You are on page 1of 12

Andra Tavares Fices urbanas: estratgias para a ocupao das cidades*

palavras-chave: grafite; site specific; arte contempornea

As intervenes do grafite e da pichao na cidade criam fissuras no real que, por vezes, geram reaes violentas, j que a maioria de ns tem dificuldade em lidar com fenmenos atuantes fora da dita ordem natural das coisas. Seres fantsticos e uma tipografia hermtica desafiam no s o senso comum, mas tambm as leis. Fices urbanas pretende analisar as diferenas entre as estratgias da pichao e do grafite na cidade de So Paulo. Esses procedimentos so considerados em suas dinmicas de apropriao do espao cotidiano e em relao ao quadro terico do debate artstico contemporneo.

keywords: graffiti; site specific; contemporary art

Interventions on urban space such as graffiti and pichao create cracks in the real that sometimes may generate violent reactions, since most of us find difficulties in dealing with phenomena that stretch out our sense of security. Fantastic creatures and a typography that is hard to read defy not only common sense, but also the laws. The text Urban fiction analyzes the differences between the strategies of graffiti and pichao in So Paulo. These procedures are considered in their dynamics to take over urban landscape and examined in relation to the theoretical framework of contemporary art debate.

Zezo e seu trabalho nos subterrneios da cidade.

* Este texto foi apresentado no 1 Seminario Internacional sobre Arte Pblico en Latinoamrica, promovido pelo Grupo de Estudios sobre Arte Pblico en Latinoamrica, Universidad de Buenos Aires, novembro de 2009.

Introduo Um sambaqui. O centro da cidade de So Paulo, assim como o de outras metrpoles da Amrica Latina, pode ser entendido como um sambaqui. Um lugar construdo por sedimentos, sobreposies de vestgios de pocas diversas. Longe da homogeneidade das propostas urbansticas modernas, vivemos na heterogeneidade dos sambaquis. Nesse lugar de amalgamento de sedimentos temporal e ideologicamente diferentes, como o centro de So Paulo centro histrico, centro do governo, centro imaginrio da cidade , surge espao para diversas experincias estticas. Aquelas a que me dedico neste ensaio so o grafite e a pichao. So manifestaes intra/entre/sobremuros que nomeiam brechas na realidade. Nos desenhos e arabescos que tomam de assalto o horizonte, as brechas deixam visvel um universo onrico, um lugar de suspenso onde a realidade e a fico se misturam. O filsofo Arthur Danto, em seu livro A transfigurao do lugar comum, escreve: como classe, as obras de arte se opem s coisas reais do mesmo modo que as palavras e colocam os que as contemplam como obras de arte a uma distncia comparvel1. As imagens se relacionam com o real cotidiano, configurando uma realidade prpria e diferente. So as figuras que nos olham que me chamam a ateno, produtos de uma complexa pesquisa potica. Figuras sublimes assustadoras e fascinantes , idealizadas em sua beleza, nostlgicas pela sua liberdade despudorada. Foram as imagens figurativas, que parecem personagens de histrias em quadrinhos, que primeiro me chamaram a ateno. Essas imagens de personagens annimos se organizam de maneira amistosa. As figuras desenhadas por uns se justapem s dos outros, os desenhos se somam uns aos outros, assim como se somaram as marcas do muro, sem disputa de territrio. Os desenhistas de quem falo procuram o dilogo entre os seus personagens e os lugares. O muro no serve apenas como suporte, uma tela em branco, um papel virgem; o muro incorporado com sua histria, suas marcas e sua relao com o que h em volta. Os muros so escolhidos pela sua posio na rua, pelas marcas que o tempo inscreveu ali; muitas vezes so as paredes de lugares abandonados, onde o desenho pode ser feito com tranquilidade. Se ainda no cito aqui um grafite especfico, um determinado trabalho ou um grafiteiro, porque pretendo me manter, neste primeiro momento, no tempo deste ensaio, distncia. Um observador impressionado pela sensao atmosfrica proporcionada por um conjunto de imagens que configura uma situao.

