You are on page 1of 14

DA POLITIZAO DA DESCONSTRUO EM GAYATRI SPIVAK1

Fabio Akcelrud DURO2 RESUMO: O presente ensaio discute uma elaborao signicativa do legado da desconstruo: a da subalternidade, de Gayatri Spivak, da forma como proposta em Critique of Postcolonial Reason. Comea, porm, com breves observaes a respeito da relevncia do discurso terico na representao do excludo, para em seguida caracterizar o problema da fala do subalterno. Em uma terceira parte, critica os procedimentos interpretativos e argumentativos de Spivak tendo como base o desaparecimento da idia de obra, a dissoluo do prprio objeto de estudo. Por m, o trabalho volta-se para as conseqncias disso, apontando para uma situao na qual a representao do estrangeiro, minoritrio ou reprimido mais problemtica que nunca. PALAVRAS-CHAVE: Excluso. Teoria. Gayatri Spivak. Subalternidade. Desconstruo.

A incluso social, hoje valorizada a ponto de ser um lugar comum, at mesmo um slogan de governo, h pouco tempo possua uma valncia contrria. As representaes de um sistema do qual se deveria fugir, ao invs de abraar, so abundantes na dcada de sessenta, tendo alimentado movimentos como o dos hippies e todo um imaginrio de contestao. A isso se contrape a preocupao atual de abarcar a todos, de no deixar ningum de fora. Sem dvida, esse impulso, quando por exemplo aliado a um discurso universalista de direitos humanos, tem um aspecto positivo inegvel em sua luta contra a pobreza, a tortura, e todos os tipos de abuso de poder. No entanto, defender da incluso e seu conceito-irmo, o de cidadania, como valores simplesmente louvveis, projeta um tipo de positividade que em ltima instncia pode servir de sustentadora do status quo; em outras palavras, o ideal do cidado como horizonte de liberdade encoraja a crena de que a sociedade que o zesse realidade do ponto de vista legal no precisaria levar a cabo transformaes

Uma verso anterior deste texto foi publicada na revista Representaciones, da Universidade de Crdoba, vol. 4 (2009), com o ttulo Problemas de la representacin del subalterno: el caso de Gayatri Spivak.

Unicamp - Universidade Estadual de Campinas. Departamento de Teoria Literria. Campinas, SP Brasil 13560-430 - fadurao@yahoo.com.
2

Autor convidado.
Rev. Let., So Paulo, v.49, n.2, p.289-301, jul./dez. 2009.

289

econmicas. Avessa utopia, a defesa da incluso muito facilmente sacrica a crtica de um sistema social cada vez mais total. Em vista disso, adquire profundo interesse uma abordagem que problematize a capacidade de representao do excludo compreendendo o termo em seu sentido duplo, tanto como transferncia transparente da coisa linguagem, quanto o falarpor ou estar-no-lugar-de que dene os regimes democrticos. Com essas poucas palavras j aparece com plena fora a promessa do trabalho de Gayatri Spivak: aliar a indecidibilidade lingstica a uma plataforma de liberao; politizar a desconstruo, situando-a em um horizonte concreto de lutas e reivindicaes, ao mesmo tempo em que textualiza a poltica, questionando suas aspiraes de univocidade da linguagem e presena de sentido. Dicilmente seria possvel pensar em uma sugesto mais fundamental para direcionar o legado da desconstruo, j antes da morte de Derrida. Cumpre investigar, porm, qual a exeqibilidade desse projeto, se realmente pode sustentar-se, e alando a desconstruo a um patamar mais elevado de engajamento poltico, ou se naufraga, correndo o risco de levar consigo muito das pretenses desse movimento losco-literrio. Que a literatura ocidental historicamente tenha se prestado exibio do estrangeiro ou do excludo algo que poucos contestariam. Sem dvida, esse trazer-tona no foi homogneo, e em muitos casos s possvel mostrar o forasteiro por meio de gestos interpretativos de persuaso varivel. Se o espao da fabulao adequa-se construo de realidades complexas, nas quais os proscritos aparecem com maior facilidade, por outro lado foi apenas recentemente que o minoritrio ou reprimido tornou-se um valor em si, um alvo privilegiado do olhar ccional. Com isso, no tardou a surgir a pergunta a respeito da lgica da incluso narrativa, se ao lanar o foco diretamente sobre aquilo que tradicionalmente no se dizia as mulheres, os negros, os ndios, os homossexuais, as crianas, os oprimidos enm a literatura paradoxalmente no compactuaria com a dominao. Se a arte fundase inescapavelmente com a diviso do trabalho manual e intelectual, qualquer tentativa esttica de falar pelo subjugado, de dar-lhe voz, no limite, de representlo diretamente, corre o risco de ser acusada de oportunista, de aproveitar uma existncia interessante porque tanto fora do comum quanto inofensiva para o enriquecimento de uma esfera qual o representado por denio no tem acesso. Sem dvida, o dilema de um imperativo tico para o falar em tenso com uma insucincia constitutiva do dizer no novo, e nem privilgio, na literatura, da representao do excludo; ele est na base, tambm, de todos os estudos de trauma e da Shoa, em ingls j batizados e cristalizados em campos prprios como Trauma Studies e Holocaust Studies. Com efeito, trata-se neste caso de discursos que constantemente correm o risco de incorrer em uma contradio performativa entre

