You are on page 1of 24

ESTUDOS CONTEMPORNEOS SOBRE TEORIA POLTICA E REVOLUO CULTURAL: uma abordagem a partir da noo de filosofia da histria em Walter Benjamin

Francisco Ramos Resumo Este trabalho problematiza a discusso acerca da teoria da revoluo cultural e poltica contempornea a partir das teses benjaminianas sobre a filosofia da histria, articulada com outros clssicos da filosofia poltica e das cincias sociais. A partir da idia de felicidade e solidariedade, necessrias a uma condio de liberdade do jugo da opresso reinante, neste ensaio desenvolvemos as bases de uma teoria poltica que incremente os caminhos para uma importante transformao em busca da Justia social, fundamental a uma sociedade plenamente humana. Palavras-chave: Poltica cultural; teoria poltica; poltica; teoria crtica; filosofia da histria.
1 INTRODUO

Neves

filosofia

Com este ensaio, pretendemos problematizar a temtica da teoria e cultura poltica na contemporaneidade a partir do pensamento do filsofo alemo Walter Benjamin, membro da Escola de Frankfurt, articulando contribuies tericas de outros pensadores envolvidos com as questes centrais na cincia e na filosofia poltica. As teses benjaminianas sobre Filosofia da Histria servem como orientao metodolgica para a referncia de uma teoria crtica vinculada ao ideal de revoluo social, poltica e cultural desenvolvidas para dar respostas aos anseios de justia clamados pelos subjugados historicamente. O objetivo maior o de estudar e debater o ideal da revoluo e libertao da sociedade do jugo da opresso e dominao existentes, que leve em conta os anseios e desejos de liberdade desde nossos antepassados, resgatados por uma memria crtico-histrica (rememorao), conjugados com o tempo presente suspenso de um pretenso continuam de uma razo histrica na teleologia da filosofia da histria oficial que beneficia os dominantes.
Mestre em Filosofia ( U F P B ) . Professor do Curso de Administrao de E m p r e s a s e de Administrao com Habilitao em Marketing da FARN. E mail ramosneves@bol.com.br
!

R. FARN. Natal, v.l. n.2, p. 127 - 149 ,jan./jun. 2002,

127

Portanto, o ideal da revoluo contempornea, aqui tematizado, prope o resgate de felicidade que reside no combate s formas conceituais, mnemnicas e histricas que legitimam a perpetuao da dominao opressiva e no resgate do reprimido (no vivido) em uma solidariedade histrico-universal. Walter Benjamin, em suas Teses Sobre o Conceito de Histria, inaugura, pela sua preciso filosfica, nova hermenutica histrica e diferente terminologia conceituai sobre Filosofia da Histria, a qual constitui uma noo de historiografia estranha aos enunciados filosficos dos clssicos da tradio. Nessa historiografia benjaminiana, o ideal iluminista do devir histrico sofre uma quebra em seus pressupostos, visto que a segurana do progresso racional, com a leitura das teses, carece da validade inquestionvel, pela qual se apresentara como critrio de cientificidade nas elaboraes dos filsofos e herdeiros do iluminismo e, em particular, nos da tradio historicista, que advogam um progresso histrico-humano "no interior de um tempo vazio e homogneo" , rumo a um fim (telos) absolutamente determinado.
2 3

Portanto, a idia de revoluo contempornea deve levar em conta tanto esta crtica desconstrutiva da concepo de uma filosofia da histria que advoga uma razo instrumental, na qual se concebe uma marcha linear e determinista da humanidade em um progresso escatolgico e contnuo, quanto a discusso acerca das injustias sociais como bases da indignao moral, que escravizam os homens desde o passado reprimido em suas intenes culturais e polticas malogradas no combate pela liberdade. Desta forma, este trabalho tenta articular diversas contribuies tericofilosficas para uma problematizao da revoluo na contemporaneidade, sem buscar o dogmatismo da filiao a uma corrente nica de pensamento, evitando o erro de muitas correntes de pensamento que, mergulhadas em um sectarismo militante, tentavam revolucionar a realidade, esquecendo-se da tarefa fundamental do prprio pensamento que a de incessantemente revolucionar-se em uma atitude claramente libertria. Este trabalho tambm leva em conta que os motivos da indignao e revolta de nosso tempo no residem apenas na situao poltica e econmica da sociedade submetida a dominaes repressivas; portanto, os elementos para a

BENJAMIN, Walter. Teses Sobre o Conceito da Histria, (mesmo autor do captulo) 2 ed So Paulo: Brasiliense, 1986. v. 1 (obras escolhidas) B E N J A M I N , Walter. Op Cit.. Teses /. //. 13 e 17.
?

128

R. FARN. Natal. v.l. n.2. p. 127 - 149

Jan./jun. 2002.

revoluo devem extrapolar estes limites e problematizar tambm as questes do imaginrio presente na construo da memria de um povo. Desta forma, faz-se mister enfatizar a reparao anamnsica (rememorao) como desconstruo da memria como legado de experincias de submisso aos ditames subservientes do passado reprimido historicamente, como bem enfatiza Benjamin.
2 O IDEAL DE FELICIDADE, SOLIDARIEDADE UNIVERSAL E O INTEIRAMENTE

Novo NA HISTRIA.

A noo benjaminiana de "fora messinica' a representao alegrica da capacidade que o presente incorpora, ao possibilitar que revisitemos o passado e o libertemos de sua significao eterna e imutvel. A imagem dessa fora vincula-se ao ideal de felicidade, quando o "materialista histrico" de novo tipo a interliga com o projeto de salvao conscientizadora das geraes oprimidas e abafadas em sua cultura pela histria oficial.
4 5

A felicidade massacrada pela ao estratgica e instrumental dos dominantes. Sendo que esta, como realizao dos desejos oprimidos, nos impele a conceber o tempo presente ( Jetztzeit) como abertura histrica para recuperao do ideal de justia, representando uma vingana em nome dos subjugados e massacrados em sua cultura e em seus desejos de liberdade pela histria oficial dos dominantes. Essa forma de vingana vincula-se a toda indignao e ira moral da revolta que os homens sentem quando os poderes constitudos quebram qualquer forma de "contrato social inerente s relaes de autoridade " em uma sociedade organizada. E "h certas formas de violao desse contrato que comumente despertam a ira moral e um sentido de injustia entre os que esto sujeitos autoridade " da lei existente, e a felicidade em Benjamin requer esta revolta em nome dos antepassados histricos em uma solidariedade universal a partir do presente redefinido pela rememorao revolucionria da histria.
6

