You are on page 1of 7

ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONUTICA CONCURSO DE ADMISSO AO EAGS 2003 PROVA DE PORTUGUS (SAD)

MARQUE NO CARTO DE RESPOSTAS O CDIGO DA PROVA .

As questes de 01 a 40 referem-se a Lngua Portuguesa


Medo da eternidade

Jamais esquecerei o meu aflitivo e dramtico contato com a eternidade. Quando eu era muito pequena ainda no tinha provado chicles e mesmo em Recife falava-se pouco deles. Eu nem sabia bem de que espcie de bala ou bombom se tratava. Mesmo o dinheiro que eu tinha no dava para comprar: com o mesmo dinheiro eu lucraria no sei quantas balas. Afinal minha irm juntou dinheiro, comprou e ao sairmos de casa para a escola me explicou: Tome cuidado para no perder, porque esta bala nunca se acaba. Dura a vida inteira. Como no acaba? Parei um instante na rua, perplexa. No acaba nunca, e pronto. Eu estava boba: parecia-me ter sido transportada para o reino das histrias de prncipes e fadas. Peguei a pequena pastilha cor-de-rosa que representava o elixir do longo prazer. Examinei-a, quase no podia acreditar no milagre. Eu que, como outras crianas, s vezes tirava da boca uma bala ainda inteira, para chupar depois, s para faz-la durar mais. E eis-me com aquela coisa cor-de-rosa, de aparncia to inocente, tornando possvel o mundo impossvel do qual j comeara a me dar conta. Com delicadeza, terminei afinal pondo o chicle na boca. E agora que que eu fao? Perguntei para no errar no ritual que certamente deveria haver. Agora chupe o chicle para ir gostando do docinho dele, e s depois que passar o gosto voc comea a mastigar. E a mastiga a vida inteira. A menos que voc perca, eu j perdi vrios. Perder a eternidade? Nunca. O adocicado do chicle era bonzinho, no podia dizer que era timo. E, ainda perplexa, encaminhvamo-nos para a escola. Acabou-se o docinho. E agora? Agora mastigue para sempre. Assustei-me, eu no saberia dizer por qu. Comecei a mastigar e em breve tinha na boca aquele puxa-puxa cinzento de borracha que no tinha gosto de nada. Mastigava, mastigava. Mas me sentia contrafeita. Na verdade eu no estava gostando do gosto. E a vantagem de ser bala eterna me enchia de uma espcie de medo, como se tem diante da idia de eternidade ou de infinito. Eu no quis confessar que no estava altura da eternidade. Que s me dava aflio. Enquanto isso, eu mastigava obedientemente, sem parar. At que no suportei mais, e, atravessando o porto da escola, dei um jeito de o chicle mastigado cair no cho de areia. Olha s o que me aconteceu! Disse eu em fingidos espanto e tristeza. Agora no posso mastigar mais! A bala acabou! J lhe disse repetiu minha irm que ela no acaba nunca. Mas a gente s vezes perde. At de noite a gente pode ir

mastigando, mas para no engolir no sono a gente prega o chicle na cama. No fique triste, um dia lhe dou outro, e esse voc no perder. Eu estava envergonhada diante da bondade de minha irm, envergonhada da mentira que pregara dizendo que o chicle cara da boca por acaso. Mas aliviada. Sem o peso da eternidade sobre mim. Clarice Lispector As questes de 01 a 07 referem-se ao texto acima. 01 Qual dos trechos abaixo, retirados do texto "Medo da eternidade", retrata a perplexidade em que se encontra a personagem principal? a) "Jamais esquecerei o meu aflitivo e dramtico contato com a eternidade." b) "Eu estava boba: parecia-me ter sido transportada para o reino de histrias de prncipes e fadas." c) "Eu no quis confessar que no estava altura da eternidade. Que s me dava aflio." d) "Eu estava envergonhada diante da bondade de minha irm, envergonhada da mentira que pregara dizendo que o chicle cara da boca por acaso." 02 Ao longo do texto, a personagem principal demonstra mudanas de estado de esprito. Assinale a alternativa em que a passagem evidencia o sentimento expresso no ttulo. a) "Examinei-a, quase no podia acreditar no milagre." b) "Assustei-me, eu no saberia dizer por qu." c) "E a vantagem de ser bala eterna me enchia de uma espcie de medo, como se tem diante da idia de eternidade ou de infinito." d) "At que no suportei mais, e, atravessando o porto da escola, dei um jeito de o chicle mastigado cair no cho de areia." 03 A idia de eternidade assustava a pequena menina porque a) a eternidade representava um mundo diferente do real, povoado de prncipes e fadas. b) a garota no se considerava altura da eternidade; esta s lhe dava aflio. c) a eternidade durava a vida inteira, assim como o chicle que a sua irm lhe comprara. d) no era muito comum entre as meninas da sua idade estar em contato com o elixir do longo prazer. 04 Com relao ao texto, pode-se afirmar que a) um simples mundo torna-se smbolo de um mundo desejado, mas temido. b) as crianas, em geral, possuem uma imaginao criadora muito frtil, capaz de transport-las ao mundo da fantasia. c) a menina se desilude com a realidade da vida e por isso deseja livrar-se da eternidade. d) a eternidade como o chicle: no incio doce, mas, com o passar do tempo, torna-se sem gosto.