290

Rev. Let., So Paulo, v.49, n.2, p.289-301, jul./dez. 2009.

seus locais de enunciao, a mquina universitria, e o contedo dos enunciados, o horror. Em seus piores momentos, tais prticas acadmicas, trampolins de carreiras intelectuais, monumentalizam a catstrofe passada, ajudando assim a esquecer a presente3. Seja como for, o interessante a observar, hoje, o deslocamento dessa representao para fora do universo ccional e sua ancoragem em outro espao enunciativo, o do discurso da teoria, que agora se torna praticamente independente em relao ao objeto literrio, constituindo-se em uma esfera semi-autnoma. Trata-se de uma suspeita que merece ser pensada com calma, e que aqui s pode ser lanada como uma hiptese inicial, ainda espera de uma comprovao mais pormenorizada: em poucas palavras, dir-se-ia, polemicamente, que h uma vitalidade no discurso da teoria que estaria ausente na literatura estritamente contempornea. Ou, para formular o mesmo, sob outro ngulo, que a literatura, atualmente, teria poucas chances de sobrevivncia sem o discurso terico. Dois sintomas iniciais podem ser fornecidos como indicadores disso. O primeiro claro: trata-se da tendncia de alunos das cincias humanas (incluindo a rea de Letras) para ler uma crtica desprovida de objeto: Bakhtin sem Dostoievski ou Rabelais, Walter Benjamin sem Goethe, Deleuze sem Proust ou Kafka, Lacan sem Freud, Freud sem Sfocles ou Shakespeare. A teoria que precisou do literrio para poder surgir circula semiindependentemente dele; no mximo, o contato com as obras serve de conrmao ou exemplicao, nunca de desao, teorizao que agora as precede. Mas h um outro fenmeno mais interno e sutil, que a crescente separao entre a obra literria, por um lado, e o cdigo interpretativo utilizado para analis-la, por outro: como se qualquer arcabouo terico pudesse alimentar qualquer texto, como se fosse igualmente vlido ler Machado de Assis valendo-se de Bachelard, Barthes, Bataille, Baudrillard, Benjamin, ou Bloom, para usar apenas a letra B. justamente a teoria que permite que autores to dspares (e haveria ainda tantos outros!) possam ser aplicados literatura como cdigos conceituais independentes. Ao invs da questo interpretativa surgir do longo convvio com um autor e com a literatura como um todo, e a conceitualizao vir a posteriori como forma de traduo em pensamento de uma experincia esttica constitutiva anterior, ela j se encontra embutida no que se chama de aporte terico, e o texto literrio faz-se mero porta-voz das modas da teoria.

O recente livro de Naomi Klein (2007) preciso neste sentido. Com uma fundamentao emprica irrefutvel, mostra a ligao inseparvel entre as ditaduras da segunda metade do sculo XX e a aplicao de terapias de choque econmico neoliberal. Deixa claro, assim, que criticar a tortura e a represso latino-americanas, por exemplo, sem trazer tona o aspecto econmico, equivale a no se opor razo fundamental que as sustentou.
3

Rev. Let., So Paulo, v.49, n.2, p.289-301, jul./dez. 2009.

