You are on page 1of 1

Existe um ramo na cincia que estuda a velocidade das reaes qumicas e os fatores que a influenciam, a chamada Cintica Qumica.

. Pode se definir reaes qumicas como sendo um conjunto de fenmenos nos quais duas ou mais substncias reagem entre si, dando origem a diferentes compostos. Equao qumica a representao grfica de uma reao qumica, onde os reagentes aparecem no primeiro membro, e os produtos no segundo. A + B C + D Reagentes Produtos O conhecimento e o estudo das reaes, alm de ser muito importante em termos industriais, tambm esto relacionados ao nosso dia a dia. A velocidade de uma reao a rapidez com que os reagentes so consumidos ou rapidez com que os produtos so formados. A combusto de uma vela e a formao de ferrugem so exemplos de reaes lentas. Na dinamite, a decomposio da nitroglicerina uma reao rpida. As velocidades das reaes qumicas so determinadas atravs de leis empricas, chamadas leis da velocidade, deduzidas a partir do efeito da concentrao dos reagentes e produtos na velocidade da reao. As reaes qumicas ocorrem com velocidades diferentes e estas podem ser alteradas, porque alm da concentrao de reagentes e produtos, as velocidades das reaes dependem tambm de outros fatores como: Concentrao de reagentes: quanto maior a concentrao dos reagentes maior ser a velocidade da reao. Para que acontea uma reao entre duas ou mais substncias necessrio que as molculas se choquem, de modo que haja quebra das ligaes com consequente formao de outras novas. O nmero de colises ir depender das concentraes de A e B. Veja a figura:

fcil perceber que devido a uma maior concentrao haver aumento das colises entre as molculas. Superfcie de contato: um aumento da superfcie de contato aumenta a velocidade da reao. Um exemplo quando dissolvemos um comprimido de sonrisal triturado e ele se dissolve mais rapidamente do que se estivesse inteiro, isto acontece porque aumentamos a superfcie de contato que reage com a gua. Presso: quando se aumenta a presso de um sistema gasoso, aumenta-se a velocidade da reao.

Um aumento na presso de P1 para P 2 reduziu o volume de V1 para V1/2, acelerando a reao devido aproximao das molculas. A figura acima exemplifica, pois com a diminuio do volume no segundo recipiente, haver um aumento da presso intensificando as colises das molculas e em consequncia ocorrer um aumento na velocidade da reao. Temperatura: quando se aumenta a temperatura de um sistema, ocorre tambm um aumento na velocidade da reao. Aumentar a temperatura significa aumentar a energia cintica das molculas. No nosso dia a dia podemos observar esse fator quando estamos cozinhando e aumentamos a chama do fogo para que o alimento atinja o grau de cozimento mais rpido. Catalisadores: os catalisadores so substncias que aceleram o mecanismo sem sofrerem alterao permanente, isto , durante a reao eles no so consumidos. Os catalisadores permitem que a reao tome um caminho alternativo, que exige menor energia de ativao, fazendo com que a reao se processe mais rapidamente. importante lembrar que um catalisador acelera a reao, mas no aumenta o rendimento, ou seja, ele produz a mesma quantidade de produto, mas num perodo de menor tempo.

Molculas se colidem com maior frequncia se aumentarmos o nmero de molculas reagentes.

You might also like