You are on page 1of 31

DIREITO PREVIDENCIRIO E LEGISLAO PREVIDENCIRIA EM EXERCCIOS P/ O INSS (TCNICO E ANALISTA) E AFRFB

AULA 1
SEGURIDADE SOCIAL: Conceituao, Organizao, Princpios Constitucionais, Regime Geral de Previdncia Social (RGPS) e Regimes Prprios de Previdncia (RPPS):
1 - Marque a alternativa que apresente um dos princpios, previstos no texto constitucional, aplicveis Seguridade Social: a) Universalidade da base de financiamento. b) Seletividade e distributividade na prestao dos benefcios e servios. c) Irredutibilidade do valor dos servios. d) Eqidade na cobertura e atendimento. e) Diversidade do atendimento.

2 Tendo como base os princpios da Seguridade Social e da Previdncia Social, avalie as afirmativas seguintes e escolha a opo certa: I Como decorrncia do princpio da eqidade na forma de participao no custeio a empresa ou a entidade a ela equiparada, assim como o empregador, deve contribuir com alquotas e bases de clculo idnticas, independentemente da atividade econmica ou da quantidade de mo-de-obra utilizada. II A contribuio previdenciria do aposentado que retorna atividade se fundamenta no princpio da universalidade do custeio da Previdncia Social, que consectrio do princpio da Solidariedade. III O princpio da diversidade da base de financiamento da seguridade social visa propiciar maior segurana ao sistema contra flutuaes na arrecadao das contribuies. Dessa forma, uma proposta que vislumbre a criao de uma contribuio nica para substituir as diferentes contribuies atualmente existentes ser claramente constitucional. a) somente as afirmativas I e II so falsas. b) as afirmativas II e III so verdadeiras. c) somente a afirmativa I falsa. d) as afirmativas I e III so falsas. e) Todas as afirmativas so verdadeiras.

3 Tomando-se por base os princpios constitucionais que regem a Seguridade Social, esto incorretos os itens a seguir, exceto: a) Em respeito ao princpio da Uniformidade e Equivalncia dos Benefcios e Servios s populaes urbanas e rurais tem-se que os valores dos benefcios a serem concedidos aos trabalhadores devem ser idnticos.

1
Profs. Fbio e Srgio www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PREVIDENCIRIO E LEGISLAO PREVIDENCIRIA EM EXERCCIOS P/ O INSS (TCNICO E ANALISTA) E AFRFB

b) O princpio da Seletividade e Distributividade na Prestao dos Benefcios e Servios visa estabelecer que a concesso dos benefcios seja realizada indistintamente a todos os segurados, independente de necessidade especfica. c) O princpio da Redutibilidade do Valor dos Benefcios admite que a autarquia previdenciria (INSS) possa deduzir do valor do benefcio a ser pago ao segurado importncias previamente calculadas que visem obteno do equilbrio atuarial. d) A Diversidade da Base de Financiamento possibilita a criao e arrecadao, por meio de dispositivo legal prprio, de receitas de fontes variadas. e) O princpio da Eqidade na Forma de Participao no Custeio traz em sua essncia a idia de contribuies de valor mais elevado a cargo dos segurados e de menor valor a cargo das empresas e equiparados. 4 Considerando-se os princpios especficos da Previdncia Social fixados pela CRFB/88, no possvel afirmar: a) Todo o trabalhador que exera atividade remunerada ser considerado segurado obrigatrio do Regime Geral de Previdncia Social (RGPS), salvo quando, em razo da mesma atividade, j esteja amparado por regime prprio de previdncia. b) A Previdncia Social deve ter carter contributivo, tanto no caso do regime geral como no caso dos regimes prprios dos Entes Federativos. c) A CRFB/88 determina que a renda mensal dos benefcios substitutivos do salrio-de-contribuio ou do rendimento do trabalho no poder ter valor inferior ao do salrio mnimo. d) Os regimes previdencirios definidos pela CRFB/88 seguem a forma de capitalizao e, como conseqncia, h uma vinculao direta entre o valor das contribuies do segurado e o benefcio que o mesmo possa vir a receber em face da ocorrncia de algum dos eventos cobertos pelo seguro previdencirio. e) previsto pelo texto constitucional que os salrios-de-contribuio utilizados no clculo dos benefcios previdencirios sejam corrigidos monetariamente.

5 Avalie as afirmativas seguintes e associe com o princpio constitucional correspondente. Em seguida, escolha a opo que apresenta a seqncia correta: ( ) O acesso Seguridade Social deve ser extensivo a todos e sua rede protetiva deve contemplar os riscos possveis nas respectivas reas de abrangncia, seja na sade, assistncia e previdncia. 2
Profs. Fbio e Srgio www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PREVIDENCIRIO E LEGISLAO PREVIDENCIRIA EM EXERCCIOS P/ O INSS (TCNICO E ANALISTA) E AFRFB

( ) No sendo possvel conferir cobertura a todos os riscos ou necessidades sociais, faz-se necessrio a escolha de prestaes a serem disponibilizadas. Diante da carncia de recursos financeiros, preciso definir, para alguns casos, que a prestao seja recebida prioritariamente por segurados de baixa renda. ( ) A CRFB/88 estabeleceu que a seguridade social ser financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos oramentos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, e de contribuies sociais incidentes sobre a remunerao dos trabalhadores, sobre a receita ou o faturamento das empresas, sobre o lucro das mesmas, dentre outras. ( ) Visando a preservao do poder aquisitivo dos benefcios previdencirios, a Carta Magna assegurou o reajustamento dos mesmos para preservar-lhes, em carter permanente, o valor real, conforme critrios definidos em lei

A Irredutibilidade do Valor dos Benefcios; B Seletividade e Distributividade na Prestao de Benefcios e Servios; C - Universalidade da Cobertura e do Atendimento; D Diversidade da Base de Financiamento; a) b) c) d) e) A, B, C, D; C, B, A, D; B, C, D, A; A, C, D, B; C, B, D, A;

6 Considerando-se o que dispe a Constituio Federal acerca da Seguridade Social, avalie os itens a seguir e opte pela opo correta: I. O direito Previdncia Social exige contribuio prvia. II. O direito Sade est condicionado contribuio prvia. III. Previdncia Social, Sade e Assistncia Social so partes da Seguridade Social. IV. A Assistncia Social possui abrangncia universal, podendo qualquer pessoa ser por ela amparada. a) Todos esto corretos. b) Somente I est correto. c) II e IV esto incorretos. d) I e II esto incorretos. e) III e IV esto corretos.

3
Profs. Fbio e Srgio www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PREVIDENCIRIO E LEGISLAO PREVIDENCIRIA EM EXERCCIOS P/ O INSS (TCNICO E ANALISTA) E AFRFB

7 No que tange previdncia social na Constituio Federal de 1988, marque a nica opo correta. a) A CRFB/88, ao estabelecer o sistema especial de incluso previdenciria para atender a trabalhadores de baixa renda, autorizou que esse sistema tenha alquotas inferiores s vigentes para os demais segurados do regime geral de previdncia social, mas veda a fixao de prazos de carncia inferiores. b) As condies contratuais previstas nos estatutos das entidades de previdncia privada integram o contrato de trabalho dos participantes. c) Desde que exista expressa previso legal, o aporte de recursos pela Unio a entidade de previdncia privada de suas empresas pblicas, feito na condio de patrocinadora, sob a forma de contribuio normal, pode corresponder at ao dobro da contribuio do segurado. d) A CRFB/88 embora permita, para fins de aposentadoria, a contagem recproca do tempo de contribuio na administrao pblica e na atividade privada, veda a aplicao desse instituto em relao atividade privada rural, pela impossibilidade, nesse caso, de compensao financeira dos diferentes regimes de previdncia social. e) A lei complementar que disciplinar a relao entre a Unio, Estados, Distrito Federal ou Municpios, includas as suas autarquias, fundaes, sociedades de economia mista, e suas respectivas entidades fechadas de previdncia privada, aplicar-se- s empresas privadas concessionrias de prestao de servio pblico, quando patrocinadoras de entidades fechadas de previdncia privada.

8 - A respeito da Seguridade Social e de seus princpios informativos, assinale a alternativa incorreta: a) Seguridade Social um conjunto de princpios e normas destinado a estabelecer um sistema de proteo social aos indivduos contra contingncias que os impeam de prover as suas necessidades pessoais bsicas e de suas famlias, integrado por iniciativa dos poderes pblicos e da sociedade, visando assegurar os direitos relativos sade, previdncia e assistncia social. b) O princpio constitucional da Universalidade da Cobertura e do Atendimento, que informa a organizao da Seguridade Social, corresponde ao ideal de que a todos ser sempre garantida igual cobertura diante da mesma contingncia ou circunstncia. c) O princpio da Irredutibilidade do Valor dos Benefcios no tem por objetivo a preservao do respectivo poder aquisitivo do beneficrio.

