You are on page 1of 9

Jus Navigandi http://jus.com.

br

O devido processo legal de internao psiquitrica involuntr ordem jurdica constitucional brasileira
http://jus.com.br/artigos/20292
Publicado em 10/2011

Gustavo Henrique de Aguiar Pinheiro (http://jus.com.br/951138-gustavo-henrique-de-aguiar-pinheiro/artigos)

evidente e perigosa a falha da legislao brasileira ao permitir a internao psiquitrica involun autorizao de um magistrado.
Sumrio:1. Introduo. 2. O devido processo legal 3. A natureza e a constitucionalidade da internao psiquitrica bibliogrficas.

devido processo legal de internao psiquitrica involuntria no direito brasileiro. 5. O habeas corpus. 6. Consideraes fin

1.INTRODUO

A Constituio Federal de 1988 o maior depositrio de possibilidades em sade mental. Conquanto essa ass

ignorada pela maioria dos juristas e profissionais de sade mental, na Carta Magna esto presentes as potencialida que a dignidade da pessoa humana um valor a ser aplicado cotidianamente.

fundamentais da pessoa portadora de transtorno mental, suas garantias e valores, espera de concretizao, sobretudo

Nesse contexto, um estudo sobre a natureza jurdica da internao psiquitrica involuntria, como fenmeno jurdic possveis de realizar plenamente o Estado Democrtico de Direito e a dignidade da pessoa portadora de transtorno mental.

mdico, uma necessidade que poder orientar essa prtica mdica, aproximando-a e integrando-a s diretrizes consti

A internao psiquitrica involuntria continua sendo um dos temas mais polmicos em sade mental, pois, medida forja no ambiente superior das normas fundantes do novo modelo de assistncia psiquitrico brasileiro.

encontro autonomia do portador de transtorno mental, princpio biotico que sustenta a transformao daquele de objeto

A condio de sujeito da pessoa portadora de transtorno mental implica direitos e garantias fundamentais n constitucional.

Loucura, na contemporaneidade constitucional, somente o no direito. A experincia do sofrimento psquico, alg na mutilao das capacidades constitucionais (e no somente civis) desses indivduos.

humano, no atinge os direitos fundamentais daqueles que a vivenciam, sendo poltica e juridicamente inaceitvel qualquer

O devido processo legal evoluo histrica da sabedoria e do sofrimento da humanidade, que a linguagem jurdica a populao precisa conhecer.

Evoluo da evoluo, corolrio lgico das conquistas da dignidade humana, o devido processo legal de interna garantia inalienvel de toda a pessoa que vivencia o sofrimento mental e, eventualmente, necessita de sofrer tambm

direito fundamental liberdade.

2. O DEVIDO PROCESSO LEGAL A expresso "devido processo legal" deriva do direito ingls due process of law e quer indicar a existncia de legalmente previsto para garantir direitos fundamentais dos cidados. Essa clusula constitucional processual garante processo justo, ou no caso em exame, uma internao psiquitrica involuntria "justa".

A Constituio Federal determina expressamente que "ningum ser privado da liberdade ou de seus bens sem o legal" (art. 5, LIV). Rui Portanova afirma que:

o devido processo legal uma garantia do cidado. Garantia constitucionalmente prevista que assegura tanto o exerccio acesso ao Poder Judicirio como o desenvolvimento processual de acordo com normas previamente estabelecidas. Assim, pe acesso e desenvolvimento do processo, conforme previamente estabelecido em leis
[01]

devido processo legal, a Constituio garante a todos os cidados que a soluo de seus conflitos obedecer aos mecanismo .

Temos, portanto, que o paciente psiquitrico tem o direito constitucional de um devido processo legal de internao evidente restrio ao direito fundamental liberdade e no apenas de "ato mdico".

o consentimento), ou compulsria (quando ordenado por juiz), que dever obedecer a prvios patres normativos, uma ve

Possuem os direitos fundamentais das pessoas portadoras de transtornos mentais eficcia imediata, vincula

particulares, como mdicos, clnicas e hospitais, que esto constitucionalmente obrigados a seguir o devido processo lega social da dignidade da pessoa humana
[02]

involuntria, pois certo que quando da referida restrio a direito fundamental, alm da dimenso individual, est em que .