05 Observe estas falas: " tome cuidado para no perder porque esta bala nunca se acaba. Dura a vida inteira." " (...) E a mastiga a vida inteira. (...)" " Agora mastigue para sempre." As hiprboles registradas no discurso a) revelam a inteno maldosa da menina de impressionar sua irm mais nova e obrig-la a chupar o chicle, mesmo contra a sua vontade. b) indicam meras interferncias no texto de estruturas da linguagem oral, sem qualquer relevncia para a narrativa. c) so utilizadas nica e exclusivamente como um elemento caracterizador da personagem, pois retratam o nvel coloquial da linguagem. d) suscitam, pela intensificao exagerada que expressam, a perplexidade da pequena menina, despertando-lhe reflexes de ordem filosfica. 06 Verifica-se a utilizao de linguagem conotativa nas passagens abaixo, exceto em a) "Peguei a pequena pastilha cor-de-rosa que representava o elixir do longo prazer." b) "Comecei a mastigar e em breve tinha na boca aquele puxa-puxa cinzento de borracha que no tinha gosto de nada." c) "Eu estava boba: parecia-me ter sido transportada para o reino de histrias de prncipes e fadas." d) "Mas aliviada. Sem o peso da eternidade sobre mim." 07 Marque a alternativa em que o discurso assinalado no corresponda ao trecho ao qual se refere. a) "Perder a eternidade? Nunca." discurso direto b) "Quando eu era muito pequena ainda no tinha provado chicles e mesmo em Recife falava-se pouco deles." ausncia de discurso c) " E agora que que eu fao? Perguntei para no errar no ritual que certamente deveria haver." discurso direto d) "Eu no quis confessar que no estava altura da eternidade." discurso indireto 08 Assinale a alternativa correta quanto grafia. a) b) c) d) Beber gua com bircabonato causa desinteria. O aviador ficou frustado com a aterrisagem. Aps depredar a casa, ele cometeu um fratricdio. Para ela era prazeiroso enganjar na FAB.

10 " Entendo que para contar necessrio primeiramente construir um mundo, o mais mobiliado possvel, at os ltimos pormenores. Constri-se um rio, duas margens e na margem esquerda coloca-se um pescador e esse pescador possui um temperamento agressivo e uma folha penal pouco limpa, pronto: pode-se comear a escrever, traduzindo em palavras o que no pode deixar de acontecer." Em relao ao texto, pode-se fazer as seguintes consideraes: ITem por objetivo expor a opinio de seu autor quanto ao ato de contar; por isso, dissertativo. II- Para opinar, utiliza-se de elementos presentes na descrio e na narrao. III- O primeiro perodo descritivo; o segundo, narrativo e dissertativo. Est correto o que se afirma em a) I apenas. b) II apenas. c) I e II. d) II e III.

11 "(...) Capitu olhou alguns instantes para o cadver to fixa, to apaixonadamente fixa, que no admira lhe saltassem algumas lgrimas poucas e caladas... (...) Capitu enxugou-as depressa, olhando a furto para a gente que estava na sala. Redobrou de carcias para a amiga, e quis lev-la; mas o cadver parece que a retinha tambm. Momento houve em que os olhos de Capitu fitaram o defunto, quais os da viva, sem o pranto nem palavras desta, mas grandes e abertos, como a vaga do mar l fora, como se quisesse tragar tambm o nadador da manh." ("Dom Casmurro" - Machado de Assis) Num nvel superficial de leitura, detecta-se a enumerao das aes de Capitu frente ao cadver, velado tambm pela amiga. Num nvel mais profundo de leitura, entretanto, pode-se detectar que a inteno expressar a desconfiana de que ela sentia as dores da prpria viva. Tudo isso se confirma atravs da a) b) c) d) narrao. descrio. narrao-descritiva. descrio-narrativa.

