You are on page 1of 47

Escola de Preparao e Aperfeioamento do Ministrio Pblico Professor Davi do Esprito Santo

Direito Penal: Parte Geral Aula 1

I. Introduo ao Direito Penal


1. Conceito de Direito Penal D O direito penal o segmento do ordenamento jurdico que detm a funo de selecionar comportamentos mais graves e perniciosos coletividade, capazes de colocar em risco valores fundamentais para a convivncia social e descrev-los como infraes penais, cominando-lhes, por conseguinte, as respectivas sanes ou medidas de segurana, alm de estabelecer todas as regras complementares necessrias a sua correta e justa aplicao (BONFIM; CAPEZ, 2004, p. 4-5). a. Conceito formal D previso de condutas delitivas e cominao de penas ou medidas de segurana. b. Conceito material D referncia a comportamentos danosos sociedade e que ferem bens jurdicos fundamentais. 2. Funes. a. tico Social D Proteo de valores fundamentais para a subsistncia da sociedade, exercida pela intimidao coletiva (instrumento de controle social e de preveno geral) e pela celebrao de compromissos ticos entre o Estado e o indivduo, atravs dos quais se consiga o respeito s normas (instrumento de direo social), (CAPEZ, 2004). b. Garantista D O direito penal um sistema jurdico de dupla face, que protege a sociedade contra a agresso do indivduo e protege o indivduo contra possveis excessos de poder na sociedade na preveno e represso dos fatos punveis (Anbal Bruno). 3. Caractersticas a. Normativo D conjunto de conhecimentos (normas e princpios) ordenados metodicamente. b. Pblico D Seus objetivos interessam a toda a coletividade (a punio do infrator monopolizada pelo Estado e exercida em nome de interesse pblico). c. Cultural D Pertence classe das cincias do dever ser e no do ser. Este objeto das cincias da natureza.

d. Valorativo D cria sua prpria escala de valores, que varia de acordo com o fato que lhe d contedo. Ele valoriza, portanto, suas prprias normas, dispostas em escala hierrquica. (Bitencourt, 2000, p. 5). e. Finalista D atuao em defesa da sociedade na proteo de bens jurdicos fundamentais (vida, honra, patrimnio etc).

Escola de Preparao e Aperfeioamento do Ministrio Pblico Professor Davi do Esprito Santo

f. Sancionadora D atravs da cominao da sano, protege outra norma jurdica de natureza extrapenal. g. Fragmentrio D no encerra um sistema exaustivo de proteo a bens jurdicos, recaindo a criminalidade apenas sobre os fatos contrastantes dos valores mais elevados do convvio social. 4. Objeto D "O direito penal tem como objeto o estudo jurdico das normas substantivas de preveno e represso do ilcito penal e dos princpios que as baseiam e orientam" (Roberto Lyra, in: A expresso mais simples do Direito Penal. Edio histrica. Editora Rio. Rio, 1953, p. 22). 5. Princpios do Direito Penal D Legalidade (reserva legal): No h crime (infrao penal), nem pena ou medida de segurana (sano penal) sem previa lei (stricto sensu), (CF, art. 5, XXXIX; CP, art. 1). DDa proibio da analogia in malam partem: No se admite o emprego de analogia para leis incriminadoras (decorrncia do princpio da reserva legal). D Da anterioridade da lei: Para que haja crime preciso que o fato tenha sido cometido depois da lei entrar em vigor. D Da irretroatividade da lei penal mais severa D Da fragmentariedade: O Direito Penal protege somente os bens jurdicos fundamentais para a subsistncia da sociedade. D Da interveno mnima: o Estado s deve intervir atravs do Direito Penal quando os outros ramos do Direito no forem capazes de reprimir a conduta ilcita. D Da lesividade: o Direito Penal s deve ser aplicado quando a conduta lesiona um bem jurdico. D Da insignificncia (Claus Roxin) o Direito Penal deve intervir somente nos casos de leso jurdica de certa gravidade, devendo ser reconhecida a atipicidade de perturbaes jurdicas leves. D Da alteridade (Claus Roxin): A conduta puramente interna, ou puramente individual (que no atinge a terceiros) seja pecaminosa, escandalosa ou diferente no legitima a interveno penal. D Da culpabilidade (nullum crimen sine culpa): No se admite responsabilidade penal objetiva. D Da humanidade: respeito pessoa humana do delinqente, garantindo-lhe processo justo e pena no infamante. D Da proporcionalidade da pena: a pena no pode ser superior ao grau de responsabilidade pelo fato (a culpabilidade a medida da pena).

Escola de Preparao e Aperfeioamento do Ministrio Pblico Professor Davi do Esprito Santo

D Do estado de inocncia: Ningum ser considerado culpado at o trnsito em julgado de sentena penal condenatria (art. 5, LVII, da CF). D Da igualdade: Todos so iguais perante a lei penal (CF, art. 1, caput). O delinqente no pode ser discriminado nem favorecido em razo de cor, sexo, posio social, religio, raa, procedncia, etnia etc. D Do ne bis in idem: Ningum pode ser processado nem punido duas vezes pelo mesmo fato.

II. Direito Penal, Criminologia e Poltica Criminal


6. Direito Penal, Criminologia e Poltica Criminal D A doutrina costuma distinguir direito penal, poltica criminal e criminologia, recorrendo, ainda que no explicitamente, estrutura tridimensional do direito: a criminologia se ocuparia do crime enquanto fato; a poltica criminal, enquanto valor; o direito penal, enquanto norma (Puig, 1998). 7. Poltica criminal e direito penal D direito penal um fenmeno poltico por excelncia. Sua existncia no decorre de uma necessidade moral, divina ou tica, mas poltica: se num determinado momento o Estado entendeu - e ainda entende - de se valer de leis e instituies penais para responder a determinados conflitos, assim o fez por julglo necessrio sua prpria afirmao enquanto poder. A atividade do juiz uma tarefa inevitavelmente criadora, por quatro razes, ao menos: 1) a incerteza da linguagem jurdica; 2) a possibilidade de conflitos entre normas; 3) a ocorrncia de lacuna da lei; 4) a possibilidade, em casos especiais, de se tomar decises contra a letra da lei. 8. Criminologia D A cincia que investiga o problema do crime pode ser classificada em criminologia tradicional e criminologia nova ou crtica, segundo Jorge de Figueiredo Dias e Manuel da Costa Andrade (Criminologia: o homem delinqente e a sociedade crimingena. Coimbra: Coimbra Editora, 1997). 9. Criminologia tradicional D A criminologia tradicional procura quais as causas do crime; como possvel prevenir a sua ocorrncia. J a criminologia crtica, tambm investigando o fenmeno criminal, indaga porque determinadas pessoas so tratadas como criminosas; quais as conseqncias dessa seleo; como ela efetivada. Enfim, sobre o mesmo objeto, os cientistas elaboram questes diferentes que reclamam respostas diferentes. Existindo, entre essas vias de explicao do crime, mais uma relao de complementariedade do que de excluso, fazendo da criminologia uma cincia interdisciplinar que envolve a biologia, a psicologia e a sociologia. a. Escola clssica D Para a escola clssica (sc. XVIII / XIX), o crime no uma entidade de fato, mas de direito. O homem, dotado de razo e livre-arbtrio, atua movido pela procura do prazer (hedonismo) e a ordem social resulta de um consenso em torno de valores fundamentais, visando o bem-estar de todos (contrato social). Assim, a conduta criminosa uma escolha racional, uma opo do criminoso que avalia os riscos e benefcios da empreitada criminosa. Logo, a pena (castigo) necessria e suficiente para acabar com a criminalidade, sendo determinada segundo a utilidade para manter ou no o pacto social.

Escola de Preparao e Aperfeioamento do Ministrio Pblico Professor Davi do Esprito Santo

b. Escola positiva D Diante do fracasso das reformas penais inspiradas pelos clssicos, a escola positiva (sc. XIX / XX) prope outros postulados. Nega o livrearbtrio e afirma a previsibilidade do comportamento humano (determinismo), passando a investigar as causas dos crimes a partir dos criminosos. O crime uma entidade de fato. Um fenmeno da natureza, sujeito a leis naturais (biolgicas, psicolgicas e sociais) que podem ser identificas, estudando-se o homem criminoso. A pena (castigo) intil, pois a conduta criminosa sintoma de uma doena e como tal deve ser tratada, em nome da defesa da sociedade. Atualmente, as teorias que analisam o criminoso, buscando uma explicao para o crime, podem ser agrupadas da seguinte maneira (teorias de controle): o Teorias bioantropolgicas D H pessoas predispostas para o crime. A explicao do crime depende de variveis congnitas (relativas estrutura orgnica do indivduo). O criminoso um ser organicamente diferente do cidado normal. o Teorias psicodinmicas D O criminoso diferente do nocriminoso, mas essa diferena no congnita. Decorre de falhas no processo de aprendizado e socializao do criminoso, uma vez que o homem , por natureza, um ser a-social (homo lupus hominis). Para compreender as causas do crime, investiga porque a generalidade das pessoas no comete crimes. O crime decorre do conflito interior entre os impulsos naturais e as resistncias adquiridas pela aprendizagem de um sistema de normas. o Teorias psico-sociolgicas D Predomnio dos elementos sociais e situacionais sobre a personalidade. o A sociologia criminal D (sc. XIX / XX), por sua vez, busca as causas do crime na sociedade. O crime analisado como um fenmeno coletivo, sujeito s leis do determinismo sociolgico e, por isso, previsvel. A sociedade contm em si os germes de todos os crimes. O criminoso mero instrumento no comportamento criminoso. A soluo para o problema do crime est na reforma das estruturas sociais. A sociedade tem os criminosos que merece. Atualmente, as teorias que analisam a sociedade crimingena, privilegiando a dimenso causalista na conduta desviada, so denominadas de teorias etiolgicas e se subdividem em: Teorias ecolgicas ou da desorganizao social (escola de Chicago) D A explicao do crime decorre da antinomia mundo urbano/mundo rural. O cristianismo proclama o mandamento do amor ao prximo; (...) mas na moderna sociedade no existe qualquer prximo. A cidade moderna caracteriza-se pela ruptura dos mecanismos tradicionais de controle (famlia, vizinhana, religio, escola) e pela pluralidade das alternativas de conduta.

Escola de Preparao e Aperfeioamento do Ministrio Pblico Professor Davi do Esprito Santo

Teorias da subcultura delinqente D O crime resulta da interiorizao (aprendizagem, socializao e motivao) de um cdigo moral ou cultural que torna a delinqncia imperativa. As teorias da subcultura partem do princpio de que delinqentes so as culturas e no as pessoas. semelhana do que acontece com o comportamento conforme lei, tambm a delinqncia significa a converso de um sistema de crenas e valores em ao. Teorias da anomia ou da estrutura da oportunidade D O crime o resultado normal do funcionamento do sistema e da atualizao dos seus valores. O sistema produz o crime e o produz como resultado normal (esperado) do seu prprio funcionamento. A teoria da anomia caracteriza-se pela sua natureza estrutural, pelo determinismo sociolgico, pela aceitao do carter normal e funcional do crime e pela adeso idia de consenso em torno de valores fundamentais para a sociedade.

10. Criminologia nova ou crtica: teoria da rotulao, etnometodologia e criminologia radical D A criminologia nova tambm estuda a sociedade crimingena, mas em outra perspectiva. Ao indagar as causas do crime, pesquisa a reao social: por que determinadas pessoas so tratadas como criminosas? quais as conseqncias dessa seleo? como ela efetivada? Ampliando, assim, o campo de investigao para abranger as instncias formais de controle como fator crimingeno (as leis, a Polcia, o Ministrio Pblico e o Tribunal). Ainda segundo os autores citados, representam essa via de explicao do problema do crime: a. Teoria da rotulao ou labeling approach (surge na dcada de 60) D O crime no uma qualidade ontolgica da ao, mas o resultado de uma reao social. O crime no existe. O criminoso apenas se distingue do homem normal devido rotulao que recebe de criminoso pelas instncias formais de controle. A sociedade tem os criminosos que quer. b. Etnometodologia (tambm surge na dcada de 60) D Com base na fenomenologia, estuda a intersubjetividade do cotidiano, como ele verdadeiramente vivido por seus participantes. O crime visto como uma construo social realizada na interao entre o desviante e as agncias de controle. Criminologia radical ou criminologia marxista (surge na dcada de 70) D Baseiase na anlise marxista da ordem social. Critica a teoria da rotulao e a etnometodologia, pois, fundamentalmente, no diferem da criminologia tradicional, funcionando para a conservao da ordem social opressiva. Considera o problema criminal insolvel em uma sociedade capitalista, sendo necessria a transformao da prpria sociedade.

