You are on page 1of 29

1

EDITORA AUTA DE SOUZA

ABORTO

REUNIO PBLICA TEMA: ABORTO

PALESTRA NICA
Texto doutrinrio
No matars. (xodo 20:13).

ABORTO CRIME? Crime estarrecedor, porque a vtima no tem voz para suplicar piedade e nem braos robustos com que se confie aos movimentos da reao. Referimo-nos ao aborto delituoso, em que pais inconscientes determinam a morte dos prprios filhos, asfixiando-lhes a existncia, antes que possam sorrir para a bno da luz. (Diversos espritos, Luz no lar, 4. ed., p. 54-55). DEFINIES DE ABORTO Aborto a interrupo da gravidez com a destruio do produto da concepo. a morte do ovo (at trs semanas de gestao), embrio (de trs semanas a trs meses) ou feto (aps trs meses), no implicando necessariamente sua expulso. O produto da concepo pode ser dissolvido, reabsorvido pelo organismo da mulher ou at mumificado, ou pode a gestante morrer antes da expulso. No deixar de haver, no caso, o aborto. (Jlio Fabrini Mirabete, Manual de Direito Penal, 5. ed., p. 73). [...] produto eliminado pelo trabalho de abortamento. [...] h aborto quando a interrupo da gravidez se d antes da viabilidade fetal, o que ocorre ao fim da 28 semana. [...] a interrupo dolorosa da gravidez, qual se segue a morte do concepto, independente da durao da gestao. (Hlio Gomes, Medicina legal, 32. ed., p.
O ABORTO NA LEGISLAO HUMANA

Constituio Federal Brasileira Art. 5 - Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindose aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida,

liberdade, igualdade, segurana e propriedade. (Constituio da Repblica Federativa do Brasil). Cdigo Civil Brasileiro
Art. 2- A personalidade civil da pessoa comea do nascimento com vida; mas a lei pe a salvo, desde a concepo, os direitos do nascituro. (Theotnio Negro e Jos Roberto Ferreira Gouva, Cdigo Civil e legislao civil em vigor, 22.ed., p. 39). Cdigo Penal Brasileiro Aborto provocado pela gestante ou com seu consentimento Art. 124. Provocar aborto em si mesma ou consentir que outrem Iho provoque: Pena - deteno, de 1 (um) a 3 (trs) anos. Aborto provocado por terceiro Art. 125. Provocar aborto, sem o consentimento da gestante: Pena - recluso, de 3 (trs) a 10 (dez) anos. Art. 126. Provocar aborto com o consentimento da gestante: Pena - recluso, de 1 (um) a 4 (quatro) anos. Pargrafo nico. Aplica-se a pena do artigo anterior, se a gestante no maior de 14 (quatorze) anos, ou alienada ou dbil mental, ou se o consentimento obtido mediante fraude, grave ameaa ou violncia. Forma qualificada Art. 127. As penas cominadas nos dois artigos anteriores so aumentadas de um tero, se, em conseqncia do aborto ou dos meios empregados para provoc-lo, a gestante sofre leso corporal de natureza grave; e so duplicadas, se, por qualquer dessas causas, lhe sobrevm a morte. Art. 128. No se pune o aborto praticado por mdico; Aborto necessrio I - se no h outro meio de salvar a vida da gestante; Aborto no caso de gravidez resultante de estupro II - se a gravidez resulta de estupro e o aborto precedido de consentimento da gestante ou, quando incapaz, de seu representante legal. (Cdigo Penal Brasileiro).

A VISO ESPRITA DO ABORTO


Em que momento a alma se une ao corpo? A unio comea na concepo, mas s completa por ocasio do nascimento. Desde o instante da concepo, o Esprito designado para habitar certo corpo a este se liga por um lao fludico, que cada vez mais se vai apertando at ao instante em que a criana v a luz. O grito, que o recm-nascido solta, anuncia que ela se conta no nmero dos vivos e dos servos de Deus. Que conseqncias tem para o Esprito o aborto? uma existncia nulificada e que ele ter de recomear. Constitui crime a provocao do aborto, em qualquer perodo da gestao? H crime sempre que transgredis a lei de Deus. Uma me, ou quem quer que seja, cometer crime sempre que tirar a vida a uma criana antes do seu nascimento, por isso que impede uma alma de passar pelas provas a que serviria de instrumento o corpo que se estava formando. Dado o caso que o nascimento da criana pusesse em perigo a vida da me dela, haver crime em sacrificar-se a primeira para salvar a segunda? Prefervel se sacrifique o ser que ainda no existe a sacrificar-se o que j existe.

EDITORA AUTA DE SOUZA

Qual o primeiro de todos os direitos naturais do homem? O de viver. Por isso que ningum tem o de atentar contra a vida de seu semelhante, nem de fazer o que quer que possa comprometer-lhe a existncia corporal. (Allan Kardec, O livro dos espritos, 86. ed., pergs. 344, 357, 358, 359, 880). Reencarnao e aborto A vida no corpo de carne , pois, a possibilidade mais sublime concedida pela sabedoria de Deus, constituindo-se, na viso do Espiritismo, uma das etapas mais importantes para o ser espiritual, que imortal, quando este se insere na estrutura celular, iniciando a vida biolgica com todas as suas conseqncias. No entendimento da Doutrina Esprita a vida no um mero agregado de clulas sob a influncia de reaes bioqumicas. A existncia corprea desde o momento da concepo, com a formao da clula-ovo e as contnuas multiplicaes celulares , representa manifestao de vida. [...] A reencarnao, para o Espiritismo, apresenta, como eixo fundamental, a oportunidade que tem o Esprito de viver mltiplas existncias, enriquecendo-se na utilizao de experincias sublimes que trilha pela senda evolutiva. a demonstrao da justia divina, permitindo ao homem corrigir os erros cometidos nas vidas pretritas. Tal realidade possibilita a compreenso da vida e do homem em toda a sua amplitude, hoje objeto de estudo de vrias disciplinas do conhecimento humano, realando, por meio de evidncias cientficas, a sntese filosfica da Doutrina dos Espritos: Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal a Lei. [...].

