You are on page 1of 13

A filosofia como ferramenta importante para a administrao INTRODUO

Desde que o homem primitivo comeou a refletir sobre suas aes, tem-se os primeiros rudimentos da filosofia, isto , o esforo para entender os fatos e acontecimentos a sua volta, entretanto para efeito de estudo sistematizado, aceita-se que a Filosofia Ocidental surge nas colnias gregas da sia Menor, representando um enorme avano no desenvolvimento do homem em relao ao seu passado. Surgiu no momento em que o ser humano se tornou autoconsciente, contrapondo-se as explicaes mitolgicas dos deuses gregos de at ento.

Buscar conhecer como so as coisas da vida atravs da filosofia para entender racionalmente o mundo, eis a pretenso da filosofia. Com base em tal pretenso, grandes descobertas ocorreram. Ao se reportar a histria constata-se que, praticamente, todos os povos da antiguidade desenvolveram formas diferentes de saber. Os indianos e mulumanos desenvolveram a matemtica e a astronomia; os egpcios a trigonometria; os romanos, a hidrulica e o direito; os gregos alm de desenvolverem geometria, a mecnica, a lgica, a astronomia, sistematizaram filosoficamente as condies de formao do conhecimento e assim por diante.

A tica sempre fez parte da filosofia, tendo como seu objeto de estudo a moral, o dever fazer, a qualificao do bem e do mal, a melhor forma de agir coletivamente.

Procura estabelecer princpios e universalmente vlidos de valorizao e conduo na vida. Entretanto, cada poca histrica possui uma determinada moral.

A partir do momento em que a cincia e a tecnologia comearam a ocasionar enormes riscos de malefcios natureza e humanidade, atravs de acontecimentos como a exploso das bombas atmicas (que destruram Hiroshima e Nagasaki no final da II Guerra Mundial); contaminao de lagos, rios, mares e alimentos por substncias txicas; ocorrncias de danos ecolgicos; explorao abusiva de florestas; poluio ambiental; desastres nucleares como o de Chernobyl; guerras bacteriolgicas; clonagem; manipulaes genticas; a tica adquiriu novo relevo vindo a ocupar a mente e os debates de muitos cientistas e dos seres humanos.

As imensas transformaes no mundo da tecnologia implicam num processo vertiginoso de transformao social, no que se refere s mudanas do modo de pensar em uma nova dimenso antropolgica. O impacto da globalizao da tecnologia mundial. Como exemplo, as conseqncias que podemos ter da aplicao ilimitada da engenharia gentica, no apenas aplicada aos animais e plantas, mas ao ser humano. Este fato j implica na busca de uma nova concepo de ser humano. O questionamento estende-se a muitos setores da atividade humana e est se transformando num questionamento cada

vez mais radical, tambm nas estruturas das instituies sociais, polticas e econmicas de um pas.

Hoje, se vive na era da globalizao. O mundo se tornou uma aldeia global. Passouse do Estado-Nao para o Estado-Mundo. As concepes de mundo so adaptadas para essa nova ordem mundial. Surgem ONG's, esoterismos, a filosofia se presta a um novo papel, no mais de integrar o indivduo ao Estado, como no mundo grego antigo, mas sim, de propor novas formas de conceber um individualismo, o individualismo humanitrio que parece estar se acentuando com a idia do voluntariado social, tanto por parte dos sujeitos quanto das organizaes e dentro do processo administrativo temse: Histria, Teoria do Conhecimento, tica.

As teorias administrativas s podem ser entendidas atravs dos diferentes perodos histricos voltados predominantemente para uma Teoria do Conhecimento e uma tica. Sem eles se torna praticamente impossvel entender as diferentes modelos organizacionais.

Historicamente, as teorias da administrao surgem em meados do sculo XIX com o surgimento do modelo capitalista. A ideologia capitalista tem no lucro a fora motriz do sistema.

Anteriormente a esse perodo, as economias feudal, mercantil e artesanal da Idade Mdia estavam subordinadas ideologia religiosa catlica e, por conseguinte, a moral crist medieval.

Portanto, para se entender a filosofia das empresas necessrio, antes de mais nada, ter conscincia da importncia do trabalho na vida humana e as atividades correlatas desempenhadas pelo executivo nas organizaes. Ter noes de alguns pressupostos da tica protestante o primeiro passo para se situar as teorias da administrao.

