You are on page 1of 7

ASSEMBLEIA NACIONAL

Lei n. 3/97 de 13 de Maro


A legislao angolana referente aos Partidos Polticos, tem-se mostrado cada vez mais desajustada da realidade socio-poltica e econmica nacional. O processo de implantao da sociedade multipartidria em Angola tem sido marcado por vicissitudes, decorrentes da guerra violenta e atroz, que impossibilitou objectivamente que os agentes mais activos em todo este processo mormente os Partidos Polticos tivessem tido a possibilidade de exercerem um papel de destaque na sociedade. A presente lei visa fundamentalmente criar um instrumento jurdico disciplinador do apoio financeiro e material a conceder aos Partidos Polticos, consentneo com a conjuntura actual. Assim, procurou-se nesta lei tratar de todas as questes relacionadas com o regime financeiro, que faam com que o Estado abandone o carcter assistencial das suas relaes actuais com os Partidos Polticos mantendo-se flexibilidade com os financiamentos no pblicos. Deste modo, convindo estabelecer um quadro legal adequado a realidade sociopoltica e econmica nacional. Nestes termos, ao abrigo da alnea b) do artigo 88., a e da alnea /) do artigo 89., ambos da Lei Constitucional, a Assembleia Nacional aprova a seguinte:

Lei do Financiamento aos Partidos Polticos Captulo I Disposies Gerais Artigo 1. (mbito de aplicao) A presente lei do financiamento aos Partidos Polticos aplica-se a todas as organizaes polticas, consideradas como tal pela lei dos Partidos Polticos em vigor. Artigo 2. (Tipo de financiamentos) 1) Os Partidos Polticos ou coligaes de partidos podem beneficiar de financiamentos do Estado ou de outras pessoas singulares ou colectivas nos termos da presente lei. 2) Os financiamentos respeitantes aos perodos eleitorais so regulados pela lei eleitoral. Artigo 3. (Natureza e fins) Os subsdios, contribuies, legados, doaes ou outro tipo de financiamento de que os Partidos Polticos possam beneficiar legalmente, destinam-se unicamente a apoiar este na prossecuo do seu objecto social. Captulo II Regime Financeiro Artigo 4. (Fontes de financiamento) 1. As fontes de financiamento da actividade dos Partidos Polticos compreendem: a) quotas e contribuies dos membros; b) rendimento de bens e actividades prprias;

c) doaes e legados de pessoas singulares e colectivas, salvo o disposto no artigo 68. da presente lei; d) crditos bancrios internos; e) produtos da actividade de angariao de fundos; f) subsdio anual e demais contribuies atribudas aos partidos polticos pelo Estado, nos termos da presente lei e demais legislao aplicvel.

2) ainda permitido anualmente aos Partidos Polticos o recebimento de contribuies de valor pecunirio e econmico por parte de pessoas singulares ou colectivas, no mencionadas no artigo 6., bem como pequenas contribuies de valor pecunirio por parte de Partidos Estrangeiros nos termos a regulamentar. 3) As contribuies referidas no nmero anterior devem ser declaradas ao Presidente da Assembleia Nacional, especificando-se a provenincia das mesmas no prazo de 30 dias. Artigo 5. (Subsdio anual do Estado) 1. O Oramento Geral do Estado inclui um montante anual para assistncia financeira aos Partidos Polticos ou Coligaes de Partidos com assento na Assembleia Nacional a ser distribudo de acordo com o nmero de votos obtidos, nas eleies legislativas. 2. O valor da subveno estatal calculado a partir do equivalente a 5 (cinco) ndices de referncia Oramental e constante do Decreto n. 12-A/96, de 24 de Maio, aplicados a cada voto obtido pelo Partido ou Coligao de Partidos com assento no Parlamento. 3. A subveno paga de acordo com a Lei do Oramento Geral do Estado. Artigo 6. (Financiamentos proibidos) Os Partidos Polticos ou Coligao de Partidos no podem receber, a qualquer ttulo, contribuies de valor pecunirio e econmico por parte de: a) organismos autnomos do Estado;