4
Profs. Fbio e Srgio www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PREVIDENCIRIO E LEGISLAO PREVIDENCIRIA EM EXERCCIOS P/ O INSS (TCNICO E ANALISTA) E AFRFB

d) O princpio da Preexistncia do Custeio em Relao ao Benefcio ou Servio no admite exceo, nem mesmo nas prestaes da assistncia social, para cujo acesso no h necessidade de qualquer contribuio por parte do segurado. e) O princpio da Trplice Forma de Custeio estabelece a obrigao dos entes pblicos, empregados e empregadores perante a Seguridade Social.

9 A previdncia social rege-se pelos seguintes princpios e objetivos, com exceo de: a) universalidade de participao nos planos previdencirios. b) seletividade e distributividade na prestao dos benefcios. c) valor da renda mensal dos benefcios substitutos do salrio-de-contribuio ou do rendimento do trabalho do segurado no-inferior ao do salrio mnimo. d) idntico valor dos benefcios e servios concedidos s populaes urbanas e rurais. e) irredutibilidade do valor dos benefcios, de forma a preservar-lhe o poder aquisitivo;

10 - Orlando, com 15 anos de idade, um menor carente e Renato, com 30 anos, empresrio com situao econmico-financeira razovel. Ambos tm interesse em receber benefcios assistenciais (Assistncia Social) e usufruir da rede pblica de sade (Sade). Logo, com base nos dados apresentados, correto afirmar que:

a) Ambos, Orlando e Renato, podem participar dos programas de Assistncia Social. b) Apenas Orlando pode usufruir do atendimento na rede pblica de sade. c) Orlando s pode participar da Assistncia Social. d) Renato pode participar da Assistncia Social. e) Tanto Orlando quanto Renato fazem jus ao atendimento na rede pblica de sade.

11 luz do texto da Carta Magna, assinale a opo que no apresenta um princpio aplicvel Seguridade Social:

5
Profs. Fbio e Srgio www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PREVIDENCIRIO E LEGISLAO PREVIDENCIRIA EM EXERCCIOS P/ O INSS (TCNICO E ANALISTA) E AFRFB

a) Universalidade da cobertura e do atendimento. b) Seletividade e distributividade da base de financiamento. c) Irredutibilidade do valor dos benefcios. d) Eqidade na forma de participao no custeio. e) Diversidade da base de financiamento.

12 Analise os itens e escolha a opo correta: I A pessoa fsica que exera atividade remunerada no estar obrigatoriamente filiada ao Regime Geral de Previdncia Social, no entanto, caso seja de seu interesse, poder filiar-se como segurado facultativo. II So beneficirias do Regime Geral de Previdncia Social to somente as pessoas fsicas que se configurem como segurados e desde que sejam atingidas por algum dos riscos sociais previstos em lei. III - Os servidores pblicos efetivos da Unio, dos Estados-Membros e dos Municpios so segurado obrigatrio do Regime Geral de Previdncia Social. a) b) c) d) e) Todos os itens esto certos. Apenas o item I est certo. Somente os itens I e III esto errados. O item III est certo. Todos os itens esto errados.

13 Analise as afirmativas a seguir e escolha a opo correta: I A Previdncia Social pode ser entendida como uma espcie de seguro, razo pela qual a natureza jurdica dos planos de previdncia pblica contratual. II A natureza contratual dos planos de previdncia social confirmada pela filiao obrigatria do trabalhador que exera atividade remunerada. III A obrigatoriedade de filiao ao sistema de previdncia estatal norma de ordem pblica, no sendo lcito ao trabalhador alegar que no deseja participar dos planos previdencirios por j estar vertendo contribuies para regime de previdncia complementar. a) b) c) d) e) Os itens I e II so verdadeiros. O item I falso e o item III verdadeiro. Todos os itens so falsos. O item II verdadeiro. Todos os itens so verdadeiros.

14 Avalie o texto a seguir e escolha a opo correta:

6
Profs. Fbio e Srgio www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PREVIDENCIRIO E LEGISLAO PREVIDENCIRIA EM EXERCCIOS P/ O INSS (TCNICO E ANALISTA) E AFRFB

A contribuio previdenciria do aposentado que retorne atividade, ou que permanea trabalhando, estar fundamentada no princpio da universalidade de participao no custeio da Previdncia Social, que corolrio do princpio da Solidariedade. a) A afirmativa falsa, pois o aposentado do RGPS que retorne ou permanea exercendo atividade remunerada no segurado obrigatrio do citado regime e, por isso, no est obrigado a contribuir. b) A afirmativa falsa, haja vista a impossibilidade de o aposentado do RGPS obter outra aposentadoria do mesmo regime. c) A afirmativa totalmente verdadeira. Se um indivduo aposentado vier a exercer, ou permanea exercendo, atividade remunerada que o configure como segurado obrigatrio do RGPS, estar obrigado a contribuir para a Previdncia Social tal como os demais segurados. d) A afirmativa parcialmente verdadeira. Embora esteja previsto na legislao que o aposentado pelo Regime Geral de Previdncia Social que voltar a exercer atividade abrangida por este regime segurado obrigatrio em relao a essa atividade, no fica ele sujeito s contribuies previdencirias, pelo fato de ser isento. e) A afirmativa integralmente falsa, pois a CRFB/88 veda expressamente a incidncia de contribuio sobre os proventos de aposentadoria.

15 - Tendo por base a organizao e os princpios constitucionais aplicveis Seguridade Social, no se pode afirmar: a) As contribuies sociais a cargo das empresas podero possuir alquotas diferenciadas. b) O oramento da seguridade social dos entes descentralizados da Federao distinto do oramento da Unio. c) No admitido ao Congresso Nacional elaborar leis que concedam remisso das contribuies sociais, incidentes sobre a folha de pagamento de salrios, devidas pelas empresas para dbitos de valor superior ao limite fixado em lei complementar. d) Os critrios de transferncia de recursos para o sistema nico de sade (SUS) devem necessariamente estar definidos por lei. e) A contribuio previdenciria devida pelo trabalhador remunerado poder incidir sobre o lucro ou o faturamento.

16 Leia atentamente as afirmativas seguintes e assinale a correta:

7
Profs. Fbio e Srgio www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PREVIDENCIRIO E LEGISLAO PREVIDENCIRIA EM EXERCCIOS P/ O INSS (TCNICO E ANALISTA) E AFRFB

a) Sendo a seguridade social um conjunto integrado de aes de iniciativa dos Poderes Pblicos e da sociedade, os direitos relativos ao servio de sade pblica e ao amparo da assistncia social esto condicionados comprovao de regularidade dos recolhimentos das contribuies devidas pelos trabalhadores previdncia social. b) O direito assistncia social somente pode ser conferido aos que se enquadrem no conceito de necessitados enquanto que os direitos relativos sade e previdncia social esto condicionados ao recolhimento de contribuies sociais. c) Em sendo a seguridade social um conjunto integrado de aes de iniciativa dos poderes pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos sade, previdncia e assistncia social, os citados direitos so disponibilizados a todos os indivduos independentemente de qualquer contrapartida. d) Nenhum benefcio ou servio da seguridade social poder ser criado, majorado ou estendido sem a correspondente fonte de custeio total. e) As normas de fiscalizao, avaliao e controle das despesas com sade nas esferas federal, estadual, distrital e municipal devem ser estabelecidas por lei ordinria.

17 Marque cada item a seguir com V, se verdadeiro, ou com F, se falso, e escolha a opo correta: I ( ) Com a entrada em vigor da Lei 11.457/2007 o Regime Geral de Previdncia Social (RGPS) passou a ser administrado pela Secretaria da Receita Federal do Brasil que, rgo tambm responsvel pela arrecadao e cobrana das contribuies previdencirias e pela concesso dos benefcios aos segurados. II ( ) O RGPS o regime bsico de previdncia social, sendo de aplicao compulsria a todos aqueles que exercem algum tipo de atividade remunerada, salvo quando em decorrncia da atividade exercida ocorra a filiao a algum regime prprio de previdncia. III ( ) A lei 11.457/2007 criou um novo rgo federal denominado Secretaria da Receita Federal do Brasil e extinguiu o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e a antiga SRF (Secretaria da Receita Federal). IV ( ) Aps a Lei 11.457/2007 as atribuies de arrecadar, cobrar e fiscalizar as contribuies previdencirias e as contribuies devidas a outras entidades ou fundos (Terceiros) passaram a ser de responsabilidade da Secretaria da Receita Federal do Brasil, permanecendo com o INSS a administrao do RGPS e a concesso dos benefcios previdencirios. a) Apenas 1 item falso. 8
Profs. Fbio e Srgio www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PREVIDENCIRIO E LEGISLAO PREVIDENCIRIA EM EXERCCIOS P/ O INSS (TCNICO E ANALISTA) E AFRFB

b) c) d) e)

H 2 itens verdadeiros. Todos os itens so falsos. H 3 itens falsos. Todos os itens so verdadeiros.

