You are on page 1of 31

Administrao Pblica p/ Receita Federal Teoria e Questes comentadas da ESAF Profs.

Srgio Mendes e Rodrigo Renn Aula 12

AULA 12: Elaborao, Gesto e Avaliao Anual do PPA.


SUMRIO Apresentao do tema 1. Do Planejamento Governamental e do Plano Plurianual 2. Da Estrutura e Organizao do Plano 3. Da Integrao com os Oramentos da Unio 4. Da Gesto do Plano 5. Disposies Gerais Questes Inditas Memento (resumo) Lista das questes comentadas nesta aula Gabarito PGINA 1 3 6 12 13 16 18 25 28 31

Ol amigos! Como bom estar aqui! A ESAF retificou o edital AFRFB/2012, como eu previ desde a aula demonstrativa. Retirou um Decreto que j foi revogado. Foi mantido o tema Elaborao, Gesto e Avaliao Anual do PPA. Estudaremos nesta aula tal tema por meio da Lei 12.593/2012. a recente Lei do PPA 2012-2015. O Decreto de Gesto desse mesmo PPA no foi publicado at o dia do lanamento do edital. Menos coisa para ns estudarmos! Assim, pode esquecer a Lei 11.653/2008 e seu Decreto 6.601/2008, que estavam previstos no ltimo edital para Auditor Fiscal (aps a retificao, pois na primeira verso do ltimo edital eram Leis e Decretos ainda mais antigos, de 2004, o que foi corrigido por meio de uma retificao). Tais normas versavam sobre o PPA 2008-2011.

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

1 de 31

Administrao Pblica p/ Receita Federal Teoria e Questes comentadas da ESAF Profs. Srgio Mendes e Rodrigo Renn Aula 12 Aproveito a oportunidade para informar sobre o lanamento da 3 edio do meu livro: Administrao Financeira e Oramentria, Teoria e Questes, Srgio Mendes, Editora Mtodo. Informo que o livro j est disponvel nas melhores livrarias de todo o pas.

E vamos comear nossa aula!

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

2 de 31

Administrao Pblica p/ Receita Federal Teoria e Questes comentadas da ESAF Profs. Srgio Mendes e Rodrigo Renn Aula 12 1. DO PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL E DO PLANO PLURIANUAL Cabe ao Plano Plurianual estabelecer, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de durao continuada, conforme disposto no art. 165 da Constituio Federal de 1988, o que confere ao PPA papel central no processo de planejamento do Governo Federal. Esse papel reforado, ainda, pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que d destaque ao planejada de governo e compatibilizao dos oramentos com a Lei de Diretrizes Oramentrias e o Plano Plurianual. A partir da nova estrutura proposta, a elaborao do PPA foi orientada pelos seguintes princpios: participao social como importante instrumento de interao entre o Estado e o cidado com vistas efetividade das polticas pblicas; incorporao da dimenso territorial na orientao da alocao dos investimentos; valorizao do conhecimento sobre as polticas pblicas na elaborao dos Programas Temticos; foco na execuo das polticas pblicas, reforando a necessidade de realizar as Iniciativas definidas no Plano; estabelecimento de parcerias com os estados, os municpios, a iniciativa privada e a sociedade civil, visando unio de esforos para o alcance de objetivos comuns; foco na efetividade, entendida como desempenho quanto transformao de uma realidade, que aponta mudanas socioeconmicas, ambientais ou institucionais necessrias e que devero decorrer das polticas pblicas; foco na eficcia, relacionada com a dimenso ttica do Plano, entendida como a incorporao de novos valores s polticas pblicas e a entrega de bens e servios ao pblico correto, de forma adequada, no tempo e no lugar apropriados; aperfeioamento das diretrizes para uma alocao oramentria mais eficiente e na priorizao dos investimentos. As Orientaes para Elaborao do Plano Plurianual 2012-2015 expressam a introduo de alteraes significativas na estrutura adotada pelos ltimos trs planos plurianuais do Governo Federal. O sentido geral das mudanas o da busca por um carter mais estratgico para o plano, criando condies efetivas para a formulao, a gesto e a implementao das polticas pblicas. Alm disso, a nova estrutura define os espaos de atuao do Plano e do Oramento, e qualifica a comunicao com a sociedade. Vamos tratar nesse tpico das principais mudanas, tomando como base as referidas orientaes da Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratgicos SPI do Ministrio do Planejamento.
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

3 de 31

Administrao Pblica p/ Receita Federal Teoria e Questes comentadas da ESAF Profs. Srgio Mendes e Rodrigo Renn Aula 12 Trataremos tambm da Lei 12.593, de 18 de janeiro de 2012, a qual institui o Plano Plurianual da Unio para o perodo de 2012 a 2015 - PPA 2012-2015, em cumprimento ao disposto no 1 do art. 165 da Constituio Federal (art.1). Assim, institui e dispe sobre o Plano Plurianual para o quadrinio 2012-2015, organizando a atuao governamental em Programas orientados para o alcance dos objetivos estratgicos definidos para o perodo do Plano. Alm de estabelecer os objetivos e metas para um perodo de quatro anos, o PPA tambm instrumento de organizao da ao governamental visando melhorar o desempenho gerencial da Administrao Pblica e contribuir para a consecuo das prioridades de governo. papel do plano, alm de declarar as escolhas do Governo e da sociedade, indicar os meios para a implementao das polticas pblicas, bem como orientar taticamente a ao do Estado para a consecuo dos objetivos pretendidos. Nesse sentido, o plano estrutura-se nas seguintes dimenses: Dimenso estratgica: a orientao estratgica que tem como base os macrodesafios e a viso de longo prazo do Governo Federal. Dimenso ttica: define caminhos exequveis para o alcance dos objetivos e das transformaes definidas na dimenso estratgica, considerando as variveis inerentes poltica pblica tratada. Vincula os programas temticos para consecuo dos objetivos assumidos, estes materializados pelas iniciativas expressas no plano. Dimenso operacional: relaciona-se com o desempenho da ao governamental no nvel da eficincia e especialmente tratada no oramento. Busca a otimizao na aplicao dos recursos disponveis e a qualidade dos produtos entregues. O PPA 2012-2015 trata essas dimenses conforme ilustrado na figura a seguir, com suas principais categorias, descritas na sequncia:

Fonte: Orientaes para Elaborao do PPA 2012-2015

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

4 de 31

Administrao Pblica p/ Receita Federal Teoria e Questes comentadas da ESAF Profs. Srgio Mendes e Rodrigo Renn Aula 12 Na Lei 12.593/2012, o planejamento governamental a atividade que, a partir de diagnsticos e estudos prospectivos, orienta as escolhas de polticas pblicas (art.2). De acordo com LOPES (1990), o planejamento governamental seria um mtodo coerente e compreensivo de formao e implementao de diretrizes, atravs de um controle central de vastas redes de rgos e instituies interdependentes, viabilizados por conhecimentos cientficos e metodolgicos. No PPA 2012-2015, tal controle central exercido pelo Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto, o qual cabe definir os prazos, as diretrizes e as orientaes tcnicas complementares para a gesto do PPA 2012-2015 (art. 12, pargrafo nico). O PPA 2012-2015 instrumento de planejamento governamental que define diretrizes, objetivos e metas com o propsito de viabilizar a implementao e a gesto das polticas pblicas, orientar a definio de prioridades e auxiliar na promoo do desenvolvimento sustentvel (art.3).

O planejamento governamental a atividade que, a partir de diagnsticos e estudos prospectivos, orienta as escolhas de polticas pblicas. O PPA 2012-2015 instrumento de planejamento governamental que define diretrizes, objetivos e metas com o propsito de viabilizar a implementao e a gesto das polticas pblicas, orientar a definio de prioridades e auxiliar na promoo do desenvolvimento sustentvel.