III. Fontes do Direito Penal


11. Conceito D Fig. aquilo que origina ou produz; origem causa. a. De produo, material ou substancial: rgo do Estado aos qual a ordem constitucional defere a funo de legislar em matria penal.
5

Escola de Preparao e Aperfeioamento do Ministrio Pblico Professor Davi do Esprito Santo

D A fonte de produo do direito penal brasileiro a Unio (art. 22, I, da CF). D Poder de legislar dos Estados-membros em matria penal: art. 22, pargrafo nico da CF (mediante autorizao de Lei Complementar federal, sobre questes especficas, de interesse meramente local). b. Formal, de cognio ou de conhecimento. D imediata (primria): a lei penal D mediata (secundria): costumes e princpios gerais do direito. o Costumes: conjunto de normas de comportamento obedecidas socialmente de maneira uniforme e constante (elemento objetivo), pela convico de sua obrigao jurdica (elemento subjetivo). D Espcies: contra legem D inaplicabilidade da lei penal em face da sua inobservncia no h revogao da lei (LICC, Declei n. 4.657/42). secundum legis D traa regras sobre a aplicao da lei penal. praeter legem D preenche lacunas e especifica o contedo da norma.

o Princpios gerais do direito D LICC, art. 4): princpios fundados em premissas ticas extradas do material legislativo. Exemplos: Insignificncia (Claus Roxin): o Direito Penal no deve se preocupar com bagatelas (fatos que causam danos de pouca monta devem ser considerados atpicos). Alteridade (Claus Roxin): probe a incriminao de atitude subjetiva que no ofenda bem jurdico alheio (falta de lesividade). Confiana: baseia-se na confiana de que o comportamento das outras pessoas dar-se- de acordo com o que normalmente acontece (serve como limitador da culpa). Adequao social (Teoria Social da Ao): a conduta deixa de ser punida por no mais ser considerada injusta pela sociedade.

Escola de Preparao e Aperfeioamento do Ministrio Pblico Professor Davi do Esprito Santo

IV Interpretao da lei penal


12. Hermenutica Jurdica D Do grego hermeneutik tchn, arte de interpretar. A hermenutica jurdica tem por objeto o estudo e a sistematizao dos processos aplicveis para determinar o sentido e o alcance das expresses do Direito. a teoria cientfica da arte de interpretar. A interpretao jurdica nada mais , portanto, do que a aplicao dos princpios da hermenutica jurdica ao caso concreto. O verdadeiro objetivo da hermenutica jurdica fixar os princpios que regem a interpretao das leis em geral, ao passo que a interpretao propriamente dita consiste em determinar o sentido e o alcance de uma lei determinada. 13. Objeto da hermenutica jurdica D "o estudo e a sistematizao dos processos aplicados para determinar o sentido e o alcance das expresses do Direito". (Carlos Maximiliano). 14. Interpretao da lei penal D busca do significado e alcance da lei penal. 15. Espcies: a. Quanto ao sujeito D Autntica ou legislativa: a que se faz por ato do legislador, na mesma lei ou em lei sucessiva. Tem valor absoluto, pois lei (norma imperativa de interpretao). D Contextual: feita dentro do prprio texto interpretado (Ex.: art. 327 do CP). D Posterior: a lei interpretadora entra em vigor depois da interpretada. D Doutrinria ou cientfica: exposies jurdicas (obras doutrinrias, artigos, monografias, exposies de motivos, tratados escritos pela comisso legislativa etc.). D Judicial: realizada pelos rgos judicirios no ato da aplicao da lei (no tem fora obrigatria, seno para o caso concreto). b. Quanto aos meios D Gramatical (literal ou sinttica): o intrprete apreende o sentido das palavras em si mesmas e na sua conexo sinttica. D Lgica ou teleolgica: investigao dos motivos que determinaram o preceito: princpios que a originaram (ratio legis), o fim visado (vis legis), as circunstncias em que surgiu (ocasio legis), o seu sentido dentro do ordenamento jurdico (posio no sistema legal), a sua coerncia histrica (considerao do Direito em vigor ao tempo da formao da lei, documentos referentes sua elaborao, projetos, anteprojetos, exposies de motivos, legislao estrangeira que possa ter infludo na formao do preceito etc.) e adequao sociolgica (ajustamento da lei mobilidade ininterrupta da vida e da cultura; redefinio da vontade da lei em concordncia com as novas condies e exigncias sociais).

c. Quanto ao resultado
7

Escola de Preparao e Aperfeioamento do Ministrio Pblico Professor Davi do Esprito Santo

D Declarativa: a simples declarao do sentido da lei, sem que se lhe confira um sentido mais amplo ou mais estrito. D Restritiva: a interpretao restringe o sentido da lei. D Extensiva: a interpretao amplia o significado da lei. d. Interpretao progressiva, adaptativa ou evolutiva: a interpretao adapta-se s mudanas poltico-sociais e s necessidades do presente. e. Interpretao em favor do ru D esgotada a atividade interpretativa sem que se tenha conseguido extrair o sentido da lei a soluo ser a aplicao do princpio in dubio pro reo. f. Interpretao analgica (intra legem) D permitida toda vez que uma frmula genrica segue a uma frmula casustica. uma hiptese de interpretao extensiva em que a prpria lei determina que se estenda o seu contedo. 16. Analogia. A analogia no forma de interpretao, mas de auto-integrao da lei. Consiste em aplicar-se a um fato no previsto pelo legislador uma hiptese legal relativa a um caso semelhante (ubi eadem ratio, ibi eadem jus). D Espcies D Analogia legal (legis) O caso regido por uma norma reguladora semelhante. D Analogia jurdica (juris) A hiptese regulada por princpio extrado do ordenamento jurdico em seu conjunto D In bonam partem in favorem empregada em benefcio do agente. D In malam partem em prejuzo do agente (vedada).

V. Teoria da Lei Penal


Aplicao da Lei Penal 17. Princpio da Legalidade. A origem e o predominante sentido do princpio da legalidade foram fundamentalmente polticos, na medida em que, atravs da certeza jurdica prpria do Estado Democrtico de Direito, se cuidou de obter a segurana poltica do cidado. O princpio nullum crimen nulla poena sine lege clusula inabolvel (petrea) da Constituio Federal (art. 5, XXXIX; c/c o inciso IV do 4 do art. 60) e fundamento do nosso Direito Penal (art. 1 do CP). 18. Reserva absoluta de lei D Somente a lei, na sua concepo formal e estrita, emanada e aprovada pelo Poder Legislativo, por meio de procedimento adequado, pode criar tipos e impor penas.

Escola de Preparao e Aperfeioamento do Ministrio Pblico Professor Davi do Esprito Santo

a. Medida provisria D No pode dispor sobre matria penal e processual penal (tem fora de lei, mas no lei). D Medida provisria ratificada pelo Congresso Nacional e Transformada em lei. O vcio de origem contagia a lei convertedora, havendo comunicao da invalidade (art. 62, 1, I, b, da CF). b. Decreto-lei D A lei penal elaborada sob a forma de decreto-lei, em estrita observncia do processo legislativo vigente no momento da sua edio, tem plena vigncia (STF). 19. Desdobramentos: D Anterioridade (lex praevia) D Excluso do direito consuetudinrio (lex scripta) D Taxatividade : lex certa: inadimissibilidade de leis indeterminadas. A descrio do tipo penal deve ser detalhada e especfica.

lex strita: Proibio da analogia 20. Norma: mandamento extrado do senso comum de justia de um grupo social (ex.: no matars, no furtars). 21. Lei: a regra escrita, no qual est expresso (descrito tipicamente) o comportamento indesejvel, ao qual est associada uma pena. 22. Composio da lei penal: D Preceito primrio D descrio da conduta. D Preceito secundrio D sano 23. Classificao da lei penal a. Incriminadora (leis penais em sentido estrito) b. No incriminadora (leis penais em sentido amplo). D permissivas: tornam lcitas determinadas condutas tipificadas em leis incriminadoras. D finais, complementares ou explicativas: esclarecem o contedo de outras leis e delimitam o mbito de sua aplicao. 24. Caractersticas das leis penais a. Exclusividade: somente a lei penal define crimes e comina penas. b. Imperatividade: impe-se coativamente.
9

Escola de Preparao e Aperfeioamento do Ministrio Pblico Professor Davi do Esprito Santo

c. Generalidade: eficcia erga omnes. d. Impessoalidade: dirige-se indistintamente a todos. 25. Norma penal em branco (cega ou aberta) D nelas o preceito primrio est incompleto, necessitando de complementao por outra disposio legal ou regulamentar. a. Homogneas (sentido lato): o complemento provm da mesma fonte formal (lei). b. Heterogneas (sentido estrito): o complemento provm de fonte formal diversa (ato normativo infralegal: regulamento, portaria, editais). Lei Penal no Tempo (art. 2 do CP) 26. Atividade D o fenmeno jurdico pelo qual a lei regula, em regra, todas as situaes ocorridas durante o seu perodo de vigncia. (tempus regit actum). 27. Extra-atividade D Ocorre quando a lei regula situaes fora do seu perodo de vigncia (exceo). a. Retroatividade D Quando a lei penal regula situaes passadas. b. Ultra-atividade D Quando a lei penal regula situaes futuras. 28. Fundamento constitucional do art. 2 do CP: art. 5, XXXVI e XL D A lei penal s retroagir para beneficiar o agente. A irretroatividade da lei mais gravosa constitui um direito subjetivo de liberdade. 29. Extra-atividade da lei penal mais benfica D A lei mais benfica pode tanto retroagir (se for a posterior) como ultragir (se for a anterior). 30. Vigncia e revogao da lei penal a. Incio D A lei penal (como todas as leis brasileiras) comea a vigorar na data nela indicada, ou, na omisso, em 45 dias aps a sua publicao oficial, dentro do Pas, e em 3 meses, no exterior (art. 1 e seu 1, da LICC. Dec-lei n. 4.657/42). b. Trmino D Com a revogao. No se destinando vigncia temporria, a lei ter vigncia at que outra a modifique ou revogue (art. 2 da LICC). Desuso D No se admite que o costume, o decurso do tempo ou regulamentos do Poder Executivo possam cancelar a vigncia da lei ou retirar-lhe a eficcia. 31. Lei posterior D a que entra em vigor aps outra. No basta a promulgao da lei, o que importa a data de sua entrada em vigor. 32. Revogao: D Expressa: a lei posterior declara textualmente que a anterior no mais produz efeitos. D Tcita: a lei posterior no declara textualmente que a anterior no mais produz efeitos, mas com esta incompatvel ou regula inteiramente a matria antes tratada.
1 0

Escola de Preparao e Aperfeioamento do Ministrio Pblico Professor Davi do Esprito Santo

D Total D ab-rogao D abrogatio D Parcial Dderrogao D derogatio 33. Hipteses de lei penal posterior: D Abolitio Criminis - A lei nova no considera mais o fato como crime. H fato jurdico extintivo da punibilidade (art. 107, III, CP). Conseqncias D trancamento e extino de inqurito policial e processo; em caso de sentena condenatria: cessao dos efeitos penais principais e secundrios (os efeitos extrapenais subsistem ex.: efeitos civis D art. 91, I, do CP). Medida provisria D No pode descriminalizar condutas. Momento da declarao D Entrada em vigor da lei, em qualquer instncia, independentemente de provocao do interessado (ex officio, art. 61, caput, do CPP). D Novatio legis in mellius D A lei nova (novatio legis) de alguma forma beneficia o agente (in mellius). D Novatio legis in pejus D A lei nova (novatio legis) de qualquer modo agrava a situao do agente (in pejus). D Novatio legis incriminadora D A lei posterior cria um tipo incriminador. 34. Apurao da lei mais favorvel (lex mitior) D A comparao in abstracto de duas leis em conflito temporal no suficiente para decidir-se pela aplicao de uma. Para apurar a benignidade de uma lei mister se faz sua comparao com a outra, no caso concreto, apurando-se quais seriam os resultados e conseqncias de uma e de outra delas, quando fossem aplicadas quele determinado caso. 35. Dvida quanto lex mitior D Se o juiz ficar com a invencvel dvida acerca de qual deva ser a lei aplicada, h entendimento doutrinrio de que deve ser ouvido o agente (ru) e seu advogado. 36. Combinao de leis D No possvel, uma vez que ao dividir a norma para aplicar somente a parte mais benfica o intrprete estaria criando uma terceira regra (Nelson Hungria, Anbal Bruno, Heleno Cludio Fragoso, Fernando Capez). No sentido contrrio, admitindo a combinao: Basileu Garcia, Jos Frederico Marques, Magalhes Noronha, Damsio de Jesus e Jlio Fabbrini Mirabete. 37. Competncia para aplicao da lex mitior: a. Antes do trnsito em julgado D se o processo ainda est em andamento, cabe a quem estiver com o processo a aplicao da lei nova. Se estiver ainda em 1 grau, competente o juiz; se estiver em grau de recurso, competente o Tribunal. b. Depois do trnsito em julgado D se a condenao j transitou em julgado, a competncia do juiz da execuo (art. 66, I, da LEP e art. 13 da Lei de Introduo ao CPP), a quem se deve requerer a aplicao da lei mais benigna, com recurso para a superior instncia. (Smula 611, STF).
1 1