As teorias presentes no universo da gesto empresarial sejam elas, a Teoria Cientfica de Taylor, A Teoria Clssica de Henry Fayol, A Teoria das Relaes Humanas, a Teoria Comportamentalista, a Teoria da Informao, a Teoria Holstica possuem fundamentos filosficos e que respondem s questes essenciais da existncia humana.

Cincia e filosofia: semelhanas e diferenas Esta atividade humana bastante complexa a qual se denomina "cincia" que se constitui como um dos fenmenos culturais mais importantes em nosso tempo envolve muitas pessoas e muito dinheiro em um processo do qual resulta um tipo especial de saber, que mais sistematizado, com maior alcance, com maior preciso e

controlvel intersubjetivamente. Para obter esse resultado, a cincia deve trabalhar com um objeto recortado, ter um mtodo, uma linguagem, prezar pela democracia e pelo controle.

Por recortar um objeto se deve entender delimit-lo, precis-lo, restringir o escopo de interesse em relao realidade. Isso est diretamente vinculado clareza do problema de trabalho. A atividade cientfica especfica, ou seja, a que realmente se leva a cabo em oposio a, por exemplo, a atividade cientfica de uma disciplina especfica, que pode ser definida como o resultante de todas as atividades cientficas especficas desta disciplina (Com essa diferenciao no se pretende mais que deixar claro a importncia de restringir o objeto de estudo at que seja possvel trat-lo com o rigor e a preciso que caracterizam a atividade cientfica. No se pretende com isso tomar posio sobre qualquer outra discusso possvel sobre este tema.) , para que seja possvel, deve limitar-se a uma pequena parcela da realidade. Cada pesquisa trata de uma parte do mundo da disciplina a qual pertence. A Biologia, a Qumica e a Fsica (dentre outras) trata cada uma de uma parte do mundo das cincias naturais; a Administrao, a Economia e a Sociologia (dentre outras) tratam cada uma de uma parte do mundo das cincias sociais. As cincias naturais e as cincias sociais tratam cada uma delas de uma parte do mundo das cincias empricas. A lgica e a matemtica tratam cada uma delas de uma parte do mundo das cincias formais. As cincias formais e as cincias empricas tratam cada uma de uma parte do mundo, que o objeto da cincia global, que, mesmo com essa classificao hierrquica de mltiplos nveis, engloba todas as pesquisas especficas.

O mtodo o conjunto de estratgias que os cientistas usam em suas atividades de pesquisa. Trata-se de um conjunto de normas que versam sobre o processo de construo do conhecimento, sendo que concebe esse processo como constando de quatro etapas: a de observao, a de formulao de hipteses, a de fazer previses, a de verificar se realmente se deu o previsto (Evidentemente que esta apresentao do mtodo cientfico bastante simples e geral. Contudo, parece servir para o objetivo presente.). O mtodo explicita o caminho a ser percorrido ao longo do trabalho de pesquisa e assim permite que o cientista foque suas energias somente no desenvolvimento de seu trabalho sem precisar dar conta de questes metatericas.

A linguagem de uma cincia expressa seu marco terico referencial e se distingue da linguagem de outras cincias na medida em que est tambm restringida, como no caso do objeto, a uma parte especfica da realidade. Evidentemente que as cincias apresentam teorias que se relacionam apresentam vnculos, esto ligadas , o que permite, em certas circunstancias, que certos conceitos faam parte de mais de um marco terico referencial, ou seja, que estejam presentes em mais de uma teoria, que podem ser cada uma de uma cincia distinta. Isso mostra que uma demarcao rigorosa entre as cincias talvez no seja possvel; contudo, h uma linguagem que marca o conjunto de teorias fsicas, o conjunto de teorias biolgicas, o conjunto de teorias econmicas e visivelmente no so similares.