12 Marque a nica alternativa em que o pleonasmo funciona como funo esttica e no como defeito. a) Participei de uma promoo no shopping para ganhar um computador grtis. b) A voc, nunca se mostra triste; ao contrrio pura expresso de contentamento. c) Os jornais anunciaram os nomes das empresas que disputavam, na cidade, o monoplio exclusivo no setor de transportes. d) Os relatrios finais das pesquisas do censo foram solicitados ao IBGE com premente urgncia. 13 Assinale a alternativa em que determinada ausncia de acentuao no caracteriza erro, mas mudana de sentido. a) Tem-se deteriorado toneladas de alimentos em grandes armazns, mas a fome continua. b) H artistas que dizem que a boemia o alimento de suas grandes obras. c) O projetil a lembrana de uma ave sem asas capaz de matar. d) O menino s pode viajar em funo da autorizao de seu pai.

09 Observe: "Se voc leu o filme, veja o livro. Digo, assista o disco." Em relao ao texto acima, pode-se afirmar que Ia incoerncia semntica apresentada na seqncia de verbos justifica-se, pois objetivo mostrar que filme, disco e trilha sonora geram o mesmo prazer. II- o sentido do que se quer dizer suplanta a no-observao da regncia do verbo assistir, a fim de se manter o paralelismo quanto repetio do artigo. III- faz-se seleo e articulao vocabular para se compor um texto publicitrio; isso mostra que o tipo de texto influi no processo de construo de sentido. Est correto o que se afirma em a) I e II. b) I e III. c) II e III. d) I, II e III.

14 Assinale a alternativa em que a conotao seja expressa pela mesma figura de linguagem presente em "Asas, tontas de luz, cortando o firmamento." (Olavo Bilac) a) "A favela o quarto de despejo da cidade." b) "Sede assim (...) Igual pedra detida, sustentando seu demorado destino." (Ceclia Meireles) c) "Ausente para sempre da casa materna, a figura paterna parece mergulh-la docemente na eternidade, enquanto as mos maternas se fazem mais lentas..."

17 Observe: "Minha vida era um palco iluminado Eu vivia vestido de dourado Palhao das perdidas iluses ... Cheio de guizos falsos da alegria Andei cantando a minha fantasia Entre as palmas febris dos coraes." A palavra grifada acima est em sentido estabelecendo relao de semelhana com a) felicidade. b) tablado. metafrico,

c) representao. d) palanque.

d) "E onde no queres nada nada falta onde voas bem alta eu sou o cho" (Caetano Veloso) 15 No processo de formao de palavras por composio, seja qual for sua forma, h sempre um elemento determinado e um determinante. Via de regra, na Lngua Portuguesa, o determinado precede o determinante, mas, s vezes, pode ocorrer o contrrio, o caso, por exemplo, dos compostos eruditos. Veja esta seqncia de palavras: I- hospital-escola II- me-ptria III- agricultura IV- vinagre V- quiromancia Os determinados esto pospostos aos determinantes em a) b) c) d) I, III e IV. II, III e V. I e IV apenas. II e V apenas.