Escola de Preparao e Aperfeioamento do Ministrio Pblico Professor Davi do Esprito Santo

38. Reviso criminal - no se admite para o efeito jurdico de aplicar a lei mais benigna, pois deveria tal pedido ser formulado antes ao juiz de execues (vide art. 621 do CPP). Leis Temporrias e Excepcionais (auto-revogveis ou de vigncia temporria, art. 3). 39. Leis excepcionais D so as promulgadas para vigorar em situao ou condies sociais anormais - guerras, calamidades-, tendo sua vigncia subordinada durao da anormalidade que as motivam. 40. Leis temporrias D so as que tm tempo de vigncia determinado em seus prprios dispositivos. 41. Caracterstica D Ultra-atividade D As leis excepcionais e as temporrias no seguem as regras de atividade aplicveis s demais leis. Se fossem privadas de ultraatividade perderiam toda a fora intimidativa, pois o agente saberia de antemo que, aps cessada a anormalidade (no caso das leis excepcionais) ou findo o perodo de vigncia (das leis temporrias), estaria impune pela aplicao do princpio da retroatividade. Assim, as leis temporrias e excepcionais so ultra-ativas, mesmo que sejam desfavorveis. 42. Hiptese de retroatividade de lei posterior D Uma lei penal posterior mais benfica faz meno expressa ao perodo anormal ou ao tempo de vigncia, determinando a sua aplicao aos casos ocorridos na vigncia da lei auto-revogada. 43. Alterao do complemento da lei penal em branco (norma de composio incompleta, pois necessita de complementao de outra disposio legal j existente ou futura): a. Quando o complemento da norma penal em branco for lei D A revogao retroagir em favor do agente. b. Quando o complemento for ato normativo infralegal (resolues, portarias, editais) D A sua supresso somente repercutir sobre a conduta quando no tiver sido editado em uma situao temporria ou de excepcionalidade. Tempo do Crime (art. 4) 44. Teorias existentes: a. Atividade - o crime ocorre no momento da conduta, isto , da ao ou omisso. b. Resultado - considera-se tempo do crime o do seu resultado. c. Ubiqidade ou mista - tempo de crime tanto a data da conduta como a do resultado. 45. Teoria adotada pelo Cdigo Penal (Reforma de 84) D teoria da atividade, (art. 4, CP - tempus regit actum).

1 2

Escola de Preparao e Aperfeioamento do Ministrio Pblico Professor Davi do Esprito Santo

A fixao do momento do crime importante para se determinar a lei aplicvel ao caso e a imputabilidade do agente etc. Importante D Em matria de prescrio, o Cdigo Penal adotou a teoria do resultado D O lapso prescricional comea a correr a partir da consumao, e no do dia em que se deu a ao delituosa (CP, art. 111, I) Hipteses que merecem ateno: D Crimes permanentes o momento consumativo se prolonga no tempo sob a dependncia da vontade do agente. A cada instante da permanncia ocorre a inteno de o agente continuar na prtica criminosa. D Crimes habituais O crime habitual composto de condutas que isoladamente no constituem crime. Consuma-se esse tipo de crime com a reiterao de atos da mesma natureza. D Crime continuado O agente pratica uma srie de crimes, cada um a seu tempo, mas por uma fico jurdica, apenas a pena de um dos crimes, com aumento de 1/3 a 2/3 (art. 71). D Crimes de estado (bigamia) D O tempo do crime aquele em que surge esse estado. 46. Conflito aparente de normas D o conflito que se estabelece entre duas ou mais normas aparentemente aplicveis ao mesmo fato. D Se entre as leis concorrentes h mera sucesso temporal, no h um concurso aparente de normas, mas um conflito intertemporal a ser solucionado pelo princpio lex posterior derogat priori, em face das regras de direito transitrio (e dos princpios de retroatividade e ultra-atividade ou no, no Direito Penal). D No havendo um conflito de leis penais no tempo, a questo de subsuno do fato ao tipo, tornando-se necessrio verificar como se relacionam e se organizam as vrias figuras tpicas e os dispositivos de natureza jurdica genrica, seguindo uma ordem hierrquica, de modo que uns excluem os outros. 47. Elementos a. Unidade do fato b. Pluralidade de normas capazes de regular este fato c. Aparente aplicao de todas as normas ao fato d. Efetiva aplicao de apenas uma das normas ao fato 48. Princpios para a soluo de conflitos aparentes de normas a. Especialidade b. Subsidiariedade
1 3

Escola de Preparao e Aperfeioamento do Ministrio Pblico Professor Davi do Esprito Santo

c. Consuno d. Alternatividade

Lei Penal no Espao Territorialidade da lei penal brasileira (art. 5 do Cdigo Penal). A matria diz respeito ao chamado Direito Penal Internacional, e diz respeito eficcia da lei penal no espao cada pas tem suas prprias leis, editadas para serem aplicadas onde ele soberano.D H alguns princpios que regem o tema, que podem ser aplicados concomitantemente, preponderando sempre um sobre os demais. So eles: princpio da territorialidade, da defesa, da nacionalidade, da justia universal e da representao. D O princpio geral acolhido pelo nosso CP (art. 5) o da territorialidade, pelo qual a lei penal brasileira aplicada em nosso territrio, independentemente da nacionalidade do autor e da vtima do delito. A regra, porm, no adotada em carter absoluto, pois so previstas excees: h as ressalvas do prprio art. 5 (convenes, tratados e regras de direito internacional), alm de casos especiais de extra-territorialidade penal (art. 7, CP). Por isso, diz-se que o Brasil adota a territorialidade temperada. 49. Regra Geral: territorialidade, caput do art. 5, com a nica ressalva para convenes, tratados e regras de direito internacional (ex.: imunidades diplomticas). D Territrio nacional A expresso territrio deve ser entendida em seu sentido jurdico, que alcana todo o espao em que o Brasil soberano (espao terrestre, fluvial, martimo e areo). Compreende todo o solo delimitado por suas fronteiras externas, as pores de terras separadas da parte principal, os rios e lagos interiores. D Mar territorial Quanto ao mar territorial, seus limites foram fixados em 12 milhas martimas de largura, medidas a partir da baixa-mar do litoral continental e insular brasileiro (art. 1, da Lei n 8.617/93. Das 12 s 24 milhas nuticas o espao denominado zona contgua. Na faixa das 12 s 200 milhas, o espao considerado zona econmica exclusiva. D Coluna atmosfrica Como o espao areo entende-se todo aquele acima de nosso territrio (incluindo o mar territorial). D Tratando-se de rios e lagos fronteirios, tambm chamados exteriores, a soberania costuma ser fixada por tratados ou convenes. Tambm entra o subsolo. D Alm disso tudo, tambm so consideradas territrio nacional, para fins de aplicao da lei penal brasileira: (por uma fico, fazem parte do territrio nacional) as embares e aeronaves brasileiras, de natureza pblica ou a servio do governo brasileiro, onde quer que se encontrem, bem como as aeronaves e embarcaes brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, que se acham, respectivamente, no espao areo correspondente ou em alto-mar ( 1, art. 5, CP). D Da mesma forma que s embarcaes e aeronaves privadas brasileiras s se aplica a LP Brasil se estiverem em alto-mar, aplicando-se-lhes a lei estrangeira se elas estiverem
1 4

Escola de Preparao e Aperfeioamento do Ministrio Pblico Professor Davi do Esprito Santo

em espao martimo ou areo estrangeiro, s embarcaes e aeronaves estrangeiras aplica-se a lei penal brasileira quando estiverem em espao territorial brasileiro. ( 2, art. 5, CP) h aplicao da lei brasileira nesses casos, mas no extenso do territrio nacional. Embarcaes e aeronaves pblicas: de guerra ou em servio militar, bem como os que esto a servio oficial. Embarcaes e aeronaves privadas: quando mercantes ou de propriedade particular. Lugar do Crime (art. 6) 50. Teorias D H trs teorias a respeito: 1. Teoria da atividade 2. Teoria do resultado 3. Teoria da Ubiqidade Teoria Adotada - princpio da ubiqidade, considerando-se local do crime tanto o lugar do comportamento (ao ou omisso) como o do resultado. Crimes a distncia - em que a ao ou omisso se d em um pas e o resultado ocorre em outro. Pela lei brasileira, qualquer dos pases tem competncia para aplicar sua lei. Tentativa - quando a conduta, embora praticada num pas, deveria ter se consumado em outro. Tambm aplica-se tanto a lei de um quanto de outro pas. Obs.: quanto a competncia para julgar, trata-se de questo processual, a ser resolvida conforme normas do CPP. Extraterritorialidade (art. 7) 51. Extraterritorialidade O art. 7, que trata da extraterritorialidade, trata de casos especiais em que, pela aplicao de outros princpios que no o da territorialidade, chega-se aplicao da lei penal brasileira. H dois tipos de casos de extraterritorialidade: a. Extraterritorialidade incondicionada - inciso I. utiliza-se o princpio da proteo ou defesa nas letras a, b e c, e o da justia universal na letra d. b. Extraterritorialidade condicionada: inciso II. Utiliza-se o princpio da justia universal na letra a, da nacionalidade ou personalidade na letra b, da representao na letra c e da proteo ou defesa no 3. Pena cumprida no estrangeiro 52. Non Bis In Idem - atenuao de pena cominada no Brasil pela pena cumprida no estrangeiro. Eficcia de sentena estrangeira
1 5

Escola de Preparao e Aperfeioamento do Ministrio Pblico Professor Davi do Esprito Santo

Art. 8 do Cdigo Penal cuida da diversidade qualitativa e quantitativa das penas. Compe-se de duas regras: 1. a pena cumprida no estrangeiro atenua a pena imposta no Brasil pelo mesmo crime, quando diversos; 2. a pena cumprida no estrangeiro pelo mesmo crime computado na imposta no Brasil, quando idnticas. Assim, o fato de ter o sujeito cumprido a pena imposta pelo julgado estrangeiro influi, no Brasil, de duas formas: D 1) na determinao da pena concreta, atenuando-a, se a pena j cumprida for diversa em qualidade da que a lei brasileira comina para o mesmo crime (pena de multa cumprida no estrangeiro e privativa de liberdade a ser imposta no Brasil); D 2) na execuo da pena imposta no Brasil, sendo nela computada, se idnticas. No primeiro caso, a atenuao obrigatria, mas o quantum fica a critrio do juiz. No segundo, cabe ao julgador apenas abater da pena a ser executada, se maior, o quantum j cumprido no estrangeiro.

VI. Teoria do Crime


53. Conceitos de crime. a. Aspecto material (contedo teleolgico) Conduta definida pelo legislador como contrria a uma norma de cultura reconhecida pelo Estado e lesiva a bens jurdicos protegidos. b. Aspecto formal (analtico ou dogmtico) busca estabelecer, sob o prisma jurdico, os elementos estruturais do crime Toda conduta proibida por lei sob ameaa de pena (fato tpico e antijurdico). Teoria finalista da ao Conduta tpica, antijurdica e culpvel. 54. Elementos do fato tpico a. Conduta b. Resultado (s nos crimes materiais) c. Relao de causalidade (s nos crimes materiais) d. Tipicidade 55. Conduta Ao ou omisso humana consciente e voluntria, dirigida a uma finalidade. 56. Teorias da conduta

1 6

Escola de Preparao e Aperfeioamento do Ministrio Pblico Professor Davi do Esprito Santo

a. Teoria naturalista ou causal (mecnica, clssica) A conduta uma simples exteriorizao de movimento ou absteno de comportamento, desprovida de qualquer finalidade, sendo que, para efeito de caracterizao do crime, totalmente desnecessrio saber se o resultado foi produzido pela vontade do agente ou se decorreu de sua atuao culposa, interessando apenas indagar quem foi o seu causador material. O processo causal exterior e o contedo subjetivo da vontade no se confundem. A ao pertence ao fato tpico, abarcando apenas a vontade (simples voluntariedade), o contedo da vontade pertence culpabilidade (JIMNEZ DE ASA, FRANZ VON LISZT, JOS FREDERICO MARQUES, MAGALHES NORONHA, ANBAL BRUNO e NELSON HUNGRIA). b. Teoria finalista da ao A conduta tpica inseparvel do elemento subjetivo do agente, da sua finalidade. No existe conduta relevante para o Direito Penal se no for animada pela vontade humana (WELZEL, DAMSIO DE JESUS, HELENO FRAGOSO). c. Teoria social da ao O Direito Penal s deve cuidar daquelas condutas voluntrias que produzam resultados tpicos de relevncia social. A finalidade vai alm da produo de um resultado previsto em lei, pois necessrio que o agente queira comportar-se de modo socialmente inadequado, produzindo um dano ou perigo de relevncia social (WESSELS, REALI JUNIOR, JESHECK, ENGISCH). 57. Elementos da conduta a. Vontade b. Finalidade c. Exteriorizao d. Conscincia 58. Ato e conduta A conduta a realizao material da vontade humana, mediante a prtica de um ou mais atos. a. Conduta unisubsistente composta por um nico ato. b. Conduta plurisubsistente composta por mais de um ato. 59. Conseqncia da ausncia de voluntariedade na prtica de infrao penal ausncia da conduta. 60. Formas de conduta a. Ao comportamento positivo, movimentao corprea b. Omisso comportamento negativo, absteno do movimento 61. Teorias sobre a omisso

