You are on page 1of 8

FSICA para o NOVO ENEM

EM PARCERIA COM

WWW.TIOIVYS.BLOGSPOT.COM.BR
ANOTAES

Prova se aproximando, nada melhor que treinar itens com a cara do ENEM, no? Por isso, o professor Ivys Urquiza (@tioivys) e o Projeto Medicina estaro juntos nessa reta final, ofertando listas de Cincias da Natureza e suas tecnologias com itens (muitos deles inditos) de acordo com a matriz de habilidades proposta para o ENEM. Cada lista deve ser resolvida em, no mximo, 30 minutos. Registre seus resultados (nmero de acertos e durao da resoluo), voc deve aprender a lidar bem com o tempo. isso, como diria o amigo Paulo Jubilut:

faca no dente e sangue no olho, galera!


Estamos juntos nessa:

#LQVP

Lembre Que Voc Pode

COMPETNCIA 01: Compreender as cincias naturais e as tecnologias a elas associadas como construes humanas, percebendo seus papis nos processos de produo e no desenvolvimento econmico e social da humanidade.

Habilidade 01 Reconhecer caractersticas ou propriedades de fenmenos ondulatrios ou oscilatrios, relacionando-os a seus usos em diferentes contextos;

FACEBOOK.COM/ T I O I V Y S F A N P A G E

FSICA para o NOVO ENEM


EM PARCERIA COM

WWW.TIOIVYS.BLOGSPOT.COM.BR

QUESTO 01 (TI 2011): Ao assistir, pela televiso, a uma corrida de Frmula 1, Abigobal percebe que sempre que h uma mudana na tomada da cmera e o carro deixa de ser visto de frente (se aproximando da cmera) e passa a ser visto por trs (se afastando da cmera), h uma mudana significativa no ronco do motor. Abigobal, num primeiro momento, at acredita, erradamente, que esse fenmeno estaria associado a uma troca de marcha no cmbio do carro. Contudo, pensando mais um pouco, identifica que fenmeno fsico melhor explicaria o ocorrido. A alterao no som percebido do motor melhor explicada pelo: a) aquecimento do ar prximo a cmera, devido a rpida passagem do carro de F1 nos arredores dela. b) efeito dinmico sobre o microfone, provocado pela mudana de referencial inercial utilizado para observar o carro. c) mudana no intervalo de tempo entre a chegada de duas frentes de onda sonora provocada pela mudana na velocidade relativa entre o carro e o microfone. d) mau funcionamento do microfone devido a interferncia eletromagntica dos dispositivos eletrnicos do carro. e) mau funcionamento do televisor de Abigobal. QUESTO 02 (ENEM 2010): Ao contrrio dos rdios comuns (AM ou FM), em que uma nica antena transmissora capaz de alcanar toda a cidade, os celulares necessitam de vrias antenas para cobrir um vasto territrio. No caso dos rdios FM, a frequncia de transmisso est na faixa dos MHz (ondas de rdio), enquanto, para os celulares, a frequncia est na casa do GHz (microondas). Quando comparado aos rdios comuns, o alcance de um celular muito menor. Considerando-se as informaes do texto, o fator que possibilita essa diferena entre propagao das ondas de rdio e as de micro-ondas que as ondas de rdio so: a) facilmente absorvidas na camada da atmosfera superior conhecida como ionosfera. b) capazes de contornar uma diversidade de obstculos como rvores, edifcios e pequenas elevaes. c) mais refratadas pela atmosfera terrestre, que apresenta maior ndice de refrao para as ondas de rdio. d) menos atenuadas por interferncia, pois o nmero de aparelhos que utilizam ondas de rdio menor. e) constitudas por pequenos comprimentos de onda que lhes conferem um alto poder de penetrao em materiais de baixa densidade.

ANOTAES

FACEBOOK.COM/ T I O I V Y S F A N P A G E

FSICA para o NOVO ENEM


EM PARCERIA COM

WWW.TIOIVYS.BLOGSPOT.COM.BR
ANOTAES

QUESTO 03 (ENEM 2011): Ao diminuir o tamanho de um orifcio atravessado por um feixe de luz, passa menos luz por intervalo de tempo, e prximo da situao de completo fechamento do orifcio, verifica-se que a luz apresenta um comportamento como o ilustrado nas figuras. Sabe-se que o som, dentro de suas particularidades, tambm pode se comportar desta forma.

Em qual das situaes a seguir est representado o fenmeno descrito no texto? a) Ao se esconder atrs de um muro, um menino ouve a conversa de seus colegas. b) Ao gritar diante de um desfiladeiro, uma pessoa ouve a repetio do seu prprio grito. c) Ao encostar o ouvido no cho, um homem percebe o som de uma locomotiva antes de ouvi-lo pelo ar. d) Ao ouvir uma ambulncia se aproximando, uma pessoa percebe o som mais agudo do que quando aquela se afasta. e) Ao emitir uma nota musical muito aguda, uma cantora de pera faz com que uma taa de cristal se despedace.

