You are on page 1of 14

Estudos sobre Bacias Hidrogrficas

I. Conceito de Bacia Hidrogrfica


Entende-se por Bacias Hidrogrficas, localidades da superfcie terrestre separadas topograficamente entre si, cujas reas funcionam como receptores naturais das guas da chuva. Devido a isso, todo o volume de gua captado automaticamente escoado por meio de uma rede de drenagem das reas mais altas para as mais baixas, seguindo uma hierarquia fluvial, at concentrarem-se em um nico ponto, formando um rio principal. Assim, o conceito de Bacia Hidrogrfica pode ser entendido por meio de dois aspectos: Rede Hidrogrfica e Relevo.

Fig.1 Anlise da Hierarquia Fluvial

1. A Rede Hidrogrfica
Rede Hidrogrfica significa um conjunto de rios dispostos em hierarquias encontrados nas bacias hidrogrficas. Os rios de primeira ordem correspondem s nascentes, onde o volume de gua ainda baixo. Os rios de segunda ordem correspondem juno de dois rios de primeira ordem e os rios de terceira ordem, a juno de dois de segunda, assim sucessivamente, formando uma hierarquia. A concluso dessa anlise de que, quanto maior for a ordem do rio principal, maior ser a quantidade de rios existentes, e maior ser tambm sua extenso.
1

Em microbacias, os rios principais sero no mximo de 3 ordem, enquanto que em grandes bacias hidrogrficas, como a do rio Tiet, por exemplo, pode-se chegar at a 10 ordem. Alm disso, o escoamento das guas dentro de uma bacia segue um outro caminho, bem mais lento, atravs da infiltrao no solo, em direo ao leito fluvial. Uma outra caracterstica importante no estudo sobre Bacias Hidrogrficas a questo escalar. Dependendo da escala adotada possvel verificar detalhes como relevo, solo, ocupao humana, encontrados em microbacias (escala local), at a abrangncia de uma mesobacia (escala continental), resultado do agrupamento de inmeras microbacias.

2. Relevo
De modo geral, uma Bacia Hidrogrfica pode ser melhor caracterizada, analisando-se seu perfil topogrfico.

Fig.2 Caractersticas Fsicas de uma Bacia Hidrogrfica Dentro desta perspectiva de anlise, possvel observar as seguintes partes de uma bacia: 2.1.Interflvios So regies mais elevadas de uma Bacia Hidrogrfica, servindo de divisor entre uma bacia e outra.Tambm so chamados de divisores topogrficos ou divisores de gua, dependendo da anlise. Nos interflvios predominam os processos de eroso areolar (em crculos), realizadas pelo intemperismo fsico e qumico, que tendem a rebaixar o relevo. Os sedimentos resultantes desses processos tendem a se deslocar em direo ao leito fluvial (canal do rio), caracterizando assim uma regio fornecedora de material. 2.2.Vertentes Por definio, considerada uma vertente, qualquer superfcie que possua uma inclinao superior a 2, ngulo suficiente para haver

escoamento da gua. Entretanto, as vertentes so mais do que superfcies inclinadas; so consideradas as partes mais importantes de uma bacia, principalmente por estabelecerem uma conexo dinmica entre os topos dos interflvios e o fundo do vale, ou leito fluvial, e por comportarem geralmente, a maior parte da vegetao.

Fig.3 Vertentes Alm de servirem de regio de transportes de sedimentos, a inclinao das vertentes fundamental na densidade de drenagem em uma bacia. Em vertentes muito inclinadas e sem a presena de vegetao nas suas encostas, o resultado em geral rpido e desastroso. A perda de solo causa voorocas (grandes buracos) e os sedimentos so carreados em direo ao fundo do vale, ocasionando o assoreamento do rio, tornando-se mais raso. 2.3. O Leito Fluvial O leito fluvial denominado como sendo o canal de escoamento de um rio.

Fig.4 O Leito Fluvial 2.4. Leito da Vazante Regio mais baixa da bacia hidrogrfica, onde o rio escoa em poca de seca. 2.5. Leito Menor

O leito menor considerado como sendo o leito do rio propriamente dito, por ser bem encaixado e delimitado, caracterizando-se tambm como a rea de ocupao da gua em poca de cheia. 2.6. Leito Maior Denominado tambm como plancie de inundao, nessa rea que ocorrem as cheias mais elevadas, denominadas enchentes.