b) rgos Locais do Estado; c) associaes de direito pblico, institutos pblicos e pessoas colectivas de utilidade pblica administrativa; d) empresas pblicas e mistas; f) Governos e organizaes no governamentais estrangeiras. Artigo 7. (Prestao pblica de contas) 1. As direces dos Partidos elaboram anualmente relatrios de contas nos quais discriminam a aplicao dos fundos recebidos do Estado. 2. O relatrio referido no nmero anterior acompanhado do parecer do rgo estatutrio competente enviado ao Presidente da Assembleia Nacional at ao fim do 1. trimestre do ano seguinte a que respeita. 3. Recebido o relatrio, o Presidente da Assembleia Nacional solicita parecer Comisso competente da Assembleia Nacional. 4. O relatrio acompanhado dos dois pareceres referidos no presente artigo, enviado ao Ministro das Finanas e mandado publicar na 3. srie do Dirio da Repblica, pelo Presidente da Assembleia Nacional, decorrendo por conta de cada Partido Poltico as despesas inerentes publicao. Artigo 8. (Benefcios e isenes a conceder pelo Estado) Aos Partidos Polticos ou Coligao de Partidos com assento na Assembleia Nacional, so concedidas as seguintes isenes: a) imposto de selo, nos termos da iseno concedida ao Estado; b) imposto sobre as sucesses e doaes; c) impostos de consumo nos limites a regulamentar; d) sisa pela aquisio dos edifcios necessrios instalao da sua sede, delegaes e servios e pelas transmisses resultantes de fuso ou ciso;

e) imposto predial pelos rendimentos colectveis de prdios urbanos ou parte de prdios urbanos de sua propriedade onde se encontrem instalados a sede central, delegaes e servios; f) direitos e demais imposies aduaneiras, em relao aos bens materiais destinados aos seus servios, limites a regulamentar. Artigo 9. (Suspenso de benefcios) Os benefcios previstos no artigo anterior so suspensos se o partido se abstiver de concorrer as eleies legislativas ou ainda na situao prevista no artigo 11. n. 1 e 2 da presente lei. Artigo 10. (Proteco do patrimnio dos partidos) O Estado Angolano, respeita e garante a proteco do patrimnio dos Partidos Polticos, nomeadamente, dos seus mveis e imveis, bem como, nos termos da lei, dos direitos adquiridos pelos Partidos Polticos em relao aos bens legados e destinados ao desenvolvimento da sua actividade. Captulo III Infraces e Penalidades Artigo 11. (Financiamentos ilcitos) 1. Ser punido com multa equivalente ao dobro das importncia recebidas e em caso de reincidncia, com o triplo, o Partido Poltico ou coligao de partidos que infringir o disposto no artigo 6. da presente lei, sem prejuzo do disposto nos nmeros seguintes e na alnea e)do n. 4 do artigo 33. da lei dos Partidos Polticos. 2. A sano prevista no nmero anterior acrescida da suspenso das isenes fiscais e do financiamento pblico at a concorrncia do valor indevidamente percebido.

Artigo 12. (Falta de prestao pblica de contas) Os Partidos Polticos que faltarem a prestao pblica de contas estabelecida no artigo 7. da presente lei, sero sancionados com a perda das isenes fiscais e a suspenso do financiamento pblico, at que a prestao de contas devida seja feita. Artigo 13. (Utilizao indevida de benefcios e isenes) Os Partidos Polticos que utilizarem bens abrangidos pelos benefcios e isenes constantes do artigo 8. para fins diferentes do servio partidrio sero sancionados com a perda das isenes fiscais e do financiamento pblico at a concorrncia do valor indevidamente percebido, sem prejuzo das demais sanes previstas na lei. Artigo 14. (Aplicao indevida dos subsdios) A utilizao de qualquer subsdio ou contribuio do financiamento pblico, previsto na presente lei, para fins diferentes dos legalmente previstos, implica responsabilidade criminal, bem como a responsabilidade civil dos representantes dos Partidos Polticos, nos termos da lei. Captulo IV Disposies Finais Artigo 15. (Dvidas e omisses) As dvidas e omisses resultantes da interpretao e aplicao da presente lei sero resolvidas pela Assembleia Nacional. Artigo 16. (Revogao de legislao) revogada toda a legislao que contrarie o disposto na presente lei.

Artigo 17. (Regulamentao) A presente lei ser regulamentada por decreto do Governo no prazo de 60 dias contados da data da sua entrada em vigor. Artigo 18. (Entrada em vigor) A presente lei entra em vigor, na data da sua publicao. Vista e aprovada pela Assembleia Nacional.

You might also like