FACEBOOK.COM/ T I O I V Y S F A N P A G E

FSICA para o NOVO ENEM


EM PARCERIA COM

WWW.TIOIVYS.BLOGSPOT.COM.BR
ANOTAES

QUESTO 04 (UEPB): Todo corpo capaz de vibrar ou oscilar tem frequncia natural de oscilao, quer seja ele uma lmina de ao, um copo de vidro, um automvel, quer seja uma ponte. Se uma fonte oscilante tiver a mesma frequncia que a frequncia natural de um corpo, este pode atingir o colapso. Foi o que aconteceu com a ponte de Tacoma em 1940 nos Estados Unidos, levando-a quebrar-se, conforme ilustrado ao lado. (Gaspar, A. Experincias de Cincias para o Ensino Fundamental, editora tica, So Paulo, 2005) Sobre este fenmeno, correto afirmar: a) No h relao alguma entre as frequncias da fonte oscilante e a frequncia natural do corpo, que possa ocasionar o colapso. b) devido superposio de ondas que a frequncia da fonte oscilante pode atingir a freqncia natural do corpo, e este entrar em colapso. c) devido interferncia das ondas que a frequncia da fonte oscilante pode atingir a frequncia natural do corpo, e este entrar em colapso. d) Quando a fonte oscilante tem frequncia igual frequncia natural do corpo, este entra em ressonncia. e) O colapso acontece devido ao efeito Doppler. QUESTO 05 ( ): A figura abaixo nos mostra a reflexo na ionosfera de algumas ondas de rdio, emitidas atravs das antenas de emissoras de rdio. A faixa das frequncias das rdios AM (amplitude modulada) est compreendida entre 530 kHz e 1.600 kHz, enquanto que as rdios FM (frequncia modulada), entre 88 MHz e 108 MHz. Analise as afirmativas abaixo e assinale a verdadeira. a) A rdio Universitria FM (107,9 MHz) tem grande alcance, pois sua antena emite ondas com pequeno comprimento de onda. b) A rdio O Povo CBN (1010 kHz) tem grande alcance, pois suas ondas, que tm grandes comprimentos de onda, so refletidas na ionosfera. c) A Verdinha (810 kHz) no captada em cidades distantes, pois suas ondas no so refletidas na ionosfera. d) Tanto as rdios AM como as FM podem ser captadas a longas distncias. e) As ondas transmitidas pelas antenas das rdios s se propagam em meios materiais, pois so ondas sonoras.

FACEBOOK.COM/ T I O I V Y S F A N P A G E

FSICA para o NOVO ENEM


EM PARCERIA COM

WWW.TIOIVYS.BLOGSPOT.COM.BR
ANOTAES

QUESTO 06 (TI 2012): Observe a imagem a seguir:

Nela esto os principais instrumentos de corda de uma orquestra. Abaixo, imagem de um modelo de guitarra com captao eltrica:

Como possvel perceber, diferente dos instrumentos acsticos da primeira figura, o corpo da guitarra no arredondado. Isso acontece, pois o corpo de instrumentos acsticos faz a amplificao dos sons produzidos neles. O formato arredondado visa: a) melhorar a esttica, deixando o instrumento ainda mais bonito. b) permitir que o corpo do instrumento entre em ressonncia com um nmero maior de frequncias. c) compensar o formato longilneo da corda e, com isso, possibilitar a amplificao dos sons produzidos nela. d) possibilitar um melhor apoio por parte do msico, facilitando o manuseio do instrumento. e) diferenciar os instrumentos acsticos (arredondados) dos eltricos (no arredondados) numa apresentao musical.

FACEBOOK.COM/ T I O I V Y S F A N P A G E

FSICA para o NOVO ENEM


EM PARCERIA COM

WWW.TIOIVYS.BLOGSPOT.COM.BR
ANOTAES

QUESTO 07 ( ): Em medicina, o ultrassom utilizado, entre outras aplicaes, como ferramenta de diagnstico, permitindo a obteno de imagens do interior do corpo do indivduo. Isto possvel porque o ultrassom: a) uma onda eletromagntica, assim como a luz, mas de comprimento de onda superior ao da faixa da luz visvel. b) interage com os tecidos do corpo humano, produzindo luz, que forma as imagens observadas numa tela especial. c) modifica-se ao atravessar os tecidos, produzindo padres de ondas mecnicas que podem ser analisados para a obteno das imagens. d) por ter frequncia superior do som audvel para os seres humanos, aproxima-se da frequncia das ondas eletromagnticas que formam a luz. e) produz pulsos eltricos ao interagir com matria orgnica, que podem ser captados pela sonda utilizada no exame e convertidos em informao visual.

