You are on page 1of 16

ESTUDO DIREITO PENAL E PROCESSO PENAL O dolo direto: o agente prev o resultado e quer realiza-lo (previso mais querer)

O dolo Eventual: o agente tem conscincia, tambm prev o resultado, porm, no quer e nem assume o risco. Est na intensidade da vontade. Culpa consciente: o agente prev o resultado, porm, no quer e nem assume o risco, supe poder evita-lo, no quer e nem assume o risco. Culpa inconsciente: o agente no prev, porm, era previsvel. Ele obviamente no quer e nem assume o risco. A diferena de dolo eventual e culpa consciente. R: a diferena de dolo eventual e culpa consciente no est no campo da conscincia, nos dois o agente prev, mas sim, no campo da vontade, aqui ele assume o risco de produzi-lo. A diferena est no campo da vontade e no no campo conscincia. CRIME PRETERDOLOSO Conceito: no crime preterdoloso o agente prtica um crime distinto do que havia projetado cometer, advindo resultado mais grave, decorrncia de culpa. Cuida-se de espcie de crime agravado pelo resultado, havendo verdadeiro concurso de dolo e culpa no mesmo fato (dolo no antecedente e culpa no consequente FIGURA HBRIDA) uma espcie de crime agravado pelo resultado Previso legal: art. 19 do CP. Diversos crimes agravados pelo resultado: 1) Crime doloso agravado dolosamente (homicdio qualificado) 2) Crime culposo agravado culposamente (incndio culposo agravado pela morte culposa) 3) Crime culposo agravado dolosamente Elementos do preterdolo: 1) Conduta dolosa visando determinado resultado; (leso corporal) 2) Resultado culposo mais grave do que o projetado; (seguida de morte) 3) Nexo causal. (ligao da conduta leso corporal e o resultado morte) ir responder pelo art. 129, 3 do CP. ERRO DE TIPO Erro que recai sobre as elementares, circunstncias ou qualquer outro dado agregado ao tipo penal. No se confunde com erro de proibio. No erro do tipo o agente no sabe o que faz, falsa percepo da realidade. No erro de proibio o agente sabe o que faz, porm, ignora sua ilicitude. Aqui tem cincia da realidade. O erro de tipo se divide em duas espcies: 1) Essencial - previsto art. 20, do CP. Conceito: erro sobre elementares dados principais do tipo penal. Caador que v o arbusto se mexer e pensa que um animal, mas vai ver uma pessoa. O erro essencial se divide em duas espcies: 1.1) Inevitvel (imprevisvel - exclui o dolo e exclui a culpa, o primeiro porque no h conscincia (elemento do dolo e o segundo porque no h previsibilidade (elemento da culpa). 1.2) Evitvel exclui o dolo porque no h conscincia (elemento do dolo) se era evitvel porque era previsibilidade, por isso que pode ser punida culpa, se o crime prev a modalidade culposa obviamente.

Apesar de ainda haver doutrina utilizando o critrio homem mdio para aferir a evitabilidade ou no do erro, a tendncia trabalhar com o agente do caso concreto, pois a sua idade, grau de escolaridade, sexo, condio social etc., pode influenciar na espcie de erro. 2) O erro de tipo acidental se divide em cinco espcies: 2.1) Sobre o objeto no tem previso legal, ou seja, criao doutrinria. Conceito o agente, por erro e representa mal o objeto material visado, atingindo coisa diversa da projetada (ex: quero subtrair o relgio de ouro, mas por erro acabo furtando o relgio de lato) Consequncias: No exclui o dolo, nem a culpa, no isenta o agente de pena, o agente responde pelo crime considerando qual o objeto material, considerando a coisa efetivamente atingida. No exemplo acima ele queria o relgio de ouro, mas acabou furtando o relgio de lato, podendo no caso at aplicar o princpio da bagatela. Obs:- Zaffaroni resolve o impasse aplicando o princpio do in dubio pro reo, ou seja, considero o objeto material mais favorvel ao agente. 2.2) Sobre a pessoa - previso legal art. 20, 3, do CP. Conceito: o agente, por erro representa mal pessoa visada atingindo outra, diversa da pretendida. Ex: pretendo matar meu pai e atiro contra pessoa que entra na minha casa. Percebo que no era meu pai, mas sim seu irmo gmeo. 2.3) Sobre a execuo Aberratio Ictus, previso legal art. 73, do CP. Conceito o agente por acidente ou erro nos meio de execuo, atinge pessoa diversa da pretendida, apesar de corretamente representada. Ex: buscando matar meu pai, atiro, mas por erro de execuo, acabo por atingir meu tio, que estava ao lado do meu pai no momento do disparo. Erro sobre a pessoa Representa equivocadamente o alvo Apesar de executar corretamente o crime vtima. erro na execuo executa mal o crime apesar de corretamente representada

Consequncias: No exclui o dolo No exclui a culpa No isenta o agente de pena O agente responde pelo crime considerando as qualidades da vtima pretendida. Obs:- se atingida tambm a pessoa pretendida, aplica-se o concurso formal de delitos, a regra do art. 70 do CP. (erro na execuo em sentido amplo, o agente atinge a vtima errada e a pretendida). (erro na execuo em sentido estrito, o agente atinge somente a vtima errada). Erro na execuo em sentido estrito dividido pela lei em duas espcies: 1) Erro no uso dos meios de execuo: a pessoa projetada est no local, mas no atingida. Aqui existe um erro no manuseio no instrumento do crime. 2) Por acidente: a pessoa projetada pode ou no est no local, porm, no atingida. No ocorre erro no manuseio do crime. 2.4) Resultado diverso do pretendido Aberracio criminis. Previso legal, art. 74 do CP.