O PPA 2012-2015 ter como diretrizes (art.4): I - a garantia dos direitos humanos com reduo das desigualdades sociais, regionais, tnico-raciais e de gnero; II - a ampliao da participao social; III - a promoo da sustentabilidade ambiental; IV - a valorizao da diversidade cultural e da identidade nacional; V - a excelncia na gesto para garantir o provimento de bens e servios sociedade; VI - a garantia da soberania nacional; VII - o aumento da eficincia dos gastos pblicos; VIII - o crescimento econmico sustentvel; e IX - o estmulo e a valorizao da educao, da cincia e da tecnologia.

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

5 de 31

Administrao Pblica p/ Receita Federal Teoria e Questes comentadas da ESAF Profs. Srgio Mendes e Rodrigo Renn Aula 12 2. DA ESTRUTURA E ORGANIZAO DO PLANO O PPA 2012-2015 reflete as polticas pblicas e organiza a atuao governamental por meio de Programas Temticos e de Gesto, Manuteno e Servios ao Estado, assim definidos (art. 5): I - Programa Temtico: que expressa e orienta a ao governamental para a entrega de bens e servios sociedade; e II - Programa de Gesto, Manuteno e Servios ao Estado: que expressa e orienta as aes destinadas ao apoio, gesto e manuteno da atuao governamental. No integram o PPA 2012-2015 os programas destinados exclusivamente a operaes especiais. So aquelas despesas que no contribuem para a manuteno, expanso ou aperfeioamento das aes de governo, das quais no resulta um produto e no geram contraprestao direta sob a forma de bens ou servios.

Operaes Especiais
No integram o PPA os programas destinados exclusivamente a operaes especiais

2.1

Programa Temtico

2.1.1 Consideraes Iniciais O Programa Temtico retrata no Plano Plurianual a agenda de governo organizada pelos Temas das Polticas Pblicas e orienta a ao governamental. Sua abrangncia deve ser a necessria para representar os desafios e organizar a gesto, o monitoramento, a avaliao, as transversalidades, as multissetorialidades e a territorialidade. O programa temtico se desdobra em objetivos e iniciativas. Para a construo de um programa temtico, faz-se necessria a compreenso da lgica de organizao estabelecida para a atuao do Governo Federal, a qual se d pelos macrodesafios. A cada macrodesafio ser associado um conjunto de programas temticos. O programa temtico articula um conjunto de objetivos afins, permite uma agregao de iniciativas governamentais mais aderentes gesto pblica e, desse modo, aprimora a coordenao das aes de governo. Alm disso, incorpora os desafios governamentais e justifica a ao do governo por meio de aes consideradas determinantes para o desenvolvimento do Pas. Portanto, deve ser analisado em sua integralidade e complexidade, bem como nas interfaces com outros programas. Exemplos: energia eltrica, educao superior, agricultura irrigada etc.
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

6 de 31

Administrao Pblica p/ Receita Federal Teoria e Questes comentadas da ESAF Profs. Srgio Mendes e Rodrigo Renn Aula 12 2.1.2 Objetivo Na Lei do PPA: Art. 6 O Programa Temtico composto por Objetivos, Indicadores, Valor Global e Valor de Referncia. 1 O Objetivo expressa o que deve ser feito, reflete as situaes a serem alteradas pela implementao de um conjunto de Iniciativas e tem como atributos: I - rgo Responsvel: rgo cujas atribuies mais contribuem para a implementao do Objetivo; II - Meta: medida do alcance do Objetivo, podendo ser de natureza quantitativa ou qualitativa; e III - Iniciativa: atributo que declara as entregas de bens e servios sociedade, resultantes da coordenao de aes governamentais, decorrentes ou no do oramento. Cada programa temtico composto por um ou mais objetivos que devem expressar as escolhas do governo para a implementao de determinada poltica pblica. Espera-se, com esse conceito, que o objetivo no seja apenas uma declarao descomprometida com as solues. Relacionar o planejar ao fazer significa, justamente, entregar um plano que oferea elementos capazes de subsidiar a implementao das polticas com vistas a orientar a ao governamental. O objetivo apresenta as seguintes caractersticas: Define a escolha para a implementao da poltica pblica desejada, levando em conta aspectos polticos, sociais, econmicos, institucionais, tecnolgicos, legais e ambientais. Para tanto, a elaborao do objetivo requer o conhecimento aprofundado do respectivo tema, bem como do contexto em que as polticas pblicas a ele relacionadas so desenvolvidas. Orienta taticamente a ao do Estado no intuito de garantir a entrega sociedade dos bens e servios necessrios para o alcance das metas estipuladas. Tal orientao passa por uma declarao objetiva, por uma caracterizao sucinta, porm completa, e pelo tratamento no territrio, considerando suas especificidades. Expressa um resultado transformador da situao atual em que se encontra um determinado tema. exequvel. O objetivo deve estabelecer metas factveis e realistas para o governo e a sociedade no perodo de vigncia do plano, considerando a conjuntura econmica, poltica e social existente. Pretende-se, com isso, evitar declaraes genricas que no representem desafios, bem como a assuno de compromissos inatingveis. Define iniciativas. O objetivo define iniciativas que declaram aquilo que deve ser ofertado na forma de bens e servios ou pela incorporao de novos valores poltica pblica, considerando como organizar os agentes e os instrumentos que a materializam.
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

7 de 31

Administrao Pblica p/ Receita Federal Teoria e Questes comentadas da ESAF Profs. Srgio Mendes e Rodrigo Renn Aula 12 Declara as informaes necessrias para a eficcia da ao governamental (o que fazer, como fazer, em qual lugar, quando), alm de indicar os impactos esperados na sociedade (para qu). Exemplos: programa energia eltrica. Objetivo 1: aproveitar o potencial de gerao de energia eltrica a partir da fonte hdrica, de forma a ofertar grande quantidade de energia eltrica a baixos preos. Objetivo 2: expandir a utilizao das fontes trmicas para gerao de energia eltrica, contribuindo para o equilbrio e para a diversificao da matriz eltrica brasileira. 2.1.3 Iniciativa A iniciativa declara as entregas sociedade de bens e servios, resultantes da coordenao de aes oramentrias e outras: aes institucionais e normativas, bem como da pactuao entre entes federados, entre Estado e sociedade e da integrao de polticas pblicas. A iniciativa um atributo do programa temtico que norteia a atuao governamental e estabelece um elo entre o plano e o oramento. As aes oramentrias so criadas a partir das iniciativas. Para cada iniciativa podem corresponder uma ou mais aes oramentrias. Da mesma forma, pode haver mais de uma iniciativa por objetivo. A iniciativa no se restringe a aes oramentrias. possvel que o financiamento se d por outras fontes. Alm das formas de financiamento, as iniciativas consideram tambm como as polticas organizam os agentes e instrumentos que a materializam (dimenso associada gesto, relao federativa, relao pblico-privada, critrios de adeso, condicionantes, priorizaes, mecanismos de seleo e identificao). A iniciativa se associa a duas dimenses: as fontes de financiamento (oramento e outras fontes) e as formas de gesto e implementao. Exemplo: programa temtico energia eltrica: Objetivo 1: Aproveitar o potencial de gerao de energia eltrica a partir da fonte hdrica, de forma a ofertar grande quantidade de energia eltrica a baixos preos. Iniciativas: (1) implantao de usinas hidreltricas; (2) implantao de pequenas centrais hidreltricas; (3) implantao da usina hidreltrica Jirau. 2.1.4 Atributos So atributos do programa temtico: cdigo (gerado pelo SIOP, deve ser idntico no PPA e na LOA); ttulo (nome do programa); contextualizao; indicador, valor global (valor para o ano de 2012 e o consolidado para o perodo restante 2013 a 2015) e valor de referncia para a individualizao
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

8 de 31

Administrao Pblica p/ Receita Federal Teoria e Questes comentadas da ESAF Profs. Srgio Mendes e Rodrigo Renn Aula 12 de projetos como iniciativas. O Indicador uma referncia que permite identificar e aferir, periodicamente, aspectos relacionados a um Programa, auxiliando o seu monitoramento e avaliao. O Valor Global uma estimativa dos recursos oramentrios, necessrios consecuo dos Objetivos, segregadas as esferas Fiscal e da Seguridade da esfera de Investimento das Empresas Estatais, com as respectivas categorias econmicas, e dos recursos de outras fontes (art. 6, 2 e 3). O Valor de Referncia um parmetro financeiro, estabelecido por Programa Temtico, especificado pelas esferas Fiscal e da Seguridade e pela esfera de Investimento das Empresas Estatais, que permitir identificar, no PPA 20122015, empreendimento, quando seu custo total superar aquele valor (art. 6, 4).
Indicador: referncia que permite identificar e aferir, periodicamente, aspectos relacionados a um Programa, auxiliando o seu monitoramento e avaliao. Valor Global: estimativa dos recursos oramentrios. Valor de Referncia: parmetro financeiro que permitir identificar empreendimento, quando seu custo total superar aquele valor.