O Supremo Tribunal Federal reconhece expressamente que as violaes a direitos fundamentais no ocorrem so

das relaes entre o cidado e o Estado, mas igualmente nas relaes travadas entre pessoas fsicas e jurdicas de direito tambm proteo dos particulares em face dos poderes privados
[03]

os direitos fundamentais assegurados pela Constituio vinculam diretamente no apenas os poderes pblicos, estan .

Dessa forma, a clusula constitucional do devido processo legal internao psiquitrica involuntria, ou com

eficcia imediata contra o poder pblico e tambm em face dos particulares, que tero ambos de observar procedim justificar as medidas materiais e processuais adequadas, tais como o habeas corpus.

efetivar internaes involuntrias e compulsrias, sob pena de tornar aludidos procedimentos inconstitucionais e flagran

3. A NATUREZA E A CONSTITUCIONALIDADE DA INTERNAO PSIQUITRICA INVOLUNTRIA

A natureza da internao psiquitrica involuntria, embora no se possa cogitar de aspectos penais, claramente do Estado (e/ou de particulares) e contra medidas legais restritivas dos direitos de liberdade.

direito de liberdade", representando espcie de limitao civil ou administrativa a direito fundamental de defesa contra inte

Pondera o conceituado jurista portugus Jos Carlos Vieira de Andrade que, em se tratando de internao sem o c internamento compulsivo constitui uma privao de liberdade contra a vontade do interessado, e de que, por outro portador de anomalia psquica uma pessoa fsica, titular de direitos fundamentais
[04]

paciente, de facto, estamos perante uma situao de restrio de direitos fundamentais: no haver dvidas de que

Como esclarece Paulo Bonavides, os direitos da primeira gerao ou direitos de liberdade tm por titular o indivdu so direitos de resistncia ou de oposio perante o Estado
[05]

ao Estado, traduzem-se como faculdade ou atributos da pessoa e ostentam uma subjetividade que seu trao mais cara .

A sempre admirvel expresso Bonavideana, em registro acerca da obra de Carl Schmitt, faz consignar a opinio d legais"
[06]

para quem os direitos de liberdade somente podem ser relativizados excepcionalmente, "segundo o critrio da lei" ou "d .

Gilmar Ferreira Mendes confirma que os direitos individuais enquanto direitos de hierarquia constitucional som prpria Constituio (restrio mediata)
[07]

limitados por expressa disposio constitucional (restrio imediata) ou mediante lei ordinria promulgada com fundam .

Assim, a limitao ao direito fundamental liberdade de ir e vir imposta pela internao psiquitrica involuntria, encontrar respaldo Constitucional se fosse expressamente prevista no texto da Carta Magna ou se estivesse fundada em constitucional. Noticia Jos Carlos Vieira de Andrade
[08]

entendendo estas como aquelas limitaes que o legislador impe a determinados direitos individuais respaldado em expr

que a Constituio Portuguesa at o ano de 1997 poca da reviso co

previa expressamente a hiptese de internamento de portadores de anomalia psquica no rol taxativo de casos autorizadore admissvel nos termos acima expostos.

liberdade, o que certamente indica a ateno do legislador constituinte reformador portugus tese de que tal espcie res

Tanto assim que o jurista luso entende constitucional o internamento compulsivo em seu pas, uma vez agora ex efetuado em estabelecimento teraputico adequado, decretado ou confirmado por autoridade judicial competente.

tempo e nas condies que a lei determinar, como forma de restrio de liberdade prevista na prpria Constituio (art. 273

A esse ponto, convm examinar se a Constituio Federal Brasileira autorizou diretamente a privao de liberdad referida modalidade de interveno ao direito fundamental liberdade seriam admissveis.