ERRO DE PROIBIO

Ele admite duas espcies: 1) Inevitvel 2) Evitvel FUNCIONALISMO TELEOLGICO: Criado por Claus Roxin; Crime fato tpico, ilcito e reprovvel (reprovabilidade composta por imputabilidade, potencial conscincia da ilicitude e exigibilidade de conduta diversa. Quarto critrio de reprovabilidade: necessidade de pena; A culpabilidade funcional, sendo um limite da pena, no integrando o crime; Conduta, dolo e culpa esto inseridos no fato tpico; Diz se teleolgico porque a misso do Direito Penal a de proteger os bens jurdicos indispensveis ao homem. FUNCIONALISMO SISTMICO OU RADICAL Criado por Jakobs; A conduta um comportamento humano voluntrio violador do sistema, frustrando as expectativas legtimas; Dolo e culpa continuam inseridos no fato tpico; A misso do Direito Penal a de resguardar o sistema, que o imprio da norma. Aquele que no respeita o sistema seu inimigo; A partir dessa concepo surge o Direito Penal do inimigo ou inimigos do Direito Penal. TEORIA DO CRIME Crime comissivo: praticado por ao O agente infringe tipo proibitivo Diferente de direito positivo: o Direito Penal protege bens jurdicos proibindo algumas condutas desvaliosas. O crime comissivo exatamente essa conduta proibida no tipo. Crime omissivo: praticado por omisso O agente infringe um tipo mandamental. Tipo mandamental: o Direito Penal protege bens jurdicos determinando a realizao de condutas valiosas. Voc omite uma conduta valiosa esperada pelo prprio Direito Penal. A norma mandamental pode decorrer: a) Do prprio tipo penal deixar de Omisso prpria ou pura b) Clusula geral (art. 13, 2 do CP) Omisso imprpria ou impura Omisso prpria . O agente tem dever genrico de agir . Atinge a todos (dever de solidariedade) . A omisso est descrita no tipo Existe uma subsuno direta omisso/norma Omisso imprpria . O agente tem dever especfico de evitar o resultado . Atinge os garantidores art. 13 2 do CP . A omisso ser tratada como ao (o agente responde por crime comissivo) como se tivesse agido produzido o resultado. Subsuno indireta norma/omisso art. 13 2 do CP.

O que crime comissivo por omisso: nada mais do que um sinnimo de crime omissivo imprprio. O que crime de conduta mista: tem uma parte comissiva e outra omissiva. Art. 169, pargrafo nico, II, do CP.

RESULTADO -Espcies: a) resultado naturalstico da conduta resulta alterao fsica no mundo exterior (ex: morte, diminuio patrimonial, leso ao corpo etc.) b) resultado normativo (jurdico) da conduta resulta leso ou perigo de leso ao bem jurdico tutelado. Todos os crime tem resultado naturalstico? O crime material tem resultado naturalstico descrito, sendo indispensvel para a consumao; o crime formal tambm tem resultado naturalstico descrito, porm dispensvel (mero exaurimento); o crime de mera conduta no tem resultado naturalstico. Todo os crime tem resultado normativo? Sim, no h crime sem leso ou perigo de leso ao bem jurdico tutelado. Classificao do crime quanto ao resultado: 1) Material - o tipo penal descreve conduta + resultado naturalstico (este ltimo indispensvel) Ex: art. 121, do CP. 2) Formal ou de consumao antecipada. O tipo penal descreve: conduta + resultado naturalstico (sendo este ltimo dispensvel). A consumao se d com a mera conduta, mas se ocorrer o resultado naturalstico mero exaurimento. Ex: Smula 96 do STJ (Crime de extorso, crime formal ou de conduta antecipada). O juiz pega o exaurimento e aplica na penal. 3) Crime de mera conduta o tipo penal descreve: Uma mera conduta sem resultado naturalstico Ex: omisso de socorro, violao do domiclio. NEXO CAUSAL (RELAO DE CAUSALIDADE) Conceito: vnculo entre conduta e resultado. O estudo da causalidade busca concluir se o resultado como um fato, ocorreu da conduta e se pode ser atribudo objetivamente, ao sujeito ativo, inserindo-se na sua esfera de autoria por ter sido ele o agente do comportamento. Previso legal: art. 13, do CP O que causa: a ao ou omisso sem o qual o resultado no teria ocorrido. O art. 13, do caput do CP adotou a causalidade simples, generalizando as condies. Todas as causas concorrentes se pe no mesmo nvel de importncia, equivalendo-se em seu valor (TEORIA DA EQUIVALNCIA DOS ANTECEDENTES CAUSAIS OU CONDITIO SINE QUA NON). Teoria da eliminao hipottica dos antecedentes causais - no campo mental da suposio ou da cogitao, o aplicador deve proceder a eliminao da conduta para concluir pela persistncia ou desaparecimento do resultado. Persistindo o resultado a conduta no causa; desaparecendo, ento porque a conduta eliminada hipoteticamente causa. A responsabilidade penal pressupe: a) Imputao objetivo do resultado Regressa ao infinito, a responsabilidade que no regressa porque exige dolo ou culpa. Contra o regresso ao infinito nasce a Teoria da Imputao Objetiva. b) Dolo e culpa CONCAUSAS:

Pluralidade de causas que concorrem para o mesmo evento Ex: A deu veneno para vtima B mas a vtima B morre pela queda de um lustre (foi a causa do resultado) o envenenamento foi causa concorrente. Concausa absolutamente independente: significa que a causa efetiva no se origina da causa concorrente. Concausa relativamente independente: significa que a causa efetiva se origina, ainda que indiretamente da causa concorrente. As duas pode ser: 1) Preexistente a causa efetiva existe antes da causa concorrente 2) Concomitante ser concomitante quando a causa efetiva surge simultaneamente com a causa concorrente. 3) Superveniente a causa efetiva surge depois da causa concorrente. Na concausa absolutamente independente jamais o resultado pode ser atribudo causa concorrente, pouco importando se preexistente, concomitante ou superveniente. Obs.: a doutrina e a jurisprudncia modernas entendem que o resultado morte no caso do hemoflico ou similar, s pode ser atribudo ao autor da causa concorrente se este sabia que a vtima era hemoflica, evitando-se responsabilidade penal objetiva. Concausa relativamente independente superveniente: Previso legal art. 13 1 do Cdigo Penal 1) Que por si so resultado (causa efetiva) sai da linha de desdobramento causal normal da causa concorrente (imprevisvel) ele nasce de uma linha inesperada. Ex consequncia A leva um tiro E morre porque o teto caiu na cabea Se imprevisvel que o paciente poderia morrer com o desabamento do teto, a causa concorrente relativamente independente o agente s responde por tentativa. 2) No por si s produziu o resultado (causa efetiva) est na linha de desdobramento causal normal da causa concorrente (evento previsvel) este ltimo no se confunde com previsto. Ex consequncia A leva um tiro E morre por um erro mdico Se previsvel que o paciente poderia morrer pelo erro mdico. O agente que deu o tiro (ato concorrente) responde pelo crime consumado. A infeco hospitalar comparada ao erro mdico e o agente responde pelo crime consumado. O art. 13, caput, do CP, como vimos adotou a causalidade simples (considera-se causa a conduta sem qual o resultado no teria ocorrido. J o art. 13, 1, do CP, prev a causalidade adequada, isto , somente haver imputao do fato se, no conjunto das causas, fosse conduta do agente, consoante as regras de experincia comum, a mais adequada produo do resultado ocorrente. TEORIA DA IMPUTAO OBJETIVA Na causalidade simples a causa objetiva regressa ao infinito. A Teoria da Imputao Objetiva surgiu para colocar um freio na causalidade objetiva (no tal do regresso ao infinito). Como ela consegue colocar um freio? CAUSALIDADE SIMPLES TEORIA DA IMPUTAO OBJETIVA O que causa? O que causa? Basta o nexo simples (Relao de causa e (Nexo fsico + nexo normativo) efeito) O nexo normativo constitudo: Nexo fsico/por se contentar com o nexo a) De criao ou incremento de risco

simples que ela regressa ao infinito. Dolo e culpa

proibido b) Relao do risco no resultado c) Risco abrangido no pelo tipo S depois de vencido tudo isso que ela analisa o dolo e culpa.

Insurgindo-se contra o regresso ao infinito da causalidade simples, a Teoria da Imputao Objetiva enriquece a causalidade acrescentando o nexo normativo, este composto de: a) Criao ou incremento de um risco no tolerado pela sociedade; b) Realizao do risco no resultado (resultado na mesma linha de desdobramento causal do risco). c) Risco abrangido pelo tipo. 1) Diminuio do risco: No h possibilidade de imputao se o autor modifica um curso causal de modo que o perigo j existente para a vtima seja diminudo, melhorando a situao do objeto da ao. Ex: Fulano, percebendo que Beltrano ser atropelado empurra o amigo ao solo, vindo este a sofre leses. Soluo do problema para a causalidade simples: Fulano praticou o fato o tpico, porm acobertado pelo estado de necessidade de terceiro. Soluo para o problema pela Teoria da Imputao Objetiva. Fulano no causa da leso, pois no criou e nem aumentou o risco, apenas o diminuiu. 2) Risco no realizado pelo resultado: O resultado no atribudo ao autor pela realizao do risco de leso ao bem jurdico nos casos de substituio de um risco por outro e em algumas hipteses de contribuio da vtima para o resultado. Ex: erro mdico para salvar vtima de disparo com inteno de morte. Soluo tradicional: O atirador responde pelo resultado morte a ttulo de dolo e o mdico a ttulo de culpa. Soluo de acordo com a Teoria da Imputao Objetiva: Se o resultado morte produto exclusivo do erro mdico, o atirador responde por tentativa e o mdico por homicdio culposo; se o resultado produto combinado do tiro e do erro mdico, atirador e mdico respondem por homicdio, o primeiro a ttulo de dolo e o segundo a ttulo de culpa. CRIME E CONTRAVAENO A diferena do crime para a contraveno penal de grau, puramente axiolgica, no ontolgica. Os fatos mais graves devem ser rotulados como crime e os menos graves considerados como contravenes. Obs.: Para Lus Flvio Gomes o art. 28, da Lei de Drogas (usurio), infrao penal sui generis. O STF entendeu que o art. 28 sim crime.