A vida da me continua a ser prioridade, mas importante recordar que no se deve permitir o abortamento de forma aodada e sem as devidas constataes, uma vez que os recursos tecnolgicos de hoje, na maior parte das vezes, permitem salvar, ao mesmo tempo, a vida da me e a da criana. (Reformador, ano 125, agosto de 2007, suplemento).
Feto anencfalo ou com anomalias

Os fetos anenceflicos esto vivos no tero materno, sentem dor e se desenvolvem ao longo do perodo gestacional. E recm-nascido tem sobrevida curta, de horas a poucos meses, mas que lhe necessria. [...] Somente pelo processo reencarnatrio ter condies de reorganizar a sua estrutura desequilibrada por aes que praticou, em desacordo com a lei de Deus, renascendo em lar cujos pais, na grande maioria das vezes, esto comprometidos com a problemtica e precisam, igualmente, passar pela experincia reeducativa, nos cuidados e atenes que dispensarem ao filho, minimizando-lhe as conseqncias da doena, atravs de uma atitude extremamente afetuosa. A criana, impossibilitada por limitaes fsicas, ouvir e entender as sugestes positivas que lhe so oferecidas pelos genitores, sentindo o amor sincero que transmitem e a gama de afeio que lhe destinada. (Reformador, ano 125, agosto de 2007, suplemento). Que objetivo visa a Providncia criando seres desgraados, como os cretinos e os idiotas? Os que habitam corpos de idiotas so Espritos sujeitos a uma punio. Sofrem por efeito do constrangimento que experimentam e da impossibilidade em que esto de se manifestarem mediante rgos no desenvolvidos ou desmantelados. No h, pois, fundamento para dizer-se que os rgos nada influem sobre as faculdades? Nunca dissemos que os rgos no tm influncia. Tm-na muito grande sobre a manifestao das faculdades, mas no so eles a origem destas. Aqui est a diferena. Um msico excelente, com um instrumento defeituoso, no dar a ouvir boa msica, o que no far que deixe de ser bom msico. Qual ser o mrito da existncia de seres que, como os cretinos e os idiotas, no

podendo fazer o bem nem o mal, se acham incapacitados de progredir? uma expiao decorrente do abuso que fizeram de certas faculdades. um estacionamento temporrio. (Allan Kardec, O livro dos espritos, 86.ed., perg. 372; 372 a). Aborto e estupro Justo se perguntar, se foi a criana que cometeu o crime. Por que imputar-lhe responsabilidade por um delito no qual ela no tomou parte? Portanto, mesmo quando uma gestao decorre de uma violncia, como o estupro, a posio esprita absolutamente contrria proposta do aborto, ainda que haja respaldo na legislao humana. No caso de estupro, quando a mulher no se sinta com estrutura psicolgica para criar o filho, cabe sociedade e aos rgos governamentais facilitar e estimular a adoo da criana nascida, ao invs de promover a sua morte legal. O direito vida est, naturalmente, acima do ilusrio conforto psicolgico da mulher. (Feb, O que dizem os espritos sobre o aborto, p.121). Mesmo quando a gestao decorre de uma violncia, como o estupro, prevalece, para o Espiritismo, a necessidade de preservar-se a vida da criana, sendo a Doutrina absolutamente contrria proposta do aborto, mesmo considerando a orientao legal que, nesses casos, permite a interrupo da gravidez. Na viso do Esprito Joanna de ngelis, mesmo em tal caso, a expulso do feto, pelo processo abortivo, de maneira nenhuma repara os danos j ocorridos[...], afirmando a autora espiritual que quase sempre o Esprito que chega ao dorido regao materno, atravs de circunstncia to ingrata, se transforma em florao de bno sobre a cruz de agonias em que o corao feminil se esfacelou [...]. (Reformador, ano 125, agosto de 2007, suplemento).
MTODOS ABORTIVOS Suco

O abortista insere no tero um tubo oco que tem uma ponta afiada, uma forte suco despedaa o corpo do beb que est se desenvolvendo, assim como a placenta e absorve o produto da gravidez, depositando-o depois em um balde. Introduz logo aps uma pina para extrair o crnio, que costuma no sair pelo tubo de suco. Algumas vezes as partes mais pequenas do corpo do beb podem ser identificadas. Esquartejamento Consiste em esquartejar o feto ainda dentro do ventre da me. Como qualquer ser humano, ele sente dor e medo. Ao ser perseguido por algum objeto introduzido dentro do tero tenta desesperadamente fugir, mas no tem escapatria. Seus movimentos e a acelerao de seu pulso so sinais no s de que est vivo como tambm de seu instinto de sobrevivncia.
Sufocamento ou aborto por nascimento parcial

Tambm conhecido como nascimento parcial. Costuma ser feito quando o beb se encontra j muito prximo de seu nascimento. Depois de ter dilatado o colo uterino, guiandose por ecografia, o abortista introduz algumas pinas e agarra com elas uma perninha,

EDITORA AUTA DE SOUZA

depois a outra, seguida do corpo, at chegar aos ombros e braos do beb. Assim extraise parcialmente o corpo do beb, como se este fosse nascer, salvo que deixa-se a cabea dentro do tero. Como a cabea grande demais para ser extrada intacta, o abortista, enterra algumas tesouras na base do crnio do beb que est vivo, e as abre para ampliar o orifcio. Ento insere um catter e extrai o crebro mediante suco.
Retirada do lquido amnitico com introduo de soluo hipertnica salina Esta uma das mais lentas e dolorosas maneiras de morrer. Extrai-se o lquido amnitico dentro da bolsa que protege o beb. Introduz-se uma longa agulha atravs do abdmen da me, at a bolsa amnitica e injeta-se em seu lugar uma soluo salina concentrada. O beb ingere esta soluo que lhe causar a morte em 12 horas por envenenamento, desidratao, hemorragia do crebro e de outros rgos. Esta soluo salina produz queimaduras graves na pele do beb. Algumas horas mais tarde, a me comea o parto e d a luz a um beb morto ou moribundo, muitas vezes em movimento. Prostaglandinas