18 Analise cada um dos itens descritos a seguir e escolha a opo que esteja incorreta: I - Como decorrncia do princpio da Eqidade na Forma de Participao no Custeio, a empresa e a entidade a ela equiparada, assim como o empregador, devem contribuir com alquotas e bases de clculo idnticas, independentemente de qual seja a atividade econmica ou o quantitativo de mo-de-obra utilizada. II - As aes e servios pblicos de sade integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema nico, organizado de acordo com diretrizes definidas pela Constituio Federal. III - descentralizao, com direo nica em cada esfera de governo, atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas e participao da comunidade so diretrizes definidas pela Carta Magna como aplicveis ao segmento da assistncia social. a) b) c) d) e) O item II verdadeiro. O item I falso. O item III falso. Os itens I e III so verdadeiros. Os itens I e III so falsos.

19 Marque a opo correta: a) A sade direito de todos e dever do Estado e, por isso, qualquer pessoa tem o direito a obter atendimento na rede pblica de sade desde que no disponha de recursos para arcar com planos de sade privados. b) Um grande nmero de municpios brasileiros no possui regime prprio de previdncia social e, por esse motivo, os servidores efetivos de tais entes federativos so obrigatoriamente vinculados ao RGPS. c) No se admite que uma mesma pessoa fsica, que esteja filiada a um regime prprio de previdncia social, possa filiar-se ao RGPS. d) vedada pela CRFB/88 a acumulao de mais de uma aposentadoria, ainda que sejam provenientes de regimes de previdncia distintos. e) No sistema previdencirio brasileiro tem-se trs espcies distintas de regimes pblicos bsicos.

9
Profs. Fbio e Srgio www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PREVIDENCIRIO E LEGISLAO PREVIDENCIRIA EM EXERCCIOS P/ O INSS (TCNICO E ANALISTA) E AFRFB

20 - Considerando-se os princpios e a organizao da Seguridade Social, avalie a afirmativa abaixo e escolha a alternativa correta: O legislador Constituinte Originrio, ao estabelecer no art. 194, pargrafo nico, da CRFB/88, como um dos objetivos da Seguridade Social a Universalidade da Cobertura e do Atendimento, buscou permitir que toda a pessoa fsica pudesse participar da proteo social patrocinada pelo Estado Brasileiro. No que se refere especificamente Sade e Previdncia Social, essa proteo est condiciona ao pagamento de contribuies, razo pela qual o legislador criou a figura do segurado facultativo, com vistas a atender ao citado princpio. a) A afirmativa integralmente falsa, pois o objetivo do legislador Constituinte Originrio, ao estabelecer como um dos princpios da seguridade Social a Universalidade da Cobertura e do Atendimento no foi possibilitar que toda pessoa fsica pudesse fazer da rede protetiva social. b) A afirmativa parcialmente verdadeira. De fato, ao estabelecer como um dos objetivos da Seguridade Social a Universalidade da Cobertura e do Atendimento, teve por fim possibilitar que toda a pessoa fsica pudesse fazer parte da proteo social patrocinada pelo Estado, razo pela qual, no que refere cobertura da Previdncia Social, foi criada a figura do segurado facultativo. Entretanto, apenas a cobertura previdenciria est condicionada ao recolhimento de contribuies, no se aplicando tal condio para o gozo do direito ao servio de atendimento pelos estabelecimentos pblicos de sade. c) A afirmativa totalmente verdadeira, no havendo nenhuma ressalva a ser feita. d) A afirmativa parcialmente falsa, haja vista que o princpio nela mencionado em nada se relaciona com a proteo conferida pela Previdncia Social nem tampouco com a figura do segurado facultativo e) A afirmativa integralmente falsa.

21 - Assinale a alternativa incorreta. a) A lei no pode estabelecer qualquer forma de contagem de tempo de contribuio fictcio. b) A Constituio Federal possibilita a criao de um regime de previdncia complementar de natureza privada, o qual ser organizado de forma autnoma perante o regime geral, e ser facultativo. c) defeso qualquer tipo de trabalho ao menor de 16 anos, salvo se for na condio de aprendiz.

10
Profs. Fbio e Srgio www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PREVIDENCIRIO E LEGISLAO PREVIDENCIRIA EM EXERCCIOS P/ O INSS (TCNICO E ANALISTA) E AFRFB

d) A Constituio Federal probe que sejam adotados requisitos distintos para a concesso de aposentadoria e, portanto, seria inconstitucional qualquer distino ainda que fosse estabelecida por lei. e) As contribuies previdencirias recolhidas pelas empresas, incidentes sobre a remunerao paga aos segurados, assim como as devidas pelos trabalhadores, no podero ser aplicadas para realizar despesa que no seja a referente ao pagamento de benefcios da previdncia social.

22 Leia atentamente o texto que se segue e opte pela alternativa que seja correta: O princpio da Diversidade da Base de Financiamento da Seguridade Social visa propiciar maior segurana ao sistema contra flutuaes na arrecadao das contribuies. Dessa forma, uma proposta que vislumbre a criao de uma contribuio nica, como substituta das existentes atualmente, ser claramente inconstitucional. a) A concluso contida na afirmativa verdadeira, pois a CRFB/88 no probe que seja instituda uma contribuio nica para o custeio da Seguridade. b) A afirmativa verdadeira, haja vista que o objetivo do legislador Constituinte Originrio, ao fixar o mencionado princpio, foi realmente afastar a possibilidade de comprometimento do custeio da Seguridade em virtude de flutuaes mercadolgicas. c) A concluso descrita na parte final da afirmativa falsa, pois uma proposta de criao de contribuio nica para o custeio da Seguridade no estaria em confronto com princpio definido pela Constituio. d) A afirmativa est integralmente falsa. O objetivo do princpio enunciado no texto distinto do ali apontado e a concluso, na parte final, em nada se relaciona com o assunto. e) A afirmativa falsa apenas na parte final, mas verdadeira quando afirma que o princpio citado foi propiciar maior segurana ao sistema contra flutuaes na arrecadao das contribuies.

23 - luz da competncia constitucional da Previdncia Social, julgue os itens abaixo que so de competncia da Previdncia Social (ESAF/2002): I. cobertura dos eventos de doena, invalidez, morte e idade avanada. II. salrio-famlia e auxlio-recluso para os dependentes dos segurados de baixa renda. III. penso por morte do segurado, homem ou mulher, ao cnjuge ou companheiro e dependentes. IV. a promoo da integrao ao mercado de trabalho.

11
Profs. Fbio e Srgio www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PREVIDENCIRIO E LEGISLAO PREVIDENCIRIA EM EXERCCIOS P/ O INSS (TCNICO E ANALISTA) E AFRFB

a) Todos esto corretos. b) Somente IV est incorreto. c) I e II esto incorretos. d) I e III esto incorretos. e) III e IV esto incorretos.

24 - Ao Sistema nico de Sade (SUS) compete (ESAF/2002): a) executar procedimentos, produtos e substncias de interesse para a proteo dos desfavorecidos. b) ordenar a formao de recursos materiais na rea de assistncia. c) colaborar na proteo do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho. d) proteo maternidade, especialmente gestante. e) proteo ao trabalhador em situao de desemprego involuntrio.

25 - Com relao forma com que as aes e servios de sade, em regra, so executados, assinale a opo incorreta em relao s instituies autorizadas a realiz-las (ESAF/2002): a) Instituies privadas. b) Instituies pblicas. c) Instituies pblicas municipais. d) Empresas de capitais estrangeiros. e) Instituies privadas locais.

26 - A Sade direito de todos e dever do Estado; analise as assertivas abaixo, buscando a correta, nos termos da definio constitucional da Sade (ESAF/2002). a) A manuteno dos ndices do risco de doena e de outros agravos constitui garantia constitucional. b) O acesso universal e igualitrio s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao constitui garantia constitucional. c) As aes e servios pblicos de sade integram uma rede regionalizada e hierarquizada, constituindo um sistema mltiplo. d) Atendimento integral, com prioridade para as atividades repressivas, sem prejuzo dos servios assistenciais, caracterstica da sade. e) O sistema nico de sade ser financiado, nos termos do art. 195, com recursos do oramento da Unio, dos Estados e dos Municpios.

12
Profs. Fbio e Srgio www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PREVIDENCIRIO E LEGISLAO PREVIDENCIRIA EM EXERCCIOS P/ O INSS (TCNICO E ANALISTA) E AFRFB

27 - Assinale a opo correta entre as assertivas abaixo relacionadas gesto da Seguridade Social, nos termos da Constituio Federal (ESAF/2002). a) A gesto da Seguridade Social ocorre de forma centralizada, monocrtica, quadripartite. b) A gesto da Seguridade Social ocorre de forma descentralizada, monocrtica, quadripartite. c) A gesto da Seguridade Social ocorre de forma centralizada, colegiada, quadripartite. d) A gesto da Seguridade Social ocorre de forma descentralizada, colegiada, tripartite. e) A gesto da Seguridade Social ocorre de forma descentralizada, colegiada, quadripartite.

