You are on page 1of 18

Revista de Teoria da Histria Ano 3, Nmero 7, jun/2012 Universidade Federal de Gois ISSN: 2175-5892

IDENTIDADE E REGIONALISMO NA OBRA DE EVALDO CABRAL DE MELLO


Manoel Carlos Fonseca de Alencar Professor da Universidade Estadual do Cear Aluno da ps-graduao em Histria da UFMG E-mail: manoelcarlosf@gmail.com

RESUMO
Os termos identidade e regionalismo esto, normalmente, associados ao pernambucano Evaldo Cabral de Mello. Pretendemos, com este trabalho, demonstrar que, em suas obras e entrevistas, ele na verdade um crtico da identidade e do regionalismo pernambucanos. Nesse sentido, uma articulao entre sua obra e as formulaes sobre o conceito de genealogia, de Michel de Foucault, pode nos oferecer mais subsdios para compreender como Cabral, no se posicionado como um regionalista, estuda a formao e cristalizao do imaginrio nativista pernambucano. Palavras-chave: Historiografia, Genealogia, Identidade, Nao, Regio.

ABSTRACT
The terms identity and regionalism are usually associated with the Pernambucan Evaldo Cabral de Mello. I want in this work demonstrate that in his works and interviews he is in fact a critical of the identity and regionalism of Pernambuco. In this sense, a connection between his work and the formulations of the concept of genealogy, of Michel Foucault, can offer more support to understand how, in fact, Cabral, not posing as a regionalist, studies how it formed and crystallized a Pernambucan nativist imagination. Keywords: Historiography, Genealogy, Identity, Nation and Region.

1. INTRODUO comum atribuir aos estudos elaborados fora do Centro Sul a pecha de regionais. J as produes elaboradas no sul do pas so normalmente definidas como nacionais. Tais classificaes e hierarquias advm de um longo processo histrico. A partir do sculo XIX, o sul do pas tornou-se hegemnico e passou a falar de si como se falasse de todo o pas.

110

Revista de Teoria da Histria Ano 3, Nmero 7, jun/2012 Universidade Federal de Gois ISSN: 2175-5892

A noo de regio vem acompanhada da noo de identidade. Aqueles que falam a partir do centro, portanto da regio Sul, tm suas produes quase transcendentes ideia de identidade. Escrever sobre So Paulo ou sobre o Rio de Janeiro no significa nomear uma identidade paulista, carioca, ou mesmo sulista. Esses estudos j se pressupem nacionais. Contrariamente, os estudos elaborados no Nordeste so, em sua maior parte, vistos como estudos identitrios. Evaldo Cabral pernambucano, de parentesco com renomados intelectuais, entre os quais se destacam o poeta Joo Cabral de Mello Neto, seu irmo; e Gilberto Freyre, seu primo. Foi diplomata, e representou o Brasil nos Estados Unidos, Espanha,
Frana, Sua, Portugal e Trinidad e Tobago, onde serviu como embaixador. Em sua temporada na Frana, frequentou o Seminrio de Georges Duby, no Collge de France. Em 1975, lanou o seu primeiro livro Olinda Restaurada, na qual estuda a sociedade do acar pernambucana, com forte filiao com a histria econmico-social francesa, a ponto de alguns afirmarem que estudou com Fernand Braudel: o que foi negado pelo autor. Desde ento, segue-se uma extensa produo, cujo foco foi sempre a elite aucareira pernambucana e suas posies frente metrpole portuguesa e dentro do panorama poltico da colnia, posteriormente nao brasileira. Cabral, portanto, passou a maior parte de sua vida fora do pas, em seu ofcio diplomtico, mas teve sua produo historiogrfica majoritariamente voltada aos estudos da regio Nordeste, mais especificamente zona aucareira.

Devido ao direcionamento de seus interesses pela histria de seu estado, Evaldo Cabral teve que lidar com o esteretipo de regionalista e teve sua produo nomeada como estudos de identidade regional. O estigma de regionalista foi reforado quando o autor publicou, em 2004, o seu livro A outra Independncia: o federalismo pernambucano de 1817 a 1824, em que ele se coloca como um crtico da identidade nacional brasileira, a qual, segundo ele, , muitas vezes vista, como um destino manifesto. Uma questo central que permeia toda sua obra a crtica do nativismo pernambucano. Ele analisou o processo no qual as elites polticas pernambucanas forjaram para si um passado grandioso, colocando-se como nobres, honradas e insubmissas. A construo desse passado fundamentava a identidade pernambucana no sculo XIX. O autor recorre histria para desmistificar essa auto imagem criada pelas elites e mostrar a identidade como um constructo permeado pelo poder, pelas excluses e pelos silncios.
111

Revista de Teoria da Histria Ano 3, Nmero 7, jun/2012 Universidade Federal de Gois ISSN: 2175-5892

Recusando, portanto, o conceito de identidade, seja nacional ou pernambucana, Evaldo Cabral se detm em esmiuar como emergem os discursos ou as representaes de determinados grupos que constroem para si uma identidade, baseada em uma histria e em uma memria. Percebe, portanto, a identidade no como algo natural, mas como uma inveno, que nos seus comeos revela, muitas vezes, o pastiche e a baixeza, uma histria de violncia, mentiras e submisses. Creio que o conceito de genealogia de Foucault e a viso de Bauman sobre a identidade so mais apropriados para compreender a obra de Evaldo Cabral do que o de identidade, ou mesmo de regionalismo, como lhe atribudo por alguns crticos. A ideia de regio em Pierre Bourdieu tambm ser til na compreenso do regionalismo como um poder simblico capaz de definir e delimitar fronteiras prticas e discursivas, criando e cristalizando identidades.