Conforme Benjamin, "a imagem da felicidade est indissoluvelmente ligada salvao, o passado traz consigo um ndice misterioso, que o impele redeno''.
7
4

r%

Ibid., p. 2 3 0 - 2 3 1 . ' Ibid., p. 2 3 1 . M O O R E Jr. Barrington. Injustia: As bases sociais da obedincia e da revolta So Paulo: Brasiliense, 1987. p. 46 B E N J A M I N , Walter. Op. Cit., p. 223

R. FARN, Natal v.l, n.2. p. 127 - 149 .jan./jun. 2002.

129

A solidariedade dos sujeitos histricos do presente para com o passado consiste na atitude de reparao e redeno deste tempo histrico anterior, e realiz-lo como possibilidade de presente diferente do realmente existente. As geraes precedentes se encontram com a nossa e fundem esse propsito de felicidade na desconstruo crtica da histria tradicional, em uma reparao anamnsica, a partir de uma nova hermenutica histrica, definindo, assim, diferente perspectiva ao devir histrico do homem. Aquelas geraes, no seu passado latente, nos dirigem um apelo no sentido do seu resgate histrico-cultural. "Esse apelo no pode ser rejeitado impunemente. O materialista histrico sabe disso."
8

Benjamin reconhece que a histria oficial a histria dos vencedores opressores, que por suas atrocidades flagelam o sentido de humanidade e liberdade, que um claro ato de "terror aberto e esmagador em mos das autoridades" . E o sentido de humanidade e liberdade no se perde se, ao narrar os acontecimentos, o "cronista" no descarta determinadas atitudes malogradas no passado como perdidas para a histria. Resgatar o aspecto humano da histria apropriar-se totalmente do seu passado, em todos os seus momentos e que o presente julgue todos os momentos do vivido factual ao transform-los em citaes ordinrias.
9 10

Neste sentido, cada vitria dos dominadores deve ser questionada, tanto na dimenso objetiva quanto na espiritual. Walter Benjamin, na tese 04, comenta que a luta de classes, na perspectiva marxista, se pauta na conquista das "coisas brutas e materiais" , que, desta forma, antecederiam as coisas refinadas e espirituais.
11

No entanto, ele adverte que os aspectos espirituais da "luta de classes" no podem ser "representados como despojos atribudos ao vencedor", visto que as qualidades espirituais, no embate, se manifestam a partir dos anseios de um passado reprimido, que se traduzem em confiana, humor, firmeza e astcia no fundo dos tempos.
12

Assim, tal qual vozes que "questionaro sempre cada vitria dos dominadores", e da mesma forma que o heliotropismo das flores, ao dirigirem

10

11

12

Ibid,. p. 223. M O O R E Jr., Barrington. Op. Cit. p. 50. B E N J A M I N , Walter Op. Cit. p. 223 Ibid.,p. 223 Ibid.,p. 224

130

R. FARN, Natal, v., n.2. p 127 - 149

Jan./jun. 2002.

sua corola para sol, o passado sempre estar de olho no sol do presente, "que se levanta no cu da histria", questionando-o incessantemente.
13

O historiador, da recuperao histrica, deve estar atento a esse processo, para realizar no tempo presente um entendimento e uma justificao das intenes de felicidade no vividas pelos subjugados do passado, bem como, para liberar o potencial do poder- fazer-diferente, para a emergncia do "inteiramente outro" no interior da mesmidade histrica.
14

A felicidade da recuperao histrica pressupe a valorizao e resgate do ainda-no-vivido. Para a historiografia tradicional, o ainda-no-vivido representa o "passado oprimido" que, por assim ser, no tematizado.
15

Em Benjamin, o ainda-no-vivido a latncia em potencial de um fazer histrico diferenciado do vivido factual, o agora do tempo presente (Jetztzeit) como porta para saltar a redeno como possibilidade do novo. O tempo vivido expressa a caducidade de um monumento histrico, que o historicista conceitua como o nico possvel no passado, apontando, desta forma, para a perspectiva de repetio futura da mesmidade histrica (continuum). A recuperao do ainda-no-vivido o presentifica como evidncia da modernidade na histria. na tenso de uma hermenutica histrico-crtica que funda-se a imagem dialtica benjaminiana entre o movimento do novo e o sempre igual. O antigo encarna o presente como sua reproduo legitimada e o novo se manifesta em um tempo no vivido no antigo, como passado a ser efetivado na cotidianidade. Destarte, a perspectiva de resgate do novo, na tenso do tempo presente que revista hermeneuticamente o passado, garante e fundamenta o ideal de felicidade dos subjugados pela historiografia tradicional dos dominantes, e
em contraste evidente com a frmula 'uma nica vez e nunca mais', a felicidade se funda no conflito entre o 'uma nica vez' e o 'uma vez mais'. Nesta enunciao, o nico no precisamente aquilo que j se viveu, o agora do 'tempo vivido' como a famosa expresso francesa 'le temp's vcu o expressa - mas, antes, o inteiramente novo, como o ainda-no-vivido. "
J

Ibid.,p. 224 A respeito ver : MATOS, Olgria C. F. Os Arcanos do Inteiramente Outro: a escola de Frankfurt, a melancolia e a revoluo, So Paulo: Brasiliense, 1989. BENJAMIN, Walter. Op. Cit. p. 231. MATOS, Olgria . Op. Cit.. p. 70
14 , s 16

13

R. FARN, Natal, v.l, n.2, p. 127 - 149 JanVjun. 2002.

131

Enfim, pode-se asseverar que o ideal de felicidade, em Benjamin, vinculase realizao do processo de redeno dos indivduos libertos das amarras do esquecimento histrico;, e, como veremos adiante, a ao comunicativa com o ainda-no-vivido, no sentido de sua efetividade no presente, requer uma atitude pragmtica da memria (revoluo anamnsica). O historiador de novo tipo, responsvel pela rememorao, que corresponde a uma hermenutica crtica da histria, deve olhar em direo ao passado relendo-o em sua fragmentao e redefini-lo sob o sol do tempo presente, em uma constelao correspondente ao mosaico da histria em fragmentos . Desta forma, o ideal de felicidade requer uma atitude transformadora: uma hermenutica crtico-anamnsica da histria.
17

Rememorar o passado realizar uma hermenutica crtica em todas as suas imagens. E esta metodologia implica em uma atitude distinta da simples memorao, por esta ser uma flexo conformista da memria que conserva o passado sob os traos homogneos do factual vivido e, segundo Benjamin, "articular historicamente o passado no significa conhec-lo como ele de fato foi".
/s

