You are on page 1of 20

Red de Revistas Cientficas de Amrica Latina, el Caribe, Espaa y Portugal

Sistema de Informacin Cientfica

Ribeiro de Moraes Junior, Manoel DE MARX A HORKHEIMER: UMA HISTRIA DA CONVERGNCIA ENTRE TEORIA E PRXIS Praxis Filosfica, nm. 34, enero-junio, 2012, pp. 119-137 Universidad del Valle Cali, Colombia
Disponvel em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=209025902005

Praxis Filosfica, ISSN (Verso impressa): 0120-4688 praxis@univalle.edu.co Universidad del Valle Colombia

Como citar este artigo

Nmero completo

Mais informaes do artigo

Site da revista

www.redalyc.org
Projeto acadmico no lucrativo, desenvolvido pela iniciativa Acesso Aberto

DE MARX A HORKHEIMER: UMA HISTRIA DA CONVERGNCIA ENTRE TEORIA E PRXIS De Marx a Horkheimer: una historia de la convergencia entre la teora y la prctica Manoel Ribeiro de Moraes Junior*
Universidade do Estado do Par - Brasil manoelribeiromoraesjr@gmail.com RESUMEN
Este artculo es un estudio sobre la relacin entre teora y praxis en el marxismo occidental y en el joven Horkheimer. Palabras chave: Teora y praxis, Marxismo Occidental, Joven Horkheimer.

ABSTRACT
This article is a study on the relationship between Theory and Praxis in Occidental Marxism and in the young Horkheimer. Key Words: Theory and Praxis, Occidental Marxism, Young Horkheimer.

Introduo A histria do marxismo ampla e as possibilidades de sua interpretao so diversas. Em considerao a isso, grosso modo, o objetivo deste traado histrico no o de esmiuar a totalidade dos movimentos polticos ou intelectuais que se ergueram inspirados originariamente, nos escritos de Karl Marx e Friedrich Engels, mas, somente, o de ressaltar alguns marcos de um marxismo ajustvel ao tipo ideal Marxismo Ocidental que Maurice Merleau-Ponty inaugurou em sua obra As aventuras da Dialtica.1 Talvez, mesmo fazendo essa delimitao histrica, o termo Marxismo Ocidental ainda permanea como algo de grande amplitude social, histrica e intelectual.
* Manoel Ribeiro de Moraes Junior, em estgio de Ps-Doutorado em Filosoa na UERJ, sob a orientao do Dr. Luiz Bernardo Leite Arajo, doutor em Cincias da Religio pela UMESP e Professor do Programa de Ps-Graduao em Cincias da Religio (Mestrado) na UEPA (manoelribeiromoraesjr@gmail.com). http://lattes.cnpq.br/2429279552706202 1 MERLEAU-PONTY, Maurice. As aventuras da Dialtica. So Paulo: Martins Fontes, 2006.

Recibido: diciembre 2011 aprobado: abril 2012


Praxis Filosca Nueva serie, No. 34, enero-junio 2012:119-137 7-16 ISSN: 0120-4688

Todavia, essa etapa distinta da histria do pensamento marxista revela uma forma criativa de atualizar e perpetuar os germes poltico-intelectuais deagrados pelos escritos dos fundadores do materialismo histrico. Esse marxismo se revelou em Max Horkheimer no somente como orientao intelectual que marcou uma virada na compreenso do prprio signicado de pensamento e de sociedade, mas tambm como crtica s clssicas denies de razo a favor de um modo descentralizado, histrico-social e vivencial de racionalidade.2 Assim, um esboo do panorama retrospectivo do marxismo ocidental ajudar entender melhor a formao do pensamento de Max Horkheimer e tambm do estatuto materialista interdisciplinar da Escola de Frankfurt. 1. A Virada Pragmtica, Histrica e Materialista na Filosoa de Karl Marx: Uma Introduo aos Fundamentos da Teoria Crtica Karl Marx (1818-83) e Friedrich Engels (1820-1895) so oriundos da Rennia. Ambos acompanharam de perto as revoltas proletrias germinadas e efervescidas nos tempos iniciais da Revoluo Industrial. De um lado, Karl Marx, anado com a tradio intelectual do ocidente (estudante de losoa grega, leitor de Hegel, Feuerbach, Proudhon etc.) e, do outro, Friedrich Engels, um empresrio intelectual que conheceu as mazelas do operariado ingls e as artimanhas da administrao empresarial e da economia capitalista industrial (SINGER, 2003). Ligados numa parceira fraternal, ideolgica e intelectual que iniciou-se entre os anos de 1842 e 1844, os pais do materialismo dialtico estiveram sempre ligados s causas emancipativas dos operrios.3 No decorrer do tempo, o labor deles ganhou uma amplitude terica a partir do instante em que se aplicaram s anlises mais crticas e sistemticas da dinmica poltico-econmica proveniente da sociedade capitalista. Mas, por eles estarem atados persistentemente aos ideais de justia e solidariedade da ecoante revoluo francesa, dos seus contemporneos socialistas utpicos e dos audveis protestos dos trabalhadores, o teor resultante de todas as obras da juventude e da maturidade de Marx e de Engels expressou um apelo a uma maior insero do pensamento crtico na concretude de seu tempo.

120

MANOEL RIBEIRO DE MORAES JUNIOR

2 Para uma compreenso das relaes entre o pensamento losco de Marx e as losoas de Kant e Hegel, cf. (ROCKMORE, 2002). 3 Para uma maior compreenso da formao histrica da classe operria e organizao para a formao de uma conscincia classista e de mobilizao poltica, cf. (THOMPSON, 1987).

Marx e Engels foram pioneiros isolados em sua prpria gerao; pode-se dizer que nenhum contemporneo deles, de qualquer nacionalidade, chegou a compreender ou compartilhar completamente suas maduras vises. Sua obra, ao mesmo tempo, produto de um prolongado esforo conjunto, uma parceria intelectual sem paralelo na histria do pensamento. Juntos, mesmo no exlio, na pobreza e no trabalho fatigante, jamais perderam contato com as lutas mais importantes do proletariado de sua poca, apesar da quase completa falta de vnculos organizativos com este por mais de uma dcada (ANDERSON, 2005, P. 24).

DE MARX A HORKHEIMER: UMA HISTRIA DA CONVERGNCIA ...