Fig.5 Sucesso sazonal do escoamento em um leito fluvial 2.7. Perfil Longitudinal de um Rio O perfil longitudinal de um rio est intimamente ligado ao relevo, pois corresponde diferena de altitude entre a nascente e a confluncia com um outro rio. Por isso, ao analisar o perfil longitudinal, possvel constatar sua declividade ou gradiente altimtrico, pois se trata de uma relao visual entre a altitude e o comprimento de um determinado curso dgua..

Fig.6 Perfil Longitudinal de um curso dgua

Atravs do perfil longitudinal possvel tambm classificar cada trecho do rio ao longo do seu canal de escoamento:

Fig.7 Classificao ao longo do seu canal de escoamento.

II. O Ciclo Hidrolgico em uma Bacia Hidrogrfica


Ciclo Hidrolgico O ciclo Hidrolgico representa o movimento da gua no meio fsico. Dentro do ciclo hidrolgico, a gua pode estar no estado gasoso, lquido ou slido, distribuindo-se tanto na subsuperfcie e superfcie da Terra como na atmosfera. Portanto, a gua est em constante circulao, passando de um meio a outro e de um estado fsico a outro, sempre mantendo o equilbrio, sem ganhos ou perdas de massa no sistema. Os processos que permitem esta circulao da gua so: evaporao, transpirao, precipitao, escoamento superficial, infiltrao e escoamento subterrneo. Assim, a gua evapora a partir dos oceanos e corpos dgua, formando as nuvens, que, em condies favorveis, do origem precipitao, seja na forma de chuva, neve ou granizo. A precipitao, ao atingir o solo, pode escoar superficialmente at atingir os corpos dgua ou infiltrar at atingir o lenol fretico. Alm disso, a gua, interceptada pela vegetao e outros seres vivos, retorna ao estado gasoso atravs da transpirao. A gua retorna ao mar atravs do escoamento superficial pelos rios, do escoamento subterrneo pela descarga dos aqferos na interface gua doce/gua salgada e, tambm, atravs da prpria precipitao sobre a rea dos oceanos. Para entender melhor este movimento da gua, a Figura 8 ilustra, de forma simplificada, o ciclo hidrolgico. De toda a gua do mundo, apenas 4,90 % gua doce e 95,10 % esto nos oceanos. Entretanto, no toda a gua doce do mundo que est disponvel para o consumo, pois, grande parte dela est na forma de neve ou geleiras. Considerando apenas a poro de gua doce do mundo, 68,40 % est sob a forma de gua subterrnea e somente 0,20 % encontra-se em rios e lagos. O restante, 31,40 %, est em estado slido, isto , na forma de neve e gelo.

Figura 8 . Esquema do Ciclo Hidrolgico

Escoamento em subsolo dentro de uma Bacia Hidrogrfica A gua da chuva que cai em uma bacia receptada primeiramente pela vegetao das espcies mais altas s mais baixas. Nesse momento, uma parte da gua devolvida atmosfera em forma de evaporao, que somada a transpirao da vegetao, denominada como perda por evapotranspirao. O restante escorre por galhos e troncos at chegar ao solo, onde ser rapidamente absorvida. A velocidade e a quantidade de gua absorvida iro depender do tipo de solo encontrado, sendo que, em solos de origem arenosa, a infiltrao maior que em solo argiloso. Ao atingir a saturao do solo, a gua passa a escorrer pela superfcie, iniciando o escoamento. Nessa etapa, as formas do relevo sero atuantes, pois o escoamento superficial ser regido pelas caractersticas das vertentes da bacia. Em vertentes ngremes, a densidade de drenagem alta por conta da gravidade, ocasionando assim maior processo erosivo das encostas. Portanto, a vegetao por meio de seus galhos, folhas e razes, possui uma atuao importante no escoamento em superfcie, pois funciona como um obstculo natural, diminuindo a velocidade com que a gua atinge o solo, facilitando sua infiltrao e amenizando desta forma o processo erosivo. Alm do escoamento superficial, so observados outros dois caminhos realizados pela gua em uma Bacia Hidrogrfica: o escoamento subsuperficial e o escoamento em subsolo (percolao).