2. IDENTIDADE E GENEALOGIA EM EVALDO CABRAL Ao ser perguntado se escrever sobre a histria de Pernambuco implicaria nomear uma identidade pernambucana, Evaldo Cabral retruca um tanto irritado:
No, no e no, no h identidade pernambucana nenhuma. Identidade um conceito que abomino. O que identidade? aquilo que permanece igual a si mesmo. , portanto, o conceito mais anti-histrico que voc pode conceber. O que existia era uma srie de atitudes, de comportamentos, de mentalidades que desapareceram no tempo. Hoje voc j no encontra, hlas, o pernambucano dos meus livros, o de antigamente, que bem mais interessante que o atual, que est abrasileirado. (SCHWARCZ, 2008, p. 160)

Nesse trecho, parece claro que o historiador rejeita a ideia de uma identidade pernambucana. Ele a define aqui como algo fixo, que procura negar o fluxo do tempo, que no admite a mudana como componente essencial da Histria. J em outra entrevista, cedida ao Historiador Tiago C. P. dos Reis Miranda, ao ser perguntado sobre a coerncia temtica de seus estudos, Evaldo Cabral responde:
Em terceiro lugar, a unidade temtica procede de uma espcie de observao que subjaz a tudo que escrevi e que ainda possa vir a escrever - e que consiste no seguinte: como se formou a nossa identidade regional? A partir de que momento e em funo de que variveis, uma sociedade colonial percebe-se como diferente da sociedade metropolitana que a engendrou?

112

Revista de Teoria da Histria Ano 3, Nmero 7, jun/2012 Universidade Federal de Gois ISSN: 2175-5892

Sob este aspecto, o Nordeste aucareiro desenvolveu, com anterioridade a outras populaes regionais do Brasil, uma identidade prpria, e neste aspecto no foi pequeno o papel desempenhado pela guerra e pela ocupao holandesas, como eu espero ter demonstrado em Rubro Veio. (MELLO, in MIRANDA, 1990, p. 144)

Aqui, como se v, existe uma identidade pernambucana. A histria de Pernambuco transcorreu de forma diferente de outros estados brasileiros. O que, para o historiador, justifica o sentimento emancipacionista pernambucano ao longo da primeira metade do sculo XIX. O tema da identidade regional, como revela os trechos acima, uma questo pouco resolvida no autor. Luis Felipe de Alencastro, por exemplo, afirma que o uso do termo ns, mesmo que inconscientemente, confirma o regionalismo de Evaldo Cabral. J Lilia Schwarcz corrobora a ideia de que a identidade no o melhor termo para entender os estudos desenvolvidos pelo autor sobre Pernambuco. Partindo da pergunta como se formou a nossa identidade regional?, feita por Evaldo Cabral, pode-se esclarecer como ele opera o conceito de identidade. Perguntar como se formou uma identidade pressupe que ela no dada, nem natural, ela histrica. Mas apenas isso no desqualifica as obras do historiador como identitrias. Muitos estudos sobre identidade buscam no passado as justificativas para uma identidade presente. A diferena em suas obras como ele construiu a gnese da identidade pernambucana, ou melhor, como ele pensou os comeos. Apesar de Evaldo Cabral ser pouco afeito s questes tericas, possvel entrever em seus livros muitas inspiraes tericas no confessas. No que diz respeito a Foucault, a nica referncia feita por Cabral est em uma entrevista cedida a Jos Geraldo Vinci de Moraes e Jos Marcio Rego. Nela, ele afirma a obra de Paul Veyne, Como se escreve a histria publicada junto com o artigo Foucault revoluciona a histria como o que melhor se escreveu, no ltimo sculo, sobre teoria e metodologia de Histria. Algumas das formulaes de Foucault sobre genealogia e histria podem iluminar muitos aspectos das concepes que subjazem obra de Evaldo Cabral. Segundo Foucault:
L onde a alma pretende se unificar, l onde o Eu inventa para si uma identidade ou uma coerncia, o genealogista parte em busca do comeo dos comeos inumerveis que deixam esta suspeita de cor, essa marca quase

113

Revista de Teoria da Histria Ano 3, Nmero 7, jun/2012 Universidade Federal de Gois ISSN: 2175-5892

apagada que no saberia enganar um olho, por pouco histrico que seja; a anlise da provenincia permite dissociar o Eu e fazer pulular nos lugares e recantos de sua sntese vazia, mil acontecimentos agora perdidos. (FOUCAULT, 1984, p. 20)