Destacando essa persistente atitude poltica e intelectual, Perry Anderson armou que a complexidade de articulao objetiva entre classe e cincia nesse perodo se reetiu por sua vez na natureza e no destino dos prprios escritos de Marx (ANDERSON, 2004, 25) mesmo que a maior parte destas obras tenham sido postumamente descobertas e publicadas. Ainda que a superao das injustias sociais fosse o epicentro das preocupaes de Engels e Marx, esse marxismo originrio sofreu certo descompasso entre teoria e a prtica poltica. Em meio s turbulncias poltico-sociais de uma sociedade emergente nos paradigmas econmico-industriais, as organizaes auto-emancipativas do proletariado e as obras marxianas sobre revoluo, estado burgus e economia capitalista, j no podiam ser vistas num mesmo nvel de interesse. Contudo, o desnivelamento intelectual entre os escritos de Karl Marx e as condutas dos partidos e dos sindicatos de esquerda no obscureceu o valor da virada pragmtica terico-histrico-materialista do lsofo e socialista alemo. Aps ser expulso da Prssia e da Frana, e depois de se acomodar em Londres sob certos cuidados, ajudas nanceiras e companheirismo intelectual de Engels, Marx passou a aprofundar as suas anlises crticas economiapoltica da moderna sociedade europia e como tambm procurou aprimorar seus esboos terico-materialistas. Nestes tempos, a empreitada literria marxiana pouco ecoou nos movimentos operrios contemporneos a ela. Talvez, um dos motivos centrais para que os trabalhadores industriais no tivessem se apropriado intensamente dos recursos tericos desprendidos pelos dois pensadores socialistas, tenha sido a precria qualidade de vida urbana na qual eles pereciam considerando que os trabalhadores tinham escassas condies de educao, moradia, alimentao, trabalho e de proteo pblica para as reivindicaes de inexistentes direitos trabalhistas e cveis. De toda forma, segundo Perry Anderson, Karl Marx e Friedrich Engels foram socialistas intelectuais avanados em seu tempo, mesmo que a grandeza e a vanguarda de seus trabalhos tenham sido de difcil recepo entre os seus contemporneos.

121

122

Mesmo que intensamente am aos ideais socialistas e anarquistas de uma sociedade liberta das formas de explorao e de domnio entre os seres humanos, Marx, como hegeliano de esquerda, estava convencido de que eles eram infrutferos, pois se apresentavam somente como contra-imagens s formas precrias da existncia social. Porm, por outro lado, o prprio Marx estava profundamente convicto de que a tarefa desprendida por Hegel, em mostrar que o estado moderno conduzia a uma reconciliao absoluta das subjetividades, tinha lugar somente no pensamento (WELLMER, 1988, pp. 65-71). Desde sua tese de doutorado (A diferena entre a losoa da natureza de Demcrito e Epicuro), Marx no aceitava a condio que a losoa se auto-imps enquanto mundaneidade poltico-racional distinta e pr-iminente ao mundo heternomo subjetividade ou a qualquer paradigma de razo pura e totalizante. Em meio a essa oposio, Karl Marx apontou uma nova possibilidade de reconciliao entre mundo e losoa. Essa reconciliao no poderia seguir os passos unicamente da losoa e nem por meio da tentativa de apoiar-se num realismo ontolgico e prtico pr-kantiano, mas somente atravs de uma losocao do mundo e de uma mundanizao da losoa. Para ampliar a dimenso vlida da reexo e do agir terico, Marx se ps na esteira epistemolgica da dialtica entre natureza e ser humano imediatizada pela unidade elementar vivencial do agir humano (praxis) ou pela categoria scio-econmica do trabalho (arbeit) considerando que Praxis e Arbeit so termos categoriais que demarcam, de certo modo, respectivamente as fronteiras respectivamente entre o Jovem Marx (que reete as obras anteriores aos Manuscritos Econmico-Filoscos de 1844 (konomish-Philosophishe Manuskripte) e o Karl Marx da magna obra poltico-econmica O Capital (Das Kapital).
A partir dessa oposio radical entre o mundo do pensamento e o mundo real, emerge para Marx a tarefa de mostrar uma nova totalidade, que possa reconciliar dialeticamente mundo e losoa. Ora, esta nova totalidade no pode ser a losoa ou mesmo uma outra losoa, j que a losoa parcial (OLIVEIRA, 1989, 65).

MANOEL RIBEIRO DE MORAES JUNIOR

desta forma que a resposta de Marx tradio intelectual alem indicou como o pensamento pode pr-se autoconsciente de suas possibilidades emancipativas, perpetuando sua dimenso crtica de forma no autoreferencial, logocntrica e nem mesmo solipsista prprias a toda tradio losca.4 A totalidade aberta pelo pensamento marxista, diferentemente da
Cf. Sobre as leituras do pensamento marxiano luz da problemtica do entendimento e da prxis, dentro da tradio neo-kantiana de pensamento (Jrgen Habermas e Nicolau Hartmann), cf. (OLIVEIRA,1989, 51-72).
4

hegeliana, no se subjaz a um sistema ontolgico totalitariamente fechado, mas, sim, aos modos de uma dialtica que procurou reconstruir a formao (bildung) das experincias vivencialmente humanas, contudo, perguntandose o que alienaria a realizao plena de uma vida tica no cindida, e quais as condies possveis para se reconduzir, na prxis do cotidiano, sua plenicao tarefa que o distinguiu da reexo utpico-socialista. Assim, em Marx pode-se encontrar uma dupla tarefa crtica: A primeira revela uma negatividade arquitetnica intelectual tradicional, a mesma que conjecturou uma idia de entendimento e de razo sob uma auto-referencialidade do pensamento como mundo notico (mundo inteligvel em distino ao mundo fsico) autnomo e pr-eminente facticidade do mundo social, natural e subjetivo;
[...] A totalidade na qual a losoa a teoria marxista se move diferente da totalidade da losoa de Hegel, e que esta diferena assinala a diferena decisiva entre as dialticas de Hegel e Marx. Para Hegel, a totalidade era a totalidade da razo, um sistema ontolgico fechado, que acabava por se identicar com o sistema racional da histria. O processo dialtico de Hegel era, pois, um processo ontolgico universal no qual a histria se modelava sobre o processo metafsico do ser. Marx, ao contrrio, desliga a dialtica desta base ontolgica. Na sua obra, a negatividade da realidade torna-se uma condio histrica que no pode ser hipostasiada como uma condio metafsica (MARCUSE, 1978, p. 286).

