You are on page 1of 25

11/07/13

Lgica da Violncia | Cidadania & Cultura

Cidadania & Cultura


Economia, Poltica, Sociedade, Comportamentos, Arte, Cinema, Livros, Msica, Futebol, Humor e Internet
Incio Cursos Dicas e Servios Estatsticas Favoritos Indicadores Sobre

Livro Brasil dos Bancos Temas do Blog

Perguntas mais Frequentes

Posts Preferidos

Lgica da Violncia
Posted on 11/07/2013 by Fernando Nogueira da Costa

Contad or de Visitas desde 22/01/20 10


1,541,148 hits

Blog do Fernan do Nogueir a da Costa


Steven Pinker, em Os Anjos Bons da Nossa Natureza, sintetiza uma teoria evolucionista-darwinista para explicar porque os seres vivos tm as disposies mentais e os motivos bsicos que impelem seu comportamento.

Blogroll
1/25

fernandonogueiracosta.wordpress.com/2013/07/11/logica-da-violencia/#more-26816

11/07/13

Lgica da Violncia | Cidadania & Cultura

Por que evoluem organismos que buscam fazer mal a outros organismos? No se trata apenas da sobrevivncia dos mais aptos, mas, como explica a sntese moderna da biologia evolutiva com a gentica e a teoria dos jogos, Richard Dawkins, em seu livro O Gene Egosta, sugere imaginar os animais (inclusive os racionais, sic) como mquinas de sobrevivncia construdas por seus genes fielmente propagados ao longo da evoluo. Uma mquina de sobrevivncia tende a reagir s outras. Porque ela tambm uma mquina que tem custodia de seus genes imortais para o futuro, far de tudo para preserv-los. A seleo natural favorece genes que controlam suas mquinas de sobrevivncia de modo a faz-las usar seu ambiente da melhor forma possvel. Isso inclui usar do melhor modo possvel outras mquinas de sobrevivncia, da mesma espcie ou de outras. Em boa parte do mundo vivo, a violncia simplesmente o normal, algo que no requer explicao. Quando as vtimas pertencem a outra espcie, chamamos os agressores de predadores ou parasitas. Mas membros da mesma espcie tambm podem ser vtimas. Infanticdio, fratricdio, canibalismo, estupro e combate letal j foram documentados em muitos tipos de animais. No entanto, a natureza no consiste em uma grande escaramua sangrenta. Os animais so menos inclinados a fazer mal a parentes prximos, pois qualquer gene que leve a um animal a prejudicar um parente ter uma boa chance de prejudicar uma cpia de si mesmo existente no corpo desse parente. A seleo natural tenderia a erradic-lo.

Informaes Curriculares

Links
Currculo Lattes Instituto de Economia Perfil do Google RedeD

Search
Termo

Categor ias
Abordagem Desenvolvim entista (505) Abordagem Estruturalista (148) Abordagem Financeira (166) Abordagem Internacional (86) Abordagem Terica (100) Apresenta es (43)

fernandonogueiracosta.wordpress.com/2013/07/11/logica-da-violencia/#more-26816

2/25

11/07/13

Lgica da Violncia | Cidadania & Cultura

Qualquer organismo que, pela evoluo, se tornou violento membro de uma espcie cujos outros membros, em mdia, evoluram com essa mesma caracterstica de violncia. Se ele atacar algum de sua prpria espcie, o adversrio pode ser to forte e combativo quanto ele e possuir as mesmas armas e defesas. A probabilidade de que, ao atacar um membro da mesma espcie, o organismo acabe sofrendo dano uma poderosa presso da seleo natural que desfavorece a agresso indiscriminada. Isso exclui a metfora hidrulica da presso psquica que se acumula e, por fim, extravasa, como a causa bsica da violncia. Exclui tambm a maioria das teorias leigas sobre a violncia como a sede de sangue, o desejo de matar, o instinto assassino e outros impulsos e nsias destrutivas emocionais. Quando uma tendncia a violncia evolui, ela sempre estratgica. Os organismos so selecionados para recorrer violncia somente em circunstncias nas quais os benefcios esperados superam os custos esperados. Em outras palavras, espcies inteligentes fazem uma anlise racional de custo / benefcio antes de cometerem violncias. A lgica da violncia, quando aplicada a membros de uma espcie inteligente que se defrontam com outros membros dessa espcie, sugere uma leitura do Leviat, livro de Hobbes publicado em 1651. Ele analisou os incentivos violncia. Encontramos na natureza do ser humano, portanto, trs principais causas de contenda: primeira, a competio; segunda, a difidncia, uma palavra que, no
fernandonogueiracosta.wordpress.com/2013/07/11/logica-da-violencia/#more-26816