Esta droga provoca um parto prematuro durante qualquer etapa da gravidez. usado para levar a cabo o aborto metade da gravidez e nas ltimas etapas desta. Sua principal complicao que o beb s vezes sai vivo. Tambm pode causar graves danos me. Plula RU-486 Trata-se de uma plula abortiva empregada conjuntamente com uma prostaglandina, que eficiente se for empregada entre a primeira e a terceira semana, depois de faltar a primeira menstruao da me. Por este motivo conhecida como a plula do dia seguinte. Age matando de fome o diminuto beb, privando-o de um elemento vital, o hormnio progesterona. O aborto produzido depois de vrios dias de dolorosas contraes. CONSEQUNCIAS DO ABORTO Para me A mulher que o promove ou que venha a coonestar semelhante delito constrangida, por leis irrevogveis, a sofrer alteraes deprimentes no centro gensico de sua alma, predispondo-se geralmente a dolorosas enfermidades, quais sejam a metrite, o vaginismo, a metralgia, o enfarte uterino, a tumorao cancerosa, flagelos esses com os quais, muita vez, desencarna, demandando o Alm para responder, perante a Justia Divina, pelo crime praticado. (Andr Luiz, Ao e reao, 18. ed., p. 210-211). [...] mergulhando as mulheres que o perpetram em angstias indefinveis, alm da morte, de vez que, por mais extensas se lhes faam as gratificaes e os obsquios dos Espritos Amigos e Benfeitores que lhes recordam as qualidades elogiveis, mais se sentem diminudas moralmente em si mesmas, com o centro gensico desordenado e infeliz, [...]. [...] ressurgem na vida fsica, [...] a miopraxia do centro gensico atonizado, padecendo, logo que reconduzidas ao curso da maternidade terrestre, as toxemias da gestao. Dilapidado o equilbrio do centro referido, as clulas ciliadas, mucparas e intercalares no dispem da fora precisa na mucosa tubria para a conduo do vulo na trajetria endossalpingeana, nem para aliment-lo no impulso da migrao por deficincia hormonal do ovrio, determinando no apenas os fenmenos da prenhez ectpica ou localizao heterotpica do ovo, mas tambm certos sndromes hemorrgicos de suma importncia, decorrentes da nidao do ovo fora do endomtrio ortotpico, ainda mesmo quando j esteja acomodado na concha uterina, trazendo habitualmente os embaraos da placentao baixa

ou a placenta prvia hemorragpara que constituem, na parturio, verdadeiro suplcio para as mulheres portadoras do rgo germinal em desajuste [...]. Temos ainda a considerar que a mulher sintonizada com os deveres da maternidade na primeira ou, s vezes, at na segunda gestao, quando descamba para o aborto criminoso, na gerao dos filhos posteriores, inocula automaticamente no centro gensico e no centro esplnico do corpo espiritual as causas sutis de desequilbrio recndito, a se lhe evidenciarem na existncia prxima pela vasta acumulao do antgeno que lhe impor as divergncias sangneas com que asfixia, gradativamente, atravs da hemlise, o rebento de amor que alberga carinhosamente no prprio seio, a partir da segunda ou terceira gestao, porque as enfermidades do corpo humano, como reflexos das depresses profundas da alma, ocorrem dentro de justos perodos etrios. Alm dos sintomas que abordamos em sinttica digresso na etiopatogenia das molstias do rgo genital da mulher, surpreenderemos largo captulo a ponderar no campo nervoso, face da hiperexcitao do centro cerebral, com inquietantes modificaes da personalidade, a raiarem, muitas vezes, no martirolgio da obsesso, devendo-se ainda salientar o carter doloroso dos efeitos espirituais do aborto criminoso, para os ginecologistas e obstetras delinqentes. (Andr Luiz, Evoluo em dois mundos, 15.ed., p.195-196). Para os pais e os ginecologistas Os pais que cooperam nos delitos do aborto, tanto quanto os ginecologistas que o favorecem, vm a sofrer os resultados da crueldade que praticam, atraindo sobre as prprias cabeas os sofrimentos e os desesperos das prprias vtimas, relegadas por eles aos percalos e sombras da vida espiritual de esferas inferiores. (Emmanuel, Leis de amor, 7. ed., p.43). CASOS DE ABORTO DELITUOSO Caso 1: Seara de dio Livro: Contos e Aplogos, cap. 11 Autor: Irmo X, psicografia de Francisco Cndido Xavier, 4. ed.,Feb. Personagens: Me e filho - No! no te quero em meus braos! - dizia a jovem me, a quem a Lei do Senhor conferira a doce misso da maternidade, para o filho que lhe desabrochava do seio - no me furtars a beleza! Significas trabalho, renunciao, sofrimento... - Me, deixa-me viver!... - suplicava-lhe a criancinha no santurio da conscincia estamos juntos! D-me a bno do corpo! Devo lutar e regenerar-me. Sorverei contigo a taa de suor e lgrimas, procurando redimir-me... Completar-nos-emos. D-me arrimo, darte-ei alegria. Serei o rebento de teu amor, tanto quanto sers para mim a rvore de luz, em cujos ramos tecerei o meu ninho de paz e de esperana... - No, no... - No me abandones! - Expulsar-te-ei. - Piedade, me! No vs que procedemos de longe, alma com alma, corao a corao? - Que importa o passado? Vejo em ti to-somente o intruso, cuja presena no pedi. - Esqueces-te, me, de que Deus nos rene? No me cerres a porta!...