123

A segunda revela tambm as experincias negativas da socializao que unilateralizam as experincias da ao humana (alienao) a partir de imperativos de uma auto-organizao classista que, por sua vez, obstruem a contnua expresso dialtica reconciliada entre os seres humanos, na naturalizao da humanidade e na humanizao da natureza.
O carter da dialtica marxista abarca a negatividade vigente, e a sua negao. Um dado estado de coisas negativo e s pode ser tornado positivo pela libertao das possibilidades a ele inerentes. Isto , a negao da negao, se realiza pelo estabelecimento de uma nova ordem de coisas. A negatividade e sua negao so duas fases diferentes do mesmo processo histrico, associadas pela ao histrica do homem (MARCUSE, 1978, p. 287).

Para Marx, o estgio de uma sociedade reconciliada entre si, de forma que as subjetividades emancipadas no mais se subordinassem a qualquer escravatura, a uma interao eqidistante, s se tornaria possvel atravs de

DE MARX A HORKHEIMER: UMA HISTRIA DA CONVERGNCIA ...

124

uma ao historicamente desprendida por meio de uma revoluo em que prevalea a equiparao entre os indivduos que, por sua vez, desprendem uma autonomizao na organizao pblica das condies concretas e possveis de vida considerando que o materialismo histrico de Marx relevava que os germes da emancipao j estariam presentes no prprio processo societrio. Desta forma, em meio ao hegelianismo e ao socialismo utpico, o grande desao aberto, ento, seria o de aprimorar o pensamento crtico de forma que se evitassem as aporias ou as solues sob formulaes restritamente ideolgicas de um problema social. Assim, Marx inicia uma reviravolta na forma de fazer teoria. Enquanto que na cultura intelectual burguesa a reconciliao dos opostos signicava somente uma proposta poltica segundo as exigncias do pensamento puramente terico, para Marx era necessria uma nova forma de losoa que impulsionasse esses ideais a partir de e o direcionasse para a prpria existncia poltica.5 Marx um pensador no s da sociedade, mas tambm do prprio pensamento, pois, no possvel revolucionar a sociedade (prxis poltica) sem revolucionar as possibilidades polticas do pensamento (teoria). A interconexo entre teoria e prxis que ser herdada por Max Horkheimer e pelo primeiro programa da Teria Crtica, j aparece como uma marcante exigncia poltico-epistemolgica na stima tese dos onze aforismos sobre Feuerbach, quando Marx transforma a histria da vivncia humana no espao de articulao de todo saber:
A vida social essencialmente prtica. Todos os mistrios que seduzem a teoria para o misticismo encontram a sua soluo racional na praxe humana e no compreender desta prxis ((MARX, 2008, p. 29).

MANOEL RIBEIRO DE MORAES JUNIOR

Nesse pequeno escrito de onze aforismos, Karl Marx impe uma crtica tradio losca, sobretudo aos seus papis poltico e intelectual. Para ele, a incompletude losca restrita ao papel contemplativo era conseqncia de um equvoco sobre as idias de pensamento, histria, sociedade e mundo. A princpio, ao tomar o materialismo de Ludwig Feuerbach6 como parmetro de um modo de reexo crtico-transformadora, Marx combateu as prerrogativas prprias do modo de como as losoas tradicionais tratavam de seus temas. Para o lsofo socialista alemo, a losoa tradicional compreendia as signicaes dos objetos e do modo como reetia sobre o estatuto da
Para uma maior compreenso dos conceito de emancipao, reconciliao e utopia no pensamento de Marx, cf. WELLMER, 1994, pp. 65-72. 6 Sobre a crtica religio crist e losoa clssica por Feuerbach, cf. FEUERBACH, 1988; FEUERBACH, 1989.
5

objetividade possvel, privilegiando sempre a realidade notica (inteligvel) ao mundo das experincias sociais e naturais. Atravs dessa critica, Marx percebeu que tal procedimento reexivo e especulativo sobre o real e sobre o prprio pensamento era insuciente, pois era importante a compreenso no somente da signicao do mundo natural e social, mas tambm a compreenso do processo formativo das condies e das possibilidades de toda ao humana: intelectual e prtica.
Como em Kant, o centro dessa teoria est na doutrina das categorias, s que em Marx as categorias determinam tanto o processo real de vida como as condies transcendentais da constituio dos mundos de vida. No existe, para Marx, uma autoconscincia autnoma capaz de se auto-reetir independentemente das estruturas subjacentes do trabalho social. Da por que a nova sntese, proposta por Marx enquanto constituio transcendental do mundo objetivo, se caracteriza, em diferenciao, com o pensamento de Kant, Fichte e do prprio Hegel, por no ser algo situado no plano da lgica, mas por ser, acima de mais nada, uma produo emprica e transcendental de um sujeito-espcie em que se autogera historicamente. O substrato, a que se refere a sntese, no de carter simblico, como na losoa clssica alem, mas prtico-social-histrico (OLIVEIRA, 1989, p. 55).

125

com Marx que a atividade humana colocada no centro do entendimento e do signicado da histria. A espcie humana tornou-se a fora criativa, o sujeito da histria, o autor e ator num drama de sua prpria feitura. A histria,
7 Para uma maior compreenso da implicao conceitual de prxis, trabalho social para uma teoria da signicao, cf. as seguintes obras: HABERMAS, 1982; BAKHTIN, 1992.

DE MARX A HORKHEIMER: UMA HISTRIA DA CONVERGNCIA ...

