You are on page 1of 13

GEODSIA

1 INTRODUO 1.2 Definio de Geodsia Geodsia a cincia que mede e representa a superfcie da Terra (HELMERT 1880). Geodsia a cincia que tem por objetivo determinar a forma e as dimenses da Terra e os parmetros definidores de seu campo gravitacional (GEMAEL 1987). Geodsia a disciplina que trata da medida e da representao da Terra, incluindo seu campo gravitacional, em um espao tridimensional que varia com o tempo (VANICEK 2001). Geodsia a cincia que trata da medida e do monitoramento do tamanho e da forma da Terra, alm da localizao de pontos em sua superfcie (NOOA 2005). 1.2 Divises da Geodsia Geodsia Geomtrica: ocupa-se da localizao de pontos sobre a superfcie terrestre a partir de um modelo elipsoidal, atravs de medidas angulares e de distncias, permitindo o estabelecimento de uma rede de pontos que servem de base para levantamentos. a parte da Geodsia que trata das medidas lineares e angulares realizadas na superfcie terrestre. Geodsia Fsica ou Gravimtrica: desenvolve estudos sobre o desvio da vertical e de anomalias da gravidade terrestre, possibilitando a determinao da figura geomtrica que melhor corresponda superfcie terrestre. a parte da Geodsia que trata da determinao do centro de gravidade da Terra. Geodsia Celeste: permite o posicionamento de pontos sobre a superfcie terrestre a partir de medidas efetuadas em estrelas ou satlites artificiais. a parte da Geodsia que trata de medidas efetuadas na superfcie terrestre atravs de satlites artificiais que orbitam em torno da Terra. Ultimamente, a utilizao de satlites artificiais vem tornando essa rea bastante difundida (sobretudo com o uso do sistema NAVSTAR/GPS). 2 A FORMA DA TERRA E AS SUPERFCIES DE REFERNCIA 2.1 A Forma da Terra A Terra possui uma forma aproximadamente esfrica, ligeiramente achatada nos plos, com uma superfcie bastante irregular. As elevaes e as depresses na superfcie terrestre tornam praticamente impossvel medir essa superfcie, haja vista a assombrosa quantidade de dados que seriam necessrios para represent-la. 2.2 As Superfcies de Referncia Para o posicionamento de pontos na superfcie da Terra, necessita-se de uma Superfcie de Referncia. Em Geodsia, so trs as superfcies consideradas: A superfcie fsica da Terra (ou superfcie topogrfica ou superfcie real) O elipside

O geide

2.2.1 A Superfcie Fsica da Terra a superfcie contendo as massas continentais e o fundo ocenico, onde so executadas as operaes geodsicas (medidas fsicas). tambm chamada de superfcie topogrfica ou superfcie real. 2.2.2 O Elipside A Geodsia utiliza uma superfcie matemtica terica que imita a forma real da Terra. Trata-se do elipside. O elipside o slido geomtrico definido pela rotao de uma semi-elipse em torno de seu eixo menor.

O elipside , portanto, um conceito matemtico, um artifcio terico para fornecer um referencial para a Geodsia. Entretanto, os levantamentos geodsicos precisam levar em considerao a realidade da superfcie terrestre. Para suprir essa exigncia, um outro conceito foi introduzido: o geide. 2.2.3 O Geide Geide a figura definida como a superfcie equipotencial do campo gravitacional terrestre, que coincide com o nvel mdio dos mares, supostamente homogneos e em repouso, e que se estende por todos os continentes, sem interrupes. Embora melhor descreva a forma fsica da Terra, o geide se caracteriza por uma grande complexidade em funo da distribuio irregular das massas no interior da Terra. Isso torna bastante difcil a representao matemtica do geide, o que leva adoo do elipside como a forma matemtica da Terra.

Liha Vertical = forma 90 com o geide. Tem a mesma intensidade e sentido da fora da gravidade. Linha Normal = forma 90 com o elipside. Desvio da vertical = o ngulo formado entre a linha normal e a linha vertical. 2.3 A Relao Elipside-Geide O elipside uma figura geomtrica definida atravs de uma srie de parmetros e que serve como uma aproximao do geide ou, em uma concepo mais ampla, da superfcie da Terra. Mas para que o elipside possa ser utilizado, ele deve obedecer algumas condies mnimas: o centro do elipside deve coincidir com o centro de massa do geide (ou com o centro da Terra);

o plano equatorial do elipside deve coincidir com o plano do equador terrestre, ou seja, ambos os planos devem ser perpendiculares linha dos plos; e os desvios em relao ao geide devem ser mnimos. 2.4 As Altitudes Altitude Ortomtrica (H): a distncia entre a superfcie fsica (ou seja, a superfcie topogrfica) e o geide. Altitude Elipsoidal ou Geomtrica (h): a distncia entre a superfcie fsica e o elipside. Altitude Geoidal (N) ou ondulao geoidal: a distncia entre o elipside e o geide.

