You are on page 1of 28

pt

sistemas de aerao e mistura

sistemas de aerao e mistura

2012

Todas as imagens de productos so apenas indicativas

Todos os pesos e dimenses so apenas indicativos

Nenhum dado disponibilizado fica vinculativo. Se for conveniente, Zenit reserva-se o direito de fazer alteraes aos produtos sem aviso prvio

sistemas Gama de de produtos aerao 2012 e mistura 2012

Sumrio 1.0 2.0 3.0


4

difusores de ar
1.1 1.2 OXYPLATE 9-12 OXYTUBE 2

7
8 10

aeradores submersos
2.1 2.2 2.3 OXY SYSTEM OXY JETOXY 50

12
13 15 16

mixer e flow-maker
3.1 3.2 PRS-PRX-PRO PRO

20
21 23

Gama de sistemas produtos de 2012 aerao e mistura 2012

O grupo Zenit
Um Grupo, um objetivo
O Grupo Zenit coloca-se entre as principais realidades nacionais e internacionais no projeto e produo de tecnologias para o tratamento de gua. O negcio central da empresa representado pelo projeto e produo de eletrobombas submersveis para uso domstico e industrial.

No apenas eletrobombas
O alto nvel de know-how e a experincia acumulada permitiram Zenit apresentar-se tambm no mercado com produtos destinados aerao e mistura, fornecendo uma gama completa de artigos voltados satisfao das demandas mais exigentes.

Carter vencedor
Histria, dinamismo e paixo pela inovao so as caractersticas somticas da Zenit que tm permitido um desenvolvimento constante e gradual da empresa, mantendo sempre claras as origens e os objetivos.

Qualidade sem compromissos


Graas prudncia da empresa nas suas escolhas, o Grupo Zenit sempre conseguiu conquistar fatias importantes de mercado nos setores em que opera, garantindo aos seus clientes produtos com alto contedo tecnolgico e servios sempre de vanguarda.

O cliente antes de tudo


A diferena dos produtos Zenit em relao aos produtos dos concorrentes permitiu estabelecer uma crescente relao de estima com os clientes. A Zenit reconhece a importncia do grau de satisfao dos seus clientes e trabalha diariamente para aumentar o seu nvel de fidelizao. Sabemos bem o que significa encontrar um parceiro disponvel, eficiente e competente, e trabalhamos todos os dias com este objetivo para consolidar e aumentar a confiana que os clientes depositam em ns.

Tantos membros...um nico corpo


Atualmente, a Zenit um Grupo que consegue controlar diretamente os mercados em que opera graas a uma presena territorial focalizada. O Grupo composto por quatro unidades bem distintas, que trabalham perseguindo um nico objetivo, comum e compartilhado. Zenit Itlia: unidade produtiva e comercial para o mercado italiano. Zenit Pumps Suzhou: unidade produtiva e comercial para o mercado chins. Zenit Asia Pacific: unidade comercial, sede regional para o mercado da siaPacfico e Ocenia. Zenit Europe: unidade comercial, sede regional para a Europa, Mdio Oriente e frica.

Pessoas, Produto, Paixo


A organizao atual do Grupo Zenit nasce de uma mescla vencedora de estratgias e intuies empresariais que possibilitaram a integrao entre empresa e globalizao. Certos desta trajetria, continuamos a caminhar juntos em uma nica direo, levando conosco os trs Ps que sempre nos acompanharam: Pessoas Produto Paixo.

sistemas Gama de de produtos aerao 2012 e mistura 2012

Sistemas de aerao e mistura


Zenit prope uma linha de produtos destinados aerao e mistura, voltados a um setor especializado, como o da depurao dos efluentes de origem civil e industrial. A gama de produtos que a Zenit pode oferecer composta por: difusores de ar de disco de 9 e 12 e tubulares de 2, com membranas em elastmero de elevado rendimento de transferncia de oxignio aeradores submersos do tipo Venturi, que permitem uma ao combinada eficaz de mistura e aerao, especialmente adequados para tanques de homogeneizao e armazenagem de primeira chuva mixer e flow-maker com hlices de perfil autolimpante de 285 mm a 2100 mm de dimetro e velocidade de rotao de 1000 a 27 rpm. Alm de fornecer produtos de elevado nvel qualitativo, a Zenit assiste seus clientes com atividades de suporte durante as etapas de seleo do produto, projeto da instalao e superviso durante a montagem.

Departamento de ensaios e controles funcionais


Constantemente comprometida com atividades que melhorem a qualidade dos produtos, a Zenit finalizou a realizao do novo tanque de ensaios, situado junto da unidade produtiva de San Cesario sul Panaro (provncia de Mdena). A estrutura, com planta quadrada de 8 m de lado e 10 m de profundidade (dos quais 6,50 m enterrados), consegue conter 600 m3 de gua (altura de lquido de 9,50 m) e ter mltiplas funes graas ao grande nmero de tipos de ensaios realizveis e versatilidade da instalao no seu conjunto. Ser possvel efetuar ensaios tanto nas eletrobombas submersveis, como em todos os produtos para aerao e mistura. Em especial, ser possvel medir: vazo - altura manomtrica - rendimento (at DN 800) NPSH transferncia de oxignio vazo de ar medio do impulso configurao dos fluxos grau de mistura

Gama de sistemas produtos de 2012 aerao e mistura 2012

1.0 Difusores de ar

A Zenit dispe de difusores de ar de membrana tanto de disco, como tubulares. Ambos os modelos so caracterizados por uma membrana de alta qualidade com perfurao adequada para proporcionar uma aerao de elevada transferncia de oxignio com baixas perdas de carga, o que limita ao mximo os consumos energticos necessrios. Os difusores de disco podem ser equipados com vlvula de reteno de esfera. Em funo das exigncias especficas do cliente, a Zenit capaz de projetar o sistema de aerao mais eficiente e fornecer o sistema completo acompanhado de planos de montagem detalhados.