18 O discurso da personagem que se constri pela quebra de elos subordinativos apresenta-se em a) "J nessa altura eu tinha pegado a segurana de uma figueira e l de cima, no galho mais firme, aguardava a deliberao do lobisomem (...) sujeito especial em lobisomem como eu no no ia cair em armadilha de pouco pau." (Jos de Carvalho) b) "O rancor roncava no seu peito vazio. Uns comunistas, era o que eram; uns comunistas. Olhou-os com sua clera de velha." (Clarice Lispector) c) "O gesto de Gomes revoltou Vado (...). A polcia militar foi chamada (...) 'Falei que meu animal fora agredido e que o segurana deveria ser preso." (Renato Lombardi) d) "O meu amor no teve importncia nenhuma. (...) Desfolha -se por quem? Para quem se perfuma." 19 "Funrea campa com fragor rangeu; Branco fantasma semelhante a um monge, Dentre os sepulcros a cabea ergueu." Analisando os termos em destaque, nos versos acima, podemos dizer que a) a escrita das palavras prejudica a percepo da rima, uma vez que temos uma combinao entre um ditongo e um tritongo. b) a percepo da rima no fica prejudicada porque o que conta a sonoridade, no importando, pois, que haja ditongo e tritongo. c) a percepo da rima no fica prejudicada; h equivalncia entre os termos, tanto na escrita quanto na sonorizao; temos hiato. d) a percepo da rima no fica prejudicada; h equivalncia entre os termos, tanto na escrita quanto na sonorizao; temos ditongo. 20 Assinale a alternativa que est de acordo com a Gramtica Normativa no que se refere acentuao. a) Todas as palavras da lngua apresentam tonicidade, ou seja, apresentam uma slaba que soa com maior intensidade que as outras. b) Do ponto de vista do nmero de slabas, as palavras classificam-se como oxtonas, paroxtonas, proparoxtonas. c) Existem palavras sem autonomia fontica, que so pronunciadas como um acrscimo tono palavra em que se apiam; entre elas esto os artigos e as preposies. d) A acentuao grfica nem sempre estar de acordo com a tonicidade das palavras, da a necessidade de marcao para que no se incorra em erros.

16 Analise os textos: I"quis mudar tudo mudei tudo agorapostudo extudo mudo"

II- "Agora sobre as nuvens que subiam As ondas de Netuno furibundo Agora a ver parece que desciam As ntimas entranhas do Profundo" III- "Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabi As aves, que aqui gorjeiam, No gorjeiam como l" IV- "Passo e vejo sobrevoando as guas escuras de poluio o vo branco da gara cortando a tarde." Encontra-se a anttese em a) b) c) d) I e II. II e IV. I e III. III e IV.

21 "No meio da natureza braslica, to rica de formas e cores, onde os ips floridos derramam feitios no ambiente e a infolhescncia dos cedros, s primeiras chuvas de setembro, abre a dana dos tangars ..." (Monteiro Lobato) Quanto estrutura de palavras, correto afirmar, em relao aos termos destacados, que a) todos os sufixos, acrescidos aos radicais, transformam as palavras em adjetivos. b) h, em todos eles, desinncia de gnero. c) h a presena de prefixos e sufixos em todos eles. d) apenas um apresenta desinncia que tambm desinncia verbal. 22 "Bastante decepcionada, a garota avistou, adiante, seu namorado abraado com sua colega. Debalde encontrou explicaes para aquela cena; jamais, entretanto, deixar de lembr-la." Classifique os advrbios, respectivamente, no trecho acima e assinale a alternativa correta. a) b) c) d) intensidade lugar modo tempo modo lugar tempo dvida dvida modo dvida tempo intensidade tempo modo dvida

27 Assinale a alternativa em que o emprego inadequado do substantivo coletivo torna absurdo o sentido da frase. a) Mesmo vendo aquele ataque por meio de uma tela, os vos rasantes da esquadra causavam arrepios em todos no cinema. b) O evento no MASP foi maravilhoso, pois abrangeu pintura, escultura, msica e dana. A academia fez-se solcita com todos os visitantes. c) Os brinquedos foram meticulosamente organizados: a turma dos mais novos, guardada devidamente nos armrios; a dos mais velhos, colocada em caixas, a fim de ser doada. d) A flora amaznica , sem dvida, uma grande riqueza e uma fonte de recursos para a farmacologia, mas deve ser muito bem controlada. 28 Assinale a alternativa em que a justificativa da pontuao esteja incorreta. a) As mulheres querem ser fiis a seus ideais, e no podem. (vrgula para dar nfase ao termo posposto.) b) A criana chorava, e berrava, e gritava, e esperneava, e fazia todo mundo louco! (vrgula nos polissndetos.) c) Esperamos que nossas reivindicaes sejam ouvidas.e atendidas. (reticncias para indicar pausa maior que aquela sugerida pela vrgula.) d) Ns vencemos o jogo; no fique, portanto, assim to triste! (ponto e vrgula usado para separar oraes coordenadas.) 29 Assinale a alternativa em que h erro de pontuao, segundo a norma culta. a) "O embaixador Mrio de Oliveira Dias, antes de deixar a representao brasileira no Paraguai, conseguiu vender seu carro Rolls-Royce. Quem comprou foi o prprio presidente Juan Carlos Wasmosy." (Veja, fev./98 ) b) "A seca aparecia-lhe como um fato necessrio e a obstinao da criana irritava-o. Certamente esse obstculo mido no era culpado, mas dificultava a marcha, e o vaqueiro precisava chegar ..." (Graciliano Ramos) c) "Quem acusa, logo objeto de desqualificao moral. Os acusados, alvos de denncias substantivas, partem para o contra-ataque na tentativa de atingir seus acusadores ..." (Folha de S. Paulo, jul./92) d) "Muitos encontros e surpresas. Pensamentos corriam na minha mente, e, s vezes, me perguntava o que fazia naquele instante, ali sentada." (redao de aluno) 30 "E se somos Severinos iguais em tudo na vida (I) morremos de morte igual, (II) mesma morte severina: que a morte (III) de que se morre de velhice antes dos trinta..." (IV) (Joo C. de M. Neto) Coloque C (certo) e E (errado) para as afirmaes abaixo. ( ( ( ( ) ) ) ) Na orao I e II, o sujeito oculto. Na orao III, o pronome relativo que funciona como sujeito. Na orao IV, o sujeito velhice. Nas oraes III e IV, h sujeito indeterminado. c) E, E, C, C d) C, E, C, E