A genealogia, portanto, diferencia-se dos estudos das origens. Ela investiga a provenincia de um sentimento, uma moral, um instinto, l onde, no momento de sua irrupo, revela a trama escusa do desenrolar dos acontecimentos. Percebe os comeos no como um horizonte calmo e tranquilo, mas como a emergncia se produz em um determinado estado das foras. (Idem, p. 23). Uma histria de submisses, em que o irromper de coisas ditas e queridas conheceram, nos seus incios, invases, lutas, rapinas, disfarces, astcias. Isso que se tem muitas vezes como origem, linhagem de sangue e tradio, a genealogia advoga como a histria de um erro que tem o nome de verdade (Idem, p. 19). Elas so, de fato, apenas uma inveno das classes dominantes. Cabe, portanto, ao genealogista, segundo Foucault:
... se demorar nas meticulosidades, e nos acasos dos comeos; prestar uma ateno escrupulosa a sua derrisria maldade; esperar v-los surgir, mscaras enfim retiradas, com o rosto do outro; no ter o pudor de procur-las l onde elas esto, escavando o basfond; deixar-lhes o tempo de elevar-se do labirinto onde nenhuma verdade as manteve jamais sob sua guarda. (Idem p.19)

Outra confluncia entre Foucault e Evaldo Cabral pode ser encontrada em seu livro Arqueologia do Saber, publicado em 1969. Na introduo, Foucault empreende um dilogo com a Histria Nova ressaltando a importncia de seus referenciais metodolgicos na crtica a uma histria tradicional que se balizava pela reconstruo das grandes continuidades, das regularidades constantes, dos equilbrios estveis e difceis de serem rompidos e da ambio de uma histria total. Segundo Foucault, uma das formas mais modelares de uma concepo linear da histria o conceito de tradio. O tema da tradio afirma continuidade, suprime as rupturas e as descontinuidades, dando lugar a um transcorrer tranquilo, a uma fatalidade inexorvel. Segundo Foucault:
(...) ela visa dar uma importncia temporal singular a um conjunto de fenmenos, ao mesmo tempo sucessivos e idnticos (ou, pelo menos, anlogos); permite pensar a disperso da histria na forma desse conjunto; autoriza reduzir a diferena caracterstica de qualquer comeo, para retroceder, sem interrupo, na atribuio indefinida da origem (...) (FOUCAULT, 2010, p. 23)

114

Revista de Teoria da Histria Ano 3, Nmero 7, jun/2012 Universidade Federal de Gois ISSN: 2175-5892

Portanto, as noes de identidade e tradio so os alvos centrais da crtica Foulcaultiana. Se tomarmos essas vises de Foucault, veremos que, em muitos pontos, ela ajuda a desvendar os posicionamentos e as concepes de Evaldo Cabral sobre identidade nacional e identidade regional, compreendendo-o como um grande crtico da ideia de tradio no pensamento nativista pernambucano. 3. A IDENTIDADE NACIONAL Na ocasio das comemoraes dos cem anos da Independncia, Evaldo Cabral gerou muita polmica com o seu livro A outra Independncia. O historiador colocava-se como um crtico da identidade nacional, apontando o processo autoritrio em que um projeto de unificao do Brasil, capitaneado pelos saquaremas, imps-se ao resto do pas. Segundo ele, o Brasil tornou-se uma unidade poltica e territorial atravs da represso das vrias tendncias independentistas que assolaram o Brasil na primeira metade do XIX. Pernambuco seria um dos casos de insubmisso ao projeto centralista imperial. Em 1817, 1824, ao longo da dcada de 1830 e, mais tardiamente, em 1848, eclodiram revoltas em Pernambuco que visavam o autogoverno da provncia frente ao centralismo do Imprio. O que impediu essa regio de se tornar uma repblica confederada foi a esmagadora represso do Imprio. A identidade nacional foi conquistada, segundo o autor, pela violncia. Depois de realizada, ela se imps como destino traado, como uma linearidade histrica inexorvel. Bauman, entre outros autores (HOBSBAWN, 1990, 1997; ANDERSON, 2008), ajuda a compreender a formao das naes, sobretudo a partir do sculo XIX, como um longo processo de supresso das diferenas. Transformar a diversidade lingustica, religiosa e de organizao social e poltica em uma unidade foi uma operao que demandou dos arquitetos da nao um esforo hercleo. Segundo Bauman:
A identidade nacional foi desde o incio, e continuou sendo, por muito tempo, uma noo agonstica e um grito de guerra. Uma comunidade nacional coesa sobrepondo-se ao agregado de indivduos do Estado estava destinada a permanecer no s perpetuamente incompleta, mas eternamente precria um projeto a exigir uma vigilncia contnua, um esforo gigantesco e o emprego de uma boa dose de fora a fim de assegurar que a exigncia fosse ouvida e obedecida. (...) Nenhuma dessas condies seria atendida no fosse pela superposio do territrio domiciliar com a soberania indivisvel do Estado