Funcionamento
Durante o funcionamento, a membrana incha-se e provoca a abertura dos microfuros, com a consequente sada do ar sob a forma de bolhas finas. Quando o soprador para, a membrana desincha-se e a presso da gua faz com que ela volte a ficar em contato com o disco de suporte. Nesta condio, os furos ficam fechados e a parte central no perfurada e adequadamente modelada exerce a funo de verdadeira vlvula de reteno, evitando assim qualquer possvel infiltrao do lquido.

Emprego
Os difusores de ar de membrana so geralmente empregados nos processos de tratamento e depurao de efluentes, nos quais necessrio aerar as guas de esgotos para ativar os processos biolgicos de oxidao da substncia orgnica e de nitrificao. Tambm so utilizados em processos de pr-aerao e aerao em tanques de oxidao e plantas de digesto aerbica das lamas civis e industriais.

sistemas Gama de de produtos aerao 2012 e mistura 2012

1.1 oxyplate 9-12


Difusores de ar de disco
Descrio e emprego
Difusores de disco com membrana em elastmero microperfurada para a aplicao nos processos de depurao de efluentes em reatores com aerao contnua ou intermitente, especialmente indicados para a realizao de instalaes fixas de elevado rendimento. As caractersticas de qualidade, desenho e perfurao da membrana garantem a melhor eficincia energtica entendida como balano ideal entre a transferncia de oxignio e as perdas de carga.
Todas as imagens de productos so apenas indicativas

Desempenhos

OXYPLATE 9
Perdas de carga (mbar)
Membrana EPDM LP bolhas finas Transferncia de oxignio segundo ATV M209 Densidade 6,5%

SOTE (%/m)

Vazo de ar por difusor (Nm3/h)

OXYPLATE 12

SOTE (%/m)

Perdas de carga(mbar) Vazo de ar por difusor (Nm3/h) mm Nm3/h Nm3/h Nm3/h m2 mm OXYPLATE 9 270 2 6 10 0.038 2 0.15

Membrana EPDM LP bolhas finas Transferncia de oxignio segundo ATV M209 Densidade 5,3%

Caractersticas tcnicas
Dimetro externo Vazo mn. operativa Vazo mx. operativa Vazo limite * Superfcie ativa Espessura da membrana OXYPLATE 12 340 2 10 15 0.06 2 0.15

Dados com membrana EPDM LP de bolhas finas. * Mximo 10 min./dia para a limpeza das membranas, testes, etc

Gama de sistemas produtos de 2012 aerao e mistura 2012

Materiais de construo
Corpo do difusor Virola Membrana OXYPLATE 9 PP GF 30 PP GF 30 EPDM LP / SILICONE OXYPLATE 12 PP GF 30 PP GF 30 EPDM LP

Dimenses e pesos
OXYPLATE 9 OXYPLATE 12 Valores em mm A 270 340 B 220 310 C 76 76 D E 3/4 NPT m 32 3/4 NPT m 32 Kg 0.7 1.2

Todos os pesos e dimenses so apenas indicativos

Acessrios e componentes
A ZENIT capaz de projetar e realizar sistemas de aerao completos que incluem difusores de disco e redes de distribuio de ar pr-montadas em PVC. O elevado grau de padronizao aliado ao emprego de componentes especiais de produo ZENIT, permitem a realizao de sistemas simples, confiveis e de instalao rpida com custos contidos, embora utilizando materiais de base de alta qualidade, tais como tubos de uPVC PN10 e suportes de ao INOX.

Para facilitar as operaes de montagem e manuteno das redes de difusores, a Zenit realizou uma srie de ferramentas que tornam todas as operaes rpidas e eficazes.

A utilizao de softwares dedicados permite projetar o sistema com rapidez, desde o processo ao layout ideal, at a anlise dos custos e o preenchimento da lista de componentes.

Instalaes
Os sistemas pr-montados foram concebidos para serem instalados com simplicidade e rapidez, at mesmo por pessoal no particularmente experiente, desde que sejam seguidas as instrues detalhadas. Todas as conexes so realizadas com flanges especiais auto-alinhantes com guarnio integrada. Os suportes so facilmente regulveis em altura (at 20 cm) para permitir o nivelamento mesmo com fundo do tanque irregular ou com uma ligeira inclinao.

sistemas Gama de de produtos aerao 2012 e mistura 2012

1.2 OXYTUBE 2
Descrio e emprego

Difusores de ar tubulares

Especialmente indicados para a realizao de sistemas de aerao extraveis e em todos os casos nos quais seja necessrio dispor de uma grande superfcie de difuso com um nmero limitado de tubos para a distribuio do ar. Os difusores so constitudos essencialmente por uma cabea com encaixe roscado, um suporte rgido em polipropileno e uma membrana tubular em elastmero microperfurada, fixada com abraadeiras de ao inox.