28 - (ESAF/2005) No mbito da Seguridade Social, com sede na Constituio Federal (art. 194), podemos afirmar: a) A seguridade social compreende um conjunto de aes de iniciativa dos Poderes Pblicos e da sociedade, visando a assegurar os direitos relativos sade, vida, previdncia e assistncia social. b) A seguridade social compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos Poderes Pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos sade, previdncia e assistncia social. c) A seguridade social compreende um conjunto de aes dos Poderes Pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos sade, previdncia e assistncia social. d) A seguridade social compreende um conjunto integrado de aes dos Poderes Pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos sade, previdncia, vida e assistncia social. e) A seguridade social compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos Poderes Pblicos constitudos e da sociedade, destinado a assegurar os direitos relativos sade, previdncia e a assistncia social. 29 - Assinale a alternativa incorreta. a) A CRFB/88 veda a adoo de requisitos diferenciados para a concesso de aposentadoria, e, portanto, inconstitucional qualquer distino feita pela lei.

13
Profs. Fbio e Srgio www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PREVIDENCIRIO E LEGISLAO PREVIDENCIRIA EM EXERCCIOS P/ O INSS (TCNICO E ANALISTA) E AFRFB

b) A CRFB/88 determina a criao de um regime de previdncia complementar de natureza privada, o qual ser organizado de forma autnoma perante o regime geral, e ser facultativo. c) proibido todo tipo de trabalho ao menor de 16 anos, salvo na condio de aprendiz. d) A lei no poder estabelecer qualquer forma de contagem de tempo de contribuio fictcio. e)As contribuies oriundas das empresas, sobre a remunerao paga aos segurados, e as devidas pelos trabalhadores no podero ser utilizadas, em nenhuma hiptese, para a realizao de despesa distinta do pagamento de benefcios da previdncia social.

30 Dentre as alternativas que se seguem, assinale a que esteja correta com relao aos objetivos constitucionais da Seguridade Social: a) equidade na cobertura; b) seletividade na prestao dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais; c) diversidade de atendimento; d) irredutibilidade do valor dos servios; e) uniformidade e equivalncia dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais.

AULA 1 - GABARITO COMENTADO Questo 1 (Aula 1) - Gabarito Comentado: Embora nas alneas do pargrafo nico, do art. 194, da CF/88 tenham sido elencados objetivos constitucionais da Seguridade Social, na verdade esses regramentos operam como verdadeiros princpios, pois apresentam normas elementares que direcionam as atividades legislativa e interpretativa da Seguridade Social. A letra a da questo incorreta porque confunde os Princpios da Universalidade da Cobertura e do Atendimento com o da Diversidade da Base de Financiamento.

14
Profs. Fbio e Srgio www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PREVIDENCIRIO E LEGISLAO PREVIDENCIRIA EM EXERCCIOS P/ O INSS (TCNICO E ANALISTA) E AFRFB

O princpio da Universalidade de Cobertura e do Atendimento estabelece que qualquer pessoa pode participar da proteo social patrocinada pelo Estado. Com relao Sade e Assistncia Social, esta a regra. Porm, quanto ao direito Previdncia Social, por estar condicionado ao pagamento de contribuies (regime de carter contributivo), , a princpio, restrito aos que exercem atividade remunerada. Entretanto, para atendimento ao mandamento constitucional da Universalidade de Cobertura e do Atendimento, foi criada a figura do segurado facultativo, que ser estudado oportunamente. J a Diversidade da Base de Financiamento o princpio constitucional que prev que a base de financiamento da Seguridade Social deve ser a mais variada possvel, de modo que as oscilaes setoriais que por ventura ocorram no venham a comprometer a arrecadao de contribuies. A letra b a correta, sendo o gabarito da questo, pois expressa o princpio da seletividade e distributividade na prestao de benefcios e servios (vide art. 194, pargrafo nico, inciso III, CF/88), o qual impe que algumas prestaes sero extensveis somente a algumas parcelas da populao, como o caso, por exemplo, do salrio-famlia (aspecto de seletividade) e dos benefcios e servios devem buscar a otimizao da distribuio de renda no pas, favorecendo as pessoas e regies mais pobres (distributividade). A letra c incorreta, pois o princpio correto o da irredutibilidade do valor dos benefcios e no da irredutibilidade dos servios (art. 194, pargrafo nico, IV, CF/88), o qual diz respeito no correo do benefcio, mas preservao do seu valor nominal, sem correo, que no poderia ser reduzido por ato legal ou do Executivo. A letra d tambm incorreta, pois o princpio previsto o da eqidade no custeio (art. 194, pargrafo nico, V, CF/88) sendo norma dirigida ao legislador, que impe que este crie a contribuio de acordo com as possibilidades de cada um dos contribuintes, empresa e trabalhador. Por fim, a letra e tambm est incorreta, j que o princpio seria o da diversidade da base de financiamento, e no do atendimento.

Questo 2 (Aula 1) - Gabarito Comentado: A afirmativa do item I falsa, pois est em desacordo com o disposto no art. 195, 9 da CF/88, o qual permite que as alquotas ou as bases de clculo das contribuies previstas pelo art. 195, inciso I (contribuies devidas pelas empresas e equiparados) sejam alteradas em virtude da atividade econmica realizada ou da utilizao intensiva de mo de obra, do porte da empresa ou da condio estrutural do mercado de trabalho. relevante destacar que este dispositivo foi alterado pela EC 47/05, permitindo tambm a alterao em razo do porte da empresa ou da condio estrutural 15
Profs. Fbio e Srgio www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PREVIDENCIRIO E LEGISLAO PREVIDENCIRIA EM EXERCCIOS P/ O INSS (TCNICO E ANALISTA) E AFRFB

do mercado de trabalho. Exemplo deste tratamento diferenciado ns encontramos nas contribuies das empresas rurais que, em regra, tm bases de clculo diferenciadas (contribuem sobre a receita bruta decorrente da comercializao da produo em substituio s contribuies patronais incidentes sobre a folha de pagamento). A afirmativa II verdadeira. A solidariedade a justificativa bsica para a compulsoriedade de participao no custeio previdencirio, tendo em vista que os trabalhadores (exercentes de atividades remuneradas) so obrigados a contribuir para a manuteno da rede protetiva e no para o simples provimento de recursos visando garantia individual de seus futuros benefcios. O prprio Supremo Tribunal Federal, em seus julgados (p.ex. o RE 437640/RS, de 05/09/2006, Relator Min. Seplveda Pertence) tem estabelecido que a contribuio do aposentado que permanece em atividade (ou retorne a seu exerccio), prevista no art. 12, 4, da lei 8.212/91 est amparada no princpio da universalidade do custeio da Previdncia Social. A afirmativa III falsa, na sua parte final. De fato, o princpio da diversidade da base de financiamento da Seguridade Social tem por objetivo alcanar maior solidez para o sistema securitrio contra possveis alteraes desfavorveis na arrecadao das contribuies. Assim sendo, evidente que uma proposta de criao de uma nica contribuio como fonte de custeio da seguridade social seria absolutamente inconstitucional, por conflitar com o mencionado princpio.. Sendo as afirmativas I e II falsas e a II verdadeira, o gabarito da questo est na letra d.

Questo 3 (Aula 1) - Gabarito Comentado: O enunciado da questo solicita a indicao da opo correta. A resposta est na letra d, pois o constituinte originrio, ao definir como princpio a Diversidade da Base de Financiamento, objetivou dar maior garantia ao custeio da Seguridade Social, possibilitando a criao e arrecadao de vrias contribuies sociais. Exemplo: contribuio social sobre a receita de concurso de prognsticos, contribuio social sobre a receita ou faturamento, contribuio social sobre a folha de salrios, dentre outras. Assim sendo, ainda que ocorram altos e baixos nos diferentes setores da economia, no fica o custeio da Seguridade vulnervel a esses movimentos. A afirmativa da letra a est incorreta. O princpio da Uniformidade e Equivalncia dos Benefcios e Servios s populaes urbanas e rurais visa estabelecer tratamento uniforme aos trabalhadores urbanos e rurais, com direito aos mesmos benefcios e servios. A equivalncia se refere cobertura previdenciria quando da ocorrncia dos mesmos infortnios (decorrentes dos riscos sociais). Por conseguinte, no h obrigatoriedade de que os benefcios tenham valor idntico. A letra b est incorreta. Seletividade tem por pressuposto a concesso de benefcios apenas aos segurados que se encontrem nas situaes previstas 16
Profs. Fbio e Srgio www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PREVIDENCIRIO E LEGISLAO PREVIDENCIRIA EM EXERCCIOS P/ O INSS (TCNICO E ANALISTA) E AFRFB

pela lei previdenciria e cumpram os requisitos indispensveis concesso do benefcio, ou seja, depende de necessidade especfica do segurado. A opo c est absolutamente incorreta, pois o princpio da Irredutibilidade do Valor dos Benefcios e no da Redutibilidade como fora afirmado. O princpio em questo impede que haja incidncia de descontos sobre o valor do benefcio, com exceo dos que sejam previstos por lei ou por determinao do Poder Judicirio. A letra e, por sua vez tambm est errada, haja vista que o princpio mencionado na afirmativa visa justamente o oposto. A idia possibilitar a mesma cobertura previdenciria aos segurados e estabelecendo contribuies que guardem uma equivalncia com o poder aquisitivo do contribuinte. Com base nesse princpio, o legislador pode, por exemplo, estabelecer alquotas mais elevadas para determinao das contribuies das empresas e empregadores, pois estes so detentores de maior capacidade contributiva, enquanto que os trabalhadores contribuem proporcionalmente com menor valor.

