You are on page 1of 3

Im prim ir ()

05/08/2013 - 00:00

Um novo modelo de Europa


Por Enrico Letta

Torna-se cada v ez mais claro que para a Europa superar sua crise no ser suficiente fazer o mesmo de sempre. Precisamos de uma Europa mais concreta e menos retrica, que seja mais bem adaptada atual economia mundial. Precisamos direcionar o foco para uma mudana que coloque o crescimento econmico como prioridade na agenda. A Europa no precisa de um debate entre austeridade e crescimento; precisa ser pragmtica. Um bom ex emplo disso pde ser v isto no mais recente Conselho Europeu 1 , que abordou dois dos problemas mais prementes da Europa: o mau funcionamento dos mercados de trabalho, refletido no desemprego recorde entre os mais jov ens, e o mau funcionamento dos mercados de crdito, nos quais o acesso a financiamento complicado e as tax as de emprstimos v ariam considerav elmente entre as diferentes partes do mercado nico. O resultado do Conselho foi encorajador e precisamos continuar nesse caminho nos prx imos meses para ter progressos em duas questes igualmente importantes: como estimular a inov ao e a economia digital; e como assegurar a competitiv idade industrial da Europa. Precisam os encontrar um a lgica construtiva que, aps 50 anos de integrao, m ostre que agir em conjunto pode ajudar a Europa a atingir seus objetivos em um cenrio m undial que se transform ou. A UE s durar com o com prom etim ento de seus cidados. Precisamos av aliar o que pode ser alcanado nas esferas nacionais e o que as instituies da Unio Europeia dev eriam fazer. A consolidao fiscal e as reformas nacionais so essenciais e dev eriam continuar. Mas podemos ter melhores condies de alcanar nossos objetiv os sob uma estrutura da UE que apoie, em v ez de impedir, aes nacionais para impulsionar o crescimento e o emprego. A recente deciso da Comisso Europeia de garantir aos pases-membros certa flex ibilidade para inv estimentos pblicos produtiv os ligados a fundos estruturais da UE um passo bem-v indo nessa direo. A segunda questo a necessidade de av anar em direo a uma maior integrao dentro da regio do euro. Uma unio bancria um comeo importante, que dev er reduzir os custos de captao do setor priv ado e impedir que os mercados financeiros se fragmentem em fronteiras nacionais. As tax as de emprstimo ainda esto altas demais para as pequenas e mdias empresas e ainda refletem o pas da UE em que a empresa tem sede. Alcanamos resultados importantes2 no caminho rumo a uma unio bancria, mais notav elmente na questo da superv iso. Agora, precisamos trabalhar no segundo pilar, a resoluo de crises bancrias. A proposta apresentada por Michel Barnier, comissrio europeu de Serv ios e Mercado Interno, ousada, mas a Unio Europeia precisa de fato de um mecanismo de resoluo eficiente, que assegure aes no momento oportuno para resolv er crises bancrias.

Tambm precisamos estudar como aperfeioar a coordenao de polticas econmicas para promov er uma conv ergncia de produtiv idade. J temos um bom mecanismo para superv iso multilateral em v igor, mas dev eramos direcion-lo para as reas realmente importantes para a unio econmica. Isso dev e v ir de mos dadas com a discusso sobre como a UE pode proporcionar incentiv os aos pasesmembros que esto comprometidos com reformas estruturais complicadas em tempos de encolhimento, o que poderia lev ar a conv ersas sobre possv eis formas de coordenao fiscal. Embora seja prematuro entrar em tal debate, a questo no dev e ser esquecida Todas essas mudanas afetam em primeiro lugar os pases da regio do euro, claro, mas tambm so claramente relev antes para a UE como um todo. No seria aconselhv el diferenciar os pases da regio do euro dos da UE. Assegurar uma regio do euro estv el e eficiente essencial para a boa operao de todo o mercado nico. E, sem uma UE eficiente, a regio do euro no tem como prosperar. Temos apenas uma Europa e todos precisamos trabalhar juntos. Com seus 500 milhes de consumidores, o mercado nico da UE continua como o maior destino de bens e serv ios do mundo e o melhor motor para restabelecer o crescimento. Setores econmicos fundamentais, como o de serv ios financeiros, beneficiam-se imensamente das regras comuns do mercado nico. Sem um mercado nico, todos os pases-membros seriam menos atraentes para inv estidores estrangeiros, que, uma v ez estabelecidos em um pas, podem mov er-se liv remente pela UE. O mercado nico tambm

(/sites/default/files/gn/13/08/arte05opin-201-col_op3-a11.jpg)

proporciona uma plataforma e v antagens para ex portar bens e serv ios para os mercados internacionais. Portanto, precisamos tornar o mercado nico mais aberto. Para isso v amos precisar tornar as instituies da UE mais eficientes, com uma melhor regulamentao e menos fardos administrativ os. As instituies conjuntas so necessrias para assegurar que os interesses de todos os pases da UE sejam protegidos e para agir como uma ponte entre a regio do euro e os pases do bloco. O funcionamento da UE e de suas instituies durante a crise v em sendo uma parte do problema. Para muitas pessoas, o processo de tomada de decises da UE opaco, ineficiente e alheio a controles democrticos. Mais preocupante, a crise contestou a prpria ideia de integrao europeia. Logo, apenas poderemos ser capazes de av anar uma agenda reformista se tiv ermos uma narrativ a conv incente que ex plique por que precisamos da Europa e por que isso bom para os interesses da atual gerao e das futuras. Sou um pr-europeu conv icto. Tenho na memria a ex traordinria imagem de Helmut Kohl e Franois Mitterrand em V erdun, em 1 984, dois v elhos lderes, apertando-se as mos, relembrando as v timas da Primeira Guerra Mundial. O prx imo ano v ai marcar o centsimo aniv ersrio do incio dessa guerra. A ex perincia de duas grandes guerras mundiais serv iu de fundao para a integrao europeia. Essas memrias, contudo, no so mais um catalisador suficiente para aes. Precisamos encontrar uma lgica construtiv a que, aps 50 anos de integrao, mostre que agir em conjunto pode ajudar a Europa a atingir seus objetiv os em um cenrio mundial que se transformou.

No h nada pior do que deix ar as pessoas acreditar que a integrao europeia algo que av ana s ocultas, guiada por foras inv isv eis e incontrolv eis. A UE no v ai conseguir durar, a menos que seja construda sobre o comprometimento ex plcito de seus cidados. Hoje, temos a chance de remodelar a Europa. As eleies parlamentares europeias de 201 4 v o proporcionar a oportunidade para um debate fundamental sobre o futuro da UE. A menos que apresentemos argumentos conv incentes a fav or da Europa (e por uma Europa diferente), as foras eurocticas v o ganhar terreno e os processos de tomada de deciso da Europa ficaro bloqueados. A alternativ a clara e ter de ser escolhida mais cedo do que tarde. (T raduo de Sabino Ahum ada) 1 - www.bit.ly /1 aT6FS6 (http://www.bit.ly /1 aT6FS6) 2 - www.bit.ly /1 5Y 9Og0 (http://www.bit.ly /1 5Y 9Og0) Enrico Letta prim eiro-m inistro da Itlia.Copy right: Project Sy ndicate/Chatham House, 2013. www.project-sy ndicate.org (http://www.project-sy ndicate.org)

You might also like