You are on page 1of 7

ETEC PROFESSOR LEME BRISOLA SOBRINHO - IPAUSSU

TCNICO EM INFORMTICA

PROGRAMAO DE COMPUTADORES I
1. Introduo Linguagem Java: Histria da Linguagem; Ambientes de Desenvolvimento Integrado - IDE; Classe Principal - Mtodo Main; Mtodo System.out.print() e println(); Caractere de Escape (\n); declarao de variveis e tipos de dados; Regras e Convenes de Nomenclatura; Objetos; Classe java.util.Scanner; Concatenar;

Semana 01 / 20

UM POUCO DE HISTRIA
Em 1991, um grupo de engenheiros da Sun Microsystems foi encarregado de criar uma nova linguagem que pudesse ser utilizada em pequenos equipamentos como controles de TV, telefones, fornos, geladeiras, etc. Essa linguagem deveria dar a esses aparelhos a capacidade de se comunicar entre si, para que a casa se comportasse como uma federao. Deveria ainda ser capaz de gerar cdigos muito pequenos, que pudessem ser executados em vrios aparelhos diferentes, e praticamente infalvel. At hoje a linguagem resultante deste projeto no utilizada em aparelhos eletrodomsticos. Ao invs disso, o Java se tornou um das linguagens de programao mais utilizadas no planeta.

COMPILAR E INTERPRETAR Na maioria das linguagens de programao, voc precisa compilar ou interpretar umprograma para que ele seja executado em seu computador. A linguagem Java diferente, pois seus programas so compilados e interpretados. Com o compilador, voc inicialmente transforma seu programa em uma linguagem intermediria, chamada bytecode. Esse cdigo independente de plataforma, e mais tarde interpretado por um interpretador Java. A compilao acontece apenas uma vez; a interpretao acontece todas as vezes que seu programa executado. A figura abaixo mostra como isso acontece.

codigo.java

COMPILAR
programa.class

INTERPRETAR

O interpretador Java chamado de JVM (Java Virtual Machine), ou seja Maquina Virtual Java. graas a tecnologia " escreva uma vez, execute em qualquer lugar", que uma vez compilado, o Bytecode pode ser interpredado em qualquer Sistema Operacional que possua JVM.

ETEC PROFESSOR LEME BRISOLA SOBRINHO - IPAUSSU

TCNICO EM INFORMTICA

VANTAGENS E PRINCIPAIS CARACTERISTICAS A popularidade do Java se deu principalmente s seguintes caractersticas: 1. portabilidade capacidade de escrever cdigo capaz de ser executado em vrias plataformas e sistemas operacionais; 2. suporte a vrias tecnologias (redes, acesso a banco de dados etc.); 3. disponibilidade de ambientes de execuo em vrios dispositivos mveis, como celular, palmtop e PDA's. Outra caracterstica fundamental a de ser uma linguagem relativamente aberta e que evolui de acordo com os desejos da sua comunidade de software (principais empresas internacionais do mercado), alm de possuir vrias ferramentas gratuitas disponveis para os desenvolvedores.

O JAVA SDK O ambiente de desenvolvimento de software Java, Java SDK (antigamente, JDK), o Software Development Kit formado essencialmente por um conjunto de aplicativos que permite, entre outras tarefas, realizar a compilaoo e a execuo de programas escritos na linguagem Java. Ele pode ser baixado gratuitamente a partir do site ofcial do Java . As ferramentas bsicas do kit de desenvolvimento Java so: o compilador Java, javac, o interpretador de aplicaes Java (mquina virtual java) e o interpretador de applets Java, appletviewer.

AMBIENTES DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO Um ambiente de desenvolvimento Integrado (IDE - Integrated Development Environment) um conjunto de programas que combinam um editor de cdigo-fonte, um compilador, um depurador e outras ferramentas capazes de proporcionar um maior conforto no desenvolvimento de programas. Existe um grande nmero de IDE Java, desde iniciativas acadmicas at ferramentas comerciais de uso profissional. Utilizaremos o NetBeans IDE 7.3 que pode ser baixado no site da Oracle: http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/index.html?ssSourceSiteId=otnpt

PROGRAMANDO

AS CLASSES*
em uma classe java que so colocados os mtodos(methods) ,funes ou procedimentos. Todo o cdigo deve estar em alguma classe, pois quando executamos algum aplicativo java ns estamos, na verdade, executando uma classe.
* Os conceitos de classe sero estudados no componente Tcnicas de Orientao a Objeto

Diferentemente de um arquivo fonte que s pode conter uma classe, uma classe pode conter vrios mtodos. Em java a classe(Class) deve estar em um Arquivo Fonte(Source File) e deve ir com um par de chaves {}, so nessas chaves que sero colocados os mtodos. Lembrando que uma classe sempre inicia com letra maiscula.