EDITORA AUTA DE SOUZA

- Sou mulher e sou livre. Sufocar-te-ei antes do bero... - Compadece-te de mim!... - No posso. Sou mocidade e prazer, s perturbao e obstculo. - Ajuda-me! - Auxiliar-te seria cortar em minha prpria carne. Disputo a minha felicidade e a minha leveza feminil... - Me, ampara-me! Procuro o servio de minha restaurao... Dia a dia, renovava-se o dilogo sem palavras, at que, quando a criana tentava vir luz, disse-lhe a mezinha cega e infortunada, constrangendo-a a beber o fel da frustrao: - Torna sombra de onde vens! Morre! Morre! - Me, me! No me mates! Protege-me! Deixa-me viver... - Nunca! - Socorre-me! - No posso. Duramente repelido, caiu o pobre filho nas trevas da revolta e, no anseio desesperado de preservar o corpo tenro, agarrou-se ao corao dela, que destrambelhou, maneira de um relgio desconsertado... Ambos, ento, ao invs de continuarem na graa da vida, precipitaram-se no despenhadeiro da morte. Desprovidos do invlucro carnal, projetaram-se no Espao, gritando acusaes recprocas. Achavam-se, porm, imanados um ao outro, pelas cadeias magnticas de pesados compromissos, arrastando-se por muito tempo, detestando-se e recriminando-se mutuamente... A sementeira de crueldade atrara a seara de dio. E a seara de dio lhes impunha nefasto desequilbrio. Anos e anos desdobraram-se, sombrios e inquietantes, para os dois, at que, um dia, caridoso Esprito de mulher recordou-se deles em preces de carinho e piedade, como a ofertar-lhes o prprio seio. Ambos responderam, famintos de consolo e renovao, aceitando o generoso abrigo... Envolvidos pela carcia maternal, repousaram enfim. Brando sono pacificou-lhes a mente dolorida. Todavia, quando despertaram de novo na Terra, traziam o estigma do clamoroso dbito em que se haviam reunido, reaparecendo, entre os homens, como duas almas apaixonadas pela carne, disputando o mesmo vaso fsico, no triste fenmeno de um corpo nico, sustentando duas cabeas. (Irmo X, Contos e aplogos, 4. ed., p. 51-53). Caso 2: Dolorosa perda Livro: No Mundo Maior Autor: Andr Luiz, psicografia de Francisco Cndido Xavier, 20. ed., Feb. Local: aposento de Ceclia, no plano carnal Personagens: Ceclia (me), filho em processo de reencarnao, Calderaro (Assistente espiritual), Andr Luiz, enfermeira. [...] A irm que se despediu, h momentos, deixou uma filha na Crosta Planetria, h oito anos. Criada com mimos excessivos, a jovem desenvolveu-se na ignorncia do trabalho e da responsabilidade, [...] Desprotegida, assim, pelas circunstncias, no se preparou convenientemente para enfrentar os problemas do resgate prprio. Sem a proteo espiritual peculiar pobreza, sem os abenoados estmulos dos obstculos materiais, e tendo,

contra as suas necessidades ntimas, a profunda beleza transitria do rosto, a pobrezinha renasceu, seguida de perto, no por um inimigo propriamente dito, mas por cmplice de faltas graves, desde muito desencarnado, ao qual se vinculara por tremendos laos de dio, em passado prximo. Foi assim que, abusando da liberdade, em ociosidade reprovvel, adquiriu deveres da maternidade sem a custdia do casamento. Reconhecendo-se agora nesta situao, aos vinte e cinco anos, solteira, rica e prestigiada pelo nome da famlia, deplora tardiamente os compromissos assumidos e luta, com desespero, por desfazerse do filhinho imaturo, o mesmo comparsa do pretrito a que me referi; esse infeliz, por <<acrscimo de misericrdia divina>>, busca destarte aproveitar o erro da ex-companheira para a realizao de algum servio redentor, com a superviso dos nossos Maiores.[...] Os laos entre me e filho presuntivo so de amargura e de dio, consubstanciando energias desequilibrantes; tais vnculos traduzem ocorrncia em que o esprito feminino h que recolher-se ao santurio da renncia e da esperana, se pretende a vitria. Para isso, para nivelar caminhos salvadores e aperfeioar sentimentos, o Supremo Senhor criou o tpido e veludoso ninho do amor materno; contudo, quando a mulher se rebela, insensvel s sublimes vibraes da inspirao divina, difcil, seno impossvel, executar o programa delineado.[...] Findo o breve prembulo, Calderaro continuou: - Mas, no temos minuto a perder. Visitemo-la. Decorridos alguns instantes, penetrvamos aposento confortvel e perfumado. Estirada no leito, jovem mulher debatia-se em convulses atrozes. Ao seu lado, achavamse a entidade materna, na esfera invisvel aos olhos carnais, e uma enfermeira terrestre, dessas que, fora de presenciar catstrofes biolgicas e dramas morais, se tornam menos sensveis dor alheia. [...] O Assistente inclinou-se para a doente, calmo e atencioso, e recomendou-me cooperar no exame particular do quadro fisiolgico. [...] Dos gnglios basais, onde se aglomeravam as mais fortes irradiaes da mente alucinada, desciam estiletes escuros, que assaltavam as trompas e os ovrios, penetrando a cmara vital quais tenussimos venbulos de treva e incidindo sobre a organizao embrionria de quatro meses. O quadro era horrvel de ver-se. Buscando sintonizar-me com a enferma, ouvia-lhe as afirmativas cruis, no campo do pensamento: - Odeio!... odeio este filho intruso que no pedi vida!... Expuls-lo-ei!... expuls-loei!... A mente do filhinho, em processo de reencarnao, como se fora violentada num sono brando, suplicava, chorosa: - Poupa-me! poupa-me! quero acordar no trabalho! quero viver e reajustar o destino... ajuda-me! resgatarei minha dvida!... pagar-te-ei com amor... no me expulses! tem caridade!... - Nunca! nunca! amaldioado sejas! - dizia a desventurada, mentalmente -; prefiro morrer a receber-te nos braos! Envenenas-me a vida, perturbas-me a estrada! detesto-te! morrers!... E os raios trevosos continuavam descendo, a jacto contnuo. Calderaro ergueu a cabea respeitvel, encarou-me de frente e perguntou: - Compreendes a extenso da tragdia?[...] A enferma, contudo, fz supremo esforo por tornar ao invlucro de carne, pronunciando rspidas palavras de negao, inopinadas e ingratas. Desfazendo-se da influncia pacificadora de Calderaro, regressou gradativamente ao campo sensorial, em gritos roucos. O instrutor aproximou-se da genitora, chorosa, e informou:

10

EDITORA AUTA DE SOUZA

- Infelizmente, minha amiga, o processo de loucura por insurgncia parece consumado. Confiemo-la, agora, ao poder da Suprema Proteo Divina. Enquanto a entidade materna se debulhava em lgrimas, a doente, conturbada pelas emisses mentais em que se comprazia, dirigiu-se enfermeira, reclamando: - No posso! no posso mais! no suporto... A interveno, agora! no quero perder um minuto! Fixando a companheira, por alguns instantes, com terrfica expresso, ajuntou: - Tive um pesadelo horrvel... Sonhei que minha me voltava da morte e me pedia pacincia e caridade! No, no!... Irei at ao fim! Preferirei o suicdio, afinal! Inspirada pelo meu orientador, a enfermeira fz ainda vrias ponderaes respeitveis. No seria conveniente aguardar mais tempo? No seria o sonho um providencial aviso? O abatimento de Ceclia era enorme. No se sentiria amparada por uma interveno espiritual? Julgava, desse modo, oportuno adiar a deciso. A paciente, no entanto, ficou irredutvel. E, com assombro nosso, ante a genitora desencarnada, em pranto, a operao comeou, com sinistros prognsticos para ns, que observamos a cena, sensibilizadssimos. Nunca supus que a mente desequilibrada pudesse infligir tamanho mal ao prprio patrimnio. A desordem do cosmo fisiolgico acentuou-se, instante a instante. Penosamente surpreendido, prossegui no exame da situao, verificando com espanto que o embrio reagia ao ser violentado, como que aderindo, desesperadamente, s paredes placentrias. A mente do filhinho imaturo comeou a despertar medida que aumentava o esforo de extrao. Os raios escuros no partiam agora s do encfalo materno; eram igualmente emitidos pela organizao embrionria, estabelecendo maior desarmonia. Depois de longo e laborioso trabalho, o entezinho foi retirado afinal... Assombrado, reparei, todavia, que a ginecologista improvisada subtraa ao vaso feminino somente pequena poro de carne innime, porque a entidade reencarnante, como se a mantivessem atrada ao corpo materno foras vigorosas e indefinveis, oferecia condies especialssimas, adesa ao campo celular que a expulsava. Semidesperta, num atro pesadelo de sofrimento, refletia extremo desespero; lamentava-se com gritos aflitivos; expedia vibraes mortferas; balbuciava frases desconexas. No estaramos, ali, perante duas feras terrivelmente algemadas uma outra? O filhinho que no chegara a nascer transformara-se em perigoso verdugo do psiquismo materno. Premindo com impulsos involuntrios o ninho de vasos do tero, precisamente na regio onde se efetua a permuta dos sangues materno e fetal, provocou ele o processo hemorrgico, violento e abundante. Observei mais. Deslocado indebitamente e mantido ali por foras incoercveis, o organismo perispirtico da entidade, que no chegara a renascer, alcanou em movimentos espontneos a zona do corao. Envolvendo os ndulos da aurcula direita, perturbou as vias do estmulo, determinando choques tremendos no sistema nervoso central. Tal situao agravou o fluxo hemorrgico, que assumiu intensidade imprevista, compelindo a enfermeira a pedir socorros imediatos, depois de delir, como pde, os vestgios de sua falta. - Odeio-o! odeio-o! - clamava a mente materna em delrio, sentindo ainda a presena do filho na intimidade orgnica. - Nunca embalarei um intruso que me lanaria vergonha! Ambos, me e filho, pareciam agora, por dizer mais exatamente, sintonizados na onda de dio, porque a mente dele, exibindo estranha forma de apresentao aos meus olhos, respondia, no auge da ira:

11

- Vingar-me-ei! Pagars ceitil por ceitil! no te perdoarei!...No me deixaste retomar a luta terrena, onde a dor, que nos seria comum, me ensinaria a desculpar-te pelo passado delituoso e a esquecer minhas cruciantes mgoas... Renegaste a prova que nos conduziria ao altar da reconciliao. Cerraste-me as portas da oportunidade redentora; entretanto, o malfico poder, que impera em ti, habita igualmente minhalma... Trouxeste tona de minha razo o lodo da perversidade que dormia dentro de mim. Negas-me o recurso da purificao, mas estamos agora novamente unidos e arrastar-te-ei para o abismo... Condenaste-me morte, e, por isso, minha sentena igual. No me deste o descanso, impediste meu retorno paz da conscincia, mas no ficars por mais tempo na Terra... No me quiseste para o servio do amor... Portanto, sers novamente minha para a satisfao do dio. Vingar-me-ei! Seguirs comigo! Os raios mentais destruidores cruzavam-se, em horrendo quadro, de esprito a esprito. [...] Em seguida, o Assistente convidou-me a sair, acrescentando: - Verificar-se- a desencarnao dentro de algumas horas. O dio, Andr, diariamente extermina criaturas no mundo, com intensidade e eficincia mais arrasadoras que as de todos os canhes da Terra troando a uma vez. mais poderoso, entre os homens, para complicar os problemas e destruir a paz, que todas as guerras conhecidas pela Humanidade no transcurso dos sculos. No me ouves mera teoria. Viveste conosco, nestes momentos, um fato pavoroso, que todos os dias se repete na esfera carnal. Estabelecido o imprio de foras to detestveis sobre essas duas almas desequilibradas, que a Providncia procurou reunir no instituto da reencarnao, necessrio confi-las doravante ao tempo, a fim de que a dor opere os corretivos indispensveis. - Oh! - exclamei aflito, contemplando o duelo de ambas as mentes torturadas - , como ficaro? permanecero entrelaadas, assim? e por quanto tempo? Calderaro fitou-me com o acabrunhamento de um soldado valoroso que perdeu temporariamente a batalha, e informou: - Agora, nada vale a interveno direta. S poderemos cooperar com a orao do amor fraterno, aliada funo renovadora da luta cotidiana. Consumou-se para ambos doloroso processo de obsesso recproca, de amargas conseqncias no espao e no tempo, e cuja extenso nenhum de ns pode prever. (Andr Luiz, No mundo maior, 20. ed., p.140-144, 149-153). Caso 3: O obsessor Livro: Os abortados Personagem: Esprito abortado. No recndito de meu Esprito, ainda trago a marca das feridas da qual fui vtima, em um passado no muito remoto. Meus verdugos, quem seriam? Infelizmente, tenho que explicar: Meus verdugos eram meus prprios pais. H muito, eu aguardava a oportunidade de reencarnar. Trazia, de um passado enegrecido, ofensas e mais ofensas quanto aos direitos de meus semelhantes, que deveriam ser respeitados, os quais deixei de cumprir. Enfim a oportunidade surgiria, quando aqueles, que comigo partilharam tais atos, estariam vinculados a mim, oferecendo-me a reencarnao e, como meus genitores, saborearamos os frutos de um passado delituoso. Tudo acertado. Sendo que o reencarnar para mim, era como se fosse uma aurora

