You are on page 1of 8

O CAMPO E A ABORDAGEM ANTROPOLGICOS

A reflexo do homem sobre o homem e sua sociedade, e a elaborao de um saber so to antigos quanto sociedade. Ele tem colocado, desde sempre, inmeras questes sobre si mesmo, independentemente da poca, porm a cincia que os estuda, a antropologia, um projeto recente, por volta do sculo XVIII, quando pela primeira vez se pensou em ir a fundo s questes que envolviam o ser humano. O que antes era um pensamento filosfico e teolgico passou a ser visto cientificamente, porm no havia como existir um estudo complexo sobre os conceitos de homem se as regies da humanidade eram praticamente inexploradas. na Europa que se comea (desde o sculo XVI) a busca pelo outro, pelo desconhecido e tambm na Europa, depois de no haver mais locais inexplorados, que se comea a esboar a disciplina da antropologia como um saber cientfico. Os primeiros antroplogos escolhem como objeto de estudo as sociedades exteriores as europeias e norte-americanas as chamadas sociedades primitivas e longnquas por que: so de dimenses restritas; tiveram poucos contatos com outras sociedades, logo, esto no seu estado mais selvagem; so pouco desenvolvidas tecnologicamente e so pouco desenvolvidas no que toca estruturao e atividades sociais. No comeo do sculo XX, as sociedades primitivas comearam a escassear, pois nem estas eram poupadas do avano social e a antropologia se v diante de uma crise de identidade e se pe a seguinte pergunta: a morte do selvagem h de causar a morte daqueles que haviam se dado como tarefa o seu estudo. E ela busca trs vias diferentes que so: 1) os antroplogos que se dedicam sociologia comparada; 2) os antroplogos que vo ao encontro de outro tipo de primitivismo, como o campons, dedicando-se assim aos estudos etnogrficos e 3) os antroplogos que deixam de lado o objeto emprico do primitivo e que fazem uma abordagem epistemolgica do homem, ou seja, que procuram respostas universais, no limitando os seus estudos a espaos geogrficos, culturais ou histricos particulares.

E esta terceira e ltima viso da antropologia que tem certo enfoque que consiste em: a) o estudo do homem inteiro e b) o estudo do homem em todas as sociedades, sob todas as latitudes em todos os seus estados e em todas as pocas. O ESTUDO DO HOMEM INTEIRO S poder ser considerada como antropolgica uma abordagem integrativa que objetive levar em considerao as mltiplas dimenses do ser humano em sociedade. Uma das vocaes maiores de nossa abordagem consiste em no parcelar o homem, mas em tentar relacionar campos de investigao frequentemente separados. Existem cinco reas principais da antropologia que o pesquisador deve estar sensibilizado quando trabalha de forma profissional em algumas delas, dado que essas reas mentem relaes entre si. Antropologia biolgica - consiste no estudo das variaes dos caracteres biolgicos do homem no espao e no tempo. Sua problemtica a das relaes entre o patrimnio gentico e o meio (geogrfico, ecolgico, social), analisa as particularidades morfolgicas e fisiolgicas ligadas a um meio ambiente, a evoluo. Antropologia pr-histrica o estudo do homem atravs dos vestgios materiais enterrados no solo. Visa reconstituir as sociedades desaparecidas, tanto em suas tcnicas e organizaes sociais, quanto em suas produes culturais e artsticas. Antropologia lingustica A linguagem parte do patrimnio cultural de uma sociedade e permite compreender como os homens pensam como vivem e o que sentem, isto , suas categorias psicoafetivas e psicocognitivas; como eles expressam o universo e o social; como interpretam seus prprios saber e saber-fazer. Antropologia psicolgica consiste no estudo dos processos e do financiamento do psiquismo humano. Somente atravs dos comportamentos, conscientes e inconscientes, dos seres humanos particulares podemos aprender essa totalidade sem a qual no antropologia. Antropologia social e cultural que diz respeito a tudo que constitui uma sociedade: seus modos de produo econmica, suas tcnicas, sua organizao poltica e jurdica, seus sistemas de parentesco, seus sistemas de