ETEC PROFESSOR LEME BRISOLA SOBRINHO - IPAUSSU

TCNICO EM INFORMTICA

Exemplo de uma Classe(Class)

O MTODO MAIN
Quando o Java virtual machine(JVM) inicia, ele procura na sua classe principal por um mtodo muito especfico, chamado de mtodo main. Uma aplicao Java obrigatoriamente dever possuir pelo menos uma classe e um mtodo main, pois por esse mtodo main que o JVM comear a executar. Como o mtodo main padro para qualquer aplicao Java, h algumas regras que devem ser cumpridas para o funcionamento desse mtodo. Por regra , todo mtodo main dever ser : Pblico, esttico , sem retorno(void), com nome de main, e dever receber como argumento um array do tipo String.

public = Do mesmo modo que um mtodo comum, refere-se a visibilidade deste mtodo. Quando dizemos que o mtodo de visibilidade public , estamos dizendo que este mtodo poder ser acessado por outras classes. static = Nos garante que somente haver uma, e no mais que uma, referncia para nosso mtodo main, ou seja, todas as instncias da classe iro compartilhar a mesma cpia do mtodo main. void = Assim como um mtodo comum, refere-se ao tipo de retorno que esse mtodo ter. Nesse caso, como o tipo de retorno deve ser void, ou seja , vazio, esse mtodo no retornar valor nenhum. (String[] args ) = Refere-se aos argumentos que sero passados para esse mtodo, sendo obrigatrio no caso do mtodo main {} = Assim como um mtodo comum , As chaves indicam at onde certa classe ou mtodo se estende. O cdigo que queremos inserir neste mtodo dever ser escrito dentro do espao das chaves.

PRIMEIRO PROGRAMA

ETEC PROFESSOR LEME BRISOLA SOBRINHO - IPAUSSU

TCNICO EM INFORMTICA

OS MTODOS: System.out.print() e System.out.println()


A instruo System.out.println(), gera uma sada de texto entre aspas duplas significando uma String, criando uma nova linha e posicionando o cursor na linha abaixo, o que identificado pela terminao ln O mtodo com print, se for observado no possui o ln, por isso exibe uma String sem criar uma nova linha, deixando o seu cursor na mesma linha.

CARACTERE DE ESCAPE
O caractere de escape pode ser considerado um caracter especial, permitindo inserir uma nova linha dentro dos mtodos print e println do objeto System.out.

ATRIBUTOS E VARIVEIS Para quem j programou antes em alguma linguagem de programao no orientada a objetos, deve achar estranho o termo atributo porque, na verdade, est mais acostumado com o termo varivel. Mas, qual a diferena entre atributos e variveis? Nenhuma. Atributos e variveis so a mesma coisa em questo de funcionalidade. Ambos so endereos de memria que tem um espao ou tamanho definido de acordo com o tipo de dado que ser guardado, por exemplo: caracter, nmero, nmero decimal, etc. Em Java, costumamos utilizar o termo atributo, que nada alm do que uma varivel que est dentro de uma classe. Como tudo que fazemos em Java est contido dentro de uma classe, ento usamos o termo atributo ao invs de varivel. As Variveis Ao declarar variveis, deve-se informar ao compilador Java o nome e o tipo da varivel. Java uma linguagem fortemente tipada, o que significa que todas as variveis devero ter um tipo declarado. Um tipo define o conjunto de valores que a varivel poder armazenar. Java conta com 8 tipos primitivos:

Strings so utilizadas frequentemente em vrias linguagens de programao para armazenar textos ou caracteres, porem vale resaltar que em Java, o importante entender que string no um tipo de dado, mas sim uma classe. E suas variveis so, na verdade, objetos dessa classe.

ETEC PROFESSOR LEME BRISOLA SOBRINHO - IPAUSSU

TCNICO EM INFORMTICA

REGRAS E CONVENES DE NOMENCLATURA Quando programamos em Java, devemos levar em considerao as convenes de nomenclatura para deixar nosso cdigo o mais legvel e documentvel possvel, pois um dos objetivos da programao orientada a objetos o reaproveitamento do cdigo.