12

EDITORA AUTA DE SOUZA

sublime a despontar entre os lodaais pantanosos das trevas, em que vivia. Era como se fosse oferecida a liberdade a mim de uma forma condicional, idntica ao de encarcerado que desfruta como residente da Casa dos Albergados. Qual! Tudo no passara de um sonho. Porque eles, aqueles a quem competiam oferecerme tal oportunidade, quando os havia procurado na fecundao da clula da vida, me permitiram a sobrevivncia de apenas dias, mal dando para completar um ms. A minha vida se fora; desaparecera a aurora sublime da Esperana, pois, impiedosamente fui abortado. Sofri, sofri muito. Foi uma mutilao que senti membro por membro, a sangue frio. Nesse nterim, perguntei a mim mesmo: O que fazer a meus verdugos? Seria justo, enquanto eu sofria as dores terrveis da expulso nas sombras das trevas, eles caminharem felizes pela vida? O que deveria eu fazer? Achei por bem fazer justia com minhas prprias mos, perseguindo-os por toda a existncia fsica com objetivo de infernizar seu lar; atorment-los a ponto de loucura e destruir seus elos de amizade, levando-os falncia total. E assim comecei a execuo de meus planos: atormentei-os, atormentei-os at quase enlouquec-los. Decorridos alguns anos, comecei a sentir compaixo dos mesmos e quando os vi se encaminharem a uma Casa Esprita para tratamento psquico, resolvi abandon-los. Esta minha ao muito me auxiliar, porque abnegados amigos espirituais de Luz passaram a me ajudar, informando-me que o uso da pacincia e o perdo fariam com que o tempo se incumbisse de realizar um novo encontro com aqueles que me haviam expulsado. Assim, atravs da reconciliao surgiria nova oportunidade do reencarne. Hoje, aguardo feliz e confiante, porque comeo a sentir que muito em breve a aurora sublime surgir, despontando entre o vale frio do dio e revolta, onde me acomodei, libertando-me pelas portas da reencarnao. O Obsessor ( Nrcio Antnio Alves, Os abortados, 4.ed., p. 67-69). RECUPERAO E REAJUSTE PARA QUEM J ABORTOU Eu tambm no te condeno; vai e no tornes a pecar. (Joo, 8:11). J desde esta vida poderemos ir resgatando as nossas faltas? Sim, reparando-as. Mas, no creiais que as resgateis mediante algumas privaes pueris, ou distribuindo em esmolas o que possuirdes, depois que morrerdes, quando de nada mais precisais. Deus no d valor a um arrependimento estril, sempre fcil e que apenas custa o esforo de bater no peito. A perda de um dedo mnimo, quando se esteja prestando um servio, apaga mais faltas do que o suplcio da carne suportado durante anos, com objetivo exclusivamente pessoal. S por meio do bem se repara o mal e a reparao nenhum mrito apresenta, se no atinge o homem nem no seu orgulho, nem nos seus interesses materiais. (Allan Kardec, O livro dos espritos, 86. ed., perg. 1000). - Para melhorar a prpria situao, que deve fazer a mulher que se reconhece, na atualidade, com dvidas no aborto provocado, antecipando-se, desde agora, no trabalho da sua prpria melhoria moral, antes que a prxima existncia lhe imponha as aflies regenerativas? - Sabemos que possvel renovar o destino todos os dias. Quem ontem abandonou os prprios filhos pode hoje afeioar-se aos filhos alheios,

13

necessitados de carinho e abnegao. O prprio Evangelho do Senhor, na palavra do Apstolo Pedro, adverte-nos quanto necessidade de cultivarmos ardente caridade uns para com os outros, porque a caridade cobre a multido de nossos males. (Andr Luiz, Evoluo em dois mundos, 15. ed., p.196197). A proposta de recuperao e reajuste que o Espiritismo oferece de abandonar o culto ao remorso imobilizador, a culpa autodestrutiva e a ilusria busca de amparo na legislao humana, procurando a reparao, mediante reelaborao do contedo traumtico e novo direcionamento na ao comportamental, o que promover a liberao da conscincia, atravs do trabalho no bem, da prtica da caridade e da dedicao ao prximo necessitado, capazes de edificar a vida em todas as suas dimenses. (Feb, O que dizem os espritos sobre o aborto, p. 213). [...] A mulher que corrompeu voluntariamente o seu centro gensico receber de futuro almas que viciaram a forma que lhes peculiar, e ser me de criminosos e suicidas, no campo da reencarnao, regenerando as energias sutis do perisprito, atravs do sacrifcio nobilitante com que se devotar aos filhos torturados e infelizes de sua carne, aprendendo a orar, a servir com nobreza e a mentalizar a maternidade pura e sadia, que acabar reconquistando ao preo de sofrimento e trabalho justos... (Andr Luiz, Ao e reao, 18. ed., p. 211).
CAMPANHAS EM DEFESA DA VIDA Legalizao do aborto no Brasil - Opinio de Chico Xavier