conhecimento, suas crenas religiosas, sua lngua, sua psicologia, suas criaes artsticas. O ESTUDO DO HOMEM EM SUA DIVERSIDADE A antropologia o estudo de todas as sociedades humanas, ou seja, das culturas da humanidade como um todo em suas diversidades histricas e geogrficas. Presos a uma nica cultura somos no apenas cegos dos outros, mas mopes quando se trata da nossa. Aos poucos, notamos que o menor dos nossos comportamentos (gestos, mmicas, posturas, reaes afetivas) no tem nada de "natural". Comeamos a nos surpreender com aquilo que diz respeito a ns mesmos, a nos espiar. O conhecimento (antropolgico) da nossa cultura passa inevitavelmente pelo conhecimento das outras culturas. O projeto antropolgico consiste no reconhecimento, conhecimento, juntamente com a compreenso de uma humanidade plural. A abordagem antropolgica implica um descentramento radical, uma ruptura com a ideia de que existe um "centro do mundo", e, correlativamente, uma ampliao do saber e uma mutao se si mesmo. A descoberta da alteridade a de uma relao que nos permite deixar de identificar nossa pequena provncia de humanidade com a humanidade, e deixar de rejeitar o presumido "selvagem" fora de ns mesmos. Confrontados multiplicidade das culturas, somos levados a romper com a abordagem comum que opera sempre a naturalizao do social (como se os nossos comportamentos estivessem inscritos em ns desde o nascimento, e no fossem adquiridos com a cultura na qual nascemos) a romper com o humanismo clssico que consiste na identificao do sujeito com ele mesmo, e da cultura com a nossa cultura. O pensamento antropolgico considera que, assim como uma civilizao adulta deve aceitar que seus membros se tornem adultos, ela deve igualmente aceitar a diversidade das culturas, tambm adultas. DIFICULDADES A famlia dos antroplogos muito dividida, quando se trata de dar conta dessa unidade mltipla, desses materiais e dessas experincias. 1 dificuldade - Nvel das palavras. Etnologia ou antropologia? Etnologia (tradio terminolgica francesa) pluralidade irredutvel das etnias, isto , das culturas.

Antropologia (pases anglo-saxnicos) unidade do gnero humano. Antropologia social estudo das instituies. Antropologia cultural estudo dos comportamentos. 2 dificuldade - Grau de cientificidade que convm atribuir antropologia. O homem est em condies de estudar cientificamente o homem, isto , um objeto que de mesma natureza que o sujeito? 3 dificuldade - Reao ambgua que a antropologia mantm desde sua gnese com a histria. Essa preocupao de separao entre as abordagens histrica e antropolgica est longe de ser unnime, e a histria recente da antropologia testemunha tambm um desejo de coabitao entre as disciplinas. 4 dificuldade - O fato de que nossa prtica oscila sem parar entre a pesquisa que se pode qualificar de fundamental e aquilo que designado sob o termo de "antropologia aplicada". Antropologia aplicada deve-se colocar a servio da revoluo". O pesquisador torna-se um militante, um "antroplogo revolucionrio", contribuindo na construo de uma "antropologia da liberao". O fato da diversidade das ideologias sucessivamente definidas no altera nada quanto ao mago do problema, que o seguinte: o antroplogo deve contribuir, enquanto antroplogo, para a transformao das sociedades que ele estuda? A questo que est hoje colocada para qualquer antroplogo a seguinte: h uma possibilidade em minha sociedade permitindo-lhe o acesso a um estgio de sociedade industrial (ou ps-industrial) sem conflito dramtico, sem risco de despersonalizao? A participao do antroplogo naquilo que hoje a vanguarda do anticolonialismo e da luta para os direitos humanos das minorias tnicas uma consequncia de nossa profisso, mas no a nossa profisso propriamente dita. A pesquisa antropolgica tem hoje como vocao maior a de propor no solues, mas instrumentos de investigao que podero ser utilizados em especial para reagir ao chove da aculturao, isto , ao risco de um desenvolvimento conflituoso levando violncia negadora das particularidades econmicas, sociais, culturais de um povo.

5 dificuldade - A natureza desta obra que deve apresentar um campo de pesquisa imenso, cujo desenvolvimento recente extremamente

especializado.

FACULDADE DE EDUCAO, CINCIAS E LETRAS DE PARASO DO TOCANTINS FECIPAR.

RESUMO: O CAMPO E A ABORDAGEM ANTROPOLGICOS

PARASO DO TOCANTINS TO JUNHO/2013

LUCIVERA MENDES DA SILVA ROSIRENE DA SILVA CARVALHO RUBIANA BERNARDES

RESUMO: O CAMPO E A ABORDAGEM ANTROPOLGICOS


Trabalho realizado para a avaliao da disciplina Antropologia e Educao, ministrada pelo Prof. Carlos Brando.

PARASO DO TOCANTINS TO JUNHO/2013

You might also like