You are on page 1of 4

APR ANLISE PRELIMINAR DE RISCOS

Setor rea

MANUTENO CANTEIRO DE OBRAS

Doc. N.

OS 001
06/08/2013 Rev

Funo: Eletricista

Data

00

EPI:

Jaqueta prpria para eletricista BT, Luvas de borracha e Protetor das luvas BT, botina de segurana sem biqueira de ao, cinto de segurana tipo paraquedista com cabo guia, capacete e culos de proteo.
EPC / Equipamentos e acessrios utilizados:

Ferramentas manuais com isolao BT, multiteste, alicate de prensar cabos, furadeira, esmerilhadora, aterramento temporrio, escada de fibra de vidro com extenso, cones sinalizao, fita zebrada, etc. Fases das Atividades Inicio da atividade Risco Choque Arco Eltrico; Queda mesmo nvel; Queda materiais. e de de Conseqncias Medidas de Segurana

Execuo dos servios sem as Observar e fazer mnimas condies de cumprir as exigncias segurana (ausncia de contidas na APR; EPIs) e sem Somente podero conhecimento da APR. executar essas tarefas Profissional Qualificado, Habilitado e Autorizado ou Profissional Capacitado e Autorizado; A Permisso de Trabalho da Cabine de Fora deve ser emitida no mnimo um dia antes para obteno do consentimento do responsvel, checagem dos EPIs, EPCs e Equipamentos necessrios. No utilizar adornos (relgios, pulseiras, brincos, anis, etc) na execuo das atividades; Inspecionar ferramentas com foco nas isolaes e validade dos testes de ensaio. Utilizar os EPIs MT depois de Inspecion-los, Jaqueta 7/8, Capuz Carrasco e Luvas de borracha classe II com Proteo

APR ANLISE PRELIMINAR DE RISCOS


Setor rea

MANUTENO CANTEIRO DE OBRAS

Doc. N.

OS 001
06/08/2013 Rev

Funo: Eletricista

Data

00

Fases das Atividades Instalao e manuteno de Painis e Quadros Eltricos BT (troca de fusveis, componentes eltricos, etc..) Instalaes e manuteno de circuitos eltricos de iluminao e fora.

Risco

Consequncias

Medidas de Segurana

Choques e Queimaduras, Toda manobra ou Arcos Eltricos Parada Cardaca e substituio de componentes Morte. eltricos obrigatrio o uso da Luva de borracha e sua proteo; Retirar a proteo de Contatos Indiretos e recoloca-lo aps a execuo do servio; O desligamento total do painel ou parcial (de circuito) deve ser feito respeitando as seguintes etapas: Desenergizao, Sinalizao de Manuteno, Constatao de Energia e Operao. E no final da tarefa deve ser retirada a Sinalizao de Manuteno e a refeita a Reenergizao; Somente deve ser executado o servio na ausncia da Constatao de tenso; Pessoas prximas devem ficar afastadas de no mnimo 0,70 m Zona Livre.

APR ANLISE PRELIMINAR DE RISCOS


Setor rea

MANUTENO CANTEIRO DE OBRAS

Doc. N.

OS 001
06/08/2013 Rev

Funo: Eletricista

Data

00

Fases das Atividades Trabalho em altura

Risco Queda ferramentas materiais; Queda nvel diferente; Choque Eltrico

Conseqncias de Danos e Materiais; Leses, de fraturas e tores. Parada Cardaca e Morte.


Medidas de Segurana
Isolar a rea com fita zebrada ou corrente onde o servio for executado; Utilizar escada de fibra de vidro (isolada eletricamente); Amarrar a ponta da escada com a corda em local fixo e firme; Trabalho acima de 2 (dois) metros de altura, obrigatrio o uso de cinto de segurana com duplo talabarte mantendo-se sempre 1(um) talabarte preso em local fixo e seguro; Manter as escadas distanciadas de linhas, eletrocalhas e cabos energizados.

No usar ferramentas Trabalhos com ferramentas Queda de Atingir outras manuais diversas inadequadas defeituosas; ferramentas e pessoas e danos Ferramentas que materiais materiais; apresentarem algum defeito Prensamento Leses e ou falta de proteo que de membros fraturas e toro; possa provocar riscos a Escoriao; Leses e integridade fsica do fraturas; Perfuraes. trabalhador, devero ser Leses e retiradas de circulao e fraturas. identificada das demais; No improvisar ferramentas.

Arrumao, Organizao e Impacto ou Limpeza batida contra; Queda do mesmo nvel; Prensamento de Membros; Corte contuso / Escoriao

Leses, fraturas e toro Leses, fraturas e toro Leses, fraturas e toro Leses, fraturas e toro

Retirar todo o lixo ou sucata produzida no final de cada tarefa colocando-o em local apropriado Manter as vias de circulao livres e desimpedidas; Manter o local limpo e organizado.

APR ANLISE PRELIMINAR DE RISCOS


Setor rea

MANUTENO CANTEIRO DE OBRAS

Doc. N.

OS 001
06/08/2013 Rev

Funo: Eletricista

Data

00

Postura Incorreta.

Dores Musculares e srios problemas de colunas

ATENO: Garanta o Treinamento de TODOS os participantes Realize o acompanhamento na execuo dos servios PARE e solicite ajuda, caso tenha dvidas na execuo dos servios. Em caso de RISCO ou anormalidade, definir aes preventivas anexas a este documento.

ELABORADO POR:

ASSINATURA

JOS CARLOS SANTOS DA SILVA ENG. ELETRICISTA CREA 110516249-4

So Lus MA, 06 de Agosto de 2013

You might also like