Indicador Valor Global Valor de Referncia

Vale destacar o valor de referncia para a individualizao de projetos como iniciativas. Esse atributo apresenta uma grande diferena em relao ao modelo anterior do PPA. Trata-se dos valores estipulados por programa temtico e a partir dos quais os projetos sero individualizados no PPA como iniciativas. Na Lei do PPA, o assunto est dentro do Captulo que trata da integrao com os oramentos da unio, mas mais didtico estud-lo agora: Art. 10. Os empreendimentos plurianuais cujo Valor Global estimado seja igual ou superior ao Valor de Referncia so caracterizados de Grande Porte e devero ser expressos no PPA 2012-2015 como Iniciativas. 1 O Empreendimento de Grande Porte poder ser desdobrado nas leis oramentrias em mais de uma ao, para expressar sua regionalizao ou seus segmentos. 2 A obrigatoriedade de individualizao no PPA 2012-2015 de Iniciativa de que trata o caput no se aplica aos Empreendimentos de Grande Porte financiados com recursos provenientes de transferncias da Unio a Estados, Distrito Federal e Municpios. 3 O Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto poder regulamentar critrios adicionais para individualizao de Iniciativas de que trata o caput deste artigo.
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

9 de 31

Administrao Pblica p/ Receita Federal Teoria e Questes comentadas da ESAF Profs. Srgio Mendes e Rodrigo Renn Aula 12

Os empreendimentos plurianuais cujo Valor Global estimado seja igual ou superior ao Valor de Referncia so caracterizados de Grande Porte e devero ser expressos no PPA 2012-2015 como Iniciativas. Esses valores sero definidos pelo Ministrio do Planejamento em conjunto com os ministrios afetos ao programa temtico e devem permitir identificar os projetos de maior relevncia para cada programa temtico e contribuir para o monitoramento, para a avaliao e para a gesto do plano. No PPA anterior, de 2008 a 2011, a partir de determinado valor, padronizado para todos os programas, a ao deveria ser individualizada. A variao de valor levava em considerao apenas o fato da ao pertencer ao Oramento Fiscal e da Seguridade Social ou ao Oramento de Investimento das Estatais. No PPA 2012-2015, a individualizao no tem valores gerais padronizados, sendo definido para cada programa, que deve ser capaz de traduzir a relevncia dos projetos do programa temtico de forma a explicit-los no PPA. Por exemplo, um valor que pode ser considerado relevante para o Programa Ensino Superior pode ser considerado baixo para o Programa Energia Eltrica. No modelo anterior, a individualizao por valores relevantes era apenas por Ao. No PPA atual por iniciativa, portanto, um nvel acima da ao.
No PPA 2012-2015, a individualizao no tem valores gerais padronizados, sendo definido para cada programa, que deve ser capaz de traduzir a relevncia dos projetos do programa temtico de forma a explicit-los no PPA.

Valor de referncia para a individualizao de projetos como iniciativas

O valor de referncia para individualizao de projetos como iniciativas ser especificado por esferas oramentrias e outras fontes. Os projetos que apresentarem valor total, independentemente do perodo do plano, igual ou superior ao valor de referncia, sero destacados no plano como iniciativas. Os demais projetos, com valor inferior a esse corte, devero estar vinculados a outras iniciativas de forma agregada. Vamos utilizar o exemplo do tpico anterior. Programa temtico energia eltrica: Objetivo 1: Aproveitar o potencial de gerao de energia eltrica a partir da fonte hdrica, de forma a ofertar grande quantidade de energia eltrica a baixos preos. Iniciativas: (1) implantao de usinas hidreltricas; (2) implantao de
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

10 de 31

Administrao Pblica p/ Receita Federal Teoria e Questes comentadas da ESAF Profs. Srgio Mendes e Rodrigo Renn Aula 12 pequenas centrais hidreltricas; e (3) implantao da usina hidreltrica Jirau. A iniciativa nmero 3 exemplo de projeto que apresenta custo total superior ao valor de referncia para individualizao de projetos como iniciativas do programa temtico energia eltrica. Assim, a implantao da usina hidreltrica Jirau no pode estar abrangida pela iniciativa nmero 1, constituindo iniciativa prpria. 2.2 Programa de Gesto, Manuteno e Servios ao Estado Os programas de gesto, manuteno e servios ao Estado so instrumentos do plano que classificam um conjunto de aes destinadas ao apoio, gesto e manuteno da atuao governamental, bem como as aes no tratadas nos programas temticos por meio de suas iniciativas. Com o intuito de subsidiar a alocao oramentria, o PPA estimar o valor dos programas de gesto, manuteno e servios ao Estado para o perodo 20122015. Contudo, a exemplo dos programas temticos, as aes relacionadas sero detalhadas somente na LOA. Cada rgo ter um programa dessa natureza. Exemplos: programa de gesto e manuteno da sade, da educao, das comunicaes, entre outros. Assim como o programa temtico, o programa de gesto, manuteno e servios ao Estado somente ser includo, excludo e modificado por lei de alterao do PPA. Ressalta-se que esses programas no possuem objetivos e iniciativas. Tm como atributos apenas o cdigo, o ttulo e o valor global (valor para o ano de 2012 e o consolidado para o perodo restante 2013 a 2015).

CONCEITOS DO PPA 2012-2015

Programas temticos: retratam no PPA a agenda de governo organizada pelos Temas das Polticas Pblicas e orienta a ao governamental. Sua abrangncia deve ser a necessria para representar os desafios e organizar a gesto, o monitoramento, a avaliao, as transversalidades, as multissetorialidades e a territorialidade. O programa temtico se desdobra em objetivos e iniciativas. Objetivos: expressam o que deve ser feito, refletindo as situaes a serem alteradas pela implementao de um conjunto de iniciativas, com desdobramento no territrio. Iniciativas: declaram as entregas sociedade de bens e servios, resultantes da coordenao de aes oramentrias e outras: aes institucionais e normativas, bem como da pactuao entre entes federados, entre Estado e sociedade e da integrao de polticas pblicas.

Programas de gesto, manuteno e servios ao Estado: so instrumentos do plano que classificam um conjunto de aes destinadas ao apoio, gesto e manuteno da atuao governamental, bem como as aes no tratadas nos programas temticos por meio de suas iniciativas. Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

11 de 31

Administrao Pblica p/ Receita Federal Teoria e Questes comentadas da ESAF Profs. Srgio Mendes e Rodrigo Renn Aula 12 Integram o PPA 2012-2015 os seguintes anexos (art. 7): I - Anexo I - Programas Temticos; II - Anexo II - Programas de Gesto, Manuteno e Servios ao Estado; e III - Anexo III - Empreendimentos Individualizados como Iniciativas. 3. DA INTEGRAO COM OS ORAMENTOS DA UNIO Os Programas constantes do PPA 2012-2015 estaro expressos nas leis oramentrias anuais e nas leis de crdito adicional. J as aes oramentrias sero discriminadas exclusivamente nas leis oramentrias anuais. As vinculaes entre aes oramentrias e Iniciativas constaro nas leis oramentrias anuais (art. 8).
Assim, a partir do novo PPA, a ao torna-se uma categoria exclusiva dos oramentos. Com isso, define-se uma relao de complementaridade entre os instrumentos, sem prejuzo integrao. O plano tem como foco a organizao da ao de governo nos nveis estratgico e ttico, e o oramento responde pela organizao no nvel operacional.