1. DANTO, Arthur. A transfigurao do lugar-comum. So Paulo: Cosac & Naify, 2005, p. 135.

22

ARS Ano 7 N 16

A dinmica Proponho entender que a imagem do grafite no apenas o desenho no muro, mas toda a situao nomeada pela interveno no muro. Costuma haver uma diferenciao entre grafite e pichao, definida principalmente pelo tipo de figurao, no caso do primeiro, usando o recurso figurativo de personagens annimos e no da segunda, uma tipografia feroz e ilegvel para leigos. O grafite tem sido aceito como manifestao artstica no Brasil desde a dcada de 19802; instituies artsticas tm feito exposies com grafite e atualmente temos galerias especializadas no assunto. Isso e mais a aceitao que grafiteiros como a dupla Os gmeos tm encontrado no mercado internacional legitimam definitivamente o grafite como arte, pelo menos dentro da teoria institucional. A pichao tem assumido o papel de ovelha negra do grafite. Em inmeras entrevistas, que podem ser acessadas mediante uma simples busca no Google, os grafiteiros dizem querer deixar a cidade mais bonita; pichador quer colocar sua marca no cidade, a conversa dele outra. Analisar a produo das duas dinmicas de trabalho, grafite e pichao, parece ser o caminho para entender os dois fenmenos frente arte contempornea. Nas ltimas quatro dcadas, com as correntes conceituais, temos a incluso de propostas artsticas que dissolvem e tensionam os limites entre arte e vida, que criticamente questionam, ao mesmo tempo, o envolvimento do homem com a paisagem e a prpria ideia de territrio. As anlises feitas sobre o grafite e a pichao a partir da dcada de 1970 tomam como ponto de partida a pichao dos levantes estudantis da Europa na dcada de 1960 e as mensagens subversivas dos grupos de esquerda na Amrica Latina. A partir desses dois momentos a pichao passa a ser entendida como um fenmeno da comunicao. O muro como o ltimo recurso, a ltima mdia possvel quando todas as outras esto inacessveis. Hoje tambm h no discurso dos prprios grafiteiros aqui de So Paulo essa vontade de se comunicar massivamente. Poderamos ser levados a crer que, com a facilidade de se criar um blog ou flog, essas mdias virtuais acessveis, democrticas e de amplo alcance poderiam substituir a pichao como meio de comunicao. No entanto, o que pode ser visto que os meios digitais esto sendo usados como ferramentas auxiliares na divulgao e no planejamento das aes de pichadores e grafiteiros. A mensagem s se configura efetivamente na insero do signo na paisagem urbana. Os pichadores disputam espaos em muros, no respeitam o tag do colega, grafam o seu por cima, maior, querem conquistar o lugar mais alto, mais visvel. Por qu? Uma hiptese: reapropriao territorial. Como se o territrio da cidade estivesse perdido e fosse preciso reconquist-lo. No se trata simplesmente de marcar territrio ces e gatos fazem isso, animais
Andra Tavares Fices urbanas: estratgias para a ocupao das cidades

2. No Brasil, o ano de 1983 foi muito importante para a insero do grafite no circuito da arte. O Museu de Arte Contempornea da Universidade de So Paulo promoveu o evento/exposio Arte na rua, que reuniu os grafiteiros da cidade para aes no museu e pelas ruas. Tambm nesse ano a 17 Bienal Internacional de So Paulo trouxe o trabalho de Keith Haring; na edio seguinte, a 18 Bienal, foi a vez do grafiteiro radicado em So Paulo Alex Vallauri levar seus personagens urbanos para dentro do cubo branco.

23

3.[...] deve-se levar em conta que a condio de sobrevivncia dos ncleos antigos remanescentes determinada pela soluo urbanstica geral e pelos critrios com que se disciplina, em torno do chamado ncleo histrico, o desastroso periekon das periferias urbanas [...]. Essa ao no pode ser apenas defensiva ou inibidora, pois est claro que os tecidos antigos no podem ser conservados se tiverem perdido todas as suas funes e, cortados do dinamismo urbano, constituam uma espcie de temenos envolvido pela desordem e pelo barulho da cidade moderna. ARGAN, Giulio Carlo. Histria da arte como histria da cidade. So Paulo: Martins Fontes, 1998, p. 77-78.