A democracia refere-se ao fato de que toda teoria deve ser apresentada em termos de uma lngua de domnio pblico (nada de uma linguagem que somente alguns "iniciados" possam entender) e de um modo padro dado pelas instituies responsveis pelas normas tcnicas para a apresentao de trabalhos cientficos. Isso garante que qualquer pessoa, dadas algumas condies bsicas (Muitas vezes o grau de complexidade de uma teoria, por exemplo, exige o estudo de algumas coisas, tais como algo de matemtica, algo da prpria disciplina em questo etc.), possa entender o que est sendo apresentado. O conhecimento cientfico deve ser de acesso universal (Evidentemente que aqui esta afirmao atinge apenas o aspecto citado, pois no objetivo deste trabalho discutir a "democracia" em seus outros mbitos de aplicao em relao ao conhecimento cientfico.).

As atividades cientficas devem por fim, ser controladas. Isso significa que uma experincia cientfica deve poder ser repetida afim de que se possa comprovar o que a teoria afirma. Isso ajuda em muito para que o conhecimento cientfico seja sistematizado, com maior alcance, com maior preciso e controlvel intersubjetivamente.

A filosofia, por sua vez, costumeiramente definida como amor ao saber. Como uma primeira aproximao uma vez que valoriza todo um aspecto histrico que remonta a filosofia grega, pode ter validade. Contudo, importante buscar algo mais explicativo. Nesse sentido, pode ser aceitvel dizer que a filosofia o estudo das concepes de mundo que a humanidade teve, por exemplo, ao longo de perodos como a Idade Antiga, a Idade Mdia, a Idade Moderna e a Idade Contempornea e como se deu o processo de passagem de uma concepo a outra (Aqui se admite como filosofia a tradio que se iniciou com os gregos pr-socrticos. Com isso no se pretende dizer que antes disso e em outros povos no exista filosofia.). Trata-se de uma apresentao interessante, mas claramente generalizada. Seria de proveito ver a filosofia como uma atividade humana que, como atividade cientfica, busca a verdade e tem o mundo como objeto, mas se diferencia desta medida que em vez de ter objeto recortado, mtodo, linguagem, democracia e controle se caracteriza por se constituir de discusses conceituais acerca de questes estruturais para as quais ainda no existe um modo sistemtico de responder. A pergunta "Qual a causa do cncer?" uma pergunta cientfica. J a pergunta "Qual a natureza da causalidade?" trata-se de uma pergunta filosfica.

A filosofia forja os instrumentos que a cincia utiliza em suas atividades. Perguntando sobre o ser das coisas (ontologia), sobre a possibilidade do conhecimento (gnosiologia), sobre o modo como as coisas so apresentadas (esttica), perguntando sobre o agir das coisas (tica), a filosofia cria o conjunto de conceitos com os quais entendemos o mundo, ou seja, a filosofia suporta a cada tempo, a concepo de mundo de ento.

Em cada concepo de mundo h uma preocupao central, uma concepo de homem, uma concepo da natureza, um tipo de relao com o transcendente, uma instituio hegemnica. A filosofia trata destes conceitos e das estruturas de mundo

que lhes so pertinentes.

Como amor ao saber a filosofia busca entender o passado e presente em busca de poder colaborar com um futuro melhor. Forja conceitos quando seu escopo de ideias no suficiente para chegar a uma soluo para as questes estruturais da existncia humana. Nesse processo, vai deixando um rastro, um caminho que vira estrada. Neste ponto nasce a cincia! Assim se deu, por exemplo, com a Biologia. A vida j foi um dos ais importantes problemas filosficos e hoje uma cincia com varias divises e subdivises. Neste processo h tambm a contrapartida da cincia, que quando atinge seu limite retorna para a filosofia uma srie de questionamentos. Esta relao entre filosofia e cincia faz de cada cincia especfica (Pode ser que se passe o mesmo com cada ramo da filosofia em relao cincia.) herdeira da filosofia.

Concepes de mundo

No que se refere Administrao, este processo que leva as cincias especficas a herdarem elementos de seu marco terico da filosofia, se inicia com os primeiros filsofos gregos. Os pr-socrticos, ao observarem o ambiente ao seu redor, que o mundo segue uniformidades universais e necessrias, ou seja, ordenado. Logo na sequncia, Plato e Aristteles tratam de explicar essa ordem natural e, alm disso, aplicar a noo de "ordem" perspectiva relacional da existncia humana.