Ao torna-se exclusiva da LOA

Busca-se, tambm, maior versatilidade das categorias a partir das quais o plano organizado. Isso possibilita a explicitao da diversidade dos arranjos empregados para a materializao das polticas pblicas, como mecanismos de identificao, priorizao e seleo de beneficirios e de organizao das relaes entre os entes federados e entre as esferas pblica e privada. Outra consequncia positiva dessa versatilidade o estabelecimento de condies para um melhor tratamento da multissetorialidade que caracteriza diversas polticas, assim como da organizao das mesmas a partir dos diferentes recortes territoriais possveis. A integrao das aes oramentrias com o PPA retratada na figura a seguir:

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

12 de 31

Administrao Pblica p/ Receita Federal Teoria e Questes comentadas da ESAF Profs. Srgio Mendes e Rodrigo Renn Aula 12

Fonte: MTO

Ainda: O Valor Global dos Programas, as Metas e os enunciados dos Objetivos no so limites programao e execuo das despesas expressas nas leis oramentrias e nas leis de crdito adicional (art.9). Os oramentos anuais, compatibilizados com o PPA 2012-2015 e com as respectivas leis de diretrizes oramentrias, sero orientados pelas diretrizes expressas no art. 4 para o alcance dos Objetivos constantes deste Plano (art.11). 4. DA GESTO DO PLANO 4.1 Aspectos Gerais A gesto do PPA 2012-2015 consiste na articulao dos meios necessrios para viabilizar a consecuo das suas metas, sobretudo, para a garantia de acesso dos segmentos populacionais mais vulnerveis s polticas pblicas, e busca o aperfeioamento (art. 12): I - dos mecanismos de implementao e integrao das polticas pblicas; II - dos critrios de regionalizao das polticas pblicas; e III - dos mecanismos de monitoramento, avaliao e reviso do PPA 20122015.
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

13 de 31

Administrao Pblica p/ Receita Federal Teoria e Questes comentadas da ESAF Profs. Srgio Mendes e Rodrigo Renn Aula 12 A gesto do PPA 2012-2015 observar os princpios da publicidade, eficincia, impessoalidade, economicidade e efetividade e compreender a implementao, o monitoramento, a avaliao e a reviso dos Programas, Objetivos e Iniciativas (art. 13).

A gesto do PPA 2012-2015 observar os princpios da publicidade, eficincia, impessoalidade, economicidade e efetividade e compreender a implementao, o monitoramento, a avaliao e a reviso dos Programas, Objetivos e Iniciativas.

O princpio da publicidade dispe que a Administrao Pblica tem o dever de tornar pblicos os seus atos, ressalvadas as hipteses de sigilo previstas em lei. A eficincia denotaria competncia para se produzir resultados com dispndio mnimo de recursos e esforos. A impessoalidade determina que o agente pblico deva visar o interesse pblico, vedando atos que beneficiem ou prejudiquem algum. A economicidade considera a relao custo/benefcio da despesa pblica, ou seja, se o gasto foi realizado com minimizao dos custos e sem comprometimento dos padres de qualidade. Finalmente, a efetividade definida como a capacidade de se transformar uma realidade a partir do objetivo estabelecido e sua continuidade ao longo do tempo. O Poder Executivo manter sistema de informaes para apoio gesto do Plano, que ser atualizado permanentemente e abranger a execuo financeira dos Programas e Iniciativas, o alcance das metas e o acompanhamento dos indicadores, bem como disponibilizar de forma estruturada e organizada na Internet informao sobre a implementao e o acompanhamento do PPA 2012-2015, e, de forma consolidada, anualmente (art. 14). O Poder Executivo encaminhar ao Congresso Nacional relatrio anual de avaliao do Plano, que conter (art. 15): I - avaliao do comportamento das variveis macroeconmicas que embasaram a elaborao do Plano, explicitando, se for o caso, as razes das discrepncias verificadas entre os valores previstos e os realizados; II - situao, por Programa, dos Indicadores, Objetivos e Metas; III - execuo financeira das Iniciativas. 4.2 Do Monitoramento e Avaliao O monitoramento do PPA 2012-2015 atividade estruturada a partir da implementao de cada Programa, e orientada para o alcance das metas prioritrias da administrao pblica federal. J a avaliao consiste na anlise das polticas pblicas e dos Programas com seus respectivos atributos,
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

14 de 31

Administrao Pblica p/ Receita Federal Teoria e Questes comentadas da ESAF Profs. Srgio Mendes e Rodrigo Renn Aula 12 fornecendo subsdios para eventuais implementao (arts. 16 e 17). ajustes em sua formulao e

O monitoramento atividade estruturada a partir da implementao de cada Programa, e orientada para o alcance das metas prioritrias da administrao pblica federal. J a avaliao consiste na anlise das polticas pblicas e dos Programas com seus respectivos atributos, fornecendo subsdios para eventuais ajustes em sua formulao e implementao.

Monitoramento Avaliao

H um grande nmero de modelos e tcnicas que podem ser utilizados pelos avaliadores, que variam em funo das caractersticas do programa, dos propsitos da avaliao, das expectativas dos interessados, do nvel de suporte institucional e da disponibilidade de recursos para a sua realizao. A avaliao pode ser tipificada em razo do seu propsito, o qual pode abranger os aspectos da formulao, do desenho, da coleta de informao, da interpretao de dados, da comunicao e da utilizao. Optou-se, dessa forma, pela classificao em funo das caractersticas da avaliao: Quanto ao objeto, a avaliao pode ser caracterizada como: de processo: relativa identificao dos aspectos da implementao (insumos, processos e produtos) que podem gerar ganhos ou perdas no atendimento s metas das aes do programa junto ao seu pblico-alvo; de resultados: relativa ao nvel de transformao da situao a qual o programa se prope a modificar. Expressa o grau em que os objetivos do programa foram alcanados; e de impacto: que busca conhecer os efeitos produzidos pelo programa em algum(uns) aspecto(s) da realidade afetada pela sua existncia, geralmente relacionando-se a resultados de mdio e longo prazo e visa identificao, compreenso e explicao das mudanas nas variveis e nos fatores relacionados efetividade do programa. Quanto execuo, a avaliao pode ser caracterizada como: interna: realizada dentro da organizao em que se localiza o programa, conduzida por unidade administrativa diferente da executora, sendo que para o PPA, no qual se aplica uma autoavaliao, os trabalhos so realizados pela prpria equipe responsvel pela gesto do programa; externa: realizada por instituies externas, o que tende a apresentar maior credibilidade junto ao pblico usurio da informao por utilizar padres mais rgidos e neutros de anlise. Quanto temporalidade, a avaliao pode ser caracterizada como: Ex ante: realizada antes do incio da implementao de um programa, em que necessrio projetar o que aconteceria com algumas caractersticas da populao beneficiria caso o programa fosse
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

15 de 31

Administrao Pblica p/ Receita Federal Teoria e Questes comentadas da ESAF Profs. Srgio Mendes e Rodrigo Renn Aula 12 executado, comparando os custos e benefcios da iniciativa com as alternativas disponveis sua implantao. Procura medir a viabilidade do programa a ser implementado, no que diz respeito a sua relao custo-benefcio. Ex post ou somativa: realizada aps consolidao ou na fase final de um programa. Normalmente mede resultados e impactos, exigindo levantamento de dados primrios sobre o pblico-alvo, caso o programa no disponha de um sistema de monitoramento desenvolvido. O objetivo principal analisar a efetividade de um programa, compreendendo em que medida este atingiu os resultados esperados. focada nos resultados. Formativa ou de processo: preocupa-se em diagnosticar as possveis falhas de um programa, no que diz respeito aos instrumentos, procedimentos, contedos e mtodos, e adequao ao pblico--alvo, visando o seu aperfeioamento por meio da interferncia direcionada para seus aspectos intrnsecos, ou seja, de dentro do programa. Estima o grau de eficcia das estratgias adotadas na implementao e orienta decises sobre sua continuidade. Procura observar em que medida est sendo implementado como planejado, pois focaliza os aspectos que tm relao direta com a formao do programa, enquanto est em funcionamento. Tambm informa sobre as necessidades de ampliao da cobertura de um programa ou da viabilidade de sua replicao. Assim, utilizado na fase de implementao, pois se centraliza nos processos e no nos resultados. focada na gesto e no funcionamento do programa.