Fig.9 Trajeto da gua em uma Bacia O escoamento em subsuperfcie acontece quando o solo encontra-se saturado e gua tende a percorrer mais em superfcie que em subsolo. Nessa etapa configura-se um processo de transio. Percolao e Nvel Fretico O nvel fretico pode ser entendido como sendo o local de contato, no subsolo, entre uma regio do solo preenchida de ar em seus poros, tambm chamada de zona subsaturada, e rea saturada de gua. A diferena entre essas duas regies est no fato de uma armazenar gua temporariamente, enquanto a outra o faz de modo permanente.

Fig.10 Anlise do Nvel Fretico A gua ao atingir o solo infiltra-se rapidamente devido a grande permeabilidade das camadas prximas a superfcie. Porm, medida que vai se aprofundando, a porosidade diminui devido a compactao realizada pelas camadas acima, dificultando a passagem. Esse movimento da gua no subsolo denominado percolao, e se comparado ao escoamento superficial, veremos que se trata de um movimento muito mais lento, pois o caminho percorrido possui maior grau de dificuldade. Ao atingir a regio saturada, a gua tende a ficar acumulada, preenchendo os poros do solo ou da rocha. Na Bacia Hidrogrfica, a gua contida nessa regio tende a percolar em direo ao leito fluvial devido configurao do relevo ( Fig.9). Constata-se ainda que o nvel fretico mais profundo em alta vertente, e vai tornando-se raso em direo ao leito fluvial, at aflorar, dando origem ao rio. Essa a explicao do porque os rios escoarem pelo canal e no infiltrarem, como observado em outros locais da bacia (alta e mdia vertente). O volume de gua captado pelo leito fluvial escoado para fora da bacia, e somente retornar por meio dos processos de evaporao e precipitao pluvial sobre aquela regio.

Fig.11 gua no subsolo O estudo do ciclo da gua em uma bacia hidrogrfica, mostra que a gua, alm de ser drenada rapidamente, atravs do rio principal e de seus afluentes, tambm fica acumulada dentro da prpria bacia, nos poros das rochas e do solo. Com isso, conclui-se que na verdade existem dois ciclos da gua em uma bacia hidrogrfica. O primeiro trata-se de um ciclo de pequena durao: Precipitao Escoamento Superficial Leito Fluvial O Segundo trata-se de um ciclo de longa durao:

Precipitao Percolao ( Armazenagem) Leito Fluvial O estudo do ciclo hidrolgico dentro da viso de bacia hidrogrfica representa uma metodologia eficaz na compreenso da dinmica da mesma e da relao entre seus constituintes. Por isso, esse estudo por ser realizado sob o ponto de vista, de um sistema aberto, com troca de energia e matria. O ciclo da gua representa a energia dentro do sistema bacia hidrogrfica, sendo que a sua entrada, se faz por meio da precipitao pluvial. Os elementos constituintes da bacia hidrogrfica, como o relevo, o solo, vegetao, homem, formam o sistema em si, e sero os responsveis pela forma que essa energia ir atuar, elaborando uma paisagem nica para cada bacia, em diferentes lugares do mundo. Os processos erosivos constatados nessa regio representam a intensidade dessa energia dentro do sistema, que ter como resultado final os sedimentos, que sero carreados para fora da bacia, atravs do rio principal fechando o ciclo: entrada relao matria e energia (paisagem) sada. guas continentais As guas continentais corresponde aos lenis subterrneos, geleiras, giseres, rios. Lenol subterrneo Tambm chamado de lenol fretico. formado pela infiltrao das guas da superfcie nas rochas permeveis. As guas subterrneas podem variar de um lugar para o outro dependendo da quantidade das chuvas. Elas alimentam os poos, rios e lagos, e contribui para o desenvolvimento da vegetao. Uma fonte ou nascente d gua o surgimento do lenol fretico na superfcie terrestre. A gua da chuva se divide em trs partes. Uma se evapora logo aps a chuva. A outra escorre para os rios e mares. E outra parte forma os lenis freticos. Os osis formados nos desertos so alimentados por lenis de gua subterrnea. Ocorre quando uma depresso atinge o nvel de um lenol de gua subterrnea, podendo surgir um lago e com ele uma vegetao tpica.
Geleiras