115

Revista de Teoria da Histria Ano 3, Nmero 7, jun/2012 Universidade Federal de Gois ISSN: 2175-5892

que, como sugere Agamben (seguindo, Carl Schimitt), consiste antes de mais nada no poder de excluso. Sua raison dtre era traar, impor e policiar a fronteira entre ns e eles. (BAUMAN, 2005, p. 27)

exatamente esse processo de construo da identidade brasileira ao longo do sculo XIX o alvo da crtica de Evaldo Cabral. O fato de nos tornarmos uma monarquia constitucional, com soberania sobre um vasto territrio, no foi, como aponta o autor, uma necessidade histrica, mas uma srie de elementos aleatrios (SCHWARCZ, 2008, p.168). Em muitos momentos do sculo XIX o Brasil poderia ter se tornado outra formao poltica: no uma monarquia, mas uma mirade de repblicas independentes; no um governo unitrio, mas um conjunto de estados confederados. A vitria de um projeto poltico centralista, segundo Cabral, teve uma consequncia direta na historiografia sobre o perodo. Pode se dizer que os vencidos foram silenciados. Depois de consumada a Independncia, com a imposio de um projeto unitarista emanado da Corte, a historiografia construiu esse episdio como um destino traado, como se desde o princpio o pas estivesse fadado a tornar-se um imprio centralizado politicamente. O autor afirma:
Uma das consequncias do rio-centrismo da historiografia da independncia consistiu em limitar o processo emancipacionista ao trinio 1820-1822. Na realidade, 1823 e 1824, marcados pela dissoluo da Constituinte e pela Confederao do Equador, foram anos cruciais para a consolidao do Imprio, na medida em que ambos episdios permitiram ao Rio resolver a questo fundamental da distribuio de poder no novo Estado. Questo que no se reduzia disputa entre executivo e legislativo, privilegiada pelos historiadores do perodo, mas dizia respeito sobretudo ao conflito entre o centralismo da Corte e o autogoverno provincial. (MELLO, 2004, p. 18)

A reconstruo do momento histrico em que esse projeto ainda no se apresentava como vencedor e, portanto, quando grassavam nas provncias, sobretudo Pernambuco, vrias tendncias federalistas, possibilita a percepo do processo histrico, no como continuidade histrica, mas como descontinuidade e ruptura. Ao ser perguntado sobre sua concepo do processo histrico, o autor responde:
O que quis fazer foi recapturar o momento no tempo em que esta situao estava indefinida, em que poderia ocorrer isso ou aquilo, e at pode no ocorrer nada, como vimos por inrcia. E essa capacidade de recapturar aquilo que poderia ter sido e que no foi (como no verso de Bandeira) algo que a historiografia perdeu, ao se tornar estruturalista, ou se socializar (Idem, p.171)

116

Revista de Teoria da Histria Ano 3, Nmero 7, jun/2012 Universidade Federal de Gois ISSN: 2175-5892

Essa concepo de Evaldo Cabral muito se aproxima das de Foucault ao tratar do que denomina devir histrico, e de Paul Veyne ao se referir trama histrica. A nfase nas descontinuidades e nas rupturas do processo histrico, marcando as singularidades e desvendando o irromper das identidades no contexto de tenses de foras e poderes, em que os valores dos vencedores se impem como se fossem naturais e necessrios, o que prope Foucault com a genealogia.
Seguir o filo complexo da provenincia , ao contrrio, manter o que se passou na disperso que lhe prpria: demarcar os acidentes, os nfimos desvios ou ao contrrio as inverses completas os erros, as falhas na apreciao, os maus clculos que deram nascimento ao que existe e tem valor para ns; descobrir que na raiz daquilo que ns conhecemos e de que ns somos no existe a verdade e o ser, mas a exterioridade do acidente. (FOUCAULT, 1984, p. 21).

Defendemos, portanto, que, ao tratar a questo da identidade nacional, Evaldo Cabral o faz no sentido de critic-la. Recorre sua gnese para mostrar que a nao se imps sobre as regies atravs de um processo repressor e autoritrio. No pretendia com isso colocar-se como escritor regionalista e defender uma identidade pernambucana? 4. EVALDO CABRAL: REGIO E REGIONALISMO O fato de Evaldo Cabral escrever tendo como principal foco a histria de Pernambuco lhe rendeu o esteretipo de regionalista. Em suas entrevistas, ao invs de usar o termo regionalista, ele se define como um autor regional. Percebo uma diferena entre o que o autor denomina regional e regionalista. Segundo Pierre Bourdieu:
As lutas a respeito da identidade tnica ou regional, quer dizer, a respeito de propriedades (estigmas ou emblemas) ligadas origem atravs do lugar de origem e dos sinais duradouros que lhes so correlativos, como o sotaque, so um caso particular das lutas das classificaes, lutas pelo monoplio do fazer ver e do fazer crer, de dar a conhecer e de fazer reconhecer, de impor a definio legtima das divises do mundo social e, por esse meio, de fazer e desfazer os grupos. Com efeito, o que nelas est em jogo o poder de impor uma viso do mundo social atravs dos princpios de di-viso que, quando se impem ao conjunto do grupo, realizam o sentido e o consenso sobre o sentido e, em particular, sobre a identidade e a unidade do grupo, que fazem a realidade da unidade e da identidade do grupo. (BOURDIEU, 2007, p. 113)

O regionalismo, portanto, tem o poder de tornar naturais construes simblicas historicamente definidas, cristalizando divises e classificaes do mundo
117