irracionais fazem isso instintivamente; seres humanos utilizam estratgias racionais, ou que pelo menos podem ser organizadas racionalmente. A estratgia dos pichadores parece ter uma motivao, como um contra-ataque s polticas do uso do espao urbano. O territrio, at onde a vista alcana, no lhes pertence; quem domina ali so as corporaes e instituies pblicas. Os edifcios, grandes marcos plsticos na cidade, impem sua autoridade simblica como guardies do capital ou da ordem; tm seu interior guardado por porteiros que ficham cada visitante. No exterior deles, onde esto fixados letreiros, cartazes e outdoors, agregam valor as logomarcas alardeando novas imagens/produtos. No h no imaginrio desses sujeitos um sentimento de pertencimento. No estar fora fisicamente, no habitar o centro, porque a pichao tambm est na periferia; este estar deslocado no mundo no se sentir representado, no se sentir parte constituinte da cidade, ainda que se a habite. O historiador Giulio Carlo Argan3 defendia que no se pode preservar nenhum centro histrico sem garantir qualidade de vida na periferia, correndo o risco de que a cidade se divida. Imaginrio As cidades foram invadidas por logomarcas que ocupam o espao do sujeito; em todo lugar que se olha h uma propaganda, no metr, nos nibus, at em txis. Essa invaso no apenas uma apropriao do espao do sujeito, mas do seu imaginrio. As corporaes, grandes empresas, a mdia, o Estado, todos querem um pedao do nosso imaginrio; o espao do nosso imaginrio que vendido para os anunciantes. Manifestao rebelde, marcar a cidade com seu sinal individual, permevel primariamente sua prpria comunidade. Segundo esta hiptese o tag ocupa um lugar dominado pela propaganda das grandes empresas mesmo aps a Lei Cidade Limpa isso ainda verdade. O sujeito, mesmo sem estrutura econmica e social que lhe apoie, chega ali e disputa espao com os grandes. O que tambm, como dinmica, no deixa de ser da ordem da fico, um movimento que trabalha na fissura da realidade e do sonho. A estratgia que atua fisicamente na cidade, como fato visual, acontece legitimamente no imaginrio dos sujeitos envolvidos na atividade e na sua apreenso (sujeitos como eu ou voc que nunca se arriscaram a ser presos por pichar um muro, mas que se interessam por essa atividade; apreendemos distncia, como voyeurs). O fato da ao dos pichadores ser reprimida de maneira violenta torna-a efetiva tambm no plano da realidade. Inmeros autores foram processados, aprisionados, censurados, excomungados por causa do contedo licencioso e no convencional de suas obras, msicas,
ARS Ano 7 N 16

24

4. DANTO, Arthur. op. cit., p. 136.

romances, novelas, contos, pinturas. A fico altera o imaginrio, que a base de formao do sujeito. Atuar no elemento formativo do sujeito pode ser trabalhar para mudar a trama do imaginrio social. A fico cria um estado de suspenso da lgica dominante que torna possvel ver-se a si de fora, de maneira crtica. O valor filosfico da arte reside no fato histrico de, em seu surgimento, ter ajudado a trazer conscincia dos homens o conceito de realidade4. Para que haja uma mudana real no imaginrio, as manifestaes desnaturalizadas, fora da ordem normal das coisas, precisam ser comentadas, precisam estar ligadas com o real. Seus autores precisam ter conscincia histrica sobre suas aes. Marginalidade A pichao precisa da marginalizao decorrente da sua ilegalidade e do seu carter invasivo. Sem isso, apenas, embora j seja bastante, uma pesquisa tipogrfica (e o marketing j se apropriou dessa tipografia). Seu carter de resistncia e sua potncia potica residem na sua marginalidade. Se no fosse proibido, se no fosse considerado sujo e feio, no teria a potncia heroica do sujeito que se prope a enfrentar todos os riscos para deixar sua marca na cidade. A pichao foge do espao legalizado da arte; o grafite transita por ele livremente. A manuteno da potncia da pichao a manuteno do seu estado marginalizado. A pichao tem como dinmica a ocupao dos espaos urbanos, os lugares por onde milhes de pessoas passam, o mesmo espao pelo qual as imagens da propaganda lutam. O espao da arte, fechado e elitizado, mesmo que h dcadas venha se abrindo ao grande pblico, no tem o mesmo poder sobre o imaginrio dos cidados de uma grande metrpole como So Paulo que a paisagem das ruas. Por dia, passam mais pessoas pela Radial Leste, com sua grande quantidade de pichaes e grafites, do que por todos os museus da cidade em um ano. Se a pichao precisa da marginalidade para assegurar sua potncia, o que dizer do grafite? A teoria institucional da arte define ser arte o que entra no circuito artstico, constitudo e definido pelos profissionais especialistas na rea. Arte seria o que est nos museus e nas galerias, e artistas, aqueles que participam de grandes mostras nacionais e internacionais, que frequentam o ambiente acadmico da arte e no encontram problemas para terem seus trabalhos investigados, analisados e criticados pelos acadmicos, isso quando eles mesmos no o so. Um grafite, como qualquer obra de arte, pode ser analisado como arte contempornea. Muitos grafiteiros investem na organizao, documentao e difuso da sua obra para alm do grupo de origem.