291

A esses dois sintomas no mbito da teoria literria, seria oportuno acrescentar trs fenmenos interconectados de escopo muito mais amplo, que infelizmente no podem ser desdobrados aqui em todo o seu alcance: 1. Uma mudana qualitativa da experincia da linguagem. As sociedades capitalistas passam por um processo sem precedentes de ccionalizao da realidade, promovido preponderantemente pela propaganda, verdadeiro motor da imaginao narrativa de nosso presente. Como ato de fala, o comercial ocupa uma posio a meio caminho entre o que seria um discurso factual, regido por um ideal de verdade vericvel, e o da fabulao, no qual a imaginao estaria livre para criar seu prprio universo. A exploso da linguagem do marketing, seja atravs da intensicao dos meios j existentes de superproduo semitica (DURO, 2008a), seja por meio da perversa expanso da lgica do logotipo, que forma verdadeiras pseudo-culturas do capital (KLEIN, 2002), faz surgir uma situao na qual a oposio entre fato e co parece ser indecidvel, para usar um termo de Derrida estranhamente vlido aqui. Trata-se, assim, de um re-encantamento do mundo promovido pela razo instrumental mais apurada. 2. O aprofundamento da (longa) crise da arte. O desenvolvimento interno da arte levou a uma crescente racionalizao dos meios estticos. A descrio da aporia envolvendo um progresso problemtico, que recai no arcaico, e uma regresso rendida, que se torna cada vez mais atual, foi magistralmente descrita por T.W. Adorno h mais de 50 anos, na Filosoa da Nova Msica, e ainda que o prprio autor tenha reformulado algumas das proposies do livro, o dilema da dominao artstica permanece o mesmo. No caso da literatura, isso implica uma insatisfao, para dizer o mnimo, com tudo aquilo que caracteriza a narrativa tradicional tradicional aqui no sentido de impensado, meramente aceito como dado. Seja o enredo bem feito, com comeo meio e m, seja a unicidade do foco narrativo, a limitao moral, ou a prpria idia de verossimilhana, a literatura j h muito perdeu a pacincia com tais prescries. Sua sobrevivncia no romance atual indiretamente um julgamento sobre a fraqueza da cultura. A fragilidade da literatura contempornea convida sua reexo terica e o discurso crtico de legitimao assume uma renovada importncia ao ponto de se poder perceber a existncia de obras que parecem ser escritas para ilustrar determinada posio da teoria literria. Nesse caso, a crtica antecede at mesmo o processo de composio do material narrativo. Por outro lado, vale a pena notar que a intelectualizao, a utilizao de idia como parte do material ccional (Thomas Mann), ou como suporte interno de uma potica (Wallace Stevens), foi uma das maneiras pelas quais a literatura modernista tardia conseguiu avanar.

292

Rev. Let., So Paulo, v.49, n.2, p.289-301, jul./dez. 2009.

3. A tradio vanguardista do sculo XX, desde os movimentos anteriores Primeira Guerra Mundial at as manifestaes transnacionais de 1968, deixou uma herana que no se restringiu apenas arte, mas expandiu-se para os mais diversos mbitos da vida social. O lxico da revoluo, a tica do excesso, a lgica do novo, a experincia do choque so apenas algumas das caractersticas que migraram do domnio da esttica para o mundo da cultura e da propaganda, alojando-se por m naquilo que hoje to fcil e obsessivamente se discute sob o rtulo de identidade. Em um ensaio recente Schwartz argumenta que subjacente ao projeto dos Estudos Culturais norte-americanos est um ethos que faz lembrar o surrealismo:
[...] o chamado generalizado para a transgresso de todas as normas sociais; a sacralizao dos artefatos culturais mundanos, do dia-a-dia, por discurso terico arcano; a formao de quadros por anidade eletiva; as poses radicais e a retrica apocaltica e vanguardista; acima de tudo a ausncia quase que total de objetivos genuinamente polticos e a ineccia poltica quase completa de toda a iniciativa (SCHWARTZ, 2005, p.374)

todos esses traos teriam uma origem no movimento francs do comeo do sculo XX. Schwartz v tal migrao do ethos vanguardista como algo essencialmente negativo, mas necessrio vislumbrar o outro lado tambm, e aprender a ver na teoria um sintoma da crise da arte, bem como uma compensao para a falncia da losoa analtica, a dominante nos Estados Unidos, lar da teoria. Em suma, ento, com tudo isso em mente que se deve abordar esse novo local do discurso da teoria, uma nova formao discursiva cujo objeto o das prticas signicantes, cujas metodologias so mltiplas, e as posies enunciativas incertas. Trata-se de um campo contraditrio (DURO, 2004), que tem gerado intensos debates nos EUA a respeito de sua validade e mesmo possibilidade de existncia (PATAI; CORRAL, 2005; HOLBO, 2007; DURO, 2008b). Seja como for, importante invoc-lo, aqui, pois dentro dele, mais exatamente na subcategoria que leva o rtulo de Estudos Ps-Coloniais, que se situar a obra de Spivak e seu conceito central, o de subalternidade.