Todas as imagens de productos so apenas indicativas

Desempenhos Transferncia de oxignio


densidade 10% - ensaio segundo ATV-M 209

SOTE (%/m)

Vazo de ar por metro de membrana (Nm3/h)

Perdas de carga

mbar

Vazo de ar por metro de membrana (Nm3/h)

Caractersticas tcnicas
OXYTUBE 2-500
Dimetro do suporte Comprimento da parte pefurada Vazo mn. operativa Vazo mx. operativa Vazo limite * Superfcie ativa Espessura da membrana mm mm Nm3/h Nm3/h Nm3/h m2 mm 63 500 1 6 10 0.09 1.70.2

OXYTUBE 2-750
63 750 2 9 15 0.135 1.70.2

OXYTUBE 2-1000
63 1000 3 12 20 0.18 1.70.2

Dados com membrana EPDM LP de bolhas finas. * Mximo 10 min./dia para a limpeza das membranas, testes, etc

10

Gama de sistemas produtos de 2012 aerao e mistura 2012

Materiais de construo
Membrana Suporte Cabea Abraadeiras Guarnio Conector EPDM LP / SILICONE PP PP GF 30 V2A (ao inox 1.4301 AISI 304) EPDM sp. 4 mm V2A (ao inox 1.4301 AISI 304)

Dimenses e pesos
A OXYTUBE 500 560 OXYTUBE 750 810 OXYTUBE 1000 1060 Valores em mm B 500 750 1000 C 63 63 63 D 3/4 WR f 3/4 WR f 3/4 WR f Kg 0.8 1.1 1.3

Todos os pesos e dimenses so apenas indicativos

Acessrios e componentes
Esto disponveis membranas de diferentes materiais para aplicaes diversas: EPDM LP com baixo contedo de plastificantes (<15%) para efluentes civis com aportes industriais e efluentes industriais com contedo limitado de gorduras, leos e hidrocarbonetos. Temperatura mxima de trabalho 80 C; SILICONE para efluentes industriais com contedo elevado de gorduras e hidrocarbonetos. Temperatura mxima de trabalho 100 C;

Conectores de ao INOX para a instalao dos difusores em pares contrapostos em coletor quadrado de 80x80 mm ou 100x100 mm; Adaptadores para coletores com perfuraes pr-existentes.

Sistemas extraveis
Especialmente indicados para instalaes pequenas/mdias ou, em geral, em todos os casos nos quais no seja possvel esvaziar o tanque para realizar a manuteno, estes sistemas so realizados com rampas de ao inox constitudas essencialmente por um coletor quadrado no qual so montados os difusores em pares contrapostos, por um tubo de imerso, por um ou mais tirantes de reforo e por um sistema de drenagem. As rampas individuais so simplesmente apoiadas no fundo do tanque e ligadas com um flange tubulao principal do ar. A estabilidade garantida por contrapesos que tambm exercem a funo de ps de apoio. No so necessrios sistemas de guia nem de ancoragem. Com estas caractersticas, as rampas so facilmente extraveis e instalveis com o tanque cheio e em operao.

11

sistemas Gama de de produtos aerao 2012 e mistura 2012

2.0

AERADORES SUBMERSOS
Todas as imagens de productos so apenas indicativas

Os aeradores submersos com princpio Venturi permitem uma ao combinada eficaz de mistura e aerao, sendo especialmente adequados para tanques de homogeneizao e armazenagem de primeira chuva. So realizados com eletrobombas submersveis com potncias de at 37 kW e hidrulicas com canais de ampla passagem livre associadas a ejetores da srie OXY. Os ejetores OXY 80 e 150 apresentam um diafragma realizado em material poliuretnico (Vulkollan) que, graas a um sistema patenteado, torna-o facilmente intercambivel sem a necessidade de desmontar a bomba do ejetor. O dispositivo OXY80 apresenta um flangeamento adequado para ser acoplado a eletrobombas com bocal de sada de 80 e 100. Para oferecer uma extrema versatilidade, a Zenit criou trs linhas diferentes de produto, denominadas respectivamente: OXY SYSTEM OXY JETOXY

Funcionamento
Nos dispositivos ejetores OXYGEN, o lquido que chega a eles misturado, pelo efeito Venturi, com bolhas de ar mdio-finas que aumentam a superfcie de contato e favorecem uma troca de oxignio de elevado rendimento.

Emprego
Os sistemas de oxigenao submersos OXYGEN so utilizados em mbito civil e industrial em plantas de depurao e tratamento de lamas ou quando for necessrio combinar uma ao de oxigenao e movimentao das guas. No necessrio esvaziar o tanque para fazer a instalao.

12

Gama de sistemas produtos de 2012 aerao e mistura 2012

2.1 OXY
Estrutura do cdigo do produto

oxy 8055

Famlia de produto Tamanho do flange Dimetro do diafragma

OXY 50

CARACTERSTICAS
Corpo em ferro fundido (GJL-250) Adequado para a utilizao com bombas DRO e DGO possibilidade de acoplamento fixo na bomba ou possibilidade de fixao na base do tanque, utilizando o acoplamento automtico (tipo DAC)

COMPOSIO DO SYSTEM OXY 50


Corpo OXY (cone + diafragma integrado) Flange de deslizamento com guarnio e parafusos de ao INOX Guia para tubos

Um detalhe tcnico especial realizado no corpo do ejetor OXY permite a fixao mecnica (mediante parafusos) entre o flange de sada do ejetor e o flange de deslizamento acoplado eletrobomba, unindo o sistema e, portanto, tornando-o adequado tambm para uma instalao mvel.