O mtodo da rememorao se insere no conjunto das problemticas benjarninianas, depreendidas de sua crtica historiogrfica desconstrutiva, ao ideal historicista do tempo, que visto como representao processual e factual de um determinado progresso linear, imposto como norma (lei) histrica. Destarte, a rememorao indicada para realizar a hermenutica histrico-crtica do passado, no intuito de repar-lo na tica do ainda-no-vivido a se realizar no agora do tempo presente (JetzXzeit); e este resgate e esta reparao se anunciam pela memria involuntria, haja vista que, s pode chegar a ser parte integrante da mrnoire involontaire, aquilo que no tenha sido vivido expressa e conscientemente; em suma, aquilo que no tenha sido uma 'experincia vivida'.
19

Todavia, como nos enfatiza Walter Benjamim, o reconhecimento de uma imagem do passado tarefa da lembrana ( Erinnerrung) - que o instrumental histrico da memria involuntria - em seu impulso reparador do passado, Cabe ao historiador de novo tipo, como fruto de uma indignao moral, resgatar esta imagem, bem como, sua articulao com a atualidade realizando uma reparao da injustia social cometida no passado. O que define uma nova imagem hist17

18

14

KOTHE, Flvio. Para Ler Benjamin. Rio: Fco. Alves Ed 1976, p. 25 a 26. BENJAMIN, Walter. Op. Cit. Tese 6. p. 224. BENJAMIN, Walter. A Modernidade e os Modernos. Rio: Tempo Brasileiro, 1975

p 41

132

R. FARN, Natal. v. 1. n.2, p. 127 - 149

jan./jun. 2002.

rica sua reparao na tica das intenes histricas distintas da mesmidade (realidade escatolgica da teleologia na Filosofia da Histria, manipulada e descrita pelos dominantes). O motivo dessa revoluo anamnsica da histria advm da ira manifesta pelas geraes de antecedentes histricos que anseiam por vingana, ampliando a presso no presente com seus ideais no efetivados (no vividos) no passado. " no mnimo plausvel defender que a ira moral e um sentido de injustia social devam ser descobertos e que o processo de descobrimento fundamentalmente histrico" . J que toda sociedade organizada cria para si cdigos morais, normas e formas de "contrato social implcito e, s vezes, explcito" entre seus indivduos , a recuperao pela rememorao e resgate destas formas contratuais da sociedade civil, violadas e aviltadas, representam atitudes revolucionrias, que requerem uma solidariedade tambm com os antepassados injustiados historicamente por tal violao vivida j no passado da humanidade.
20 21

Dessa forma, a reparao histrica deve se articular com um passado no vivido (reprimido) e no com um passado como de fato ele foi. O que "Significa apropriar-se de uma reminiscncia, tal como ela relampeja no momento de um perigo".
22

O perigo se evidencia no discurso de conservao da histria tradicional dos dominantes. Este perigo consiste em "entregar-se s classes dominantes, como seu instrumento" , visto que para legitimar o real existente (como racionalidade), que lhes asseguram o poder, os dominantes radicalizam a noo de verdade objetiva , como a histria factual do passado e a historia do presente e futuro defendida como mera continuidade "inexorvel" de determinadas leis histricas fundamentadas a partir da descrio factual do passado vivido.
25 24

M O O R E Jr. Barrington. Op Cit., p.35. A respeito deste contrato e da ira moral advinda de sua violao, ver tambm o captulo: "Autoridade e o desafio autoridade'' (p. 36-57). Ibid., p.25. BENJAMIN. Walter. Teses Sobre o Conceito da Histria. In: Magia e Tcnica. Arte e Poltica. 2 e d . So Paulo: Brasiliense, 1986. v.l (obras escolhidas) - B E N J A M I N , Walter. Op. Cit., p. 224. O conceito de objetividade na filosofia da histria dentro de um ponto de vista do cientificismo do pensamento iluminista e historicista reporta-se a uma pretenso de verdade de contedo universal, inquestionvel e neutra, o que mais se identifica com um discurso coercitivo de imposio de verdades.
21 22 2 l x

20

R. FARN, Natal, v.l, n.2, p. 127 - 149 Jan/jun.2002.

133

Situando a histria em um quadro teleolgico, motivado categoricamente por uma razo instrumental, os dominantes, na periculosidade iluminista de sua Filosofia da Histria, garantem sua auto-conservao. A pretenso de "subordinar a vida inteira s exigncias de sua conservao", e "a minoria que detm o poder garante, justamente com sua prpria segurana, a perpetuao do todo". Assim, a revoluo anamnsica deve problematizar criticamente as reminiscncias afloradas no momento de tal perigo, bem como, livrar os injustiados da servido totalitria razo histrico-prtica dos dominantes.
25

A reparao anamnsica questiona o superdimensionamento plenipotencirio do passado, no interior de uma razo estratgica, am que o presente s se certifica como recepo (e transio) do legado das fases antecedentes na histria. Benjamin adverte ser "irrecupervel toda imagem do passado que ameaa desaparecer com qualquer presente que nela no se conhece refletido".
26

Desta forma, garante-se a abertura do presente como espao de realizao das perspectivas subjugadas pela historiografia oficial que as considera perdidas pela histria. Neste sentido, de acordo com a anlise habermasiana, incorreto ver na fora libertadora da rememorao o resgate do poder do passado vivido exercido sobre o presente, como se verificou desde Hegel, Marx e Freud. Interessa rememorao o regaste de uma dvida do presente para com o passado das vontades e imagens reprimidas ( no vividas). E, conforme Habermas, Benjamin procede uma inverso drstica, uma viragem hermenutica nas tendncias da filosofia da histria dos clssicos.
27

A solidariedade de um universalismo tico se manifesta no ideal da rememorao, pois Benjamin pensa na perspectiva dos injustiados e marginalizados culturais da histria. A dbil fora messinica do historiador se alimenta dessa solidariedade humana e universal, onde ao presente atribuda a tarefa de reparaes histricas do passado reprimido.

25

A D O R N O , T. W; HORKHEIMER, M. Dialtica do Esclarecimento. 3.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1991. p . 4 3 . B E N J A M I N (opud H A B E R M A S , 1990) H A B E R M A S , Jurgen. Excurso sobre as teses de Benjamin sobre a filosofia da Histria. In: O discurso filosfico da modernidade. Lisboa: Publicaes Dom Quixote, 1990,
26 27

134

R. FARN, Natal, v.l, n.2. p. 127 - 149

,janVjun.2002.