transtorno mental nos casos de internao psiquitrica involuntria ou se remeteu lei ordinria tal possibilidade, nicas hip

Na verdade, a Constituio brasileira no tratou da limitao liberdade produzida pelo internamento psiquitrico inv

Com efeito, a Carta Magna de 1988, que tem como regra geral o respeito ao direito liberdade, define hipteses

privao de liberdade, abrangendo prises penais, processuais, civis e disciplinares, sem, no entanto, fazer nenhuma refer penais, inadimplemento de obrigao alimentar ou infidelidade depositria ou, muito menos, por razes administrativas ou podendo ser tecnicamente enquadrada como modalidade de "priso"
[09]

psiquitrica involuntria, at mesmo porque esta modalidade de restrio da liberdade no se realiza por motivos penais .

Coube, em brevssimas disposies, Lei Federal n 10.216 de 06 de abril de 2001, que dispe sobre a proteo internao psiquitrica involuntria. Entretanto, por tudo o que se afirmou sobre possibilidades excepcionais de restries a direitos fundamentais, fcil

pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em sade mental, a instituio e a re

restrio liberdade autorizada pela Lei Federal n 10.216 de 06 de abril de 2001 est em dissonncia com os parmetro imposio da restrio ao portador de transtorno mental sem que a Constituio lhe tenha dado autorizao expressa.

pois, alm de no existir autorizao direta da Carta Magna para a mencionada limitao de direitos, a mencionada lei or

Por tudo isso, existem indicaes aparentes acerca da ausncia de normas vlidas no direito brasileiro que auto especificamente a espcie involuntria de internao psiquitrica.

Perceba-se que no se est afirmando a inconstitucionalidade da modalidade interventiva, haja vista ser ela co

admitida por outros fundamentos. Com efeito, a doutrina do direito comparado parece unnime de que nem tudo o que se encontra protegido, em de proteo dos direitos fundamentais sem reserva legal expressa (...) colhe efetiva proteo dos direitos fundamentais Gilmar Ferreira Mendes novamente esclarece:

[10

A Corte Constitucional alem, chamada a se pronunciar sobre o tema no caso relacionado com a recusa pres militar assim se manifestou:

Apenas a coliso entre direitos de terceiros e outros valores jurdicos com hierarquia constitucional podem excepcio expressa reserva legal.

considerao unidade da Constituio e sua ordem de valores, legitimar o estabelecimento de restries a direitos no subm

A possibilidade de uma coliso legitimaria, assim, o estabelecimento de restrio a um direito no submetido a u expressa.

A propsito, anota Gavara de Cara que, nesses casos, o legislador pode justificar sua interveno com fundamento terceiros ou em outros princpios de hierarquia constitucional.

Entre ns, a atividade legislativa, nessas hipteses, estaria facilitada pela clusula de reserva legal subsidiria con da Constituio
[11]

Embora a Lei Federal n 10.216/2001 no tenha autorizao constitucional expressa para restringir o direito

pacientes psiquitricos involuntrios, notrio que a internao sem consentimento pode existir plenamente diante, dent de suicdio, por exemplo) ou de outrem (vida, integridade fsica, propriedade etc).

posteriormente examinados, de possibilidade de danos para si ou para terceiros, ou seja, violao a direitos fundamentais p

O jurista portugus Jorge Reis Novais menciona a doutrina do "direito dos outros" com aquela doutrina de limites divulgada e mais aceita como fonte de limitaes ou restries no expressamente autorizada aos direitos fundamentais.