O Poder Executivo promover a adoo de mecanismos de estmulo cooperao federativa com vistas produo, ao intercmbio e disseminao de informaes para subsidiar a gesto das polticas pblicas (art. 18). 5. DISPOSIES GERAIS 5.1 Prioridades So prioridades da administrao pblica federal o Programa de Acelerao do Crescimento - PAC, o Plano Brasil sem Misria - PBSM e as definidas nas leis de diretrizes oramentrias (art. 19).

O Programa de Acelerao do Crescimento constitudo de medidas de estmulo ao investimento privado, ampliao dos investimentos pblicos em infraestrutura e voltadas melhoria da qualidade do gasto pblico e ao controle da expanso dos gastos correntes no mbito da Administrao Pblica Federal.

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

16 de 31

Administrao Pblica p/ Receita Federal Teoria e Questes comentadas da ESAF Profs. Srgio Mendes e Rodrigo Renn Aula 12 J o Plano Brasil Sem Misria tem como objetivo elevar a renda e as condies de bem-estar da populao. As famlias extremamente pobres que ainda no so atendidas sero localizadas e includas de forma integrada nos mais diversos programas de acordo com as suas necessidades. O PBSM agrega transferncia de renda, acesso a servios pblicos, nas reas de educao, sade, assistncia social, saneamento e energia eltrica, e incluso produtiva. Com um conjunto de aes que envolvem a criao de novos programas e a ampliao de iniciativas j existentes, em parceria com estados, municpios, empresas pblicas e privadas e organizaes da sociedade civil, o Governo Federal quer incluir a populao mais pobre nas oportunidades geradas pelo crescimento econmico brasileiro. 5.2 Investimentos De acordo o art. 167, 1, da CF/1988, nenhum investimento cuja execuo ultrapasse um exerccio financeiro poder ser iniciado sem prvia incluso no plano plurianual, ou sem lei que autorize a incluso, sob pena de crime de responsabilidade. Para fins de atendimento a este dispositivo, a Lei do PPA 2012 2015 dispe que o investimento plurianual, para o perodo de 2012 a 2015, est includo no Valor Global dos Programas. A lei oramentria anual e seus anexos detalharo os investimentos, para o ano de sua vigncia (art. 20). 5.3 Reviso do PPA Considera-se reviso do PPA-2012-2015 a incluso, a excluso ou a alterao de Programas. Por sua vez, a incluso, a excluso ou a alterao de Objetivos, Iniciativas e Metas constitui alterao de Programa.

Considera-se reviso do PPA a incluso, a excluso ou a alterao de Programas. Os projetos de lei de reviso do Plano Plurianual que incluam Programa Temtico ou Objetivo devero conter os respectivos atributos. A reviso do PPA 2012-2015, ressalvado o disposto nos 4 e 5 (citados abaixo) ser proposta pelo Poder Executivo por meio de projeto de lei. O Poder Executivo, para compatibilizar as alteraes promovidas pelas leis oramentrias anuais e pelas leis de crdito adicional, dever (art. 21, 4): I - alterar o Valor Global do Programa; II - incluir, excluir ou alterar Iniciativas; III - adequar as vinculaes entre aes oramentrias e Iniciativas; e IV - incluir, excluir ou alterar Metas.
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

17 de 31

Administrao Pblica p/ Receita Federal Teoria e Questes comentadas da ESAF Profs. Srgio Mendes e Rodrigo Renn Aula 12 O Poder Executivo fica autorizado a incluir, excluir ou alterar as informaes gerenciais e os seguintes atributos (art. 21, 5): I - Indicador; II - Valor de Referncia; III - Meta de carter qualitativo, cuja implementao no impacte a execuo da despesa oramentria; IV - rgo Responsvel; e V - Iniciativa sem financiamento oramentrio.

Note que o Poder Executivo tem permisso para proceder a alteraes sem passar pelo Legislativo. No primeiro caso (art. 21, 4), dever do Executivo a fim de que haja compatibilidade com as alteraes oramentrias ocorridas. No segundo caso (art. 21, 5), trata-se de uma faculdade, a fim de que o Poder Executivo tenha uma margem de flexibilidade para alterar alguns atributos e as informaes gerenciais durante os quatro anos de vigncia do Plano Plurianual. Em ambos os casos, apesar de no necessitarem de projeto de lei, as modificaes efetuadas devero ser informadas Comisso Mista de Planos, Oramentos Pblicos e Fiscalizao (art. 21, 6).

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

18 de 31

Administrao Pblica p/ Receita Federal Teoria e Questes comentadas da ESAF Profs. Srgio Mendes e Rodrigo Renn Aula 12

QUESTES INDITAS

Observao: como o tema desta aula recente, no h questes de concursos anteriores. As questes foram criadas por mim a fim de que simulem os exerccios das provas. 1) (Questo indita) No est de acordo com a Lei 12.593/2012 a seguinte afirmativa: a) Ao Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto cabe definir os prazos, as diretrizes e as orientaes tcnicas complementares para a gesto do PPA 2012-2015. b) A poltica pblica a atividade que, a partir de diagnsticos e estudos prospectivos, orienta as escolhas do planejamento governamental. c) O PPA 2012-2015 instrumento de planejamento governamental que define diretrizes, objetivos e metas com o propsito de viabilizar a implementao e a gesto das polticas pblicas, orientar a definio de prioridades e auxiliar na promoo do desenvolvimento sustentvel d) O Indicador de um programa temtico uma referncia que permite identificar e aferir, periodicamente, aspectos relacionados a um Programa, auxiliando o seu monitoramento e avaliao. e) O Valor Global de um programa temtico uma estimativa dos recursos oramentrios, necessrios consecuo dos Objetivos, segregadas as esferas Fiscal e da Seguridade da esfera de Investimento das Empresas Estatais. Na alternativa B, o planejamento governamental a atividade que, a partir de diagnsticos e estudos prospectivos, orienta as escolhas de polticas pblicas. As demais alternativas esto corretas. Resposta: Letra B 2) (Questo indita) No diretriz do PPA 2012-2015: a) a garantia dos direitos humanos com reduo das desigualdades sociais, regionais, tnico-raciais e de gnero. b) a ampliao da participao social. c) a promoo da sustentabilidade ambiental. d) a valorizao da identidade nacional sobrepondo os aspectos regionais. e) a excelncia na gesto para garantir o provimento de bens e servios sociedade.

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

19 de 31

Administrao Pblica p/ Receita Federal Teoria e Questes comentadas da ESAF Profs. Srgio Mendes e Rodrigo Renn Aula 12 Na alternativa D, diretriz do PPA 2012-2015 a valorizao da diversidade cultural e da identidade nacional. Entretanto, no h sobreposio dos aspectos regionais. As demais alternativas esto corretas. Resposta: Letra D 3) (Questo indita) Marque a alternativa correta, consoante a Lei do PPA 2012-2015: a) O PPA 2012-2015 reflete as polticas pblicas e organiza a atuao governamental por meio de Programas Temticos e de Programas de Apoio ao Estado. b) O Programa Temtico expressa e orienta a ao governamental para a entrega de bens e servios ao Governo. c) O Programa de Apoio ao Estado expressa e orienta as aes destinadas ao apoio, gesto e manuteno dos servios diretamente sociedade. d) No integram o PPA 2012-2015 os programas destinados exclusivamente a operaes especiais. e) O Programa Temtico no possui objetivos e iniciativas. a) Errada. O PPA 2012-2015 reflete as polticas pblicas e organiza a atuao governamental por meio de Programas Temticos e de Programas de Gesto, Manuteno e Servios ao Estado. b) Errada. O Programa Temtico expressa e orienta a ao governamental para a entrega de bens e servios sociedade. c) Errada. O Programa de Gesto, Manuteno e Servios ao Estado expressa e orienta as aes destinadas ao apoio, gesto e manuteno da atuao governamental. d) Correta. No integram o PPA 2012-2015 os programas destinados exclusivamente a operaes especiais. So aquelas despesas que no contribuem para a manuteno, expanso ou aperfeioamento das aes de governo, das quais no resulta um produto e no geram contraprestao direta sob a forma de bens ou servios. e) Errada. O Programa Temtico possui objetivos e iniciativas. Resposta: Letra D 4) (Questo indita) De acordo com o Plano Plurianual para o perodo 2012/2015, consideram-se de Grande Porte os empreendimentos plurianuais: (A) exclusivamente destinadas realizao de obras pblicas de implementao de transporte pblico de alta de velocidade cujo valor seja superior a vinte milhes de reais. (B) exclusivamente destinadas realizao de obras pblicas cujo valor total estimado seja igual ou superior a cem milhes de reais. (C) cujo Valor Global estimado seja igual ou superior ao Valor de Referncia.
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