Desta forma, Habermas enfatiza que a reparao anamnsica de uma injustia que no se pode de fato anular, mas que, pelo menos se pode virtualmente minorar pela rememorao, integra o presente no contexto comunicacional de uma solidariedade histrico-uni versai.
28

O rompimento com o individualismo e a assuno de uma solidariedade humana em um sentido universal se faz necessria, para o resgate da histria dos subjugados historicamente, pois em pocas de crise de perspectivas e de valores, o indivduo ousa individualizar-se, mas, mesmo assim esse ousado indivduo precisa desesperadamente de um conjunto de leis prprias, precisa de habilidades e astcias, necessrias autopreservao, auto-imposio, auto-afirmao, autoliberao'.
29

O isolamento social das pessoas, nesta situao de injustia histricosocial, representa uma conseqncia da poltica de excluso social, o que facilita as formas de dominao e conservao da opresso. E este problema do isolamento das massas uma manifestao das sociedades de consumo na modernidade decadente, que divide e exclui as pessoas das esferas pblicas de organizao e participao social. De acordo com Marshall Berman, o eclipse do problema na modernidade nos anos 70 significou a destruio de uma forma vital de espao pblico, acelerou a desintegrao do nosso mundo em um aglomerado de grupos de interesse privado, material e espiritual, vivendo em mnadas sem janelas, ainda mais isoladas do que precisamente ser.
30

A recuperao de um ideal de solidariedade universal e coletiva com os injustiados do passado, no sentido de uma redefinio e reparao revolucionria da histria no presente, se conjuga com o ideal de transformao e libertao; o isolamento individualista e egosta da "multido solitria' em suas esferas privadas de vida no liberta, mas tem perpetuado a servido. Segundo Richard Sennett,

28

,0

Ibid,, p.26. BERMAN, Marshall. Tudo que slido se desmancha 1986. p. 2 1 . B E R M A N , Marshall. Op. Cit . 32-33.

no ar

So Paulo: Cia das Letras,

R. FARN, Natal, v.l, n.2, p. 127 - 149 JanVjun.2002

135

multides de pessoas esto agora preocupadas, mais do que nunca, apenas com as histrias de suas prprias vidas e com suas emoes particulares: esta preocupao tem demonstrado ser mais uma armadilha do que uma libertao '.
3

Por fim, em cada poca, cabe ao historiador (como sujeito da reparao) revolucionar seus acontecimentos e atitudes, arrancando-os da tradio conformista que quer apoderar-se dela. Esta interveno crtica recai sobre os ombros do novo historiador, com o peso histrico da geraes passadas, que clamam por justia aos ideais humanitrios expurgados da histria capitalista dominante. Reconstruir solidariamente um novo sentido para a histria a partir daqueles ideais, traduz-se na capacidade de despertar no passado as centelhas da esperana no pluralismo tico dos subjugados. Entretanto, os ideais humanos e universais ganham no presente a possibilidade espao-temporal de justia memria das geraes massacradas pelo inimigo histrico. A reparao anamnsica da histria se volta para o passado, pois leva em conta que tambm os mortos no estaro em segurana se o inimigo vencer. E esse inimigo no tem cessado de vencer.
32

A NOVA BARBRIE E A DESCONSTRUO REVOLUCIONRIA DA HISTRIA: AS

BASES CULTURAIS, HISTRICAS E SOCIAIS DA REVOLUO

Na tese 07, Walter Benjamin esboa uma crtica metodologia tradicional do historicismo, no que se refere abordagem do processo histrico. O mtodo fundamental desta abordagem o da "empatia. Sua origem a inrcia do corao, a acedia que desespera de apropriar-se da verdadeira imagem histrica, em seu relampejar fugaz". Seu princpio constitutivo visa apropriao da histria em um sucessivo acmulo de acontecimentos lgicos, movidos por leis e nexos causais e necessrios, dentro de um "tempo vazio e homogneo."
33 34

Na razo histrica de empatia, relaciona a determinao do presente enquanto legado de um passado totalizado em um teleologia. A empatia conservadora com a tradio dos vencedores e legitima o status quo existente.

51

SENNETT, Richard.O Declnio

do Homem Pblico.

So Paulo; Cia. das Letras, 1988. p.

17.
32

B E N J A M I N , Walter. Teses Sobre o Conceito da Histria, in: Magia e Tcnica, Arte e Poltica.l. ed.. Obras Escolhidas, v. 1. So Paulo: Brasiliense, 1986. Tese 06, pp. 224-5 B E N J A M I N . Walter. Op. Cit. p. 225 Idem. Tese 13. p. 229. Ibid., p.232.
n 35

136

R. FARN, Natal. v. 1. n.2. p. 127 - 149

Jan./jun. 2002.

O olhar deste mtodo conservador historicista dos dominantes, que se "contenta em estabelecer um nexo causai entre vrios momentos da histria" , um olhar que contextualiza o presente no interior de uma ordem, vislumbrandoo como conditio sine qua non de um suposto devir histrico determinado pelo passado.
35

Na perspectiva benjaminiana, o olhar do historiador de novo tipo deve ser criticamente destrutivo, no sentido de interferir e desconstruir a ordem estrutural da h i s t o r i o g r a f i a oficial. O carter destrutivo deste olhar descontextualizador e questionador, e, em sua hermenutica histrico-crtica do passado, retorna ao campo da tradio para desconstru-la. Assim, dentre os pensadores da histria, uns transmitem as coisas na medida em que as tornam intocveis e as conservam; outros transmitem as situaes na medida em que as tornam palpveis e as liquidam. Estes so chamados destrutivos.
36

Dentro desta perspectiva desconstrutiva do ideal absolutista do continuum presente na razo histrica dos dominantes, Benjamin enfatiza que o homem, com o "carter destrutivo ", tem a conscincia do indivduo histrico, cuja "principal paixo uma irresistvel desconfiana do andamento das coisas".
37

O olhar hermenutico ao passado visualiza os bens culturais legados pela tradio com profundo distanciamento. O mtodo alegrico do distanciamento pela aproximao entre o hermenuta e a histria constitui um momento de importante definio no pensamento benjaminiano, pelo qual o filsofo acentua o papel do tempo presente para uma nova interpretao historiogrfica. Destarte, de acordo com o pensamento benjaminiano, em sua metodologia hermenutica do olhar alegoricamente crtico-desconstrutivo ao passado, a verdade emerge s erigindo uma distncia crtica entre o material e o intrprete, e ergue no limite presente da histria a linha divisria entre o 'agora' (Jetztzeit) e a possibilidade de um futuro radicalmente diferente .
38
36

BENJAMIN, Walter .Documentos

de cultura, documentos

de barbrie. So Paulo:

EDUSP, 1986. p.187. (escritos escolhidos) BENJAMIN, Walter . Op. Cit., p.188.
37

BUCK-MORSS, Susan . Origen de la Dialtica Negativa. Cerro dei Agua: Siglo Veintiuno, 1981. p. 332-33.