Nome de Classes Por conveno, toda classe deve comear com uma letra maiscula e, de preferncia, no pode conter letras no ASCII (caracteres de lngua de origem latina, como caracteres acentuados). Portanto, no possvel declarar uma classe com qualquer caracter especial (@, #, $, %, &, *, _, etc...) ou nmero. Caso o nome de uma classe seja composto por mais de uma palavra, a primeira letra de cada palavra deve ser em maiscula. Exemplos de nomes de classes: Pessoa, ImpostoDeRenda, Conta, AgenciaDeEmprego. Nome de Pacotes Os pacotes devem comear com uma letra minscula e podem usar letras no ASCII. Jamais poderemos iniciar o nome de um pacote com caracteres especiais (@, #, $, %, &, *, _, etc...) ou nmero. Caso o nome de um pacote seja composto por mais de uma palavra, a primeira letra de cada palavra deve ser em maiscula. Exemplos de nomes de pacotes: criptografia, usurios, conexesDeBancoDeDados , ... Nome de atributos ou variveis Os atributos (variveis) podem comear com qualquer letra e os caracteres $ ou _, porm no podem comear com nmeros. Caso o nome de um atributo (varivel) seja composto por mais de uma palavra, a primeira letra de cada palavra deve ser em maiscula. Exemplos de nomes de atributos ou variveis: x, y, resultado, valorDeX, valorDeY, ligado, ...
EXEMPLO 01

OBJETOS
Instanciar(*) ou inicializar um objeto o ato de trazer ele de uma lgica escrita para um objeto armazenado na memria em tempo de execuo. Ou seja seu objeto vai para a memria do computador enquanto o aplicativo estiver rodando.

ETEC PROFESSOR LEME BRISOLA SOBRINHO - IPAUSSU

TCNICO EM INFORMTICA

A palavra chave do java, usada para instanciar objetos, e de muitas outras linguagens new.
(*)Instncia a concretizao de uma classe. Em termos intuitivos, uma classe como um "molde" que gera instncias de um certo tipo; um objeto algo que existe fisicamente e que foi "moldado" na classe.

CLASSE Java.util.Scanner
Em Java temos uma classe chamada java.util.Scanner que neste momento utilizaremos para receber entradas do usurio via console, mas esta classe tambm pode ser utilizada para outros fins, tais como leitura de arquivos por exemplo. Por ser uma classe ela devera ser importada, a importao deve ocorrer no inicio do cdigo atravs da seguinte linha: import java.util.Scanner; Depois de importar a classe, no mtodo principal devemos instanciar o objeto: Scanner read = new Scanner(System.in); Scanner a classe; read o nome do objeto newScanner(System.in) o novo objeto que voce criou especificando um parametro de entrada de Sistema(System.in). Para ler a informao digitada preciso especificar o tipo de variavel que ser lida aps o nome do objeto: Por exemplo, se desejamos guardar o valor digitado em uma variavel (num) do tipo inteiro, devemos informar: num = read.nextInt(); int -> .nextInt(); float -> .nextFloat(); double -> nextDouble(); char -> nextChar(); String -> nextLine(); *String no nextString() e sim nextLine().

ETEC PROFESSOR LEME BRISOLA SOBRINHO - IPAUSSU

TCNICO EM INFORMTICA

CONCATENAO
Concatenao o ato de unir duas ou mais cadeias de caracteres (strings). A concatenao de strings dada pelo operador +, mas no o confunda com o operador de adio que utiliza o mesmo smbolo. Dessa forma, com apenas este smbolo, podemos unir duas cadeias de caracteres diferentes em apenas uma. Exemplo: Joo + zinho = Joozinho; Passa + tempo = Passatempo; Beija + - + flor = Beijaflor;

EXERCCIOS
1. Faa um programa que receba dois nmeros inteiros e realize a multiplicao entre eles. 2. Faa um programa que receba o ano de nascimento de uma pessoa e o ano corrente e calcule a idade da pessoa. 3. Faa um programa que receba a altura e o peso de uma pessoa e calcule o IMC. imc = peso/(altura*altura) 4. faa um programa que receba o seu nome e o da pessoa amada e escreva a frase (seunome e nomedapessoa se amam muito!) 5. Faa um programa que receba o nome e a idade de uma pessoa e exiba a frase (nomedapessoa voc tem idade anos) 6. Faa um programa que receba dois nmeros e exiba a concatenao entre eles.

You might also like