Para Marx, a constituio das realidades signicada e a trabalhada possvel sempre a partir da dimenso da prxis humana. O conjunto das atividades humanas, a prxis humana, , ento, a condio de toda ao intelectual e instrumental. A losoa crtica tem de compreender que o processo de formao da constituio do mundo social s possvel se o pensamento reexivo perceber que o processo constituidor das signicaes do pensamento e da ao humana condicionado prxis social. Desta feita, a reexo terica no deve se depurar do mundo, mas antes, se tornar auto-consciente de que ela mesmo emerge da concretude histrico-social. Aplicado esse princpio metodolgico de reexo para uma interconexo entre a teoria e a prtica, porm com nalidades emancipao poltica, pode-se concluir que a reexo s possvel se ela nascer e se desenvolver em concordncia com o exerccio pleno da emancipao social. Assim, segundo Joan Alway7 (s/d, 13),

uma vez sendo atividade redentora de um ser transcendente, agora tornou-se atividade redentora do ser humano. A perspectiva de Marx preserva a idia de que a histria tenha um signicado e um ser inteligvel, porm, importante, ele introduz o adicional e tenet da atividade da conscincia humana como momento decisivo na atualizao do signicado da histria. A ao humana e o entendimento tornaram-se a chave para a toda a realizao do sentido nal da histria: a premissa da teopria com a prtica intenta que a atividade da autoconscincia humana pode afetar o curso da mudana social est em vigor.

A interconexo necessria entre teoria e prtica, por m, enaltecida, conclusivamente, de tal forma que Marx exige essa reestruturao do papel da teoria. Pois, se a atividade intelectual casual ao conjunto nal da sociabilidade, prxis humana, logo, a superao das contradies intelectuais somente possvel no alcance da superao das contradies sociais e vice versus. Por isso, Marx redigiu, no dcimo primeiro aforismo das Teses sobre Feuerbach, que
126

Os lsofos tm apenas interpretado o mundo de maneiras diferentes; a questo, porm, transform-lo (MARX, 2008, p. 29).

Assim, o entendimento e a prxis (o agir humana) ganham uma conectividade de tal forma que no se abre somente uma nova teoria de compreenso social, mas tambm de interpretao dos signicados scioculturais. Sob este referencial, o marxismo possibilita a interpretao das expresses sociais no mais sob as exigncias conceituais da razo, mas sob as amplas condies scio-naturais, intermediada pela ao humana (praxis) onde elas ganham fora semntica.
Nenhum signo cultural, quando compreendido e dotado de um sentido, permanece isolado: torna-se parte da unidade da conscincia verbalmente constituda. A conscincia tem o poder de abord-lo verbalmente. Assim, ondas crescentes de ecos e ressonncias verbais, como as ondulaes concntricas superfcie das guas, moldam, por assim dizer, cada um dos signos ideolgicos. Toda refrao ideolgica do ser em processo de formao, seja qual for a natureza de seu material signicante, acompanhada de uma refrao ideolgica verbal, como fenmeno obrigatoriamente concomitante. A palavra est presente em todos os atos de compreenso e em todos os atos de interpretao (BAKHTIN, 2004, p. 38).

MANOEL RIBEIRO DE MORAES JUNIOR

2. A Evoluo do Pensamento e do Engajamento Poltico-Terico Marxista Uma segunda gerao de tericos marxistas apresentada por Perry Anderson vem das regies sul e leste da Europa que coincidentemente eram as mais marginais no desenvolvimento capitalista. So seus integrantes: Antonio Labriola (Campnia), Franz Mehring (Pomernia), Karl Johann Kautsky (Bomia) e Georgi Walentinowitsch Plechanow (Tambov). Oriundos da classe mdia, mas de tradies familiares e prossionais bem distintas entre si, estes novos tericos do marxismo levaram a cabo a tentativa de sistematizar losocamente o materialismo histrico em contatos diretos com Friedrich Engels. Estes intelectuais que optaram pelo pensamento marxista j em idade adulta, tinham ao menos trs propsitos: sistematizar mais ainda o materialismo histrico, aprimorando assim seus princpios loscos; dar uma amplitude a diversas questes que no foram contempladas por Marx ou Engels; e, por ltimo, criar um corpo de saberes com a nalidade de favorecer uma viso de mundo ampla e de fcil aprendizado para as classes sociais menos favorecidas. Alm dos escritos especulativos, esta gerao procurou organizar o corpo literrio dos escritos marxianos e engelianos, redigindo introdues, escrevendo apresentaes e textos crticos ao conjunto das obras organizadas alm de ensaios biogrcos e dissertativos sobre as vidas, as obras e as idias dos dois socialistas alemes (ANDERSON, 2005, 28). J no nal do sculo XIX, outra gerao de pensadores marxistas se destacou por assumir uma fortssima posio de destaque e de modelo no horizonte da poltica partidria, da ao revolucionria e do engajamento intelectual do sculo XX. Enquanto isso, nessa mesma poca, o mundo europeu passava por fortes transformaes. Naqueles dias, o capitalismo imps um franco crescimento, de forma a atingir altssimas taxas de lucros e complexidade, ao mesmo tempo em que foi suscetvel a fortes crises e a atuar como piv de conitos polticos internacionais. O maior impacto negativo de seu progresso, por meio do desenvolvimento tecnolgico, foi a criao e a proliferao de uma grande massa de desempregados no setor produtivo dos pases da Amrica e da Europa. J no plano da poltica internacional, as grandes potncias promoveram expanses territoriais imperialistas, dando incio assim a uma corrida de armao blica. Assim, sobre estas duas geraes imediatamente emergentes aos dias de Marx e Engels, diz Perry Anderson que

127

DE MARX A HORKHEIMER: UMA HISTRIA DA CONVERGNCIA ...

os herdeiros imediatos de Marx e Engels se formaram em um perodo de relativa calmaria. A gerao seguinte de marxistas atingiu a maioridade em um ambiente mais turbulento, quando o capitalismo europeu comeava a navegar na direo da tormenta da primeira guerra mundial (ANDERSON, 2005, 29).