Carreira Profissional (95) Cinema (198) Cinema Clssico (22) Cinema Contempor neo (43) Cinema de Autor (33) Cinema e Histria (23) Cinema: Documentri os (67) Cinema: Trilha Sonora (12) Curso Aberto (164) Curso Brasil dos Bancos (17) Curso Economia Monetria (24) Curso Economia no Cinema (36) Curso Finanas e Mercado de Capitais (21) Curso
3/25

11/07/13

Lgica da Violncia | Cidadania & Cultura

tempo de Hobbes, significava medo; terceira, a glria. A primeira causa leva o Homem a invadir pelo ganho; a segunda, pela segurana; a terceira, pela reputao. No primeiro caso, os homens usam a violncia para assenhorear-se das posses de outros homens, de mulheres, filhos e gado; no segundo, para defende-los; no terceiro, por ninharias, como uma palavra, um sorriso, uma opinio diferente e qualquer outro sinal de desapreo, seja diretamente a suas pessoas, seja por reflexo em seus parentes, seus amigos, sua nao, sua profisso ou seu nome. Hobbes considerava a competio um instinto inevitvel do empenho do agente por seus interesses. Mquinas de sobrevivncia capazes de afastar seus competidores de recursos finitos como comida, gua e territrio desejvel conseguiro se reproduzir mais do que seus competidores e deixaro o mundo com as mquinas de sobrevivncia que so mais aptas a esse tipo de competio. Uma fmea no pode multiplicar o nmero de filhos acasalando-se com vrios machos. Isso faz da capacidade reprodutiva da fmea um recurso escasso pelo qual competem os machos de muitas espcies, inclusive a humana. Nada disso, a propsito, implica que os homens so robs controlados por seus genes, que eles podem ser moralmente desculpados por estuprar ou lutar por prmios sexuais passivos.
fernandonogueiracosta.wordpress.com/2013/07/11/logica-da-violencia/#more-26816

Macroecono mia Aberta (30) Curso Mercado Bancrio (12) Curso Mercado de Capitais (12) Curso Microeconom ia Moderna (11) Dicas de Leituras (60) Educao (79) Estante (215) Estante de Comportame ntos (47) Estante de Crnicas (29) Estante de Economia (57) Estante de Poltica (45) Estante de Sociedade (37) Finanas (512) Finanas
4/25

11/07/13

Lgica da Violncia | Cidadania & Cultura

A segunda causa de altercao a difidncia (medo). Ela uma consequncia da primeira causa: competio gera medo. Se voc tem razo para desconfiar que seu vizinho propenso a elimin-lo da competio, por exemplo, ento voc ser propenso a se proteger eliminando-o, primeiro, em um ataque preventivo. Quando um homem armado encontra outro na mesma condio, cada um deles tentado a atirar no outro para no ser baleado primeiro. Esse paradoxo s vezes chamado de armadilha hobbesiana ou, na arena das relaes internacionais, de dilema da segurana. Como os agentes inteligentes podem se desvencilhar da armadilha hobbesiana? O jeito mais bvio atravs de uma poltica de dissuaso: 1. No ataque primeiro; 2. Seja forte o suficiente para sobreviver a um primeiro ataque; e 3. Retalie no mesmo grau contra qualquer agressor. Uma poltica de dissuaso que tenha credibilidade pode remover o incentivo do competidor a invadir pelo ganho, pois o custo imposto pela retaliao anularia para ele as vantagens previstas. E elimina seu incentivo a invadir por medo. A dissuaso reduz a necessidade de atacar preventivamente. No entanto, essencial para a poltica de dissuaso a credibilidade da ameaa de que voc ir retaliar. Se seu adversrio pensa que voc vulnervel a ser aniquilado em um primeiro ataque, no tem porque temer uma retaliao. E se ele pensar que, uma vez atacado, voc pode, racionalmente, se abster de retaliar, pois a essa altura tarde demais para ter algum
fernandonogueiracosta.wordpress.com/2013/07/11/logica-da-violencia/#more-26816