Deste modo se consolida a concepo de mundo tanto natural quanto social, que a base terica da cultura ocidental. Plato e Aristteles esto inseridos no perodo de apogeu da cultura grega, que com a invaso de Alexandre e com a corroso pela corrupo presente na sociedade grega, acaba por colapsar. Agora o grego no tem mais poder sobre os rumos da cidade, pois as decises pertencem ao imperador. Ao grego, que perdeu todas referencias e vive num mundo e numa condio totalmente nova, resta o poder sobre si mesmo, ou seja, sobre sua conduta. O perodo pssocrtico marcado ento pela reflexo tica.

A Idade Mdia apresenta uma situao bastante diferente. Com a queda do Imprio Romano no Ocidente, o mundo medieval se fragmentou e a economia, por exemplo, teve como modelo o feudalismo baseado na origem divina da propriedade; politicamente, as relaes se consolidam segundo o binmio senhor/vassalo num contexto em que o clero possua muitas terras e o imperador era cristo. Portanto, com a igreja crist sendo a instituio hegemnica, o conhecimento importante era o conhecimento metafsico, tendo a lgica como sua principal ferramenta. Trata-se de uma cultura transcendentalista onde moral e lei esto baseadas nas virtudes teologais e o indivduo concebido como fiel.

A Idade Moderna, depois do rompimento com os padres medievais, apresenta uma

estrutura de mundo que visivelmente distinta das anteriores. O modelo econmico capitalista com base nas ideias de livre iniciativa e lucro pessoal; o tempo das discusses polticas, do surgimento da burguesia individualista e das monarquias absolutistas; o conhecimento est agora focado na astronomia e na experincia com o mundo material. Neste perodo a instituio hegemnica passa a ser a Coroa, que o cone do domnio individual e a base para a lei e a moral, que agora dependem da vontade do monarca. Nesta cultura individualista o indivduo concebido como um sdito. A Idade Contempornea, mesmo sendo em comparao aos demais um perodo de tempo relativamente pequeno, por conta de sua complexidade, deve ser divido ao menos em duas partes. No sculo XIX, primeira parte deste perodo, o socialismo surge como uma reao ao capitalismo forjado no perodo anterior e nascem os direitos sociais; no que se refere poltica, a ideia de repblica consolida a ideia de "coisa pblica" e a burguesia firma seu espao na estrutura social. O conhecimento se orienta para o Direito e para a Sociologia. o tempo da cultura social e do Estado Poltico como instituio hegemnica e base para a lei e a moral. O sculo XX, segunda parte deste perodo, o tempo da economia de mercado; na poltica firmase o Estado Econmico com a diviso social feita de acordo com o poder aquisitivo; o conhecimento orienta-se para a tecnologia. A cultura caracteristicamente materialista e a lei e a moral dependem da instituio hegemnica que agora a empresa produtiva, o que leva o indivduo a ser concebido como um produtor.

O breve relato histrico mostra que a cada tempo marcado por uma concepo de mundo. A mudana de concepo se d porque surgem novas situaes e com elas novas necessidades, inclusive de novos instrumentos (conceitos) que sejam teis para o entendimento do mundo. Os gregos necessitavam explicar a ordem natural e a ordem social. Na cultura medieval a necessidade estava em fazer a mediao entre a revelao divina e a realidade deste mundo. Na Idade Moderna tem-se a necessidade de reconstruir, fazendo uso da razo, toda a concepo de mundo que agora no pode mais estar baseada em foras transcendentais. A tecnologia e as novas conformaes sociais exigem da filosofia contempornea um apurado exerccio de fundamentao terica dos processos gerenciais referentes principalmente a fenmenos polticos e econmicos.

Herana

A filosofia consegue vencer esses desafios justamente pelo fato de que cria instrumentos (conceitos) que permitem ver a realidade de um modo distinto. Plato, por exemplo, postula a diviso do povo grego em trs grupos: o primeiro seria constitudo de pessoas com alma de bronze, as quais deveriam dedicar-se agricultura, ao comrcio e s tarefas manuais; o segundo grupo seria constitudo de pessoas com alma de prata, as quais deveriam dedicar-se guerra e a defesa da cidade; por fim, o

