You are on page 1of 7

PLANO DE AULA TEATRO FAIXA ETRIA 10 anos Objetivos Tomar conscincia dos cinco sentidos; Perceber a importncia dos

os sentidos no cotidiano; Apresentao - Processo de construo do texto, personagens e figurinos. Comentrio introdutrio O teatro uma das linguagens pouco trabalhadas na escola. Com alguns exerccios e textos, possvel fazer com que os alunos exercitem a criatividade e a espontaneidade. Material Uma sala vazia, lenos, instrumentos musicais, alimentos (sal, acar, chocolate, bolacha, limo, etc), pano e vrios objetos, papel e lpis. Tecidos diversos, retalhos, roupas antigas, chapus (os alunos podem e devem colaborar na arrecadao desse material). Estratgias Jogos teatrais Despertando os cinco sentidos. Criao de um texto coletivo. Escolha dos figurinos. Ensaio da cena. Apresentao. Atividades Jogo Teatral I O cego e o mudo Os alunos so divididos em duplas, um vendado, o outro amordaado. O guia deve conduzir o cego com cuidado para que no se machuque, utilizando apenas o toque. Trocam os papeis. Jogo Teatral II O andar sonoro Novamente em duplas, (de preferncia formar duplas diferentes daquelas do primeiro jogo). Um vendado, o outro com um instrumento musical deve ficar na frente do colega e se movimentar. Aquele que est vendado deve seguir o som. Trocam os papeis. Jogo Teatral III - Adivinha que gosto tem isto? A classe dividida em equipes de cinco. A equipe escolhe aquele que ter os olhos vendados, a professora d algo para degustar, o aluno deve escrever no papel o alimento que comeu. Ganha a equipe que acertar todos os alimentos. Jogo Teatral IV Adivinha o que tem aqui dentro? Continuam trabalhando em equipe (de preferncia formar novas equipes). So apresentadas caixas fechadas, apenas com um buraco para as crianas colocarem a mo e atravs do toque, descobrir qual o objeto. Ganha a equipe que acertar os objetos que estavam nas caixas.

Aps os jogos, os alunos so divididos novamente em equipes de 8. Eles iro criar uma improvisao, usando os figurinos. Cada personagem poder usar apenas quatro sentidos. Portanto, teremos personagens cegos, mudos, surdos.

Avaliao Ao final de cada jogo teatral faa uma reflexo coletiva de como cada um se sentiu privado de um sentido (dificuldades, facilidades, desconforto, medos, etc). Aps as apresentaes pedir que os alunos faam uma redao sobre o tema: Os cinco sentidos em minha vida.

PLANO DE AULA - JOGOS TEATRAIS NA ESCOLA


JOGOS TEATRAIS NA ESCOLA

1 Apresentao Este Plano de aula foi elaborado para atender a uma exigncia da Disciplina Estgio Supervisionado 2, do curso de Licenciatura em Teatro na Universidade de Braslia, tendo como suporte online a professora Elisa Teixeira e dos professores formadores Graa Veloso e Luzirene Rego.

2 Introduo Este plano de aula ser desenvolvido seguindo a corrente metodolgica, Jogo Teatral na Escola, tendo como pblico alvo os alunos do Ensino Fundamental, com idade entre 8 e 12 anos, de uma escola pblica de guas Lindas de Gois. Neste tipo de Jogo segundo Spolin (2001, apud Hartmann e Ferreira, 2010, p.50) todas as pessoas so capazes de atual no palco. As pessoas que desejarem so capazes de jogar e aprender a ter valor no palco. Assim possvel que os alunos se envolvam ativamente na atividade proposta, uma vez que sero ativamente atuantes e principalmente expectadores crticos.