R. FARN, Natal, v.l. n.2. p. 127 -149 Jan./jun.2002.

137

nesse olhar que o historiador, ganho pela reparao anamnsica, deposita sua confiana para o resgate da cultura dos subjugados histricos. Isto porque todos os bens culturais devem sua existncia no somente ao esforo dos grandes gnios que os criaram, como corvia annima dos seus contemporneos. Nunca houve um monumento de cultura que no fosse tambm um monumento da barbrie.
39

O legado da experincia cultural da tradio interrompe sua transmisso conservadora no resgate do conceito de barbrie ( nova barbrie). Seu sentido reside no esquecimento como assuno da "pobreza de experincia" , que "no uma pobreza particular, mas de toda a humanidade." .
40 41

As massas representam a maioria silenciosa descrita por Baudrillard. Elas no encontram rebatimento poltico em nenhuma instncia do social da histria existente, embora o social tambm tenha se dissolvido nesta hiper-realidade cotidiana juntamente com as massas, visto que a histria oficial subjuga suas manifestaes ao no vivido, e desta forma a nega enquanto verdade histrica. Segundo Baudrillard, a histria oficial s registra o progresso ininterrupto do social, relegando s trevas, como culturas passadas, corno vestgios brbaros, tudo que no concorreria para esse glorioso acontecimento.
42

A histria oficial contada em favor dos dominantes capitalistas, na qual a prpria liberdade perde seu estado de direito natural e perdendo-a, enquanto sua condio, as massas e a humanidade em geral se submetem servido, que chega a ser voluntria na medida em que os costumes de servilismo, no bojo da experincia legada pela cultura das classes dominantes, se enrazam em toda a

BENJAMIN. Walter .Teses Sobre o Conceito da Histria . in: Magia e Tcnica , Arte e Poltica . 2.ed. So Paulo: Brasiliense, 1986. p.225. Pobreza de experincia ou perda de experincia corresponde ao termo do esquecimento (Lethes) na mitologia grega e representa a um contraponto terico metodolgico com a memria enquanto verdade eterna e imutvel apenas desvelada (Alethia), que por sua vez se relaciona com a lembrana passiva e conservadora do passado vivido. Desta forma Benjamin recorre tradio e a desconstri, a partir da adoo do "carter destrutivo ". BENJAMIN. Walter . Documentos de Cultura - Documentos de Barbrie (Escritos Escolhidos ).So Paulo: EDUSP, 1986. p. 196. (escritos escolhidos) BAUDRILLARD. Jean. Sombra das Maiorias Silenciosas. 3.ed. So Paulo: Brasiliense, 1993. p. 3637. Vale salientar que Baudrillard acredita na inexistncia da realidade poltica de uma tomada de conscincia histrica por parte da massa, por ela ser "inacessvel aos esquemas de libertao, de revoluo e de historicidade" (p. 24), isto devido ao silncio a que submetido essa grande maioria silenciosa.
40 41 42

39

R. FARN, Natal, v. 1, n.2, p. 127 ~ 149

Jan./jun. 2002.

cultura. A perda desta experincia o motivo da liberdade, pois, conforme bem ilustra Etienne La Botie, o costume, que por certo tem em todas as coisas um grande poder sobre ns, no possui em lugar nenhum virtude to grande quanto a seguinte: "ensinar-nos a servir", isto para aceitar voluntariamente "e no achar amarga a peonha da servido".
43

Assim, a experincia da tradio cultural dominante se reproduz pelo costume para repetio dos seus monumentos de servido, destarte , "a primeira razo da servido voluntria o costume " .
44

E a liberdade como condio natural do homem se perde, se no cultivada. Desta forma, o povo, serve de to bom grado ao cair no esquecimento de sua prpria franquia e ao se submeter experincia tradicional da servido, que outrora havia sido uma imposio pela violncia instrumental, mas, agora, transformada em costume. Ainda segundo Botie, verdade que no incio serve-se obrigado e vencido pela fora, mas os que vm depois servem sem pesar e fazem de bom grado o que seus antecessores haviam feito por imposio. Desse modo os homens nascidos sob o jugo, mais tarde educados e criados na servido, sem olhar mais longe, contentam-se em viver como nasceram; e como no pensam ter outro bem nem outro direito que o que encontraram, consideram natural a condio de seu nascimento.
45

O processo emptico de transmisso cultural efetivado para a servido das massas, perpetuando o costume das experincias dos subjugados no passado, garante uma aceitao passiva dos subservientes no presente de toda forma de escravido sob o discurso da naturalidade das condies de qualquer servido. "Eles dizem que sempre foram sditos, que seus pais viveram assim; pensam que so obrigados a suportar o mal."
46

Destarte, o conceito de experincia que Benjamin nega, refere-se ao conjunto de ensinamentos e costumes legados pela histria oficial enquanto norma histrica de uma razo estratgica e instrumental, que serviria de modelo e monu-

4 3

44

4 6

B O T I E , Etienne La. Discurso p.20. Ibid., p.24. Ibid., p.20. Ibid.. p.24.
43

da Servido

Voluntria.

So Paulo: Brasiliense, 1982

R. FARN, Natal, v.l, n.2, p. 127 -149 , jan./jun. 2002.

139

mento cultural a ser seguido no tempo presente como continuidade lgica do passado. E tal experincia vincula-se a circunstncias concretas e situaes especficas vividas no passado "como determinantes do comportamento humano", e em "sua expectativa, a maior parte das pessoas se comporta da mesma maneira em situaes similares" . Assim, as circunstncias reproduzidas enquanto experincia legada do passado ao presente inserem-se na cadeia de causalidade enquanto influncias sobre a formao do carter e da personalidade, visto que, em uma situao experimental planificada, em uma sociedade, pode-se provar que as presses sociais foravam o indivduo a tomar uma deciso contrria s suas inclinaes 'normais' ou previsivelmente racionais e humanas .
47 48

Essa mesma definio de experincia, como forma de influncia dos indivduos a uma submisso histrica aos valores dominantes, bem ilustrada em Sennett, ao discutir as caractersticas da formao da esfera pblica do social, quando ele afirma que no antigo regime, a experincia pblica estava ligada formao da ordem social; no sculo passado, a experincia pblica acabou sendo ligada formao da personalidade. A experincia mundana como uma obrigao para o autodesenvolvimento apareceu nos grandes monumentos da cultura do sculo passado, bem como nos seus cdigos de crena mais cotidianos. (...) uma crena subsistente no valor da experincia pblica com o novo credo secular de que todas as experincias podem ter um valor igual, porque todas tm uma importncia igual para a formao do eu.
49

Diferentemente de uma imitao de experincia do vivido, a pobreza de experincia, por desconfiana dos monumentos culturais da histria oficial, introduz um novo conceito de barbrie, que a remete ao "comear do comeo; a comear de novo."
50

Este comear de novo requer a adoo de qualidades ou capacidades humanas que podem adicionar alguma energia na alma para resistncia a essa experincia que reproduz na servido a mesmidade da subservincia e obedincia s ameaas e opresses sociais presentes na filosofia da histria dos dominantes. Barrington Moore define essas qualidades fundamentais como coragem moral, capacidade intelectual ou percepo moral e, por fim, a inventividade moral, que "a capacidade de criar, a partir das tradies culturais vigentes,
4 7

4 8

49

50

M O O R E JR Barrington, Op. Cit. p.137. Ibid., p. 138. SENNETT, Richard. Op. Cit., p.40. B E N J A M I N , Walter Op. Cit., p.196.