Revista de Teoria da Histria Ano 3, Nmero 7, jun/2012 Universidade Federal de Gois ISSN: 2175-5892

social como se estas j estivessem sempre l. Isso deriva de um estado anterior da relao de foras no campo das lutas pela delimitao legtima (Idem, p. 115). Da porque ao longo da experincia histrica brasileira, a associao da produo intelectual do Nordeste com a ideia de regionalismo e identidade foi praticamente direta. O estigma que recai sobre Evaldo Cabral tem, portanto, seu fundamento nessa dialtica histrica da diferenciao cumulativa. Desde a segunda metade do sculo XIX, o regionalismo foi a marca das denominadas provncias do norte. Se antepondo a uma poltica cultural do imprio, o regionalismo procurava se diferencia pelo estilo de narrar o Brasil (VENTURA, 1991). Intentou criar, portanto, uma tradio no pensamento social que procurava se colocar como a forma mais adequada e legtima de definir o carter brasileiro (RIBEIRO, 2003, 2008). O Norte, depois o Nordeste, seria mais brasileiro do que o Sul e Sudeste, pela ancestralidade de sua ocupao e por se manter distante do cosmopolitismo que conheceu as cidades do sculo XIX. O regionalismo criou tipos e configuraes sociais que advogavam representar a identidade nacional e se colocava como locus da tradio. Ao longo de todo sculo XX o regionalismo permaneceu como uma forte vertente do pensamento social de alguns estados do Norte e Nordeste. A literatura, o folclore, a pintura, os estudos sociolgicos e antropolgicos, detinham-se na descrio das paisagens e tipos regionais, reivindicando um maior ndice de brasilidade do que outras regies (ALBUQUERQUE, 2001). O regionalismo, em maior parte, foi anti moderno, conservador e tradicionalista. Nesse sentido, Evaldo Cabral diferencia-se de certa tradio do pensamento social pernambucano. Ele no pensa, por exemplo, como Gilberto Freyre, que escreveu uma histria regional na busca de uma tradio que definisse o carter social do brasileiro. No quis, como o idealizador do Movimento Regionalista, imprimir a nordestinidade como principal trao cultural do povo brasileiro. No parece se identificar tambm com o regionalismo de Ariano Suassuna e do Movimento Armorial, que se propunha ao resgate de uma ancestralidade presente na cultura nordestina, colocando-se como defensor da tradio. (SANTOS, 2009) Entendemos de outra forma a sua auto definio como um autor regional. Ser um escritor regional no significa, para Evaldo Cabral, a defesa de um regionalismo. Em
118

Revista de Teoria da Histria Ano 3, Nmero 7, jun/2012 Universidade Federal de Gois ISSN: 2175-5892

sua concepo, regional aproxima-se mais semanticamente da ideia de localidade: o sentimento de pertencimento a um lugar. Ele escreve, no para exaltar a sua terra, mas para se ligar a ela atravs de uma memria afetiva. Como afirma, escrever sobre Pernambuco o antdoto de que inconsciente eu necessitava para fazer face ao fastio da vida diplomtica ou consular. Foi a distncia que o aproximou de sua terra, que o fez garimpar arquivos em institutos e bibliotecas internacionais que falassem sobre ela. Suas obras trazem a marca dessa dupla condio: a de um homem que ama o lugar que nasceu, mas que viveu parte significativa de sua vida, em razo de sua carreira diplomtica, como cidado do mundo. Segundo Bauman, as comunidades so de dois tipos: as de vida e destino, cujos membros vivem juntos numa ligao absoluta; e as que so fundidas unicamente por idias e uma variedade de princpios. (BAUMAN, 2005, p. 17). Nas primeiras no so necessrias as indagaes sobre identidades, pois elas so comuns aos grupos que habitam um lugar h muito tempo. Assim, o sentimento de pertencimento se d de maneira quase natural, no sendo resultado de escolha, mas uma determinao, uma imposio. J as segundas partem da idia de uma escolha consciente, de uma vontade de pertencimento que so negociveis e revogveis. Podemos afirmar, ento, que a identificao com Pernambuco, so as de segundo tipo. Como afirma: A escolha do tema foi a nica dmarche subjetiva que o historiador pode permitir (MELLO, in: MORAES e REGO, 2002, p. 153). J a sua vida diplomtica e consular, como deixa entrever em suas entrevistas, assemelha-se mais a forma de identificao do primeiro tipo. Para Bauman, uma das invenes criadas pelo Estado moderno foi a natividade de nascimento. A ideia de que ter nascido em um determinado territrio, circunscrito por uma nao e regido por um Estado, pressupunha necessariamente uma identidade. Essa foi a forma, segundo o autor, de o Estado buscar a obedincia de seus indivduos representa-se como a concretizao do futuro da nao e a garantia de sua continuidade (BAUMAN, 2005, p. 27) Dessa forma, um dos esteretipos que recaem sobre Evaldo Cabral o de ter nascido em Pernambuco, e por isso ser o representante de uma identidade pernambucana. Na apreciao feita entrevista cedida a Lilia Schwarcz e Heloisa Starling, refletindo sobre o regionalismo, o prprio autor escreveu:
119

Revista de Teoria da Histria Ano 3, Nmero 7, jun/2012 Universidade Federal de Gois ISSN: 2175-5892

H um verso de Drummond que especialmente me vem ao esprito: que lembrana darei ao pas que me deu/ tudo que lembro e sei, tudo quanto senti? Em algumas ocasies, pensei em coloc-lo como epgrafe de um livro meu, mas logo desisti ao dar-me conta da insinceridade radical que isso comportaria. Drummond tinha o direito de escrev-lo, pois nunca saiu do Brasil, exceto para um pulo em Buenos Aires. Mas um indivduo que passou mais de trinta anos da sua vida adulta no estrangeiro , tem de ser fiel a muitas outras lembranas das que evocam seu estado e sua cidade natal; ou ento seria um perfeito idiota. (SCHWARCZ, 2008, p. 191)