Bancrias (202) Finanas Capitais (110) Finanas Comportame ntais (124) Finanas Imobilirias (106) Futebol (54) Humor (97) Imagens (115) Msica (111) Msica de Geraes (25) Msica Salva Vida (31) Msica Ultrapassa Fronteiras (23) Msica Universal Brasileira (42) Meus Livros (47) Mundo (94) Noo de Nao (667) Poltica Brasileira (238)
5/25

11/07/13

Lgica da Violncia | Cidadania & Cultura

efeito, ele poder explorar essa racionalidade e atac-lo impunemente. S se voc estiver decidido a refutar qualquer suspeita de fraqueza, a vingar todas as invases e a revidar todas as afrontas, sua poltica de dissuaso ser crvel. Uma explicao para o incentivo de invadir glria, honra, ou melhor, credibilidade. A poltica de dissuaso tambm conhecida como o equilbrio do terror ou destruio mutuamente assegurada. A dissuaso reduz a violncia somente graas a uma ameaa de violncia ou a uma demonstrao violenta de coragem. Um ato de violncia, consequentemente, pode levar a outro, em um ciclo interminvel de retaliao. O vis do interesse prprio pode fazer cada lado pensar que sua prpria violncia foi um ato de retaliao justificado e que o ato do outro foi uma agresso sem provocao. A anlise de Hobbes diz respeito vida em um Estado de Anarquia. O ttulo de sua obra-prima identificou um modo de escapar dela, o Leviat: uma autoridade governamental que incorpore a vontade do povo e tenha o monoplio da fora. Aplicando penalidades aos agressores, o Leviat pode eliminar seu incentivo agresso. Em cada ato de violncia, h trs partes interessadas: 1. 2. 3. o agressor, a vtima e um observador.

Poltica Econmica (230) Sociedade Brasileira (217) Tendncia Tecno (129) Teoria Alternativa da Moeda (27) Textos Didticos (48) Textos para Discusso (23)

Posts Recente s
Lgica da Violncia Maniquesmo Mercado de Trabalho de Ocupaes de Nvel Superio r Perspectivas Profissionais:

Cada um tem um motivo para a violncia: 1. o agressor, predar a vtima;


fernandonogueiracosta.wordpress.com/2013/07/11/logica-da-violencia/#more-26816

Nvel Tcnico e Superior


6/25

11/07/13

Lgica da Violncia | Cidadania & Cultura

2. a vtima, retaliar; 3. o observador, minimizar os danos colaterais da luta dos dois. A violncia entre os combatentes pode ser chamada de Guerra; a violncia pelo observador contra os combatentes pode ser chamada de Lei. A teoria do Leviat, em resumo, diz que a Lei melhor do que a Guerra. Os seres humanos viveram em Estado de Anarquia at o surgimento da Civilizao, h cerca de 5 mil anos, quando agricultores sedentrios pela primeira vez se reuniram em cidades e Estados e criaram os primeiros governos. Se a teoria de Hobbes for correta, essa transio tambm deve ter trazido o primeiro grande declnio histrico da violncia. Antes, a vida devia ser mais srdida, mais brutal e mais curta do que quando a paz lhes foi imposta por autoridades armadas: um avano que Steven Pinker denomina de Processo de Pacificao.