TEORIA FINALISTA
FATO TPICO Conduta: comportamento humano voluntrio psiquicamente dirigido a um fim. Obs.: dolo e culpa migra para o fato tpico. ILICITUDE CULPABILIDADE Imputabilidade Exigibilidade de conduta diversa Potencial conscincia da ilicitude

Reconhece elementos objetivos normativos e subjetivos do tipo O finalismo no explica os crimes culposos Teoria Finalista Dissidente: Crime somente fato tpico e ilicitude ou antijuridicidade Culpabilidade no integra o crime Mero pressuposto de aplicao da pena TEORIA SOCIAL DA AO Fato tpico ilicitude culpabilidade -conduta comportamento -Imputabilidade voluntrio psiquicamente -Exigncia de conduta dirigido a um fim, diversa socialmente relevante; dolo -Potencial conscincia da e culpa permanece no fato ilicitude tpico (mas voltam a ser analisados na culpabilidade); -busca conciliar o causalismo e finalismo A principal crtica dessa teoria, no h clareza no que significa fato socialmente relevante TEORIA FUNCIONALISTA (PREOCUPADAS C/A MISSO DO DIREITO PENAL) Teoria Funcionalista Moderada ou Teleolgico (Roxin) Fato tpico Ilicitude Reprovabilidade -Conduta comportamento -imputabilidade humano voluntrio causador -exigibilidade de conduta relevante e intolervel leso diversa ou perigo de leso ao bem -potencial conscincia da jurdico tutelado; dolo e ilicitude culpa no fato tpico; o Direito -A culpabilidade no integra Penal tem por finalidade o crime, mas vem para proteger bens jurdicos limitar a pena. a chamada indispensveis ao homem culpabilidade funcional. Crtica a reprovabilidade como elemento integrante do crime. Hoje prevalece o finalismo corrigido por Roxin e este corrigido na reprovabilidade. TEORIA FUNCIONALISTA RADICAL OU SISTMICA (JACOBS) FATO TPICO Conduta nada mais que comportamento humano voluntrio, violador do sistema frustrando as expectativas normativas; Obs.:- dolo e culpa no fato tpico; A finalidade do Direito Penal resguardar o sistema; Se voc no respeita o sistema voc deve ser ILICITUDE CULPABILIDADE -imputabilidade -exigibilidade de conduta diversa -potencial conscincia da ilicitude

tratado como inimigo. aqui que nasce o Direito Penal do inimigo, aquele que frustra o sistema deve ser tratado como inimigo. Crticas serve aos Estados Totalitrios. Direito Penal do Inimigo: Caractersticas 1) Antecipao da punibilidade com a tipificao dos atos preparatrios; Em regra a cogitao e a preparao no punvel, esta s acontece a partir da fase de execuo, mas para o direito penal do inimigo se antecipa a punibilidade j no momento da preparao. 2) Criao de tipo de mera conduta; 3) Perigo presumido por lei; 4) Flexibilizao do Princpio da Legalidade; 5) Preponderncia do Direito Penal do autor (punir o agente pelo o que , pensa ou estilo de vida). No Brasil, a contraveno penal por vadiagem demonstra essa caracterstica. 6) Desproporcionalidade das penas 7) Surgimento das chamadas Leis de Luta ou de Combate 8) Restrio de garantias penais e processuais (direito penal de terceira velocidade) Direito Penal de 1 velocidade tinha preponderncia as penas privativas de liberdade; Direito Penal de 2 velocidade percebendo o fracasso do Direito Penal de 1 velocidade incentiva as penas alternativas; Direito Penal de 3 velocidade imposio de penas sem observncia das garantias penais e processuais. O nosso Cdigo Penal adota o finalismo tripartite, mas a doutrina moderna tem trabalhado com a teoria de Roxin, apenas ajustando a culpabilidade. HIPTESES DE AUSNCIA DE CONDUTA Desde a teoria causalista at a teoria funcionalista o conceito conduta tem um denominador comum que um movimento humano voluntrio. Este ltimo encontrado nas sete teorias. Voluntrio: dominvel pela vontade, se o movimento humano no dominado pela vontade deixa de ter conduta. 1) Caso fortuito ou fora maior: Ex: estou dirigindo um carro e passo em cima de uma pedra que danificou o sistema de frio do veculo e vim atropelar uma pessoa. 2) Coao fsica irresistvel Obs.:- a coao moral irresistvel exclui a culpabilidade 3) Movimento reflexo: embora exista a conduta, a pessoa no domina a vontade. Ex: se estou com uma arma, e levo um susto e disparo a arma, no consigo controlar a vontade de atirar, ento no respondo pelo crime. 4) Estados de inconscincia: praticada pelo sonmbulo ou pessoa hipnose.