3 Justificativa Shechtman (2009) afirma que a mediao pedaggica um procedimento comunicacional, conversacional, de construo de significados, cujo objetivo ampliar as possibilidades de dilogo e ampliar a negociao significativa de processos e contedos a serem trabalhados nos ambientes educacionais, bem como incentivar a construo de um saber relacional, contextual, gerado na interao professor aluno. A mediao pedaggica pressupe, dessa forma, a ao de um docente que ajuda a desenvolver no aluno a curiosidade, a motivao, a autonomia e o gosto pelo aprender. E por meio desta mediao que ser desenvolvido este plano de aula, pois desta forma os alunos participaro de maneira mais aberta para realizao do jogo. Para a realizao desta atividade faz-se necessrio saber que Jogos Teatrais so a designao dos jogos improvisacionais desenvolvidos pela diretora teatral norte-americana Viola Spolin, para fins de preparao de atores profissionais ou na utilizao do teatro para iniciantes ou mesmo nas atividades escolares. Segundo a autora no qualquer jogo que um jogo teatral, para tanto necessrio que o mesmo tenha um foco especfico, desenvolvido a partir de instrues e regras que levam o jogador a desenvolver formas da arte teatral. E em nosso caso especfico, temos a necessidade de uma maior compreenso por parte da criana do ldico, proporcionando a mesma uma maior concentrao, criatividade e interesse pela aprendizagem, logo que passa, a saber, que at nas brincadeiras poder aprender.

4 Objetivos

4.1 Objetivo Geral Perceber que so inmeras as reclamaes dos docentes quanto concentrao das crianas em seus afazeres acadmicos, desta forma este plano de aula tem por objetivo principal desenvolver habilidades que proporcione aos alunos uma maior concentrao e criatividade.

4.2 Objetivos Especficos Realizar atividades que propicie ao educando, maior agilidade no pensar, bem como no expressar destes pensamentos; Identificar os motivos que promovem a falta de concentrao dos discentes; Desenvolver atividades que envolvam os alunos e que permita aos mesmos navegar no mundo da imaginao; Estimular a concentrao dos alunos por meio do jogo teatral; Despertar o interesse pela criao de Histrias; Ampliar a capacidade da oratria, eliminando a timidez e o medo de expressar os seus pensamentos. Estimular o raciocnio em expressar a criatividade, o vocabulrio e a ateno com rapidez. Desenvolver a ateno/concentrao e a criatividade prestada aos gestos de um companheiro e a preciso de seus prprios gestos

6 Contedos Jogos teatrais; Improvisao; Respeito mtuo.

7 Metodologia Como processo metodolgico o presente plano ser realizado da seguinte forma: Em primeiro lugar irei at a sala de aula dos alunos e os levarei para outra sala com maior espao onde ser realizado o jogo teatral. Inicialmente ser feita por parte do professor mediador uma explicao de como se dar todo o processo das aulas, bem como a apresentao das regras do jogo, a fim de que todos compreendam claramente as atividades teatrais. E na oportunidade ser feita uma breve explicao sobre o que um jogo teatral para que os alunos compreendam o que esto realizando, bem como quais so os objetivos dos jogos.

8 Cronograma Em cada turma sero realizadas 2 aulas, com durao de 45 minutos, onde participaro alunos do 2 ano A, B e C, 3 ano A e B e 4 Ano A e B e 5 ano A e B.

03/11 2 ano A (2 aulas) Futebol imaginrio Duas equipes sem utilizar bola, disputam uma partida como se a tivesse jogando. O facilitador(a) juiz(a) da partida deve observar se o movimento imaginrio da bola coincide com os movimentos reais das pessoas participantes, eliminando as que cometem erros. Qualquer outro desporte coletivo pode ser praticado neste tipo de exerccio.

03/11 3 ano A (2 aulas) Fila de Cegos Duas filas. Faz-se uma fila de pessoas com os olhos fechados, esta procura sentir, com as mos, o rosto e as mos das pessoas da outra fila (que estaro de olhos abertos) cada qual os do ator que est na sua frente. Depois os atores separam-se e os cegos tentaro descobrir, tocando nos rosto e as mos de todos, qual o ator que estava na sua frente.