Para o autor ela surge por fora do reconhecimento imperativo de que, em Estado de Direito, o princpio da ig

todos impe liberdade de cada um as limitaes decorrentes do reconhecimento recproco da igual liberdade dos outros

Resta evidente que a coliso dos referidos direitos fundamentais - em sentido estrito ou amplo pode ser realizada

mnimo dos direitos contrapostos. Autorizado, pois, o legislador, em considerao unidade da Constituio e sua ord

emitir regulao restritiva de um dos direitos envolvidos no conflito, que, contudo, jamais poder se fazer de maneira absolut

Dessa forma, assentada a constitucionalidade em tese da internao psiquitrica involuntria, cumpre anotar que t pacientes.

tratamento forma de restrio do direito liberdade e como tal deve ser cercada de cuidados para que sejam evitados ex

A prpria Lei 10.216/2001 (art. 4) determina a aludida internao como modalidade extraordinria, somente admi recursos extra-hospitalares se mostrarem insuficientes.

4. O DEVIDO PROCESSO LEGAL DE INTERNAO PSIQUITRICA INVOLUNTRIA NO DIREITO BRASILEIRO Infelizmente no Brasil, na inexistncia de uma rede extra-hospitalar ampla e eficiente, o hospital psiquitrico passa entrada" do sistema de sade mental do pas, e a internao um dos recursos preferencialmente utilizados.

Em verdade, a internao psiquitrica somente deveria acontecer em hospitais gerais, que possuem vocao assis tipo prisional ou asilar. A boa experincia da internao psiquitrica nos ambientes aludidos muito antiga (1902, no

Center, em Nova Yorque) e calha perfeitamente com o princpio da dignidade da pessoa humana (art. 1, III da CF/88), m eficazmente doentes mentais em hospitais gerais
[13]

todos os direitos fundamentais, pois mostrou concretamente a mdicos, pessoal tcnico e administrativo a possibilidad .

Como demonstramos acima, resta evidente que a coliso de direitos fundamentais, que pode ser em sentido estr que jamais se poder dar de maneira absoluta.

com o sacrifcio mnimo dos direitos contrapostos, autoriza o legislador a emitir regulao restritiva de um dos direitos envo

A Constituio brasileira, ao contrrio da Portuguesa, no prev expressamente a possibilidade de restrio ao d

por internao psiquitrica, ficando para a Lei 10.216/2001 (art. 6, pargrafo nico, I, II e III) a tarefa de prever e classif usurio e a pedido de terceiro; e 3) internao compulsria, aquela determinada pela justia. Os maiores problemas e excessos encontrados so com a internao involuntria, que se d sem o consentimento quem seriam esses "terceiros", que evidentemente, no podem ser todos e quaisquer "terceiros", somente os legitimados (art. 1.177 do CPC), o representante legal e autoridades de sade pblica. Essa modalidade excepcional de tratamento s deve ser admitida quando for a nica forma de garantir a submisso internado, e finda logo cessem os fundamentos que lhe derem causa.

em: 1) voluntria, aquela que se d com o consentimento do usurio; 2) internao involuntria, aquela que se d sem o c

porque ele contra a medida ou porque est impossibilitado de decidir sobre ela. Note-se que a referida lei sequer tomou o c

A jurisprudncia americana h muito definiu que a internao somente pode existir se tiver como fundamento u sade, jamais deve ser medida de simples restrio de liberdade. Alfredo Jorge Kraut
[15]

elenca princpios reitores e garantias na internao involuntria:

1) Deve existir uma enfermidade mental verificada como possvel de internao; 2) Deve existir possibilidade de danos para si ou para terceiros;

3) O tratamento psiquitrico prescrito deve considerar imprescindvel a internao, por no existir alternativas t eficazes e menos restritivas do direito de liberdade;

4) Existncia de um decreto judicial de internao, devidamente fundamentado, emitido com todas as garantia procedimentais; 5) o trmino da internao no implica o fim do tratamento, que pode continuar na condio de voluntrio;

6) direito a habeas corpus, de modo que o internado pode recorrer ao rgo judicial para que num prazo breve s legalidade de sua privao de liberdade; 7) direito a reparao dos danos sofridos e 8) a recluso involuntria no deve se constituir, per se, um motivo suficiente para restringir a capacidade legal.