Dimenses

Materiais de construo
Corpo Cone difusor Parafusos e porcas Pintura Ferro fundido GJL-250 Ferro fundido GJL-250 Ao INOX Epxi vinlica base de gua

Modelos disponveis OXY 5027

Todos os pesos e dimenses so apenas indicativos OXY 5027 DN DN32 PN6 - DN50 PN10 D 170 E 3/4 F 40 L 3/4 N 105 P 40 R 325 S 12 T 50 U 35 V 90 X 170

Valores em mm Y 140 Z 14 Kg 10

13

sistemas Gama de de produtos aerao 2012 e mistura 2012

OXY 80-150
Caractersticas Estrutura em ferro fundido Cone difusor em ao inox Diafragma intercambivel para a regulagem da vazo
(SISTEMA PATENTEADO)

COMPOSIO DO SYSTEM OXY 80-150 Corpo OXY Diafragma (intercambivel) Cone difusor em ao INOX Parafusos e porcas de ao INOX

Materiais de construo
Corpo Ferro fundido GJL-250 Cone difusor Ao INOX AISI 304 Diafragma Vulkollan Parafusos e porcas Ao INOX Pintura Epxi vinlica ecolgica

Modelos disponveis OXY 8055 OXY 8063 OXY 15080 OXY 15095

sistema patenteado

A gama dos ejetores OXY 80 e 150 pode ser associada aos ps de acoplamento horizontais de mesmo dimetro (DAC H). Esta associao permite fixar o corpo do OXY no fundo do tanque, o que facilita a manuteno da eletrobomba e permite a utilizao dela em diferentes pontos (no simultaneamente).

Dimenses

O dispositivo OXY 80 apresenta um flangeamento adequado para ser acoplado a eletrobombas com bocal de sada de DN80 e DN100.

OXY 8055 OXY 8063 OXY 15080 OXY 15095 Valores em mm

Z 55 63 80 95

A 250 250 340 340

DN1 80-100 80-100 150 150

DN2 100 100 150 150

L1 160-180 160-180 240 240

L2 180 180 240 240

N 145 145 190 190

P1 45-90 45-90 45 45

P2 45 45 45 45

R 1000 1000 1500 1500

S1 200 200 285 285

S2 220 220 285 285

T1 17 17 24 24

T2 20 20 24 24

Kg 19 19 48 48

Todos os pesos e dimenses so apenas indicativos

14

Gama de sistemas produtos de 2012 aerao e mistura 2012

2.2 SYSTEM OXY


SYSTEM OXY 50
COMPOSIO DO SYSTEM OXY 50 Corpo OXY (cone + diafragma integrado) Flange de deslizamento com guarnio e parafusos de
ao INOX Guia para tubos Base de ao galvanizado

Um detalhe tcnico especial realizado no corpo do ejetor OXY permite a fixao mecnica (mediante parafusos) entre o flange de sada do ejetor e o flange de deslizamento acoplado eletrobomba, unindo o sistema e, portanto, tornando-o adequado tambm para uma instalao mvel.

Modelos disponveis
S-OXY 50 1/5027 System OXY DN (mm) 50 Ejetor OXY Nr. Tipo 1 5027 Tubulao de aspirao L max. (m) (*) (**) 3/4 (**)

(*) Profundidade mxima de instalao (**) Tubo de aspirao no includo no fornecimento Para o que se refere s dimenses, consulte o desenho do ejetor JETOXY 5

SYSTEM OXY 80300


COMPOSIO DO SYSTEM OXY 80300 Corpo OXY Diafragma (intercambivel) Cone difusor em ao INOX Parafusos e porcas de ao INOX Tubo de aspirao com filtro em forma de chamin e
gancho de elevao de ao galvanizado Tirante de ligao entre a eletrobomba e o tubo de aspirao Base de ao galvanizado/ferro fundido esferoidal

Modelos disponveis
S-OXY 80 1/8055 35 S-OXY 80 1/8055 50 S-OXY 80 1/8063 35 S-OXY 80 1/8063 50 S-OXY 150 1/15080 35 S-OXY 150 1/15080 50 S-OXY 150 1/15095 35 S-OXY 150 1/15095 50 S-OXY 250 2/15095 35 S-OXY 250 2/15095 50 S-OXY 300 2/15095 35 S-OXY 300 2/15095 50 System OXY DN (mm) 80/100 80/100 80/100 80/100 150 150 150 150 250 250 300 300 Ejetor OXY Nr. Tipo 1 8055 1 8055 1 8063 1 8063 1 15080 1 15080 1 15095 1 15095 2 15095 2 15095 2 15095 2 15095 Tubulao de aspirao L max. (m) * DN (mm) 3.50 100 5.00 100 3.50 100 5.00 100 3.50 150 5.00 150 3.50 150 5.00 150 3.50 200 5.00 200 3.50 200 5.00 200

* Profundidade mxima de instalao

15

sistemas Gama de de produtos aerao 2012 e mistura 2012

2.3 jetOXY
jetOXY 50

Sistemas de aerao submersos

Os JETOXY 50 so constitudos por um ejetor tipo Venturi ao qual acoplada uma eletrobomba submersvel de potncia compreendida entre 0,37 e 1,5 kW e rotor multicanal aberto ou Vrtex. Em funo das exigncias da instalao, possvel selecionar os modelos de JETOXY diretamente a partir da curva de desempenho, otimizando assim os consumos.

