You are on page 1of 11

1

UNIVERSIDADE PAULISTA INSTITUTO DE CIENCIAS DA SADE CURSO DE FISIOTERAPIA

DISCREPNCIA DE DESCARGA DE PESO E DE COMPRIMENTO NOS MEMBROS INFERIORES EM ADOLESCENTES COM ESCOLIOSE IDIOPTICA

KARINA MOREIRA VEIGA

ASSIS 2012

DESCARGA DE PESO E DISCREPNCIA DE COMPRIMENTO NOS MEMBROS INFERIORES EM ADOLESCENTES COM ESCOLIOSE IDIOPTICA

KARINA MOREIRA VEIGA A495FD4

Projeto de pesquisa apresentado como Iniciao Cientifica em Fisioterapia na Universidade Paulista UNIP Assis. Orientador: Prof Ms Cssia Saade Pacheco.

ASSIS 2012

SUMRIO

1. INTRODUO.............................................................................................04 2. JUSTIFICATIVA ..........................................................................................07 3. OBJETIVOS.................................................................................................08 3.1 Objetivo Geral...........................................................................................08 3.2 Objetivo Especfico..................................................................................08 4. MATERIAL E MTODO...............................................................................08 4.1 Sujeito........................................................................................................08 4.2 Material......................................................................................................09 5. RESULTADO ESPERADO .........................................................................10 REFERNCIAS................................................................................................11

1. INTRODUO

A coluna vertebral um pilar sseo formado por curvaturas fisiolgicas em convexidade anterior e posterior, denominadas lordose e cifose, respectivamente. Responsvel pela postura ereta do tronco e pelo alinhamento da cabea, suas curvaturas fisiolgicas so responsveis pela distribuio do peso entre todos os segmentos vertebrais, sem ocorrer sobrecarga no sistema articular1. Quando em equilbrio, a coluna possui estabilidade e mobilidade simultaneamente, devido a ajustes automticos, realizado pelos tensores musculares, comandados pelo sistema nervoso central. Porm, pode deformarse e tornar-se rgida pela interferncia desses mesmos tensores 1. A presena de curvatura lateral na coluna vertebral considerada patolgica, denominada de escoliose, uma deformidade esttica e evolutiva 2. Nesse caso, as vrtebras sofrem inclinao e rotao permanente 1,3. Se a escoliose ocorrer na coluna dorsal, devido ligao das costelas com as vrtebras, resultar em deformidade do gradeado costal, que se salientar do lado da convexidade medida que as vrtebras giram 4,5. Por outro lado, h encurtamento dos msculos da concavidade da curva e enfraquecimento dos msculos da convexidade 6,4. A escoliose pode ser de origem congnita (m formao da coluna no feto) ou adquirida. Esta pode ocorrer devido a problemas neurolgicos que atingem os msculos do tronco, alteraes sseas, traumas, encurtamento de um membro, decorrente de um mau posicionamento e por comprometimento da viso ou audio3,5. Porm, noventa e oito por cento so idiopticas, ou seja, sem causa definida6. As teorias defendem que a escoliose idioptica ocorre devido a desequilbrios neuromusculares, hormonais ou por sobrecarga fsica ou emocional5. Enfim, qualquer desequilbrio esttico pode gerar uma escoliose2. No estiro da adolescncia, o crescimento sseo se faz de maneira brusca. O tecido conjuntivo impe uma resistncia contra esse acelerado

crescimento, porm, quando a estrutura ssea no consegue vencer a resistncia do tecido conjuntivo, o elemento sseo se altera e encurva-se durante o crescimento, o que provoca a instalao e desenvolvimento da escoliose, que afeta mais de vinte por cento da populao infantil 2,6. Nos casos idiopticos, a coluna torcica mais acometida pela escoliose, preferencialmente do lado direito, h acunhamento das vrtebras e a coluna lombar curva-se de modo a compensar
7,8,9

. A coluna interfere e sofre

interferncia da cintura plvica, escapular e dos membros. Portanto, os portadores de escoliose, apresentam algumas caractersticas tpicas, como assimetria do tringulo de Tales, gibosidade, presente na posio de Adam, ombros e cristas ilacas desnivelados, discrepncia dos membros inferiores e posicionamento anormal da cabea 7,9. A escoliose pode ser classificada de duas formas. A primeira em relao ao grau de gravidade, em que curvas at 20 do ngulo de Cobb, recomendase observao, para avaliar se h piora em um pequeno perodo e tratamento preventivo. Se a curva entre 20 e 40 Cobb, indica-se colete de manuteno (Milwaukee ou similar) 23 horas por dia associado ao tratamento, at o final da fase de risco (estiro). E caso a curva seja maior que 40 Cobb, realiza-se tratamento cirrgico10. A segunda classificao, mais antiga, considera a escoliose de acordo com sua evoluo. Pr-escoliose: crianas com m postura, que em radiografias podem at no apresentarem uma curva patolgica, mas apresentam pequenas anomalias estticas, recomenda-se acompanhamento atento do crescimento. Na escoliose do primeiro grau h o aparecimento da deformidade em posio ortosttica, mas no em decbito, aconselha-se repouso (proibio de esportes) e colete, se essa deformidade piora no fim da tarde indica-se tratamento corretivo. Escoliose do segundo grau: a deformidade ocorre em posio ortosttica e em decbito, s desaparece com uma trao entre cabea e ps, aconselhado tratamento dirio das retraes e uso rigoroso do colete. Escoliose de terceiro grau: que aparecem em todas as posies, em p, em decbito e at sob trao. Podem ser flexveis, quando