1 7

Escola de Preparao e Aperfeioamento do Ministrio Pblico Professor Davi do Esprito Santo

a. Naturalstica Omisso o fenmeno causal, que pode ser claramente percebido no mundo dos fatos. O omitente, ao permanecer inerte, faz coisa diversa da que deveria ser feita (relevncia causal). b. Normativa A omisso no pode causar coisa alguma. Quem se omite nada faz, logo, nada causa. Excepcionalmente, embora no se possa estabelecer nexo causal entre a omisso e o resultado, quem se omitiu deve ser responsabilizado pela sua ocorrncia quando presente o dever jurdico de agir. A omisso penalmente relevante a constituda de dois elementos: o non facere e o quod debeatur. Cdigo Penal art. 13, caput, segunda parte (teoria naturalista) e 2 (teoria normativa). 62. Dever jurdico: hipteses previstas no Cdigo Penal O nosso Cdigo Penal optou por limitar os casos de dever de agir, tomando o cuidado de no o limitar a um simples dever legal (art. 13, 2). a. Quando houver determinao especfica prevista em lei (dever legal) b. Quando o omitente tiver assumido por qualquer outro modo a obrigao de agir (dever garantidor) c. Quando o omitente, com seu comportamento anterior, criou risco para a produo do resultado, o qual no impediu (dever por ingerncia na norma) 63. Crimes de condutas omissivas a. Omissivos prprios (puros) No h ordinariamente o dever jurdico de agir. A inexistncia do quod debeatur implicaria na irrelevncia causal da omisso caso no houvesse tipo incriminador descrevendo a omisso como crime formal ou de mera conduta. b. Omissivos imprprios (impuros, esprios, promscuo, comissivos por omisso) H uma norma estabelecendo o dever de agir, fazendo com que a omisso tenha relevncia causal. O omitente no responde pela s omisso como simples conduta, mas pelo resultado produzido (salvo se este no lhe puder ser atribudo por dolo ou culpa). c. Omissivos por comisso H, nesses crimes, uma ao provocadora da omisso (categoria no reconhecida por grande parte da doutrina). 64. Requisitos da omisso a. Conhecimento da situao tpica b. Conscincia, por parte do omitente, de seu poder de ao para a execuo da ao omitida (dolo da omisso) c. Possibilidade real, fsica, de levar a efeito a ao exigida (por si ou por terceiro) 65. Excluso da conduta

1 8

Escola de Preparao e Aperfeioamento do Ministrio Pblico Professor Davi do Esprito Santo

a. Fora maior irresistvel Causa a que no se pode oferecer resistncia; acontecimento que no se pode impedir e de que no se responsvel. Ex.: Coao fsica irresistvel (Obs.: A coao moral irresistvel exclui a culpabilidade). b. Caso fortuito Fato imprevisvel, casual, acidental, eventual, inevitvel e no provocado pelo homem que se agrega a uma ao normal e lcita deste, provocando, por si s o resultado. Sujeitos da Conduta Tpica 66. Sujeito ativo Pessoa que pratica a figura tpica descrita na lei, isolada ou conjuntamente com outras (co-autoria ou participao). Pessoa jurdica como sujeito ativo de crime (teorias): a. Teoria da fico As pessoas jurdicas tm existncia fictcia, irreal ou de pura abstrao (SAVIGNY). Os delitos da pessoa jurdica so, na verdade, praticados por seus membros ou diretores, de modo que pouco importa que o interesse da pessoa jurdica tenha servido de motivo ou fim para o delito. b. Teoria da realidade ou da personalidade real A pessoa jurdica um ente real, independente dos indivduos que a compem (OTTO GIERKE). A pessoa coletiva tem uma personalidade real, dotada de vontade prpria, com capacidade de ao e de praticar ilcitos penais. A Constituio Federal e a legislao penal especial prevem a possibilidade de a pessoa jurdica ser sujeito ativo de crime 67. Sujeito Passivo o titular do bem jurdico lesado ou ameaado de leso a. Pessoa fsica b. Pessoa Jurdica O Estado sempre sujeito passivo indireto (em sentido genrico) de todo crime. 68. Objeto jurdico do crime o bem jurdico (interesse jurdico) protegido pela norma penal. 69. Objeto material do crime a pessoa sobre as quais recai a conduta (objeto da ao). Resultado 70. Conceito de resultado Modificao no mundo exterior provocada pela conduta. 71. Teorias sobre o resultado a. Naturalstica Resultado a modificao provocada no mundo exterior pela conduta. De acordo com os naturalistas h crime sem resultado (crimes formais e de mera conduta).

1 9

Escola de Preparao e Aperfeioamento do Ministrio Pblico Professor Davi do Esprito Santo

ATENO Crimes formais o que se consuma independentemente da produo de resultado. Crimes de mera conduta O crime no produz nenhuma alterao no mundo concreto. No crime formal o resultado naturalstico irrelevante, embora possvel; no de mera conduta, no existe tal possibilidade. b. Jurdica ou normativa O resultado da conduta a leso ou o perigo de leso de um interesse protegido pela norma penal. Todo crime tem resultado jurdico, porque sempre agride um bem jurdico tutelado. O resultado elemento do delito. 72. Nexo causal o elo de ligao concreto, fsico, material e natural que se estabelece entre a conduta do agente e o resultado naturalstico. 73. Natureza do nexo causal O nexo causal consiste em uma mera constatao acerca da existncia de relao entre conduta e resultado. A sua verificao atende apenas s leis da fsica de causa e efeito, independentemente da apurao de dolo ou culpa do agente. 74. Nexo normativo Art. 19 do Cdigo Penal imprescindvel que o agente tenha concorrido com dolo ou culpa (quando admitida). O nexo causal s tem relevncia nos crimes cuja consumao depende do resultado naturalstico. Nos delitos em que este impossvel (crimes de mera conduta) e naqueles em que, embora possvel, irrelevante para a consumao, que se produz antes e independentemente dele (crimes formais), no h que se falar em nexo causal, mas apenas nexo normativo entre o agente e a conduta. 75. Teorias para apontar o nexo causal a. Teoria da equivalncia dos antecedentes Conditio sine qua non Toda e qualquer conduta que, de algum modo, ainda que minimamente, tenha contribudo para a produo do resultado deve ser considerada sua causa (STUART MILL). a teoria adotada pelo Cdigo Penal. b. Teoria da causalidade adequada S considerada causa ou condio idnea produo do resultado. O juzo de adequao causal realiza-se mediante um retorno situao em que se deu a ao, a partir da qual se examinam em abstrato a probabilidade e a idoneidade da ao, segundo as leis da causalidade (VON KRIES). 76. Nexo causal nos crimes omissivos imprprios O Cdigo Penal adotou a teoria normativa (art. 13, 2). A causalidade, nos crimes comissivos por omisso, no ftica, mas jurdica, consistente em no haver atuado o omitente, como devia e podia, para impedir o resultado (STF, RTJ 116/177). 77. Nexo causal nos crimes omissivos prprios No h nexo causal, pois inexiste resultado naturalstico.

2 0

Escola de Preparao e Aperfeioamento do Ministrio Pblico Professor Davi do Esprito Santo

78. Equivalncia dos antecedentes O Cdigo Penal adotou a teoria da equivalncia dos antecedentes, que no distingue entre causa e condio: tudo o que concorre, in concreto, para o resultado, causa. 79. Concausa causas distintas da conduta principal, que atual a seu lado, contribuindo para a produo do resultado. a. Anteriores b. Concomitantes c. Posteriores 80. Causa dependente aquela que, originando-se da conduta, insere-se na linha normal de desdobramento causal da conduta. a. Origina-se da conduta, sem a qual no existiria b. Atua com absoluta dependncia da causa anterior, da qual resulta como conseqncia natural e esperada 81. Causa independente aquela que refoge ao desdobramento causal da conduta, produzindo, por si s, o resultado. Seu surgimento no uma decorrncia esperada, lgica e natural do fato anterior, mas, ao contrrio, um fenmeno totalmente inusitado, imprevisvel. a. Causa absolutamente independente No se origina da conduta e comporta-se como se por si s tivesse produzido o resultado, no sendo uma decorrncia normal e esperada. b. Causa relativamente independente Oportuniza-se ou agrava-se com a conduta e agrega a sua fora causal da conduta. 82. Espcies de causas absolutamente independentes a. Preexistentes existem antes de a conduta ser praticada e atuam independentemente do seu cometimento, de maneira que, com ou sem a ao, o resultado ocorreria do mesmo modo. b. Concomitantes No tem qualquer relao com a conduta e produzem o resultado independentemente desta, mas, por coincidncia, atual exatamente no mesmo instante em que a ao realizada. c. Supervenientes Atuam aps a conduta e produzem os seus efeitos sem que a conduta interfira em sua causalidade. 83. Conseqncias das causas absolutamente independentes Rompem totalmente o nexo causal, e o agente s responde pelos atos at ento praticados. 84. Espcies de causas relativamente independentes

2 1

Escola de Preparao e Aperfeioamento do Ministrio Pblico Professor Davi do Esprito Santo

a. Preexistente Atua antes da conduta e agrega sua causalidade ao desdobramento causal inaugurado pela conduta. b. Concomitante Atua de forma conjunta e concomitante conduta, combinando com esta a sua fora causal. c. Superveniente Atua depois da conduta, agregando a esta a sua fora causal. 85. Conseqncias das causas relativamente independentes Nenhuma causa relativamente independente tem o condo de romper o nexo causal. Desconsiderao excepcional do nexo causal (art. 13, 1) Na hiptese de causas relativamente independentes supervenientes o dispositivo manda desconsider-lo, no respondendo o agente pelo resultado, mas to-somente pelos atos j praticados (teoria da causalidade adequada). Tipicidade 86. Tipicidade - Conceito de tipo o modelo descritivo das condutas humanas proibidas ou permitidas, criado pela lei penal, com a funo de garantia do direito de liberdade. 87. Espcies de tipo a. Quantos natureza Tipo incriminador Descreve condutas proibidas. A tipicidade indcio da antijuridicidade do fato. Tipo permissivo ou justificador Descreve as causas de justificao (ou de excluso de ilicitude). b. Quanto descrio da conduta Tipo fechado Indica a antijudicididade, sem qualquer ressalva, condio ou restrio. Tipo aberto Transfere ao intrprete a tarefa de tipificar cada conduta, com fundamento na doutrina e na jurisprudncia, valendo-se, para tanto, de elementos no integrantes expressamente do tipo. c. Quanto aos elementos Tipo normal Contm apenas uma descrio objetiva, puramente descritiva. A identificao de elementos objetivos dispensa qualquer valorao. Tipo anormal A descrio legal contm no s elementos objetivos, referentes ao aspecto material do fato, mas tambm alguns outros que exigem apreciao mais acurada da conduta, que por conduzirem a um julgamento de valor, quer por levarem interpretao de termos jurdicos e extrajurdicos, quer, ainda, por exigirem aferio do nimo ou do intuito do agente quando pratica a ao.
2 2

Escola de Preparao e Aperfeioamento do Ministrio Pblico Professor Davi do Esprito Santo

d. Quanto formao Tipo fundamental (ou bsico) Oferece a imagem mais simples dos delitos. Localiza-se no caput do artigo e contm os componentes essenciais do crime, sem os quais este desaparece (atipicidade absoluta) ou se transforma em outro (atipicidade relativa) Tipo derivado Se forma a partir de um tipo fundamental, pelo destaque de circunstncias que o tornam mais ou menos grave. Tipo qualificado Estabelece outro limite abstrato de pena maior do que o do tipo fundamental. Tipo privilegiado Estabelece uma causa de diminuio de pena, a incidir sobre o tipo fundamental ou sobre o tipo qualificado. Causas de aumento de pena Consiste em um aumento em determinado percentual (1/3, 1/2 ou 2/3) a incidir por ocasio da dosimetria da pena. 88. Tipicidade (adequao tpica) Adequao perfeita entre o fato natural e a descrio contida na lei (elementos normativos e subjetivos). a. Tipicidade direta (adequao tpica de subordinao imediata) H uma correspondncia integral, direta e perfeita entre a conduta e o tipo legal. b. Tipicidade indireta (adequao tpica de subordinao mediata) No h uma perfeita correspondncia entre o tipo e a conduta, sendo necessrio o recurso de outra norma que promova a extenso do tipo at alcanar a conduta. 89. Atipicidade a ausncia de tipicidade. a. Total (absoluta) Ausente um dos elementos do crime, este desaparece. b. Relativa Ausente um dos elementos do crime, remanesce a tipicidade da conduta com outro enquadramento legal. Consumao e tentativa 90. Crime consumado aquele em que foram realizados todos os elementos constantes da sua definio legal. 91. Crime exaurido aquele no qual o agente, aps atingir o resultado consumativo (realizao integral do tipo), continua a agredir o bem jurdico, procura dar-lhe uma nova destinao ou tenta tirar novo proveito, fazendo com que sua conduta continue a produzir efeitos no mundo concreto. 92. Iter criminis Caminho do crime: a. Cogitao b. Preparao c. Execuo