20 de 31

Administrao Pblica p/ Receita Federal Teoria e Questes comentadas da ESAF Profs. Srgio Mendes e Rodrigo Renn Aula 12 (D) financiadas com recursos do oramento de investimento das estatais cujo valor total estimado seja igual ou superior a dez milhes de reais. (E) financiadas com recursos do oramento de investimento das estatais de capital aberto ou de suas subsidirias cujo valor total estimado seja igual ou superior a cinquenta milhes de reais. Os empreendimentos plurianuais cujo Valor Global estimado seja igual ou superior ao Valor de Referncia so caracterizados de Grande Porte e devero ser expressos no PPA 2012-2015 como Iniciativas. Resposta: Letra C 5) (Questo indita) Acerca da integrao do PPA 2012-2015 com os oramentos da Unio, correto afirmar: a) As aes constantes do PPA 2012-2015 estaro expressas nas leis oramentrias anuais e nas leis de crdito adicional. b) As aes oramentrias sero discriminadas exclusivamente no plano plurianual. c) As vinculaes entre aes oramentrias e Iniciativas constaro no plano plurianual. d) O Valor Global dos Programas, as Metas e os enunciados dos Objetivos no so limites programao e execuo das despesas expressas nas leis oramentrias e nas leis de crdito adicional. e) Integram o PPA 2012-2015 como anexo os Empreendimentos Individualizados como Projetos de Grande Vulto. a) Errada. Os Programas constantes do PPA 2012-2015 estaro expressos nas leis oramentrias anuais e nas leis de crdito adicional. b) Errada. As aes oramentrias sero discriminadas exclusivamente nas leis oramentrias anuais. c) Errada. As vinculaes entre aes oramentrias e Iniciativas constaro nas leis oramentrias anuais. d) Correta. O Valor Global dos Programas, as Metas e os enunciados dos Objetivos no so limites programao e execuo das despesas expressas nas leis oramentrias e nas leis de crdito adicional (art. 9). e) Errada. Integram o PPA 2012-2015 como anexo os Empreendimentos Individualizados como Iniciativas. Resposta: Letra D 6) (Questo indita) A gesto do Plano Plurianual 2012-2015 observar os princpios da publicidade, eficincia, impessoalidade, economicidade e efetividade. Com relao aos programas, objetivos e iniciativas do PPA, no correto afirmar que sua gesto compreender: a) a implementao. b) a reviso. c) a avaliao.
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

21 de 31

Administrao Pblica p/ Receita Federal Teoria e Questes comentadas da ESAF Profs. Srgio Mendes e Rodrigo Renn Aula 12 d) o monitoramento. e) a elaborao. A gesto do PPA 2012-2015 observar os princpios da publicidade, eficincia, impessoalidade, economicidade e efetividade e compreender a implementao, o monitoramento, a avaliao e a reviso dos Programas, Objetivos e Iniciativas. Logo, na gesto do PPA no consta a elaborao. Resposta: Letra E 7) (Questo indita) Acerca da gesto do PPA, incorreto afirmar: a) O Congresso Nacional encaminhar ao Presidente da Repblica relatrio anual de avaliao do Plano. b) O Poder Executivo promover a adoo de mecanismos de estmulo cooperao federativa com vistas produo, ao intercmbio e disseminao de informaes para subsidiar a gesto das polticas pblicas. c) O monitoramento do PPA 2012-2015 atividade estruturada a partir da implementao de cada Programa, e orientada para o alcance das metas prioritrias da administrao pblica federal. d) A avaliao do PPA 2012-2015 consiste na anlise das polticas pblicas e dos Programas com seus respectivos atributos, fornecendo subsdios para eventuais ajustes em sua formulao e implementao. e) O Poder Executivo manter sistema de informaes para apoio gesto do Plano, que ser atualizado permanentemente. Na alternativa A, o Poder Executivo encaminhar ao Congresso Nacional relatrio anual de avaliao do Plano. As demais alternativas esto corretas. Resposta: Letra A 8) (Questo indita) H um grande nmero de modelos e tcnicas que podem ser utilizados pelos avaliadores, que variam em funo das caractersticas do programa, dos propsitos da avaliao, das expectativas dos interessados, do nvel de suporte institucional e da disponibilidade de recursos para a sua realizao. A avaliao pode ser tipificada em razo do seu propsito, o qual pode abranger os aspectos da formulao, do desenho, da coleta de informao, da interpretao de dados, da comunicao e da utilizao. Sobre o tema, marque a alternativa correta: a) A avaliao ex ante procura medir a viabilidade do programa a ser implementado, no que diz respeito a sua relao custo-benefcio. b) A avaliao ex post ou somativa focada na gesto e no funcionamento do programa. c) A avaliao formativa ou de processo focada nos resultados.
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

22 de 31

Administrao Pblica p/ Receita Federal Teoria e Questes comentadas da ESAF Profs. Srgio Mendes e Rodrigo Renn Aula 12 d) A avaliao interna tende a apresentar maior credibilidade junto ao pblico usurio da informao por ser realizada pela prpria equipe que conhece melhor a poltica. e) Na avaliao externa se aplica uma autoavaliao. a) Correta. A avaliao ex ante realizada antes do incio da implementao de um programa, em que necessrio projetar o que aconteceria com algumas caractersticas da populao beneficiria caso o programa fosse executado, comparando os custos e benefcios da iniciativa com as alternativas disponveis sua implantao. Procura medir a viabilidade do programa a ser implementado, no que diz respeito a sua relao custo-benefcio. b) Errada. A avaliao formativa ou de processo focada na gesto e no funcionamento do programa. c) Errada. A avaliao ex post ou somativa focada nos resultados. d) Errada. A avaliao externa tende a apresentar maior credibilidade junto ao pblico usurio da informao por utilizar padres mais rgidos e neutros de anlise. A avaliao interna que realizada pela prpria equipe que conhece melhor a poltica. e) Errada. Na avaliao interna se aplica uma autoavaliao. Resposta: Letra A 9) (Questo indita) De acordo explicitamente com a Lei 12.593/2012, so prioridades da administrao pblica federal, alm das definidas na lei de diretrizes oramentrias: a) O Programa Copa do Mundo 2014 e o Plano Olmpico Brasileiro. b) O Programa de Acelerao do Crescimento e o Plano Brasil sem Misria. c) O Programa Luz para Todos e o Plano Nacional de Educao. d) O Programa Nacional de Sade e o Plano de Erradicao do Analfabetismo. e) O Programa Nuclear do Brasil e o Plano de Combate ao Desmatamento na Amaznia. So prioridades da administrao pblica federal o Programa de Acelerao do Crescimento - PAC, o Plano Brasil sem Misria - PBSM e as definidas nas leis de diretrizes oramentrias. Resposta: Letra B 10) (Questo indita) Acerca da reviso do PPA 2012-2015, incorreto afirmar: a) Considera-se reviso do PPA-2012-2015 a incluso, a excluso ou a alterao de Programas. b) A incluso, a excluso ou a alterao de Objetivos, Iniciativas e Metas constitui alterao de Programa. c) A reviso do PPA 2012-2015 ser sempre proposta pelo Poder Executivo por meio de projeto de lei.
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