seu grau varia dependendo da posio ou fixas, quando seu grau no se altera em nenhuma das posies. Seu tratamento cirrgico 2. A discrepncia no comprimento dos membros inferiores, assim como a escoliose, pode ser de origem congnita ou adquirida. As congnitas podem ser morfolgicas, devido a um encurtamento ou sobrecrescimento, ou podem ser posturais, por contratura em postura intrauterina. Nas adquiridas, esto exposio das placas de crescimento em tratamentos radioterpicos, sequelas de leses traumticas ou infecciosas das placas fisrias e fraturas consolidadas viciosamente8. Luxao unilateral do quadril, joelho em flexo ou recurvado, aduo do quadril, retraes musculares e escoliose podem causar a assimetria dos membros inferiores. Para avaliar essa diferena, deve-se lanar mo de avaliao clnica e exame radiogrfico. Utiliza-se fita mtrica para mensurao aparente e real, tomando como base pontos anatmicos mveis e fixos 8. Para avaliar a discrepncia real no comprimento dos membros inferiores, realiza-se a medida das espinhas ilacas ntero-superiores at os malolos mediais ou pede-se ao paciente que fique em decbito dorsal, com flexo de joelhos a 90, se um joelho mais alto que o outro, indica que a tbia desse segmento maior, se um joelho se anterioriza mais que o outro, indica que o fmur dessa extremidade maior11. Para avaliar a discrepncia aparente no comprimento dos membros inferiores, ou seja, em que no h desigualdade no tamanho sseo, mas obliquidade plvica (desigualdade entre as espinhas ilacas speroposteriores), realiza-se a medida da cicatriz umbilical at o malolo medial. Na regio proximal do fmur, a referncia pode ser a espinha ilaca ntero-superior ou o trocanter maior. Na regio distal, as interlinhas articulares ou malolos medial e lateral8,11.

2. JUSTIFICATIVA

Esse tema foi escolhido por se tratar de uma deformidade comum que acomete muitos adolescentes e que pode acarretar sequelas por toda a vida. Essa pesquisa de suma importncia para a Fisioterapia, uma vez que as deformidades da coluna vertebral podem incidir sobre os membros inferiores e, pouco se publicou sobre a escoliose com a discrepncia do comprimento e da descarga de peso dos membros inferiores. Estudos da postura e da reeducao postural tem apontado o uso assimtrico do corpo com descargas de peso diferentes nas bases plantares 12. Assim, esse estudo prope elucidar possveis relaes da escoliose e sua assimetria corporal com a descarga de peso nos MMII, o que poder contribuir para o aprimoramento do diagnstico e do plano de tratamento de pacientes com escoliose idioptica na adolescncia.

3. OBJETIVO

3.1 Objetivo Geral

Avaliar em adolescentes com diagnstico de escoliose a presena da discrepncia de comprimento e descarga de peso nos membros inferiores (MMII).

3.2 Objetivo Especfico

- Avaliar a relao da descarga de peso com o grau da escoliose idioptica; - Relacionar a descarga de peso com o lado da convexidade ou da concavidade escolitica; - Detectar diferena no comprimento dos membros inferiores no diagnstico de escoliose idioptica e associ-la a convexidade ou concavidade da curvatura escolitica e o grau da deformidade (ngulo de Cobb).

4. MATERIAL E MTODO

4.1 Sujeito: sero selecionados para a amostra 30 adolescentes entre 10 e 18 anos, encaminhados por mdicos, fisioterapeutas ou pessoas que saibam da pesquisa, com o diagnstico mdico de escoliose e que apresentam exame radiogrfico que confirme a presena da escoliose.

- Critrio de incluso: adolescentes de 10 a 18 anos com diagnstico de escoliose idioptica e confirmao diagnstica por exame radiolgico que aceitem anuir ao Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). - Critrio de excluso: sero excludos deste estudo indivduos fora da faixa etria de 10 a 18 anos, que no tenham diagnstico de escoliose confirmado pelo exame radiolgico, e no aceitem anuir ao TCLE.