A ligao de Spivak com a desconstruo vem de h muito tempo, j desde pelo menos sua traduo da Gramatologia, de Jacques Derrida (1976), para a qual escreveu uma introduo de oitenta pginas, at suas ltimas publicaes, incluindo o livro que geralmente considerado seu magnum opus, A Critique of Postcolonial Reason: Toward a History of the Vanishing Present (SPIVAK, 1999). Mesmo correndo o risco de reducionismo, possvel dizer que a operao fundamental em jogo na
293

Rev. Let., So Paulo, v.49, n.2, p.289-301, jul./dez. 2009.

teoria de Spivak consiste na transposio da lgica da diffrance para o ambiente social concreto do subalterno, tambm chamado de informante nativo. A idia de diferena subjacente prtica interpretativa do primeiro Derrida j bastante conhecida para necessitar de longas explicaes. suciente salientar que a diffrance aponta para um diferir e postergar marcado, na prpria graa da palavra, pelo a impronuncivel. Trata-se de um rastro que promove uma diferena, no entre, mas no, prprio objeto, a ponto de se tornar impossvel determinar com certeza qual a sua natureza ou essncia. No foi toa que Derrida fez mais sucesso nos departamentos de ingls dos EUA do que nos cursos de losoa na Frana, pois sua prtica investigativa, marcada pela ateno ao mais nmo detalhe textual, aproxima-o da idia de leitura caracterstica da interpretao literria. E tambm no de se espantar que, na apropriao pelo establishment da teoria, Derrida no seja o maior expoente da interpretao propriamente literria, cedendo o lugar para leitores como Paul de Man, Geoffrey Hartman, J.Hillis Miller, Shoshana Felman e Barbara Johnson. Aluna de Man, Spivak foi uma das pioneiras da desconstruo nos EUA, e uma das primeiras a apropriar-se do arcabouo derrideano para a elaborao de um projeto prprio de teoria e prtica da interpretao. Esse projeto idiossincrtico, no entanto, costuma ser colocado lado a lado da obra de Edward Said e Homi Bhabha como fundador daquilo que chamado hoje de estudos ps-colonais. da que vem o outro pilar constitutivo da teoria de Spivak, o trabalho pioneiro de uma historiograa indiana do subalterno (GUHA; SPIVAK, 1988). Trata-se de um projeto militante de esquerda, de releitura e reescrita da histria do ponto de vista daqueles que tradicionalmente foram apagados da representao da narrativa da nao: os camponeses e os membros das castas inferiores. A historiograa ps-colonial particularmente relevante no contexto de derrota global do marxismo e dos projetos de libertao nacional; sistemtica e consistentemente mostra que a representao do proletariado e da nao, respectivamente, tendeu a excluir outros grupos, como as mulheres ou camponeses. Ainda que haja aqui uma tendncia para a utilizao de ferramentas oriundas do estruturalismo, como na Anlise Estrutural da Narrativa, de Roland Barthes, ou a idia de signicante para se interpretar a gura de Gandhi, a textualizao restrita, e no atrapalha o processo de exposio do contedo historiogrco. Com efeito, a aproximao entre subalternidade e desconstruo no de forma alguma ponto pacco nos estudos subalternos. John Beverly, por exemplo, critica a despolitizao a que isso pode levar:
[p]ara Spivak, o subalterno aquilo que sempre escapa representao [...]. Como tal, ele semelhante quilo que Julia Kristeva entende por abjeto: algo que est alm da possibilidade de representao, porque pelo simples fato de entrar na representao o Simblico no sentido de Lacan j perde o carter de subalternidade./ Em outras palavras, o subalterno funciona na obra

294

Rev. Let., So Paulo, v.49, n.2, p.289-301, jul./dez. 2009.

de Spivak [...] como um gurante ou tropo para [o conceito derrideano] de suplementaridade e para a prpria atividade da desconstruo. A alteridade do subalterno interrompe a pretenso da elite de ser o sujeito da historia, mas da mesma forma (j que a desconstruo no possui uma liao ou projeto poltico especco) a desconstruo sempre tender a interromper a constituio do subalterno como sujeito da histria (BEVERLY, 1999, p.102).