140

R. FARN, Natal, v.l, n.2, p. 127 - 149

,jan./jun. 2002.

padres historicamente novos de condenao ao que existe" , o que se traduz em uma vigorosa autonomia moral perante a filosofia da histria oficial dominante, A nova barbrie desconstri a experincia como fim para a transmisso da cultura de servido e injustia, e se apresenta como meio para o poderfazer-diferente, se despojando da experincia da histria oficial dominante que tende, pela imposio de costumes a naturalizar a servido. Da o termo : pobreza de experincia, pela qual os homens tanto almejam libertar-se de toda experincia, aspirando a um mundo em que eles possam fazer valer to pura e claramente a sua pobreza, externa e interna, que disso resulte algo decente", quando optam "pelo radicalmente novo, com lucidez e capacidade de renncia.
52

51

A crtica hermenutica da rememorao, para enfatizar sua ao reparadora da histria, no sentido do inteiramente novo, precisa estar atenta ao processo de transmisso dos bens culturais, realizado pela mediao do mtodo da empatia, no qual os "que vencem hoje so herdeiros dos monumentos deixados pelos que venceram ontem".
53

Portanto, a tarefa fundamental do olhar desconstrutivo de desconfiana nos monumentos culturais e no seu processo de transmisso, no sentido benjaminiano, a de desconstruir e "escovar a histria a contrapelo". O que eqivale condio ps-moderna, prenunciada pela decadncia da modernidade, em uma
54

permanente revoluo contra a totalidade da existncia moderna", realizando uma "tradio de destruir a tradio", uma "cultura de combate" , que "busca a violenta destruio de todos os nossos valores e se preocupa muito pouco em reconstruir os mundos que pe a baixo".
55

M O O R E JR. Barrington. Op. Cit., p. 136-137. " B E N J A M I N , Walter. Op. Cit., p. 197-98. PENIDO, Stella. Walter Benjamin: A histria como construo e alegoria. In: O que nos faz pensar. Rio de Janeiro: 1989. p.62. (Cadernos do DFIL da PUC-RJ, n 1). B E N J A M I N , Walter. Teses S o b r e C o n c e i t o da Histria In: Magia e tcnica . arte e poltica. 2.ed. So Paulo: Brasiliense, 1986. p.225. B E R M A N , Marshall, Op. Cit., p.29. Berman afirma que este movimento moderno que subverte a unidade da cultura se identifica para muitos com o movimento ps-modernista. A respeito ver: B E R M A N , p . 3 1 .
53 54 55

51

R. FARN. Natal, v.l, n.2, p. 127 - 149 ,jan./jun.2002

141

A TEORIA REVOLUCIONRIA DA VIOLNCIA PURA EM WALTER BENJAMIN:

PODER, VIOLNCIA E ESTADO DE EXCEO NA HISTRIA

O olhar alegrico, sendo o mtodo de desconstruo histrica, a metodologia rigorosa para captarmos as runas, o transitrio, o fugidio, o contingente da realidade existente, que a condio da Ps-modernidade, pela qual a
experincia do tempo e do espao se transformou , a confiana na associao entre juzos cientficos e morais ruiu (...), as imagens dominaram as narrativas, a efemeridade e a fragmentao assumiram precedncia sobre verdades eternas e sobre a poltica unificada
56

Esta condio ps-moderna, prenunciada pela modernidade decadente do final do sculo XIX ao sculo XX, " nos despeja a todos em um turbilho de permanente desintegrao e mudana, de luta e contradio, de ambigidade e angstia" , onde, como disse Marx, "tudo que slido se desmancha no ar". Nesta condio e neste cenrio, o pblico se dissolve em inmeras particularidades privadas e "em inmeros e fragmentrios caminhos" , em um verdadeiro tourbillon social, onde, em um estado de exceo, todos se colocam freqentemente em contradio consigo mesmos, e "tudo absurdo, mas nada chocante, porque todos se acostumam a tudo" .
57 58 59

No entanto, perante esta imensa ausncia e vazio de valores humanos reprimidos pela memria histrica da cultura dominante, podemos verificar e nos contemplar ao "mesmo tempo, em meio a uma desconcertante abundncia de possibilidades" ; e isto radicaliza a necessidade de no se conformar com a aparncia da verdade objetiva de um continuum historicista no interior do tempo presente e optar pelo radicalmente novo.
60

Destarte, a tarefa do olhar alegrico, na perspectiva benjaminiana, nesta condio de fragmentao da realidade a de instrumentalizar uma hermenutica anamnsica no sentido de escovar a histria a contrapelo, para descoberta das centelhas de esperana dos despojados, tambm mediao na

HARVEY, D a v i d . A condio ps-moderna. 2.ed. So P a u l o : L o y o l a . 1993. p . 2 9 3 . Tambm a respeito da ps-modernidade ver mais detalhes em: SANTOS, Boaventura de S. O social e o poltico na transio ps-moderna. [s.l.j: Lua Nova, 1993. n 3 1 . BERMAN, Marshall. Tudo que slido se desmancha no ar. So Paulo: Cia. das Letras, 1986. p. 15. B E R M A N , Marshall. Op. Cit., p. 17. Ibid., p. 17. " Ibid., p.21.
57 58 Sv r

Sb

142

R. F A R N , N a t a l , v . I , n . 2 , p. 127 - 149

Jan./jun. 2002.

relao entre o historiador da rememorao e a imagem histrica do sujeito do conhecimento histrico, subjugado pela tradio. Para Benjamin, este "sujeito do conhecimento histrico a prpria classe combatente e oprimida"; por ser a classe que vivifica o embate das geraes anteriores contra toda forma de dominao opressiva.
61

Pelo olhar alegrico, o impulso desse embate ganha fora ao realizar a descoberta do fio condutor que mafca o encontro secreto entre as geraes precedentes e a nossa. O tempo presente deslocado do continuam do devir historicista, de um pretenso progresso em uma "correnteza histrica" , possibilita, desta forma, a tarefa de supresso das injustias em nome das geraes de derrotados, suspendendo-as da teleologia do idntico (movimento do sempreigual na histria).
62