TEORIAS DA CULPABILIDADE TEORIA PSICOLGICA DA CULPABILIDADE . Ela tem base causalista . Pressuposto/Elemento: -imputabilidade . Espcies da culpabilidade: -dolo -culpa TEORIA PSICOLGICA NORMATIVA . Base neokantista . Pressuposto/elementos: -imputabilidade -exigibilidade de conduta diversa -culpa -dolo: constitudo de conscincia, vontade e

conscincia atual da ilicitude ( o chamado dolo normativo) TEORIA PURA OU EXTREMADA . Base finalista . Pressuposto/elementos: -imputabilidade -exigncia de conduta diversa -potencial conscincia da ilicitude Obs.: o dolo e a culpa migra para a conduta o dolo e a culpa passa a ser natural despido do elemento normativo (conscincia da ilicitude). A principal divergncia existente entre a teoria limitada e a extremada da culpabilidade se resume na natureza jurdica da descriminante putativa sobre pressupostos fticos. Para a teoria limitada, equipara-se a erro a erro de tipo. J para a teoria extremada, mais uma hiptese de erro de proibio. Culpabilidade . 3 substrato do crime . Juzo de censura . Pressuposto de aplicao da pena . Elementos: a) imputabilidade b) Potencial conscincia da ilicitude c) exigncia de conduta diversa Crise da culpabilidade teoria abolicionista. Pressuposto da aplicao da penal. Culpabilidade do fato ou do autor do fato? 1 corrente: a culpabilidade do fato 2 corrente: a culpabilidade do autor do fato, o que significa dizer que o Direito Penal do autor, pois permanece do fato. OS ELEMENTOS DA CULPABILIDADE:

IMPUTABILIDADE . Conceito a capacidade de imputao, ou seja, possibilidade de se atribuir a algum a responsabilidade pela prtica de uma infrao penal.

POTENCIAL CONSCINCIA DA ILICITUDE . Introduo: alm da capacidade de imputao, a . Direito Civil fala em capaz e incapaz; culpabilidade tem como Direito Penal fala em imputvel e elementos (ou inimputvel. pressuposto) a potencial Cuidado: nem todo o capaz imputvel conscincia da ilicitude, (menor de 18 anos casado) ele civilmente isto , a possibilidade do capaz, mas penalmente ele permanece agente conhecer a inimputvel no ponto de vista penal. proibio do seu comportamento. . O CP no conceitua a imputabilidade, elencando, desde logo, as hiptese de Hiptese de excluso: inimputabilidade (conceito negativo). A nica hiptese de excluso da potencial . Sistemas de imputabilidade: ilicitude o erro de 1) Biolgico leva em conta apenas o proibio, previso legal desenvolvimento mental do acusado art. 21, do CP. Acontece independentemente se tinha, no nessas situaes: momento da conduta capacidade de 1) O agente entendimento e autodeterminao. desconhece Pelo sistema biolgico todo o louco a lei, porm tinha inimputvel. possibilidade de conhecer a ilicitude do 2) Psicolgico considera-se apenas se o comportamento Ex: agente, no tempo de sua conduta, fulano anuncia mtodos tinha a capacidade de entendimento e abortivos ignorando ser autodeterminao, independentemente fato tpico na lei das de sua condio mental. contravenes penais (art. 20 LCP). . No existe erro de 3) Biopsicolgico considera o proibio desenvolvimento mental do acusado, . O desconhecimento da bem como se no momento da conduta lei pode gerar atenuante tinha capacidade de entendimento e de pena (art. 65, do CP). autodeterminao. Hipteses de inimputabilidade: 1) Em razo de anomalia psquica -previso legal art. 26, Caput do CP. -sistema biopsicolgico; no Brasil no basta ser o louco para ser rotulado com inimputvel. -Doena mental do art. 26, do CP deve ser tomada em sua maior amplitude e abrangncia, isto , qualquer enfermidade que venha debilitar as funes psquicas. -consequncias vai ter inqurito policial mais processo culminando com absolvio mais medida de segurana. Se ele absolvido mas recebe uma medida de segurana chamado de Absolvio imprpria. Cuidado o art. 26, pargrafo nico no traz 2) . O conhece a

EXIGIBILIDADE DE CONDUTA DIVERSA E SUAS CAUSAS DE EXCLUSO . Introduo: no suficiente que o sujeito seja imputvel e tenha cometido o fato com possibilidade de lhe conhecer o carter ilcito para que surja a reprovao social. Alm dos dois primeiros elementos, exige-se que na circunstncias de fato tivesse possibilidade de realizar outra conduta, de acordo com o ordenamento jurdico. Causas de excluso (inexigibilidade de conduta diversa) I) Coao irresistvel: -Previso legal art. 22, 1, do CP.