Rebeldes Contempor neos = Rebeldes Pri mitivos Black Bloc, Anarcopunks , Grupos de Extrema Direita e Esquerda, Pitboys e Perifas Ligados ao Trfico: Vnd alos?! Protestos dos Jovens Cida dos Orculos, Videntes e Pragmtico s CCCCC: Comando Conservador Conservacio nista de Caa aos Consumi stas Sntese do Pensamento

Classificar isto: Compartil Facebook 1

Delfiniano
2 Votes

Risco da Democracia:
StumbleUpon
7/25

Twitter 1

fernandonogueiracosta.wordpress.com/2013/07/11/logica-da-violencia/#more-26816

11/07/13

Lgica da Violncia | Cidadania & Cultura

he:

LinkedIn 1 Email Print

Google +1

Compartilhamento

Desmoraliza o da Poltica e

Gostar disto:

Gosto
Be the first to like this.

dos Polticos Manipulao de Pesquisa do Datafolha Atlas do Censo Demogrfico 2010

Esta entrada foi publicada em Estante, Estante de Comportamentos com as etiquetas Comportamentos. ligao permanente.

Maniquesmo

Diviso UrbanoRegional

Deixar uma resposta


Escreva o seu comentrio aqui...

do Brasil Medidas Essenciais para Reforma Pol tica

Debate
Wal dir em Era Var gas : Rev isio nis mo Fer nan
fernandonogueiracosta.wordpress.com/2013/07/11/logica-da-violencia/#more-26816 8/25

11/07/13

Lgica da Violncia | Cidadania & Cultura

do Nog ueir a da em Prof iss es de Fut uro Alex and ra Tem plet on em Prof iss es de Fut uro

Fer nan do Nog ueir a da em CC CC C:


fernandonogueiracosta.wordpress.com/2013/07/11/logica-da-violencia/#more-26816 9/25

11/07/13

Lgica da Violncia | Cidadania & Cultura

Co ma ndo Con ser vad or Con Ron i em CC CC C: Co ma ndo Con ser vad or Con Fer nan do Nog ueir a da em Prof iss es de Fut
fernandonogueiracosta.wordpress.com/2013/07/11/logica-da-violencia/#more-26816 10/25

11/07/13

Lgica da Violncia | Cidadania & Cultura

uro Fer nan do Nog ueir a da em Esp ecul a o Imo bili ria no Rio Jos eph Do mini c Pec or em Prof iss es de Fut uro Ene ida em Esp
fernandonogueiracosta.wordpress.com/2013/07/11/logica-da-violencia/#more-26816 11/25

11/07/13

Lgica da Violncia | Cidadania & Cultura

ecul a o Imo bili ria no Rio Fer nan do Nog ueir a da em CC CC C: Co ma ndo Con ser vad or Con Nic ola Fila rdo em Ris co
fernandonogueiracosta.wordpress.com/2013/07/11/logica-da-violencia/#more-26816 12/25

11/07/13

Lgica da Violncia | Cidadania & Cultura

da De moc raci a: Des mor ali Ron i em CC CC C: Co ma ndo Con ser vad or Con Eve rton de Var gas em Evo lu o Hu ma na por Milo

fernandonogueiracosta.wordpress.com/2013/07/11/logica-da-violencia/#more-26816

13/25

11/07/13

Lgica da Violncia | Cidadania & Cultura

Fer nan do Nog ueir a da em Ris co da De moc raci a: Des mor ali Fer nan do Nog ueir a da em CC CC C: Co ma ndo Con
fernandonogueiracosta.wordpress.com/2013/07/11/logica-da-violencia/#more-26816 14/25

11/07/13

Lgica da Violncia | Cidadania & Cultura

ser vad or Con

Julho 2013

S T QQ S S D

1234567

8911111

01234

1111122

5678901

2222222

2345678

233

901

Jun

ARQUI VO MENSA L
fernandonogueiracosta.wordpress.com/2013/07/11/logica-da-violencia/#more-26816 15/25

11/07/13

Lgica da Violncia | Cidadania & Cultura

Selecci onar m s

Entrada s Mais Popular es nas ltimas 24-48 horas


Comparao : Nova Poupana X Fundos ou CDB Banco Central do Brasil anuncia a exploso da bolha imobiliria! Bolha de Flats no Incio dos Anos 2000 Maniquesmo Testamento: Sucesso e Partilha de Bens Ainda Em Vida Pirmide Etria Brasileira
fernandonogueiracosta.wordpress.com/2013/07/11/logica-da-violencia/#more-26816 16/25