25

Andra Tavares Fices urbanas: estratgias para a ocupao das cidades

Enquanto a pichao parece estar focada num nicho, numa pequena comunidade que detm os cdigos de apreciao da linguagem, o grafite tem a mesma preocupao da arte como linguagem: ser aberto a interpretaes e almejar a universalidade. O grafite tambm acontece primariamente na rua e, como foi dito no incio deste ensaio, o desenho no muro intervm na paisagem e nomeia um lugar. Trata-se de interveno urbana, de interveno em lugar especfico. Isso vale para aquelas intervenes que pensam a relao do desenho entendido primeiramente como a figura inscrita no muro com o entorno, no podendo existir em outro lugar; ainda que a mesma figura seja inscrita em outros lugares, outras situaes sero configuradas. A pichao se d muito mais pela inscrio de tags em qualquer parte onde eles possam ser vistos, na maioria das vezes tendo uma relao de adio com o entorno a arquitetura se torna apenas suporte; o mesmo tag desenhado no papel vai pro alto do prdio. Sua agressividade e a necessidade da ilegalidade para a manuteno da sua potncia potica acabam por distanciar essa prtica das intervenes urbanas inseridas no circuito, que, embora nem sempre ajam no terreno da legalidade, no tm como norma a apologia vandalizao de patrimnio pblico ou privado, mas chamam para si o direito de usar o espao pblico, refletindo sobre a relao do cidado com a cidade. Se as hipteses anteriores fazem algum sentido, a pichao tem potencial potico enquanto ao expressiva, apesar de no possuir uma conscincia autorreflexiva e crtica sobre sua prtica que se manifeste como forma e ao, se distanciando portanto da esfera da arte contempornea. Linguagem Na sua obra Histria natural, no livro 35, Plnio descreve o que seria a criao da primeira escultura modelada em argila5. Um jovem partia para a guerra, a jovem apaixonada desenha na parede, a carvo, a silhueta definida pela sombra do rapaz. Seu pai, o oleiro Butades, pega um pouco de argila e modela a face do jovem a partir do contorno de sua sombra. Na experincia vivida por eles, principalmente por ela, a ausncia se constitui em um objeto, que presentifica essa ausncia. O objeto, o retrato modelado em argila, no ficou circunscrito quele pequeno crculo familiar; Plnio termina relatando que a pequena escultura havia sido preservada no Santurio das Ninfas. Por que num santurio? O que seria valorado apenas num pequeno crculo, passa para um domnio maior, o da coletividade. No apenas a ausncia de um indivduo amado por algum que merece ser presentificada, mas o
ARS Ano 7 N 16

5. PLINY the Elder. Natural history: a selection. Londres: Penguin Books, 2004, p. 336.

26

6. DEWEY, John. Art as experience. Nova Iorque: Perigee, 2005.

homem membro de uma comunidade, com tudo que isso implica, seu valor social e a empatia que o objeto pode fazer surgir na sua recepo. Segundo John Dewey, as obras de arte so constitudas a partir e com a experincia; a partir das experincias de um indivduo ou grupo para as de outros indivduos e grupos. O que faz com que a arte inclua em si a comunicao, mas no s isso, pois no se trata de comunicar uma experincia; trata-se de constituir experincias, assim, no plural6. Que tipo de experincia a pichao torna coletiva? Aquela das grandes cidades, da violncia das imagens vendendo produtos, do trnsito incessante, da falta de espao. A mesma experincia do grafite. Olhando para os muros desta cidade, So Paulo, grafite e pichao se amontoam numa lgica de ocupao de territrio, como naquele jogo, o WAR, disputando terreno visual com a propaganda. Esta ltima dentro da legalidade, os outros nem sempre. Diferena fundamental, o pichador e o grafiteiro no querem nos vender nada, querem ocupar a cidade, com a mesma fora das grandes empresas porque a cidade deles tambm, ou antes, primeiramente deles, de todos os seus habitantes. Somos os sujeitos que buscam reconhecimento. Por um lado queremos nos reconhecer nas imagens que compem nosso imaginrio e por outro queremos ser reconhecidos por elas. Pichadores e grafiteiros saem a campo para realizar esse desejo. Dominar uma linguagem bem mais do que dominar um meio, estabelecer relaes entre os usos desse meio e estar consciente das suas implicaes. Muitos alunos que chegam na Universidade Camilo Castelo Branco, no bairro de Itaquera, em So Paulo, e so grafiteiros e pichadores, se do conta disso. comum questionarem a validade do grafite como arte e sua aceitao em museus e galerias. Ficam confusos porque entendem que a essncia do grafite, o seu contato com o lugar, parece ser subestimada. Quase uma concluso Cabe entender o que acontece quando o grafite exibido numa galeria ou num museu. As aes dos grafiteiros podem ser mostradas atravs de fotos, como em portfolios, como nos blogs e flogs, ou com vdeos que documentam as aes. De ambas as maneiras a documentao didtica e visa estabelecer um canal comunicativo com o espectador de maneira a explicar e tornar conhecida a ao, ainda que distante da experincia esttica que se possa ter no contato direto com um muro grafitado. H tambm as exposies onde os grafiteiros mostram seus trabalhos em painis, telas e cartazes. A ao descontextualizada produz objetos que guardam semelhana formal com os grafites na rua mas perdem a sua capacidade de nomear um espao, surpreender o olhar,