A posio de Beverly convincente, e sem dvida sua postura surge como mais claramente politizada do que a de Spivak. Mas sua militncia cobra um preo alto, pois a valorizao do subalterno como sujeito da histria implica, para Beverly, um descrdito da literatura como todo, agora simplesmente identicada com mecanismos de reproduo do sistema existente4. A teoria de Spivak hoje uma moeda corrente consolidada no panorama da teoria (literria) norte-americana, como provam a existncia de um reader (LANDRY; MACLEAN, 1995) e de volumes introdutrios (e.g. MORTON, 2003; SANDERS, 2006). Como j observado, A Critique of Postcolonial Reason a tentativa mais densa, longa e abrangente de leitura do excludo concebida como impossibilidade. O livro dividido em quatro partes, correspondendo respectivamente s reas da losoa, literatura, histria e cultura. O horizonte dos autores invocados imenso, englobando tanto os tericos j conhecidos do ps-estruturalismo (Derrida, Foucault, DeleuzeGuattari etc.), quanto a tradio da psicanlise, a literatura inglesa vitoriana, a historiograa indiana, o romance contemporneo em ingls entre outros. Diante de toda essa imensido losco-literria-cultural, o o condutor mais convel o conceito central do livro, o de informante nativo. ele que est presente, de uma forma ou de outra, nas leituras oferecidas em Uma Crtica da Razo Ps-Colonial desde o Kant da terceira crtica e seu homem bruto (roher Mann), incapaz de experimentar o sublime, at a escritora indiana Mahasweta Devi, ainda viva hoje. O subalterno ou informante nativo aquele que se deve buscar, sem que possa ser realmente atingido; aquele que deve ser defendido, sem que se possa falar por ele. Como participante da lgica da differnce, aquele que est excludo do campo da representao, ao mesmo tempo em que condio de possibilidade da (sua) representao. Ian Baucom explica-o com uma clareza nunca encontrada na prpria Spivak; a passagem algo longa, mas merece ser citada por completo:
Falar do informante nativo, Spivak indica, no falar de um sujeito, mas de uma posio subjetiva, ou, mais precisamente, uma posicionalidade [positionality] dentro de uma gama de discursos, um momento repetido dentro desses

No toa que Beverly (1993) escreveu um livro chamado Against Literature.

Rev. Let., So Paulo, v.49, n.2, p.289-301, jul./dez. 2009.

295

discursos, um efeito estranho [uncanny] de seus protocolos argumentativos. , assim, falar de um recalque [foreclosure; Lacan foracluso] e de uma revelao [disclosure] do informante nativo no interior do arquivo losco, literrio, histrico e cultural que constitui nosso momento mundial; falar de uma histria assombrada pelos vestgios do desaparecimento [vanishing] do informante nativo, falar de uma histria de pontos de fuga [vanishing points] (o presente em desaparecimento do subttulo de Spivak [ou seja: Towards a history of the vanishing present] poderia assim ser compreendido menos como um presente tremeluzente desaparecendo constantemente diante de nossos olhos, do que como um longo presente talvez fosse possvel cham-lo de modernidade que repetidamente tentou constituir-se ou solidicar-se por meio daquilo que lhe abjeto ou que faz desaparecer). (BAUCOM, 2000, p. 421).

A citao deixa claro o que est em jogo e o valor da aposta interpretativa de Spivak: trata-se da nada menos que uma crtica geral modernidade e a denncia abrangente de que aquilo que exclui o que permite a sua constituio. O projeto de subalternizao da interpretao, porm, possui vrios problemas, que o tornam extremamente problemtico. Mencionarei apenas cinco. O primeiro deles e no o menor reside na prpria escrita de Spivak, de um obscurantismo desnecessrio e auto-complacente, que Terry Eagleton (1999) to bem caracterizou:
A teoria ps-colonial faz todo um estardalhao a respeito do Outro, mas seu Outro mais imediato, o leitor, aparentemente no objeto desta sensibilidade. Sua linguagem, oscilando do empostado ao coloquial da rua, pertence a uma cultura na qual h cada vez menos espao mdio entre o grandiloqente e o caseiro, o retrico e o picante.