A Relao Elipside-Geide e as Altitudes 3 A GEOMETRIA DO ELIPSIDE 3.1 Parmetros do Elipside Semi-eixo maior (a) Semi-eixo menor (b) Achatamento (f) Excentricidade (e)

O semi-eixo maior (a) corresponde ao raio do Equador, ou seja, a distncia do centro da Terra at a linha do Equador. O semi-eixo menor (b) corresponde ao raio polar, ou seja, a distncia do centro da Terra at um dos plos. O achatamento (f) o grau pelo qual o semi-eixo maior reduzido para se obter o comprimento do semi-eixo menor. O achatamento normalmente expresso em termos de uma relao, como uma parte em 300. Neste exemplo, o raio polar menor que o raio equatorial em 1/300. A excentricidade (e) a medida do quanto uma elipse difere de uma circunferncia. Uma elipse que muito prxima de uma circunferncia possui excentricidade prxima a zero, enquanto que uma elipse que tende a se aproximar de uma linha reta, possui excentricidade prxima de um. Em Geodsia, geralmente se trabalha com o quadrado da excentricidade (e). 3.2 Frmulas do Elipside

Equao de uma Elipse:

x2 + y2 z 2 + 2 =1 a2 b

Achatamento de uma Elipse:


f = a b a

ou

f =1

b a

Excentricidade de uma Elipse:


e2 =

(a

b2 ) a2

4 SISTEMAS DE REFERNCIA 4.1 Conceitos Importantes


Sistemas de referncia, de maneira geral, so sistemas utilizados para descrever a posio de qualquer objeto. Quando necessrio determinar a posio de um objeto na superfcie da Terra, utilizam-se os chamados Sistemas de Referncia Geodsicos ou Terrestres. Esses sistemas, por sua vez, esto associados a uma superfcie de referncia que mais se aproxima da forma da Terra, e sobre a qual sero desenvolvidos todos os clculos das suas coordenadas (ou seja, sobre o ELIPSIDE). O termo coordenada (do latim co+ordinatus; co em comum; ordinatus - organizar) usado para designar qualquer membro de um conjunto que determina inequivocamente a posio de um ponto no espao. Um sistema de coordenadas usado para ordenar ou organizar objetos espacialmente, de modo que a relao espacial entre esses objetos seja apropriadamente demonstrada.

Em Geodsia, as coordenadas geralmente so apresentadas nas seguintes formas: coordenadas cartesianas; coordenadas geodsicas (ou elipsoidais); e coordenadas planas. 4.2 Sistema de Coordenadas Cartesianas Um sistema de coordenadas cartesianas tridimensional caracterizado por um conjunto de trs retas (x, y e z), mutuamente perpendiculares, denominadas de eixos coordenados. Quando esse sistema est associado a um Sistema de Referncia Geodsico, ele recebe a denominao de Sistema Cartesiano Geodsico (CG), de modo que: O eixo X coincide com o plano equatorial, positivo na direo de longitude 0; O eixo Y coincide com o plano equatorial, positivo na direo de longitude 90; O eixo Z paralelo ao eixo de rotao da Terra e positivo na direo norte; A origem do sistema est localizada no centro de massa da Terra, o chamado geocentro.

Coordenadas cartesianas geocntricas

Coordenadas geodsicas (ou comumente chamadas de coordenadas geogrficas) so coordenadas que esto posicionadas espacialmente em relao a um elipside.

O sistema de coordenadas geodsicas mais utilizado no mundo o sistema de linhas de longitude e latitude.

Sistema de coordenadas geodsicas


Linhas de igual latitude so chamadas de paralelos; essas linhas formam crculos na superfcie do elipside. Por outro lado, linhas de igual longitude so chamadas de meridianos e formam elipses sobre o elipside.

Representao das linhas de latitude (paralelos) e longitude (meridianos)