Em resumo, atribuir a Evaldo Cabral uma identidade pernambucana, ou um vlo como um regionalista devido sua origem de lugar ou mesmo por sua preferncia temtica, um viso que representa uma concepo saquarema da Histria do Brasil, consequncia do desdobramento de um longo processo em que se auto definiu e se firmou o regionalismo nordestino. Essa afirmao se esclarece ao se analisar como o autor opera com as noes de famlia, tradio, sangue e imaginrio no estudo do nativismo pernambucano. Quando ele o faz, no intenta afirmar uma continuidade histrica que justifique uma identidade presente. Mas percebe como, em sua gnese, tais noes se firmaram no meio de uma complexa trama de poderes em que se pode descortinar a fraude, a falsificao e a manipulao do imaginrio, que est nas origens da formao das identidades. E exatamente na desconstruo do nativismo que o conceito de genealogia de Foucault pode oferecer ferramentas importantes para o entendimento da obra de Evaldo Cabral. 5. A GENEALOGIA DO PENSAMENTO NATIVISTA PERNAMBUCANO Uma das linhas de fora da obra de Evaldo Cabral a posio crtica da formao do pensamento nativista pernambucano. Seu argumento central que o imaginrio presente nesse nativismo se legitima na afirmao de que, em Pernambuco, floresceu e perdurou uma tradio eminentemente autnoma e emancipacionista, com suas origens em uma nobreza da terra, que desde os seus primrdios se diferenciava pela ancestralidade de um sentimento anti-colonialista. Tal ancestralidade se alicerava no imaginrio de uma histria marcada pelas batalhas de resistncia e autonomia ao colonialismo luso, j presentes nas guerras contra o invasor holands.

120

Revista de Teoria da Histria Ano 3, Nmero 7, jun/2012 Universidade Federal de Gois ISSN: 2175-5892

Em Olinda Restaurada (1975), seu primeiro livro, ele escreve a histria de Pernambuco como um episdio das guerras europeias. Nele, no h descries da natureza e dos usos e costumes do povo, muito caras ao pensamento regionalista. Pernambuco apenas um ponto no meio de um complexo jogo de interesses geopolticos europeus. Mas partir desse local que o historiador v o global, sendo o ponto de fuga atravs do qual Evaldo Cabral desenha o mapa das guerras atlnticas. Interessa ao diplomata investigar (...) a afirmao de que Pernambuco fora restaurado graas ao esforo exclusivo de sua gente (MELLO, 2005, p.11). O imaginrio nativista pernambucano se retroalimentou, segundo o autor, com a ideia de que a restaurao fora realizada exclusivamente pelos colonos, e que haviam logrado tal feito custa de seu sangue, vidas e fazendas. (Idem, p.12) Estava a um dos principais leitmotiv do nativismo pernambucano. Abandonados pela metrpole, os colonos haviam empreendido uma guerra de resistncia com seus prprios recursos. Isso demonstrava, segundo essa construo imaginria, que o povo pernambucano agia independente da vontade e dos planos de Portugal. Evaldo Cabral realiza uma vultosa pesquisa em arquivos internacionais, com o fito de compreender se os colonos haviam realmente resistido s foras batavas sem o auxlio logstico dos portugueses. A sua concluso a de que os colonos s ganharam a guerra devido articulao das foras metropolitanas, o que impossibilitou aos holandeses o comrcio e o trnsito pelo Atlntico. Ilustrativo, nesse sentido, seu captulo que analisa a guerra lenta, que vigorou durante o perodo de resistncia. A estratgia luso-espanhola visava dividir o nus da guerra de resistncia com as suas colnias de ultramar. Isso se daria atravs do isolamento dos batavos na costa, impossibilitando-os de dispor dos recursos provenientes da colnia. A guerra seria vencida lentamente pelos luso-brasileiros atravs do escasseamento dos recursos disponveis aos holandeses para a continuidade de sua empreitada. O fracasso dessa estratgia um dos argumentos de Evaldo Cabral para desmistificar o imaginrio nativista. Deixados sua prpria sorte, os colonos foram incapazes de fazer frente aos holandeses. O passado construdo pelas elites federalistas
121

Revista de Teoria da Histria Ano 3, Nmero 7, jun/2012 Universidade Federal de Gois ISSN: 2175-5892

esse passado glorioso e heroico que alimenta o nativismo pernambucano, que o de que a guerra foi vencida exclusivamente custa de seu sangue, vidas e fazendas no corresponde realidade. A provenincia da identidade pernambucana uma farsa. J em O nome e o sangue: a histria de uma farsa geneoalgica, Evaldo Cabral investiga, segundo Stuart Schwartz, as origens da nobreza da terra. Outro tema caro ao nativismo pernambucano, que apresentava, como um dos motivos para a permanncia e resistncia de algumas famlias nos primrdios da guerra de resistncia, o fato de pertencerem a uma nobreza da terra, com suas origens nos primeiros colonizadores duartinos. O historiador vai mostrar, ento, que muitas famlias que alegavam nobreza de sangue, no a tinham. A genealogia familiar foi o principal recurso das elites coloniais para fraudar e escamotear sua origem bem pouco nobre. Como afirma Schwartz:
A aristocracia colonial, insegura e defensiva a respeito de suas origens, impedida pela coroa de ter acesso aos privilgios concedidos fidalguia, tais como os morgados ou o pertencimento (geralmente porque sua iseno significava uma perda de receita para a Coroa), necessitava de uma patente de nobreza. Os genealogistas coloniais dedicaram-se a cri-la. Eles atribuam nobreza a qualidades como antiguidade, e longevidade, e perdoavam as diversas alianas da terra e as misturas raciais que estas implicavam (...) (SCHWARCZ, 2008, p. 27)