O aborto sempre lamentvel porque se j estamos na Terra com elementos anticoncepcionais de aplicao suave, compreensvel e humanitrio, porque que havemos de criar a matana de crianas indefesas, com absoluta impunidade, entre as paredes de nossas casas? Isto um delito muito grave perante a Providncia Divina, porque a vida no nos pertence e sim ao poder divino. Se as criaturas tm necessidade do relacionamento sexual para revitalizao de suas prprias foras, o que achamos muito justo, seria melhor se fizessem sem alarme ou sem leso espiritual ou psicolgica para ningum. Se o anticoncepcional veio favorecer esta movimentao das criaturas, por que vamos legalizar ou estimular o aborto? Por outro lado, podemos analisar que se nossas mes tivessem esse propsito de criar uma lei de aborto no sculo passado, ou no princpio e meados deste sculo, ns no estaramos vivos. (Emmanuel, Entender conversando, 7. ed., p. 16-17). Valorizemos a vida. Aborto, no! Vida: o primeiro e maior de todos os direitos do ser humano. A vida no corpo de carne , pois, a possibilidade mais sublime concedida pela sabedoria de Deus, constituindo-se, na viso do Espiritismo, uma das etapas mais importantes para o ser espiritual, que imortal, iniciando a vida biolgica com todas as suas conseqncias. No entendimento da Doutrina Esprita a vida no um mero agregado de clulas sob a influncia de reaes bioqumicas. A existncia corprea desde o momento da concepo, com a formao da clula-ovo e as contnuas multiplicaes celulares -, representa manifestao de vida.[...]. Mesmo quando a gestao decorre de uma violncia, como o estupro, prevalece, para o Espiritismo, a necessidade de preservar-se a vida da criana, sendo a Doutrina absolutamente contrria proposta do aborto, mesmo considerando a orientao legal que, nesses casos, permite a interrupo da gravidez.[...].

Estuda-se no Brasil uma forma de legalizao do aborto. Qual sua opinio?

Proteger e dignificar a vida do zigoto, do embrio, do feto, do recm-nascido ou da mulher compromisso de todos os que despertaram para a compreenso maior da existncia do ser. Agindo assim, evitam-se todas as conseqncias infelizes que o aborto desencadeia. (Reformador, ano 125, agosto de 2007, suplemento).

14

EDITORA AUTA DE SOUZA

IMPORTNCIA DA PRECE PARA OS ESPRITOS ABORTADOS Orar pelos Espritos infelizes, orar com compaixo, com amor, uma das mais eficazes formas de caridade. Todos podem exerc-la, todos podem facilitar o despren dimento das almas, abreviar o tempo da perturbao por que elas passam depois da morte, atuando por um impulso caloroso do pensamento, por uma lembrana benvola e afetuosa. A prece facilita a desagregao corporal, ajuda o Esprito a libertar-se dos fluidos grosseiros que o ligam matria. Sob a influncia das ondulaes magnticas projetadas por uma vontade poderosa, o torpor cessa, o Esprito se reconhece e assenhoreia-se de si prprio. A prece por outrem, pelos nossos parentes, pelos infor tunados e enfermos, quando feita com sentimentos sinceros e ardente f, pode tambm produzir efeitos salutares. Mesmo quando as leis do destino lhe sejam um obstculo, quando a provao deva ser cumprida at ao fim, a prece no intil. Os fluidos benficos que traz em si acumulam -se para, no momento da morte, recarem sobre o perisprito do ser amado.[...]. A prece o pensamento inclinado para o bem, o fio luminoso que liga os mundos obscuros aos mundos divinos, os Espritos encarnados s almas livres e radian tes. (Lon Denis, Depois da morte, 25. ed., p. 299-300).

JESUS Em verdade, em verdade digo-te: Ningum pode ver o reino de Deus se no nascer de novo. Joo, 3:5).

15

PALESTRA: NICA EXPOSITOR:

PLANO DE PALESTRA TEMA: ABORTO I INFORMAES GERAIS DATA_____/______/____HORRIO: INSTITUIO:

OBJETIVOS ESPECFICOS: Esclarecer ao pblico que aborto crime; Identificar as conseqncias fsicas e espirituais do aborto; Identificar e esclarecer sobre os diversos mtodos de aborto; Esclarecer e consolar queles que j praticaram o aborto. OBJETIVOS COMPLEMENTARES: (a critrio do expositor) II SUMRIO PARTES DA CONTEDOS PALESTRA Exploso de idias: O que o aborto? Aborto crime? Todo tipo de aborto crime?

ATIVIDADES/ PROCEDIMENTOS. Os avisos gerais sero dados antes da prece, que ser feita s 20h. Aps a prece, o expositor introduz o tema com perguntas reflexivas dirigidas ao pblico.

INTRODUO TEMPO: 5

DESENVOLVIMENTO TEMPO: 30

xodo, 20:13 Aborto crime? Definies de Aborto. A Viso esprita do Aborto. Viso do aborto de acordo com a legislao humana Mtodos abortivos. Conseqncias fsicas e psicolgicas do aborto. Conseqncias espirituais do aborto. Caso de aborto delituoso: Seara de dio, Dolorosa Perda ou O obsessor Expor sobre os tpicos: Recuperao e reajuste para quem j abortou. Campanhas em defesa da vida. A importncia da prece para os espritos abortados Jesus, Joo, 3:5

Exposio oral, sendo que o caso (ou histria interessante) poder ser narrado no incio, no meio ou no final da preleo.