Uma outra forma, menos generosa, de se descrever essa curiosa mistura seria dizer que em Spivak a arrogncia (muitas vezes um procedimento retrico ecaz) combinase a uma escrita simplesmente ruim, a uma composio frouxa e repetitiva. Em suma, para se ler Spivak necessrio primeiramente vencer a irritao espontnea gerada por um narcisismo patente, uma grandiosa valorizao do eu da autora em contradio com o discurso de questionamento da subjetividade centrada. Em segundo lugar, vale a pena chamar a ateno para uma estratgia argumentativa recorrente da autora indiana-americana, que poderia ser chamada de evaso do tpico. Como as preocupaes tericas de Spivak englobam campos de recorte divergente, a saber, o marxismo, o feminismo, e o textualismo derrideano, lhe muito fcil usar um contra o outro, no para criar um campo de tenso entre eles como no caso de vrios pensadores de peso, como Adorno ou Derrida ou de Man mas para mostrar, por um, a pura e simples insucincia do outro. A autora repreende
296
Rev. Let., So Paulo, v.49, n.2, p.289-301, jul./dez. 2009.

o marxismo por no levar em conta a textualidade da sociedade; o feminismo do primeiro mundo, por no considerar as mulheres do terceiro na diviso internacional do trabalho; Derrida, por no diferenciar capital industrial e nanceiro. Esses gestos vale a pena dizer de novo no levam a um aprimoramento ou avano da discusso, a uma tenso produtiva ou auto-correo, mas exaurem-se na supremacia de quem os produz. Uma outra estratgia de evaso observada em algo que a princpio s poderia ser visto com bons olhos: a referncia ao local de enunciao especco de quem fala. Sem dvida, esse impulso argumentativo parece ser progressista, pois chamaria a ateno para o quanto o lugar que se ocupa interferiria no contedo descrito. Haveria, assim, por exemplo, uma tentativa de recuperar a especicidade do terceiro mundo concebido como espao prprio de produo do conhecimento mesmo que Spivak esteja falando da Universidade de Columbia, bem no centro do aparato acadmico norte-americano. Isso, contudo, apenas uma aparncia, e a invocao de um perspectivismo enunciativo, por assim dizer, no leva a resultados positivos, na medida em que no enriquece o objeto. Pelo contrrio, ela funciona como desvio da ateno daquilo que se deveria falar para a auto-conscincia de quem est falando. E o mesmo pode ser dito a respeito da preocupao de Spivak em relao ao ensino: ela tambm no contribui para uma caracterizao mais frutfera daquilo se est a interpretar. Isso se combina com uma politizao equivocada da literatura e da leitura. Como so concebidas como cmplices da mentalidade colonizadora, as obras literrias cannicas, em especial as do perodo vitoriano ingls, so vistas quase como inimigas. A interpretao passa ento a signicar um processo de acusao, de desvelamento ideolgico do texto, que ocultaria, sob o vu de artefato de cultura, algo de malco. No ocorre a Spivak que imbricado nessa natureza distpica, sedimentado em sua participao na dominao, haja um contedo utpico, algo que escape ao imperialismo representativo ocidental. A situao se inverte, porm, quando se trata de narrativas de temas ans teoria de Spivak, como nos romances de Coetze, ou nas histrias da escritora bengali Mahasweta Devi. Nestes casos h uma pr-disposio para o juzo positivo, ignorando-se por completo questes formais ou daquilo que seria o valor esttico das obras5. Finalmente, se deve somar a tudo isso o uso instrumentalizado e reicado da desconstruo. A desconana de Derrida para com o termo no era sem fundamento: a desconstruo em seu sentido enftico algo que acontece na interpretao e nunca
Por todo seu livro, Spivak escreve com grande brilhantismo terico sobre Charlotte Bront e Mary Shelley, Jean Rhys e Mahasweta Devi; mas praticamente no presta ateno sua lngua, forma ou estilo. Como a crtica literria antiquada que despreza, a teoria literria mais avanada acaba sendo um tipo da velha e boa anlise de contedo. (EAGLETON, 1999).
5

Rev. Let., So Paulo, v.49, n.2, p.289-301, jul./dez. 2009.