128

MANOEL RIBEIRO DE MORAES JUNIOR

Esta terceira gerao de intelectuais marxistas engajados politicamente e revolucionariamente oriunda do centro e do oriente da Europa. Dela, podemos destacar: Lnin (1870-1923 / Simbirsk Volga), Rosa Luxemburgo (1871-1919 / Zamosc Galcia), Hilferding (1877-1941 / Viena) e Trotski (1879-1940 / Kherson Ucrnia). Com um exerccio de aprimoramento da relao entre o terico e o prtico, de modo mais intenso que aquele desprendido pela gerao anterior, estes novos e precoces pensadores marxistas exerceram grandessssimas inuncias tanto partidrias em suas regies quanto tericas por meio de escritos que trouxeram consigo relevncias sobre economia, poltica e sociedade. No era sem motivos. As crescentes transformaes do modo de produo econmica do capitalismo exigiram tambm grandes aprimoramentos nas anlises crticas da economiapoltica. Alm do mais, os estudos de Max Weber sobre movimentos sociais e vrios outros temas da histria econmica e das organizaes sociais, alm do crescimento de anlises mais pormenorizadas e intensamente mais crticas s idias de Marx por parte de importantes tericos econmicos, exigiam algumas reformulaes e ampliaes nas teses inicialmente redigidas em O Capital. Antes de cada um completar trinta anos, esta gerao de notveis marxistas aplicou-se em dar uma amplitude e uma atualidade terica s idias marxistas, algo de que elas j careciam naqueles dias. Kautsky, em 1899, analisou as mudanas econmicas nos setores agrrios da Europa e dos Estados Unidos. Logo aps, porm no mesmo ano, Lnin aprimorou os estudos sobre o materialismo histrico e tambm sobre a questo agrria, investigando o modelo rural da sociedade czarista. Seis anos mais tarde, Hilferding sistematizou uma anlise e uma crtica ao sistema nanceiro de sua poca, enfocando uma refutao terica s crticas marginalistas impostas obra O Capital de Karl Marx,8 e s teorias econmicas fundamentadas nos princpios das teorias clssicas. Em 1907, Bauer escreveu um esboo terico
Em concordncia com a teoria clssica, Marx entendia que o valor era conseqncia imediata do custo da produo e mais a margem de lucro impostas pelo monopolizador das foras produtivas (Cf. Marx, 2003). Porm, para os tericos marginais, o valor em uma economia aberta tambm leva em considerao a satisfao do consumidor como princpio criador de demanda e, por isso, como algo tambm ponderante na regulao dos preos (cf. FIANI, 1990).
8

DE MARX A HORKHEIMER: UMA HISTRIA DA CONVERGNCIA ...

sobre formaes e sobre organizaes sociais, porm, sua maior ateno vai em direo a uma tentativa de explicar teoricamente os expansionismos imperialistas. Momentos antes da primeira guerra mundial, os estudos da socialista Rosa Luxemburgo procuraram uma teorizao sistmica do lucro, da expanso imperialista e do papel da periferia no-capitalista na dinmica econmica da Europa moderna idias que, por sua vez, foram muito criticadas por Bauer. importante notar que o crescimento do pensamento econmico e poltico de inspirao marxista na Alemanha, na Rssia e na ustria, foi marcante nos quinze primeiros anos do sculo vinte. Alm do avano e do amadurecimento terico do marxismo, distintivo o rpido crescimento, inclusive qualitativo, tanto dos partidos operrios quanto das organizaes revolucionrias que combatiam os antigos regimes da Europa Oriental. Esse novo momento espiritual e poltico do marxismo pode ser visto como aquele em que os intelectuais amadureceram suas articulaes polticas e at mesmo revolucionrias. Por causa disso, Trotsky escreveu a obra Resultados e Perspectivas que, de algum modo, oferecia uma nova forma de compreender as condies de organizao poltica como tambm o modo de investida intelectual dos movimentos revolucionrios que os tornaram capazes de abrigar uma perspectiva organizacional, terica e ttico-revolucionria mais madura no enfrentamento em meio s lutas de classes. Os momentos posteriores primeira guerra mundial foram marcados por cises fortssimas nas relaes entre os intelectuais marxistas. A Segunda Internacional j sofria vrias rupturas entre seus membros. Rosa Luxembrugo (aplicada na criao de frentes revolucionrias na Polnia e na Alemanha), Trotsky (na consolidao da revoluo de 1917 e, mais tarde, na sua aproximao para com os movimentos revolucionrios, mas perifricos ao establishment sovitico) e Lnin (principal pensador e lder executivo da revoluo sovitica) que foram grandes expresses de um marxismo poltico-intelectual, afastaram-se, entre si, e isolaram os seus ideais e as suas articulaes polticas sempre de acordo com as circunstncias em que cada um se envolvia. Lnin fez com que o materialismo histrico e as teorias polticas ganhassem uma atualidade poltica at ento inexistente na histria do marxismo. Porm, a sua prtica poltico-governamental foi de encontro aos interesses operrios nacionais que, por sua vez, representavam uma Rssia com modelos precrios de economia agrria e industrial. O intelectual-revolucionrio que Lnin representava no iderio poltico, sobretudo aquele favorvel s revolues atentas s exigncias dos grupos sociais mais pobres, passou, cada vez mais, a ser conivente com a criao de um Estado socialista, burocrtico, racional, militarizado, de economia

129

130

planicada e com procedimentos leviatnicos de controle social. Assim, o Estado sovitico nasceu sob a conduo de um ideal revolucionrio orquestrado por Lnin e que, mais tarde, ser herdado por Stalin, mas sob os desa os de uma conduo econmica e poltica plani cada, estabelecendo um regime fortemente centralizado e expansionista sobre grupos de origens tnicas diversas, assim como sob o desao de reprimir violentamente as contra-revolues que se opunham radicalmente ao modelo absolutista de um governo que, mesmo sob motes comunistas, mostrava-se cada vez menos sensvel s expresses concretas do oprimido (MONGE, 1993). O progresso do pensamento e da poltica partidria no foi hegemnico e nem homogneo na Europa. Em 1919, na Alemanha, Rosa Luxemburgo foi presa barbaramente por grupos paramilitares que apoiavam ideais nacionalistas e scio-democrticos, pois, com a queda do segundo Reich, ela lutava pela organizao de uma frente revolucionria, redigindo, inclusive, o programa poltico-econmico do partido. Assim, em tempos de um levante em Berlim, ela foi assassinada por esquadres mercenrios contratados pelo Governo Socialdemocrata. Em 1920, foi encerrada a pretenso de instaurar uma Repblica Sovitica Bvara. Essa fase de estabilizao da economia capitalista psguerra favoreceu a intimidao e at mesmo o apoio popular s represses fatalistas aos movimentos revolucionrios. Tal situao contribuiu para com a ascenso de governos autoritrios em pases onde as revolues eram eminentes: Alemanha, Itlia, Hungria e na ustria. Mesmo participando destes momentos de uma maneira muito discreta, Max Horkheimer mostrouse um admirador das causas polticas e das idias de Rosa Luxemburgo, sobretudo das suas crticas ao centralismo bolchevique.9
De tempos em tempos, tem-se levantado a questo da possvel liao de Horkheimer ao PDK. No h provas para corroborar essa viso, e h muitas coisas nos escritos e nos atos dele que tornam plausveis sua armao de que nunca ingressou no partido. Durante a poca em que estudaram juntos em Munique, em 1919, Horkheimer e Pollock foram testemunhas no participantes das breves atividades revolucionrias dos literatos bvaros. Apesar de terem ajudado a esconder esquerdistas que eram vtimas do terrorismo branco que se seguiu, eles prprios no se juntaram revoluo, que consideraram prematura e inevitavelmente malfadada, em vista da falta e condies objetivas que favorecessem uma verdadeira mudana social.
9 A supresso do socialismo e do comunismo radicais na Alemanha neste perodo, principalmente o assassinato dos lideres espartaquistas Karl Liebknecht e Rosa Luxemburg, foi mais tarde descrito por Max Horkheimer como uma mudana radical com conseqncias fatais. Em todo caso, este desenvolvimento exerceu uma importante inuncia no seu compromisso para com o marxismo. (STIRK, Peter M. R., 1992, p. 03).