Questo 4 (Aula 1) - Gabarito Comentado: A letra a est correta, pois, em princpio, toda pessoa fsica que exera atividade remunerada segurado obrigatrio do Regime Geral de Previdncia Social (RGPS). Entretanto, se o trabalhador for um servidor efetivo (o aprovado em concurso pblico para cargo efetivo) de algum dos Entes Federativos, que disponha de Regime Prprio de Previdncia Social, ser segurado do respectivo RPPS e no do RGPS. A opo b tambm se apresenta correta, em virtude do disposto no art. 40, caput, e no art. 201, caput, ambos da CRFB/88, que estabelecem que os regimes de previdncia Social tenham carter contributivo e sejam custeados por contribuies sociais (previstas no art. 149 da CRFB/88). A letra c est correta e encontra-se em consonncia com o art. 201, 2, da CRFB/88, o qual estabelece que Nenhum benefcio que substitua o salrio de contribuio ou o rendimento do trabalho do segurado ter valor mensal inferior ao salrio mnimo. A opo d est incorreta e o gabarito da questo. OS regimes de previdncia social estabelecidos pela CRFB/88 devem seguir o modelo de repartio simples. Vale dizer, no h, de forma direta, uma vinculao o valor da contribuio recolhida pelo trabalhador segurado com o benefcio que o mesmo venha a receber do INSS. Portanto, sendo de repartio simples, h segurados que contribuem com valores superiores queles que podero vir a receber a ttulo de benefcio, ao passo que existem outros que estaro em situao oposta. Para melhor entender a situao basta imaginar a situao de um segurado que contribua durante 35 anos (se homem) para a Previdncia Social para poder requerer sua aposentadoria e outro que contribua por

17
Profs. Fbio e Srgio www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PREVIDENCIRIO E LEGISLAO PREVIDENCIRIA EM EXERCCIOS P/ O INSS (TCNICO E ANALISTA) E AFRFB

exemplo por 1 ms, sofra acidente de qualquer natureza ou causa e fique invlido para o trabalho, vindo a requerer a aposentadoria por invalidez. Por fim, a letra e est correta, pois o art. 40, 17, e o art. 201, 3, da CRFB/88 obrigam que os salrios-de-contribuio considerados no clculo do valor dos benefcios sejam corrigidos monetariamente.

Questo 5 (Aula 1) - Gabarito Comentado: A primeira afirmativa se refere ao princpio da Universalidade da Cobertura e do Atendimento, o qual estabelece que qualquer pessoa pode participar da proteo social patrocinada pelo Estado. Com relao Sade e Assistncia Social, esta a regra. A segunda afirmativa diz respeito ao princpio da seletividade e distributividade na prestao de benefcios e servios. Como exemplo concreto da aplicao desse princpio tem-se o benefcio de salrio-famlia, que passvel de ser concedido apenas aos trabalhadores de baixa renda (aspecto de seletividade) com vistas distribuio de renda, favorecendo as pessoas e regies mais pobres (aspecto de distributividade). A terceira afirmativa se relaciona com o princpio da Diversidade da base de financiamento, razo pela a CRFB/88 prev que a Unio possa instituir contribuies com diferentes bases de incidncia, visando assegurar o custeio da seguridade, de forma oscilaes setoriais que por ventura ocorram no venham a comprometer a arrecadao de contribuies. A quarta e ltima afirmativa se refere ao princpio da irredutibilidade do valor dos benefcios. Este no tem por fim estabelecer a necessidade de correo do valor dos benefcios, mas sim visa preservao do valor nominal dos mesmos e veda qualquer proposta que implique reduzir tal valor, seja por lei ou por ato emanado do Poder Executivo. O gabarito da questo est na letra e (seqncia: C, B, D, A).

Questo 6 (Aula 1) - Gabarito Comentado: O item I est correto, pois a Constituio Federal prev, expressamente, que o direito Previdncia Social est condicionado ao recolhimento de contribuies (tem carter contributivo, conforme art. 201, caput, CF/88). De modo excepcional, existe a possibilidade de concesso de alguns benefcios sem que tenha havido contribuio, como o caso, por exemplo, da aposentadoria por invalidez concedida pessoa que se acidente e fique incapacitado para o exerccio de atividade laborativa j no primeiro dia de trabalho. Isso se d em razo de no ser exigida carncia para a concesso de aposentadoria por invalidez.

18
Profs. Fbio e Srgio www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PREVIDENCIRIO E LEGISLAO PREVIDENCIRIA EM EXERCCIOS P/ O INSS (TCNICO E ANALISTA) E AFRFB

O item II est incorreto, pois o direito Sade, como segmento mais abrangente da Seguridade Social, no est condicionado a contribuio prvia. J o item III est correto, pois a Previdncia Social, a Sade e a Assistncia Social so partes da Seguridade Social (conforme disposto no art. 194 da CF/88). a definio constitucional da Seguridade Social, criao do constituinte de 1988, proteo at ento inexistente no Brasil. Implicou a adoo do ideal do Estado do Bem-Estar Social. O item IV incorreto, pois de acordo com o disposto no art. 203 da CF/88, a Assistncia Social restringe-se aos necessitados, isto , as pessoas que no disponham de meios para a prpria manuteno, nem tampouco possuem familiares que possam prover essa subsistncia. Dessa forma, o gabarito da questo letra C.

Questo 7 (Aula 1) - Gabarito Comentado: A letra a est incorreta, pois a CF/88, no art. 201, 13, prev sim a possibilidade de carncias inferiores para este sistema especial, muito embora a lei vigente no tenha produzido qualquer alterao na carncia. A letra b est incorreta, uma vez que tais previses no integram o contrato de trabalho, ou seja, no tem relao com o emprego do segurado. A letra c est incorreta, pois a contribuio deve ser no mximo de 1 para 1, no pode ser superior contribuio do participante (ver art. 202, 3 da CF). A letra d est incorreta, pois permite, genericamente, a contagem recproca, mesmo nos casos apontados (ver art. 201, 11 da CF). A letra e est correta, sendo ento o gabarito, pois a previso exige tal extenso visando proteger a populao que poderia ser prejudicada pelo aumento de tarifa, em razo de relao perdulria da prestadora de servio frente a seus empregados (art. 202, 5o, Constituio).

Questo 8 (Aula 1) - Gabarito Comentado: A letra b a incorreta, sendo, portanto, o gabarito, pois ao afirmar que a todos ser sempre garantida igual cobertura diante da mesma contingncia ou circunstncia, esquece-se da seletividade dos benefcios, como ocorre no caso do pagamento de salrio-famlia que beneficia somente aos trabalhadores de baixa renda. Todos sero amparados pela Seguridade, mas isso no significa dizer que todos sero tratados da mesma forma. A letra a traz, em outras palavras, a definio constitucional da Seguridade Social, a qual visa a liberdade do querer, ou seja, atender e toda e qualquer pessoa em todo momento de dificuldade. Para tanto, utiliza-se da previdncia social, assistncia social e sade. 19
Profs. Fbio e Srgio www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PREVIDENCIRIO E LEGISLAO PREVIDENCIRIA EM EXERCCIOS P/ O INSS (TCNICO E ANALISTA) E AFRFB

A letra c correta, pois define o princpio da irredutibilidade, em abordagem estrita, que prev somente a obrigao negativa da Unio de no reduzir o benefcio, mas no inclui a obrigao de corrigi-lo monetariamente. Obviamente, a correo monetria deve existir, mas em razo de outro dispositivo constitucional (Art. 201, 4, CRFB/88). Aproveitando o tema, o STF entendeu que a contribuio do servidor inativo e pensionista no viola o princpio da irredutibilidade, pois no h direito adquirido dos servidores inativos no-tributao. A letra d tambm correta, pois este princpio direciona toda a seguridade, j que mesmo para se conceder benefcios assistenciais necessrio identificarse a origem dos recursos. Por fim, a letra e tambm est correta, pois a trplice forma de custeio prev a cotizao do Poder Pblico, no oramento fiscal, das empresas e dos trabalhadores. Insere-se na idia maior de diversidade da base de financiamento.

Questo 9 (Aula 1) - Gabarito Comentado: As opes a, b, c e e esto corretas por apresentarem texto literal dos incisos do art. 4 do Regulamento da Previdncia Social (RPS), aprovado pelo Decreto 3.048/99, com alteraes posteriores. A opo incorreta encontra-se na letra d, que o gabarito da questo. O art. 4, II, do RPS define que deva haver uniformidade e equivalncia dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais e no igualdade de valor conforme consta na opo.