23 de 31

Administrao Pblica p/ Receita Federal Teoria e Questes comentadas da ESAF Profs. Srgio Mendes e Rodrigo Renn Aula 12 d) Os projetos de lei de reviso do Plano Plurianual que incluam Programa Temtico ou Objetivo devero conter os respectivos atributos. e) O Poder Executivo, para compatibilizar as alteraes promovidas pelas leis oramentrias anuais e pelas leis de crdito adicional, dever: alterar o Valor Global do Programa; incluir, excluir ou alterar Iniciativas; adequar as vinculaes entre aes oramentrias e Iniciativas; e incluir, excluir ou alterar Metas. Na alternativa C, a reviso do PPA 2012-2015, ressalvado o disposto nos 4 e 5 do art. 21, ser proposta pelo Poder Executivo por meio de projeto de lei. Logo, nem sempre ser proposta por projeto de lei. As demais alternativas esto corretas. Resposta: Letra C E aqui me despeo de vocs. Agradeo sinceramente os elogios, as crticas e as sugestes. dessa forma que o professor aprimora seu trabalho, enfatizando o que est dando certo e melhorando o que no est bom. Para aqueles que querem se aprofundar ainda mais nos estudos, indico a leitura dos meus artigos na parte aberta do site e os cursos on-line de minha autoria em http://www.estrategiaconcursos.com.br/professor/3000/cursos Acessem tambm meu blog www.portaldoorcamento.com.br. E aguardo voc no servio pblico, buscando contribuir para o desenvolvimento de nosso pas. Lembro que estarei com voc sempre que necessitar no e-mail sergiomendes@estrategiaconcursos.com.br.

Desejo a voc timos estudos e uma excelente prova!

Forte abrao! Srgio Mendes

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

24 de 31

Administrao Pblica p/ Receita Federal Teoria e Questes comentadas da ESAF Profs. Srgio Mendes e Rodrigo Renn Aula 12

MEMENTO ELABORAO, GESTO E AVALIAO ANUAL DO PPA LEI 12.593/2012: PPA 2012-2015 DO PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL E DO PLANO PLURIANUAL O planejamento governamental a atividade que, a partir de diagnsticos e estudos prospectivos, orienta as escolhas de polticas pblicas O PPA 2012-2015 instrumento de planejamento governamental que define diretrizes, objetivos e metas com o propsito de viabilizar a implementao e a gesto das polticas pblicas, orientar a definio de prioridades e auxiliar na promoo do desenvolvimento sustentvel. Cabe ao MPOG definir os prazos, as diretrizes e as orientaes tcnicas complementares para a gesto do PPA 2012-2015 O PPA 2012-2015 ter como diretrizes: I - a garantia dos direitos humanos com reduo das desigualdades sociais, regionais, tnico-raciais e de gnero; II - a ampliao da participao social; III - a promoo da sustentabilidade ambiental; IV - a valorizao da diversidade cultural e da identidade nacional; V - a excelncia na gesto para garantir o provimento de bens e servios sociedade; VI - a garantia da soberania nacional; VII - o aumento da eficincia dos gastos pblicos; VIII - o crescimento econmico sustentvel; e IX - o estmulo e a valorizao da educao, da cincia e da tecnologia. DA ESTRUTURA E ORGANIZAO DO PLANO Programas temticos: retratam no PPA a agenda de governo organizada pelos Temas das Polticas Pblicas e orienta a ao governamental. Sua abrangncia deve ser a necessria para representar os desafios e organizar a gesto, o monitoramento, a avaliao, as transversalidades, as multissetorialidades e a territorialidade. O programa temtico se desdobra em objetivos e iniciativas. Objetivos: expressam o que deve ser feito, refletindo as situaes a serem alteradas pela implementao de um conjunto de iniciativas, com desdobramento no territrio. Iniciativas: declaram as entregas sociedade de bens e servios, resultantes da coordenao de aes oramentrias e outras: aes institucionais e normativas, bem como da pactuao entre entes federados, entre Estado e sociedade e da integrao de polticas pblicas.

Programas de gesto, manuteno e servios ao Estado: so instrumentos do plano que classificam um conjunto de aes destinadas ao apoio, gesto e manuteno da atuao governamental, bem como as aes no tratadas nos programas temticos por meio de suas iniciativas.

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

25 de 31

Administrao Pblica p/ Receita Federal Teoria e Questes comentadas da ESAF Profs. Srgio Mendes e Rodrigo Renn Aula 12
No integram o PPA os programas destinados exclusivamente a operaes especiais. Indicador: referncia que permite identificar e aferir, periodicamente, aspectos relacionados a um Programa, auxiliando o seu monitoramento e avaliao. Valor Global: estimativa dos recursos oramentrios. Valor de Referncia: parmetro financeiro que permitir identificar empreendimento, quando seu custo total superar aquele valor. Os empreendimentos plurianuais cujo Valor Global estimado seja igual ou superior ao Valor de Referncia so caracterizados de Grande Porte e devero ser expressos no PPA 2012-2015 como Iniciativas. A individualizao no tem valores gerais padronizados, sendo definido para cada programa, que deve ser capaz de traduzir a relevncia dos projetos do programa temtico de forma a explicit-los no PPA. DA INTEGRAO COM OS ORAMENTOS DA UNIO Os Programas constantes do PPA 2012-2015 estaro expressos nas leis oramentrias anuais e nas leis de crdito adicional. As aes oramentrias sero discriminadas exclusivamente nas leis oramentrias anuais. As vinculaes entre aes oramentrias e Iniciativas constaro nas leis oramentrias anuais. DA GESTO DO PLANO A gesto do PPA 2012-2015 observar os princpios da publicidade, eficincia, impessoalidade, economicidade e efetividade e compreender a implementao, o monitoramento, a avaliao e a reviso dos Programas, Objetivos e Iniciativas Monitoramento: atividade estruturada a partir da implementao de cada Programa, e orientada para o alcance das metas prioritrias da administrao pblica federal. Avaliao: consiste na anlise das polticas pblicas e dos Programas com seus respectivos atributos, fornecendo subsdios para eventuais ajustes em sua formulao e implementao. DISPOSIES GERAIS So prioridades da administrao pblica federal o Programa de Acelerao do Crescimento - PAC, o Plano Brasil sem Misria - PBSM e as definidas nas leis de diretrizes oramentrias Considera-se reviso do PPA a incluso, a excluso ou a alterao de Programas. Por sua vez, a incluso, a excluso ou a alterao de Objetivos, Iniciativas e Metas constitui alterao de Programa.

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

26 de 31

Administrao Pblica p/ Receita Federal Teoria e Questes comentadas da ESAF Profs. Srgio Mendes e Rodrigo Renn Aula 12
A reviso do PPA 2012-2015, ressalvado o disposto nos 4 e 5 do art. 21 (citados abaixo) ser proposta pelo Poder Executivo por meio de projeto de lei. O Poder Executivo, para compatibilizar as alteraes promovidas pelas oramentrias anuais e pelas leis de crdito adicional, dever (art. 21, 4): I - alterar o Valor Global do Programa; II - incluir, excluir ou alterar Iniciativas; III - adequar as vinculaes entre aes oramentrias e Iniciativas; e IV - incluir, excluir ou alterar Metas. leis

O Poder Executivo fica autorizado a incluir, excluir ou alterar as informaes gerenciais e os seguintes atributos (art. 21, 5): I - Indicador; II - Valor de Referncia; III - Meta de carter qualitativo, cuja implementao no impacte a execuo da despesa oramentria; IV - rgo Responsvel; e V - Iniciativa sem financiamento oramentrio.