23 Assinale a alternativa cujo tempo verbal est no pretrito perfeito composto da voz passiva. a) b) c) d) Ele tem pedido que no faamos isto. Tinha pedido que tivssemos pacincia. Tenho sido guiado pela luz divina. Fora guiado pela luz divina.

24 Das expresses destacadas, assinale aquela que se caracteriza como locuo pronominal indefinida. a) "A humanidade marcha com a Bblia por bandeira." (Castro Alves) b) "Abaixou-se junto dele, deps a lmina no cho." (lvares de Azevedo) c) "Onde quer que voc esteja, estaremos com voc" disse a me ao rapaz. d) A solido do garoto era grande, mesmo nas ruas. Uma ou outra pessoa dirigia-lhe o olhar, lanando-lhe uma esmola. 25 Assinale a alternativa em que se observa o uso de um pronome relativo que tenha, em qualquer contexto, funo exclusiva de pronome relativo. a) Esperam-se solues que sejam eficazes no combate ao analfabetismo. b) Referiu-se ao escritor por quem demonstrava total admirao. c) No fomos capazes de resolver os problemas os quais garantiriam nossa aprovao no vestibular. d) Parecia que havia esquecido tudo quanto fora dito na reunio. 26 Assinale a alternativa que apresenta orao coordenada sindtica adversativa. a) "Todo dia o sol levanta e a gente canta ao sol de todo dia." b) "Voc me quer justo, e eu no sou justo mais." c) "Na primeira noite eles se aproximam e roubam uma flor do nosso jardim." d) "Ama e passa e no demonstra Sua guerra, sua paz."

Assinale a alternativa que contm a seqncia correta. a) C, C, E, E b) E, C, C, E

31 Enumere as oraes abaixo, conforme o cdigo e assinale a alternativa que contm a seqncia correta. I- concesso III- finalidade ( ( ( ( ) ) ) ) II- conseqncia IV- hiptese

36 Observe o termo em destaque no trecho a seguir e assinale a alternativa que traz a correta considerao a seu respeito quanto justificativa de sua grafia. "Por isso os antigos sabiamente pintaram o amor menino; porque no h amor to robusto que chegue a ser velho." (Pe. Antnio Vieira) a) Trata-se de uma interrogativa indireta. b) Porque uma conjuno explicativa, e somente neste caso justifica-se tal grafia. c) Busca-se explicitar o motivo do que se afirma na primeira orao. d) A palavra porque introduz um enunciado afirmativo, e, neste caso, faz-se uso de conjuno, seja explicativa, seja causal. 37 Marque a alternativa em que os elementos estruturais dos vocbulos retirados do texto abaixo no foram classificados corretamente. "Vozes veladas, veludosas vozes, Volpias dos violes, vozes veladas, Vagam nos velhos vrtices velozes Dos ventos, vivas, vs, vulcanizadas." (Cruz e Souza) a) "veladas" e "veludosas" so vocbulos cognatos, pois possuem o mesmo radical, - vel. b) Em "vagam", - m a desinncia nmero-pessoal. c) O vocbulo "vozes" apresenta a vogal temtica - e. d) A palavra "ventos" possui desinncia zero de gnero, pois o elemento - o vogal temtica. 38 Observe a concordncia nominal nos perodo abaixo. IOs cavalos brasileiros saram disparados , assim que deu o sinal de largada. II- H bastantes meses, no aniversrio de Lcia, suas primas chegaram todas molhadas e ficaram doentes. III- Ontem elas foram ao shopping e compraram livros o menos caros possvel. IV- A Seo de Concursos comunicou aos professores que necessrio muita questo de nvel mdio para a prxima prova. Esto corretas, quanto norma culta: a) b) c) d) I, III e IV apenas I, II, III e IV. II e IV apenas. III e IV apenas.