No Brasil, sob o regime da Lei n 10.216/2001, no h previso de um procedimento de internao psiqui assegura a qualquer pessoa a possibilidade de, a todo o momento, questionar judicialmente a referida internao.

regularmente sob os auspcios do Poder Judicirio, sendo certo, entretanto, que o princpio constitucional do amplo acess

evidente e perigosa a falha da legislao brasileira nesse ponto, ao permitir a internao psiquitrica inv

autorizao (anterior ou posterior convalidao do internamento de urgncia) de um magistrado. Esse risco, o sistema

proteo pessoa portadora de transtorno mental de Estados Unidos, Argentina, frica do Sul, Portugal, Espanha, entr

expressamente eliminou, no por mera desconfiana na comunidade tcnica, ou evidente esgotamento do modelo hospit de transtorno mental possui exatamente a mesma dignidade que qualquer outro ser humano fsica e mentalmente capaz

sobretudo, para dar eficcia urgente ao entendimento slido e sedimentado na contempornea teoria dos direitos fundame

[17

Lembre-se que a internao compulsria aquela determinada pelo juiz competente (art. 9 da Lei n 10.21 sentido internaes compulsrias com consentimento.

confundindo com a internao involuntria, que a aquela que se d sem consentimento do paciente, embora que seja c

A internao psiquitrica involuntria (ou mesmo a compulsria) exige o chamado "devido processo legal de interna ser obedecido como forma de garantia ao direito de liberdade da pessoa portadora de transtorno mental.

Como no Brasil no h previso legal estipulando que toda internao passe regularmente pelo judicirio, esp institudo, pelo menos, um corpo de reviso, encarregado de periodicamente rever todas as internaes involuntrias.

O devido processo legal de internao brasileiro, segundo a Lei 10.216/2001, exige que o procedimento se realize a

mdico circunstanciado (art. 6); b) mediante consentimento informado do paciente ou de seu representante legal - escrit

de mdico devidamente cadastrado no Conselho Regional de Medicina do Estado onde se localize o estabelecimento e d) c

responsvel tcnico do estabelecimento, no prazo de 72 horas, ao Ministrio Pblico tanto da internao quanto da alta do p

claro que essa comunicao compulsria ao Ministrio Pblico em casos de internao involuntria, e na respe pacientes.

para que possa o MP fiscalizar os estabelecimentos psiquitricos, a fim de impedir excessos violadores dos direitos f

Sobre a atuao do Ministrio Pblico no mbito da sade, registram Maria Clia Delduque e Mariana Siqueira de Ca

no mbito da sade, um notvel movimento vem se afigurando, tendo o Ministrio Pblico como seu principal protagonis

membros do MP, comprometidos com a sade, comeam a romper com alguns paradigmas existentes na instituio e criam

contatos rotineiros com os atores e usurios do Sistema nico de Sade. Descerram as portas da promotoria e se estabelec

verdadeiros articuladores polticos, promovendo uma real participao da sociedade na busca de alternativas de ateno sad sade
[18]

demandas, acompanham e controlam o uso de recursos pblicos e responsabilizam o estado por sua m atuao ou inao .

A no observncia desse devido processo legal enseja a impetrao de habeas corpus, garantia constitucio

liberdade. Essa garantia no implica necessariamente no envio do paciente s ruas, pois se admite a impetrao d adequado e eficaz.

constitucional para recoloc-lo em ambiente verdadeiramente teraputico, que respeite a sua dignidade e possa minis

5. O HABEAS CORPUS

O habeas corpus uma ao constitucional voltada para a libertao do "paciente" (utiliza-se esse termo tcnico m contexto de sade) que esteja sofrendo leso ou ameaa ao seu direito fundamental liberdade de ir e vir.

Diz o art. 5, LXVIII da Constituio Federal: "conceder-se- habeas corpus sempre que algum sofrer ou se ach sofrer violncia ou coao em sua liberdade de locomoo, por ilegalidade ou abuso de poder".