4.2.1 Longitude Geodsica A longitude geodsica () de um ponto P o ngulo formado entre a elipse meridiana que passa atravs do meridiano zero e a elipse meridiana que contm o ponto P em questo. o ngulo diedro, formado pelos planos que contm o meridiano de Greenwich e do ponto observado, cujo valor varia de 0 (Greenwich) +ou- 180, sendo positivo (+) para o lado leste e negativo (-) para o lado oeste. Ou 0h + ou 12h (fuso horrio). 0 180 oh 12h 90 6h 45 3h 15 1h Diversas posies para a longitude zero (ou meridiano principal) foram adotadas ao longo do tempo. Entretanto, em 1884, na International Meridian Conference, realizada em Washington, DC, decidiu-se que o meridiano de longitude original seria o meridiano que passa pelo centro do teodolito de trnsito do Observatrio de Greenwich , e que a partir deste meridiano, a longitude deveria ser contada em duas direes at 180o, sendo a longitude a leste positiva e a longitude a oeste negativa. Em sntese, longitude o ngulo formado entre o meridiano de Greenwich e o meridiano que passa por um ponto P, em relao superfcie de referncia adotada. O meridiano de Greenwich corresponde a =0; as longitudes a leste assumem valores positivos at 180 (=+180 ou E180) e as longitudes a oeste possuem valores negativos at 180 (=-180 ou W180). 4.2.2 Latitude Geodsica A latitude geodsica () de um ponto P o ngulo formado entre o plano do equador e uma linha perpendicular superfcie do elipside no ponto P. o ngulo formado pelo ponto observado e sua projeo no plano equatorial cujo valor varia de 0 (Equador) + ou 90 sendo positivo (+) para o hemisfrio norte e negativo (-) para o hemisfrio sul. A latitude zero no equador (=0) e aumenta em direo aos plos at o valor mximo de 90. No hemisfrio norte, as latitudes so positivas (no Plo Norte, =+90 ou N90), e no hemisfrio sul, as latitudes so negativas (no Plo Sul, =-90 ou S90). Do conceito de latitude geodsica importante destacar que a linha perpendicular superfcie do elipside no ponto P no passa necessariamente no centro do elipside, ao contrrio do que ocorre com a chamada latitude geocntrica. A latitude geocntrica definida como o ngulo formado pelo plano do equador e a linha que vai do ponto de interesse at o centro do elipside.

Relao entre as latitudes geodsica e geocntrica


importante tambm o fato de que a distncia linear na superfcie do elipside varia em funo da prpria excentricidade do elipside. Isso cria situaes interessantes relativas latitude. Por exemplo, a distncia linear na superfcie do elipside entre a latitude de 40 e a de 41 no a mesma que a distncia linear entre as latitudes de 41 e 42. 4.2.3 Algumas Posies de Latitude e Longitude Ponto Geogrfico Belm, Brasil So Paulo, Brasil Nova York, EUA Bagdad, Iraque Monte Everest, Nepal Latitude 01o2721S 23o3251S 40o4225N 33o1948N 27o5848N Longitude 48o3016W 46o3810W 73o5926W 44o2624E 86o5512E

4.4 Sistema de Coordenadas Planas Coordenadas podem ser representadas em um plano atravs de seus componentes Norte (N) e Leste (E), devendo ser relacionadas a um determinado sistema de referncia geodsico. Para representar uma superfcie curva em um plano so necessrias formulaes matemticas chamadas de projees.

Diferentes projees podero ser utilizadas na confeco de mapas. No Brasil a projeo mais utilizada a Projeo Universal Transversa de Mercator (UTM). A idia da Projeo Universal Transversa de Mercator tem suas razes no sculo 18, mas s foi efetivamente utilizada aps a Segunda Guerra Mundial, quando foi adotada pelo exrcito americano em 1947. O nome Universal devido utilizao do elipside de Hayford (1909) como modelo matemtico de representao do globo terrestre. Esse elipside era conhecido como elipside Universal.

Elipside de Hayford (1909) a = 6378388,00 f = 1/297,000


Transversa o nome dado a posio ortogonal do eixo do cilindro em relao ao eixo menor do elipside.

Mercator foi o idealizador da projeo que apresenta os paralelos como retas horizontais e os meridianos como retas verticais. Mercator (1512-1594) era holands e hoje considerado o pai da cartografia moderna. A Projeo UTM adotada por muitas agncias de cartografia nacionais e internacionais. Ela comumente utilizada em cartografia topogrfica e temtica, para referenciamento de imagens e como sistema de coordenadas para bases cartogrficas em Sistemas de Informao Geogrfica. 4.4.1 O Desenvolvimento da Projeo UTM Para compreender como a Projeo UTM desenvolvida, imagine a Terra como se fosse uma laranja, com plos, linha do equador, paralelos e meridianos desenhados sobre ela. Imagine usar uma faca e retirar dois pequenos crculos no plo norte e no plo sul. Agora, deve-se fazer um corte na casca da laranja na direo Norte-Sul e repetir este corte a intervalos iguais, obtendo 60 zonas ou fusos destacados. Cada uma destes fusos formar a base de uma projeo de um mapa.

