You are on page 1of 2

Vamos pr Deus prova?

Porque no fazer a orao do adolescente? A Bblia diz que "os jovens tero vises"e uma alegria e excitao nova em Deus (Joel 2:28). Ore comigo em voz alta com sinceridade, humildade e dependncia de Deus.

Adolescente no "Aborrecente"
Desde que no seja irreverente, auto-suficiente ou "onipotente"
Ei! Voc a! Tem idade entre 12 e 18 ou 19 anos ou at um pouco mais? Sou velho mas j fui adolescente. Posso falar com voc? Em primeiro lugar com estes dois provrbios: 1) "Na escola da vida o castigo vem antes da lio". "H caminhos que parecem certos" para o adolescente e o jovem "mas podem acabar levando para a morte" (Provrbios 14:12). (Voc s aprende com a prpria pancada e quando sai inteiro e vivo dela); 2) "Se os velhos pudessem...e se os jovens soubessem...que revoluo!" (Os velhos sabem mas no podem, enquanto os jovens podem mas no sabem). Vamos, ento, dar as mos?

"Senhor Deus Todo-Poderoso, se tu existes e se ests interessado em mim, ento toma minha vida em tuas mos. Amplia, dentro do meu corao, o Bem, o Bom e o Belo que Cristo como fonte nica de toda paz e bem-aventurana. D-me melhor viso de Ti, de mim mesmo, da vida e da eternidade. Reconheo meu estado de pecador e preciso de perdo e libertao. Reconheo a Jesus Cristo como meu Salvador e Senhor e reconheo que Ele ressuscitou dos mortos e est glorificado a direita de Deus, com todo poder no cu e na terra. Ajuda-me a ser um adolescente e jovem de Deus. No permitas que eu morra antes da hora do teu plano. No permitas que meus amigos adolescentes morram antes da hora, por imprudncia. Tira a ansiedade da minha alma. Tira a inquietao. Tira a excitao ilusria e pe a alegria em Deus. Ilumina e abenoa a minha vocao. Ajuda-me a respeitar pai, me, professores, autoridades, superiores e os mais velhos. Em nome de Jesus Cristo. Amm"
E agora, vai conversar com os velhos? Faloooouuu! Vai, tambm, ter foras em Deus para resistir a psicologia de grupo? Falooooouuu! Deus espera voc no templo e como o templo do Esprito d'Ele, em preparao neste "vestibulinho" para a eternidade. Doar-se (em Cristo) ou doer-se (no egocentrismo), eis a grande questo!

Voc sabe o que um adolescente?


Nem o adulto conhece bem a s mesmo. Por isso, nem isso voc sabe! Eu no sou especialista em adolescncia. S gostaria de ajud-lo mostrando o amor de Deus por voc. Voc um computador sem programa. No se programou nem deixou que outros o programassem! E o pior, um programa pirata cheio de vrus est prestes a entrar na sua cabea, com a ajuda de todos os j vitimados. Se voc no tiver foras para resistir vira uma frgil caixa de ressonncia - um "capinzo" crescido e balanado pelo vento. O que entrar pelos ouvidos ou pelos olhos vai pipocar na personalidade.

Presso sobre o adolescente


E a presso sobre o adolescente grande. Em 1980, um adolescente de 15 anos j tinha assistido a 15.000 assassinatos pela televiso. Em 1990 um pr-adolescente de 12 anos j tinha assistido a 18.000 assassinatos pela televiso. No ano 2.000, um menino de 10 anos... ( s multiplicar...) ter visto 20.000 assassinatos pela televiso, sem contar os vdeogames violentos, a deseducao sexual e a propaganda fazendo chamados incessantes ao fumo e bebida alcolica que, juntos, roubam 25% da durao da vida dos que caem na dependncia. E tem, tambm, o convite da droga. 50% dos aidticos do mundo hoje - 1996, so adolescentes, muitos contaminados pela via sexual ou pelas drogas.

Campinas - SP - Brasil, Janeiro de 1996

Pr. Juarez Subir

Esta literatura pastoral tem o apoio dos profissionais abaixo:


