You are on page 1of 10

Apostila de Preveno de Risco em Bloqueio e Sinalizao - RAC 4

Gerncia de Segurana e Sade Ocupacional Diretoria de Pelotizao


1

NDICE 1. Objetivo ...........................................................................................................3 2. Campo de Aplicao......................................................................................3 3. Referncias.....................................................................................................3 4. Energia ............................................................................................................3 4.1. 4.1.1 Tipos de energia ........................................................................................4 Exemplos de fontes de energia que devemos bloquear.....................4

5. Riscos Associados e conseqncias dos tipos de energias ...................5 5.1. Riscos associados energia Eltrica........................................................5 5.2. Riscos associados energia Mecnica ....................................................5 5.3. Riscos associados s energias Hidrulica / Pneumtica..........................5 5.4. Riscos associados energia Trmica.......................................................5 5.5. Riscos associados energia Qumica ......................................................5 6. Formas de Bloqueio e Sinalizao...............................................................6 6.1. 6.2. 6.3. 6.3.1 6.3.2 6.3.3 Bloqueio Eltrico ........................................................................................6 Bloqueio Mecnico ....................................................................................6 Acessrios utilizados no Bloqueio .............................................................7 Dispositivo de Bloqueio..........................................................................7 Dispositivo de Bloqueio de Manobra ....................................................7 Sinalizao do Equipamento Bloqueado ..............................................7

7. Procedimentos ...............................................................................................8 8. Etapas das Atividades de Bloqueio de Energia .......................................10

1. Objetivo
Estabelecer prticas e instrues mnimas para o bloqueio de dispositivos de manobras de equipamentos, instalaes e/ou circuitos que liberem energia de origem eltrica, mecnica, hidrulica, pneumtica, qumica e trmica, e cuja ativao inadequada ou indesejada possa resultar em acidentes.

2. Campo de Aplicao
Nas dependncias e atividades da Vale e contratadas no Complexo de Tubaro.

3. Referncias
INS-0021DECG Instruo para Requisitos de Atividades Crticas; Diretrizes para as aes de Capacitao Definidas pela Instruo de RAC; PRO 0069 GASTP Bloquear e sinalizar energia em suas vrias formas.

4. Energia
Qualquer tipo de energia que possa causar leses ou perdas propriedade, se inesperadamente liberadas. Nas instalaes industriais existem energias que podem ser perigosas se liberadas de forma descontrolada, e durante e execuo de servios, por vezes preciso se expor a estas energias. Desta maneira, necessrio implementar medidas de controle destas energias quando os equipamentos e instalaes so tirados de sua operao normal.

4.1. Tipos de energia

4.1.1 Exemplos de fontes de energia que devemos bloquear


Para executar tarefa no forno, temos as seguintes fontes de energia:

Mecnica - Acionamento da grelha; Pneumtica - Ventiladores; Trmica - Aquecedores; Qumica - Possveis gases;

Para executar tarefa no moinho, temos as seguintes fontes de energia:

Hidrulica Registro de admisso de gua; Eltrica Para bloquear o acionamento mecnico do moinho; Trmica O interior do moinho com temperatura elevada; Mecnica Giro do moinho.

5. Riscos Associados e conseqncias dos tipos de energias


5.1. Riscos associados energia Eltrica
Riscos de choques eltricos, podendo causar queimaduras e at a morte.

5.2. Riscos associados energia Mecnica


Os principais so os riscos de acidentes, com prensamento de partes do corpo.

5.3. Riscos associados s energias Hidrulica / Pneumtica


Riscos de vazamentos dos fluidos, gerando condio de insegurana nas reas circunvizinhas.

5.4. Riscos associados energia Trmica


A exposio ao calor elevado pode provocar desconforto, sudorese intensa, desidratao e queimaduras.

5.5. Riscos associados energia Qumica


Dependendo do produto qumico, o seu vazamento pode provocar queimaduras, asfixia, gerar condio de risco nas reas circunvizinhas e provocar danos ambientais.

6. Formas de Bloqueio e Sinalizao


As duas formas de bloqueio mais utilizadas so os bloqueios eltricos e mecnicos.

6.1. Bloqueio Eltrico


Normalmente realizado dentro da subestao que fornece a alimentao eltrica ao equipamento, sistema ou processo a ser bloqueado. feita a interrupo do fornecimento de energia eltrica, resultando na desernegizao do equipamento.

6.2. Bloqueio Mecnico


Realizado no prprio dispositivo de manobra do equipamento, de forma a fix-lo em uma determinada posio, impedindo sua movimentao acidental.

6.3. Acessrios utilizados no Bloqueio 6.3.1 Dispositivo de Bloqueio


Cadeado utilizado para manter o bloqueio do dispositivo de manobra numa determinada posio, impedindo uma operao no autorizada acidental ou proposital. Utilizado para bloqueios eltricos (cadeado no painel do equipamento, localizado na subestao correspondente) e mecnicos (cadeado no dispositivo de bloqueio de manobra). Os cadeados utilizados no processo de bloqueio ou interdio devem possuir uma nica chave. As empresas contratadas devem utilizar cadeados prprios, conforme modelos estabelecidos pela Vale. Os cadeados devem atender aos seguintes requisitos: Durvel no ambiente onde ser utilizado; Padronizado em relao a cor, forma, tamanho, tipo de material e de fcil identificao; Possuir resistncia mecnica que no permita a sua violao Individualizado e possvel de ser rastreado. Devem ser previstos locais para aplicao dos dispositivos de bloqueio nas mquinas e equipamentos existentes e nos projetos dos novos equipamentos.