Emprego
Desempenhos dos modelos com hidrulica DG para guas carregadas. Desempenhos dos modelos com hidrulica DG para guas carregadas Ar aspirado

Ar aspirado (Sm3/h)

Profundidade de lquido (m) Transferncia de oxignio SOTR Transferncia de oxignio SOTR (kg/h)

Profundidade de lquido (m) Curva 1 2 3 4 5 6 Modelo J-OXY 1 DGO 50/2 J-OXY 1 DGO 75/2 J-OXY 1 DGO 100/4 J-OXY 1 DGO 100/2 J-OXY 1 DGO 150/2 J-OXY 1 DGO 200/2 Ejetor diafragma (mm) 27 27 27 27 27 27 Eletrobomba kW 0.37 0.55 0.63 0.88 1.1 1.5

Nr. 1 1 1 1 1 1

Tipo 5027 5027 5027 5027 5027 5027

Modelo DGO 50/2/G50H A DGO 75/2/G50H A DGO 100/4/G50H A DGO 100/2/G50H A DGO 150/2/G50H A DGO 200/2/G50H A

A 0.94 1.4 1.9 2.3 2.7 3.6

Polos 2 2 4 2 2 2

Os dados tcnicos indicados na tabela referem-se tenso de alimentao de 400V/3/50Hz. Para ter uma viso completa das voltagens disponveis, consulte o catlogo tcnico.

16

Gama de sistemas produtos de 2012 aerao e mistura 2012 Desempenhos dos modelos com hidrulica DR para guas limpas Ar aspirado

Ar aspirado (Sm3/h)

Profundidade de lquido (m) Transferncia de oxignio SOTR Transferncia de oxignio SOTR (kg/h)

Profundidade de lquido (m) Ejetor diafragma (mm) 27 27 27 Eletrobomba kW 0.88 1.1 1.5

Curva 7 8 9

Modelo J-OXY 1 DRO 100/2 J-OXY 1 DRO 150/2 J-OXY 1 DRO 200/2

Nr. 1 1 1

Tipo 5027 5027 5027

Modelo DRO 100/2/G50H A DRO 150/2/G50H A DRO 200/2/G50H A

A 2.3 2.7 3.6

Polos 2 2 2

Os dados tcnicos indicados na tabela referem-se tenso de alimentao de 400V/3/50Hz. Para ter uma viso completa das voltagens disponveis, consulte o catlogo tcnico.

Dimenses e pesos

Valores em mm

17

sistemas Gama de de produtos aerao 2012 e mistura 2012

jetOXY 80300
Os JETOXY 80300 so constitudos por um ejetor tipo Venturi com diafragma intercambivel ao qual acoplada uma eletrobomba submersvel de potncia compreendida entre 2,2 e 30 kW. Os rotores podem ser do tipo multicanal aberto, monocanal aberto, mono e bicanal fechado, em funo do tipo de lquido que deve ser tratado.

Emprego
Tanques de acumulao, homogeneizao, equalizao, tanques de primeira chuva, tanques de oxidao. Ar aspirado Transferncia de oxignio SOTR

Profundidade de lquido (m) Ejetor Nr. 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 J-OXY 1/35 MAN 300/4 J-OXY 1/35 MAN 400/4 J-OXY 1/35(50) DRP 750/4 J-OXY 1/35(50) SMP 750/6 J-OXY 1/35(50) DRP 1000/4 J-OXY 1/35(50) SBP 1500/6 J-OXY 1/35(50) SMP 1500/4 J-OXY 1/35(50) DRP 2000/4 J-OXY 2/35(50) SBP 1500/6 J-OXY 2/35(50) SBN 2500/6 J-OXY 2/35(50) SBN 3000/4 J-OXY 2/35(50) SBN 3000/6 J-OXY 2/35(50) SBN 4000/4 1 1 1 1 1 1 1 1 2 2 2 2 2 Tipo 8055 8055 15095 15095 15095 15095 15095 15095 15095 15095 15095 15095 15095 diafragma 55 55 95 95 95 95 95 95 95 95 95 95 95 Modelo MAN 300/4/80 A MAN 400/4/80 A DRP 750/4/150 A SMP 750/6/200 A DRP 1000/4/150 A SBP 1500/6/200 A SMP 1500/4/150 A DRP 2000/4/150 A SBP 1500/6/250 A SBN 2500/6/250 A SBN 3000/4/250 A SBN 3000/6/250 A SBN 4000/4/250 A Eletrobomba P1 (kW) 2.9 3.8 7.9 8.1 10.8 15.7 15.8 19.6 15.7 22.8 26.0 26.7 36.0 P2 (kW) 2.2 3.0 6.5 6.1 8.9 12.3 13.6 16.4 12.3 18.5 22.0 22.0 30.0 A 5.8 7.3 14.9 15.2 20.0 28.2 28.2 36.0 28.2 40.0 43.5 46.0 61.0

Transferncia de oxignio SOTR (kg/h)

Ar aspirado (Sm3/h)

Profundidade de lquido (m) Tubo de Potncia aspirao ** L. max DN P1 (m)* (mm) (kW) 3.5 100 2.8 3.5 100 3.3 3.5(5) 150 7.8 3.5(5) 150 8.0 3.5(5) 150 10.1 3.5(5) 150 13.0 3.5(5) 150 16.0 3.5(5) 150 18.4 3.5(5) 200 15.5 3.5(5) 200 22.7 3.5(5) 200 25.0 3.5(5) 200 25.7 3.5(5) 200 34.6

Curva

Modelo

Poli 4 4 4 6 4 6 4 4 6 6 4 6 4

Os dados tcnicos indicados na tabela referem-se tenso de alimentao de 400V/3/50Hz. Para ter uma viso completa das voltagens disponveis, consulte o catlogo tcnico. * Profundidade mxima de instalao com tubos de aspirao padro. Para profundidades superiores, consulte o nosso departamento tcnico. ** Potncia absorvida da rede em todo o campo de trabalho

