You are on page 1of 3

Letramento e Alfabetizao

O conceito de que Letramento bastante discutido entre os estudiosos do assunto, vrios autores. Estudiosos afirmam que so muitos fatores que interferem na aprendizagem da lngua escrita, porm estudos recentes incluem estes fatores o nvel de letramento. Sabe-se que crianas que esto inseridas em ambientes ricos em experincias de leitura e escrita, no s se motivam para ler e escrever, mas, comeam, desde cedo, a refletir sobre os materiais de escrita que circulam socialmente. Em contrapartida, aquelas que tm poucas oportunidades de acesso a estes materiais, apresentam mais dificuldades na apropriao da lngua. Negar-lhes a oportunidade e o direito s prticas sociais de leitura e escrita, , sobretudo, contribuir para a manuteno e perpetuao da desigualdade e excluso social em nosso pas. Para tanto devemos estudar os vrios autores e seus pontos de vista para entender o papel do letramento junto atuao .Docente. E entender seus.Conceitos. PALAVRAS CHAVE Letramento. Docncia. Conceito.

O CONCEITO DE LETRAMENTO Letramento o resultado da ao de ensinar a ler e


escrever. o estado ou a condio que adquire um grupo social ou um indivduo como conseqncia de ter-se apropriado da escrita. usar a leitura e a escrita para seguir instrues (receitas, bula de remdio, manuais de jogo), apoiar memria (lista), comunicar-se (recado, bilhete, telegrama), divertir e emocionar-se (conto, fbula, lenda), informar (notcia), orientar-se no mundo (o Atlas) e nas ruas (os sinais de trnsito)...A palavra letramento no est dicionarizada, porque foi introduzida muito recentemente na lngua portuguesa, tanto que quase podemos datar com preciso sua entrada na nossa lngua, identificar quando e onde essa palavra foi usada pela primeira vez.Parece que a palavra letramento apareceu pela primeira vez no livro de Mary Kato: No mundo da escrita: uma perspectiva psicolingstica, de 1986. "Acredito que a chamada norma padro, ou a lngua falada culta, conseqncia do letramento, motivo porque, indiretamente funo da escola desenvolver no aluno o domnio da linguagem falada institucionalmente aceita".(Mary Kato) O letramento tem incio quando a criana comea a conviver com as diferentes manifestaes da escrita na sociedade e se amplia cotidianamente por toda vida, com a participao nas prticas sociais que envolvem a lngua escrita. Abarca as mais diversas prticas de escrita na sociedade e pode ir desde uma apropriao mnima da escrita, tal como o indivduo que analfabeto, mas letrado na medida em que identifica o valor do dinheiro e o nibus que deve tomar, consegue fazer clculos complexos, sabe distinguir marcas de mercadorias etc., porm no escreve cartas, no l jornal, etc. Se a crianas no sabe ler, mas pede que leiam histrias para ela, ou finge estar lendo um livro, se no sabe escrever, mas faz rabiscos dizendo que aquilo uma carta que escreveu para algum, letrada, embora analfabeta, porque conhece e tenta exercer, no limite de suas possibilidades, prticas de leitura e de escrita. "O desenvolvimento de habilidades de uso da tecnologia da escrita, isto , da apropriao do sistema alfabtico e ortogrfico, acontece por meio da insero em prticas sociais que envolvem a leitura e escrita: letramento".(Magda Soares) A alfabetizao de qualquer indivduo algo que nunca ser alcanado por completo, ou seja, no h um ponto final. A realidade que existe a extenso e a amplitude da alfabetizao no educando, no que se diz respeito s prticas sociais que envolvem a leitura e a escrita. Nesse mbito, muito estudiosos discutem a necessidade de se transpor os rgidos conceitos estabelecidos sobre a alfabetizao, e assim, consider-la como a relao entre os educandos e o mundo, pois, este est em constante processo de transformao. "O ato de ler e escrever deve comear a partir de uma compreenso muito abrangente do ato de ler o mundo, coisa que os seres humanos fazem antes de ler a palavra. At

mesmo historicamente, os seres humanos primeiro mudaram o mundo, depois revelaram o mundo e a seguir escreveram as palavras". (Paulo Freire)