terceiro grupo seria constitudo de pessoas com alma de ouro, as quais deveriam dedicar-se a (preparar-se para) governar a cidade. Neste contexto esto presentes as ideias de hierarquia, funo e capacidade. A sociedade est em ordem quando cada um executa sua funo de acordo com a hierarquia existente. Estes aspectos destacados da filosofia de Plato so vistos na Administrao Cientfica por meio de seus trs princpios:

a) Principio de preparo: fazer seleo de colaboradores atentando para suas habilidades e capacidades de produzir mais e melhor no mtodo escolhido para a produo. Cada pessoa tem um conjunto de capacidades que pode servir para certar atividades e no servir para outras:

b) Principio de controle: vigilncia sobre as aes para assegurar que a produo se d de acordo com o estabelecido. Um bom exemplo da utilidade da noo de hierarquia;

c) Princpio de execuo: distribuir diferentemente as aes e as responsabilidades para que o processo esteja de acordo coma disciplina estabelecida.

Outro pensador que colabora em muito com a atividade administrativa Descartes. Em seu Discurso do Mtodo so apresentados quatro preceitos que constituem o fundamento da construo do conhecimento.

a) Primeiramente, devemos receber toda a informao sem filtr-la, somente examinando sua justificao e racionalidade. Trata-se de investigar de investigar a veracidade e a procedncia da informao, aceitando somente aquilo que evidente;

b) Analisar o tema em questo fracionando-o em quantas partes for necessrio. Ao fracionar, por exemplo, um grande problema, tem-se melhores condies para analisar e, se for o caso, fazer as devidas experincias;

c) Fazer a sntese por meio da elaborao ordenada e ampla das concluses.Deve-se comear pelos objetos menos complexos para, gradativamente,chegar aos que apresentem maior complexidade;

d) Por fim, sempre com preocupao em relao coerncia geral, deve-se numerar e revisar cuidadosamente as concluses.

Esses preceitos cartesianos apresentam a base para ideias como a diviso do trabalho e controle. Se os gregos pr-socrticos apontam para o fato de que o mundo ordenado, Descartes mostra que essa ideia (ordem) pode estar presente tambm na construo do

conhecimento e na ao humana. Em processos produtivos, por meio da diviso do trabalho, tem-se a especializao e uma melhor possibilidade de controle do processo especfico de cada etapa da produo. Portanto, se a coerncia geral observada no planejamento do processo produtivo, o que se tem uma planta produtiva ordenada e, por isso, consistente.

Na Administrao Cientfica se pode ver claramente a presena do pensamento mecanicista cartesiano, pois nesse tipo de administrao, observa-se que:

a) A empresa concebida como uma mquina que, com uma engrenagem formada pela relao entre setores, funciona de modo equilibrado e coerente;

b) A especializao de colaboradores em determinada funo, por exemplo, na linha de montagem faz com que o colaborador seja visto como uma pea da engrenagem da mquina produtiva;

c) A concepo do indivduo como produtor, sem levar em considerao as demais perspectivas de sua existncia;

d) As relaes so baseadas em prescries e descries, consolidando a hierarquia de foras dentro da empresa.

Desde o surgimento da filosofia grega as bases conceituais da cultura ocidental esto sendo forjada. Dentre muitas contribuies, foram salientadas as de Plato e Descartes. O primeiro com, pelo menos, as noes de hierarquia, funo e capacidade; o segundo ao discutir a construo do conhecimento, apresenta um modelo que ao que pode ser adaptado ao modelo produtivo. J no sculo XX, a contribuio da filosofia um pouco distinta. Uma vez que a concepo de mundo baseada na cincia j est consolidada e que a construo do conhecimento se d de um modo que faz se crer em sua consistncia, o foco do exerccio filosfico se alarga. A preocupao com a sociedade continua como tambm a preocupao com a existncia humana; porm, a reflexo sobre o conhecimento ganha destaque pelo fato de que surge uma nova forma de conceb-lo. Se a Idade moderna, com Descartes, Newton e outros, sentou a base para a segurana que se tem em relao ao conhecimento cientfico, o pensamento de Popper suscitou, ao menos, um pouco de desconfiana em relao ao modelo moderno.