Dessa forma, vemos mais uma tradio desmistificada por Evaldo Cabral. Os qualificativos de longevidade, ancestralidade, nobreza e herosmo que normalmente alimentam o imaginrio das identidades so investigados em seus comeos pelo autor e so submetidos ao escrutnio de um olhar que capta, em sua provenincia, os efeitos de substituio, reposio e deslocamento, conquistas disfaradas, inverses sistemticas (FOUCAULT, 1984, p. 26). Mas em Rubro Veio que o autor desconstri de forma mais sistemtica o imaginrio nativista. No prefcio, Evaldo procura negar sua vinculao com uma literatura sociolgica que se afana em perseguir e descrever identidades regionais e locais. Afirma que, ao invs disso, intentou com o livro a reconstruo do imaginrio da restaurao pernambucana, atravs de suas representaes, sejam verdadeiras ou falsas. (MELLO, 2008) Esse pode ser considerado praticamente um livro sntese da obra de Evaldo Cabral, no qual os argumentos de outros livros so revistos de forma sinttica. Ao longo

122

Revista de Teoria da Histria Ano 3, Nmero 7, jun/2012 Universidade Federal de Gois ISSN: 2175-5892

da obra ele analisa os vrios meios pelos quais se forjou a inveno do imaginrio nativista pernambucano. Evaldo Cabral investiga a apropriao da historiografia sobre a guerra holandesa pelo imaginrio da aristocracia colonial. Ele divide essa apropriao em trs perodos. O primeiro estende-se da capitulao holandesa at a Guerra dos Mascates (1654-1715). O segundo envolve todo o perodo de 1715 at os fins do sculo XVIII, com os sintomas da decadncia do sistema colonial. J o terceiro, prolonga-se at derrota da rebelio praieira, a partir da qual o nativismo integrado ao nacionalismo imperial. A questo chave colocada pelo escritor a de que o sentimento nativista oscilou segundo as circunstncias e contextos histricos, sendo determinado pela relao de poder entre a aristocracia colonial e o imprio portugus. Nesse ponto, ainda nos faz lembrar Foucault, o qual afirma que na anlise de determinados sentimentos e valores a genealogia
deve mostrar seu jogo, a maneira como elas lutam umas contra as outras, ou o seu combate frente a circunstncias adversas, ou ainda a tentativa que elas fazem se dividindo para escapar da degenerescncia e recobrar o vigor a partir do seu prprio enfraquecimento. (FOUCAULT, 1984, p. 23)

No primeiro perodo, animada pelo seu papel na reconquista, a aristocracia tratou de inventar um discurso que a colocava como legtima proprietria das terras reconquistadas dos holandeses e reclamava seu direito aos cargos, honrarias e patentes que eram regidos pelo Conselho Ultramarino. Fortalecida com o comrcio do acar, a classe senhorial tinha maior poder de barganha junto ao poder metropolitano. nesse perodo que as fontes analisadas pelo autor revelam a construo de um imaginrio nativista inconformista e hostil interferncia da metrpole nos assuntos da colnia. Esse nativismo perdurou at a Guerra dos Mascates (1711-1712). No segundo perodo o nativismo sofre uma dmarche. Evaldo Cabral denomina esse nativismo como de conciliao. Derrotada na guerra, restou nobreza da terra compactuar com a metrpole, regateando e negociando espao junto ao poder metropolitano. O tom desse nativismo mais ameno, menos radical e afirmativo. O sentimento nativista ressurge fortificado no contexto da decadncia do sistema colonial, fundamentando, ao longo da primeira metade do sculo XIX, o imaginrio separatista das elites pernambucanas. Com a vinda da famlia real para o
123

Revista de Teoria da Histria Ano 3, Nmero 7, jun/2012 Universidade Federal de Gois ISSN: 2175-5892