2 3

Escola de Preparao e Aperfeioamento do Ministrio Pblico Professor Davi do Esprito Santo

d. Consumao 93. Incio da execuo A distino entre atos preparatrios e atos de execuo questo complexa em Direito Penal, e a doutrina tem buscado insistentemente critrios que permitam diferenci-los. a. Critrio material (ou do ataque ao bem jurdico) A execuo comea quando a conduta do agente expe a perigo o bem jurdico tutelado pela norma. b. Critrio formal ou objetivo ( ou do incio da execuo do tipo) Ha execuo comea com a realizao da conduta descrita no ncleo do tipo (verbo). c. Princpios da Idoneidade e Univocidade O ato executivo deve ser idneo (apto para produzir o resultado) e inequvoco (indubitavelmente dirigido a esse fim). 94. Critrio adotado pelo CP Formal Deve-se diferenciar entre incio da execuo tpica e incio da execuo do crime (critrio objetivo individual). 95. Crime tentado o crime cuja execuo foi iniciada pelo agente, mas no chegou fase da consumao por circunstncias alheias vontade do agente. 96. Natureza jurdica norma de extenso temporal da figura tpica, causadora de adequao tpica mediata ou indireta. 97. Formas de tentativa a. Imperfeita H interrupo do processo executrio; o agente no consegue praticar todos os atos necessrios consumao por interferncia externa. b. Perfeita ou acabada (crime falho) A consumao no ocorre, apesar de ter o agente praticado todos os atos necessrios produo do evento. 98. Elemento subjetivo da tentativa o dolo do crime consumado (direto, eventual ou alternativo cf. Damsio, Fragoso e Hungria). Mirabete faz algumas restries, Manual de Direito Penal, v. 1, pg. 154). Punibilidade da tentativa Teorias a. Subjetiva Defende a aplicao da mesma para crime tentado e crime consumado. b. Objetiva A punio do crime tentado deve ser menos severa do que a do crime consumado (adotada como regra pelo Cdigo Penal) Reduo de 1/3 a 2/3. 99. Infraes que no admitem tentativa: a. Culposas (salvo com culpa imprpria, para parte da doutrina) b. Preterdosas ou preterintencionais Pois o evento de maior gravidade objetiva, no querido pelo agente, punido a ttulo de culpa. c. Contravenes penais (art. 4 da LCP)

2 4

Escola de Preparao e Aperfeioamento do Ministrio Pblico Professor Davi do Esprito Santo

d. Crimes omissivos prprios ou o indivduo deixa de realizar a conduta, e o delito se consuma, ou a realiza, e no se pode falar em crime. Os crimes omissivos imprprios (ou comissivos por omisso) admitem tentativa. e. Crimes unisubsistentes (sejam materiais, formais ou de mera conduta) que se realizam por ato nico. f. Crimes que a lei somente pune quando ocorre o resultado g. Crimes habituais h. Crimes permanentes de forma exclusivamente omissiva i. Crimes de atentado Crime continuado Admite-se a tentativa nos crimes que o compem. O todo, crime continuado, no admite. Obs.: o crime continuado pode constituir-se de tentativas. Crime complexo A tentativa ocorre com o comeo da execuo do delito que inicia a formao da figura tpica ou com a realizao de um dos crimes que o integram. O crime complexo, sendo nico, incompleto ou imperfeito, ainda que se tenha consumado um dos delitos que o compem. Desistncia Voluntria e Arrependimento Eficaz 100. Tentativa abandonada ou qualificada Desistncia voluntria e arrependimento eficaz so espcies de tentativa abandonada ou qualificada A consumao era pretendida pelo agente, mas ele acabou mudando de idia e impediu o resultado do crime por sua prpria vontade. 101. Natureza jurdica Causa geradora de atipicidade (relativa ou absoluta). Provoca a excluso da adequao tpica indireta, fazendo com o que o agente no responda pela tentativa, mas pelos atos at ento praticados, salvo quando no configurarem fato tpico. 102. Elementos da tentativa abandonada

a. Incio da execuo b. No-consumao c. Interferncia da vontade do prprio agente 103. Desistncia voluntria Interrupo da seqncia de atos executrios O agente interrompe, por sua vontade, a execuo do crime, impedindo, desse modo, a consumao. 104. Arrependimento eficaz O agente, aps encerrar a execuo do crime, impede a produo do resultado.

2 5

Escola de Preparao e Aperfeioamento do Ministrio Pblico Professor Davi do Esprito Santo

Arrependimento Posterior 105. Arrependimento posterior Causa de diminuio de pena que ocorre nos crimes cometidos sem violncia ou grave ameaa pessoa, em que o agente, voluntariamente, repara o dano ou restitui a coisa at o recebimento da denncia ou da queixa. 106. 107. Natureza jurdica Causa obrigatria de reduo de pena. Requisitos

a. Crime cometido sem violncia ou grave ameaa pessoa b. Reparao do dano ou restituio da coisa c. Voluntariedade do agente d. At o recebimento da denncia ou queixa; se posterior circunstncia atenuante genrica (art. 65, III, b.) 108. Fator que orienta a reduo Sinceridade e espontaneidade e presteza e celeridade. 109. Delao eficaz ou premiada instituto distinto do arrependimento posterior, no qual se estimula a delao feita por um co-autor ou partcipe em relao aos demais, mediante o benefcio da reduo obrigatria da pena. Leis especiais em que o instituto da delao premiada est previsto art. 7 e no pargrafo nico do art. 8 da Lei n 8.072/90 (Lei dos Crimes Hediondos), no art. 6 da Lei n 9.034/95 (Lei do Crime Organizado) e no art. 14 da Lei n 9.807/99 (Lei de Proteo a Testemunhas). Crime impossvel 110. Conceito aquele que, por ineficcia total do meio empregado ou pela impropriedade absoluta do objeto material, impossvel de consumar-se. 111. Natureza jurdica Causa geradora de atipicidade (e no de causa de iseno de pena, como pode induzir o art. 17 do CP). No pode a lei incriminadora descrever como crime uma ao impossvel de se realizar. 112. Teoria Objetiva Temperada Adotada pelo CP relativamente punibilidade ou no do crime impossvel A conduta analisada objetivamente, pelo fato de no ter representado nenhum risco coletividade. Quando relativa a ineficcia ou impropriedade, h tentativa. Dolo 113. Conceito de Dolo a vontade e a conscincia de realizar os elementos constantes do tipo legal. 114. Elementos

a. Conscincia conhecimento do fato que constitui ao tpica.


2 6

Escola de Preparao e Aperfeioamento do Ministrio Pblico Professor Davi do Esprito Santo

b. Vontade desejo de realizar o fato. 115. Teorias do dolo

a. Teoria da vontade Dolo a vontade de realizar a conduta e produzir o resultado. b. Teoria da representao Dolo a vontade de realizar a conduta prevendo a possibilidade de ocorrncia do resultado, sem, contudo, desej-lo. A teoria da representao confunde culpa consciente (culpa com previso) com dolo. c. Teoria do assentimento Dolo o assentimento do resultado: a previso do resultado com a aceitao dos riscos de produzi-lo. 116. Teoria adotada pelo CP Teorias da vontade e do assentimento (art. 18, I, do Cdigo Penal) Dolo a vontade de realizar o resultado (dolo direto) ou a aceitao dos riscos de produzi-lo (dolo eventual). 117. Espcies de dolo

a. Natural Dolo concebido como um elemento puramente psicolgico, desprovido de juzo de valor Simples querer independentemente de o objeto da vontade ser lcito ou ilcito, certo ou errado. Concebido pela doutrina finalista Integra a conduta e, por conseguinte, o fato tpico. No elemento da culpabilidade. b. Normativo Dolo concebido no como um elemento puramente psicolgico, mas sim como um fenmeno normativo, que exige juzo de valorao um querer algo errado, ilcito (dolus malus). Concebido pela teoria clssica (naturalista ou casual) No considerado elemento integrante da conduta, mas sim da culpabilidade. c. Direto ou determinado a vontade de realizar a conduta e produzir o resultado (teoria da vontade). d. Indireto ou indeterminado O agente no quer diretamente o resultado. Aceita a possibilidade de produzi-lo (dolo eventual) ou no se importa em produzir este ou aquele resultado (dolo alternativo). e. De dano Vontade de produzir uma leso efetiva a um bem jurdico. f. De perigo Vontade de expor o bem a um perigo de leso. g. Genrico Vontade de realizar conduta sem um fim especial. h. Especfico Vontade de realizar conduta visando a um fim especial previsto no tipo. i. Geral (erro sucessivo ou aberratio causae) O agente, aps realizar a conduta, supondo j ter produzido o resultado, pratica o que entende ser um exaurimento, sendo que, somente nesse momento, o crime atinge a consumao. Opera-se um e-

2 7

Escola de Preparao e Aperfeioamento do Ministrio Pblico Professor Davi do Esprito Santo

quvoco sobre o nexo causal. Este erro irrelevante para o Direito Penal, pois o dolo geral abrange toda a situao, devendo o agente ser responsabilizado por todo o fato, desprezando-se o erro sobre o nexo causal. 118. Dolo e dosimetria O juiz dever dosar a pena de acordo com o grau (intensidade) de culpabilidade (art. 59, caput, do CP). 119. Dolo nos crimes comissivos por omisso Vontade de omitir a ao devida (conscincia da obrigao de agir). Culpa 120. Conceito A culpa o elemento normativo da conduta. A sua verificao necessita um juzo prvio de valor, sem o qual no se sabe se ela est presente. Excepcionalidade do crime culposo Um crime s pode ser punido como culposo quando houver expressa previso legal (art. 18, pargrafo nico). Juzo de valor Comparao da conduta do agente no caso concreto com a que hipoteticamente uma pessoa medianamente prudente teria nas mesmas condies. 121. Tipo aberto A conduta culposa no vem previamente descrita na lei penal.

Os crimes culposos so materiais No existe crime culposo de mera conduta, sendo imprescindvel a produo do resultado naturalstico involuntrio para o seu aperfeioamento tpico. 122. Elementos do fato tpico culposo

a. Conduta (sempre voluntria) b. Resultado involuntrio c. Nexo causal d. Tipicidade e. Previsibilidade objetiva a possibilidade de qualquer pessoa dotada de prudncia mediana prever o resultado. Previsibilidade subjetiva a possibilidade que o agente, dadas as suas condies peculiares, tinha de prever o resultado. ATENO: A ausncia de previsibilidade subjetiva no exclui a culpa, uma vez que no seu elemento. Exclui a culpabilidade. O fato ser tpico, porque houve conduta culposa, mas o agente no ser punido pelo crime cometido ante a falta de culpabilidade. Princpio do risco tolerado H comportamentos perigosos em que o risco previsvel, mas como so imprescindveis, por seu carter emergencial, no podem ser evitados. Nesses casos no h culpa, apesar da previsibilidade.

2 8

Escola de Preparao e Aperfeioamento do Ministrio Pblico Professor Davi do Esprito Santo

Princpio da confiana A previsibilidade leva em conta o comportamento normal das pessoas. As pessoas agem de acordo com a expectativa de que as outras atuaro dentro do que lhes normalmente esperado. f. Ausncia de previso (na culpa inconsciente ou sem previso) g. Quebra do dever objetivo de cuidado Imprudncia Culpa de quem age Ao descuidada Negligncia Culpa de quem se omite Deixar de tomar o cuidado devido antes de comear a agir. Impercia Demonstrao de inaptido tcnica em profisso ou atividade. 123. Espcies de culpa

a. Culpa inconsciente Culpa sem previso O agente no prev o que era previsvel. b. Culpa consciente Culpa com previso O agente prev o resultado, mas no o aceita. Representao Contedo concreto apreendido pelos sentidos, pela imaginao, pela memria ou pelo pensamento. Na culpa consciente o agente tem a representao da possibilidade do resultado, mas ele a afasta, por entender sinceramente que o evitar. c. Culpa imprpria Culpa por extenso, por equiparao ou por assimilao M apreciao da realidade O agente, por erro de tipo inescusvel (evitvel - que poderia ser evitado por qualquer pessoa medianamente diligente), supe estar diante de uma causa de justificao (excludente de ilicitude) que lhe permita praticar, licitamente, um fato tpico. d. Culpa presumida Forma de responsabilidade objetiva O agente responde pelo fato apenas por ter infringido uma disposio legal ou regulamentar descritiva de um fato potencialmente indicador de imprudncia, negligncia ou impercia No prevista na legislao penal brasileira. e. Culpa mediata ou indireta O agente, atravs de uma conduta culposa ou dolosa produz outro resultado indiretamente, a ttulo de culpa. A culpa indireta pressupe: nexo causal (que o agente, atravs da primeira ao tenha dado causa ao segundo evento) e nexo normativo (que o agente tenha contribudo para ele). 124. Diferena entre culpa consciente e dolo eventual

a. Culpa consciente Embora prevendo o resultado, o agente repudia essa possibilidade. b. Dolo eventual O agente prev o resultado, mas no se importa que ele ocorra.