As geleiras mais extensas cobrem quase totalmente a Groelndia e Antrtida. Tambm existe gelo permanente nas altas montanhas, onde a temperatura fica abaixo de 0C. Perto do Equador a linha das neves eternas est a mais ou menos 6000m de altitude. Mas a
9

medida que vai se distanciando da linha do Equador, a altitude para que se forme neve eterna vai diminuindo. Quando as geleiras findam no mar, enormes blocos de gelo so levados pelas correntes martimas, originando os icebergs.
Giseres

So fontes que lanam guas com alta grande presso e alta temperatura. Os giseres se originam em regies de atividade vulcnica recente, onde a rocha quente aquece a gua que est no subsolo, que quando atingir o ponto de ebulio lanada para fora, para o alto, atravs de uma nica sada.

Hidrografia Para se conhecer a hidrografia de uma regio preciso saber o ciclo da gua que provem da atmosfera ou subsolo. Quando ocorre as chuvas, a gua pode evaporar, escorre ou infiltrar-se no solo. Na evaporao ela a atmosfera na forma de vapor. A gua que se infiltra no solo e a que escorre, dirigem-se para as depresses ou a parte mais baixa de um terreno, formando os rios, lagos e mares. A densidade de rios se relaciona com o clima da regio. Os rios perenes so os que nunca secam e possuem um bom volume de gua nos leitos. Os rios temporrios so aqueles que secam no perodo em que no chove, principalmente em reas de clima rido ou semi-rido. Quando um rio perene e atravessa uma regio desrtica, como o rio Nilo, isto quer dizer que a nascente dele em uma regio chuvosa. A variao da quantidade da gua no leito do rio recebe o nome de regime. Regime pluvial quando as cheias dependem da gua da chuva; regime nval quando depende do derretimento da neve; se as cheias dependem das geleiras glacial. Quando o rio desgua no oceano por vrias sadas, diz que a foz do rio em delta; a foz do rio em esturio, quando o rio desgua no oceano por uma nica sada.

Bacias hidrogrficas Moambicanas:


Pesquise sua distribuio, regime pluviomtrico, potenciais hidrulico, existncia de infraestruturas hidrulica e sua importncia, e outras caracteristicas como a navegabilidade, uso de gua nas bacias, autoridades de gesto e tec,

10

Tipos de lago
Os lagos so classificveis em funo da sua origem. Alguns tipos so:

Lagos tectnicos - guas acumuladas nas deformaes da crosta terrestre; Lagos de origem vulcnica - guas que ocupam antigas crateras de vulces extintos; Lagos residuais - que correspondem a antigos mares (gua salgada); Lagos de depresso - guas acumuladas em depresses do relevo; Lagos de origem mista - resultante da combinao de diversos fatores capazes de represar certa quantidade de gua.

importante no confundir um lago com uma plancie de inundao, que tem uma origem e uma dinmica diferente. volta dum lago, no entanto, pode existir uma plancie de inundao. Os lagos, quando derivados da construo de uma barragem, so muitas vezes designados por albufeira, embora este termo tambm se use para algumas formaes martima (por exemplo a lagoa da albufeira. Normalmente, a gua dos lagos ua doce, mas existem no mundo alguns importantes lagosgua salgada, como o Grande Lago Salgado da Amrica do Norte ou o Mar Morto no Mdio Oriente entre Israel e Palestina.