03/11 4 ano A (1 aula) Hipnotismo Um participante pe a mo a poucos centmetros da cara de outro e este fica como que hipnotizado, devendo manter a cara sempre mesma distncia da mo do hipnotizador. Este inicia uma srie de movimentos com a mo, para cima e para baixo, fazendo com que o companheiro faa com o corpo todas as contores possveis a fim de manter a mesma distncia. A mo hipnotizadora pode mudar, para fazer, por exemplo, com que o ator hipnotizado seja forado a passar por entre as pernas do hipnotizador.

04/11 2 ano B (2 aulas) Reconhecimento do espao Andar pelo espao o maior homem do mundo o menor homem do mundo.

Jogo de Descobrir Nveis de Movimentos (alto, mdio, baixo). A dividir o espao em trs nveis, em relao altura do corpo, este pode situar-se num nvel alto, mdio e baixo. Solicitar aos participantes que faam poses ocupando esses trs nveis de movimentos e a passar de um outro atravs de estmulos musicais ou batidas de palma (comandos): lentos. Rpidos. Deve-se a princpio, o facilitador, designar/ilustrar e/ou conceituar os nveis de movimentos (alto, mdio e baixo). Observar o comando dado pelo facilitador ao passar de um nvel de movimento a outro. O executante deve perpassar entre os trs nveis atravs de estmulos.

04/11 3 ano B (2 aulas) Exerccio de Espao de Movimentos Todos em crculo. Ao centro, um executante voluntrio realiza (cria e faz) varias aes fsicas em trs nveis de movimento (alto mdio e baixo). Enquanto, todos os demais participantes repetem as aes, (recriam, imitam). Ao terminar sua ao em ltimo nvel; o executante deve procurar e olhar para uma pessoa escolhida do crculo e encaminh-la pelo o olhar ao centro de todos. O/a escolhida procede com a mesma ao. At que todo o grupo seja envolvido pelas aes executadas individuais ou, coletivamente. Pede-se aos participantes que formem um crculo. Designa-se quem deve comear. O voluntrio vai ao centro realiza (cria e faz) uma ao fsica. Enquanto, todos os demais observam os participantes repetem (imitam). Podem-se executar tais aes de movimentos extrados do imaginrio do executante etc, preferencialmente, movimentos do dia-a-dia. Deve-se a princpio, designar/ilustrar os nveis de movimentos (alto, mdio e baixo). O tempo de movimentos para quem comanda, deve ser moderado, para quem o imite - consiga acompanhar o ritmo das aes. Ao terminar sua ao em ltimo nvel; o executante deve procurar e olhar para uma pessoa escolhida do crculo e encaminh-la pelo o olhar ao centro de todos. O/a escolhida procede com a mesma ao. At que todo o grupo seja envolvido pelas aes executadas individuais ou, coletivamente. No se deve procurar repetir a participao de membros no jogo. Todos devem participar, espontaneamente 04/11 4 ano A (1 aula) e 05/11 4 ano B (1 aula) - Espelho Corporal

Em dupla/frente a frente, um comanda moderadamente, os movimentos em espaos (livre) e a perpassar os trs nveis: alto, mdio e baixo, enquanto o outro participante, que recebe o comando, reflete em movimentos (imita seus gestos). No decorrer da ao, muda-se de comando e/ou de duplas. O facilitador observa o grupo/as duplas aps esclarecer regras e supostas dvidas ou de evidenciar nveis de movimentos/tempo,etc. Designam-se as duplas. Em seguida, um comandante para os movimentos. importante executar tais aes de movimentos extrados do imaginrio do executante, preferencialmente, movimentos do dia-a-dia. Deve-se a princpio, designar/ilustrar os nveis de movimentos (alto, mdio e baixo). O tempo de movimentos para quem comanda, deve ser moderado, para quem o imite - consiga acompanhar o ritmo das aes. Com o tempo, caso a dupla esteja afinada, o ritmo de aes pode variar de fluncia e mudar de participantes mas a permanecer em duplas. Tambm se for preciso, o facilitador explanar ao grupo, de forma breve, o conceito de nveis de Espao de Movimentos (pessoal/ parcial/ total e social).