Evidentemente que essa ao constitucional tambm pode ser ajuizada quando o estabelecimento hospitalar n

direitos da pessoa portadora de transtorno mental, previstos na Constituio da Repblica e no pargrafo nico d

10.216/2001.

Registre-se que o paciente mantm, mesmo internado involuntariamente, o seu direito liberdade de religio

possuindo direito comunicao, proteo de seu patrimnio, livre expresso e ao direito de ao, inclusive direito a v

interditado (art. 15, II da CF/88), nos termos da facultatividade instituda pela Resoluo n 21.920 do Tribunal Superior Eleit

Esclarece Lus Roberto Barroso que: o habeas corpus pode ser impetrado por qualquer pessoa fsica ou jurdica Ministrio Pblico (...), em favor logicamente de pessoa fsica, nica capaz de ver tolhida sua liberdade de locomoo. ordem de habeas corpus
[19]

capacidade postulatria do impetrante. E, mesmo que ningum o impetre, podero os juzes e tribunais competentes e .

Embora tenha existido alguma controvrsia sobre o assunto, atualmente doutrina e jurisprudncia admitem a utiliz corpus contra atos de particular (diretores de clnicas ou hospitais psiquitricos, por exemplo).

Como explica Herclito Antnio Mossin o habeas corpus no se projeta exclusivamente no campo penal ou proce lesada ou ameaada de s-lo, abusivamente por qualquer pessoa, aqui se incluindo o particular
[20]

ele cabvel tambm na rea extra persecutio criminis, visando tutelar o direito de liberdade corprea do indivduo quan .

No mesmo sentido, se pronuncia Fernando Capez, para quem prevalece o entendimento de que pode ser impetrad que interna pais em clnicas psiquitricas, para deles se ver livres
[21]

contra ato de particular, pois a Constituio fala no s em coao por abuso de poder, mas tambm por ilegalidade. P .

O Superior Tribunal de Justia tambm admite impetrao de HC contra internao psiquitrica involuntria irregular:

"Ementa

Habeas Corpus. Internao involuntria em clnica psiquitrica. Ato de particular. Ausncia de provas e/ ou indcios d maior e civilmente capaz. Direitos de personalidade afetados. - incabvel a internao forada de pessoa maior e capaz sem que haja justificativa proporcional e razovel para a paciente.

mental. Constrangimento ilegal delineado. Binmio poder-dever familiar. Dever de cuidado e proteo. Limites. Extino do pode

- Ainda que se reconhea o legtimo dever de cuidado e proteo dos pais em relao aos filhos, a internao compu

maior e capaz, em clnica para tratamento psiquitrico, sem que haja efetivamente diagnstico nesse sentido, configura constrang Ordem concedida
[22]

Assim, alm das aes de indenizao por danos morais e materiais causados pela internao psiquitrica involu

possvel o manejo de habeas corpus para assegurar o pleno exerccio do direito fundamental de ir e vir da pessoa portad sofrendo violao a seus direitos fundamentais constitucionalmente garantidos.

mental que tenha sido internada sem consentimento, em desconformidade como o devido processo legal acima delinead

6. CONSIDERAES FINAIS

Talvez o maior erro poltico do movimento social em sade mental, nele envolvidos os profissionais de sade ment

os pacientes e familiares, tenha sido no conseguir enxergar na Constituio Federal de 1988 o marco jurdico potente e doutrinrio e jurisprudencial com relao a inmeros pases.

efetivao de todas as mudanas necessrias para o setor. urgente uma "sade mental constitucional", so cerca de 4

A comunidade jurdica tambm tem participao nessa cegueira normativa, em que ainda hoje a sade mental se m

pois todos, parece, at o momento, acreditam que a Lei Federal n 10.216/2001 o marco jurdico da sade mental brasi

forma normativa da Constituio da Repblica Federativa do Brasil, e a abertura principiolgica que ela produz a cada nov

ao intrprete realizar como nunca a proteo e a realizao dos direitos fundamentais das pessoas portadoras de transtorno

