You are on page 1of 5

Sumrio Executivo

Entendendo as Sees do Plano de Negcios


a parte mais importante do Plano de Negcios Deve ser feito por ltimo! Deve responder s perguntas
O qu? Onde? Por qu? Quanto? Como? Quando?

Sumrio Executivo
Elementos chaves

Sumrio Executivo
O SE diz: Quem voc Qual sua estratgia/viso O que voc est fazendo e o propsito de faz-lo Qual seu mercado Quanto $$ voc precisa e o que far com ele Quais so suas vantagens competitivas O SE no : Um resumo do PN Uma introduo Um prefcio O SE o PN em miniatura!!!!!!

Breve descrio do negcio A oportunidade e a estratgia O mercado alvo e as projees As vantagens competitivas e sustentabilidade Contribuio para os objetivos estratgicos da empresa A equipe proposta para o projeto/novo negcio Lucratividade e potencial de colheita

Casando a oportunidade e a organizao


Inclui os produtos e/ou servios que sero colocados no mercado As vantagens competitivas que a oportunidade proporcionar empresa Dimenses estratgicas e sinergias (Novo mercado? Mesmo mercado?) Estratgias de entrada e crescimento Opes de colheita A oportunidade ser integrada ao negcio atual? Haver a possibilidade de venda para outra empresa etc.?

Como sua empresa age em relao a estes tpicos?


Pesquisa e Desenvolvimento Alianas Estratgicas Tecnologia Critrios de seleo de produtos Produo e Distribuio Servios ps venda

Ciclo de vida do produto


Ciclo de Vida do Produto
Volume de Vendas

Ciclo de vida do produto


1. Introduo do Produto: custos elevados de promoo e fabricao; margens apertadas

2. Crescimento: aumento de demanda; melhoria na relao promoo/vendas

3. Maturao: estabilizao das vendas; presso por reduo de preos

Lanamento Crescimento

Maturidade

Declnio
Tempo

4. Declnio: desaparecimento do produto

Matriz BCG
MATRIZ BCG
Participao Relativa de Mercado

Matriz BCG
MATRIZ BCG
3:1 20% Participao Relativa de Mercado 1:1 0.3:1

ESTRELA

DVIDA

Crescimento do Mercado

Crescimento do Mercado

?
VACA LEITEIRA
(Gerador de Caixa)

A LT O

1 2
10%

6 5

ALTO

ABACAXI
(Gerador de Problemas) BAIXO

3
0%
ALTO BAIXO

BAIXO

A LT O

BA I XO

Caractersticas do Produto ou Servio


Descreva as caractersticas e os benefcios que o cliente tem em se utilizar dos seus produtos e servios;

Caractersticas X Benefcios
Caractersticas: Tamanho Formato Peso Dimenso Cor Feito de... Usado para... Benefcios: Convenincia Segurana Garantia No precisa atualizar Traz amor, sade e felicidade Fcil de usar

Explique porque os seus produtos/servios se diferenciam dos da concorrncia e porque os clientes escolheriam a sua empresa.

O que tem de especial nos produtos/servios de sua empresa?

Anlise de mercado
Anlise do Setor Identificar as tendncias do ambiente (SWOT) Descrever a indstria, histrico e projees do mercado, as tendncias, o perfil dos consumidores Analisar os principais competidores (seus 4Ps, market share), quem sero os competidores no futuro? Comparar seu negcio com os competidores, quais so seus diferenciais? E os deles? Como voc pretende super-los?

Anlise da Indstria / Setor


Quais fatores esto influenciando as projees de mercado? Por que o mercado se mostra promissor? Qual o tamanho do mercado em R$, nmero de clientes e competidores? Como ser o mercado nos prximos anos? Como o mercado est estruturado e segmentado? Quais so as oportunidades e riscos do mercado?