Nesta teleologia da repetio do idntico, a noo de progresso, na tica dominante, em vez de afirmar liberdade, atesta um aprisionamento das massas reprimidas historicamente. Para Jos Ortega y Gasset, a crena nesta teleologia do mesmo (o sempre igual) corresponde f na cultura moderna iluminista. A f na cultura moderna era triste: era saber que o amanh, na sua essncia, ia ser igual a hoje, que o progresso consistia s em avanar eternamente por um caminho idntico ao que j estava sob nossos ps. Um caminho que mais se parece com uma priso que, elstica, se estica sem nos libertar.
63

O olhar alegrico interrompe a marcha a um futuro como espao de efetividade da mesmidade do velho, resgatando a diferena do novo enfatizado pela rememorao de uma imagem dialtica dos antepassados escravizados.
64

A indignao moral, o dio e a ira s injustias scio-histricas geradas, segundo Moore, pelas "situaes universais" , que possibilitam as bases soci65
61

62

63

64

B E N J A M I N , Walter. Op. Cit., p.228. Essa temtica da idia de um progresso escatolgico em uma racionalidade histrica veementemente combatida por Benjamin em suas Teses, principalmente nas teses: 8, 9, 10, 11, 13, 14 e 15. Desta forma Benjamin se identifica muito com a critica ps-moderna razo e ao determinismo da objetividade teleolgica da filosofia da histria dos clssicos da tradio iluminista. ORTEGA Y G A S S E T , Jos. A Rebelio das Massas. So Paulo: Martins Fontes, 1987. p.55. B E N J A M I N , Walter. Op. Cit., p. 228-229. M O O R E JR, Barrington. Op. Cit., p. 34-35. As situaes universais, a que o autor se refere, so aquelas que, acontecendo, representam um sentido de injustia moral e social, que gerariam dio e indignao moral em qualquer sociedade ocidental e no-ocidental
65

R. FARN, Natal, v.l, n.2, p. 127 - 149 ,jan./jun.2002.

143

ais da revolta e mobilizam as foras das classes combatentes, alimentadas pela imagem de um passado reprimido e frustrado que poderia ser presente se no fosse considerada perdida pela histria dos dominantes, pressupem a no aceitao do passado como de fato foi e a crtica s noes de verdade objetiva e de direito impostas pelo vencedores, manifestando um sentido de injustia a ser suprimido.
66

Para Benjamin, a finalidade iluminista da razo histrica, com a imposio da legitimao capitalista, a violncia jurdica do monoplio da legalidade autoritria das leis positivas, no interior de um ciclo histrico, cuja tese do seu positivismo jurdico encaminha a questo da justia "legitimidade de determinados meios que constituem o poder."
67

Benjamin prope a violncia pura da mobilizao das foras revolucionrias da indignao moral contra a violncia instrumental da imposio da legitimao capitalista do poder para uma verdadeira vingana dos oprimidos historicamente, que clamam por justia e pelo resgate dos valores e da dignidade humana. De acordo com Moore, o clamor de vingana - reprimido aqui, estimulado e elaborado ali ecoou em uma imensa poro da experincia humana. A vingana significa retaliao. Tambm significa uma reafirmao da dignidade e do valor humano, aps a injria ou o dano
68

A violncia pura criadora de um novo direito e de uma nova perspectiva histrica, na interrupo do ciclo autoritrio das foras do ordenamento jurdico dominante no prope a revolta pela revolta, mas fundamenta o resgate da paz social da justia e, ao mesmo tempo, garante a realizao da vingana moral da grande maioria silenciosa reprimida no passado, alm de servir de trincheira de combate da violncia no sentido estrito do termo, que representa a coero e elemento fundante da servido. Destarte, a violncia pura representa um combate a esta forma coercitiva e instrumental da violncia e do poder das autoridades dominantes. Visto que, de acordo com Moore, toda cultura parece dispor de alguma definio de crueldade arbitrria por parte dos detentores da autoridade. E "o emprego indevido dos
6 6

6 7

Segundo Moore, "o esforo frustrado pode ser uma poderosa fonte de ira moral" por parte dos injustiados. Ver: M O O R E JR. Barrington. Op. Cit., p.74. B E N J A M I N , Walter. Crtica da violncia, critica do poder. In: Documentos de Cultura Documentos de Barbrie. So Paulo: Brasiliense, 1986. p . 1 6 1 . (escritos escolhidos) M O O R E JR., Barrington. Op. Cit., p.38.
6 8

144

R. FARN, Natal, v.l, n.2, p. 127 - 149

Jan./jun. 2002.

instrumentos de violncia dos governantes contra seus prprios sditos uma violao extrema da obrigao de manter a paz.
69

A problemtica da violncia pura abordada por Benjamin especificamente em 1921 , e nesses primeiros ensaios filosficos distingue as formas de violncia, como a criadora do direito pblico (violncia estrutural) e a que mantm o direito ( violncia legtima).
70

A primeira se manifesta em uma situao estrutural scio-histrica, j a segunda instrumentalizada para ser exercida pelos rgos do Estado em sua hegemonia. E tambm h uma outra forma de violncia emergente: a violncia pura, criadora de um novo direito (contra-hegemonia) e, conseqentemente, supressora das formas de violncia existentes. E esta "violncia pura " prpria s foras da revoluo histrica .
71

Segundo Benjamin, como se observa, a violncia se articula com a coero da razo histrica; desta forma, o carter desta violncia instrumental dominante totalmente repressivo, por tentar enquadrar a humanidade na lgica cega de um mundo sob um progresso tcnico e juridicamente positivista, miticamente matematizado e linear. A violncia pura assume a condio de uma contra-violncia (contrahegemonia), que representa o poder de um ato civil e poltico organizado pelos subjugados, capaz de suspender e explodir o continuum historicista, gerando, assim, um verdadeiro estado de exceo, que cria uma paralisao do fluxo contnuo do tempo, construindo um novo conceito de histria; e, segundo Benjamin, A tradio dos oprimidos nos ensina que o 'estado de exceo' em que vivemos na verdade a regra geral..., Nesse momento, percebemos que nossa tarefa originar um verdadeiro estado de exceo,
72

Ibid,, p.50. E ainda reforando, para este autor , "os fracassos da autoridade em cumprir suas obrigaes, expressas ou implcitas, 'prover segurana e avanar propsitos coletivos despertam algo que pode ser reconhecido como ira moral frente ao tratamento injusto. A vingana aparece como motivo antes da autoridade organizada, servindo a um propsito coletivo similar, "(p.77-78). BENJAMIN, Walter. O p . Cut. Ver tambm: HABERMAS, Jrgen. Sociologia. So Paulo: tica,I980. p. 199-202. (textos de Habermas) B E N J A M I N , Walter. Teses Sobre o Conceito da Histria. In: Magia e tcnica, arte e poltica. 2.ed. So Paulo: Brasiliense, 1986. p. 226 v.l. (obras escolhidas)
70 71 72