Rasma Vilma Eichman Jakob
Psicloga - Campinas / SP

Ronald Scott Bruno


Psiquiatra - Campinas / SP

Quatro instintos e tendncias do adolescente


As quatro maiores foras que envolvem o adolescente so: 1) o instinto de PRESERVAO. Voc quer morrer hoje? No, n?! De jeito nenhum. Quer ser preservado! 2) o instinto de EXCITAO, mais forte no sexo masculino. da que vm o volume alto do som, os "trombades" do racha e a moto empinada. Esse instinto inimigo do primeiro. A cada semana, em cada cemitrio trs adolescentes/jovens so sepultados antes da hora. No seja um deles. E por falar em excitao, sexo livre e antes da hora s traz sofrimento. E o namoro prematuro nunca d casamento. E a gravidez antes da hora uma experincia ruim. 3) o esprito de CONTESTAO, aquela vontade de ser do "contra". 4) o impulso ESPIRITUAL nobre que busca o Bem, o Bom e o Belo, trs clamores muito fortes de sua alma dados por Deus e que s sero satisfeitos por um encontro com Deus, em resposta s perguntas bsicas do adolescente: "Quem sou eu?" "De onde vim?" "Onde estou?" "Para onde vou?". a voz da prpria conscincia. Isso no tudo, s algumas idias para ajudar a pensar e refletir.

Viviana P. Lizarraga Adolpho


Psicloga - Campinas / SP

Nadir de Faveri
Psicloga - Campinas / SP

REPRODUO PROIBIDA PARA VENDA - REPRODUO LIVRE PARA CPIAS


Se voc foi ajudado ou abenoado atravs desta literatura, faa cpias para ajudar outros adolescentes e jovens que voc conhece. Deus abenoe voc. Em caso de crise de temperamento, de depresso e de problemas com drogas, veja a literatura CURA, LIBERTAO E VIDA neste mesmo site da internet.

INTERNET : w w w . m a n a e d i c o e s . c o m . b r / m e n s a g e n s
IGREJA DO NAZARENO - RUA ADO GONALVES, 240 - V. Pe. ANCHIETA - CEP 13.110-460 - CAMPINAS - SP

O que o adolescente pensa e pensar do seu pai


Aos Aos Aos Aos Aos Aos Aos Aos 7 anos: 14 anos: 20 anos: 25 anos: 35 anos: 45 anos: 55 anos: 60 anos: "Papai grande. Ele sabe tudo". "Parece que o papai se engana em certas coisas". "Papai anda meio atrasado ou quadrado em suas teorias. No so desta poca". "O coroa no sabe nada, est caducando". "Com a minha experincia, meu pai seria hoje milionrio". "No sei se consulto o velho. Talvez ele pudesse me aconselhar". "Que pena o papai ter morrido. Ele tinha idias notveis". "Pobre papai, era um sbio! Como lastimo te-lo compreendido to tarde". (Na escola da vida o castigo vem antes da lio).

Confira Marcos 8:31 a 33 e 36: "Jesus comeou a ensinar os discpulos dizendo: O Filho do Homem ter de sofrer muito. Ser rejeitado pelos lderes judeus, pelos chefes dos sacerdotes e pelos professores da lei. Ser morto e, trs dias depois, ressuscitar. Jesus dizia isso com toda a clareza. Ento Pedro o levou para um lado e comeou a repreendlo. Jesus virou-se, olhou para os discpulos e tambm repreendeu Pedro, dizendo: Saia da minha frente, Satans! Voc est pensando como um ser humano pensa (com o "se doer" do egocentrismo e seus frutos ruins) e no como Deus pensa" (com o "se doar" do amor, da cruz sobre s mesmo, do sacrifcio pelos outros). "Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?" Egocentrismo e diabo, embora sejam dois, so como a mo e a luva. Quando o adolescente entra na puberdade busca "independncia"e "auto-afirmao", exatamente na contramo desse segredo espiritual de Deus.

Quem est interessado no adolescente


Sete grandes interesses esto com seus holofotes voltados para o adolescente. O primeiro deles o Diabo. Mas, o Diabo existe? A palavra de Deus, a lgica das coisas e a experincia pessoal na batalha espiritual no deixam dvidas. Em segundo lugar, vem o traficante de drogas. Isso nem exige explicao. Voc sabe os riscos e as consequncias - vidas cortadas antes da hora! Em terceiro lugar, o poltico de oposio e de esquerda. Sabendo que o adolescente, como eleitor do "contra" votaria na oposio e na esquerda, interessou-se por ele at t-lo como eleitor... Eleitor s, sem carta de motorista. Os outros interessados so quatro pessoas importantes para sua vida - o professor, o pai, a me e Deus. Quanto ao professor, em quarto lugar, seu superior e amigo e merece respeito de todos - muito respeito! E a Bblia fala aos jovens para serem obedientes e respeitosos para com os mais velhos e que se entendam com eles com humildade, pois: "Deus contra os jovens orgulhosos mas ajuda os jovens humildes" (1 Pe 5:6) Em quinto e sexto lugar, pois, vem seu pai e sua me. So limitados, imperfeitos e no sabem lidar com voc - o filho adolescente, apesar do amor que eles tem por voc. Mas se voc conseguir respeit-los, am-los e a eles obedecer, Deus promete que sua vida ser longa: "Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto justo. Honra a teu pai e a tua me (que o primeiro mandamento com promessa), para que te v bem, e sejas de longa vida sobre a terra".(Efsios 6:1 a 3). E a vida dos pais tambm ser poupada por isso. Em stimo lugar vem Deus, o mais importante para a sua vida. A Bblia diz que Deus amor. Foi por isso que o Deus-Homem, Jesus Cristo se fez homem e provou a adolescencia e, finalmente, a cruz (Lucas 2: 39 a 52). "Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unignito para que todo aquele que nele cr no perea mas tenha a vida eterna" (Joo 3:16).