-Requisitos: a) coao moral obs: a coao fsica exclui conduta b) irresistvel obs: se resistvel incide atenuante de pena art. 65, III, c, agente do CP. -Consequncias s punvel o autor da coao, s se pune o coautor e no o coauto. Caso: A coagiu B, de forma irresistvel para que matasse C, B diante da coao moral no podendo oferecer resistncia efetivamente mata o C.

lei; . Porm ignora a ilicitude do comportamento Ex: apesar de saber que estupro crime, imagina que pode violentar a esposa diante das reiteradas negativa da mulher . Pode configurar erro de proibio. -que se inevitvel: isenta o agente de pena;

hiptese de inimputabilidade, mas de imputabilidade com responsabilidade penal diminuda (conhecida como semi-imputvel). Consequncia o semi-imputvel ele condenado, mas depois de condenar o juiz vai ou reduzir a pena ou substituir por medida de segurana art. 98 do CP. Isso significa que no pode cumular reduo de pena mais substituio de pena (sistema vicariante ou unitrio). 2) Em razo da idade do agente. -Previso legal art. 27, do CP -Adota o sistema biolgico, pouco importando se o agente sabia o que estava fazendo, no primeiro minuto de seu dcimo oitavo aniversrio j imputvel. -art. 84, CP/CF DE 88 art. 228 Menor de 18 anos. Critrios cientficos? Porque menor de 18 anos e no de 16 anos. Faz se um comparao com a Conveno Americana de Direitos Humanos art. 5, 5, ela s fala em menor, deixando a cargo de cada pais a sua menoridade penal, no existindo nenhum critrio cientfico. Os preceitos seguem critrios de poltica criminal e no de postulados cientficos. Menor de 18 anos pode ser julgado pelo Tribunal Penal Internacional. Art. 26 do Estatuto de Roma. O menor de 18 anos tambm no vai a julgamento perante o Tribunal Penal Internacional. 3) Em razo da embriaguez acidental completa -previso legal art. 28 1, do CP -adota aqui o sistema biopsicolgico -requisitos: a) embriagues acidental b) completa Faltando um desses requisitos esquea a causa de excluso. Embriagues: a intoxicao aguda e transitria causada pelo lcool, cujos efeitos podem progredir de uma ligeira excitao at o estado de paralisia e coma. Obs:- o Cdigo Penal equipara o lcool a substncia de efeito anlogo (drogas, psicotrpicos etc.)

-se evitvel: diminui a pena. Como saber se evitvel ou inevitvel (art. 21, par. nico, do CP).

3) . O agente desconhece a lei . e a ilicitude do comportamento. Ex: o agente ignora que fabricar acar em casa crime (art. 1, do Dec. Lei 16/1966). E um caso tpico de erro de proibio que pode ser: II) Obedincia -evitvel ou; hierrquica -inevitvel. -previso legal art. 22, seg. parte, do CP. -requisitos: Teoria Teoria a) ordem de superior psicolgic normativ hierrquico ordem a a pura de superior normativ Culpab: hierrquico a a -imputab. manifestao de Culpab: -ex. vontade do titular de -imputab. conduta uma funo pblica a -ex. diversa um funcionrio de conduta -potencial que lhe diversa conscinc subordinado no -culpa ia da sentido de que realize -dolo: ilicitude. uma conduta. conscinc Obs: esta dirimente ia no abrange outra Vontade, espcie de hierarquia, conscinc seja familiar, seja ia atual eclesistica ou na da iniciativa privada. ilicitude. Qual a importncia da teoria psicolgica normativa para a teoria da normativa pura da culpabilidade no que diz respeito ao erro de proibio? R: exigindo conscincia atual da ilicitude, na teoria psicolgica normativa as duas espcies de erro de proibio excluem a culpabilidade. J na b) ordem no manifestamente ilegal significa no claramente ilegal, evidentemente ilegal. Consequncias s punvel o autor da ordem, inclusive, na condio de autor mediato. Trs distintas situaes de

B no praticou crime nenhum podendo alegar inexigibilidade de conduta diversa. A vai responder pelo crime de homicdio (art. 121, do CP) praticado por B na condio de autor mediato. A praticou tambm o crime de tortura previsto no art. 1, I, B da Lei 9.455/97, concurso material de crime.

Embriagu es acidental ela pode ser provenien te de caso fortuito ou fora maior.

Fortuito - O agente desconhece o efeito inebriante da substncia. Fora maior o agente obrigado a engolir a substncia.

Completaexclu capacidade de entendimento e autodetermina o (art. 28, 1 e isenta o agente de pena.

teoria normativa pura, contenta-se com a potencial conscincia ilicitude, excluda somente no erro de proibio inevitvel, nico caso em que esta espcie de erro exclui a culpabilidade.

obedincia hierrquica, no h como se criar uma quarta. 1) ordem ilegal: -superior punido -subordinado punido, porm com atenuante de pena. 2) ordem legal: -superior e subordinado esto no estrito cumprimento de dever legal (art. 23, III, do CP). O fato apesar de tpico no ilcito ou se adota a tipicidade conglobante o fato se quer tpico para eles. 3) ordem no manifestamente ilegal: -superior punido o chamado de autor mediato e o subordinado isento de pena, inexigibilidade de conduta diversa.