Questo 10 (Aula 1) - Gabarito Comentado: Como j foi explicado, a Sade um direito de qualquer pessoa, independente de contribuio ou da situao econmica ou social do indivduo. J a assistncia social restrita s pessoas que se configurem como necessitadas, embora este segmento da seguridade social tambm no exija contribuio de seus beneficirios. Por isso o gabarito da questo letra e, pois qualquer pessoa pode participar do sistema pblico de sade. No caso em tela, somente Orlando, pelo fato de ser menor carente, poderia requerer alguma prestao da assistncia social.

Questo 11 (Aula 1) - Gabarito Comentado: A resposta est na letra b, pois no existe o princpio ali enunciado. O correto seria Diversidade da Base de Financiamento ou Seletividade e 20
Profs. Fbio e Srgio www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PREVIDENCIRIO E LEGISLAO PREVIDENCIRIA EM EXERCCIOS P/ O INSS (TCNICO E ANALISTA) E AFRFB

Distributividade na Prestao de Benefcios e Servios. O princpio da Diversidade da Base de Financiamento prev que a base de financiamento da Seguridade Social deve ser a mais variada possvel, buscando evitar, portanto, que possveis variaes ocorridas nos diferentes setores de atividade possam comprometer a arrecadao das contribuies de custeio da Seguridade Social. J o princpio da Seletividade e Distributividade na Prestao de Benefcios e Servios (vide art. 194, pargrafo nico, inciso III, CF/88), impe que algumas prestaes sejam concedidas somente a algumas parcelas da populao. As demais opes apresentam princpios expressamente previstos no art. 194, pargrafo nico, da CRFB/88.

Questo 12 (Aula 1) - Gabarito Comentado: O item I est errado, pois no caso de a pessoa exercer atividade remunerada, a filiao ao RGPS obrigatria e automtica. Logo, independe de manifestao de vontade do trabalhador. Apenas para o segurado facultativo a filiao ao RGPS depende de ato volitivo. No se pode confundir filiao com inscrio. O item II tambm est errado, haja vista que os beneficirios do RGPS so os segurados (obrigatrios ou facultativos) e os seus dependentes, e no apenas as pessoas que se caracterizem como segurados. O item III est igualmente errado, pois o servidor pblico s ser segurado obrigatrio do RGPS quando no esteja amparado por Regime Prprio de Previdncia Social (RPPS). Vale dizer, ainda que o servidor assuma cargo pblico, em razo de aprovao em concurso pblico, somente ser segurado obrigatrio do RGPS caso o Ente Federativo respectivo no disponha de RPPS. E essa situao ocorre em muitos municpios da federao.

Questo 13 (Aula 1) - Gabarito Comentado: A afirmativa do item I falsa. A natureza jurdica dos planos de previdncia pblica do Brasil no contratual, pois a filiao dos trabalhadores remunerados de carter compulsrio, independe da vontade do segurado. Da mesma forma, o item II tambm falso, pois se a filiao ao regime previdencirio ocorre de modo obrigatrio, a natureza jurdica dos planos previdencirios no pode ser contratual. Pode-se dizer que a natureza jurdica dos planos de previdncia pblica do Brasil institucional, pois o Estado, por intermdio de lei, estabeleceu a vinculao automtica ao sistema em decorrncia do exerccio de atividade remunerada. Por fim, o item III verdadeiro. A filiao do trabalhador remunerado ao sistema de previdncia pblico obrigatria e, portanto, trata-se de norma de ordem pblica (ou cogente). Assim sendo, no pode o trabalhador afirmar que

21
Profs. Fbio e Srgio www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PREVIDENCIRIO E LEGISLAO PREVIDENCIRIA EM EXERCCIOS P/ O INSS (TCNICO E ANALISTA) E AFRFB

j contribui para regime de previdncia complementar para eximir-se de contribuir para o regime pblico de previdncia. Logo, os itens I e II so falsos e o III verdadeiro. O gabarito da questo est na letra b.

Questo 14 (Aula 1) - Gabarito Comentado: O gabarito da questo letra c. A afirmativa totalmente verdadeira, pois se encontra em consonncia com o que estabelece o art. 9, 1, do Regulamento da Previdncia Social (RPS). Se o trabalhador j aposentado vier a exercer atividade remunerada ser segurado obrigatrio e estar obrigado a contribuir para a previdncia. importante perceber que o art. 195, inciso II, da CRFB/88 veda to somente a incidncia de contribuio sobre o valor dos proventos de aposentadoria e penso que sejam concedidas pelo RGPS. Portanto, no haver incidncia de contribuio previdenciria sobre o valor do provento de aposentadoria recebida do RGPS, mas sobre a remunerao por ventura recebida pelo aposentado, em face do exerccio de atividade remunerada, haver contribuio devida. Realmente, o fundamento para a situao aqui exposta est no princpio da universalidade de participao no custeio da Previdncia Social, que est implcito no art. 195, caput, da CRFB/88 e que corolrio do princpio da Solidariedade, definido no art. 3, inciso I, da Carta Magna. A opo a est incorreta, em virtude do que acabamos de explicar acima. A opo b est incorreta, pois o fato de no possvel o recebimento de mais de uma aposentadoria do RGPS no afasta a incidncia de contribuio sobre a remunerao de atividade que venha a ser exercida pelo segurado j aposentado. A letra d est igualmente incorreta, pois o aposentado no isento de contribuir em relao ao valor de remunerao auferida pelo exerccio de atividade remunerada (que permanea exercendo ou volte a exercer) que o vincule ao RGPS. A letra e incorreta porque a afirmativa integralmente verdadeira. Como j explicamos, a Carta Magna afasta a incidncia de contribuio apenas sobre o valor recebido a ttulo de provento de aposentadoria.

Questo 15 (Aula 1) - Gabarito Comentado: A letra a est correta, em face do que dispe o art. 195, 9 da CF/88. Esse dispositivo constitucional admite que as alquotas ou base de clculo das contribuies do inciso I (contribuies devidas pelas empresas) possam ser alteradas em razo da atividade econmica realizada, ou da utilizao intensiva de mo-de-obra, ou do porte da empresa ou, ainda, da condio estrutural do mercado de trabalho. Exemplo deste tratamento diferenciado ns encontramos 22
Profs. Fbio e Srgio www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PREVIDENCIRIO E LEGISLAO PREVIDENCIRIA EM EXERCCIOS P/ O INSS (TCNICO E ANALISTA) E AFRFB

nas contribuies das empresas rurais, que tem bases de clculo diferenciadas (contribuem sobre a receita bruta decorrente da comercializao da produo). A letra b est igualmente correta, pois reproduz o contedo previsto no art. 195, 1 da CF/88, que prev que as receitas dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios destinadas seguridade social constaro dos respectivos oramentos, no integrando o oramento da Unio. A letra c tambm est correta e trata da regra do art. 195, 11 da CF, que veda a concesso de remisso e anistia das contribuies dos trabalhadores e das empresas sobre a folha de salrios e remuneraes em valor superior ao que venha a ser fixado em lei complementar. Tais contribuies so previdencirias, haja vista que todas as contribuies sociais, em geral, visam o custeio da seguridade social, enquanto que as contribuies incidentes sobre a folha so destinadas apenas ao custeio do Regime Geral de Previdncia Social (conforme o art. 167, XI, CF/88). Contudo, o limite dessa concesso de remisso no existe, posto no existir a lei complementar prevista. Ou seja, no tem relevncia prtica este dispositivo, mas aparece com freqncia em provas, em sua literalidade. A letra d fala do art. 195, 10, da Constituio. A lei deve fixar os critrios de transferncia de recursos para o Sistema nico de Sade SUS (tratado pela lei 8.080/90). Portanto, est correta a afirmativa. A letra e est errada, sendo o gabarito da questo, pois somente empresas tm contribuio sobre o faturamento e lucro, como se pode verificar no art. 195, inciso I, da CF. A contribuio dos trabalhadores, prevista no art. 195, II, da CF/88, tem como base de incidncia o salrio-de-contribuio dos mesmos (art. 214, RPS).

Questo 16 (Aula 1) - Gabarito Comentado: A afirmativa correta est na letra d, sendo o gabarito. Trata-se de redao literal do art.195, 5, da CRFB/88. O objetivo da norma em questo impedir que ocorra desequilbrio financeiro do sistema em face de novos benefcios ou servios.. A letra a est incorreta em sua parte final, pois os direitos sade e assistencial social no esto condicionados ao recolhimento das contribuies previdencirias. Estas so exigidas apenas como requisito ao exerccio do direito previdncia social. A letra btambm est incorreta pela razo acima exposta. Somente o direito previdncia social se condiciona ao recolhimento de contribuies. Idem para a afirmativa contida na letra c, em relao ao direito previdncia social depender da comprovao do recolhimento de contribuies. Por fim, a letra e est incorreta por encontrar-se em contradio com o que dispe o art. 198, 3, inciso III, da CRFB/88, que prescreve que as normas de 23
Profs. Fbio e Srgio www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PREVIDENCIRIO E LEGISLAO PREVIDENCIRIA EM EXERCCIOS P/ O INSS (TCNICO E ANALISTA) E AFRFB

fiscalizao, avaliao e controle das despesas com a sade devem ser estabelecidas por meio de lei complementar.