Origem dos lagos


A origem dos lagos varivel e depende da Geomorfologia do terreno. Em zonas como a Antrdida podem existir lagos sub-glaciares, isto , debaixo do gelo, como o Lago Vostok. Geologicamente, a maior parte dos lagos da Terra recente. Os resultados naturais da eroso tendem a eliminar pelo menos um dos lados da bacia que contm o lago, tal como acontece no Lago Baikal, que se estima ter entre 25 e 30 milhes de anos. H um nmero de processos naturais que formam os lagos. Um levantamento tectnico recente de uma cordilheira pode criar depresses que acumulam gua e formam os lagos. O avano e recuo dos Geleira pode tambm formar depresses na superfcie. Tais lagos so comuns na Escandinria, Sibria e Canad. Os lagos podem tambm ser formados por meio de deslizamento de terras ou por bloqueios glaciares. Um exemplo deste ltimo ocorreu durante a ltima Idade de Gelo no estado norte-americano de Washington, quando um enorme lago se formou. Os lagos salgados formam-se onde no existe escoamento natural ou onde a gua se evapora rapidamente. Exemplos destes so o Grande Lago Salgado, o Mar Cspio, o Mar Aral e o Mar Morto. Os lagos pequenos com forma de arco ou crescente podero formar-se nos vales de curso de gua como resultado da existncia de meandros. Rios com baixa velocidade da gua tomam formas sinuosas e os lados externos das curvas so erodidos mais rapidamente que os

11

internos. Eventualmente uma forma semelhante a uma ferradura formada e o rio muda o seu leito por uma nova passagem, fazendo surgir na zona da antiga passagem um lago arqueado. O Lago Vostok um lago subglacial da Antartica, possivelmente o maior do mundo. A presso do Gelo e da composio qumica interna sugerem que se o lago fosse furado, poderia resultar numa fissura que daria origem a um Geyser. Alguns lagos, como o Niassa, o Baikal e o Lago Tanganica esto em zonas de Rift continental so criados por subsidncia da crosta medida que duas Placas Tectnicas so friccionadas. Estes so os lagos mais antigos e mais profundo do mundo, e tornar-se-o oceanos dentro de milhes de anos. Por exemplo, julga-se que o Mar Vermelho teve origem num lago de vale de rift continental. Tambm os Vulces podem criar lagos. Um exemplo a Caldeira das Setes Cidades nos Aores. Lagoa Lagoa uma poro de gua cercada por terra. Segundo outras definies, lagoa um lago pouco extenso", no entanto h vrias "lagoas" maiores do que muitos chamados "lagos". Portanto as definies de "lago" e "lagoa", pelo menos na lngua portuguesa, se confundem.

Interaes Lenol Fretico/guas Superficiais


Correntes O fluxo das correntes constitudo por dois componentes: a Componente de guas superficiais . Escoamento Superficial . Precipitaes Directas b Componente do lenol fretico (fluxo de base) . Infiltrao atravs dos leitos de corrente ou bancos c Definies. Figura a seguir d Corrente com fugas ou influente a corrente alimenta o lenol aqfero e Corrente de ganho ou efluente as descargas do lenol aqfero para a corrente

12

Figura 12. efluente (A) e (B) influente.

Interaes Corrente-Lenol Aqufero Fluxo de Base Contribuio para o fluxo da corrente a partir do lenol fretico Curso superior oferece contribuio subterrnea para o fluxo da corrente (onda de enchente). Curso inferior oferece armazenamento nos bancos, podendo moderar uma onda de enchente.

Nascentes

Nascente uma rea de descarga natural. As nascentes so encontradas onde o lenol d'gua est muito perto ou alcana a superfcie do solo. Onde o lenol d'gua na verdade no alcana a superfcie do solo, as foras capilares ainda podem trazer gua at a superfcie. Descargas podem ser permanentes ou transitrias A quantidade de descarga est relacionada altura do lenol d'gua, que afectada por a Mudanas sazonais na recarga b Eventos isolados de precipitao

13

Tipos de Nascentes surgente de contacto de falha Sumidouro de fissura de fractura A superfcie do solo se curva para cruzar o lenol d'gua A gua fui para a superfcie onde um leito de baixa permeabilidade impede o fluxo Semelhante fonte surgente, porm o fluxo limitado a zonas de fracturas, canais de fissura ou dissoluo

(a & b)

(C)

(a)

Figura #. Tipos de Nascesntes. (a) Nascntes de depresso, (b) Nascentes de Contacto geolgico, (c) Nascente de falha e (d) Nascente de dissoluo.

14

You might also like