18

Gama de sistemas produtos de 2012 aerao e mistura 2012

Dimenses e pesos

SYSTEM OXY
Modelo S-OXY 80 1/8055(63) 35 S-OXY 150 1/15080(95) 35 S-OXY 250 2/15095 35 S-OXY 300 2/15095 35 S-OXY 80 1/8055(63) 50 S-OXY 150 1/15080(95) 50 S-OXY 250 2/15095 50 S-OXY 300 2/15095 50 A 340 480 690 690 340 480 690 690 C 450 450 635 635 450 450 635 635 Dimenses (mm) D 300 300 450 450 300 300 450 450 E 800 1200 1200 1200 800 1200 1200 1200 F submergncia mx. (m) 5.00 m G B Kg B Kg 4050 105 4050 194 1420 4330 356 1420 4330 356 5550 125 5550 271 1420 5830 400 1420 5830 400 Todos os pesos e dimenses so apenas indicativos submergncia mx. (m) G 1420 1420 1420 1420 1420 5.00 m DN B Kg B Kg 100 4050 191 100 4050 194 150 4050 317 5550 353 150 4050 369 5550 405 150 4050 325 5550 361 150 4050 424 5550 460 150 4050 385 5550 421 150 4050 407 5550 443 200 4330 609 5850 653 200 4330 836 5850 880 200 4330 758 5850 802 200 4330 876 5850 920 200 4330 774 5850 818 Todos os pesos e dimenses so apenas indicativos 3.5 m 3.5 m

JETOXY
Modelo J-OXY 1/35 MAN 300/4 J-OXY 1/35 MAN 400/4 J-OXY 1/35(50) DRP 750/4 J-OXY 1/35(50) SMP 750/6 J-OXY 1/35(50) DRP 1000/4 J-OXY 1/35(50) SBP 1500/6 J-OXY 1/35(50) SMP 1500/4 J-OXY 1/35(50) DRP 2000/4 J-OXY 2/35(50) SBP 1500/6 J-OXY 2/35(50) SBN 2500/6 J-OXY 2/35(50) SBN 3000/4 J-OXY 2/35(50) SBN 3000/6 J-OXY 2/35(50) SBN 4000/4 A 340 340 480 480 480 480 480 480 690 690 690 690 690 C 450 450 450 450 450 450 450 450 635 635 635 635 635 Dimenses (mm) D 300 300 300 300 300 300 300 300 450 450 450 450 450 E 800 800 1200 1200 1200 1200 1200 1200 1200 1200 1200 1200 1200 F 1470 1470 2000 2500 2000 2500 2250 2150 2950 3050 2950 3050 2950

19

sistemas Gama de de produtos aerao 2012 e mistura 2012

3.0

Mixers e flow-makers

Atualmente, os misturadores submersos representam os componentes essenciais das plantas modernas de tratamento de guas. So empregados principalmente nos processos de equalizao, homogeneizao e desnitrificao, na emoo de fosfatos e quando for necessria a mistura ou agitao dos lquidos para reduzir a sedimentao. Os misturadores ZENIT da srie PROpeller so caracterizados por: Economia de funcionamento porque garantem uma elevada eficincia e requerem um consumo mnimo de energia Versatilidade porque podem ser instalados em tanques de qualquer forma e tamanho Flexibilidade graas aos numerosos acessrios de instalao que permitem o seu posicionamento correto em qualquer ponto do tanque Facilidade de montagem e manuteno graas carpintaria para a elevao rpida e vasta gama de acessrios que permitem todo tipo de regulagem e orientao da mquina.

Selecionar o misturador certo para cada exigncia no uma tarefa fcil: so muitos os fatores a considerar e a experincia assume um papel fundamental. Para selecionar o produto certo necessrio considerar como os seguintes parmetros interagem entre si: forma, tamanho e geometria do tanque material e atrito das paredes elementos de resistncia no interior do tanque (tubos, aeradores, etc.) distncia entre a hlice do misturador e as paredes do tanque tipo de lquido a ser tratado e seu peso especfico distncia entre os misturadores (no caso de instalaes mltiplas)

A ZENIT assiste seus clientes na seleo do PROpeller certo


A ZENIT assiste seus clientes na seleo do misturador que melhor satisfaz as suas necessidades, disponibilizando a sua experincia de mais de dez anos no tratamento de guas. Basta entrar em contato com os nossos tcnicos encarregados do Servio de Apoio aos Clientes e comunicar os dados da instalao para ter, em pouco tempo, a indicao do misturador mais adequado para a sua instalao.

Estrutura do cdigo do produto

Prefixo MIXER (*) Potncia do motor (CV x 100) N de polos do motor Relao de reduo do motor Dimetro da hlice (em mm)
(*) PRS - invlucro em ferro fundido - acoplamento direto PRX - invlucro em ao INOX - acoplamento direto PRO - invlucro em ferro fundido - com redutor

20

Gama de sistemas produtos de 2012 aerao e mistura 2012

Misturadores submersos
Descrio e emprego
Os misturadores Zenit das sries PRS, PRX e PRO so realizados em ferro fundido ou em ao inox. As hlices, com perfil autolimpante, tm dimetro de at 850 mm. Os motores eltricos empregados tm uma potncia que vai de 1,1 a 15 kW, de 4, 6 ou 8 polos, com transmisso direta ou com redutor planetrio. So empregados nos processos de mistura em que seja necessrio manter em movimento uma quantidade considervel de lquido para evitar a sedimentao. Os acessrios de instalao em ferro galvanizado ou ao INOX proporcionam uma grande flexibilidade e possibilitam o posicionamento correto das mquinas mesmo em caso de instalaes mltiplas em um mesmo tanque.