2 9

Escola de Preparao e Aperfeioamento do Ministrio Pblico Professor Davi do Esprito Santo

125.

Culpa recproca No existe compensao de culpas em Direito Penal.

126. Culpa nos delitos omissivos imprprios Os delitos de omisso imprpria podem ser cometidos por culpa sempre que o correspondente tipo de comisso considere suficiente tal elemento subjetivo. 127. Participao em crime culposo No se admite participao em crime culposo O tipo culposo, que tipo aberto, no descreve uma conduta principal, fazendo unicamente uma previso genrica (se o crime culposo). A participao (auxlio, induzimento ou determinao, instigao) acessria de um fato principal. No crime culposo todo aquele que auxilia, induz ou instiga algum no cometimento de um ato marcado por culpa descumpre o seu prprio dever objetivo de cuidado; por isso considerado autor (causador) do resultado tpico (seu ato imprudente foi auxiliar, induzir ou instigar). Crime qualificado pelo resultado 128. Crime qualificado pelo resultado o crime ao qual o legislador, depois de descrever uma conduta tpica, com todos os seus elementos, acrescenta um tipo incriminador agravando a sano penal no caso de produo de certo(s) resultado(s). Etapas 1 Prtica de um crime completo, a ttulo de dolo ou culpa, com todos os seus elementos (fato antecedente) 2 Produo (dolosa ou culposa) de um resultado agravador, alm daquele que seria necessrio para a consumao (fato conseqente) 129. Espcies

a. Dolo no antecedente e dolo no conseqente b. Culpa no antecedente e culpa no conseqente c. Culpa no antecedente e dolo no conseqente d. Dolo no antecedente e culpa no conseqente (crime preterdoloso ou preterintencional) 130. Latrocnio Se a morte resultar de dolo o crime no preterdoloso. Se a morte for culposa o latrocnio preterdoloso. 131. Leses corporais de natureza grave ou gravssima Se o resultado agravador pretendido pelo agente o crime no preterdoloso. Quando o resultado agravador for desejado pelo agente possvel a tentativa de leses corporais graves ou gravssimas. impossvel a tentativa quando o crime for preterdoloso. Erro de tipo
3 0

Escola de Preparao e Aperfeioamento do Ministrio Pblico Professor Davi do Esprito Santo

132.

Erro e Ignorncia Erro o conhecimento falso acerca de algo. Ignorncia a falta de conhecimento sobre algo.

133. Conceito de erro de tipo o fenmeno que determina a ausncia de dolo quando, havendo uma tipicidade objetiva, falta ou falso o conhecimento dos elementos requeridos pelo tipo objetivo. O erro de tipo um equvoco do agente sobre uma realidade descrita no tipo penal incriminador como elementar, circunstncia ou dado secundrio ou sobre uma situao de fato descrita como elementar de tipo permissivo (pressuposto de uma causa de justificao).

Em qualquer hiptese, o erro de tipo elimina o dolo e, como conseqncia, a tipicidade dolosa da conduta. Dolo querer a realizao do tipo objetivo; quando no se sabe que se est realizando um tipo objetivo, este querer no pode existir e, portanto, no h dolo. Se no h dolo (e nem culpa em sentido estrito), de acordo com a teoria finalista, no h tipicidade. 134. Hipteses de configurao de erro de tipo:

a. Erro incidente sobre situao de fato descrita como elementar de tipo incriminador b. Erro incidente sobre relao jurdica descrita como elementar de tipo incriminador c. Erro incidente sobre situao de fato descrita como elementar de tipo permissivo d. Erro incidente sobre circunstncia de tipo incriminador e. Erro sobre dado irrelevante 135. Erro de direito e erro de fato A moderna doutrina penal no fala mais em erro de direito e erro de fato, mas sim em erro de proibio e erro de tipo. 136. Erro de proibio o erro sobre a antijuridicidade de ao uma conduta Ignorncia de direito, suposio errnea da existncia de uma causa de excludente de ilicitude no reconhecida juridicamente ou a m apreciao acerca dos limites jurdicos de uma causa excludente da ilicitude. 137. Delito putativo

3 1

Escola de Preparao e Aperfeioamento do Ministrio Pblico Professor Davi do Esprito Santo

a. Delito putativo por erro de tipo O agente quer praticar um crime, mas em face do erro, desconhece que est cometendo um irrelevante penal O crime s existe na mente do agente. b. Delito putativo por erro de proibio O agente pratica um ato que supe ser criminoso, mas fato atpico. c. Delito putativo por obra de agente provocador (delito de ensaio, de experincia ou crime de flagrante preparado) 138. Formas de erro de tipo

a. Erro de tipo essencial Incide sobre elementares ou circunstncias. b. Erro de tipo acidental Incide sobre dados secundrios da figura tpica. Erro de tipo essencial 139. Erro de tipo essencial

a. Invencvel (inevitvel, desculpvel, justificado ou escusvel) No pode ser evitado com a normal diligncia exigvel do agente nas circunstncias em que atuou Exclui o dolo e a culpa (como dolo e culpa se situam no tipo, fica excluda a tipicidade da conduta) b. Vencvel (evitvel, indesculpvel, injustificado ou inescusvel) A diligncia a que estava obrigado o agente, em face das circunstncias, teria evitado o erro Exclui o dolo, mas subsiste a punibilidade por culpa, se houver previso legal. 140. Descriminante putativa por erro de tipo

Espcies de descriminantes putativas Descriminante putativa por erro de proibio O agente tem perfeita noo de tudo o que est ocorrendo, mas supe que est diante de uma causa que exclui o crime, porque avalia equivocadamente o preceito permissivo. considerada um erro de proibio indireto e leva s mesas conseqncias do erro de proibio (que exige anlise da culpabilidade). Descriminante putativa por erro de tipo O agente imagina situao de fato totalmente divorciada da realidade na qual est configurada a hiptese em que ele pode agir acobertado por uma causa de excluso de ilicitude. Estado de necessidade putativo Legtima defesa putativa Estrito cumprimento do dever legal putativo Exerccio regular de direito putativo Erro de tipo acidental

3 2

Escola de Preparao e Aperfeioamento do Ministrio Pblico Professor Davi do Esprito Santo

141. Erro de tipo acidental Incide sobre dados irrelevantes da figura tpica No impede a apreciao do carter criminoso do fato O erro do agente recai ou sobre o objeto material da infrao (error in persona e error in objecto) ou sobre o modo de execuo (aberratio ictus ou aberratio criminis) ou sobre o nexo causal (aberratio causae ou dolo geral). 142. Espcies de erro de tipo acidental

a. Erro sobre o objeto Erro sobre a coisa, objeto material do crime. b. Erro sobre a pessoa Erro na representao mental do agente relativamente a uma determinada pessoa. c. Erro na execuo (aberratio ictus) Desvio no golpe o crime realizado de forma desastrada d. Resultado diverso do pretendido (aberratio criminis) O agente quer atingir um bem jurdico, mas, por erro na execuo, acerta bem diverso. Aqui no se trata de atingir uma pessoa em vez de outra, mas de cometer um crime no lugar de outro. e. Dolo geral (aberratio causae) Dolo sucessivo O fato se consuma em dois atos, sobre cuja significao se equivoca o autor, ao crer que j produzira o resultado em razo do primeiro ato, quando, na verdade, ele vem a acontecer pelo segundo, destinado a ocultar o primeiro. Delitos aberrantes aberratio ictus, aberratio criminis e aberratio causae 143. Erro na execuo do crime (aberratio ictus) Formas

a. Unidade simples ou resultado nico Em face do erro na execuo do crime o agente, em vez de atingir a vtima pretendida (virtual), acaba por acertar um terceiro, inocente. Conseqncia Art. 73 do CP Responde pelo crime cometido contra o terceiro inocente, como se ele fosse a vtima virtual. b. Unidade complexa ou resultado duplo O agente, alm de atingir a vtima visada, acerta terceira pessoa. Resultado duplo Um resultado desejado e outro no querido (podem ser atingidas vrias pessoas). Dolo eventual Se houver dolo eventual em relao ao terceiro ou terceiros inocentes, aplicar-se- a regra do concurso formal imperfeito Este ocorre quando os desgnios so autnomos. Somente se cogita de aberratio ictus com unidade complexa quando os terceiros forem atingidos por culpa, isto , por erro. Ningum erra por dolo... se errou, porque agiu com culpa. 144. Resultado diverso do pretendido aberratio criminis Espcies

3 3

Escola de Preparao e Aperfeioamento do Ministrio Pblico Professor Davi do Esprito Santo

a. Com unidade simples ou resultado nico S atinge bem jurdico diverso do pretendido. Conseqncia S responde pelo resultado produzido e, mesmo assim, se previsto como crime culposo. b. Com unidade complexa ou resultado duplo So atingidos tanto o bem visado quanto um diverso. Conseqncia Aplica-se a regra do concurso formal, com a pena do crime mais grave aumentada de 1/6 at metade (de acordo com o nmero de resultados diversos produzidos). Erro provocado por terceiro 145. Erro provocado No erro provocado, a punibilidade do agente provocador depende do coeficiente subjetivo da sua ao. a. Provocao dolosa b. Provocao culposa Concurso de agentes Havendo dolo do provocado e do provocador, ambos respondero pelo fato na forma do art. 29 do CP. Ilicitude (Antijuridicidade) 146. Conceito de ilicitude a contradio entre a conduta e o ordenamento jurdico, pela qual a ao ou omisso tpicas tornam-se ilcitas. 147. Carter indicirio Constatada a tipicidade de uma conduta, presume-se que ela seja ilcita. A ilicitude analisada a contrario sensu Se no estiver presente nenhuma causa de excluso de ilicitude (legtima defesa, estado de necessidade etc.), o fato ser considerado ilcito. 148. Antijuridicidade e ilicitude Podemos empregar as expresses como sinnimas A maioria dos autores no faz distino entre antijuridicidade e ilicitude. 149. Ilcito e injusto

a. Ilcito Antijuridicidade (ou ilicitude) formal Contrariedade entre o fato praticado pelo sujeito e a lei de proibio. A ilicitude no tem grau: ou a conduta contraria a lei ou a ela se ajusta. b. Injusto Antijuridicidade (ou ilicitude) material Contrariedade do fato em relao ao sentimento social. O injusto tem diferentes graus, dependendo da intensidade da repulsa provocada pela conduta. 150. Carter da antijuridicidade

a. Teoria subjetiva O direito exerce uma funo reguladora das vontades individuais, logo o comando da lei somente pode dirigir-se queles capazes de serem moti-

3 4

Escola de Preparao e Aperfeioamento do Ministrio Pblico Professor Davi do Esprito Santo

vados a responderem s exigncias da ordem emitida. Como conseqncia, os incapazes, os loucos e os menores podem lesar interesses, mas no agem contra o direito (Miguel Reale Junior). Teoria objetiva A antijuridicidade resolve-se num contraste entre o fato e o ordenamento jurdico, independentemente da capacidade de entendimento ou da imputabilidade do sujeito. Como o dolo integra o tipo penal e a culpabilidade (reprovabilidade) o elemento valorativo do crime, no deixa de ser antijurdica a ao voluntria de um inimputvel (Damsio de Jesus). 151. Causas de excluso de ilicitude

a. Causas legais estado de necessidade, legtima defesa, estrito cumprimento do dever legal e exerccio regular de direito. b. Causas supralegais A lei apresenta quatro casos-padro em que a conduta permitida. A relao de causas excludentes da ilicitude no constitui numerus clausus. Estado de necessidade 152. Conceito de estado de necessidade Causa de excluso de uma conduta de quem, no tendo o dever legal de enfrentar uma situao de perigo atual, a qual no provocou por sua vontade, sacrifica um bem jurdico ameaado por esse perigo para salvar outro, prprio ou alheio, cuja perda no era razovel exigir. O estado de necessidade pressupe um conflito de interesses lcitos (legtimos), em que um pode perecer licitamente para que o outro subsista. 153. Teorias

a. Unitria O estado de necessidade sempre causa de excluso de ilicitude Ou o sacrifcio de um direito razovel (dentro do senso comum) e o estado de necessidade atua como justificadora, ou no razovel, e o fato passa a ser ilcito. b. Diferenciadora O estado de necessidade somente ser considerado causa de excluso de ilicitude quando o bem sacrificado for reputado de menor valor (critrio objetivo). Quando o bem destrudo for de igual valor ou maior que o preservado, o estado de necessidade existir como circunstncia de excluso da culpabilidade, como modalidade supralegal de exigibilidade de conduta diversa (estado de necessidade exculpante). IMPORTANTE A teoria unitria foi a adotada pelo Cdigo Penal Brasileiro. A teoria diferenciadora foi adotada pelo Cdigo Penal militar (art. 39 e 43, do Decreto-lei n. 1.001, de 21 de outubro de 1969, Cdigo Penal Militar) Art. 39. No igualmente culpado quem, para proteger direito prprio ou de pessoa a quem est ligado por estreitas relaes de parentesco ou afeio, contra perigo certo e atual, que no provocou, nem podia de outro modo evitar, sacrifica di3 5