27

Andra Tavares Fices urbanas: estratgias para a ocupao das cidades

tirar o transeunte do espao naturalizado da rua. na rua que as brechas na realidade e a suspenso do tempo contnuo acontecem. Quem chega numa exposio j est predisposto a uma experincia esttica, j suspendeu o tempo do seu cotidiano para entrar em outra situao, a da arte. Quando os personagens imensos ou pequeninos aparecem nos muros e se relacionam diretamente com as pessoas que passam por eles, h nesse encontro um duplo movimento: os personagens atribuem aos passantes um carter libertrio que parece lhes faltar no cotidiano de indivduos produtivos; as pessoas, por sua vez, do continuidade e movimento aos personagens fixados nos muros. O espao institucional do museu ou mesmo da galeria pode aparentemente proteger o grafite e assegurar a sua capacidade potica enquanto objeto de arte. No entanto, esse mesmo espao, o cubo branco, espao de suspenso, no permite que o grafite traga a sua potncia de interveno. A potncia potica da pichao est no confronto com o espao urbano entendido como espao do imaginrio dos sujeitos; nesse mesmo espao que acontece o grafite, ele tambm agindo sobre o nosso imaginrio, criando brechas entre ele e a realidade. O espao institucional da arte j est apartado da realidade, um espao para contemplao. Aqui o grafite em tela ou painis se torna um objeto domesticvel, que, ao se relacionar de maneira ingnua ou at precria com a tradio pictrica e grfica, no consegue ser um objeto resistente, capaz de se abrir para infinitos retornos, mltiplas interpretaes; ele parece se esgotar no momento, no modismo da dcada, tornando-se presa fcil para a reificao. Isso acontece quando o grafite descontextualizado. Seu contexto a rua, onde nomeia uma situao de encontro com os sujeitos no espao cotidiano deles; essa mesma situao no pode se reproduzir dentro do espao protegido do museu ou da galeria. Dois casos, um mesmo caso
7. Para conhecer melhor o trabalho de Zezo v ao site do artista: http:www.lost. art.br/zezao.htm

O grafiteiro paulista Zezo7 realiza seu trabalho dentro das galerias de esgoto e guas pluviais da cidade de So Paulo. Passando pela Marginal Pinheiros ou pela Marginal Tiet, duas grandes vias de acesso cidade, possvel para um observador atento vislumbrar, distncia, na parede de conteno de um crrego, um arabesco do artista. Grafiteiro desde adolescente, decidiu intervir nos lugares abandonados, que uma populao nmade e despossuda habita. So arabescos azuis, grandes, maiores do que uma pessoa adulta. Zezo utilizou as mdias digitais, blogs e flogs, para compartilhar seu trabalho e contar sobre suas experincias. Seu trabalho entrou no mercado; ele exibe, em galerias de arte, fotos e vdeos de suas aes e tambm faz os seus desenhos, os arabescos
ARS Ano 7 N 16

28

8. Para saber mais sobre o trabalho da dupla, consulte: http://www.lost. art.br/osgemeos.htm

9. Vertigem, exposio da dupla Os gmeos, de 24 de maro a 17 de maio, no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro.