Questo 17 (Aula 1) - Gabarito Comentado: A afirmativa do primeiro item falsa, pois mesmo aps o advento da Lei 11.457/2007 a administrao do RGPS permaneceu como competncia da INSS. O segundo item traz afirmativa verdadeira, pois como j fora comentado no gabarito de questo anterior, a filiao do trabalhador ao RGPS ocorre automaticamente em decorrncia do exerccio de atividade remunerada, exceto se a remunerao recebida pelo trabalhador for decorrente do exerccio de atividade como servidor pblico efetivo (aprovado em concurso para cargo da U, E, DF ou M ) que o vincule a Regime Prprio de Previdncia Social (RPPS). O terceiro item tambm descreve afirmativa falsa, pois embora a lei 11.457/2007 tenha criado um novo rgo federal denominado Secretaria da Receita Federal do Brasil, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) no foi extinto. Com a criao da Secretaria da Receita Federal do Brasil (rgo do Ministrio da Fazenda) foram extintas a Secretaria da Receita Federal (do mesmo Ministrio da Fazenda) e a Secretaria da Receita Previdenciria (rgo do Ministrio da Previdncia Social). O quarto item apresenta uma afirmativa verdadeira, pois a Lei 11.457/2007 estabeleceu que as atribuies de arrecadar, cobrar e fiscalizar as contribuies previdencirias e as contribuies devidas a outras entidades ou fundos (Terceiros) passaram a ser responsabilidade da Secretaria da Receita Federal do Brasil. O INSS, a partir de ento, permaneceu como responsvel pela administrao do RGPS e a concesso dos benefcios previdencirios. Logo, o gabarito da questo est na letra b, pois 2 itens so verdadeiros e 2 so falsos.

Questo 18 (Aula 1) - Gabarito Comentado: A afirmativa contida no item I falsa, pois contraria frontalmente o princpio da Equidade na Forma de Participao no Custeio. Com base nesse princpio, o legislador pode alterar a hiptese de incidncia das contribuies devidas pelas empresas em funo de diferentes fatores, como por exemplo, a atividade econmica por desenvolvida. O art. 195, 9, da CRFB/88 permite expressamente que as contribuies sociais do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei possam ter alquotas ou bases de clculo diferenciadas, em razo da atividade econmica, da utilizao intensiva de mo-de-obra, do porte da empresa ou da condio estrutural do mercado de trabalho. O fundamento para a cobrana de contribuies para custeio da seguridade a solidariedade entre os membros da sociedade, inclusive por

24
Profs. Fbio e Srgio www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PREVIDENCIRIO E LEGISLAO PREVIDENCIRIA EM EXERCCIOS P/ O INSS (TCNICO E ANALISTA) E AFRFB

isso a Constituio fixou a necessria participao de todos, de forma direta ou indireta. Pelo princpio citado, aqueles que disponham de melhores condies financeiras devem contribuir com maiores quantias para o custeio da seguridade social enquanto que os menos abastados contribuem com parcelas menores. A afirmativa do item II verdadeira, pois reproduz o disposto no art. 198, caput, da CRFB/88. A afirmativa do item II falsa porque as diretrizes nele descritas dizem respeito rea da sade e no da assistncia social, conforme contido nos incisos do art. 198 da CRFB/88. Assim sendo, a opo que contm a resposta incorreta a letra d, pois os itens I e III so falsos.

Questo 19 (Aula 1) - Gabarito Comentado: A letra a est incorreta, em razo da parte final da afirmativa. A sade direito de todos e independe do recolhimento de contribuio, mas no h vedao ao atendimento pela rede pblica de sade de pessoa que disponha de recursos para arcar com o pagamento de planos de sade privados. A opo c est incorreta, pois perfeitamente possvel uma pessoa fsica estar filiada a regime prprio e ao RGPS. Tal possibilidade ocorre, por exemplo, quando um servidor pblico efetivo (aprovado em concurso pblico para cargo efetivo da U, E, DF ou alguns M) exerce atividade concomitante da qual decorra filiao obrigatria ao RGPS. Pode-se imaginar a hiptese de um servidor efetivo, ocupante de cargo pblico em mbito federal (por isso, vinculado ao RPPS da Unio) que desempenha, no turno da noite, atividade de taxista autnomo, da qual decorrer filiao automtica ao RGPS. Outra hiptese, dentre outras, o professor da universidade federal (nesse caso, vinculado ao RPPS da Unio) que ministre aulas em universidade particular (segurado obrigatrio do RGPS). Tambm est incorreta a opo d. No caso dado como exemplo, dentre outros, no comentrio da letra c (servidor federal efetivo da Unio com atividade concomitante de taxista) ser plenamente possvel o segurado obter a aposentadoria pelo RPPS da Unio (desde que cumpra os requisitos relativos ao tempo de contribuio como servidor pblico) e outra do RGPS (se comprovar o recolhimento das contribuies e demais requisitos necessrios concesso da aposentadoria em questo). importante destacar que a CRFB/88 veda expressamente a percepo simultnea de proventos de aposentadoria decorrentes de regimes prprios de previdncia (do art. 40, do art.42 ou art. 142 da CRFB/88) com remunerao auferida em decorrncia de cargo, funo ou emprego pblico (vide a redao do art. 37, 10, CRFB/88). A letra e est incorreta, pois no Brasil existem apenas 2 espcies de regimes de previdncia pblicos: o regime geral (RGPS) e o regime prprio (RPPS). 25
Profs. Fbio e Srgio www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PREVIDENCIRIO E LEGISLAO PREVIDENCIRIA EM EXERCCIOS P/ O INSS (TCNICO E ANALISTA) E AFRFB

O gabarito da questo est na letra b. Cerca de metade dos municpios do Brasil no dispem de regime prprio de previdncia social para amparo de seus servidores efetivos. Nesses casos, os servidores efetivos so segurados obrigatrios do RGPS.

Questo 20 (Aula 1) - Gabarito Comentado: O gabarito da questo est na letra b, pelos fundamentos nela descritos. A letra a incorreta. A afirmativa est parcialmente falsa (ou parcialmente verdadeira), pelo fato de o direito sade no estar condicionado ao pagamento de contribuies. Todo o mais contido na afirmativa est correto. A letra c incorreta, em face da ressalva a ser feita, como j explicado. A letra d incorreta. O princpio da Universalidade da Cobertura e do Atendimento tem total relao com a proteo conferida pela Previdncia Social, assim como com a criao do segurado facultativo como espcie de segurado do RGPS. Por fim, a letra e est incorreta, pelas razes j expostas acima.

Questo 21 (Aula 1) - Gabarito Comentado: A letra a est correta, pois descreve regra criada pela Emenda Constitucional n 20/98, que proibiu esta forma de contagem fictcia de tempo de contribuio. Tal situao era comum com servidores e tambm para algumas categorias de segurados do RGPS, como por exemplo, os martimos, que tinham o ano reduzido. A letra b correta. O art. 202 da CRFB/88 estabelece a regra ali descrita, possibilitando a criao de regime privado de previdncia complementar, autnomo e independente do RGPS, cujo ingresso de natureza facultativa. A letra c tambm correta, pois reproduz a regra criada pela EC 20/98, que elevou a idade mnima para o trabalho de 14 para 16 anos, salvo para o aprendiz, a partir de 14 anos. A letra d est incorreta e o gabarito da questo. Realmente, a Carta Magna, em seu art. 201, 1, impede que sejam adotados requisitos diferenciados para a concesso de aposentadoria. Entretanto, existem 2 excees: Os trabalhadores que no ambiente onde trabalham estejam sujeitos a agentes nocivos, prejudiciais sade ou integridade fsica, j possuem o direito aposentadoria especial concedida depois de 15, 20 ou 25 anos de trabalho. J os portadores de deficincia, inseridos aqui pela EC 47/05, ainda no possuem nenhum tratamento diferenciado, j que ainda no existe a lei complementar que trate do assunto. 26
Profs. Fbio e Srgio www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PREVIDENCIRIO E LEGISLAO PREVIDENCIRIA EM EXERCCIOS P/ O INSS (TCNICO E ANALISTA) E AFRFB

A letra e, apesar do aparente radicalismo, est correta, pois a previso do art. 167, XI da CF, que prev a destinao exclusiva das contribuies do art. 195, I, a e II da CF para custeio dos benefcios do RGPS. Por isso podemos cham-las de previdencirias.

Questo 22 (Aula 1) - Gabarito Comentado: A letra a est incorreta, pois a Constituio, quando enuncia como princpio a Diversidade da Base de Financiamento, impede a criao de uma contribuio nica. A letra c est incorreta porque a concluso contida na afirmativa verdadeira e plenamente de acordo com o princpio analisado. A letra d tambm est incorreta, pelas razes j mencionadas. Idem para a letra e, tambm incorreta. O gabarito da questo letra b. A afirmativa integralmente verdadeira. Tanto o objetivo apontado para a fixao do princpio da Diversidade da Base de Financiamento pelo Constituinte como a concluso contida na parte final da afirmativa esto corretos. Uma proposta de criao de contribuio nica para custeio da Seguridade Social seria inconstitucional por desrespeitar exatamente esse princpio.