Escola de Preparao e Aperfeioamento do Ministrio Pblico Professor Davi do Esprito Santo

reito alheio, ainda quando superior ao direito protegido, desde que no lhe era razoavelmente exigvel conduta diversa. Art. 43. Considera-se em estado de necessidade quem pratica o fato para preservar direito seu ou alheio, de perigo certo e atual, que no provocou, nem podia de outro modo evitar, desde que o mal causado, por sua natureza e importncia, consideravelmente inferior ao mal evitado, e o agente no era legalmente obrigado a arrostar o perigo. 154. Requisitos

I - Situao de perigo Circunstncia que prenuncia um mal para algum, para alguma coisa ou para algum direito. a. O perigo deve ser atual Perigo atual a situao em que o dano est prestes a se apresentar Probabilidade de dano, presente e imediata ao bem jurdico Perigo um dano iminente. b. O perigo deve ameaar direito prprio ou alheio Direito qualquer bem tutelado pelo ordenamento legal. Para defender direito de terceiro, o agente no precisa solicitar sua prvia autorizao Age como gestor de negcios. c. O perigo no pode ter sido causado voluntariamente pelo agente Divergncia doutrinria 1 Posio Somente o perigo causado dolosamente impede que seu autor alegue estado de necessidade. 2 Posio Assis Toledo, Nlson Hungria, Jos Frederico Marques e Mirabete O perigo doloso e o culposo obstam o estado de necessidade. O art. 13, 2, c, do CP obriga a agir aquele que, com seu comportamento anterior (ainda que culposo), criou o risco da ocorrncia do resultado. d. Inexistncia do dever legal de arrostar o perigo O agente que tem o dever legal de enfrentar o perigo deve tentar salvar o bem ameaado sem destruir qualquer outro, mesmo que para isso tenha que correr riscos (inerentes funo). Dever legal uma espcie de dever jurdico Lei, decreto ou regulamento Mera obrigao contratual ou voluntria ordinariamente no obriga o agente a se arriscar. Mas se o agente obrigou-se contratualmente a evitar determinado resultado, diante de certas circunstncias perigosas, no poder em face destas sacrificar o bem jurdico que se obrigou a proteger (posio de garantidor). O art. 13, 2, do CP ao conceituar o dever de agir na omisso tpica, cuida das espcies de dever jurdico. O sujeito pratica um fato tpico nessas condies no pode alegar estado de necessidade.

3 6

Escola de Preparao e Aperfeioamento do Ministrio Pblico Professor Davi do Esprito Santo

Perigo intil O Princpio da exigibilidade do dever de enfrentar o perigo no absoluto Os limites da exigncia do sacrifcio devem coincidir com os limites legais ou sociais do exerccio da profisso. II - Conduta lesiva f. Inevitabilidade do comportamento A ao lesiva deve ser imprescindvel, como nico meio para afastar o perigo (commodus discessus). g. No razoabilidade de sacrifcio do bem ameaado A razoabilidade um conceito de valorao de bens jurdicos, que deve ser criteriosamente analisada caso a caso. Causa de diminuio de pena Art. 24, 2 Se era razovel o sacrifcio do bem ameaado faltou um dos requisitos do estado de necessidade Afasta-se a excludente (a ilicitude no excluda). h. Conhecimento da situao justificante Elemento subjetivo O agente deve atuar com a vontade de preservar o bem jurdico. 155. Formas do estado de necessidade

a. Prprio Para preservar direito prprio b. De terceiro Para preservar direito alheio c. Real A situao de perigo existe d. Putativo O agente imagina situao de perigo que no existe. Inexiste justificativa (erro de tipo ou de proibio, conforme o caso). e. Defensivo A conduta dirige-se contra bem jurdico de quem causou a produo da situao de perigo. f. Agressivo A conduta dirige-se contra um bem jurdico de terceiro inocente. 156. Excesso Desnecessria intensificao de uma conduta inicialmente justificada (art. 23, pargrafo nico). a. Doloso (ou consciente) Extrapolao dos limites da excludente na conduta, querendo o agente um resultado antijurdico ou no autorizado legalmente. b. Culposo (ou inconsciente) o excesso deriva de equivocada apreciao da situao de fato, motivada por erro evitvel O agente queria um resultado necessrio e proporcional, mas, por aturdimento, precipitao ou desateno extrapolou os limites autorizados pela excludente. No excesso involuntrio (evitvel ou inevitvel), por erro de tipo, aplica-se o art. 20 e, se ocorrer por erro de proibio, o art. 21. 157. Hipteses que, em geral, no induzem o reconhecimento de estado de necessidade:
3 7

Escola de Preparao e Aperfeioamento do Ministrio Pblico Professor Davi do Esprito Santo

a. Crimes habituais e permanentes e casos de reiterao criminosa b. Dificuldades econmicas c. Porte de arma 158. Casos especficos

a. Aborto para salvar a vida da gestante (art. 128, inciso I, do CP) b. Interveno mdica ou cirrgica, sem o consentimento do paciente ou de seu representante legal, se justificada por iminente perigo de vida (art. 146, 3). c. Invaso de domiclio, quando algum crime est sendo praticado ou na iminncia de o ser (art. 150, 3, inciso II), ou em caso de desastre (art. 153, 10 da CF). Legtima defesa 159. Conceito de legtima defesa Causa de excluso da ilicitude que consiste em repelir injusta agresso, atual ou iminente, a direito prprio ou alheio, usando moderadamente dos meios necessrios. 160. Requisitos

a. agresso injusta Agresso Toda conduta humana que ataca um bem jurdico Ataque de animal no configura legtima defesa, mas estado de necessidade. Injusta que contraria ao ordenamento jurdico A palavra injusta aqui usada num sentido de ilcito. b. atual ou iminente Atual A agresso j est em curso no momento da reao defensiva. Iminente A agresso ainda no produziu resultado lesivo, mas deve iniciar a produzi-lo a qualquer momento. Futura H uma probabilidade da agresso ocorrer, mas ainda no h ameaa concreta a um bem jurdico. Passada A agresso j se encerrou e no representa mais uma ameaa concreta a um bem jurdico. c. a direito prprio ou de terceiro Legtima defesa da honra Todos os direitos so suscetveis de serem defendidos legitimamente, inclusive a honra. Na legtima defesa da honra (assim como nos demais casos) deve-se aferir a proporcionalidade entre a ofensa e a intensidade da repulsa.
3 8

Escola de Preparao e Aperfeioamento do Ministrio Pblico Professor Davi do Esprito Santo

Ao em defesa do auto-agressor Na legtima defesa a conduta pode dirigir-se contra o prprio terceiro defendido. Ex.: algum bate no suicida para impedir que ponha fim prpria vida. d. repulsa com meios necessrios Necessidade do meio Meios necessrios so os menos lesivos que estejam disponveis ao agente no momento em que este sofreu a agresso. Desnecessidade do meio Caracteriza excesso doloso, culposo ou exculpante (sem dolo ou culpa). e. uso moderado de tais meios Moderao o emprego dos meios necessrios dentro do limite razovel para conter a agresso. Imoderao Espcies de excesso Doloso ou consciente O agente, ao se defender de uma injusta agresso, emprega meio que sabe ser desnecessrio ou, ainda, tendo a conscincia da desproporcionalidade da sua reao, atua com imoderao Conseqncia O agente responde pelo resultado causado dolosamente. Culposo ou inconsciente O agente, diante do temos, aturdimento ou emoo provocada pela agresso injusta, deixa a situao de defesa e ataca o agressor depois de j t-lo dominado. No houve intensificao intencional, pois o excesso decorreu de uma equivocada apreciao da realidade. Conseqncia O agente responde pelo resultado causado culposamente. Exculpante No deriva nem de dolo, nem de culpa, mas de um erro plenamente justificado pelas circunstncias (legtima defesa subjetiva). H uma excluso da tipicidade (erro de tipo essencial inevitvel). f. conhecimento da situao justificante Commodus discessus Se na sua mente o agente queria praticar um crime e no se defender, mas repeliu a agresso injusta com outra agresso, por coincidncia, o fato que praticou ser considerado ilcito. Afastada a moderao, deve-se indagar se houve excesso.

161.

Hipteses de cabimento de legtima defesa

a. Legtima defesa contra agresso injusta de inimputvel b. Legtima defesa contra agresso acobertada por qualquer outra causa de excluso da culpabilidade c. Legtima defesa real contra legtima defesa putativa
3 9

Escola de Preparao e Aperfeioamento do Ministrio Pblico Professor Davi do Esprito Santo

d. Legtima defesa putativa contra legtima defesa putativa e. Legtima defesa real contra legtima defesa subjetiva f. Legtima defesa putativa contra legtima defesa real g. Legtima defesa real contra legtima defesa culposa

162.

Hipteses de no-cabimento de legtima defesa

a. Legtima defesa real contra legtima defesa real b. Legtima defesa real contra estado de necessidade real c. Legtima defesa real contra exerccio regular de direito d. Legtima defesa real contra estrito cumprimento do dever legal

Estrito cumprimento do dever legal 163. Conceito de estrito cumprimento do dever legal Causa de excluso de ilicitude que consiste na realizao de fato tpico, por fora de uma obrigao imposta por lei. 164. Dever legal Toda e qualquer obrigao direta ou indiretamente derivada de lei (decreto, regulamento ou qualquer ato administrativo infralegal, desde que originrios em lei e ordens judiciais). Cumprimento do dever estritamente dentro da lei Somente configuram a excludente os atos rigorosamente necessrios e que decorram de exigncia legal Os excessos cometidos pelos agentes podero constituir crime de abuso de autoridade (Lei n 4.898, de 9-12-65, arts. 3 e 4, ou delitos previstos no Cdigo Penal). 165. Alcance da excludente Dirige-se a funcionrios ou agentes pblicos, que agem por ordem da lei, e, eventualmente, aos particulares, que exercem funo pblica (jurado, perito, mesrio da Justia Eleitoral etc.). 166. Crime culposo No admite estrito cumprimento do dever legal A lei no obriga imprudncia, negligncia ou impercia. 167. Conhecimento da situao justificante O sujeito deve ter conhecimento de que est praticando um fato em face de um dever imposto pela lei. Exerccio regular de direito 168. Conceito de exerccio regular de direito Causa de excluso de ilicitude que consiste no exerccio de uma prerrogativa conferida pelo ordenamento jurdico, caracterizada como fato tpico.

4 0

Escola de Preparao e Aperfeioamento do Ministrio Pblico Professor Davi do Esprito Santo

169. Alcance da excludente Qualquer pessoa pode exercitar um direito subjetivo ou uma faculdade admitidos em lei (penal ou extrapenal). Direito Expresso empregada no sentido amplo, abrangendo todas as formas de direito subjetivo, penal e extrapenal. 170. Conhecimento da situao justificante necessrio que o agente tenha cincia de estar exercendo um direito seu. 171. Hipteses que devem ser analisadas com cuidado

a. Intervenes mdicas e cirrgicas Para que exista esta descriminante indispensvel o consentimento do paciente ou de seu representante legal. Ausente o consentimento, poder ocorrer estado de necessidade (art. 146, 3, I, do CP). b. Violncia esportiva Requisitos para reconhecimento de exerccio regular de direito: Agresso dentro dos limites do esporte ou de seus desdobramentos previsveis. Consentimento prvio do ofendido, que deve estar ciente dos riscos inerentes do esporte. A atividade no deve ser contrria aos bons costumes c. Ofendculos Aparatos facilmente perceptveis destinados defesa da propriedade ou de qualquer outro bem jurdico. Damsio classifica como legtima defesa preordenada, pois os ofendculos s atuam no momento da agresso. d. Defesa mecnica predisposta Aparatos ocultos com a mesma finalidade que os ofendculos. Quase sempre configuram delitos dolosos ou culposos. e. Consentimento do ofendido Pode revestir-se de funes diferentes, de acordo com a natureza do crime e suas elementares. Poder constituir: Irrelevante penal Causa de excluso de tipicidade Causa de excluso de ilicitude Causa de diminuio de pena Causa de extino da punibilidade Culpabilidade 172. Conceito a possibilidade de se considerar algum culpado pela prtica de uma infrao penal Juzo de censurabilidade e reprovao exercido sobre algum que praticou um fato tpico e ilcito.