PRS

Estrutura em ferro fundido Hlice em ferro Fe 510 Motores de 1,5 a 3,0 kW, de 6 e 8 polos De 750 a 1000 rpm, transmisso direta Adequados para o emprego com mx. de 3% de contedo slido

PRX

Estrutura em ao AISI 316 Hlice em ao AISI 316 Motores de 1,5 a 3,0 kW, de 6 e 8 polos De 750 a 1000 rpm, transmisso direta Adequados para o emprego com mx. de 3% de contedo slido

PRO

Estrutura em ferro fundido Hlice em ferro Fe 510 Motores de 1,1 a 15 kW, de 4 polos De 222 a 350 rpm, transmisso com redutor Adequados para o emprego com mx. de 12% de contedo slido

Caractersticas tcnicas
PRS 200/6/1/285 PRS 300/6/1/325 PRS 400/6/1/360 PRS 200/8/1/380 PRS 350/8/1/440 PRX 200/6/1/285 PRX 300/6/1/325 PRX 400/6/1/360 PRX 200/8/1/380 PRX 350/8/1/440 PRO 150/4/7/540 PRO 200/4/6/540 PRO 300/4/6/550 PRO 400/4/4/540 PRO 550/4/4/550 PRO 750/4/4/600 PRO 1000/4/4/640 PRO 1500/4/6/800 PRO 2000/4/6/850 P1 (kW) 1.9 3.0 4.2 2.2 3.4 1.9 3.0 4.2 2.2 3.4 1.7 2.1 2.8 4.0 5.0 7.2 9.0 15.1 17.9 P2 (kW) 1.5 2.2 3.0 1.5 2.5 1.5 2.2 3.0 1.5 2.5 1.1 1.5 2.2 3.0 4.0 5.5 7.5 11.0 15.0 corrente regime arranque 3.6 25 6.4 45 7.8 55 5.8 41 7.1 50 3.6 25 6.4 45 7.8 55 5.8 41 7.1 50 3.0 21 3.9 27 5.2 36 7.2 51 8.6 60 12.5 88 15.2 105 25.4 178 29.8 210 polos 6 6 6 8 8 6 6 6 8 8 4 4 4 4 4 4 4 4 4 start DOL DOL DOL DOL DOL DOL DOL DOL DOL DOL DOL DOL DOL DOL DOL Y/ Y/ Y/ Y/ cavo 7x1.5 7x1.5 7x1.5 7x1.5 7x1.5 7x1.5 7x1.5 7x1.5 7x1.5 7x1.5 7x1.5 7x1.5 7x1.5 7x1.5 7x1.5 12x2.5 12x2.5 12x2.5 12x2.5 rpm impulso N 1000 390 1000 530 1000 650 750 465 750 600 1000 390 1000 530 1000 650 750 465 750 600 222 295 268 405 268 575 350 805 350 980 350 1450 350 1950 268 3400 268 4600 mm 285 325 360 380 440 285 325 360 380 440 540 540 550 540 550 600 640 800 850 hlice n de ps 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 material Fe 510 D Fe 510 D Fe 510 D Fe 510 D Fe 510 D AISI 316 AISI 316 AISI 316 AISI 316 AISI 316 Fe 510 D Fe 510 D Fe 510 D Fe 510 D Fe 510 D Fe 510 D Fe 510 D Fe 510 D Fe 510 D

21

Todas as imagens de productos so apenas indicativas

3.1 PRS-PRX-PRO

sistemas Gama de de produtos aerao 2012 e mistura 2012

Dimenses e pesos
A 260 260 260 250 250 A 260 260 260 250 250 B 585 585 585 577 577 B 585 585 585 577 577 C 670 670 670 660 660 C 670 670 670 660 660 D 285 325 360 380 440 D 285 325 360 380 440 Kg 59 59 59 66 67 Kg 59 59 59 66 67

PRS 200/6/1/285 PRS 300/6/1/325 PRS 400/6/1/360 PRS 200/8/1/380 PRS 350/8/1/440

PRX 200/6/1/285 PRX 300/6/1/325 PRX 400/6/1/360 PRX 200/8/1/380 PRX 350/8/1/440 Valores em mm

Todos os pesos e dimenses so apenas indicativos

PRO 150/4/7/540 PRO 200/4/6/540 PRO 300/4/6/550 PRO 400/4/4/540 PRO 550/4/4/550 PRO 750/4/4/600 PRO 1000/4/4/650 PRO 1500/4/6/800 PRO 2000/4/6/850 Valores em mm

A 450 450 450 450 450 540 540 650 625

B C D Kg 988 1070 540 141 988 1070 540 136 978 1060 550 141 988 1070 540 138 978 1060 550 138 1123 1220 600 223 1123 1220 640 229 1313 1410 800 314 1313 1410 850 337 Todos os pesos e dimenses so apenas indicativos

Instalao
Os misturadores PROpeller so fornecidos com uma srie completa de acessrios de instalao que permitem a sua colocao e facilitam a manuteno em qualquer tipo de tanque, alm de garantirem o posicionamento correto do misturador no tanque graas s vrias regulagens possveis. O misturador fornecido de srie com patim de guia e com gancho de elevao, toda a carpintaria pode ser fornecida em ferro galvanizado a quente ou em ao INOX. A pedido esto disponveis vrios acessrios de instalao para os misturadores de grandes dimenses. Todos os sistemas de elevao so realizados com uma estrutura extremamente robusta, para garantir a respectiva eficincia e durao. Obtm-se mais uma vantagem graas total possibilidade de decomposio em peas separadas, o que permite montar o equipamento mesmo sem o emprego de sistemas de elevao. Todos os tubos de ferro da Zenit, graas a um encaixe especial na parte superior, permitem desmontar o sistema de elevao para uma utilizao em instalaes mltiplas.