Questo 23 (Aula 1) - Gabarito Comentado: O item I est correto, pois a previdncia social, em um conceito simples, uma espcie de seguro social, denominado social em razo de atender a sociedade contra os riscos sociais, que so justamente os citados na questo (entre outros). A idia simples: a pessoa contribui para a Previdncia e, em razo dos recolhimentos realizados, passa a ter a proteo contra riscos/acontecimentos. Isto , para que uma pessoa venha a se aposentar, no basta ter a idade avanada, mas precisar comprovar, tambm, certo nmero de recolhimentos mensais. Esta caracterstica normalmente ignorada pela maioria da populao, sendo essa a razo pela qual muitas pessoas no conseguem obter o benefcio pretendido. O item II tambm est correto, pois de acordo com o art. 201, IV da CF, a previdncia social conceder salrio-famlia e auxlio-recluso para os dependentes dos segurados de baixa renda. Esta limitao no existia desde 1988, mas foi criada pela EC n. 20/1998. Atualmente, entende-se como sendo segurado de baixa-renda aquele que recebe at R$ 862,60 por ms (valor vigente a partir de 01/01/2011, definido 27
Profs. Fbio e Srgio www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PREVIDENCIRIO E LEGISLAO PREVIDENCIRIA EM EXERCCIOS P/ O INSS (TCNICO E ANALISTA) E AFRFB

pela Portaria Interministerial MPS/MF n 407, de 14/07/2011). um conceito provisrio, criado pela prpria EC 20/98, enquanto no vier a lei a definir um conceito definitivo de baixa-renda. Da mesma forma est correto o item III, pois se inclui entre as aes da Previdncia Social a concesso de penso por morte do segurado, homem ou mulher, ao cnjuge ou companheiro e dependentes, benefcio este que no pode ser inferior ao salrio-mnimo (atualmente R$ 545,00/ms). A penso por morte benefcio concedido aos dependentes. J o item IV est errado, pois a promoo da integrao ao mercado de trabalho objetivo da Assistncia Social, e no da Previdncia Social (art. 203, III, CF). Pelo exposto, o gabarito da questo letra b. Questo 24 (Aula 1) - Gabarito Comentado: A abrangncia de aes do SUS encontra-se descrita nos incisos do art. 200 da CRFB/88, que prev, no inciso VIII, a colaborao na proteo do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho. A execuo de procedimentos, produtos e substncias de interesse para a proteo dos desfavorecidos (necessitados), assim como a ordenao da formao de recursos materiais na rea de assistncia so de incumbncia da assistncia social. A proteo maternidade, especialmente gestante, e a proteo ao trabalhador em situao de desemprego involuntrio so objeto de aes da previdncia social, de acordo com a CRFB/88 (cabe lembrar que, por lei, o seguro-desemprego fica a cargo do Ministrio do Trabalho e Emprego - MTE). Dessa forma, o gabarito da questo letra c.

Questo 25 (Aula 1) - Gabarito Comentado: De acordo com o art.199, 3 da CRFB/88, vedada a participao direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistncia sade no Pas, salvo nos casos previstos em lei. Ou seja, a atividade empresarial relativa sade livre iniciativa privada (tendo preferncia as entidades filantrpicas e as sem fins lucrativos), mas no para empresas estrangeiras. Por isso, o gabarito da questo letra d.

Questo 26 (Aula 1) - Gabarito Comentado:

28
Profs. Fbio e Srgio www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PREVIDENCIRIO E LEGISLAO PREVIDENCIRIA EM EXERCCIOS P/ O INSS (TCNICO E ANALISTA) E AFRFB

A prova da ESAF/2002 que abordou a matria previdenciria teve uma estranha fixao com a sade, abordando o assunto em diversas questes, quando o tema no tinha a menor relevncia para o cargo que se pretendia selecionar. Isso infelizmente costuma acontecer em Bancas que no tm tradio na matria, e, embora esperemos que haja melhorias nos prximos concursos, aconselhamos que estudem os artigos da CRFB/88 que tratam da Seguridade Social, bem como sobre suas reas de formao (Sade, Assistncia e Previdncia Social, a partir do art.194). A letra a incorreta, pois a CF prev que a sade direito de todos e dever do Estado, garantido mediante polticas sociais e econmicas que visem reduo (e no manuteno) do risco de doena e de outros agravos e ao acesso universal e igualitrio s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao (art. 196, caput, CF). A letra b a correta, sendo o gabarito, pois reproduo literal de trecho do artigo citado acima. A letra c incorreta, pois as aes e servios pblicos de sade integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema nico (e no mltiplo) - SUS, conforme art. 198, CRFB/88. A letra d incorreta, pois o SUS visa atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas (e no repressivas), sem prejuzo dos servios assistenciais (art. 198, II, CRFB/88). Por fim, a letra e est incorreta, pois o Sistema nico de Sade ser financiado, nos termos do art.195 da CRFB/88, com recursos do oramento da Seguridade Social, da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, alm de outras fontes, e no somente com recursos da Unio, dos Estados e dos Municpios.

Questo 27 (Aula 1) - Gabarito Comentado: De acordo com o texto da Carta Magna, a Seguridade Social guia-se pelo princpio do Carter Democrtico e Descentralizado da Administrao (art. 194, pargrafo nico, VII, CRFB/88), visando a participao da sociedade na organizao e gerenciamento da Seguridade Social, mediante gesto quadripartite, com participao dos trabalhadores, empregadores, aposentados e do Governo nos rgos colegiados. Por isso o gabarito letra e. Os aposentados no constavam da redao original da CF, mas foram inseridos pela Emenda Constitucional n 20/1998. Tal forma de gesto (democrtica, descentralizada e com participao quadripartite) verifica-se nos rgos colegiados da Seguridade, como o

29
Profs. Fbio e Srgio www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PREVIDENCIRIO E LEGISLAO PREVIDENCIRIA EM EXERCCIOS P/ O INSS (TCNICO E ANALISTA) E AFRFB

Conselho Nacional de Previdncia Social, o Conselho de Recursos da Previdncia Social, dentre outros (ver artigos 294 e seguintes do RPS).

Questo 28 (Aula 1) - Gabarito Comentado: O gabarito da questo a letra b, pois corresponde ao disposto expressamente no art. 194, caput, da Constituio. Essa foi mais uma questes da formuladas pela Banca da ESAF, em cujo texto das alternativas limitou-se a mudar algumas palavras, visando induzir o candidato em erro.

Questo 29 (Aula 1) - Gabarito Comentado: A letra a a incorreta, sendo o gabarito, pois como prev a CF, no art. 201, 1, de fato vedada a adoo de requisitos diferenciados para a concesso de aposentadoria, mas h duas ressalvas: aqueles que trabalham com agentes nocivos, e os portadores de deficincia. Isso, fora as outras excees previstas no prprio art. 201, como o tratamento diferenciado para professores, rurais e mulheres. Os trabalhadores sujeitos a agentes nocivos j possuem a aposentadoria especial, concedida aps 15, 20 ou 25 anos de trabalho. J os portadores de deficincia, inseridos aqui pela EC 47/05, ainda no possuem nenhum tratamento diferenciado, j que ainda no existe a lei complementar que trate do assunto. A letra b correta. Essa a previso expressa do art. 202 da CF, que assim determina a previdncia complementar, como autnoma, independente do RGPS, e de ingresso facultativo. A letra c tambm correta, pois reproduz a regra criada pela EC 20/98, que elevou a idade mnima para o trabalho de 14 para 16 anos, salvo para o aprendiz, a partir de 14 anos. A letra d tambm traz regra criada pela EC 20/98, que proibiu este tipo de contagem fictcia, que era muito comum com servidores e para algumas categorias do RGPS, como martimos, que tinham o ano reduzido. A letra e, apesar do aparente radicalismo, est correta, pois a previso do art. 167, XI da CF, que prev a destinao exclusiva das contribuies do art. 195, I, a e II da CF para custeio dos benefcios do RGPS. Por isso podemos cham-las de previdencirias.

Questo 30 (Aula 1) - Gabarito Comentado:

30
Profs. Fbio e Srgio www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PREVIDENCIRIO E LEGISLAO PREVIDENCIRIA EM EXERCCIOS P/ O INSS (TCNICO E ANALISTA) E AFRFB

Com base no disposto no art. 194, pargrafo nico, inciso II, da CRFB/88, conclui-se que a resposta da questo seja a letra e. As demais alternativas trazem descries incompatveis com os objetivos (ou Princpios) da seguridade social. Na verdade, procurou-se elaborar descries de textos aparentemente coerentes, mas totalmente dissonantes dos objetivos expressamente definidos pelo Legislador Constituinte Originrio.

31
Profs. Fbio e Srgio www.pontodosconcursos.com.br

You might also like