, pois, da Constituio que deriva o devido processo legal de internao psiquitrica involuntria e su da rea e pelo movimento social em sade mental.

conseqncias e garantias. Realidade constitucional fundante ainda ignorada pela magistratura, advocacia, Ministrio Pb

Mesmo ainda em potncia, viva a Constituio! O tempo da sade mental ainda est por vir. O tempo da sade ment

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ANDRADE, Jos Carlos Vieira de. O internamento compulsivo de portadores de anomalia psquica na perspe fundamentais, in A lei de sade mental e o internamento compulsivo, Coimbra: Coimbra Editora, 2000.

BARRETO. Irineu Cabral Barreto. A Conveno Europia dos Direitos do Homem Anotada, 2 ed, Coimbra: Coimbra

BARROSO, Lus Roberto. O direito constitucional e a efetividade de suas normas: limites e possibilidades brasileira, 7. ed., Rio de Janeiro: Renovar, 2003. BONAVIDES, Paulo. Curso de direito constitucional , 13 ed, So Paulo: Malheiros, 2003. CAPEZ, Fernando. Curso de processo penal . 12. ed, So Paulo: Saraiva, 2005.

BOTEGA, Neury Jr & DALGALARRONDO, Paulo. Sade mental no hospital geral, So Paulo: Editora Hucitec, 1997.

DELDUQUE, Maria Clia & OLIVEIRA, Mariana Siqueira de Carvalho. O papel do ministrio pblico no campo do d Questes atuais de direito sanitrio, Braslia: Editora MS, 2006.

MENDES, Gilmar Ferreira. Os direitos individuais e suas limitaes: breves reflexes , in Hermenutica constitu

fundamentais, Braslia: Braslia Jurdica, 2002.____ Repertrio IOB de Jurisprudncia. So Paulo: IOB, 1/18145, maro de 2 MOSSIN, Herclito Antnio. Habeas Corpus, 7 ed., Barueri: Manole, 2005.

NOVAIS, Jorge Reis. As restries aos direitos fundamentais no expressamente autorizadas pela constituio, C Editora, 2003. KRAUT, Alfredo Jorge. Los derechos de los pacientes . Buenos Aires: Abeledo-Perrot, 2000. PORTANOVA, Rui. Princpio do processo civil, 4 ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2001.

SARLET, Ingo Wolfgang. Dignidade da Pessoa Humana e Direitos Fundamentais, 2 ed, Porto Alegre: Livraria do Ad STEINMETZ, Wilson. A vinculao dos particulares a direitos fundamentais. So Paulo: Malheiros, 2004.

Notas 1. PORTANOVA, Rui. Princpio do processo civil, 4 ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2001, p. 145. 2. STEINMETZ, Wilson. A vinculao dos particulares a direitos fundamentais . So Paulo: Malheiros, 2004, p. 227.

3. Supremo Tribunal Federal, Recurso extraordinrio n 201819/RJ, Segunda Turma, Relator para acrdo Ministro Gilma

da Justia de 27 de outubro de 2006.

4. ANDRADE, Jos Carlos Vieira de. O internamento compulsivo de portadores de anomalia psquica na perspectiva do fundamentais, in A lei de sade mental e o internamento compulsivo, Coimbra: Coimbra Editora, 2000, p. 78. 5. BONAVIDES, Paulo. Curso de direito constitucional , 13 ed, So Paulo: Malheiros, 2003, p. 563/564. 6. BONAVIDES, Paulo. Curso de direito constitucional, 13 ed, So Paulo: Malheiros, 2003, p. 561/562.

7. MENDES, Gilmar Ferreira. Os direitos individuais e suas limitaes: breves reflexes , in Hermenutica constituciona fundamentais, Braslia: Braslia Jurdica, 2002, p. 227.