05/11 5 ano A (2 aulas) e 06/11 5 ano B (2 aulas) Jogo de Atitudes A partir de uma posio neutra (confortvel, braos ao longo do corpo, etc) de descontrao, qual deve sempre o participante regressar; o grupo ter de reagir aos comandos do facilitador (sob a forma de um a s palavra, ou frase extrada de um jornal, de uma histria contada, de um texto (dilogo) teatral, de uma msica, ou simplesmente inventada). Os participantes devero ficar imveis numa figura/pose coletiva at receber a ordem de voltar posio neutra. Exemplos de comandos: magia, silncio, feitio, espera, brincadeira, msica, tempestade, velhice, fome, medo, despertar, vaidade, trecho de uma pea. O grupo ter de reagir aos comandos do facilitador. Os participantes devero ficar imveis numa figura/pose coletiva at receber a ordem de voltar posio neutra.

05/11 2 ano C (2 aulas) Amor, dio, amor Dividir o grupo em duplas. A dupla dever esboar sentimentos de amor recproco. O sentimento dever ser expresso falando nmeros 12, 33, 44. O sentimento vai aumentando, at que o mediador (a) da atividade indicar que este deve se transformar aos poucos em dio, sendo expresso atravs de nmeros tambm. Ao se atingir o grau mximo do sentimento, retornar a demonstrao de amor pelo (a) companheiro (a). Aps fazer um bate papo para trocar as experincias.

06/11 4 ano B (1 aula) Imagem do grupo escultura Em dupla. Cada um, utilizando a outra pessoa, faz uma escultura que pretende refletir a sua opinio acerca das relaes do grupo. Aquilo que permanecer constante em todas as esculturas ser uma espcie de superobjetividade. Pode-se escolher, cada vez que se faa o exerccio uma pessoa para ficar em evidncia, volta do qual ficar o restante do grupo. A pessoa em evidncia sentir-se- na posio de cada um de seus companheiros, assumindo a posio deles em cada escultura.

9 Recursos

9.1 Recursos fsicos Sala de aula ampla e vazia.

9.2 Recursos humanos Professor; Alunos do 4 ano do Ensino Fundamental.

10 Avaliao Avaliao um fator indispensvel em qualquer atividade humana e neste caso especfico a mesma tem por finalidade, mostrar as crianas o quanto aprenderam ou no com o desenvolver destes jogos teatrais, e finalmente ser realizada uma conversa com os alunos sobre as atividades que realizaram.

REFERNCIAS

HARTMANN, Luciana; FERREIRA, Tas. Mdulo 16: Histria da arte-educao para licenciatura em teatro. Braslia: Esto Grfica LTDA, 2010.

LEONN, Lcio. JOGOS dramticos e teatrais-(conceito: Ao (espao/tempo)): SUGESTES DE ATIVIDADES via Projeto de Teatro Aplicado. Disponvel em http://notasdator.blogspot.com/2009/10/jogos-dramaticos-e-teatrais-conceito.html, acessado em 04 de nov. de 2010. ALMEIDA, Bianca Miranda de; SILVA, Daniela da. Oficina de Jogos teatrais. Oficina Cescar 26/05/2007. Disponvel em http://www.cdcc.sc.usp.br/CESCAR/Conteudos/26-0507/Oficina_Jogos_Teatrais.pdf, acessado em 04 de nov. de 2010. SHECHTMAN, S. Mediao Pedaggica em ambientes virtuais de aprendizagem a partir da complexidade e do pensamento ecossistmico. Dissertao de Mestrado. Universidade Catlica de Braslia, Braslia, 2009.

You might also like