QUESTO 08 ( ): A maioria dos morcegos possui ecolocalizao um sistema de orientao e localizao que os humanos no possuem. Para detectar a presena de presas ou de obstculos, eles emitem ondas ultrassnicas que, ao atingirem o obstculo, retornam na forma de eco, percebido por eles. Assim sendo, ao detectarem a direo do eco e o tempo que demora em retornar, os morcegos conseguem localizar eventuais obstculos ou presas. Um dispositivo inspirado nessa estratgia a trena snica, a qual emite uma onda sonora que refletida por um obstculo situado a uma distncia que se deseja medir. Supondo que uma trena emite uma onda ultrassnica com frequncia igual a 22,0kHz e comprimento de onda igual a 1,5cm, que essa onda refletida em um obstculo e que o seu eco detectado 0,4s aps sua emisso, determine a distncia do obstculo, considerando que as propriedades do ar no mudam durante a propagao da onda e, portanto, a velocidade do som permanece constante. a) 33m c) 66m b) 45m d) 90m e) 99m

FACEBOOK.COM/ T I O I V Y S F A N P A G E

FSICA para o NOVO ENEM


EM PARCERIA COM

WWW.TIOIVYS.BLOGSPOT.COM.BR
ANOTAES

QUESTO 09 ( ): O som de determinada frequncia, emitido por uma trombeta, capaz de quebrar uma taa de vidro (veja a figura). A taa, antes de quebrar, oscila na mesma frequncia do som emitido pelo instrumento musical. O fenmeno fsico relacionado a esse evento conhecido por: a) interferncia. c) difrao. QUESTO 10 (ENEM ): Um garoto que passeia de carro com seu pai pela cidade, ao ouvir o rdio, percebe que a sua estao de rdio preferida, a 94,9 FM, que opera na banda de frequncia de megahertz, tem seu sinal de transmisso superposto pela transmisso de uma rdio pirata de mesma frequncia que interfere no sinal da emissora do centro em algumas regies da cidade. Considerando a situao apresentada, a rdio pirata interfere no sinal da rdio do centro devido : a) atenuao promovida pelo ar nas radiaes emitidas. b) maior amplitude da radiao emitida pela estao do centro. c) diferena de intensidade entre as fontes emissoras de ondas. d) menor potncia de transmisso das ondas da emissora pirata. e) semelhana dos comprimentos de onda das radiaes emitidas. QUESTO 11 ( ): A genciana que cresce no Cabo da Boa Esperana, na frica do Sul, produz plen comestvel. Os estames oferecem este plen amarelo no interior de tubos ocos que a maioria dos insetos no consegue alcanar. Um certo tipo de abelha, no entanto, ganhou o nome de ordenhadeira porque, ao fazer suas asas vibrarem mais lentamente que o normal, provocam a emisso do plen em jatos atravs de um orifcio no topo dos tubos. O mesmo efeito se obtm usando um diapaso que vibre com frequncia idntica a das asas da abelha. O fenmeno fsico relacionado com o fato descrito : a) efeito Doppler c) reverberao b) ressonncia d) refrao b) ressonncia. d) refrao.

e) reflexo

e) batimento
FACEBOOK.COM/ T I O I V Y S F A N P A G E

FSICA para o NOVO ENEM


EM PARCERIA COM

WWW.TIOIVYS.BLOGSPOT.COM.BR
ANOTAES

QUESTO 12 ( ): Nos reatores nucleares, algumas partculas que escapam das reaes de fisso penetram na gua do moderador com velocidade superior da luz naquele meio (essa velocidade , aproximadamente, 25 % menor do que a da luz no vcuo). Isso produz uma radiao azulada conhecida como Efeito Cherenkov. As pesquisas desse efeito levaram a aplicaes na deteco de partculas e na medicina nuclear.

Sua compreenso est associada : EHC 90. H07 (NOVO ENEM) a) gerao de ondas de choque. b) produo de ondas ultrassnicas. c) produo de ondas estacionrias. d) gerao de ondas progressivas. e) produo de efeito Doppler.

GABARITOS
01 C 07 C 02 B 08 C 03 A 09 B 04 D 10 E 05 B 11 B 06 B 12 A

Se quiser receber comentrios sobre essas questes mande um mail para tidd2012@gmail.com com o ttulo: PROJETO MEDICINA FSICA ENEM LISTA 01 Comente no mail o que achou das questes, esse feedback muito importante para nosso trabalho.

#LQVP
FACEBOOK.COM/ T I O I V Y S F A N P A G E

You might also like