8. ANDRADE, Jos Carlos Vieira de. O internamento compulsivo de portadores de anomalia psquica na perspectiva do fundamentais, in A lei de sade mental e o internamento compulsivo, Coimbra: Coimbra Editora, 200, p. 81-82

9. O Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, porm, num louvvel esforo de interpretao integradora, tem estendido tpicas dos "presos" aos doentes mentais fora de um contexto penal. A notcia de Irineu Cabral Barreto, juiz da referi prestigiado "A Conveno Europia dos Direitos do Homem Anotada", 2 ed, Coimbra: Coimbra Editora, 1999.

10. MENDES, Gilmar Ferreira. Os direitos individuais e suas limitaes: breves reflexes , in Hermenutica constituciona fundamentais, Braslia: Braslia Jurdica, 2002, p. 240.

11. MENDES, Gilmar Ferreira. Os direitos individuais e suas limitaes: breves reflexes, in Hermenutica constituciona fundamentais, Braslia: Braslia Jurdica, 2002, p. 240.

12. NOVAIS, Jorge Reis. As restries aos direitos fundamentais no expressamente autorizadas pela constituio, Coim Editora, 2003, p. 449-450.

13. BOTEGA, Neury Jr & DALGALARRONDO, Paulo. Sade mental no hospital geral, So Paulo: Editora Hucitec, 1997, p

14. Segundo Gilmar Ferreira Mendes, in Coliso de direitos fundamentais na jurisprudncia do Supremo Tribunal federal. R Jurisprudncia. So Paulo: IOB, 1/18145, maro de 2003, p. 185: "A doutrina cogita de coliso de direitos em sentido sentido amplo. As colises em sentido estrito referem-se apenas queles conflitos entre direitos fundamentais. As coli amplo envolvem os direitos fundamentais e outros princpios ou valores que tenham por escopo a proteo de interess comunidade. 15. KRAUT, Alfredo Jorge. Los derechos de los pacientes. Buenos Aires: Abeledo-Perrot, 2000. p. 545.

16. Constituio Federal da Repblica Federativa do Brasil, "art. 5, XXXV: a lei no exclura da apreciao do Poder Jud ameaa a direito".

17. SARLET, Ingo Wolfgang. Dignidade da Pessoa Humana e Direitos Fundamentais, 2 ed, Porto Alegre: Livraria do Advo 45.

18. DELDUQUE, Maria Clia & OLIVEIRA, Mariana Siqueira de Carvalho. O papel do ministrio pblico no campo do dire Questes atuais de direito sanitrio, Braslia: Editora MS, 2006, p. 14.

19. BARROSO, Lus Roberto. O direito constitucional e a efetividade de suas normas: limites e possibilidades da constit 7. ed., Rio de Janeiro: Renovar, 2003, p. 184-185. 20. MOSSIN, Herclito Antnio. Habeas Corpus, 7 ed., Barueri: Manole, 2005, p. 77. 21. CAPEZ, Fernando. Curso de processo penal . 12. ed, So Paulo: Saraiva, 2005, p. 493. 22. Superior Tribunal de Justia, HC 35301 / RJ, T3, Rel. Min. Nancy Andrighi, DJ de 13/09/2004.

Autor
Gustavo Henrique de Aguiar Pinheiro (http://jus.com.br/951138-gustavo-henrique-de-aguiar-pinheiro/artigos) Mestre em Direito Constitucional/UFC e Especialista em Sade Mental/UECE.

Informaes sobre o texto


Como citar este texto (NBR 6023:2002 ABNT):

PINHEIRO, Gustavo Henrique de Aguiar. O devido processo legal de internao psiquitrica involuntria na ordem jurdica constitucional b Navigandi, Teresina, ano 16 (/revista/edicoes/2011), n. 3038 (/revista/edicoes/2011/10/26), 26 (/revista/edicoes/2011/10/26) out. (/revista/ 2011 (/revista/edicoes/2011) . Disponvel em: <http://jus.com.br/artigos/20292>. Acesso em: 6 ago. 2013.

You might also like