a reparar os prejuzos morais enfrentados pelo empregado, no penoso caminho, previamente frustrado, da recolocao no mercado de trabalho, atravs da reparao civil sustentada pelo art. 186 e 927 do Cdigo Civil. 5.2. Oferecimento de informaes desabonadoras ou inverdicas: uma prtica comum e natural do ser humano a busca de informaes sobre uma pessoa com a qual ter de se relacionar. Mais comum ainda o no relacionamento profissional. Alguns especialistas em carreira profissional recomendam que o curriculum vitae do candidato a uma vaga na iniciativa privada dever conter duas a trs referncias profissionais. As pessoas relacionadas podem revelar dinamismo, experincia e boa habilidade de manter contatos. Ademais, so fontes de informao a respeito da vida profissional pregressa do concorrente expondo suas qualidades e caractersticas.

Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 13 Regio

125

Contudo, essa pesquisa normalmente no suficiente empresa selecionadora. O bom senso e o zelo empresarial a faz pesquisar o comportamento do candidato atravs de seus ex-empregadores, principalmente, os no mencionados nas entrevistas ou no oferecidos como referncia. ento nesta situao que a oportunidade da leso moral surge. Alguns ex-empregadores, nutridos pela deliberada inteno de prejudicar determinado ex-empregado, quando recebem a solicitao de informaes prestar somente informaes inverdicas ou desabonadoras fornecidas para indiretamente desaconselhar o colega empresrio da nova contratao. Em sempre citado pronunciamento, Valdir Florindo10 revela que alguns maus empregadores prestam informaes desabonadoras de seus ex-empregados para empresas onde estes buscam emprego, deixando nitidamente claro no s o objetivo em prejudic-los, impedindo futuras contrataes, mas sobretudo denegrir a imagem dos mesmos, e, ofender-lhes a honra, impedindo-os ainda de exercer seus prprios ofcios, direitos esses que trazem proteo certa na Constituio Federal. Outros chegam ao absurdo de informar, de forma tendenciosa, que o ex-empregado recebeu todas as verbas trabalhistas devidas e mesmo assim reclamou na justia direitos que no possui. Com isso, tenta-se passar a imagem de um trabalhador litigante de m-f, insinuando que a Justia do Trabalho d guarida a pretenses absurdas, e, finalmente, restringindo o direito pblico e indisponvel de ao que possui o cidado. Causando um dano similar ao provocado pela formao de listas negras, as informaes inverdicas e desmoralizantes do ex-empregado prejudicam o seu novo acesso ao mercado de trabalho no ramo para o qual se especializou e se qualificou, s custas de investimentos em dinheiro, tempo e esforo, vedando-lhe acesso a direito fundamental como complementa este autor: Essas atitudes tm causado graves prejuzos aos trabalhadores e respectivas famlias, uma vez que aqueles que se deparam com o mercado de trabalho fechado, contrariando, inclusive, a Declarao Universal dos Direitos Humanos, quando assegura que Todo homem tem direito ao trabalho, livre escolha do emprego, s condies justas e favorveis de trabalho e proteo contra o desemprego...(art. 23). Com isso, menospreza os direitos do homem, num verdadeiro desacato ao Direito Internacional.11 O empregador ao contratar o empregado assume obrigaes decorrentes do contrato individual de trabalho, sendo algumas, inclusive, obrigaes de nofazer, como as elencadas no art. .483 da CLT cuja inobservncia gera a possibilidade
10 FLORINDO, Valdir. Dano Moral e o direito do trabalho. 3 ed. ver e ampl. So Paulo: LTr, 1999, p. 64. 11 Ibid. p. 65.

