You are on page 1of 6

Os samurais mais importantes do Japo

Saiba um pouco mais sobre esses lendrios guerreiros e confira alguns nomes que acabaram entrando para a Histria.
Devido sua posio geogrfica, o Japo permaneceu isolado do resto do mundo por milhares de anos, e durante muito tempo o territrio foi dividido em diversos pequenos estados feudais comandados por chefes guerreiros conhecidos comodaimyo. E como voc pode imaginar, esses pequenos reinos travavam guerras constantes para estabelecer sua supremacia sobre os demais. No incio, eram os camponeses com pouco ou nenhum conhecimento militar quem participavam dessas batalhas como soldados, o que resultava em uma enorme perda de vidas. Assim, com o passar do tempo e a intensificao dos combates, os chefes feudais se viram obrigados a empregar guerreiros profissionais treinados nas mais diversas artes da guerra, que ficaram conhecidos como samurais.

Feudalismo x capitalismo
Embora esses guerreiros tenham surgido muito antes da Idade Mdia, foi s no sculo 12 que os samurais se estabeleceram como classe dominante de aristocratas militares at meados do sculo 18, quando comearam a perder a sua importncia devido chegada da influncia ocidental e o incio da modernizao no Japo. E em 1873, o Imperador Meiji mudou o regime de feudalismo para capitalismo e aboliu a classe dos samurais como foras armadas do pas. Mais do que especialistas em artes marciais, os samurais tambm estudavam filosofia e religio, e quando no estavam em guerra, se dedicavam prtica de outras artes, como a poesia, por exemplo. E alm de serem famosos por sua honra e dignidade, esses guerreiros juravam morrer por seus mestres, cometendo oseppuku, o suicdio ritual que envolvia realizar um corte no abdome diante de espectadores. A seguir voc pode conferir uma lista publicada pelo site Buzzle e conhecer quem foram alguns dos samurais mais famosos do Japo:

Minamoto no Tametomo (de 1139 a 1170)

Tambm conhecido como Chinzei Hachir Tametomo, esse guerreiro se tornou famoso por sua incrvel habilidade com a espada e destreza em disparar flechas sobre montaria. Tametomo tambm contava com o brao esquerdo mais longo do que o direito, algo que ele utilizava como vantagem. No entanto, depois de ser capturado e de ter o seu brao esquerdo decepado por seus inimigos, Tametomo tirou a prpria vida.

Tomoe Gozen (de 1157 a 1247)

Surpreendentemente, Tomoe Gozen no foi um guerreiro, mas uma guerreira,sendo uma das poucas samurais conhecidas. Ela era descrita como uma belssima mulher com longos cabelos negros que, alm de ser extremamente corajosa, era capaz de combater deuses e demnios ferozmente. Tomoe no s participou da primeira grande batalha entre vrias foras samurais, como sobreviveu ao confronto, retirando-se da carreira militar depois desse sangrento evento.

Kusunoki Masashige (de 1294 a 1336)

Masashige se transformou no cone da lealdade samurai, e sua imagem foi utilizada durante a Segunda Guerra Mundial como smbolo nacional da propaganda militar japonesa. Esse guerreiro foi um extraordinrio estrategista, e acredita-se que ele cometeu o seppuku depois que o imperador a quem ele servia ignorou seus conselhos durante uma guerra, o que resultou na perda da batalha, embora no tenha sido culpa sua.

Takeda Shingen (de 1521 a 1573)

Chefe de um famoso cl, Takeda Shingen liderou cerca de 40 campanhas durante a sua carreira, incluindo uma das batalhas entre samurais mais sangrentas da Histria. Alm disso, esse guerreiro era fascinado por armas de fogo e acreditava que esses artefatos um dia substituiriam as espadas, os arcos e as flechas, e os historiadores acreditam que Shingen ironicamente morreu de um tiro.

Oda Nobunaga (de 1534 a 1582)

Considerado um dos mais habilidosos generais da idade mdia, Nobunaga foi um dos unificadores do Japo feudal durante um perodo em que o pas se encontrava prximo ao caos e alguns cls decidiram invadir a capital e tomar o poder. Nobunaga, embora estivesse no comando de um exrcito muito menor, conseguiu vencer os inimigos e conquistar a vitria mais impressionante da histria do Japo. Alm dessa faanha, Nobunaga tambm ficou conhecido por ajudar enormemente na expanso do comrcio internacional, resultando em um crescimento significativo da economia japonesa. Apesar de sua enorme popularidade, o samurai foi trado por um de seus generais, que ordenou o seu assassinato.

You might also like