4 1

Escola de Preparao e Aperfeioamento do Ministrio Pblico Professor Davi do Esprito Santo

Divergem os doutrinadores quanto natureza da culpabilidade para alguns pressuposto da pena e no requisito ou elemento do crime. 173. Teorias da culpabilidade

a. Teoria psicolgica da culpabilidade A conduta vista num plano naturalstico, desprovida de qualquer valor, como simples causao do resultado. A ao considerada como o componente objetivo do crime, enquanto a culpabilidade passa a ser o elemento subjetivo, apresentando-se ora como dolo, ora como culpa. b. Teoria psiciolgico-normativa ou normativa da culpabilidade O dolo constitudo pela conscincia, vontade e conscincia da ilicitude. c. Teoria normativa pura da culpabilidade Ramificou-se da teoria finalista da ao O dolo e a culpa integram a conduta A culpabilidade, por isso, meramente valorativa ou normativa (juzo de valor reprovao). Elementos da culpabilidade, segundo essa teoria, so: imputabilidade, potencial conscincia da ilicitude e exigibilidade de conduta diversa. Derivaes da teoria normativa pura da culpabilidade (divergentes quanto ao tratamento das descriminantes putativas) Teoria estrita ou extremada da culpabilidade Toda espcie de descriminante putativa, seja sobre os limites autorizadores da norma (por erro de proibio), seja incidente sobre situao ftica pressuposto de uma causa de justificao (por erro de tipo) sempre tratada como erro de proibio. Teoria limitada da culpabilidade Adotada pelo Cdigo Penal Brasileiro As descriminantes putativas fticas so tratadas como erro de tipo (art. 20, 1) e as descriminantes putativas por erro de proibio (ou erro de proibio indireto) so consideradas erro de proibio. 174. Elementos da culpabilidade

a. Imputabilidade. b. Potencial conscincia da ilicitude. c. Exigibilidade de conduta diversa.

Imputabilidade Penal 175. Imputabilidade Penal (art. 26) Imputabilidade a obrigao que algum tem de arcar com as conseqncias jurdicas do crime (Magalhes Noronha). O CP no define imputabilidade; diz apenas o que significa inimputabilidade. 176. Conceito de imputabilidade a capacidade de entender o carter ilcito do fato e de determinar-se de acordo com esse entendimento.

4 2

Escola de Preparao e Aperfeioamento do Ministrio Pblico Professor Davi do Esprito Santo

Regra Todo agente imputvel, a no ser que ocorra causa excludente de imputabilidade (causa dirimente). 177. Inimputabilidade Inimputvel aquele que, por doena mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da omisso, inteiramente incapaz de entender o carter ilcito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento. 178. Causas de excluso de imputabilidade

a. Doena mental Perturbao mental ou psquica de qualquer ordem, capaz de eliminar ou afetar a capacidade de entender o carter criminoso do fato ou a de comandar a vontade de acordo com esse entendimento. Exemplos epilepsia condutoptica, psicose, neurose, esquizofrenia, paranias, psicopatias etc. b. Desenvolvimento mental incompleto o desenvolvimento mental que no se conclui devido recente idade cronolgica do agente ou sua falta de convivncia em sociedade, ocasionando imaturidade mental e emocional. A maturidade pode ser alcanada com o pleno desenvolvimento da mente, com o acmulo de experincias hauridas no cotidiano. Exemplos menores de 18 anos (art. 27) e silvcolas inadaptados sociedade. c. Desenvolvimento mental retardado o incompatvel com o estgio de vida em que se encontra a pessoa. Exemplos oligofrenia e surdos-mudos que no possuam qualquer capacidade de entendimento ou autodeterminao. d. Embriaguez completa proveniente de caso fortuito ou fora maior (classificao abaixo). 179. Critrios para estabelecer a inimputabilidade

a. Biolgico ou etiolgico A este sistema interessa saber se o agente portador de alguma doena mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado Em caso positivo ser considerado inimputvel, independentemente de qualquer verificao concreta de essa anomalia ter retirado ou no a capacidade de entendimento e autodeterminao. H uma presuno legal de que a deficincia mental impede o sujeito de compreender o carter criminoso do fato e de comandar a sua vontade. b. Psicolgico Este sistema no se preocupa com a existncia de perturbao mental no agente, mas apenas se, no momento ao ou omisso criminosa, ele tinha ou no condies de avaliar o carter criminoso do fato e de orientar-se de acordo com esse entendimento. A causa geradora de imputabilidade no precisa estar prevista em lei. c. Biopsicolgico Combinao dos dois sistemas anteriores. Exige que a causa geradora de inimputabilidade esteja prevista em lei atue efetivamente no momento da ao delituosa, retirando do agente a capacidade de entendimento e vontade.
4 3

Escola de Preparao e Aperfeioamento do Ministrio Pblico Professor Davi do Esprito Santo

O Cdigo Penal adotou o critrio biopsicolgico para estabelecimento da inimputabilidade a conjugao do critrio biolgico como o psicolgico A pessoa inimputvel, em virtude de doena mental, no tem no momento da conduta tpica (fato) o entendimento tico-jurdico e autodeterminao que o torne passvel da pena prevista na lei. Incapacidade de entender o fato ilcito Condio que a pessoa tem de compreender exatamente aquilo que est fazendo Capacidade de avaliao da sua conduta Capacidade de determinao Capacidade de querer, de agir livre e conscientemente (ao ou omisso). 180. Semi-imputabilidade ou imputabilidade diminuda (art. 26, pargrafo nico) a perda de parte da capacidade de entendimento e autodeterminao, em razo de doena mental ou de desenvolvimento incompleto ou retardado. a. Requisitos (os mesmos da inimputabilidade, salvo quanto intensidade no requisito cronolgico). - Causal - Cronolgico - Conseqencial Conseqncia No exclui a imputabilidade, de modo que o agente ser condenado pelo fato tpico que cometeu. Constatada a reduo na capacidade de compreenso ou vontade, o juiz ter duas opes: reduzir a pena de 1/3 a 2/3 ou impor medida de segurana. 181. Menoridade (art. 27)

182. Emoo (sentimento abrupto e repentino) ou paixo (sentimento duradouro e profundo que vai arraigando-se paulatinamente na alma humana) (art. 28, I) Podem funcionar como causa especfica de diminuio de pena (privilgio) no homicdio doloso e nas leses dolosas (art. 121, 1, e art. 129, 4, do CP); ou como circunstncia atenuante genrica (art. 65, II, c, do CP). 183. Emoo ou paixo equiparada doena mental Se a emoo ou paixo tiverem carter patolgico sero enquadradas no art. 26 do CP, caput (doena mental). 184. Transtorno mental transitrio e estados de inconscincia como causas excludentes da imputabilidade NLSON HUNGRIA sustenta ser possvel equipararem-se doena mental o delrio febril, o sonambulismo e as perturbaes de atividade mental que se ligam a certos estados somticos ou fisiolgicos mrbidos de carter transitrio. 185. Embriaguez (art. 28, II) Causa capaz de levar excluso da capacidade de entendimento e vontade do agente, em virtude de uma intoxicao aguda e transitria

4 4

Escola de Preparao e Aperfeioamento do Ministrio Pblico Professor Davi do Esprito Santo

causada por lcool ou qualquer substncia de efeitos psicotrpicos, sejam eles entorpecentes (morfina, pio etc.), estimulantes (cocana) ou alucingenos (cido lisrgico). 186. Espcies

a. No acidental voluntria b. No acidental culposa Conseqncia Actio libera in causa A embriaguez acidental jamais exclui a imputabilidade do agente, seja voluntria ou culposa, completa ou incompleta. Teoria da actio libera in causa Aes livres na causa Considera-se o momento da ingesto da substncia e no o da prtica delituosa. c. Acidental, proveniente de caso fortuito No h voluntariedade (dolo) nem culpa. O sujeito se embriaga por acaso, como quando desconhece o contedo alcolico da bebida que est ingerindo, ou a esta adicionada, sem que o perceba, substncia que lhe confira ou potencialize efeito inebriante. d. Acidental, advinda de fora maior O sujeito forado por outrem a beber ou a consumir droga. Conseqncia quando completa, exclui a imputabilidade, e o agente fica isento de pena; quando incompleta, no exclui, mas permite a diminuio da pena de 1/3 a 2/3, conforme o grau da perturbao. e. Preordenada O agente se embriaga j com a finalidade de vir a delinqir nesse estado. Conseqncia Alm de no excluir a imputabilidade, constitui causa agravante genrica (art. 61, II, do CP). f. Patolgica Decorrente de dependentes de substncias qumicas que se colocam em estado de embriaguez em virtude de vontade invencvel de continuar a consumilas. Trata-se de doena mental. Potencial conscincia da ilicitude 187. Erro sobre a ilicitude do fato A ignorncia da lei (erro de vigncia) distingue-se do erro sobre a ilicitude do fato (erro de proibio) art. 21 do CP. a. Erro de vigncia Uma vez editadas e publicadas, as leis adquirem validade formal (vigncia), independentemente de serem conhecidas em concreto. A vigncia da norma legal irrecusvel em relao a todos os seus destinatrios, no sendo admissvel que um s deles a ela se furte, invocando o seu desconhecimento. O erro de vigncia (ignorncia da existncia de lei penal) nada tem a ver com a conscincia da ilicitude por parte do agente na prtica de uma certa conduta.

4 5

Escola de Preparao e Aperfeioamento do Ministrio Pblico Professor Davi do Esprito Santo

b. Erro sobre a ilicitude do fato (erro de proibio) O objeto do erro no nem o fato, nem a lei, mas a ilicitude do fato O agente supe permitida uma conduta proibida; lcita, uma conduta lcita Refere-se conscincia da ilicitude. 188. Espcies de erro de proibio Conforme a potencial conscincia da ilicitude do agente Investigao se o sujeito tinha a possibilidade de saber que fazia algo errado o injusto no momento da ao ou omisso. a. Inevitvel (escusvel) O agente no tinha como conhecer a ilicitude do fato, em face das circunstncias do caso concreto Exclui a culpabilidade O agente fica isento de pena. b. Evitvel (inescusvel) O agente tinha como conhecer a ilicitude do fato, nas condies em que se encontrava No exclui a culpabilidade O agente no fica isento de pena, mas pela inconscincia da ilicitude ter direito a uma reduo de pena de 1/6 a 1/3. 189. Erro de proibio quanto natureza da lei penal

a. Erro de proibio direto Erro sobre a norma proibitiva O agente atua na plena convico de que a sua ao no est proibida pela norma jurdica b. Erro de proibio indireto Erro sobre a incidncia de uma norma permissiva O agente conhece o desvalor jurdico que implica o preenchimento do tipo, mas erra sobre a interveno de uma causa de justificao (erro sobre a existncia de uma causa de justificao) ou, sendo-o, a conduta no est abrangida pelos limites da norma permissiva (erro sobre os limites de uma causa de justificao). Exigibilidade de conduta diversa 190. Conceito de exigibilidade de conduta diversa Expectativa social de um comportamento diferente daquele que foi adotado pelo agente. 191. Excluso da exigibilidade de conduta diversa Inexigibilidade de conduta diversa a. Coao moral (vis compulsiva) irresistvel Emprego de fora moral para que algum faa ou deixe de fazer alguma coisa O autor da coao denominado autor mediato Conseqncia Excluso da culpabilidade (art. 22 do CP). Coao moral resistvel Atenuante genrica Art. 65, III, c (primeira figura). Coao fsica Vis absoluta Fora fsica que transforma o coagido em mero instrumento do coator No existe conduta, por parte do coagido, pois a vontade foi completamente eliminada O fato praticado por este no tpico. b. Obedincia hierrquica Acatamento de ordem no manifestamente ilegal de superior hierrquico, que torna viciada a vontade do subordinado. Requisitos Um superior
4 6

Escola de Preparao e Aperfeioamento do Ministrio Pblico Professor Davi do Esprito Santo

Um subordinado Uma relao de direito pblico entre ambos, pois o poder hierrquico inerente Administrao Pblica, estando excludas as relaes hierrquicas de direito privado (patro e empregado). Uma ordem do primeiro para o segundo. A ilegalidade da ordem (a ordem legal exclui a ilicitude pelo estrito cumprimento do dever legal) Aparente legalidade da ordem 192. Causas supralegais de excluso da exigibilidade de conduta diversa (Divergncia doutrinria e jurisprudencial). a. No admitindo TJSP Com base em Nlson Hungria b. Admitindo STJ (RSTJ 15/377-89), com base no princpio da culpabilidade, adotado pelo Cdigo Penal (nullum crimen sine culpa).

4 7

You might also like