Brasil (1808), recusou-se a se submeter ao poder imperial. E, pelo menos at sua derrota na Rebelio Praieira (1848), tomou as vestes do liberalismo poltico e do federalismo republicano. Em cada um desses contextos, a histria contada e recontada. Determinados fatos tomam nfase em detrimento de outros, alguns personagens transitam entre a figura do heri e do vilo, e o mito inventado e reinventado. por isso, uma histria marcada por irrupes, descontinuidades, rupturas e cortes, bem diferente do processo linear e cumulativo do imaginrio nativista pernambucano. 6. CONSIDERAES FINAIS A identidade nacional foi sem sombra de dvida uma questo agonstica que se colocou a vrias geraes de intelectuais brasileiros e estrangeiros. Desde a vinda da famlia real para o Brasil que a definio de uma identidade para nao colocada e recolocada, sendo o foco principal das indagaes levantadas pelo nosso pensamento social. Desde sua gnese, envolveu categorias como as de raa, natureza, cultura, sistemas polticos e econmicos, para a definio de uma histria e de uma memria. A luta de representaes para definir o carter nacional tomou matizes muitas vezes regionais, que oscilaram com os contextos sociais e o lugar social dos emissores dos discursos identitrios. Em sntese, esses discursos se colocavam ou como mais legtimos de representar a nao, ou professavam uma distino e uma singularidade em relao a ela. Portanto, os estudos da identidade ou pressupunham que ela realmente existia ou que era necessrio forj-la. A obra de Evaldo Cabral no se enquadra nos estudos de identidade nacional ou regional. Afirmar que seus estudos so regionalistas, no nosso entender, resultante dos processos histricos que delimitaram e cristalizaram as fronteiras nacionais e regionais, tanto do ponto de vista material quanto simblico. Mais proveitoso perceber como ele estudou a provenincia dos discursos de identidade nacional e regional, pois a est a mola mestra de seu pensamento. Nesse sentido, as confluncias com o conceito de genealogia de Michel Foucault so patentes, apesar de Evaldo Cabral no se colocar como um foucaultiano.
124

Revista de Teoria da Histria Ano 3, Nmero 7, jun/2012 Universidade Federal de Gois ISSN: 2175-5892

Jos de Alencar foi quem durante o Segundo Imprio melhor representou uma viso saquarema da histria do Brasil. Tinha o Brasil como uma heterogeneidade que compunha uma homogeneidade. Sua literatura intentou palmilhar o Brasil, descrevendo cada uma das regies em suas singularidades, um mosaico, cujas partes unidas formariam a figura da nao brasileira. Foi contra essa concepo de nao que se colocou Evaldo Cabral. No escreveu a histria de Pernambuco como a parte de um todo, nem queria que a parte representasse o todo. Quis, destarte, mostrar que tanto a identidade nacional como a regional so frutos da inveno do imaginrio. Cabe ao historiador descortinar a trama que est presente em sua gnese, percurso e morte. Recebido em: 30/05/2012 Aceito em: 30/06/2012

125

Revista de Teoria da Histria Ano 3, Nmero 7, jun/2012 Universidade Federal de Gois ISSN: 2175-5892

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ALBUQUERQUE JR. Durval Muniz. A inveno do Nordeste e outras artes. Recife: FJN, Massangana; So Paulo: Cortez, 2001. ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginrias: reflexes sobre a origem e difuso do nacionalismo. So Paulo: Cia das Letras, 2008. BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vicchi. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005. BOURDIER, Pierre. O Poder Simblico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007. DANDREA, Moema Selma. A tradio re(des)coberta: Gilberto Freyre e a literatura regionalista. Campinas: Editora da Unicamp, 1992. MELLO, Evaldo Cabral de. A outra Independncia: o federalismo de Pernambuco de 1817 a 1824. So Paulo: Editora 34, 2004. ____________________. Olinda Restaurada: guerra e acar no Nordeste, 1630-1654. So Paulo: Editora 34, 2007. ____________________. Rubro Veio: o imaginrio da restaurao pernambucana. So Paulo: Alemeda, 2008. FOUCAULT, Michel. Nietzsche, a genealogia e a histria. In: Microfsica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1984. ____________________. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitria: 2010. HOBSBAWN, Eric. Naes e Nacionalismo de 1780: programa mito e realidade. Rio de Janeiro: Paz &Terra, 1990. __________ e RANGER, Terence (orgs.). A Inveno das tradies. So Paulo: Paz e Terra, 1997. MIRANDA, Tiago C. P. dos Reis. Conversas do Recife, em Lisboa: (encontro com Evaldo Cabral de Melo). Rev. hist. [online]. 1990, n.122, pp. 135-146. MORAES, Jos Geraldo Vinci de; REGO, Jos Marcio. Conversas com historiadores brasileiros. So Paulo: editora 34, 2002. ORTIZ, Renato. Cultura Brasileira e Identidade Nacional. So Paulo: Brasiliense, 2005. RIBEIRO, Cristina Betioli. O Norte: um lugar para a nacionalidade. Dissertao de Mestrado. So Paulo: UNICAMP , 2003. __________. Um Norte para o romance brasileiro: Franklin Tvora entre os primeiros folcloristas. Tese de Doutorado. Campinas (SP): IEL/UNICAMP, 2008

126

Revista de Teoria da Histria Ano 3, Nmero 7, jun/2012 Universidade Federal de Gois ISSN: 2175-5892

SANTOS, Idelette Muzart Fonseca dos. Em demanda da potica popular: Arano Suassuna e o Movimento Armorial. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2009. SCHWARCZ, Lilia Moritz (org). Leituras crticas sobre Evaldo Cabral de Mello. Belo Horizonte: Editora UFMG; So Paulo: Editora Fundao Perseu Abrano, 2008. VENTURA, Roberto. Estilo Tropical: histria cultural e polmicas literrias no Brasil. 1870-1914. So Paulo: Companhia das Letras, 1991. VEYNE, Paul Marie. Como se escreve a histria; Foucault revoluciona a histria. Braslia: Editora Universitria de Braslia, 1982.

127

You might also like