Popper defende a ideia do falseacionismo. No se pode saber se quando se tenha chego ou no a verdade. O que realmente acontece que as teorias seguem funcionando como instrumentos para explicar fenmenos e ento se segue fazendo uso delas. Contudo, possvel que chegue um tempo em que uma teoria que se use seja refutada. Desse modo, Popper inverte a lgica sobre o conhecimento, pois antes a busca era pela verdade comprovada e agora a busca pelas evidncias das limitaes da teoria, sua refutao. Em outras palavras, antes a busca era por provar que a "coisa" de determinado modo;

agora, a busca est focada no contraexemplo, ou seja, mostrar que o mundo no como diz a teoria.

Esta mudana mostra ao administrador o quanto dinmico o mundo do conhecimento e como no se pode ter um embasamento completamente slido (esttico). O ato de administrar caracteriza-se por exigir oi constante exerccio de examinar e reexaminar mtodos e processo para garantir a pertinncia das rotinas adotadas. O conhecimento construdo em cincias sociais deve levar em considerao a situao, ou seja, no imune a determinantes especficos de cada contexto. Com Popper se aprende que o conhecimento no se justifica absolutamente, mas est presente, por exemplo, no processo administrativo como um instrumento que por agora est suprindo as necessidades, mas que pode ser mudado a cada vez que no conseguir mais suprilas. Por vezes alguns fatores (internos ou externos) causam mudanas na cultura organizacional e o controle passa a ser mais difcil; isto exige uma flexibilidade, expressa na abertura para o diferente, em relao aos pressupostos que tem o administrador.

Consideraes Finais

Na era da globalizao, das novas tecnologias, no mundo digitalizado. Tudo isso levou necessidade do conhecimento contnuo, do aprendizado permanente, da especializao.

As exigncias para o trabalho so bastante diferentes da poca Taylorista, na qual os operrios possuam baixssima qualificao e no havia mesmo praticamente necessidade desta.

O aparecimento da psicologia no processo de gesto organizacional nos anos 30, pouco tem a ver com a viso de mundo hoje, bem mais individualista e competitiva.

Como deve ser filosoficamente esse novo homem?

Tem-se, tambm, os chamados modismos: o processo de gesto empresarial recebe os impactos da cultura em que est inserido. A mitologia est presente na Administrao atravs de consultas astrolgicas, numerolgicas e outras prticas mgicas adotadas por algumas empresas. Na dcada de 80, a Filosofia Oriental esteve continuamente presente no mundo dos negcios com a aplicao da Teoria Z de origem japonesa.

Aps ver algumas caractersticas da cincia e da filosofia, em que pese s diferenas, possvel ver que existe uma relao entre essas formas de saber de tal modo que se d uma dinmica onde a filosofia municia a cincia com conceitos e esta ltima municia a primeira com questes para as quais no tem uma base conceitual para trabalhar.

Assim, cada etapa da civilizao ocidental, a partir de suas necessidades, forja novas formas de ver o mundo, do que resulta o surgimento de novos conceitos e novas formas de saber, filosofia e cincia respectivamente. Neste contexto, a partir de Plato, Descartes e Popper (e poderia ser Aristteles, Agostinho de Hipona, Guilherme de Ockham, Newton, Kepler, Rousseau, Maquiavel, Hegel, Nietzsche, Wittgenstein e tantos outros), foi destacada a contribuio da filosofia para a Administrao, esta cincia social de tamanha importncia em nossos dias.

Com isso aponta-se para o fato de que tambm a Administrao, como uma cincia, herdeira da filosofia. Propondo-se um estudo mais especfico da construo do saber administrativo ao longo de sua histria. Parece ser o caso de que este estudo deva regressar a tempos anteriores a consolidao do saber administrativo como um saber cientfico. Eis um caminho a ser trilhado...