Incompletareduz capacidade de auto entendimento e auto determinao (art. 28. 2 e ela reduz a pena. Embriagu Voluntaria - o Completa- art. es no agente quer 28, II, no acidental se embriagar. isenta de pena. Culposa age com Incompleta negligncia Embriagu es Art. 26, patolgica Doentia caput Tratada Ou Como doena mental Art. 26, par. nico, do CP. Embriagu es preordena da O agente se embreaga propositadame nte para cometer o crime .Completa Agravante de pena, art. 61, II, L, do CP .incompleta A embriagues na acidental e a preordenada mesmo quando completas, no isentam o agente de pena aplicando-se a teoria da actio libera in causa. De acordo com essa teoria, o ato transitrio revestido de inconscincia decorre de ato antecedente que foi livre na vontade, transferindo-se para esse momento anterior a constatao da imputabilidade. Alerta:

Caso motorista completamente embriagado, inclusive no acidental atropela e mata pedestre ato antec livre na vontade/ato trans. Revestido de inconscincia Momento em que Momento do agente insere a atropelamento no bebida (analisar a analisa a imputabilidade imputabilidade 1 o agente prev e Art. 121, do CP quer o dolo direto. atropelamento 2 o agente prev e Art. 121, do CP, aceita o porm por dolo atropelamento eventual 3 o agente prev, Art. 302, do CTB, mas acredita poder homicdio culposo, evitar o por culpa atropelamento consciente. 4 o agente no Art. 302, do CTB, prev, mas o culpa inconsciente. atropelamento era Homicdio culposo. previsvel 5 atropelamento Fato atpico imprevisvel (ausncia dolo e culpa). De acordo com a doutrina moderna (LFG, Bettiol, etc.), a teoria da actio libera in causa deveria ser limitada ao caso de embriaguez preordenada. Na hiptese da embriaguez no acidental, deve ser analisada a vontade do agente, evitando-se responsabilidade penal objetiva. obs.: a emoo e a paixo no excluem a imputabilidade penal (art. 28, I, do CP). EMOO PAIXO Estado sbito e um sentimento passageiro crnico e duradouro. Pode interferir na Dependendo do grau pena como causa de pode configurar diminuio ou anomalia psquica e atenuante art. 121, ai vai ser tratada 1, do CP. com o art. 26, do CP. Imputabilidade: causas de excluso 1) Anomalia psquica 2) Menoridade 3) Embriaguez acidental completa E o ndio? O simples fato de ser ndio no lhe d o direito de inimputabilidade. Para que o ndio seja imputvel ele tem que apresentar uma das trs causas de excluso.

RESUMO Elemento da culpabilidade respectiva) Imputabilidade dirimente (causa de excluso

taxativo Potencial conscincia da ilicitude taxativo Exigibilidade de conduta diversa Rol -coao moral irresistvel (art. 22, do CP) exemplificativo -obedincia hierrquica (art. 22, seg. parte do possvel dirimente CP. supralegal. Por mais previdente que seja o legislador, no pode prever todos os casos em que a inexigibilidade de outra conduta deve excluir a culpabilidade. Assim, possvel a existncia de outras hipteses de excluso no previstas em lei (supralegal). Ex: o abortamento do feto de enceflico pela abortante um fato de inexigibilidade de conduta diversa. Exemplos de hipteses de dirimente supralegal. 1) Clusula de conscincia: -estar isento de pena aquele que, por motivo de conscincia ou crena, praticar algum delito, desde que no ofenda direitos fundamentais individuais Ex: pai que probe a transfuso de sangue de seu filho por motivo de crena. 2) Desobedincia civil: - um fato que objetiva mudar o ordenamento, sendo, no final das contas mais inovador do que destruidor. Tem como requisitos a desobedincia fundada na proteo de direitos fundamentais e que o dano causado no seja relevante. Ex: invaso de prdios pblico reivindicando melhorias, paralisao de corpo de bombeiros no Rio de Janeiro.

-anomalia psquica (art. 26, do CP) Rol -menoridade (art. 27, do CP) -embriagues acidental (art. 28, 1, do CP) Rol -erro de proibio inevitvel (art. 21, do CP)

PUNIBILIDADE (DIREITO DE PUNIR) Direito de punir no limitado, mas pode ser extinto (art. 107, do CP). Limites: a) Temporal: decadncia e prescrio; b) Espacial: P. da Territorialidade (art. 5, do CP) c) P. da Dignidade da Pessoa Humana Causas extintivas da punibilidade (art. 107, do CP) rol exemplicativo, outras causas de extino da punibilidade est espalhada em outros artigos do Cdigo Penal, ex: art. 312, 3 do CP, art. 89, da Lei 9.099/95 se cumpri a suspenso condicional do processo sem dar causa a sua revogao tambm extingue a punibilidade. Prescrio: conceito a perda em face do decurso do tempo do direito de o Estado punir (prescrio da pretenso punitiva ou executar punio (prescrio da punio executria) j imposta. 1) Prescrio da pretenso punitiva -ocorre antes do trnsito em julgado da sentena; -impede todos os efeitos penais ou no de eventual condenao; Essa espcie de pretenso se divide em quatro:

1.1) 1.2) 1.3) 1.4)

Em abstrato ou propriamente dita Retroativa Superveniente ou intercorrente Virtual, em perspectiva, por prognose ou antecipada