126

Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 13 Regio

do empregado perquirir a resciso indireta do contrato. difcil a defesa de que as condutas omissivas do art. 483, que na realidade so medidas limitativas do poder empregatcio, no precisam mais ser observadas pelo empregador aps a extino do contrato de trabalho de modo que infringir obrigao decorrente da relao de emprego o que assim procede. Deste modo, em ateno obrigao disposta na letra e), do art. 483 da CLT, deve o empregador inibir-se de praticar atos lesivos da honra e boa fama, transmitindo de modo tico e profissional, as informaes solicitadas por outro empregador, como concorda Rodolfo Pamplona Filho defendendo que: Em casos como esses, entendemos que as informaes prestadas pelo exempregador devem buscar refletir somente aspectos profissionais do trabalhador, sem elucubraes acerca de aspectos pessoais ou ntimos do ex-empregado, notadamente no que concerne a aspectos supostamente desabonadores, que no podem ser objeto de contra-prova numa conversa telefnica entre dois empregadores.12 Conclui este excelente autor que se o ex-empregador ignorar as advertncias da lei, se pondo a denegrir a reputao profissional do ex-empregado dever reparar o dano: Logo, preciso muita cautela no fornecimento de informaes pelo ex-empregador, pois se restar comprovada a inverdade desses dados, violada estar a esfera extrapatrimonial de interesses do trabalhador, o que lhe assegura, por conseguinte, o deferimento de uma indenizao compensatria por dano moral.13 Por oportuno, vale salientar que a empresa contratante no desenvolve conduta ilcita por no admitir candidato com relao ao qual recebeu ms referncias uma vez que no ordenamento justrabalhista brasileiro no h ilegalidade na prtica de buscar informaes deste entre ex-empregadores. O Ministro Vantuil Abdala foi relator em Recurso de Revista que gerou acrdo emblemtico na discusso sobre o dano moral ocorrido na fase pscontratual por prestao de informaes desabonadoras, de colao indispensvel, seno vejamos: DANOS MORAIS - No plano trabalhista, h possibilidade de se obter a indenizao tarifria trabalhista e a indenizao civil por dano moral. A primeira indenizao est relacionada com a perda do emprego; j a segunda deriva de um ato ilcito que acarreta dano diverso da perda do emprego, pois o que se busca uma indenizao em face da violao a
12 13

PAMPLONA FILHO, Rodolfo. Op. Cit. p. 99. Id. Ibid. p. p. 99.

Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 13 Regio

127

direitos personalssimos tutelados pela ordem jurdica, podendo tal fato estar ou no relacionado de forma conexa, ou mesmo simultnea, com o ato demissional do empregado. No caso, o empregador no se comportou de maneira correta , ao contrrio, teve uma conduta ilcita, ao divulgar em rgo de comunicao de massa consideraes sobre os motivos das rescises contratuais, atribuindo aos empregados demitidos, inclusive ao reclamante, conduta desabonadora da imagem deles, alm do mais sem que comprovasse tal. Acrescente-se que no se discute se o empregador tinha ou no razo quanto aos motivos da despedida, pois no despediu o reclamante por justa causa, e assim, qualquer considerao a respeito da atuao do empregado no deveria ultrapassar o mbito empresarial, para atingir o trabalhador nas suas relaes sociais, e potencialmente dificultar a obteno de novo emprego. (TST RR 583.555/ 99.5 Ac. 2 T., Publicado em 28.06.2000. Relator Min. Vantuil Abdala).14 Neste diapaso, a empresa que fornece informaes desabonadoras da conduta de seus ex-empregados aptas a gerar-lhes dificuldades de obter novo emprego ou ascenso profissional produz dano moral trabalhista cuja reparao dever ser apreciada pela Justia do Trabalho. 6 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: DELGADO, Mauricio Godinho. Curso de Direito do Trabalho. 2. ed. So Paulo : LTr, 2003. FLORINDO, Valdir. Dano Moral e o direito do trabalho. 3 ed. ver e ampl. So Paulo : LTr, 1999. OLIVEIRA, Paulo Eduardo V. O dano pessoal no direito do trabalho So Paulo : LTr, 2002. PAMPLONA FILHO, Rodolfo. O dano moral na relao de emprego. 2. ed. rev., ampl. e atual. So Paulo : LTr, 1999. PEREIRA, Caio Mrio da Silva. Instituies de Direito Civil. Vol. I, 5 ed./2 tir., Rio de Janeiro : Forense, 1978. SANCHES, Gislene A. Dano moral e suas implicaes no direito do trabalho So Paulo : LTr, 1997. SANSEVERINO, Luisa Riva. Curso de direito do trabalho. 11 ed. So Paulo : LTr, 1976.
14

In Revista LTr, So Paulo, vol. 65, n. 05, p. 590, maio/01.

128

Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 13 Regio

SANTOS, Antnio Jeov da Silva. Do dano moral. 3. ed. So Paulo : Mtodo, 2001. SILVA, Wilson de Melo. Dano Moral e sua Reparao. 3 ed., Rio de Janeiro : Forense, 1983. STOCO, Rui. Tratado de responsabilidade civil. 6 ed. rev., atual. e ampl. So Paulo : Editora Revista dos Tribunais, 2004. TEIXEIRA, Srgio Torres. Proteo relao de emprego. So Paulo : LTr, 1998. DALAZEN, Joo Orestes. Aspectos do dano moral trabalhista. Juris Sntese. n 24, Jul/ago de 2000. PEDREIRA, Luiz de Pinho. A Reparao do Dano Moral no Direito do Trabalho. Revista LTr, So Paulo, vol. 55, p. 553, maio/91. BARROSO, Fbio Tlio. Semiologia do sindicalismo. Reflexo sobre o papel dos sindicatos em face da reestruturao da sociedade global e brasileira. Acesso em 25 de agosto de 2003. (Online) Disponvel na Internet: http:// www.mundojuridico.adv.br.

You might also like