MANOEL RIBEIRO DE MORAES JUNIOR

As primeiras simpatias polticas de Horkehiemr foram Rosa Luixemburgo, especialmente por sua crtica ao centralismo bolchevique. Depois do assassinato dela, em 1919, Horkheimer nunca encontrou outro lder socialista para seguir (JAY, 2008, p. 51).

Na dcada de vinte, a Rssia de Stalin se consolidou como um bloco totalitrio e isolado, de forma a despertar repdio entre aqueles que se mobilizaram para perpetuar o ideal da revoluo proletria. Tal dcada revelou, mais uma vez, a fragilidade do capitalismo e, desta feita, os pensadores crticos ao totalistarismo sovitico passam tambm pela perseguio de muitos Estados da Europa que se alinham num fascismo contra a crise econmica.
Enquanto o stalismo amordaava a cultura sovitica, fora da URSS a sionomia poltica do capitalismo europeu era cada vez mais violenta e conturbada. A classe operria continuava a ser uma poderosa ameaa s burguesias da Europa central e meridional, embora em todas as partes tivesse sofrido derrotas durante a grande crise revolucionria do ps-guerra. A criao da terceira internacional e o crescimento de partidos comunistas disciplinados, sob a bandeira do leninismo, atemorizavam todas as classes dirigentes dos epicentros originais de 1918-20. Alm disso, a recuperao econmica do imperialismo que havia garantido o restabelecimento da ordem de Versalhes teve vida curta. Em 1929, o maior colapso na histria do capitalismo devastou o continente, espalhando o desemprego em massa e intensicando a luta de classe. A contra-revoluo social estava mobilizada em suas formas mais brutas e violentas, extinguindo as democracias parlamentares nos pases em que elas ainda existiam para eliminar todas as organizaes independentes da classe operria. As ditaduras terroristas do fascismo foram a soluo histrica do capital para enfrentar as ameaas da classe trabalhadora (ANDERSON, 2005, 41).

131

3. A Ressurreio do Criticismo na Tradio Intelectual Marxista


Umas das questes cruciais levantadas na anlise subseqente foi a relao da teoria com a prtica, ou, mais precisamente, com o que se tornou um termo conhecido no lxico marxista: a praxis. Em uma denio frouxa, a prxis foi usada para designar uma espcie de ao autocriadora, que diferia do comportamento externamente motivado, produzido por foras que estavam fora do controle do ser humano. Ao ser usado pela primeira vez na Metafsica de Aristteles, a prxis foi originariamente vista como o oposto da theoria contemplativa. No uso marxista, porm, foi vista em uma relao dialtica

DE MARX A HORKHEIMER: UMA HISTRIA DA CONVERGNCIA ...

com a teoria. De fato, uma das caractersticas da prxis em contraste com a mera ao, era o fato de ela ser instruda por consideraes tericas. A atividade revolucionria deveria unicar a teoria e a prxis o que estaria em contraste direto com a situao vigente no capitalismo (JAY, 2008. 39).

132

MANOEL RIBEIRO DE MORAES JUNIOR

O marxismo europeu no-sovitico, aps a primeira guerra mundial, cou restrito. De um lado, em 1923, formou-se o Instituto de Pesquisa Social, na Repblica de Weimer, nas dependncias administrativas da Universidade de Frankfurt (Frankfurt am Main). Sob a direo de Carl Grnberg, um austro-marxista, esse instituto, que mais frente abrigou idealmente a Escola de Frankfurt, procurou analisar temas econmicos, scio-trabalhistas e outras questes scio-poltico-econmicas em convnio com o sovitico Instituto Marx-Engels, em Moscou. Do outro, vemos grandes personagens do marxismo intelectual que preconizaram os ideais de articulao necessria entre a prxis e a teoria, de formas pertinentes aos seus mundos, mas sempre luz dos ideais libertrios e crtico-tericos de Marx. is os mais conhecidos: A. Gramci, na Itlia, K. Korsh, na Turngia, e G. Lukcs, na Hungria. Esse marxismo revisionista, crtico, seguiu uma trajetria inversa quela trilhada por Karl Marx. Enquanto Marx fez do materialismo histrico uma teoria crtica que se deslocava da losoa para a economia poltica, esse neo-marxismo no abandonou a economia poltica muito menos Marx -, contudo retornou losoa em meio aos desaos abertos pelas novas orientaes intelectuais daquele tempo sob inspiraes espistemolgicas de tradio kantiana ou hegeliana. importante salientar que nenhum marxista ocidental armou que o objetivo central das reexes seria a Teoria do Conhecimento tal como desenvolveu-se o debate da losoa crtica e idealista anterior ao sculo XIX. Contudo, a retomada de questes oriundas da losoa signicava a necessidade de uma orientao preliminar destinados a um aprimoramento da ao interpretativa e transformadora do mundo. As idias emergentes do marxismo ocidental foram mal recepcionadas tanto pela ortodoxia da social-democracia como pelo comunismo sovitico. Essas recepes negativas podem se justicar pelo fato de que as foras poltico-governamentais de orientao marxista liaram-se s recepes de um materialismo realista sob um ponto de vista epistemolgico am ao realismo e ao objetivismo das cincias da natureza a fora intelectual interpretada por eles como aquela capaz de cumprir a superao da losoa preconizada por Engels e Marx, ou seja, a radicalizao do empirismo e do objetivismo cienticista no materialismo histrico contra a metafsica ou a losoa abstrata burguesa. Assim, o marxismo sovitico e aqueles associados Internacional Comunista (Komintern) aplicaram uma investida fortemente