Uma nova viso para o adolescente


Voc no pode negar que o adolescente tambm tem ansiedade. Ela proporcional ao egocentrismo. E o egocentrismo a contra-mo do mistrio da cruz. Mas Cristo diz: "Vinde a mim todos vs que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei. Tomai sobre vs o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de corao e encontrareis descanso para vossas almas." A Bblia diz que o temor do Senhor o princpio da sabedoria. No se trata do temor-medo. o temor-amor, temor-reverncia, temor-adorao. E Deus derrama do seu Esprito de amor e lana fora todo temor-medo.

Um adolescente de Deus
Lucas 2:39 a 52 nos mostra um adolescente, especialssimo como nunca, impregnado de uma viso de Deus - Cristo na sua adolescencia. J aos 12 anos a misso da cruz saturava o esprito e a alma de Jesus, pois sua misso bsica era a de morrer em lugar de voc num sacrifcio perdoador e fonte de salvao para aqueles que nele crem. Mas alm desse propsito de salvar voc, Jesus deixou seu exemplo de adolescente. Se voc quiser imit-lo teria dois caminhos: 1) Tentar imit-lo com seu prprio esforo, o que nunca daria certo, ou... 2) Entregar-se a Ele que dar a voc o Esprito dEle para voc ser assemelhado a Ele e na fora dEle! Entendeu? A gente s d o corao. Voc entrega seu barco a vela e Deus assopra. Ento, algumas virtudes do adolescente de Deus estaro em voc como estavam em Jesus: 1) Quer fazer a vontade de Deus; 2) Quer estar no templo, no tempo da adolescencia; 3) Integra-se e conversa, sem preconceitos, com os velhos (sacerdotes!); 4) Est completamente livre do instinto de excitao; 5) Tem reverncia, respeito, obedincia e submisso aos pais e superiores. (No deixa nenhum Diretor de colgio ou Professor, de cabelo branco ou aposentado antes da hora); 6) Cresce por completo no esprito, alma e corpo; 7) Sabe de onde veio, onde est e para onde vai. "Aquele que est em Cristo, nova criatura ; as coisas velhas (os cacoetes da velha natureza pecaminosa) j passaram; Eis que tudo se fez novo" (II Co5:17). A viso nova. A ordem dos valores nova. Sua vida ter, debaixo de felicidade e alegria (ou at mesmo nas tristezas) uma nova viso. Deus e sua Palavra sero vitais. o programa de Deus para o seu computador. Afasta o vrus e pe a vida. Seus familiares sero uma riqueza dadivosa de Deus. A famlia da F torna-se muito importante ajudando a construir sua vida e evitando males e destrui-o. E os outros, na convivncia social necessria do dia-a-dia, sero respeitados e amados para serem evangelizados.

Um segredo espiritual para o adolescente


A vida uma ddiva de Deus colocada entre dois extremos contrrios de instintos ou espritos. Num extremo a vida autocentrada (tem um centro de egoismo). Seu representante mximo o espermatozide que chega primeiro, derrotando milhes, na primeira maratona da vida. Noutro extremo, onde Deus espera que a gente chegue, est a cruz, ponto clmax do amor, do altruismo e da autonegao. Em suma: AMOR! Por isso (tambm por isso) Jesus Cristo foi concebido e nasceu de maneira miraculosamente sobrenatural, sem semente humana. Esprito de Deus e egocentrismo esto muitssimo distantes um do outro. Onde est o adolescente nessa? Aos 12 anos ( s vezes 11, s vezes 13) o instinto autocentrado (egoismo) se instala na mente ou alma em forma de pretensa autonomia, de obstinao, de rebelio, seja o nome que voc d, at o de pecado, tornando-se inimigo dos impulsos divinos do Bem, do Bom e do Belo. Esse esprito egocentrico um buraco. um ralo. Mas no veio do espermatozide. espiritual. Quem que segura e prende o adolescente nesse estado? Ele mesmo? A psicologia de grupo? Algo indefinido? Jesus diz que o interessado, sustentador e pai do egocentrismo (vida autocentrada sem viso espiritual) o pirata com seu programa de usurpao.

You might also like