O LETRAMENTO NO CONTEXTO SOCIAL


Um grave problema que h pessoas que se preocupam com alfabetizao sem se preocupar com o contexto social em que os alunos esto inseridos. "... de que adianta alfabetizar se os alunos no tm dinheiro para comprar um livro ou uma revista? A escola, alm de alfabetizar, precisa dar as condies necessrias para o letramento. E um dos pontos importantes para letrar, saber que h distino entre alfabetizao e letramento, entre aprender o cdigo e ter habilidade de us-lo. Ao mesmo tempo em que fundamental entender que eles so indissociveis e tm as suas especificidades, sem hierarquia ou cronologia: pode-se letrar antes de alfabetizar ou o contrrio. Essa compreenso o grande problema das salas de aula. As crianas chegam no segundo ciclo sem saber ler e escrever, elas precisam ser alfabetizadas convivendo com material escrito de qualidade. Assim, a criana se alfabetiza sendo, ao mesmo tempo, letrada. possvel alfabetizar letrando por meio da prtica da leitura e escrita". Socialmente e culturalmente, a pessoa letrada j no a mesma que era quando era analfabeta ou iletrada; ela passa a ter uma outra condio social e cultural ao se trata propriamente de mudar de nvel ou de classe social, cultural, mas de mudar seu lugar social, seu modo de viver na sociedade, sua insero na cultura sua relao com os outros, com o contexto, com os bens culturais, tornar-se diferente. H a hiptese de que se tornar letrado tambm se tornar cognitivamente diferente: a pessoa passa a ter uma forma de pensar diferente da forma de pensar de uma pessoa analfabeta ou iletrada. J as crianas convivem com a lngua oral em diferentes situaes de interao social e, por meio desta, aprendem sobre si, sobre os seus pares e sobre a realidade que as cercam. Esto igualmente cercadas de situaes nas quais esto presentes as prticas sociais de leitura e escrita, como, por exemplo: escrita de cartas, bilhetes e avisos, leitura de rtulos de embalagens, placas e outdoors, escuta de histrias, poemas e parlendas, dentre outros. "... no novidade que o Brasil ainda enfrenta insistentemente o problema do analfabetismo, tanto de crianas que saem da escola e de outros que no tiveram a oportunidade de se apropriarem do saber da leitura e escrita. fato que o nosso pas possui um nmero significativo de indivduos que no adquiriram o saber necessrio para atender s exigncias de uma sociedade letrada".

O LETRAMENTO PARA TODAS AS DISCIPLINAS


O letramento no s de responsabilidade do professor de lngua portuguesa ou dessa rea, mas de todos os educadores que trabalham com leitura escrita. "... mesmo os professores das disciplinas de geografia, matemtica e cincias. Alunos lem e escrevem nos livros didticos. Isso um letramento especfico de cada rea de conhecimento. O correto usar letramentos, no plural. Cada professor, portanto, responsvel pelo letramento em sua rea". Por tanto, cabem aos professores, responsveis pelo ensino da leitura e da escrita, oferecer oportunidades de acesso cultura escrita, ampliando as capacidades e as experincias das crianas de modo que elas possam ler e escrever com autonomia.

Para tanto, faz necessrio que, por meio das prticas alfabetizadoras, contemplem, de maneira articulada e simultnea, os processos de alfabetizao e o letramento, ou seja, a apropriao do sistema alfabtico e ortogrfico e o uso da lngua em prticas sociais de leitura e escrita. O profissional de educao deve ser capaz de fazer sua interferncia na realidade, o que certamente, gerar novos conhecimentos, e isto, bem mais elevado do que simplesmente se enquadrar na mesma. Por isso que o letramento um fenmeno social; logo, essa interveno que se faz necessria pode ser proporcionada por ele. Para o educador se tornar um "professor-letrador" necessrio se faz, primeiramente, obtenha informaes a respeito do tema, as suas dimenses e, sobretudo, a sua aplicao. Essa ltima desenvolvida atravs de pesquisas e investigao, que geram subsdios-suporte. Entretanto, medrar subsdios para os educadores uma tarefa difcil de ser exercida, pois sabemos que alguns desses profissionais, num determinado momento, se colocam em uma posio quase inatingvel, completo de suas certezas. Porm, se h mutaes contnuas na sociedade contempornea, e essas refletem em todos os setores, inclusive na escola, lgico que a cristalizao dos saberes do educador um equivoco, pois o conhecimento nunca se completa, ou se finda, e o letramento um exemplo claro disso. Paulo Freire afirma que para o educador, o ato de aprender " construir, reconstruir, constatar para mudar, o que no se faz sem abertura ao risco e aventura do esprito". Esta constatao no est relacionada somente ao educando, pois sabemos que o educador tem que estar sempre adquirindo novos aprendizados, lanando-se a novos saberes, e isto resultam em mudanas de vrios aspectos, como tambm, gera o enriquecimento tanto para o educador quanto para o educando, que com certeza lucrar com esse desenvolvimento. Ento, necessrio que o educador atente-se para aquilo que sumariamente importante na sua formao, ou seja, "o momento fundamental o da reflexo crtica sobre a prtica", e, "quanto mais inquieta for uma pedagogia, mais crtica ela se tornar". (Freire, 1990).

You might also like