censurante aos pensamentos de Lukacs, Gramsci e Korsch, por entender que esses intelectuais liavam as teorias de Marx aos intelectuais de origem burguesa. A losoa de Lukacs, por exemplo, segundo Lwy (1996, 37), era
uma losoa integral e sem dogmas, enquanto que Weber resta prisioneiro de uma verdade sem condio e sem ponto de vista; Lukcs supera a seu mestre com a dialtica do sujeito e o objeto, e com o reconhecimento sem restrio da histria como nico meio de nossos erros e de nossas vericaes. O que Lukcs aportou - atraindo desta forma a condenao da ortodoxia sovitica (Pravda, l924) - um marxismo que incorpora a subjetividade da histria sem fazer dela um epifenmeno.

O historiador no pode passar os olhos pelo passado sem lhe dar um sentido, sem pr nele o relevo do importante e do acessrio, do essencial e do acidental, dos esboos e das realizaes, das preparaes e das decadncias, e esses vetores, traa os sobre o conjunto compacto dos fatos, j desguram um real onde tudo igualmente real e cristalizem nele nossos interesses. No se pode evitar a invaso do historiador na histria, mas pode-se fazer com que, assim como o sujeito kantiano, o entendimento histrico construa de acordo com certas regras que garantam o valor intersubjetivo sua representao do passado. As signicaes ou, como diz Weber, os tipos ideais que ele

DE MARX A HORKHEIMER: UMA HISTRIA DA CONVERGNCIA ...

O termo Marxismo Ocidental designa uma tradio intelectual que expressa o rumo poltico-intelectual de pensadores que, mesmo luz do imperativo marxismo de superao da epistemologia tradicional de primado idealista (MARX, 2008, 28), entendem que o papel da crtica no pode ser depreciado no af revolucionrio. Por entender este primado em meio a toda uma crise do entendimento (Verstand) e da razo (Vernunft), Merleau-Ponty v o porqu Weber ter sido to decisivo naquele momento. Para MerleauPonty, a sociologia e a histria econmica de Weber recolocam novos desaos na relao entre o saber e a histria sendo este ltimo o trajeto da ao poltica com pretenses libertrias. Para Weber, a histria no pode ser decidida sem antes passar por uma tarefa compreensiva. O dogmatismo histrico recalca a innitude das particularidades do presente e do passado e assim que a dialtica dogmtica toma a histria: no a partir de sua singularidade, mas a partir de um propsito previamente selecionado com objetivos polticos que tambm so previamente selecionados. Desta feita, mais que um projeto libertrio, a dialtica cientca tornou-se uma ideologia com nalidades prticas, porm sem foras crticas ao contnuo processo de reexo e investigao. O dogmatismo histrico suprassumia os indivduos das possibilidades de consentimento ou de recusa terica.

133

introduziu nos fatos no devero ser tomadas como chaves da histria: so apenas balizas precisas para avaliar a distncia entre o que pensamos e o que aconteceu e evidenciar o resto deixado por toda interpretao. Portanto, cada perspectiva s se pe para preparar outras e s fundada se car estabelecido que parcial e que o real ca mais alm (MERLEAU-PONTY, 2006, 02).

134

Estas crticas metodolgicas originam-se, sobretudo, dos crculos intelectuais weberianos. O papel da teoria em Weber adverte que a anlise da histria e de suas possveis categorias elementares aferida, sob ponto de vista crtico da tradio kantiana, de modo a se questionar primeiramente e criticamente as possibilidades do papel do investigador, mais precisamente, do entendimento terico. Desta feita, essa provocao metodolgica que enfraquecer o ideal de objetividade histrica sob as pretenses de um realismo ltimo ((WEBER, s/d), exigir da reexo sobre a distino entre histria e entendimento, e as possibilidades da ao signicativo-terica da segunda em direo primeira. Assim, a sociologia interpretativa de Weber reconhece os limites das cincias que investigam as aes e as signicaes humanas, conferindo-lhe a possibilidade de uma interpretao reconstrutiva de suas razes possveis (tipos ideais),10 ou da racionalidade embutida nos fenmenos econmico-histrico-sociais.11 Essa questo aberta por Weber inuenciar o pensamento de G. Lukcs, como tambm o seu correlato losco, a Escola de Marburgo (do neokantismo), inuenciar Max Horkheimer na sua recepo e reinterpretao do marxismo no partidrio. Notas e Consideraes Finais A vida acadmica de Max Horkheimer alimentou-se de vrias tradies polticas, artsticas e intelectuais. Porm, dentre elas, o marxismo serviulhe de motivo central de pensamento a partir do qual desdobraria todas as seguintes. Muitssimo inuenciado por seu amigo economista e socilogo marxista Friedrich Pollock, Horkheimer deixou-se seduzir pelos caminhos poltico e intelectual de Rosa Luxemburgo, contudo sempre luz das questes sobre vivncialidade abertas pela fenomenologia, pelas dimenses signicativas que emergem dela e sob a interpretao hermenutica do neokantismo. Esta inuncia teve, ao menos, quatro conseqncias no processo de consolidao do perl intelectual de Horkheimer:

MANOEL RIBEIRO DE MORAES JUNIOR

10 WEBER, Max. Economa y sociedad: Un esbozo de sociologia comprensiva. Mexico: Fondo de Cultura Economica, 1992; RINGER, Fritz. A Metodologia de Max Weber. A Unicao das Cincias Culturais e Sociais. So Paulo: Edusp, 2004. 11 ARAUJO, Luiz Bernardo Leite. Weber e Habermas: religio e razo moderna. Sntese (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. 21, n. 64, p. 15-41, 1994.