6.3.2 Dispositivo de Bloqueio de Manobra


Acessrio (fixo ou mvel) existente em equipamentos, instalaes e/ou circuito, que possibilita o bloqueio de um dispositivo de manobra numa determinada posio, impedindo uma operao no autorizada acidental ou proposital. O dispositivo de bloqueio de manobra deve atender aos seguintes requisitos:

6.3.3 Sinalizao do Equipamento Bloqueado


A sinalizao de bloqueio deve estar de acordo com, no mnimo, os seguintes itens: Indicar o nome do executante, matrcula, rea, telefone/ramal e empresa; Indicar a data, a hora e a razo do bloqueio; Durvel no ambiente onde ser utilizada;
7

Padronizada em relao cor, forma, tamanho, tipo de material e de fcil identificao. A sinalizao do equipamento, sistema operacional ou processo operacional bloqueado deve estar de acordo com os seguintes itens: Durabilidade no ambiente onde ser utilizada; Padronizao em relao cor, forma, tamanho, tipo de material e de fcil identificao; Indicar a razo para o bloqueio.

7. Procedimentos
Deve existir procedimento operacional de bloqueio relativo s seguintes etapas: preparao, comunicao inicial, desligamento, isolamento, bloqueio, sinalizao, liberao de energia residual, teste de verificao do bloqueio, retirada da sinalizao, comunicao final e retorno operao. Da mesma forma, deve existir procedimento operacional especfico de bloqueio para cada equipamento, sistema operacional ou processo operacional. Esse procedimento deve identificar claramente todas as fontes de energia, todos os pontos de bloqueio, bem como o circuito ou sistema operacional sobre os quais tais pontos de bloqueio tm controle direto, os passos especficos para alcanar o estado de energia zero e os mtodos para executar teste de verificao do bloqueio. Os procedimentos devem contemplar os seguintes aspectos: Caso haja a necessidade de interveno em um equipamento, sistema operacional ou processo operacional que tenha alguma fonte de energia no identificada. A atividade somente deve ser realizada aps elaborao da anlise de risco da tarefa (ART). A anlise de riscos da atividade e o procedimento operacional especfico devem ser revisados, incluindo os respectivos bloqueios. Todas as fontes de energia devem ser bloqueadas por pessoa autorizada. Antes da realizao do servio deve ser realizado teste de verificao de liberao de energia residual. Cada executante da atividade deve instalar o seu dispositivo de bloqueio. Somente o executante o responsvel pela remoo do seu respectivo dispositivo de bloqueio.
8

Em caso de travamento em grupo todos os bloqueios individuais dos envolvidos devem ser instalados em dispositivo inviolvel que contem a(s) chave(s) do(s) bloqueio(s) de energia. Em eventuais situaes onde se torne necessria a realizao de atividades de operao e/ou manuteno com equipamentos parcial ou totalmente energizados (qualquer fonte de energia) deve ser realizada anlise de risco da tarefa e permisso de trabalho. Para as atividades de manuteno, abertura de linha de processo ou equipamento, trabalho em superfcies energizadas, inspees em mquinas, equipamentos e linhas de processo deve ser emitida permisso de trabalho (PT) antes da execuo do servio, onde sero verificados os bloqueios de energia. Durante mudana de turno/equipe de trabalho, os equipamentos que precisam ser mantidos sem energia devem ficar bloqueados. O executante que est encerrando sua participao deve aguardar o companheiro aplicar seus dispositivos de bloqueio, sinalizao e identificao para ento retirar os seus. Deve ser estabelecido procedimento caso no seja possvel aguardar a substituio dos dispositivos, objetivando garantir a efetividade do bloqueio. Na mudana de turno/equipe de trabalho, deve-se dar baixa nas permisses de trabalho (PT) relativas s atividades de todas as equipes/executantes que esto encerrando sua participao e emitir novas PT para a continuidade dos servios. Os dispositivos de bloqueio somente podem ser destrudos mediante autorizao formal e escrita, definida por um procedimento local que estabelea os critrios para autorizao da destruio nos casos de: perda de chave de algum dispositivo de bloqueio, formalizada pelo executante; ou ausncia de algum dos executantes no momento da substituio do bloqueio.

8. Etapas das Atividades de Bloqueio de Energia


As etapas para realizao do Bloqueio esto descritas abaixo: Preparao; Comunicao inicial; Desligamento; Isolamento; Bloqueio e sinalizao; Liberao da energia residual; Teste de verificao do bloqueio (que para a DIPE, substitui a Permisso de Trabalho PT); Retirada da sinalizao; Comunicao final e retorno operao. Estas etapas esto detalhadas no Fluxograma de Bloqueio, que corresponde ao Anexo 7 do PRO-0069-GASTP. A retirada do bloqueio est detalhada no Fluxograma de Bloqueio, que corresponde ao Anexo 9 do PRO-0069-GASTP. Ambos sero entregues separadamente, de forma que as etapas e seus responsveis possam ser melhor visualizadas e entendidas.

10

You might also like