You are on page 1of 4

ATIVIDADE AVALIATIVA 1) As caractersticas do Romantismo em oposio ao Parnasianismo?

A Parnasianismo foi um movimento literrio que surgiu na Frana, na metade do sculo XIX e se desenvolveu na literatura europia, chegando ao Brasil. Esta escola literria foi uma oposio ao romantismo, pois representou a valorizao da cincia e do positivismo. Caractersticas do Parnasianismo - Objetividade no tratamento dos temas abordados. O escritor parnasiano trata os temas baseando na realidade, deixando de lado o subjetivismo e a emoo; - Impessoalidade: a viso do escritor no interfere na abordagem dos fatos; - Valorizao da esttica e busca da perfeio. A poesia valorizada por sua beleza em s e, portanto, deve ser perfeita do ponto de vista esttico; - O poeta evita a utilizao de palavras da mesma classe gramatical em suas poesias, buscando tornar as rimas esteticamente ricas; - Uso de linguagem rebuscada e vocabulrio culto; - Temas da mitologia grega e da cultura clssica so muito frequentes nas poesias parnasianas; - Preferncia pelos sonetos; - Valorizao da metrificao: o mesmo nmero de slabas poticas usado em cada verso; - Uso e valorizao da descrio das cenas e objetos. Quando em relao ao Romantismo temos: -Exaltao dos sentimentos pessoais; -Expressa os estados da alma; -Exaltao da liberdade, igualdade e reformas sociais; -Valorizao da natureza; -Sentimento nacionalista 2) Perodos da Lngua Portuguesa Perodo a frase constituda de uma ou mais oraes, formando um todo, com sentido completo. O perodo pode ser simples ou composto.

Perodo Simples: aquele constitudo por apenas uma orao, que recebe o nome de orao absoluta. Exemplos: O amor eterno. As plantas necessitam de cuidados especiais. Quero aquelas rosas. O tempo o melhor remdio. Perodo Composto: aquele constitudo por duas ou mais oraes. Exemplos: Quando voc partiu minha vida ficou sem alegrias. Quero aquelas flores para presentear minha me. Vou gritar para todos ouvirem que estou sabendo o que acontece ao anoitecer. Cheguei, jantei e fui dormir. 3) Quais so as caractersticas do Realismo? CARACTERSTICAS DO REALISMO - Oposio ao idealismo romntico. No h envolvimento sentimental - Representao mais fiel da realidade - Romance como meio de combate e crtica s instituies sociais decadentes, como o casamento, por exemplo - Anlise dos valores burgueses com viso crtica denunciando a hipocrisia e corrupo da classe - Influncia dos mtodos experimentais - Narrativa minuciosa (com muitos detalhes) - Personagens analisadas psicologicamente Qual o Tema da Obra? O cortio Qual a Biografia do Autor? Alusio Azevedo

Alusio Tancredo Gonalves de Azevedo nasceu em 14 de abril de 1857 em So Lus (MA). O autor fruto da unio da me com o vice-cnsul portugus, aps abandonar o marido. Como sempre foi muito bom caricaturista e desenhista, Alusio ingressou na Academia Imperial de Belas-Artes no Rio de Janeiro quando terminou os estudos no Liceu de Maranho. Durante a poca em que viveu na cidade carioca, aproveitou-se de seu talento e tornou-se chargista at que o pai faleceu e foi obrigado a regressar cidade natal para ficar com a me.

Foi ento que escreveu o romance romntico Uma lgrima de Mulher, ao passo que continuou na carreira jornalstica, escrevendo para alguns jornais, entre eles o que ajudou a fundar, chamado O Pensador. Este ltimo cuidava de discutir os problemas sociais como o racismo e tecer crticas contra o clero. Foi ento, que decidiu se sustentar como escritor e, por ser uma atividade instvel, comeou a trabalhar sob encomenda. Viveu durante muitos anos, cerca de quinze, atravs de suas publicaes. Por este motivo, sua obra literria vasta e de valores diferenciados. Em 1881 publicou o livro O mulato, que daria ao autor o ttulo de precursor do Naturalismo no Brasil. Esta obra foi um verdadeiro escndalo para a poca, pois incitou polmicas, como o racismo e a corrupo dos padres. Contudo, h outro romance naturalista de Alusio que tem mais destaque na literatura: O cortio. As personagens nesta narrativa so operrios, lavadeiras, prostitutas e apresentam a populao marginalizada, excluda da sociedade. O ambiente social catico, degradado e sem estrutura, ou seja, um cortio. Alusio Azevedo abandonou a carreira literria quando passou em um concurso e se tornou diplomata, em 1895. O autor morreu em Buenos Aires quando exercia o cargo de agente consular nesta cidade, em 21 de janeiro de 1913. Veja um trecho da obra O cortio sobre o esteretipo de Joo Romo: "E seu tipo baixote, socado, de cabelos escovinha, a barba sempre por fazer, ia e vinha de pedreira para a venda, da venda para as hortas e ao capinzal, sempre em mangas de camisa, tamancos, sem meias, olhando para todos os lados, com o seu eterno ar de cobia, apoderando-se, com os olhos, de tudo aquilo de que ele no podia apoderar-se logo com as unhas". Obras: Uma lgrima de mulher (1879); Memrias de um condenado (ou A condessa Vsper) (1882); Mistrio da Tijuca (ou Girndola de amores) (1882); Filomena Borges (1884); A mortalha de Alzira (1894). Romances naturalistas: O mulato (1881); Casa de penso (1884); O homem (1887); O cortio (1890); O coruja (1890).

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Fonte: http://www.infoescola.com/literatura/realismo/ Fonte: http://www.infoescola.com/literatura/romantismo/

You might also like