azuis, dentro de ambientes domsticos, residenciais. Deslocar o mesmo desenho que habita o esgoto para a casa de algum poderia ser uma ao irnica. No entanto, a fora dessas aes que acontecem nas galerias de esgoto consiste na sua capacidade de resistir ordem produtiva; em vez de se dedicar a embelezar um lugar organizado da cidade, o sujeito foi se dedicar a desenvolver uma obra grfica e potica no choque entre a beleza do azul e a sujeira dos fluidos urbanos. Quis dar a conhecer, em seu blog, suas aventuras por esses lugares, o encontro com os habitantes subterrneos e com o descarte da metrpole. Quando esse mesmo desenho, o mesmo sinal, vai para um espao interno, domstico, h uma diluio dos significados conquistados quando se examina o trabalho enquanto conjunto de aes, fragilizando a potncia potica do todo, tornando o trabalho suscetvel reificao e fetichizao. Os gmeos8, uma dupla de grafiteiros paulistas, criaram um repertrio muito particular de personagens fantsticos partindo das ruas do bairro onde sempre moraram, o Cambuci. Esse bairro tradicional faz parte da regio central da cidade. Quando escrevia o incio deste ensaio, eram as figuras deles que eu tinha em mente. Por sua maneira precisa de se relacionarem aos lugares em que esto inseridas, elas criam um curioso espelho da populao; h algo de sublime, fascinante e atemorizante nesses personagens. Na galeria que os representa, a Fortes Vilaa, a primeira exposio, em 2006, foi uma interveno no prdio, que se tornou por fora uma grande cabea e por dentro uma instalao com telas, murais e objetos. Os personagens descontextualizados, retirados das ruas para habitar a galeria, acabavam por criar uma situao ensimesmada e autorreferente. A mesma hiptese levantada para o trabalho de Zezo e de outros grafiteiros que mudam de suporte se aplica aqui. O grafite precisa acontecer como interveno no circuito ideolgico do imaginrio urbano para no perder sua potncia. Em Vertigem, sua mostra mais recente9, a dupla criou um ambiente visual, sonoro e interativo. Interatividade no assegura por si s a capacidade de uma obra refletir criticamente sobre seu fazer, seu lugar e o lugar dos espectadores, no mundo e em relao obra. Conforme os argumentos desenvolvidos at aqui, quando o grafite perde sua relao com o espao urbano ele perde potncia e se fragiliza. Os desenhos nos muros configuravam situaes que foram chamadas de brechas na realidade; os transeuntes se vendo neles refletidos como que por um espelho que os deforma, suspensos das obrigaes do cotidiano. Essa situao, uma vez apreendida, leva o sujeito a pensar em si em um contexto, a ver a si de fora, como sujeito que compe a cidade e composto por ela. Uma viso crtica da constituio do imaginrio.
Andra Tavares Fices urbanas: estratgias para a ocupao das cidades

29

Para ler a entrevista na ntegra acesse: http://www.verveweb. com.br/jornalismo/ osgemeios_adraianapaiva.ltima data de acesso: 29/04/2009.

O foco principal da mostra Vertigem, segundo vem sendo propagado pela mdia, parece ser agradar e divertir de maneira ldica. Fechou-se a brecha conquistada no encontro entre o espao/tempo real do cotidiano e o desenho, no sobrou nada do sublime; como se tudo houvesse se tornado pitoresco, agradvel e acolhedor. No tem sido uma inteno da arte contempornea autoafirmar-se e afirmar o mundo de maneira positiva, como um lugar agradvel e acolhedor. A arte prope a desnaturalizao do nosso lugar no mundo, da sua capacidade de nos proporcionar um lugar privilegiado de reflexo. Em entrevista a Adriana Paiva, da Verve Press10, por ocasio da primeira exposio dOs gmeos na Fortes Vilaa, em 2006, os artistas afirmaram que aquilo que estava dentro da galeria no era grafite, era arte contempornea. Podemos concordar com a primeira afirmao o que est l dentro no grafite , mas concordar com a segunda fica muito mais difcil. Na rua, o grafite pode ser entendido como arte contempornea em toda a sua potncia potica. As experincias de insero do grafite em galerias e museus, na sua descontextualizao, o tornam frgil e esvaziado de significado. A situao nomeada pelo desenho no muro, que chamamos de grafite, precisa da rua; no da ilegalidade, mas simplesmente do espao urbano, aquele que constri com mais fora o nosso imaginrio e configura a nossa experincia de mundo.

Ao lado, Trampo na 1 Bienal Internacional Graffiti Fine Art, no Museu Brasileiro da Escultura. Maurcio Parmalat. http://naipeskate. blogspot.com

Andra Tavares artista plstica, trabalhando principalmente com desenho, gravura e fotografia. Mestre em Poticas Visuais pela ECA-USP, leciona na Faculdade Armando lvares Penteado. 30 ARS Ano 7 N 16

You might also like