Muito me magoou, de sorte que no mais nos falamos. No o esquecerei sem que antes olhe em seus olhos. Estudarei todas as possibilidades para que possa agradar-lhe. Lncon acertou todos os exerccios sem que eu lhe ensinasse. c) II, I, III e IV d) IV, I, III e II

a) II, IV, III e I b) IV, III, II e I 32 "A beleza do mundo me sustenta. E o formoso po matinal que a mo mais humilde deposita na mesa que separa."

As palavras grifadas no texto acima exercem, respectivamente, a funo sinttica de a) b) c) d) complemento nominal, objeto indireto e objeto direto. adjunto adnominal, objeto direto e objeto direto. adjunto adnominal, objeto direto e sujeito. complemento nominal, objeto direto e sujeito

33 Observe os perodos abaixo: I"O abrandamento econmico no comporta nenhuma conseqncia poltica; faz-se concesses ao capitalismo apenas para evitar que o povo cubano morra de fome." II- So muito estudiosos os alunos e as alunas desta Escola. III- Depois de muito trabalhar no Japo, ela possua bastante recursos para viajar. IV- O diretor avisou aos professores que meia classe foi mal na prova porque os alunos estavam meio tensos. A alternativa em que os perodos esto corretos, quanto concordncia nominal, a) apenas II e IV. b) apenas I e III. c) apenas I, II e IV. d) apenas I, II e III.

34 Assinale a alternativa em que o uso do acento grave no facultativo, segundo o gramtico Lus Antnio Sacconi em Nossa Gramtica Teoria e Prtica 25 edio Atual Editora 1999. a) Dei um anel de brilhantes Natlia, que nem sequer me agradeceu. b) No me refiro s respostas de Joo, mas s tuas. c) Irei Frana concluir meu Doutorado. d) Eles foram at praia, mas no conseguiram encontr-la. 35 Assinale a nica alternativa que apresenta discurso direto. a) "Pra que viste Na minha janela Meter o nariz (...) Deixa-te de histrias Some-te daqui!" (Vincius de Moraes) b) "Agora, o que eu queria saber com autocrueldade era o seguinte: temera que os outros me vissem ou que os outros no me vissem?" (Clarice Lispector) c) "Um grito pula no ar como foguete. Vem da paisagem de barro mido, calia e andaimes hirtos." (Carlos D. de Andrade) d) "Penso em Madalena com insistncia. Se fosse possvel recomearmos... Para que enganar-me?"(Graciliano Ramos)

39 Assinale a alternativa em que no h dgrafo voclico nas palavras grifadas. a) "Quando nasci, um anjo torto desses que vivem na sombra disse: 'Vai, Carlos! Ser gauche na vida.' " (Carlos Drummond de Andrade) b) "Chove chuva choverando Que a cidade de meu bem Est toda se lavando." (Oswald de Andrade) c) "No morrer cem poetas nem soldados A lngua em que cantaste rudemente As armas e os bares assinalados." (Manuel Bandeira) d) "Tu no vers, Marlia, cem cativos tirarem o cascalho e a rica terra, ou dos cercos dos rios caudalosos ou da minada serra." (Toms Antnio Gonzaga)

40 Segundo a norma culta, a regncia verbal est correta em: a) Durante toda a infncia, os avs diziam que o pai lhe queria mdico. b) O juiz mandou proceder o reconhecimento, vspera das eleies, em Braslia, de vrios ttulos falsificados. c) O estudo profundo das cincias implica em prvia aquisio de mltiplos conhecimentos. d) O Ministro respondeu ao Governador: honraria muito cobiada, e no entanto a ela no aspiro.

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

B C B A D C A C B C D B D C B B C B D C D A C D C B A D C A A B A B A D A A D D

You might also like