4.2 Material: - fita mtrica: uma fita mtrica plstica padro graduada em milmetros para mensurar o comprimento real e aparente dos MMII, desde a espinha ilaca ntero-superior at os malolos internos e da cicatriz umbilical at os malolos internos.

- duas balanas analgicas : para registrar a descarga de peso nos MMII sero utilizadas duas balanas analgicas, calibradas igualmente com peso de 1 kg antes da coleta de dados de cada sujeito. As balanas estaro acopladas em uma plataforma de madeira (1m X 1m de dimenso, e altura de 10 cm), para nivelar as balanas com o piso, sem criar possveis instabilidades posturais pelo sujeito estar subindo em balanas. O paciente dever subir na plataforma e em posio ortosttica colocar seus ps sobre as marcas, no centro de cada balana (distncia entre os ps de aproximadamente 10 cm) e permanecer por trinta segundos para registro do valor em cada balana (p direito e p esquerdo). O sujeito sair da balana e repetir este processo trs vezes, para maior confiabilidade.

10

- Negatoscpio: ser utilizado para observao da imagem radiolgica e medir o grau da escoliose pelo mtodo de Cobb - ser traado uma linha paralela borda superior da primeira vrtebra que mais se inclina na direo da concavidade e uma linha paralela na borda inferior da ltima vrtebra com maior angulao em direo concavidade, depois se traar uma linha perpendicular em cada uma dessas retas de modo que elas se cruzem, formando o ngulo de Cobb e revelando o grau da escoliose.

Os dados sero tabulados em ambiente Excel para avaliao de estatstica simples e teste de correlao e significncia da amostra. A pesquisa dever durar aproximadamente seis meses, desde a triagem dos indivduos com escoliose, a avaliao de cada adolescente, e a coleta de dados, com anlise estatstica e concluso do trabalho. A avaliao de cada adolescente com diagnstico de escoliose ser realizada nas dependncias da Universidade Paulista (UNIP), localizada na Rua Myrtes Spera Conceio, em Assis - SP, aps aprovada pelo Comit de tica em Pesquisas.

5. RESULTADO Espera-se com essa pesquisa detectar a diferena no comprimento dos membros inferiores e na descarga de peso de adolescentes com escoliose idioptica e associ-la a convexidade ou concavidade da curvatura e com o grau da deformidade.

11

REFERNCIAS

1. KAPANDJI, I. A. Fisiologia articular: tronco e coluna vertebral. Traduo de Maria A. Madail e A. Felipe da Cunha. -- So Paulo: Editora Manole, 1990, v. 3. 2. BIENFAIT, M. A escoliose. In: Os desequilbrios estticos. Traduo de Angela Santos. 4 ed. SP: Editora Summus, 1995. 3. KENDALL, F.P. Et All. Postura. In: Msculos provas e funes com postura e dor. Traduo de Marcos Ikeda. 5 ed. SP: Editora Manole, 2007. 4. MARQUES, A.P. Escoliose Tratada com Reeducao Postural Global. Revista de Fisioterapia Universidade de So Paulo, v.3, n.1/2, p. 65-68 jan./dez., 1996. 5. TIDSWELL, M. Deformidades da coluna vertebral. In: Ortopedia para fisioterapeutas. Traduo de Tania Clarete. --SP: Editora Premier, 2001. 6. BIENFAIT, M.; SANTOS, A. Escoliose, Calamidade to Desconhecida. Revista Fisioterapia, So Paulo. 7. FAANHA, F.A.M.; DAFINO, H.; GONZAGA, M.C. Escoliose Idioptica no Adolescente: Instrumentao Posterior. Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. Sociedade Brasileira de Reumatologia. 8. HEBERT, S. Et All. Desigualdade de comprimento dos membros inferiores e Coluna Toracolombar: deformidades In: Ortopedia e traumatologia: princpios e prtica. 3 ed. SP: Editora Artmed, 2002. 9. ROCHA, E.S.T.; PEDREIRA, A.C.S. Problemas Ortopdicos Comuns na Adolescncia. Jornal de Pediatria, Rio de Janeiro, p.225-233, 2001. 10. BRUSHINI, S. Escoliose. In: Ortopedia Peditrica. 2 ed. SP: Editora Atheneu, 2001. 11. HOPPENFELD, S. Exame do Quadril e da Pelve In: Propedutica Ortopdica- Coluna e Extremidades. Traduo de Antonio Augusto. --SP: Editora Atheneu, 2008. 12. VIEIRA, A. O Mtodo de Cadeias Musculares e Articulares G.D.S.: Uma Abordagem Somtica. Movimento (Porto Alegre),v.8,n1,p.41-49 1998.

You might also like