O achatamento necessrio para projetar a superfcie curva da casca da laranja em uma superfcie plana pode ser visualizado forando esta tira de casca laranja nesta superfcie. Comprimindo seu centro, podemos forar a casca a ficar plana at tocar totalmente a superfcie lisa. Essa planificao resulta em uma pequena distoro das caractersticas geogrficas dentro do fuso. Mas, como o fuso relativamente estreito, a distoro pequena e pode ser desprezada na maioria dos casos. 4.4.2 A Superfcie de Projeo A Projeo UTM muda a orientao do cilindro sobre o qual o mapa projetado de modo que sucessivas pequenas regies apresentem pequena distoro. Estas regies possuem 6 de amplitude e so traduzidas pelas diversas rotaes do elipside sobre o cilindro. 4.4.3 Caractersticas da Projeo UTM Como o globo terrestre pode ser aproximado a uma circunferncia (360), uma diviso em sessenta fusos verticais faz com que cada fuso tenha 6 de largura em longitude. Os fusos UTM recebem um nmero como denominao, contados a partir do antimeridiano 180(meridiano oposto ao Meridiano de Greenwich). O primeiro fuso recebe o nmero 1 e assim consecutivamente no sentido leste at o fuso 60. No sentido Norte-Sul, a diviso feita em segmentos de 8. A nomenclatura usada somente entre os paralelos 84 N e 80 S, comeando a 80 S, com a letra C, indo at a letra X. As letras I e O so omitidas porque podem ser confundidos com nmeros. A distoro nos plos muito grande na projeo UTM. Assim, para os plos, usase a Projeo Universal Polar Estereogrfica (UPS). A seguir, mostrada uma verso ampliada do Mapa-Mundi com a diviso em zonas e fusos.

4.4.4 O Meridiano Central O meridiano central o meridiano intermedirio aos dois meridianos secantes ao cilindro. No meridiano central, o fator de reduo de escala (k 0) de 0,9996, originado pela particularidade da secncia do cilindro e elipside. A partir do meridiano central, o fator cresce para leste e oeste at atingir o valor 1 nas linhas de secncia (aproximadamente 137' a partir do meridiano central) e continua a crescer at atingir 1,0010 nas bordas do fuso (3 do meridiano central). Nos meridianos secantes, a distoro nula e esta linha meridiana chamada de Linha de Distoro Zero (LDZ). As coordenadas UTM so expressas em metros. O eixo E (Easting) representa a coordenada no sentido leste-oeste. O eixo N (Northing) representa a coordenada no sentido norte-sul. Para evitar coordenadas negativas, atribudo o valor 500.000 m ao meridiano central. Assim, para os 6 de amplitude do fuso, o eixo E varia de aproximadamente 160.000 m at 840.000 m para cada fuso. Para o eixo N, a referncia o equador e o valor atribudo depende de hemisfrio. Quando tratamos de regies no hemisfrio norte, o equador tem um valor de N igual a 0 m. No hemisfrio sul, o equador tem um valor N igual a 10.000.000 m.

O Sistema Geodsico Brasileiro (SGB)


um sistema implantado, ou seja, foram colocados no territrio nacional em torno de 70000 marcos de apoio horizontal e de referncia de nvel. A cartografia nacional tem como referncia atual o elipside denominado de SAD69. O Sistema Geodsico Brasileiro definido a partir do conjunto de pontos geodsicos implantados na poro da superfcie terrestre delimitada pelas fronteiras do pas. Esses pontos so determinados por procedimentos operacionais e suas coordenadas calculadas segundo modelos geodsicos de preciso compatvel com as finalidades a que se destinam. No Sistema Geodsico Brasileiro, a imagem geomtrica da Terra definida pelo Elipside de Referncia Internacional de 1967. O referencial altimtrico coincide com a superfcie equipotencial que contm o nvel mdio do mar, definido pelas observaes maregrficas tomadas na baa de Imbituba, no litoral sul do Estado de Santa Catarina. Este referencial altimtrico o Datum Vertical do Sistema Geodsico Brasileiro. Por outro lado, a rede planimtrica fundamental brasileira tem como origem o Datum Chu, localizado no Estado de Minas Gerais (a localizao ideal desse ponto onde haja coincidncia entre as superfcies do geide e do elipside, ou seja, n = 0) Datum (no plural, data) o termo utilizado para designar o ponto de origem de uma rede geodsica, seja ela planimtrica ou altimtrica.

Erroneamente, esse termo vem sendo bastante utilizado como sinnimo de Sistemas de Referncia. Parmetros para transformao Os parmetros para o Sistema Geodsico SAD-1969 so: a (semi-eixo maior) = 6.378.160,000 m f (achatamento) = 1/298,25 Orientao Geocntrica: Eixo de rotao paralelo ao eixo de rotao da Terra; plano meridiano de origem paralelo ao plano meridiano de Greenwich Topocntrica: Vrtice CHU

You might also like