Definio do segmento de mercado


Qual o perfil do comprador? O que ele est comprando atualmente? Por que ele est comprando? Quais fatores influenciam a compra? Quando, como e com que periodicidade feita a compra? Onde ele se encontra? Como chegar at ele?

Segmentao de Mercado
Quem est comprando?
Geografia Perfil Estilo de Vida Personalidade

O que est comprando? Seu Produto ou Servio


Recursos Embalagem Servios Preo Entrega

Por que est comprando?


Benefcios Caractersticas especiais

Anlise da Concorrncia
Quem so seus concorrentes? De que maneira seu produto ou servio pode ser comparado ao do concorrente? De que maneira ele est organizado? Ele pode tomar decises mais rpidas do que voc? Ele responde rapidamente a mudanas? Ele tem uma equipe gerencial eficiente? A concorrncia lder ou seguidor no mercado? Eles podero vir a ser os seus concorrentes no futuro?

Estratgia de Marketing e Vendas


Estratgia de Marketing (4 Ps)
Posicionamento (produto/servio) Preo Praa (localizao; canais de distribuio) Promoo (propaganda, publicidade...) Projeo de Vendas

Alguns posicionamentos de valor


1- Ser o melhor em Qualidade 2- Ser o melhor em Desempenho 3- Mais confivel 4- Mais durvel 5- Mais segura 6- Mais rpida 7- Fornece mais por menos $$$ 8- Menos cara 9- De maior prestgio 10- Que tem melhor design ou estilo 11- A mais fcil de usar Procure identificar onde seus concorrentes se posicionam e tente se diferenciar! A empresa precisa passar de um posicionamento mais genrico de benefcio ao cliente para um mais especfico de valor!!!

Exemplos de posicionamentos de valor


1- Mais por Mais (Mercedes, Rolex, Mont Blanc) 2- Mais pela Mesma Coisa (cala de marca X cala sem marca) 3- A Mesma Coisa por Muito Menos (Extra: diz ser + barato) 4- Menos por Muito Menos (Aluguel de carro sem ar, som etc) 5- Mais por Menos ( o melhor posicionamento para o cliente)

Equipe Gerencial / Equipe do projeto


Fator crtico de sucesso Quem so os principais executivos? De onde eles vm? Qual a experincia prvia de cada um? A equipe complementar? O que est faltando?

Equipe Gerencial
Mostre as reas-chave do projeto e faa uma associao com as pessoas que ocupam estas posies

Explicite a competncia externa (outras reas ou fora da empresa) que voc poder vir a precisar

Faa uma previso dos recursos humanos necessrios para quando sua unidade crescer, bem como explicite sua poltica de RH/contratao, benefcios e custos de pessoal

Anexe os CV dos executivos principais e mostre que eles so capazes de superar os desafios que esto por vir

Riscos crticos e fatores de sucesso


A empresa deve estar preparada para monitorar: foras macroambientais (demogrficas, econmicas, tecnolgicas, polticas, legais, sociais e culturais) atores microambientais importantes (consumidores, concorrentes, canais de distribuio, fornecedores) Deve haver opes e anlises de custos para o gerenciamento dos riscos identificados Anlise de impacto que os riscos podero trazer organizao

Natureza do acordo, investimentos e retornos


Deve refletir em nmeros toda a estratgia do projeto Deve mostrar os investimentos necessrios e as possibilidades de retornos Incluir uma previso de receitas com horizonte de mdio prazo Mostrar o prazo para o retorno do investimento com base no fluxo de caixa do projeto Utilizar ndices de retorno sobre o investimento para mostrar a viabilidade financeira do projeto

ndices Financeiros e Anlise de Investimentos


Servem para avaliar a viabilidade do negcio e probabilidade de sucesso/lucros Foco no Lucro Retorno Contbil sobre o Investimento Payback (prazo de retorno do investimento) Tcnicas de Fluxo de Caixa Descontado TIR (taxa interna de retorno) VPL (valor presente lquido)

You might also like