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

27 de 31

Administrao Pblica p/ Receita Federal Teoria e Questes comentadas da ESAF Profs. Srgio Mendes e Rodrigo Renn Aula 12 LISTA DE QUESTES COMENTADAS NESTA AULA 1) (Questo indita) No est de acordo com a Lei 12.593/2012 a seguinte afirmativa: a) Ao Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto cabe definir os prazos, as diretrizes e as orientaes tcnicas complementares para a gesto do PPA 2012-2015. b) A poltica pblica a atividade que, a partir de diagnsticos e estudos prospectivos, orienta as escolhas do planejamento governamental. c) O PPA 2012-2015 instrumento de planejamento governamental que define diretrizes, objetivos e metas com o propsito de viabilizar a implementao e a gesto das polticas pblicas, orientar a definio de prioridades e auxiliar na promoo do desenvolvimento sustentvel d) O Indicador de um programa temtico uma referncia que permite identificar e aferir, periodicamente, aspectos relacionados a um Programa, auxiliando o seu monitoramento e avaliao. e) O Valor Global de um programa temtico uma estimativa dos recursos oramentrios, necessrios consecuo dos Objetivos, segregadas as esferas Fiscal e da Seguridade da esfera de Investimento das Empresas Estatais. 2) (Questo indita) No diretriz do PPA 2012-2015: a) a garantia dos direitos humanos com reduo das desigualdades sociais, regionais, tnico-raciais e de gnero. b) a ampliao da participao scial. c) a promoo da sustentabilidade ambiental. d) a valorizao da identidade nacional sobrepondo os aspectos regionais. e) a excelncia na gesto para garantir o provimento de bens e servios sociedade. 3) (Questo indita) Marque a alternativa correta, consoante a Lei do PPA 2012-2015: a) O PPA 2012-2015 reflete as polticas pblicas e organiza a atuao governamental por meio de Programas Temticos e de Programas de Apoio ao Estado. b) O Programa Temtico expressa e orienta a ao governamental para a entrega de bens e servios ao Governo. c) O Programa de Apoio ao Estado expressa e orienta as aes destinadas ao apoio, gesto e manuteno dos servios diretamente sociedade. d) No integram o PPA 2012-2015 os programas destinados exclusivamente a operaes especiais. e) O Programa Temtico no possui objetivos e iniciativas. 4) (Questo indita) De acordo com o Plano Plurianual para o perodo 2012/2015, consideram-se de Grande Porte os empreendimentos plurianuais: (A) exclusivamente destinadas realizao de obras pblicas de implementao de transporte pblico de alta de velocidade cujo valor seja superior a vinte milhes de reais.
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

28 de 31

Administrao Pblica p/ Receita Federal Teoria e Questes comentadas da ESAF Profs. Srgio Mendes e Rodrigo Renn Aula 12 (B) exclusivamente destinadas realizao de obras pblicas cujo valor total estimado seja igual ou superior a cem milhes de reais. (C) cujo Valor Global estimado seja igual ou superior ao Valor de Referncia. (D) financiadas com recursos do oramento de investimento das estatais cujo valor total estimado seja igual ou superior a dez milhes de reais. (E) financiadas com recursos do oramento de investimento das estatais de capital aberto ou de suas subsidirias cujo valor total estimado seja igual ou superior a cinquenta milhes de reais. 5) (Questo indita) Acerca da integrao do PPA 2012-2015 com os oramentos da Unio, correto afirmar: a) As aes constantes do PPA 2012-2015 estaro expressas nas leis oramentrias anuais e nas leis de crdito adicional. b) As aes oramentrias sero discriminadas exclusivamente no plano plurianual. c) As vinculaes entre aes oramentrias e Iniciativas constaro no plano plurianual. d) O Valor Global dos Programas, as Metas e os enunciados dos Objetivos no so limites programao e execuo das despesas expressas nas leis oramentrias e nas leis de crdito adicional. e) Integram o PPA 2012-2015 como anexo os Empreendimentos Individualizados como Projetos de Grande Vulto. 6) (Questo indita) A gesto do Plano Plurianual 2012-2015 observar os princpios da publicidade, eficincia, impessoalidade, economicidade e efetividade. Com relao aos programas, objetivos e iniciativas do PPA, no correto afirmar que sua gesto compreender: a) a implementao. b) a reviso. c) a avaliao. d) o monitoramento. e) a elaborao. 7) (Questo indita) Acerca da gesto do PPA, incorreto afirmar: a) O Congresso Nacional encaminhar ao Presidente da Repblica relatrio anual de avaliao do Plano. b) O Poder Executivo promover a adoo de mecanismos de estmulo cooperao federativa com vistas produo, ao intercmbio e disseminao de informaes para subsidiar a gesto das polticas pblicas. c) O monitoramento do PPA 2012-2015 atividade estruturada a partir da implementao de cada Programa, e orientada para o alcance das metas prioritrias da administrao pblica federal. d) A avaliao do PPA 2012-2015 consiste na anlise das polticas pblicas e dos Programas com seus respectivos atributos, fornecendo subsdios para eventuais ajustes em sua formulao e implementao. e) O Poder Executivo manter sistema de informaes para apoio gesto do Plano, que ser atualizado permanentemente.
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

29 de 31

Administrao Pblica p/ Receita Federal Teoria e Questes comentadas da ESAF Profs. Srgio Mendes e Rodrigo Renn Aula 12 8) (Questo indita) H um grande nmero de modelos e tcnicas que podem ser utilizados pelos avaliadores, que variam em funo das caractersticas do programa, dos propsitos da avaliao, das expectativas dos interessados, do nvel de suporte institucional e da disponibilidade de recursos para a sua realizao. A avaliao pode ser tipificada em razo do seu propsito, o qual pode abranger os aspectos da formulao, do desenho, da coleta de informao, da interpretao de dados, da comunicao e da utilizao. Sobre o tema, marque a alternativa correta: a) A avaliao ex ante procura medir a viabilidade do programa a ser implementado, no que diz respeito a sua relao custo-benefcio. b) A avaliao ex post ou somativa focada na gesto e no funcionamento do programa. c) A avaliao formativa ou de processo focada nos resultados. d) A avaliao interna tende a apresentar maior credibilidade junto ao pblico usurio da informao por ser realizada pela prpria equipe que conhece melhor a poltica. e) Na avaliao externa se aplica uma autoavaliao. 9) (Questo indita) De acordo explicitamente com a Lei 12.593/2012, so prioridades da administrao pblica federal, alm das definidas na lei de diretrizes oramentrias: a) O Programa Copa do Mundo 2014 e o Plano Olmpico Brasileiro. b) O Programa de Acelerao do Crescimento e o Plano Brasil sem Misria. c) O Programa Luz para Todos e o Plano Nacional de Educao. d) O Programa Nacional de Sade e o Plano de Erradicao do Analfabetismo. e) O Programa Nuclear do Brasil e o Plano de Combate ao Desmatamento na Amaznia. 10) (Questo indita) Acerca da reviso do PPA 2012-2015, incorreto afirmar: a) Considera-se reviso do PPA-2012-2015 a incluso, a excluso ou a alterao de Programas. b) A incluso, a excluso ou a alterao de Objetivos, Iniciativas e Metas constitui alterao de Programa. c) A reviso do PPA 2012-2015 ser sempre proposta pelo Poder Executivo por meio de projeto de lei. d) Os projetos de lei de reviso do Plano Plurianual que incluam Programa Temtico ou Objetivo devero conter os respectivos atributos. e) O Poder Executivo, para compatibilizar as alteraes promovidas pelas leis oramentrias anuais e pelas leis de crdito adicional, dever: alterar o Valor Global do Programa; incluir, excluir ou alterar Iniciativas; adequar as vinculaes entre aes oramentrias e Iniciativas; e incluir, excluir ou alterar Metas.

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

30 de 31

Administrao Pblica p/ Receita Federal Teoria e Questes comentadas da ESAF Profs. Srgio Mendes e Rodrigo Renn Aula 12

1 B

2 D

3 D

4 C

5 D

6 E

7 A

8 A

9 B

10 C

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

31 de 31

You might also like