CONCLUSO TEMPO: 5

Aps a concluso da palestra o expositor faz a prece de preparao para o passe; Acompanha o encaminhamento do pblico para o passe; Zela pela harmonia da sala; Faz a prece final e convida o pblico para conhecer a livraria e a biblioteca do Centro Esprita.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: Obs. A critrio do expositor esprita no enriquecimento de sua palestra, poder ir a outras fontes bibliogrficas, alm das oferecidas no texto doutrinrio.

R E C U R S O S / PROVIDNCIAS: Transparncias e ou cartazes, Retroprojetor, ou Projetor multimdia.

16

EDITORA AUTA DE SOUZA

ABORTO

17

TEMA: ABORTO

Reunio Pblica

No matars.
(xodo 20:13)

O QUE O ABORTO? ABORTO CRIME? TODO TIPO DE ABORTO CRIME?


1/10

ABORTO CRIME?
Crime estarrecedor, porque a vtima no tem voz para suplicar piedade e nem braos robustos com que se confie aos movimentos da reao. Referimo-nos ao aborto delituoso, em que pais inconscientes determinam a morte dos prprios filhos, asfixiandolhes a existncia, antes que possam sorrir para a bno da luz.
(Diversos espritos, Luz no lar, 4. ed., p. 54-55).
2/10

A VISO ESPRITA DO ABORTO


Em que momento a alma se une ao corpo? A unio comea na concepo, mas s completa por ocasio do nascimento. Desde o instante da concepo, o Esprito designado para habitar certo corpo a este se liga por um lao fludico, que cada vez mais se vai apertando at ao instante em que a criana v a luz. O grito, que o recm-nascido solta, anuncia que ela se conta no nmero dos vivos e dos servos de Deus. Que conseqncias tem para o Esprito o aborto? uma existncia nulificada e que ele ter de recomear.
(Allan Kardec, O livro dos espritos, pergs. 344, 357)

Reencarnao e aborto Feto anencfalo ou com anomalias Aborto e estupro

3/10

O ABORTO NA LEGISLAO HUMANA


Art. 5 - Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade.
(Constituio da Repblica Federativa do Brasil)

Art 2- A personalidade civil da pessoa comea do nascimento com vida; mas a lei pe a salvo, desde a concepo, os direitos do nascituro.
(Cdigo Civil e legislao civil em vigor)

Art. 124, 125, 126: Provocar aborto em si mesma ou consentir que outrem Iho provoque; Provocar aborto, sem o consentimento da gestante; Provocar aborto com o consentimento da gestante. Resulta em penalidades. Art. 128: No se pune o aborto praticado por mdico: se no h outro meio de salvar a vida da gestante; Aborto no caso de gravidez resultante de estupro.
(Cdigo Penal )

4/10

MTODOS ABORTIVOS
Suco; Esquartejamento; Sufocamento ou aborto por nascimento parcial; Retirada do lquido amnitico com introduo de soluo hipertnica salina; Mediante Prostaglandinas; Plula RU- 486;
5/10

CONSEQUNCIAS DO ABORTO
Para me
A mulher que o promove ou que venha a coonestar semelhante delito constrangida, por leis irrevogveis, a sofrer alteraes deprimentes no centro gensico de sua alma, predispondo-se geralmente a dolorosas enfermidades, quais sejam a metrite, o vaginismo, a metralgia, o enfarte uterino, a tumorao cancerosa, flagelos esses com os quais, muita vez, desencarna, demandando o Alm para responder, perante a Justia Divina, pelo crime praticado.
(Andr Luiz, Ao e reao, 18. ed., p. 210-211) 6/10

CONSEQUNCIAS DO ABORTO
Para os pais e os ginecologistas Os pais que cooperam nos delitos do aborto, tanto quanto os ginecologistas que o favorecem, vm a sofrer os resultados da crueldade que praticam, atraindo sobre as prprias cabeas os sofrimentos e os desesperos das prprias vtimas, relegadas por eles aos percalos e sombras da vida espiritual de esferas inferiores.
(Emmanuel, Leis de amor, 7. ed., p.43) 7/10

CAMPANHAS EM DEFESA DA VIDA


LEGALIZAO DO ABORTO NO BRASIL OPINIO DE CHICO XAVIER Estuda-se no Brasil uma forma de legalizao do aborto. Qual sua opinio? O aborto sempre lamentvel porque se j estamos na Terra com elementos anticoncepcionais de aplicao suave, compreensvel e humanitrio, porque que havemos de criar a matana de crianas indefesas, com absoluta impunidade, entre as paredes de nossas casas? Isto um delito muito grave perante a Providncia Divina, porque a vida no nos pertence e sim ao poder divino.
(Emmanuel, Entender conversando, 7. ed., p. 16-17).

Valorizemos a vida. Aborto, no! Vida: o primeiro e maior de todos os direitos do ser humano.

8/10

RECUPERAO E REAJUSTE PARA QUEM J ABORTOU


Quem ontem abandonou os prprios filhos pode hoje afeioarse aos filhos alheios, necessitados de carinho e abnegao. O prprio Evangelho do Senhor, na palavra do Apstolo Pedro, adverte-nos quanto necessidade de cultivarmos ardente caridade uns para com os outros, porque a caridade cobre a multido de nossos males.
(Andr Luiz, Evoluo em dois mundos, 15. ed., p.196-197).

A IMPORTNCIA DA PRECE PARA OS ESPRITOS ABORTADOS A prece o pensamento inclinado para o bem, o fio luminoso que liga os mundos obscuros aos mundos divinos, os Espritos encarnados s almas livres e radiantes.
(Lon Denis, Depois da morte, 25. ed., p. 299-300)

9/10

JESUS
Emverdade,emverdade digote: Ningum pode ver o reino de Deus se nonascerdenovo.
Jesus(Joo,3:3)

10/10

EDITORA AUTA DE SOUZA Sociedade de Divulgao Esprita Auta de Souza (61) 3352-3018 QSD rea Especial 17, Taguatinga Sul - Distrito Federal - CEP. 72020-000 www.ocentroespirita.org.br www.editoraautadesouza.com.br editora@editoraautadesouza.com.br

18

EDITORA AUTA DE SOUZA

19

You might also like