2) Prescrio da pretenso executria -Ocorre depois do trnsito em julgado da sentena -impede somente a execuo da punio (os demais efeitos permanece, sejam penais ou civis). Prescrio: -Fundamento o tempo faz desaparecer o interesse social de punir. -Em regra todos os crimes por mais graves que sejam prescreve. -Hiptese de imprescritibilidade: 1) crime de racismo (art. 5, XLII, CF/88) 2) ao de grupos armados contra a ordem constitucional e o Estado Democrtico de Direito (art. 5, XLIV, CF/88) 1) Prescrio da pretenso punitiva 1.1) Em abstrato ou propriamente dita: -previso legal art. 109, do CP -regula-se pela pena mxima prevista para o crime; tendo o Estado a tarefa de buscar a punio do delinquente deve dizer quando essa punio j no mais o interessa. Eis a finalidade do art. 109, do CP. Sendo incerta a quantidade de pena que ser fixada pelo juiz na sentena, o prazo prescricional resultado da combinao da pena mxima prevista abstratamente no tipo e a escala do art. 109, do CP. Pena mxima em abstrato + art. 109, CP = prazo prescricional Consideram se as causas de aumento e diminuio de pena ex 1: pena de 1 a 5 anos 1/2 a 2/3. Ex 2 1 a 5 ano 1/3 a 2/3. Sim devem ser considerados. Deve se calcular a maior pena no aumento e menor pena na diminuio. Cuidado com o art. 119, do CP, no concurso material e formal de crime no se considera o aumento, prescrevendo cada crime isoladamente. Consideram se agravante e atenuao, no pois o quantum da agravante ou da atenuante no tem previso legal, fica a critrio do juiz, logo no posso considerar agravantes e atenuantes. Cuidado com o art. 115, do CP, so atenuantes que reduzem o prazo prescricional pela metade. Reconhecida essa espcie de prescrio quais as consequncias? 1) Desaparece para o Estado seu direito de punir, inviabilizando a anlise de mrito; 2) Eventual sentena condenatria provisria rescindida no se operando qualquer efeito (penal ou extrapenal); 3) O acusado no ser responsabilizado pelas custas processuais; 4) Ter direito a restituio integral da fiana. Todas as subespcie de pretenso punitiva sofrem essas consequncias. Quando que comea a correr esse tipo prescrio? art. 111, do CP: ICrime consumado do dia em que o crime se consumou; IINo caso de tentativa do dia do ltimo ato executrio (cessou a atividade criminosa); IIIO crime permanente do dia em cessou a permanncia; IVNos crimes de bigamia e falsidade de assento de registro civil da data em que o fato se tornou conhecido para a A autoridade encarregada da persecuo penal (delegado, promotor etc.). E o crime habitual ex: casa de explorao sexual. Vamos imaginar que ela teve incio 20/01/00 e encerrou suas atividades em 05/02/2008. De acordo com o STF, nos crimes habituais o prazo da prescrio inicia se da data da ltima das aes que constituem o fato tpico. A partir do momento em que se inicia esse prazo prescricional existem causas suspensiva e interruptiva.

-Causas interruptivas: art. 117, I a IV Obs: os inc. V e VI se refere a pretenso executria. Art. 111 + 117, ambos do CP= perodo prescricionais no rito do jri e no rito diverso do jri. Rito diverso do jri: -data do fato at o recebimento da inicial, zera o cronmetro. Volta correr a prescrio punitiva em abstrato at a publicao da sentena ou acrdo e da publicao da sentena ou acrdo at o transito em julgado final (pode ser interrompido at trs vezes. Cuidado acrdo meramente confirmatrio da condenao de primeiro grau no interrompe a prescrio. Se limita a confirmar a sentena de primeiro grau no interrompe. Perodo prescricional no rito do Jri -da data do fato at o recebimento da inicial zera o cronmetro, do recebimento da denncia at a pronncia zera o cronmetro e da pronncia at o acrdo da confirmao da pronncia zera o cronmetro da prescrio e do acrdo de confirmao da pronncia at a sentena ou acrdo condenatrio zera o cronmetro e da sentena ou acrdo condenatrio (deciso dos jurados) que vai at o trnsito final. Ex: o agente tenha sido denunciado por homicdio doloso, porm foi condenado no jri por homicdio culposo (Smula 91 do STF). O juiz pode declarar a prescrio de ofcio (matria de ordem pblica) art. 61, do CPP. A natureza jurdica da deciso que reconhece a prescrio declaratria extintiva da punibilidade (no analisa o mrito). Existe prescrio de ato infracional? R: Smula 338, do STJ. DICAS GISLAINE: CITAO/INTIMAO/NOTIFICAO INQURITO POLICIAL PROVAS NO PROCESSO PENAL CONCURSO DE PESSOAS ITER CRIMINIS PRINCPIOS ESPCIES DE FATO PENAL ART. 23, CP ART. 107 ABSOLVIO SUMARIA (CAUSAS) PRESCRIO ESTUPRO DE VULNERVEL DOLO EVENTUAL E CULPA CONSCIENTE (CONFIANA DELE)

You might also like