11/07/13

Lgica da Violncia | Cidadania & Cultura

Censo 2010: populao urbana sobe de 81% para 84% Perspectivas Profissionais: Nvel Tcnico e Superior CCCCC: Comando Conservador Conservacio nista de Caa aos Consumistas Gastos Extras com Compra de Imvel

Nuvem de Categor ias

Abor dage m Dese nvolvi menti sta


Abordag
fernandonogueiracosta.wordpress.com/2013/07/11/logica-da-violencia/#more-26816 17/25

11/07/13

Lgica da Violncia | Cidadania & Cultura

em Estruturali sta

Abordag em Financeir a
Abordage m Internacion al Abordage m Terica
Apresenta es

Carreira Profissiona l

Cinema

Cinema: Document rios Cinema


Clssico

Cinema Contempor neo Cinema de Autor


Cinema e Histria

Curso Aberto
Curso Brasil dos Bancos Curso Economia Monetria

Curso
fernandonogueiracosta.wordpress.com/2013/07/11/logica-da-violencia/#more-26816 18/25

11/07/13

Lgica da Violncia | Cidadania & Cultura

Economia no Cinema
Curso Finanas e Mercado de Capitais Curso Macroecono mia Aberta

Dicas de Leituras Educao

Estante
Estante de Comportam entos
Estante de Crnicas

Estante de Economia
Estante de Poltica Estante de Sociedade

Finan as
Finana s Bancria s
Finanas Capitais Finanas Comporta mentais
Finanas
fernandonogueiracosta.wordpress.com/2013/07/11/logica-da-violencia/#more-26816 19/25

11/07/13

Lgica da Violncia | Cidadania & Cultura

Imobiliria s Futebol Humor

Imagens
Meus Livros

Mundo

Msica
Msica de Geraes

Msica Salva Vida


Msica Ultrapassa Fronteiras

Msica Universal Brasileira

No o de Na o

Poltica Brasileir a Poltica Econm ica Socieda de Brasileir a


Tendnci a Tecno
Teoria
fernandonogueiracosta.wordpress.com/2013/07/11/logica-da-violencia/#more-26816 20/25

11/07/13

Lgica da Violncia | Cidadania & Cultura

Alternativa da Moeda

Textos Didticos
Textos para Discusso

Nuvem de Etiquet as
Arte Aula

Bancos
Comportam entos

Desenvo lvimento
Economia
Ensino

Filme Financia mento

Finanas
Histria

Internet
Mercado de Capitais

Msica
Piada

Poltica Poltica Econmi ca Sociedad


fernandonogueiracosta.wordpress.com/2013/07/11/logica-da-violencia/#more-26816 21/25

11/07/13

Lgica da Violncia | Cidadania & Cultura

e Texto
Acadmic o Times

Flickr Photos

Mais fotos

Subscri
fernandonogueiracosta.wordpress.com/2013/07/11/logica-da-violencia/#more-26816 22/25

11/07/13

Lgica da Violncia | Cidadania & Cultura

o por Email
Indique o seu endereo de email para subscrever este blog e receber notificaes de novos posts por email.

Junte-se a 680 outros seguidores

Subscreva-me!

Blogran k

livro banco

do brasil 200

anos 1964
fernandonogueiracosta.wordpress.com/2013/07/11/logica-da-violencia/#more-26816 23/25

11/07/13

Lgica da Violncia | Cidadania & Cultura

2008 autoria

de fernando

nogueira da

costa pdf

Found at

ebookbrowse

.com

Feed do Blog
RSS Artigos

Incio
Home Temas do Blog Perguntas mais Frequentes Posts Preferidos Livro Brasil dos Bancos Dicas e
fernandonogueiracosta.wordpress.com/2013/07/11/logica-da-violencia/#more-26816 24/25

11/07/13

Lgica da Violncia | Cidadania & Cultura

Servios Indicadores Favoritos Sobre Cursos Estatsticas

Home

Temas do Blog

Perguntas mais Frequentes Favoritos Sobre

Posts Preferidos Cursos

Livro Brasil dos Bancos

Dicas e Servios

Indicadores

Estatsticas

Blog em WordPress.com. | The Able Theme. por Automattic.

fernandonogueiracosta.wordpress.com/2013/07/11/logica-da-violencia/#more-26816

25/25

You might also like