Nietzsche e os plos Quando mergulhamos na obra do filsofo alemo Friedrich Nietzsche encontramos questes densas e polarizadas. Refletir sobre um determinado assunto tendo o filsofo alemo como guia mesmo que navegar em um mar aberto tendo a frente diversidade de implicaes que o pomo da pesquisa sugere. Deste modo, indagar, propor ou mesmo acentuar uma perspectiva sempre revelara a possibilidade das justas crticas partindo de outras chaves de leitura. Durante o nosso ltimo encontro do grupo de estudo Filosofia e administrao, o tom do confronto de idias, esteve em jogo concepo nietzscheniana da moral do nobre e do escravo apresentada na obra Genealogia da Moral. Em busca de um melhor entendimento acerca do que se passa no interior das organizaes especialmente no universo dos gestores daqueles que aplicam o capital da empresa, refletem os rumos da organizao ticas diversas surgiram tendo o filsofo alemo como pano de fundo, repercutindo a necessidade de aprofundar as questes, aperfeioar as definies. Por fim, vale ressaltar que a diversidade de perspectivas salienta as diversas implicaes em que o tema organizao encontra-se inserido. Desta forma o confronto de olhares mais que salutar, visto que estamos tratando de um tema que possui mobilidade prpria, nas decises das pessoas que engendram e garantem o funcionamento das organizaes.

A importncia da filosofia na administrao As mudanas esto acontecendo muito rpido; aquelas que antes demoravam at seculos para acontecer, reduziram-se a meses ou semanas! Para acompanhar este processo, o bom gestor deve manter sempre a cabea aberta para novas idias, que por ventura podem vir a auxilia-lo. Sadas para crises financeiras, por exemplo, podem no estar nos livros ou nos nmeros, mas numa conversa informal ou em um momento de reflexo. Para ajudar neste processo, entra em cena a filosofia: a arte de perguntar - no s aos outros , mas a si mesmo tambm - ao mesmo tempo uma cincia, que aplicada administrao consegue gerar respostas para problemas aparentemente sem soluo. s vezes, em um determinado processo, necessrio rever todos os pontos, analisa-los e questionar se deveriam de fato estar ali. Para isto, necessrio rever todos os pontos, analisa-los e questionar se deveriam de fato estar ali. Para isto, necessrio por diversas vezes sair do bvio: saber que nem tudo considerado comum o mais adequado para toda ou qualquer situao. Da a importncia da filosofia na formao de um bom administrador: se as respostas para todos os problemas estivessem escritas, seria melhor comprar um computador.

A Filosofia muito importante para nos ajudar a desvendar os mistrios e histrias da nossa existncia, e compreender o porqu e a razo para tudo o que existe. Filosofia a busca constante do conhecimento, da verdade ter uma viso para dentro de ns mesmo, estar sempre a procura de respostas, sempre bom ns refletirmos, criticarmos e argumentarmos sobre qualquer assunto de nosso interesse pois essa a melhor maneira de aprendermos. Ns temos que estar sempre prontos s mudanas que ocorrer em nossas vidas, por que a mudana contnua, as pessoas mudam. O mundo em geral muda, nunca tarde demais para mudar o rumo da sua vida. A Filosofia necessria aos administradores. Porque atravs dela refletimos, analisamos, questionamos e criticamos as nossas aes, as nossas atividades e as atividades da empresa e os nossos objetivos, os valores e a tica empresarial e, desta forma, aumentamos nosso conhecimento e passamos a ter certeza e responsabilidade sobre nossas aes. Permite o administrador conhecer melhor a capacidade do trabalho das pessoas analisando o comportamento de cada uma delas, com anlises diferentes de investigaes, com formao humanstica para se situar na sociedade como cidado tico e crtico. A Filosofia encontra-se no crescimento do conhecimento pessoal dos administradores, atravs dele o administrador adquire conscincia para separar quais os valores a serem respeitados na busca por sua satisfao pessoal e empresarial, na busca desses valores temos a tica, que a moral e aqueles valores definidos pela sociedade para o bem, com critrios de justia e igualdade. Um exemplo, em uma certa empresa foram analisados os setores e verificou-se a desorganizao e o desperdcio de materiais. Foi realizada uma auditoria e junto uma

lista das conformidades e no conformidades. Instituiu-se um dia para realizar o dia D da limpeza, onde foram usados os sensos de utilizao, ordenao e limpeza, aps este dia outra auditoria foi feita para verificar os resultados. A partir desta data foram realizados os comparativos do antes e depois e com isso verificaram-se os ganhos e vantagens obtidas. CONCLUSO A principal importncia da filosofia est em ns administradores refletirmos sobre a realidade e definir os seus valores morais e, a partir da, confront-los com os valores seguidos pela empresa, ou seja, com a tica empresarial.

You might also like