297

deveria ser tida como j dada, como se qualquer texto pudesse ser desconstrudo a priori. A incessante invocao do termo por parte de Spivak toma como dado aquilo que deveria ser mostrado, parte de um ponto que deveria ser o alvo. A desconstruo torna-se algo pior do que um mero nome vazio; ela converte-se em um termo cuja rigidez vai contra o que deveria, no designar, mas exibir6. por causa de tudo isso que fracassa a politizao da desconstruo na abordagem ps-colonial de Spivak.

No o meu objetivo apenas apontar para o que h de insatisfatrio no magnum opus de Spivak. Ler, para mostrar simplesmente que algo no merece ser lido, uma prtica intelectual fraca e desinteressante, na melhor das hipteses, e ressentida, na pior, mesmo quando se trata de uma autora to conhecida e cheia de prestgio no meio acadmico norte-americano quanto Spivak. Aquilo que salientei ser problemtico nela apresenta algo sintomaticamente relevante, algo que pode ser produtivamente depreendido de sua prtica interpretativa. Os gestos hermenuticos mencionados acima tm como denominador comum uma des-objeticao da obra abordada, seja ela literria, losca, historiogrca ou de outra modalidade. O eu inado; a escrita confusa, grandiosa e coloquial ao mesmo tempo; a evaso do tpico pela negao das lentes determinadas de leitura; a nfase na posio enunciativa; a atitude politizante de confronto com o cnone; o uso instrumental e reicado da desconstruo essas so caractersticas que se combinam para fazer com que o objeto diante de si, aquilo que se l, desaparea como objeto singular, dotado de traos prprios, traos que seria necessrio interpretar. So todas elas caractersticas que destroem a forma. Note-se bem, a invocao da singularidade do objeto at mesmo a centralidade do informante nativo como a gurao mxima do singular no impede que isso acontea. Tudo o que faz gerar o paradoxo performativo de se falar de algo enquanto a maneira com que se fala dilui o falado. O subttulo do volume assume, desta maneira, uma verdade irnica: o vanishing present seria menos uma tendncia ontolgica do mundo do que a caracterstica marcante do livro. A ambiguidade do presente tambm aqui faria sentido, uma vez que faria referncia tanto falta tempo presente, quanto ausncia do objeto. Com isso talvez surja, de fato, uma outra verdade para o texto, no como descrio correta da realidade, mas como um sinal de uma inclinao mais ampla.

6 Essa sem dvida uma das razes para a irritao de Derrida (1999, p.22-223) em relao crtica que recebe de Spivak (1995), em um ensaio que inacreditvel do comeo ao m, e que contm erros oriundos de uma inabilidade total de leitura.

298

Rev. Let., So Paulo, v.49, n.2, p.289-301, jul./dez. 2009.

A combinao de esquerdismo com textualismo, o vanguardismo conceitual e a segurana exagerada do eu do texto, seriam determinantes para explicar o sucesso da autora, no apenas porque se adequam muito bem a certo perl dos acadmicos norte-americanos (cheios de culpa e com muito boa vontade, ao mesmo tempo em que precisam dizer coisas difceis), mas tambm, e principalmente, porque, em seu trabalho de des-objeticao, correspondem a uma tendncia social de velocidade e pressa, de uxos de informao cada vez mais intensos e homogneos, um Zeitgeist que parece no mais ter lugar para uma utopia concreta, que no consegue distinguir objetos justamente porque no consegue se ver como tal em relao a uma exterioridade possvel. A des-objeticao teria assim um contedo social preciso. O que dizer da representao do excludo diante disso? Se consideramos que no contexto da teoria literria norte-americana, a mais rica do mundo, Spivak nome que imediatamente vem mente, que o subalterno quase como uma propriedade sua, ento a crise da representao do excludo adquire sua verdadeira dimenso. No se trata somente, assim, de ler o excludo sob o pano de fundo de sua superexposio, da possibilidade sempre presente de explorao pela indstria cultural e/ ou intelectuais bem intencionados preciso, antes, construir a prpria totalidade (o objeto de representao) dentro da qual ele estaria excludo. Pois hoje, em uma poca que faz da misria espetculo, que exalta as minorias e converte a diferena em um valor moral a priori, a excluso no fcil de se ver ela, que se mostra a todo o instante.