22

Gama de sistemas produtos de 2012 aerao e mistura 2012

Flow-maker
Descrio e emprego
Os flow-makers Zenit da srie PRO so realizados em ferro fundido com hlice em ao inox. As hlices, com perfil autolimpante, tm dimetro de at 2100 mm. Os motores eltricos empregados tm potncia de 0,8 a 5,5 kW, de 4 ou 6 polos, com redutor planetrio. A grande hlice em rotao lenta permite manter em movimento uma elevada massa de gua com baixa velocidade. So utilizados principalmente em tanques de oxidao, desnitrificao e em todas as instalaes em que seja necessrio evitar a formao de sedimentos no fundo dos tanques.

Estrutura em ferro fundido Hlice em AISI 316 Motores de 0,8 a 5,5 kW, de 4-6 polos De 27 a 148 rpm, transmisso com redutor Adequados para o emprego com mx. 1 ou 3% de contedo slido

Caractersticas tcnicas
PRO 100/6/7/620 PRO 150/6/7/660 PRO 200/6/7/700 PRO 300/6/7/750 PRO 400/6/7/800 PRO 150/4/46/1900 PRO 200/4/46/2000 PRO 200/6/38/1700 PRO 300/4/46/1700 PRO 400/4/38/1750 PRO 550/4/46/2100 PRO 550/4/13/1040 PRO 750/4/38/2000 P1 (kW) 1.3 1.8 2.2 3.0 4.2 1.7 2.1 2.2 2.8 4.0 5.0 5.0 7.2 P2 (kW) 0.8 1.1 1.5 2.2 3.0 1.1 1.5 1.5 2.2 3.0 4.0 4.0 5.5 corrente regime arranque 2.95 21 4.3 30 4.7 33 6.4 45 7.8 55 3.0 21 3.9 27 4.7 33 5.2 36 7.2 51 8.6 60 8.6 60 12.5 88 polos 6 6 6 6 6 4 4 6 4 4 4 4 4 start DOL DOL DOL DOL DOL soft start soft start soft start soft start soft start soft start soft start soft start cavo 7x1.5 7x1.5 7x1.5 7x1.5 7x1.5 7x1.5 7x1.5 7x1.5 7x1.5 7x1.5 7x1.5 7x1.5 12x2.5 rpm 148 148 148 148 148 33 33 27 33 40 33 119 43 impulso N 290 410 550 800 1040 1200 1600 1600 1800 2200 2600 1400 3200 mm 620 660 700 750 800 1900 2000 1700 1700 1750 2100 1040 2000 hlice n de ps 3 3 3 3 3 2 2 3 3 3 3 3 3 material AISI 316 AISI 316 AISI 316 AISI 316 AISI 316 AISI 316 AISI 316 AISI 316 AISI 316 AISI 316 AISI 316 AISI 316 AISI 316

23

Todas as imagens de productos so apenas indicativas

3.2 PRO

sistemas Gama de de produtos aerao 2012 e mistura 2012

Dimenses e pesos
A 460 460 460 460 410 600 600 630 630 600 655 535 685 B 893 893 893 908 923 1144 1144 1107 1107 1144 1210 1074 1325 C 975 975 975 990 1005 1241 1241 1204 1204 1241 1300 1171 1425 D 620 660 700 750 800 1900 2000 1700 1700 1750 2100 1040 2000 Kg 137 137 139 139 143 206 207 207 207 207 282 175 322

PRO 100/6/7/620 PRO 150/6/7/660 PRO 200/6/7/700 PRO 300/6/7/750 PRO 400/6/7/800 PRO 150/4/46/1900 PRO 200/4/46/2000 PRO 200/6/38/1700 PRO 300/4/46/1700 PRO 400/4/38/1750 PRO 550/4/46/2100 PRO 550/4/13/1040 PRO 750/4/38/2000 Valores em mm

Todos os pesos e dimenses so apenas indicativos

Instalao
Os flow-makers PROpeller so fornecidos com uma srie completa de acessrios de instalao que permitem a sua colocao e facilitam a manuteno em qualquer tipo de tanque, alm de garantirem o posicionamento correto no tanque graas s vrias regulagens possveis. O misturador fornecido de srie com patim de guia e com gancho de elevao, toda a carpintaria pode ser fornecida em ferro galvanizado a quente ou em ao INOX.

Todos os sistemas de elevao so realizados com uma estrutura extremamente robusta, para garantir a respectiva eficincia e durao. Obtm-se mais uma vantagem graas total possibilidade de decomposio em peas separadas, o que permite montar o equipamento mesmo sem o emprego de sistemas de elevao. Todos os tubos de ferro da Zenit, graas a um encaixe especial na parte superior, permitem desmontar o sistema de elevao para uma utilizao em instalaes mltiplas.

24

Os dados indicados no devem ser considerados definitivos. Zenit reserva-se a faculdade de realizar alteraes no produto sem qualquer pr aviso. 29040060410900000

Rev. 2 - 01/10/11

www.zenit.com

You might also like