6 9

R. FARN, Natal, v.l, n.2, p. 127 - 149 ,janVjun.2002,

145

E esta tarefa resultaria em uma nova hegemonia ativa de acmulo maior de foras contra os inimigos histricos da humanidade, que, na poca da elaborao das teses, eram hegemonizados pelos regimes nazi-fascistas. E somente um verdadeiro estado de exceo colocaria em evidncia o assombro com os episdios de determinados regimes totalitrios existentes na histria. A terminologia existencial do assombro era utilizada por Brecht, em sua noo de teatro criativo {pico), que apela para a interferncia do homem no processo de elaborao do conhecimento, propondo uma desconstruo da evoluo escatolgica e mecnica da humanidade, criando um refluxo, uma quebra do continuam da razo histrica, imobilizando at mesmo o movimento pela sntese da dialtica, colocando-a em um estado de repouso. Benjamin resgata esta influncia terminolgica em Brecht, afirmando a partir da noo do teatro pico, no-trgico do literato, que o assombro, que devemos incluir na teoria aristotlica dos efeitos da tragdia, deve ser visto como uma capacidade que pode ser aprendida. E que, quando o fluxo real da vida represado, imobilizando-se, essa interrupo vivida como se fosse um refluxo: o assombro esse refluxo. O objeto mais autntico desse assombro a dialtica em estado de repouso.
73

A violncia dos dominantes, ao articular o direito com a coero instrumental da razo histrica, no gera um assombro no sentido filosfico do comear de novo; e, segundo o autor, a dominao totalitria e repressiva um assombro que "no gera nenhum conhecimento, a no ser o conhecimento de que a concepo de histria da qual emana semelhante assombro insustentvel" .
74

Eminentemente filosfico o assombro histrico da paralisao e exploso do fluxo contnuo do tempo, por intermdio do qual a alegoria do anjo da histria - Angelus Novus - sobrevoa melancolicamente no cu da histria. Um conhecimento ampliado, resultante desse refluxo, gera uma heteronomia para uma hermenutica crtica do tempo presente, possibilitando a emergncia revolucionria do inteiramente novo na histria.

BENJAMIN, Walter. Que o teatro pico? Um estudo sobre Brecht. In: Magia e arte e poltica. 2.ed, So Paulo: Brasiliense, 1986. p.89. v. 1 (obras escolhidas) B E N J A M I N , Walter. Teses sobre o c o n c e i t o de histria. In: Magia e tcnica, poltica. 2.ed. So Paulo: Brasiliense, 1986. p.226. v . l . (obras escolhidas)
74

73

tcnica, arte e

146

R. FARN, Natal, v. 1, n.2, p. 127 - 149

Jan./jun. 2002.

CONCLUSO

Conclumos com a idia de que a sociedade organizada cultural e politicamente a partir de novas bases de valores morais e filosficos, representa uma clara resistncia truculncia e opulncia da poltica dominante que teima em oprimir os ideais de justia e liberdade dos indivduos. Podemos afirmar que a resistncia terico-filosfica no pode se reduzir ao dogmatismo de uma filiao incondicional a uma tese ou pensamento filosfico nico. A idia a de integrao transdisciplinar de diversas contribuies tericas para um entendimento preciso e ampliado da realidade existente e de suas viveis transformaes revolucionrias.
REFERNCIAS

ARENDT, Hannah; BENJAMIN, Walter. In. Homens em tempos sombrios. So Paulo: Companhia das Letras, 1987. BAUDRJLLARD, Jean. Sombra das maiorias silenciosas. So Paulo: Brasiliense, 1985. BENJAMIN, Walter. A Modernidade e os Modernos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1975. . Charles Baudelaire, um lrico no auge do capitalismo. So Paulo: Brasiliense, 1986. v.3. (obras escolhidas). . Documentos de cultura, documentos de barbrie. So Paulo: EDUSP, 1986. (escritos escolhidos). . Rua de mo nica. 5.ed. So Paulo: Brasiliense, 1995. v.2. (Obras Escolhidas). . Magia e tcnica, arte e poltica. 2.ed. So Paulo: Brasiliense, 1986. (Obras Escolhidas). . Sociologia. 2.ed. So Paulo: tica, 1991. (Col. Grandes Cientistas Sociais). BERMAN, Marshall. Tudo que slido se desmancha no ar. So Paulo: Companhia da Letras, 1986. R. FARN, Natal, v.l, n.2, p. 127 - 149 ,jan./jun.2002, 147

BOTIE, Etienne La. Discurso da Servido Voluntria. So Paulo: Brasiliense, 1982. BUCK-MORSS, Susan. Origen de Ia dialtica negativa. Cerro dei Agua: Siglo Veintiuno, 1981. HABERMAS, Jrgen. Excurso sobre as teses de Benjamin sobre a Filosofia da Histria. In: O Discurso filosfico da modernidade. Lisboa: Publicaes Dom Quixote, 1990. Sociologia. So Paulo: tica, 1980. (textos de Harbemas). HARVEY, David. A Condio Ps-Moderna. 2.ed. So Paulo: Loyola, 1993. HORKHEIMER, M.; ADORNO, T.W, Dialtica do Esclarecimento. 3.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1991. KOTHE, Flvio. Para Ler Benjamin. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976. MATOS, Olgria C. F. Os arcanos do inteiramente outro: a escola de Frankfurt, a melancolia e a revoluo. So Paulo: Brasiliense, 1989. MOORE JR., Barrington. Injustia: as bases sociais da obedincia e da revolta. So Paulo: Brasiliense, 1987. ORTEGA Y GASSET, Jos. A Rebelio das Massas. So Paulo: Martins Fontes, 1987. PENIDO, Stella. Walter Benjamin: A histria como construo e alegoria, In.: Que nos faz pensar. Rio: 1989. (Cadernos do DFIL da PUC-RJ; n 1). SENNETT, Richard. O declnio do homem pblico. So Paulo: Companhia das Letras, 1988.

148

R. FARN, Natal, v.l, n.2, p. 127 - 149

Jan./jun. 20(32,

Abstract This paper shows the cultural and political revolution starting from the Benjamin thesis concerning the History of Philosophy, articulated with other classics from the political philosophy and social sciences. Starting from the idea of happiness and solidarity, necessary to a human condition of freedom against the present oppressing conditions, in this essay we develop the basis ofa political theory that increases the ways to important changes in search of a social justice necessary to afully human society. Key words: cultural politics; political philosophy; theory; history of philosophy. criticai

R, FARN, Natal, v.l, n.2, p. 127 - 149 ,jan./jun. 2002.

149

You might also like