Uma averso aos sistemas poltico-totalitrios mesmo que originrio de levantes comunistas; Um ceticismo para com os ideais convencionais de revoluo; A necessidade de reexes apuradas sobre os limites, de um lado, e as condies possveis, por outro, de uma sociedade livre dos antagonismos que provocam conitos e degradaes dos ideais de justia equiparvel e mtua; Uma retomada das signicaes das expresses como liberdade, religio, Deus etc., para a compreenso das expresses ans emancipao humana e como aquelas prprias da existncia humana. Por este vis, Horkheimer procura construir uma trilha alternativa de Materialismo Histrico e Interdisciplinar, revisando-o atravs de uma problematizao terica, sem perder de vista as implicaes pragmticas preconizadas por Marx. Essa investida visava superao das antinomias cravadas pelo marxismo revolucionrio e partidrio, e, at mesmo, exausto da economia poltica sob as rdeas do materialismo cienticista no crtico da a ressurreio das reexes crticas na pergunta sobre as condies e os limites da reexo, da ao e da signicao humana dentro do prprio marxismo. Assim Horkheimer integrou um grupo de intelectuais dispostos a repensarem e atualizarem os ideais do materialismo histrico postos por Karl Marx. e que foi nomeado por Maurice Merleau-Ponty de Marxismo Ocidental.12 Para o professor Dr. Fred Rush, a Teoria Crtica majoritariamente e inicialmente formulada, sobretudo atravs dos artigos escritos por Max Horkheimer por volta de 1933-34, fez com que o Instituto de Pesquisa Social se despedisse dos interesses meramente descritivos ou simplesmente especulativos, a m de exercer uma tarefa epistemolgica socialmente mais atuante. Essa amplitude visava no s a esclarecer sobre as foras das desigualdades sociais, mas tambm orientar foras polticas que visavam emancipao social a partir do m das desigualdades sociais. Por isso, arma o prof. Dr. Rush, que
poder-se-ia pensar que a Teoria Crtica crtica apenas na medida em que torna a desigualdade social aparente, aponta alguns candidatos plausveis para as causas da desigualdade e permite sociedade em geral (ou, no mnimo, seu segmento oprimido) reagir de maneira apropriada. A Teoria Crtica crtica porque responde ao fardo deixado pela ltima das Teses sobre Feuerbach, de Marx: os lsofos tm apenas interpretado o mundo de diferentes maneiras; a questo mud-lo.13
MERLEAU-PONTY, Maurice. As Aventuras da Dialtica. Op. cit. p. 02. RUSH, Fred (Org.) As bases conceituais da primeira Teoria Crtica in: Teoria Crtica. Aparecida: Idias & letras, 2008, p. 35.
13 12

135

DE MARX A HORKHEIMER: UMA HISTRIA DA CONVERGNCIA ...

Referencias bibliogrcas ALWAY, Joan (S/d). Critical theory and political possibilities, conception of emancipatory politicalin the works of Horkheimer, Adorno, Marcuse, and Habermas. London: Greenwold Press. ANDERSON, Perry (2004). Consideraes sobre o marxismo ocidental. Nas trilhas do materialismo histrico, So Paulo, Boitempo. ARAJO, Luiz Bernardo Leite (1994). Weber e Habermas: religio e razo moderna, Sntese (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. 21, n. 64, p. 15-41. BAKHTIN, Mikhail (1992). Marxismo e losoa da linguagem, So Paulo, Hucitec. FEUERBACH, Ludwig (1988). Princpios da losoa do futuro: e outros escritos, Lisboa, Edies &0. ____________ (1989). Prelees sobre a Essncia da Religio, Campinas, Papirus. FIANI, Ronaldo (1990). Teoria econmica clssica e teoria econmica marginalista. Revista de Economia Poltica, vol. 10, n. 4 (40), oulubrodezembro. HABERMAS, J (1982). Conhecimento e Interesse, Rio de Janeiro, Zahar. JAY, Martin (2008). A Imaginao Dialtica, Histria da Escola de Frankfurt e do Instituto de Pesquisas Sociais, Rio de Janeiro, Contraponto. LWY, Michael (1996). Figuras de um marxismo weberiano em: Arruda Jr. & Edmundo Lima.(org.), Max Weber, Direito e Modernidade, Florianpolis, Letras contemporneas. MARCUSE, Hebert (1978). Os fundamentos da teoria dialtica da sociedade em: Razo e revoluo, Rio de Janeiro, Paz e Terra. MARX, Karl (2003). Salrio, Preo e Lucro. So Paulo, Centauro. ____________ (2008). Teses Sobre Feuerbach em: A Ideologia Alem. So Paulo, Boitempo. MERLEAU-PONTY, Maurice (2006): As Aventuras da Dialtica. So Paulo, Martins Fontes. MONGE, Rodrigo Quesada (1993). El siglo de los totalitarismos (18711991). San Jos, EUNED. OLIVEIRA, Manfredo Arajo (1989). A losoa na crise da modernidade. So Paulo, Loyola. RINGER, Fritz (2004): A Metodologia de Max Weber. A Unicao das Cincias Culturais e Sociais, So Paulo, Edusp. ROCKMORE, Tom (2002). Marx after marxism. The philosophy of Karl Marx. Blackwell.

136

MANOEL RIBEIRO DE MORAES JUNIOR

RUSH, Fred (Org.) (2008). Teoria Crtica, Aparecida, Idias & letras. SINGER, Peter (2003). Marx, So Paulo, Loyola. STIRK, Peter M. R (1992). Max Horkheimer. A new interpretation. Lanham, Harvester Wheatsheaf / Barnes & Noble Books. THOMPSON, E. P (1987). Formao da Classe operria. (3 vols). Rio de Janeiro, Paz e terra. WEBER, Max (2000). Cincia e poltica - duas vocaes, 5. Ed, So Paulo, Editora Cultrix. ____________ (1992). Economa y sociedad: Un esbozo de sociologia comprensiva. Mexico, Fondo de Cultura Economica. WELLMER, Albrecht (1988). Razn, utopia y dialctica de Ia Ilustracin, em: Bernstein, R. (Ed.), Habermas y Ia modernidad, Madrid, Ctedra.

137

DE MARX A HORKHEIMER: UMA HISTRIA DA CONVERGNCIA ...

You might also like