DURO, F. A. The Politization of Deconstruction in Gayatric Spivak. Revista de Letras, So Paulo, v.49, n.2, p.289-301, July/Dec. 2009. ABSTRACT: This paper evaluates an important theoretical elaboration on the wake of deconstruction, that of Gaytri Spivaks characterization of subalternity, especially as it was articulated in her 1999 Critique of Post-Colonial Reason. The essay begins with short observations on the relevance of theoretical discourse for the representation of the excluded, in order then to approach the question of the narrativization of the subaltern herself. In its third part, the text criticizes Spivaks interpretative and argumentative strategies, mainly claiming that in her case there is a disappearance not only of the work, but of the object itself. The paper ends with considerations on the consequences of such disappearance, indicating that the representation of the excluded, for all its thematization (or precisely because of it), is more problematical than ever. KEYWORDS: Exclusion. Theory. Gayatri Spivak. Subalternity. Deconstruction

Rev. Let., So Paulo, v.49, n.2, p.289-301, jul./dez. 2009.

299

Referncias
BAUCOM, I. Cryptic, Withheld, Singular. Nepantla, Durham, v.1, n.2, p.413-419, 2000. BEVERLEY, J. Subalternity and Representation. Durham: Duke University Press, 1999. ______. Against Literature. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1993. DERRIDA, J. Marx & Sons. In: SPRINKER, M. (Ed.). Ghostly Demarcations. Londres: Verso, 1999. p.213-269. ______. Derrida, Jacques. Of Grammatology. Trad. G. Spivak. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 1976. DURO, F. A. Da superproduo semitica: caracterizao e implicaes estticas. In DURO, F. A.; ZUIN, A.; VAZ, A. (Ed.). A indstria cultural hoje. So Paulo: Boitempo, 2008a. p.39-48. ______. Giros em falso no debate da teoria. Alea: Estudos Neolatinos, Rio de Janeiro, v.10, p.54-69, 2008b. ______. Jacques Derridas Specters of Marx at the Intersection of Philosophy and Literature. Letras & Letras, Uberlndia, v.24, p.105-112, 2008c. Disponvel em: <http://www.letraseletras.ileel.ufu.br/index.php>. Acesso em: 08 abr. 2009. ______. Derrida, Marx e seus espectros: reconstituindo um debate. In: SANTOS, A. C.; DURO, F. A.; SILVA, M. G. V. (Org.). Desconstrues e contextos nacionais. Rio de Janeiro: 7Letras, 2006. p.224-238. ______. Adorno e Derrida: uma tentativa de aproximao. Forum Deustch: Revista Brasileira de Estudos Germansticos, Rio de Janeiro, v.9, p.71-87, 2005. ______ Breves observaes sobre a teoria, suas contradies e o Brasil. Revista de Letras, So Paulo, v.44, n.1, p.81-95, 2004. EAGLETON, T. In the Gaudy Supemarket. London Review of Books, 13 May 1999. Available at: <http://www.lrb.co.uk/v21/n10/eagl01_.html>. Access: 8 Apr. 2009. GUHA, R; SPIVAK, G. (Ed.). Selected Subaltern Studies. Oxford: Oxford University Press, 1988.

300

Rev. Let., So Paulo, v.49, n.2, p.289-301, jul./dez. 2009.

HOLBO, J. (Ed.). Framing Theorys Empire. West Lafayette: Parlor Press, 2007. KLEIN, N. The Shock Doctrine. Nova York: Picador, 2007. ______. No Logo. Nova York: Picador, 2002. LANDRY, D.; MACLEAN, G. (Ed.). The Spivak Reader: Selected Works of Gayati Chakravorty Spivak. Londres: Routledge, 1995. MORTON, S. Gayatri Chakravorty Spivak. Nova York: Routledge, 2003. PATAI, D.; CORRAL, W. H. (Ed.). Theorys Empire: An Anthology of Dissent. Nova York: Columbia University Press, 2005. SANDERS, M. Gayatri Chakravorty Spivak. Nova York: Continuum, 2006. SCHWARTZ, S. A. Everyman as bermensch: the Culture of Cultural Studies. In: PATAI, D.; CORRAL, W. H. (Ed.). Theorys Empire: An Anthology of Dissent. Nova York: Columbia University Press, 2005. p.360-380. SPIVAK, G. C. A Critique of Postcolonial Reason: Toward a History of the Vanishing Present. Cambridge: Harvard University Press, 1999. ______. Ghostwriting. Diacritics, Baltimore, v.25, n.2. p.64-84, 1995.

Rev. Let., So Paulo, v.49, n.2, p.289-301, jul./dez. 2009.

301

You might also like